Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Rebeca 22/01/2017

Aniquilação: ótima atmosfera, personagens não tão bons assim
A atmosfera e o ambiente criados por esse livro são muito bons, é algo assustador e envolvente. Tem tantos mistérios cercando a história que te deixa desconfortável e curiosa, eu não consigo explicar bem, mas você não consegue largar o livro. Você precisa continuar lendo para saber o que acontece a seguir.

Entretanto as personagens foram decepcionantes -- a psicóloga chamou a minha atenção, mas vemos tudo do ponto de vista da bióloga e a narrativa dela não me atraiu, também não achei os flashbacks interessantes ou necessários. Mas devido a todo o mistério e escuridão eu consegui superar a bióloga chata e realmente gostei da história.

Carol Luz 03/04/2016

Acabei de terminar o livro, e ainda não sei bem como descrevê-lo. Definitivamente gostei, e muito, mas não sei bem como descrevê-lo. Tive vários sentimentos controversos com relação a ele: quando li a sinopse oficial, achei uma idéia fascinante e incrível; quando li resenhas sobre ele, achei desencorajador; enquanto lia, achei fascinante!

Algumas das resenhas que li diziam que o livro era confuso e que as personagens não eram bem construídas, ou que não era possível se apegar ou se reconhecer nelas. Concordo em parte com essas opiniões. O livro realmente é confuso em certos momentos, e as personagens realmente são difíceis de se relacionar (não acho que sejam mal construídas). Ao entrar e ao tentar entender a Área X, dá pra perceber o porquê das personagens não serem íntimas entre si (e por isso, quando se tem poucas informações ou personalidades rasas, por culpa da própria narradora, não dá pra se apegar a ninguém), ou o porquê do livro ser um pouco confuso. Nós sabemos tanto quanto a narradora sabe, o que não é quase nada. A narradora é rodeada por uma situação que ela mesma não entende, e a confusão que sentimos é a mesma confusão que ela sente (pelo menos, essa foi a minha impressão).

Também vi algumas resenhas que diziam algo sobre ter passagens meio "gore". Tentei evitar essas resenhas, pra não ficar com um prejulgamento do livro ou evitar ficar procurando por "algo" enquanto estivesse lendo. Pessoalmente, não encontrei nada no livro que me incomodasse de verdade. Sim, o livro me incomodou em alguns momentos, mas por causa do seu mistério, e daquela sensação de "estou com medo de saber o que vai acontecer, mas eu quero muito saber".

No fim das contas, gostei muito do livro. De verdade. Ele não dá informações demais sobre a Área X pq, como eu disse, nós sabemos apenas o que a narradora sabe. Acho que nunca foi pretensão do livro que nós saíssemos sabendo tudo sobre seus protagonistas ou sobre o mundo/mistério que as cerca. Achei um excelente começo de uma trilogia. Daqueles que deixa você ansioso pra saber mais, pq as informações que te dá, mesmo que sejam poucas, são tão preciosas que você não se contenta e precisa ler mais.

Aninha - Anita 21/03/2016

Muito bom!
É um livro narrado na primeira pessoa do singular, na visão da bióloga. É um livro de ficção científica, uma distopia. Os personagem vivem em um mundo que é bem longe do considerado ideal, e para muitos um pesadelo. Também possui muitos mistérios. É um livro de leitura rápida, para quem está querendo ler um livro em um ou dois dias. Além de não possuir muitas páginas, a leitura flui. O livro prende muito a atenção com as novidades de um lugar diferente e com todo seu suspense. O livro tem momentos em que é bem descritivo, o que ajuda a imaginar bem o ambiente narrado. Apenas um pouco cansativo por isso, entretanto, não é algo que se estende por muito tempo. Além disso, o autor faz muito uso de analepse, que seria a interrupção da sequência cronológica dos fatos para contar acontecimentos anteriores. Além de descobrir muitas coisas úteis para a trama, sempre que a personagem principal interrompe algo para contar algo prévio ajuda a diminuir a tensão de uma cena. Um livro que vale a pena ser lido, cheio de mistérios e coisas surpreendentes. Você não vai conseguir parar de ler querendo entender o mistério da Área X. Cada página um susto novo, uma emoção e um pouco de medo em alguns momentos. Muitas perguntas surgem na sua cabeça e a maioria fica sem resposta, o que faz você querer ler logo os próximos livros para soluciona-las. Vale muito a pena a leitura.

Nota: 4 ✰✰✰✰
Adorei o livro, só não dei 5 estrelas porque não sou muito paciente com as descrições detalhas, mas tirando isso gostei de todo o resto.

aliine.romero 08/03/2016

Incrível, mas confuso. Confuso, mas incrível.
Esse é um dos livros mais diferentes que eu já li. Embora eu consiga fazer algumas ligações com Lost e, de certos modos, me lembre o estilo do Stephen King, esse livro continua bem diferente de tudo que eu tenho lido.

E eu fiquei apavorada e presa nele até a última página.

"Aniquilação" é o confuso primeiro volume da trilogia Comando Sul, de Jeff VanderMeer. Antes de qualquer outra coisa, eu quero dizer que esse é o adjetivo da vez: confuso. Guarda essa palavra chave.

Começando pelo fato de as protagonistas desse volume não terem nome - são tratadas apenas como "a bióloga", "a psicóloga", "a antropóloga", "a topógrafa", etc -, a narrativa é linear mas demora a fazer sentido. Narrada pela bióloga dos tempos atuais, a história inteira já aconteceu e o que estamos lendo é o relato cru e sem tempero da bióloga em seu 'diário de bordo'.

A expedição da qual ela faz parte é uma iniciativa para conhecer melhor a Área X, um lugar que ninguém tem certeza de como funciona, de porque existe, de como se chega, enfim, um lugar que é isso mesmo: uma Área X onde nada faz muito sentido. Com uma natureza impressionante e assustadora, a expedição está em busca de 'informações' e não fica bem claro quais. E só isso mesmo. Vamos ali buscar umas informações nesse lugar misterioso e perigoso de onde ninguém volta são, apenas porque sim.

O que ninguém sabe - ou talvez saibam e seja tudo parte de um experimento - é que o marido da bióloga (que também não tem nome) foi membro de uma expedição anterior para a Área X e voltou bem malucão para logo morrer de câncer, como todos os membros que voltaram. Kinda creepy.

A história vai ficando mais densa, mais assustadora e mais (pega essa palavra chave) confusa. Conforme a narrativa avança, fica impossível parar de ler. Mesmo que cada nova informação traga mais perguntas do que respostas (meio Lost mesmo), não dá para não continuar.

O final deixa todas as pontas soltas e fica meio "ué", mas a experiência da leitura, pelo menos para mim, foi incrível. Fiquei tensa, mergulhei na história e me senti alerta a ponto de levar sustinhos com os barulhos da casa enquanto eu terminava de ler o último capítulo.

Já estou pronta para ler o volume 2 da trilogia, mas mesmo se eu continuar sem entender nada, as sensações desse livro já valeram a pena. Mal posso esperar para as próximas maluquices que o VanderMeer preparou!

site: http://aline-leu.blogspot.com.br

Marina 23/01/2018

Taí um livrinho curto que eu penei para terminar, não consegui engatar na leitura de jeito nenhum. Sinceramente, este tipo de história já não traz nada de novo ou original, mas até aí não tem problema se o autor consegue escrever de um jeito que te prenda. Mas eu achei a protagonista simplesmente intragável, e o livro é em primeira pessoa. O texto é um relato, em forma de diário, da expedição em que a personagem é integrante. Todos da equipe recebem instruções de anotarem tudo em diários, ou seja, iria servir como uma espécie de relatório. E é isso que fica parecendo. Não consegui sentir nenhuma empatia pela personagem, ela é distante e fria, acaba que não rola nenhum envolvimento emocional com a história. Quando o protagonista é o próprio narrador e tem zero de carisma fica difícil de se importar com o que estava acontecendo com os personagens. Ou seja, os próximos dessa série eu dispenso a leitura. =/

Brenda Bremer 16/10/2017

Aniquilação. O primeiro livro da trilogia Comando Sul, de Jeff Vandermeer, não é uma leitura simples visto que a narrativa não segue um padrão linear, oferencendo flashbacks e narrativas entrelaçadas entre presente e passado. Também possui muitos termos especificos da biologia, além de que, tirando nomes científicos, quase nenhum outro nome é citado no livro inteiro, somente títulos como "a bióloga", "a topógrafa", "o marido", etc.
A história narra a aventura do décimo segundo grupo de expedição a uma zona "proibida", onde a muito tempo houve uma catástrofe misteriosa. Todos os grupos anteriores tiveram fins diferentes depois de adentrar a Zona-X, surtos suicidas, desaparecimentos, etc.
Apesar de abordar o temor pelo desconhecido (um tema muito comum em livros de ficçao), o autor o expressa de uma maneira muito mais interessante, ao mesmo tempo sutil e radical, a ponto de deixar um sentimento de que talvez algo semelhante possa vir a acontecer ou que já esteja acontecendo de alguma forma.
É um livro que me supreendeu e me prendeu até a ultima folha, com certeza uma leitura que eu recomendo.

Pri_nascimento 02/06/2024

Adoro esse livro. O mmistério. O que é a aquela AREA!!!!
daqueles livros diferentões e instigantes.
achei super agradavel ler. não te propoe a pensar muito, acho que é esse o objetivo mesmo. Você vai terminar com mais perguntas que respostas e adoro isso. não gosto de finais abertos e sei que há mais livros, mas não desgosto quando não tem respostas, até mesmo porque o autor nem deve ter boas respostas pra dar, então é melhor ficar assim no mistério. Já que li que os outros livros não respondem o mistério, que começam outras histórias, o que me deixa com o pé atrás, mas, acho que vou ler os outros também.

Cinthia Emerich 17/10/2017

Ainda tenho minhas dúvidas...
Acabei de ler o livro e ainda estou “digerindo” tudo, mas confesso que não atendeu completamente às minhas expectativas iniciais.

A sinopse é muito boa e dá a entender que a trama toda seguirá em uma linha mais de suspense (o que não deixa de ter, mas em um nível bem mais baixo). Como me chamou bastante a atenção, acabei comprando a trilogia toda (em ocasiões diferentes, aproveitando promoções), mas enrolei para começar a ler... Até que fiquei sabendo que teria um filme e ao assistir o trailer me empolguei novamente.

No geral o livro é mediano, tem lá suas intrigas e suspense, mas a personagem da bióloga não me cativou completamente. A área X tem muito a oferecer e acredito que será melhor explorada nos próximos livros, muitas questões ficam sem respostas e em determinado momento começamos a desconfiar de tudo e todos (em muitos casos com razão).

Achei que ficou tudo muito jogado por cima, as personagens poderiam ser melhor exploradas, a área e seus mistérios principalmente. O momento que mais me manteve presa ao livro e ligada ao destino da bióloga foi quando ela precisa passar pelos juncos à noite, ali sim me senti completamente imersa! Uma pena que foram poucos os momentos como este.

Algumas soluções eram fantasiosas demais e exigiam muito da suspensão de descrença, mas como é um livro de ficção científica dá para levar em consideração até certo ponto.

Resta ler os outros dois livros e ver se a situação melhora ou não.

Sayonnara 22/10/2017

Você vai querer descobrir
Com uma narrativa que explora sua curiosidade, Jeff Vandermeer em cada página, ao contrário de solucionar os mistérios da história, nos apresenta mais mistérios. Dê uma chance à leitura, e fique mais e mais curioso.

etsilvio 26/10/2017

Difícil, mas aceitável
Assim como tentar descrever um sonho, Aniquilação é um livro complexo, com descrições que fogem do comum na literatura de ficção e com personagens que hora estão num estado normal, hora são apenas sombras de seres vivos.

É como tomar um porre e tentar descrever o que aconteceu no dia anterior, ainda sob efeito de álcool, sem seus óculos (julgando que você seja míope), com dor de cabeça e vomitando. Então há algo de estranho no livro que não dá para assimilar de primeira, tem que tentar mais, com a mente bem aberta. E no final não dá para esperar muito afinal. É uma trilogia, e o que se espera de trilogia hoje em dia é que você compre os três livros...

O que é a Área-X? O livro deixa a pergunta no ar, para as continuações.

Gabrielle.Rangel 23/10/2015

Ótima trama!
Criativo, sem exceder a medida, enigmático, com um personagem principal de personalidade marcante. O único porém são os inúmeros erros de português nessa tradução e não ser um livro muito bem escrito (na minha opinião) . Mas de qualquer jeito me deixou ansiosa pro próximo, "Autoridade".

Portal JuLund 04/10/2015

Aniquilação, Resenha, @intrinseca
A área X é uma incógnita, apesar de a população ter conhecimento sobre o local ninguém sabe muito sobre ele realmente. O Comando Sul envia regularmente expedições com voluntários para descobrir um pouco mais sobre o local, às vezes eles voltam e ás vezes não.
Nesta expedição temos quatro voluntárias, uma psicóloga, uma antropóloga, uma topografa e uma bióloga. A narrativa é toda feita pela bióloga, nomes não são mencionados, registros não são feitos, tecnologia é proibida no local.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/aniquilacao-resenha-intrinseca

Arthur 11/12/2017

Não há recompensa no risco
Não é um livro simples de ler, apesar de ser curto. Existe muito mais nas entrelinhas do que aparenta. Exige um senso minucioso de reflexão e um olhar aguçado para os detalhes que poucas obras possuem. Cada página revela algo novo e essencial para a trama. A forma como somos conduzidos pelo caminho da protagonista é tão confusa e vaga que chegamos a nos questionar se essa sensação de atordoamento mental e sufoco claustrofóbico faz parte da experiência da leitura (No fim a gente descobre que faz). Talvez algumas pessoas não gostem pelo teor psicológico da narrativa, desenvolvida para ser algo ao mesmo tempo profunda e superficial, propositalmente desconfortável e repleta de coisas que eu não poderia classificar de outra forma senão de "surtos de estranheza", a principal característica desse gênero literário que estão chamando de 'New Weird'.
Diante de todos os fatos, gostando ou não, não é uma leitura clichê e com certeza, não passará despercebida.

Raquel 23/12/2017

Aniquilação
O interesse para ler esse livro, surgiu após ver o trailer do filme com a Natalie Portman. Trailer muito bom por sinal. Como o filme ainda não saiu (que acho ser uma junção dos 3 livros da série), a impressão passada se é totalmente em função da leitura que fiz.
Tudo começa com um grupo de mulheres de áreas de estudo diferentes, que entram na chamada Área X. Elas fazem parte da décima segunda expedição a entrar nesse local. É um lugar exótico, cheio das mais diversas variedades de fauna e flora conhecidas, como também aquelas que nunca foram vistas fora daquele local. E é com o desconhecido que o livro se desenrola.
A pessoa que nos conta a história é a Bióloga (falo a bióloga, porque é isso - o livro não fala o nome de ninguém), que nos relata o que passa em uma forma de diário. Assim, pela perspectiva dela conseguimos acompanhar o que esse lugar tem de tão diferente e vemos também o que ela passa por estar nele.
Agora vamos a minha opinião do livro. Ele não tem muitas páginas, porém o espaçamento entre linhas é pequeno, fazendo com que tenha muita coisa para ler.
A personagem principal é uma pessoa muito muito complexa. As vezes tinha umas decisões tão estúpidas, que me dava raiva. Por exemplo: Você vai fazer uma caminhada de 7 horas noite adentro, onde se escuta sons aterrorizadores e o que vc faz? Descarta a arma?, porque segundo ela, NÃO era importante.
Achei que o livro foi escrito de uma forma fácil, mas que por algum motivo que ainda não consegui identificar, era moroso ao mesmo tempo. Sobre as coisas que são descobertas, deixou vários pontos em aberto, que só vamos descobrir nas outras dyas leituras. Te prende e você fica numa curiosidade imensa pra saber o que vai acontecer.
Não sei dizer se ele é bom ou ruim, mas com certeza vou comprar os demais livros. Se você ler o primeiro e for um pouquinho curioso(a), é impossível não ler os demais.