Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Luiz.Machado 16/09/2018

Aniquila aqui ó:
A história e o conceito são legais, mas o livro arraaaaasta.
Fora que não acontece muita coisa por boa parte dele até chegar na metade, é quando fica muito aflitivo e interessante. Dali fui consumido e assimilado pela Área X e agora sou um golfinho.

Amanda Thais 21/09/2018

Não tem desenvolvimento e nem nada. Difícil avaliar esse livro.

McCutcheon 25/09/2018

Complexo
A complexidade me instigou o livro inteiro. Um livro pequeno porém denso. Apesar de não ter muitas resposta, gostei muito. Um livro que te faz pensar (criei mil teorias, rs). Achei o livro bem sincero, a respeito das personagens, elas são humanas, ninguém é perfeito e no livro mostra isso, principalmente quando estamos nos pensamentos da bióloga ( ela não é uma pessoa 100% legal), mas ao mesmo tempo consegui me identificar com ela. Ao meu ver, o que está rolando alí é algo alienígena, então nunca seria explicado totalmente, então isso pra mim é aceitável, quer dizer, tem muita coisa nativa do nosso planeta que não sabemos explicar, imagina explicar uma coisa fora dele!? Enfim, gostei muito. Com certeza vou ler o segundo.

Davenir - Diário de Anarres 24/10/2018

O primeiro da trilogia weird
"Aniquilação" é o primeiro livro da trilogia Comando Sul, escrita por Jeff Vandermeer. Considerado um dos livros de New Weird ou Weird Ficcion, junto com os livros de China Mieville, buscam causar estranhamento no leitor. Aqui o objeto de estranhamento é a Área X. A história segue em relato em primeira pessoa de uma bióloga integrante da décima primeira expedição exploratória da Área X. Uma local isolado, onde a natureza tomou conta da civilização e cheio de perigos, pois todas as expedições anteriores fracassaram e poucas informações retornaram para preparar as missões posteriores.

A obra gira entorno do mistério da Área X, dos vestígios e relatos abandonados das antigas missões mas também nos trás uma personagem bem construída durante a obra toda. A bióloga, que prefere não revelar seu nome, se mostra uma pessoa reclusa, pouco sociável e abalada pelo fato de seu marido ter participado da décima expedição.

As colegas da bióloga (uma psicóloga, uma topógrafa e uma antropóloga) logo começam a se desentender quando as mentiras do Comando Sul, a organização secreta que organiza as expedições, veem a tona. Contudo, a revelação das mentiras e as explorações apenas aumentam o mistério ao invés de solucioná-lo. Os mistérios da Área X não são revelados, como se pode supor pela presença de mais dois livros da série e a sinopse dos seguintes já dizem se tratar de novas expedições ao local. Esse estranhamento causado pelo autor é tanto o grande trunfo do livro quanto seu maior defeito, pois a expectativa é um desfecho que traga satisfação após a agonia do mistério e não apreciar o mistério em si. Pessoalmente preferi embarcar na ideia do mistério e não criei expectativa de solução e isso ajudou a apreciar a obra melhor, mas entendo quem esperava mais. O que fica da leitura é a vontade de saber mais da Área X. Ainda pretendo ler os outros dois livros da série e ver o o filme que adaptou a obra feito pelo Netflix.

site: http://wilburdcontos.blogspot.com/2018/10/resenha-76-aniquilacao-jeff-vandermeer.html

MF (Blog Terminei de Ler) 26/10/2018

Estranheza instigante
Nota inicial: Eu fiz a resenha para os outros dois volumes dessa trilogia.

"Aniquilação", primeiro livro da trilogia "Comando Sul", escrito pelo estadunidense Jeff VanderMeer. Trata-se uma obra da chamada "New Weird", subgênero literário que unifica elementos do Horror, da Fantasia e da Ficção Científica, causando um certo estranhamento proposital no leitor.

Na história, em determinada região dos Estados Unidos, o Governo e as Forças Armadas criam uma divisão chamada "Comando Sul", cujo objetivo é investigar a Área X, um local, de surgimento súbito, isolado por terra e ar por forças incompreensíveis, e onde as leis da Natureza não funcionam como deveriam e que, para piorar, está se expandindo. Para investigar a Área X, o Comando Sul, de tempos em tempos, envia expedições que entram no local por meio do único acesso disponível (a "fronteira"). Porém, todas as expedições fracassam, sendo marcadas por acontecimentos violentos tais como assassinatos entre os integrantes e desaparecimentos. A obra se concentra na décima segunda expedição, composta por quatro mulheres: uma bióloga, uma psicóloga (a líder), uma topógrafa e uma antropóloga.

A narrativa é feita em primeira pessoa, através do diário deixado pela bióloga, cujo marido esteve na expedição anterior, na função de médico, sem nunca ter retornado. Na medida em que as mulheres vão adentrando a Área X fenômenos estranhos e assustadores vão ocorrendo...

Jeff VanderMeer cria toda uma aura de estranhamento somada ao mistério e horror crescentes, tornando isso a principal qualidade do livro. O relato e a premissa são interessantes, tendo esse medo do desconhecido como fio condutor, tornando a leitura fluída, em um livro relativamente pequeno.

Se há um ponto negativo, este se concentra na quantidade de pontos abertos a serem explorados. O livro não se preocupa em explicar os eventos. Por ser uma trilogia, tais pontos talvez sejam explicados nos livros seguintes. O mesmo se aplica ao final, que pede uma continuação.

Particularmente, tenho certo preconceito com trilogias, sejam elas cinematográficas ou literárias. Há exceções mas, quase sempre, o primeiro volume apresenta as premissas, o segundo é uma encheção de linguiça e o terceiro tenta resolver os pontos abertos no volume inicial, quase sempre decepcionando na expectativa criada. A impressão que fica é que tudo poderia ser resolvido num único volume, sem enrolações. Seria esse o caso aqui? Espero que não.

Enfim, "Aniquilação" é um livro interessante e instigante. Resta saber se os outros dois livros da trilogia seguem no mesmo patamar.

Nota: O livro foi adaptado para o cinema em tempos recentes, pela Netflix, em um ótimo filme. Contudo, ele difere bastante da obra escrita, o que denota que volumes posteriores da trilogia foram utilizados na adaptação. Em termos de qualidade narrativa, o filme é muito superior ao livro.

site: https://mftermineideler.wordpress.com/2018/12/11/trilogia-comando-sul-aniquilacao-autoridade-aceitacao-jeff-vandermeer/

Elo 03/12/2018

Leitura bem gostosa, boa descrição de detalhes, mas um pouco confusa sobre o que o livro se dispõe a fazer

Guigo 06/01/2019

Horror e Sci-Fi em 1ª pessoa
Esse foi, definitivamente, um livro que comprei pela capa, achei maravilhosa, assim como as outras duas capas da Trilogia do Comando Sul. Mas, para minha grata surpresa, o livro é muito bom.

"Aniquilação" apresenta a melhor mistura de horror, fantasia e sci-fi, com mistérios, dúvidas, surpresas, quebra-cabeças, confusões mentais e até "dungeons". Isso tudo vivenciado em uma suficientemente detalhada narração em primeira pessoa.

Acredito ser um ótimo livro para quem curte os gêneros citados acima e para quem está iniciando a vida de leituras, já que, apesar da história ser cheia de flashbacks e mistérios incompreendidos, a narrativa é simples e com apenas 197 páginas, não há enrolação ou trechos inúteis.

Para mim, vale a pena conferir!

Erick 16/01/2019

Me fez lembrar...
Em alguns trechos do livro, ao falar das infinitas possibilidades de existência e transformação, lembrei-me da canção Thousand Eyes da Banda islandesa Of monsters and men

Paloma 19/01/2019

excedeu todos os limites
Peguei esse livro sem qualquer tipo de expectativa ou ideia pré-concebida. Uma sorte, já que o mesmo excedeu todos os limites que eu conhecia.
Nossa narradora aqui é a Bióloga. A história tem um tom de diário, o diário em que ela é instruída a escrever todos os acontecimentos da expedição, o que fez tudo mais pessoal e ao mesmo tempo impessoal, principalmente pela ausência de nomes das personagens. Essa brincadeira entre pessoal e impessoal na escrita do autor me impressionou bastante.
Eu não sei nem por onde começar a descrever a loucura que é essa história MEGA bizarra então vou deixar a imaginação de vocês criar asas nesse ponto.
Posso dizer que foi uma leitura difícil pois o autor forçou a minha capacidade intelectual a um ponto que eu não sabia que conseguia chegar. Posso dizer também que essa história, por mais abstrata que seja, me deixou presa do começo ao fim.
A única coisa que me faltou aqui foi a narrativa das outras mulheres da expedição. Achei que o livro acabou focando muito em uma protagonista e deixando as outras de lado, o que poderia ter sido incrível.
Espero muito conseguir os próximos dois livros pois sinto que a história vai tomar um rumo mais intrigante no sentido de política/poder, já que o governo está envolvido nessa confusão toda. Espero ter deixado vocês curiosos!

Júnior 04/02/2019

“Não éramos nem o que tínhamos sido antes, nem aquilo em que nos tornaríamos ao chegar ao nosso destino.”

O livro conta a história de um grupo de mulheres cientistas que se voluntariam para desbravar uma região isolada e cercada de mistérios. Denominada Área X, esse lugar teve seu bioma e ambientes transformados por uma força ou entidade desconhecida pelo mundo exterior. O fato é que a barreira da Área X está se expandindo e ninguém sabe ao certo quais os riscos oferecidos por essa região, já que diversos grupos já foram enviados, antes desse grupo de cientistas, e nenhum conseguiu voltar com exito para o mundo externo. Um livro curto, mas bastante complexo que, nas entrelinhas, fala muito sobre o interior de cada personagem e como cada uma lida com os percalços que a vida pode trazer. Na busca incessante por respostas, cada experiencia vivida pode nos transformar de maneira única, nos levando a enxergar que há um equilíbrio, não só dentro de cada um de nós, mas também há algo que nos conecta ao mundo de forma distinta.

Thay @incentivando_a_leitura 07/03/2019

Aniquilação
Antes, seu marido. Agora ela. Ambos com rumo ao mesmo destino. Voluntários para explorar a mesma área. A área X. Em tempos diferente, mas com a mesma missão, descobrir mais sobre aquela área e o que a habita. Em um grupo diferente, quatro mulheres com profissões diferentes, levadas a área X. Dentre elas há, antropóloga, topógrafa, bióloga e psicóloga. O livro é inteiramente contado pela bióloga. Largadas ali para uma missão. Um túnel é descoberto e são instruídas a descer, mas há coisas desconhecida lá embaixo, coisas que nenhuma delas e capaz de imaginar, coisas que os instrutores não comentaram. O acampamento localizado lá já é antigo. Elas entraram sabendo que houve várias expedição antes delas mas geralmente ninguém voltava para casa e quando voltava era outra pessoa. Com o decorrer da pesquisa o bióloga e afetada por algo e sem querer descobre que a noite a psicóloga as hipnotizada e sugeria algumas coisas, uma delas era voltar ao túnel. Seja o que for que tenha naquele túnel ninguém sabe verdadeiramente o que é. Até o fim.
Envolvente, maluca e encantadora a estória te prende do começo ao fim. Com surpresas e um toque de terror. Por ser o primeiro livro da trilogia ficou algumas partes em aberto, mas eu não vejo a hora de ler o próximo.

Mundo da Vavah 03/06/2019

"Aniquilação", é narrado em primeira pessoa por uma bióloga, que ingressou em uma expedição com mais 3 mulheres para explorar a "Área X", um local afastado, isolado e controlado pela Comando Sul, uma organização do governo responsável pelo estudo e exploração do local. Essas mulheres são: a bióloga, uma psicóloga, uma topógrafa e uma antropóloga, porém o nome de nenhuma nos é apresentado, assim como o relacionamento delas, é tudo bem distante e impessoal. O principal objetivo dessas mulheres é descobrir o máximo que conseguirem de informações deste local misterioso. Evitar o relacionamento e envolvimento entre si, é essencial para que o objetivo seja alcançado.
Mas o curioso é que elas ingressam na décima segunda expedição a esse local. Todas as 11 anteriores não foram nem um pouco bem sucedidas, afinal seus integrantes, ou desapareceram ou morreram. O único vestígio do que foi vivido neste local por essas pessoas são seus registros diários, assim como a bióloga faz e nos apresenta, além de alguns vídeos e depoimentos. .
Neste local tudo é muito curioso, diferente e até mesmo duvidoso. Conforme a exploração vai se infiltrando, somos apresentados a cada detalhe pitoresco ou medonho. A bióloga narra com precisão cada detalhe explorado, cada figura animalesca que encontra e os evidentes resquícios de civilização do local.
Talvez seja preciso um pouco mais de coragem do que lhes foi solicitado para que realmente seja possível entender esse local e tentar conter a propagação, afinal de uma coisa temos certeza, situações "anormais" tomam conta do ser humano naquele local.

É uma leitura mais complexa, que exige mais de nossa atenção e reflexão, afinal vários detalhes e questões são abordados conforme a bióloga transita entre seu passado e sua situação atual. A narrativa descritiva que mencionei anteriormente, pode tornar a leitura uma pouco densa, mas é realmente necessária. Aconselho que quando forem ler, o façam em leitura única e não intercalado com mais livros, para que possam usufruir melhor dessa experiência. E se você já leu vem conversar comigo, pois elaborei inúmeras teorias em minha mente fertil, já super ansiosa para ler os demais livros da série.

Andresa 08/08/2019

Uma ficção científica complexa e instigante!
Aniquilação ganhou, em 2018, uma adaptação pela Netflix, e foi por meio dela que conheci o livro. Primeiro assisti ao filme e só depois, em uma promoção, comprei o primeiro volume da trilogia de Vadermeer.

Nesta história, temos 4 mulheres numa expedição à misteriosa Área X: uma bióloga, uma antropóloga, uma topógrafa e uma psicóloga, sendo esta última a chefe da expedição. Havia nesse grupo uma linguista, que desistiu da missão antes mesmo de ingressar nela. Quem narra nossa história, em 1ª pessoa, é a bióloga, e não sabemos nem o nome dela nem das outras integrantes do grupo. Elas sequer se conhecem ou tem alguma relação de amizade. Tudo é bastante impessoal, frio, cheio de desconfiança e, quanto mais tempo permanecer assim, melhor.

A Área X é um local afastado e isolado, que teve seu ambiente completamente modificado por algo que o Comando Sul, organização governamental que tenta controlar e estudar o local, desconhece. Muitas expedições já tentaram entender a Área X, mas todas tiveram consequências desastrosas para seus integrantes. Agora, acompanhamos o desbravamento do local junto à 12ª expedição, em um grupo composto inteiramente por mulheres.

A ideia principal da expedição é anotar em um diário todos os acontecimentos de ronda, bem como catalogar tudo de diferente que será encontrado por lá. Como acompanhamos a história pelo olhar da bióloga, há partes bastante descritivas da flora e da fauna local, o que deixa o livro levemente monótono. Em outros capítulos, temos o flashback da vida da personagem antes de adentrar à Área X, relatando um pouco de sua vida na juventude, da sua vida profissional e da relação que tinha com seu marido, um dos poucos que conseguiu retornar da expedição.

A adaptação segue um caminho completamente distinto do livro. As histórias seguem o mesmo plot mas são, ao mesmo tempo, bem diferentes. No entanto, não me decepcionei com nenhum dos dois. Talvez por ter visto o filme e o ambiente onde a história se passa já ter sido construído na minha mente, fiquei com uma sensação de incômodo durante toda a leitura esperando pelo que ia acontecer. É de certa forma angustiante e não traz resposta a nenhuma pergunta: aquele tipo de livro controverso e complexo, que você precisa prestar atenção nas entrelinhas pra captar todas as nuances da história.

Aniquilação mexeu comigo de uma forma inimaginável. Penetrou na minha mente como as plantas em crescimento que a bióloga gostava de observar. Tudo na Área X é estranho, excêntrico, irracional, carregado de uma tensão onde você pensa que algo vai acontecer e não acontece e, quando acontece, você se pergunta se aquilo de fato aconteceu ou foi só fruto da sua imaginação.

E, justamente por isso, é um livro interessante demais! O final, embora levemente frustrante, é completamente condizente com a caminhada da personagem até aquele momento. Gostei muito de vê-lo diferente do que aconteceu no filme. Terminamos, logicamente, sem explicação para nada, mas espero encontrar algo mais nos próximos volumes, que vou ler com certeza! Ah, as capas e a edição, lindas, dão um toque a mais na leitura que é impossível não resistir!

site: https://umdiamelivro.com/2019/08/08/resenha-aniquilacao-de-jeff-vandermeer

LUNII 25/08/2019

Leitura maravilhosa
Conheci o livro pelo filme na netflix, confesso que fiquei muito curiosa com toda a questão do filme e não pude deixar de ler isso aqui.
A leitura é simplesmente incrível, e isso é construído pela história de suspense, dando uma sensação de que você está imerso naquele lugar. Fazia tempo que eu não lia algo que me deixasse tão empolgada a ponto de querer comer todas as páginas de uma vez e esse livro me fez se sentir assim.
Recomendo!