Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

NYS 23/01/2015

"New Weird" não é a toa
Apresentando características marcantes do subgênero "New Weird" (Novo estranho), com uma mistura de suspense, terror e ficção científica, Vandermeer produz uma narrativa Lovecraftiana criativa e cativante (para quem gosta do estilo).

A história trata da misteriosa área X. Um pedaço de terra na qual várias expedições já foram explorar e muitas pessoas jamais voltaram. E então tem essa expedição onde a narradora está, juntamente com uma topógrafa, uma antropologa e uma psicologa, para desvendar os mistérios dessa área e um pouco mais de coisas. É uma premissa simples e boba, mas ao mesmo tempo cativante.

Para ser bem sincera, a capa me chamou bastante a atenção (que, para quem não sabe, é igualzinha a capa original), mas ao descobrir que fazia parte de uma trilogia, eu desanimei. A uma estrela a menos foi basicamente por isso (poderia passar horas discutindo isso, mas aqui não é um fórum e sim uma parte dedicada a resenhas, então supere o fato que eu não aguento mais trilogias). Parece que mais da metade dos livros publicados atualmente adotam esse formato.

Só muito depois eu fui descobrir quem era Jeff Vandermeer e com algum esforço resolvi dar uma chance a ele.

É um livro para pensar. Não que ele traga lições de moral ou coisas assim, nada disso, mas ele te envolve tanto na trama que é necessário uma boa refletida para os dados comecem a funcionar na sua mente.

Eu sou uma praticante da área de ciências da vida, assim como a narradora e, posso dizer que não vi nenhum erro muito absurdo ou coisas fora do real, o que é bem raro nesse meio da fantasia. Esse foi um dos pontos que mais me impressionou. Houve realmente uma pesquisa aprofundada para a criação da obra, sem tirar o tom fantastico-sci-fi que permeia o livro.

Eu realmente entendo que esse livro não é para todos os gostos - não consigo ver gente que tem preferências por livros românticos gostando desse tipo de livro, mas não deixo de recomendá-lo aos amantes de HP Lovecraft ou para os que já leram e gostaram de New Weird.
Beth 16/09/2015minha estante
Sim, é um livro para pensar. Talvez por isso alguns não tenham gostado.

Miguel 01/04/2021

a escrita é muito bonita e tals, mas não adianta de nada com uma história bem ??? Achei bem chato e não consegui me conectar com os personagens. Não vou mentir que ficava meio curioso sobre as coisas... mas assim, continuarei curioso pq n responde nada e também nem vou ler os outros livros pq preguiça
Rodrigo 30/05/2024minha estante
Curiosidade é o que move a gente a terminar mesmo, mas a trama é confusa e as personagens são rasas e horríveis de mal construídas

Joice (Jojo) 08/05/2017

Ficção científica com pitadas de loucura
"Aniquilação", de Jeff Vandermeer, não é uma leitura fácil. Dono de uma narrativa não-linear e usando e abusando de elementos fantásticos, a escrita do autor lembra a de outros representantes da ficção científica, como Ursula Le Guin e Lovecraft. Fácil de entender por que ele não é um queridinho entre os leitores do Skoob.

Na história, quatro profissionais - uma psicóloga, uma bióloga, uma topógrafa e uma antropóloga -, integrantes da 12ª expedição à Área X, iniciam sua jornada nessa região da qual se tem poucas informações. Tudo, aliás, é tratado de forma muito genérica. Não sabemos o nome das mulheres, apenas suas profissões; a nomenclatura da Área X é vaga, como parece ser a intenção do autor. Contudo, pouco a pouco, ele vai construindo esse cenário em nossas mentes, como uma folha em branco que, devagar, vai ganhando formas e cores.

A forma como ele apresenta tudo isso, contudo, não é linear. Sob o ponto de vista da bióloga - uma personagem tão dúbia quanto interessante - somos levados para frente e para trás na linha do tempo da trama, e é por meio dos olhos dela que absorvemos todas as informações sobre a Área X, sobre ela mesma e as demais personagens. Contudo, segue a pergunta: será que podemos confiar nela?

É preciso embarcar na "loucura" proposta por Vandermeer. Se você é daqueles leitores que não conseguem abstrair com facilidade, que gostam de tudo muito claro - preto no branco - , então não lhe recomento este livro. Entretanto, se você é fã de Le Guin e Lovecraft, pode embarcar nesta viagem sem medo.
Amanda Lima 17/06/2017minha estante
você gostou do final? Eu senti falta de algo que me instigasse a ler "Autoridade" :/

Luiz 08/09/2015

Marasmo
Realmente gostaria de entender o que fez este livro ganhar um Nebula. A impressão que se tem é de narrativa arrastada e um marasmo que permeia toda a obra. Continuarei a trilogia, esperando que este primeiro volume seja um prólogo de algo que venha a acontecer, de fato, na história da Área X.
Juh_Queen 12/07/2018minha estante
também vou continuar só pra descobrir o que essa maldita ÁreaX. Mas foi arrastado msm.

tcharles 02/06/2020

aaaaah, poderia ter sido muito mais
comecei o livro sem expectativas, esperando não me frustar, a escrita por vezes me prendeu mas depois ficou muito difícil, pesada e sem acontecimentos, a estóriaa por si é confusa e me entregou 0 resoluções.
vou continuar a série, ainda assim, sem mais esperanças
Susane.Ferreira 03/06/2020minha estante
O que tem que levar em consideração com esse livro é que ele é um diário. Tudo o que você sabe é o que a pessoa que está escrevendo sabe. Ele é parado justamente por mostrar a personalidade da Bióloga, uma pessoa mais reservada, retraída e com olhares atentos naquilo que lhe interessa.

thiagojk33 07/08/2022minha estante
Todo mundo me falava super bem desse livro e foi uma tortura terminar de ler kkkkk

HonorLu 23/02/2020

Um conceito mal executado não é nada
O livro tem uma ótima premissa e muita potencialidade em seus elementos e personagens, mas consegue falhar em tudo. Estrutura narrativa cansativa, ao invés de instigar, o escritor confunde o leitor com passagens-acessórios puramente para encher páginas e ganhar volume. Totalmente descartável, assume uma posição de confuso quando sua intenção era de produzir uma literatura rebuscada. Não indico.
corticotrofica 12/06/2020minha estante
queima quengaral

Jane219 03/12/2023

Mds como pode um livro ser tão chato ?
Encontrei o filme por acaso e ao assistir não entendi mas gostei, então pensei vou ler o livro deve ser melhor.
Só ladeira abaixo, leitura muito arrastada demorei 1 ano pra ler essa bomba e para piorar não tive resposta apenas mais perguntas.
Chelly Mei 04/12/2023minha estante
Pelo menos terminou skksksks

Jéssica A 06/06/2018

Não sei se odiei ou se não entendi
Esse negócio de assistir ao filme e depois ler o livro costuma ser uma ótima experiência, pois o livro costuma ser muito melhor que o filme. Porém, nesse caso foi bem ao contrário. Eu já tinha esse livro na minha wishlist pois vi muitos booktobers falando bem da trilogia. Quando eu assisti o filme na Netflix, eu amei DEMAIS e todos os mistérios que ficaram sem solução, achei que ia encontrar suas respostas no livro. Pelo menos com o primeiro não foi assim. É um livro super pequeno mas foi uma leitura tão demorada e entediante pra mim. Pensando melhor, acho que não entendi exatamente o que a atmosfera misteriosa quis passar. Achei uma leitura enfadonha e irritante em alguns momentos de questionamento da personagem principal.
Landi 23/07/2018minha estante
undefined

A. Mendes 25/07/2021

Muitas perguntas e nenhuma resposta
Esse livro só não foi uma decepção total pq tem uma bela visão de meio ambiente intocado que é a Área X e tbm por ser narrado por uma bióloga. A ideia da história é muito legal mas o desenvolvimento é extremamente fraco. Apresenta muita coisa mas não nos dar a resposta de quase nada. Como é o primeiro livro de uma trilogia esperava que me deixasse curiosa para ler o próximo mas foi o contrário não quero saber da continuação.
Débora Taytson 21/08/2021minha estante
Nossa, concordo muito!!

Bruna Maria 28/12/2021

Vale a pena, mas esteja preparada
Olha, o livro é bom, quero inclusive rever o filme, porque senti que me impactou mais. Mas realmente é um livro muito cansativo... Muitas descrições alucinantes, sem uma conexão fixa e... Era isso com certeza o objetivo do autor. Vale a pena, mas deve-se ter paciência para ler
Tiago 14/01/2022minha estante
Acabei de terminar de ler (mas ainda não vi o filme) e tive a mesma sensação do que você descreveu sobre o livro

Gabriela 15/04/2015

Resenha: Aniquilação
PONTOS FORTES: O que dizer desse livro que mal conheço e já considero pacas? Haha, ai gente, falando sério, QUE LIVRO! Foi o primeiro sci-fi que li e amei! Ele é tenso é uma trama fechada, meio sufocante, sabe? Te passa aquela coisa do desespero que elas estão vivendo naquele lugar misterioso e sem saber de nada. O relato em primeira pessoa só melhora, porque dá mais veracidade ao que a gente lê. Gostei demais! Ele tem vários elementos bem científicos mesmo nas descrições, mas que são colocados de uma maneira tão boa que não pesa em nada na história.

PONTOS FRACOS: Nop. Não tenho do que falar! Sério, rsrs. Vi que algumas pessoas deram notas bem baixas para o livro por aí, mas acho que vai muito da expectativa... E acredito também que o sci-fi é um gênero que te tira um pouco da zona de conforto, então muita gente acaba ficando preguiçosa! Eu li bem neutra, sem nem ver sinopse e amei!

O QUE MAIS GOSTEI: Com certeza o ápice desse livro são as descrições ‘perturbadas’ que o autor faz dos fatos que a personagem vivencia. Tudo dele tem uma pegada Lovecraft e já vi pessoas falando que o livro é um ‘New weird’, com aquela coisa do horror sutil, mas perturbador e os elementos que estão além da compreensão humana.

site: https://www.youtube.com/user/oultimojuro

Portal JuLund 04/10/2015

Aniquilação, Resenha, @intrinseca
A área X é uma incógnita, apesar de a população ter conhecimento sobre o local ninguém sabe muito sobre ele realmente. O Comando Sul envia regularmente expedições com voluntários para descobrir um pouco mais sobre o local, às vezes eles voltam e ás vezes não.
Nesta expedição temos quatro voluntárias, uma psicóloga, uma antropóloga, uma topografa e uma bióloga. A narrativa é toda feita pela bióloga, nomes não são mencionados, registros não são feitos, tecnologia é proibida no local.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/aniquilacao-resenha-intrinseca

Alynne Scott 04/10/2016

Dá uma chance, pode ser bem bom.
Acho de bom tom começar falando que você não vai entender esse livro. Não importa o que você faça, o quanto você tente, nem se sairá dessa leitura satisfeito? ele é o que é. Comecei intrigada e terminei mais intrigada ainda, minha cabeça deu nó e só me sobrou um bloco de notas cheios de perguntas não respondidas.
O enredo se passa na Área X, lugar afetado pelo Evento (não se sabe quando, nem o que foi) e que se molda pela interseção de vários ?tipos de natureza? diferentes. Na expedição estão quatro mulheres, elas são conhecidas como a psicóloga, a antropóloga, a topógrafa e a bióloga. Ninguém tem nome na Área X, isso não importa.
A história é contada através do diário da bióloga, obviamente em primeira pessoa, e é carregada de tensão, suspense, um terror de leve para gelar seu espinhaço e mistérios, muitos vários mistérios não solucionados.
Geralmente, eu odeio narrativas que não sejam ?redondas?, com tudo no seu devido lugar e bem explicado, mas - por motivos que desconheço - fui afetada pela Área X e me vi envolvida pela trama até a última palavra.
Para mim, a leitura foi fluida e um ótimo começo para esse mês do horror. Em vários momentos foi preciso parar, respirar um pouco e tentar absorver o sentido do que o autor quis passar. Existem inúmeros questionamentos sobre o que é real, qual a fronteira da realidade - se é que ela existe - e que tipo de véu usamos para enxergar de outra maneira e distorcer aquilo que não queremos ver, que seria doloroso demais saber.
Não se deixe enganar pelo ?caos? da narrativa, há ordem no caos também. Acredito ter sido proposital uma narradora e protagonista que não consegue passar claramente suas ideias. Provavelmente, você não sentirá empatia por ela, nem precisa, só sinta e absorva o que puder.
Enfatizo sempre que, na minha opinião, livros são experiências e toda experiência é pessoal. Muitas pessoas não gostaram deste livro, então é importante que você pondere se os pontos negativos para eles (que, pelo que percebi, foram os positivos para mim) vão valer a leitura para você.
Como primeiro de uma trilogia, foi eficiente em me despertar o desejo de comprar o segundo (e o terceiro também, sou afobada mesmo). Dei quatro estrelas por achar que poderia ter sido um pouco, um tiquin, um cabinho mais esclarecedor. A edição é linda, não encontrei grandes problemas e, caso não goste da leitura e não queira se desfazer do livro, ele ficará lindo como decoração na estante (não faça isso).

João Sena 20/09/2016

A narrativa em primeira pessoa, o ambiente "fechado", o tom de suspense cativaram-me neste livro, mal posso esperar para ler o segundo volume