Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

J.D.A 22/02/2023

"É assim que a loucura do mundo tenta colonizar você: ...
...de fora para dentro, forçando você a viver aquela outra realidade." - Pág 110

Esse é um dos meus livros de ficção científica favoritos (apesar de fazer parte o nicho 'ficção estranha'). Toda a construção do cenário e da narrativa fazem você se transportar para a Área X e fazer todo o percurso da história com a bióloga.
Aliás, a protagonista narradora é simplesmente cativante: apesar de não ser a pessoa mais amável do mundo, faz com que a gente se sinta impelido a continuar a ler sua história.
Jeff Vandermeer fez um ótimo trabalho no que se refere a este livro de abertura da trilogia. Não vejo a hora de ler os próximos e espero que estejam á altura do primeiro.

Giulia 31/01/2023

Olha, não tem quase nada do filme no livro.
Escolhi começar a resenha assim porque eu amei o filme, e coloquei o livro na lista de leitura só por causa dele. E ai.... a história é toda diferente. Mas não vi isso como algo ruim, porque a historia do livro é igualmente boa, e com o plus de termos acesso aos pensamentos da protagonista. Achei que dosou perfeitamente a ficção do universo e toda a estranheza da Área X com os pontos de realidade da vida cotidiana, por meio dos flashback de infancia, trabalho e casamento. É um livro que você fica imerso, entra nele, sente ele e sinceramente, não entende nada tbm, pelo menos foi o que eu senti. Então se você espera respostas... Não é aqui que vai encontrar.

Rodrigo 27/01/2023

Leitura interessante
Este é o primeiro livro da trilogia comando sul. Nele somos introduzidos na chamada área X, local onde fenômenos inexplicáveis, ainda, ocorreram, sendo uma área selvagem e isolada. Uma expedição formada por quatro mulheres, uma de muitas expedições, entra na área para explorar. A partir daí entramos em uma boa trama envolvendo mentiras que enredam as personagens e dramas e angústias muito envolventes. Fiquei ansioso para continuar, é um livro bastante original em sua construção.

Beta 27/01/2023

Maravilhoso
Decidir ler o livro por causa do filme, pois queria uma explicação para o final, mas desde o começo da leitura soube que tanto o final quanto todos os acontecimentos seriam totalmente diferentes da adaptação, e foram muito melhores embora eu entenda a mudança para o roteiro, pois os acontecimentos seriam muito maçantes em forma de filme, já que a parte mais interessante está na parte de dentro da personagem. De certa forma, ainda estou sem respostas no final e ansiosa para ler o segundo livro apesar das resenhas negativas. Ler esse livro é como ingerir uma droga muito doida, boa e ruim ao mesmo tempo.

Freitas 22/01/2023

ANIQUILAÇÃO
5/5 ?? - Descobri esse mundo de aniquilação quando vi um trecho do filme no tiktok e me interessei, pois achei que era de terror Kkkkkkk.
Vi o filme com uma amiga e fiquei apaixonada pelo conceito da natureza e as mudanças de DNA, achei tudo muito interessante e sombrio e lembro de ficar com medo ao pensar em que tipo de bicho deve existir nesse mundo. Apesar de tudo, o final do filme não me agradou.

Depois, no twitter, vi pessoas comentando sobre um fungo que tem no filme e como ele é assustador, mas que no livro as coisas são piores, e foi desse jeito que descobri que existia um livro, e que era mais focado na natureza do mundo fictício (ponto que tinha mais me interessado) e então resolvi ler o livro literalmente no mesmo momento, em pdf que achei na internet.

Eram 19h de uma quarta, e só parei de ler o livro as meia noite e meia, quando terminei por completo. UAU! Me diverti demais. Fiquei obcecada pela descrição da natureza imaculada e com gostinho de quero mais, com vontade de descobrir todos os segredos e o que está acontecendo nesse mundo. Leitura muito fluida e que me tirou da ressaca de leitura que as festas de fim de ano causaram. Recomendo com certeza a quem gosta de ficção científica e procura uma nova leitura e vou começar a ler o próximo da trilogia imediatamente.

Dei 5 estrelas pois me diverti demaissss e não por fatores como escrita ou edição!

Jonathan 13/01/2023

É um ótimo suspense. Você se sente imerso no ambiente, a construção da Área X é incrível, é possível sentir a atmosfera de mistério que a bióloga também está sentindo. A cada nova descoberta me senti cada vez mais dentro da história. Estou muito ansioso para ler os outros dois livros da trilogia.

Rodrigo 10/01/2023

E haja imaginação!
Que livro visceral! Super intenso, super bem escrito, tramado e direcionado. É um daqueles que não sai da sua cabeça, que força sua mente, te obriga a pensar muito e imaginar coisas que foram idealizadas por outra pessoa. Se por num lugar tão surreal como a Área X, conhecê-la, explorar... De alguma forma, me remete aquela sensação da primeira vez que li Encontro com Rama. Aquele sensação de estar num lugar novo e desconhecido, junto com os protagonista, numa ignorância fadada ao absurdo do conhecimento. Eu amo esse livro!!!

JiPaiva 20/02/2023minha estante
Concordo plenamente com sua resenha...tô decidindo se vou continuar a saga ou me darei por satisfeita em não entender nada.

Marcio.Caldas 25/02/2023minha estante
Me dei por satisfeito. Rs

Gabriely 06/01/2023

Para mim a leitura fluiu muito bem, a história me prendeu e eu queria saber o que ia acontecer em seguida. Indicaria a leitura para quem gosta de livros bem viajados estilo 2001

RinSB 03/01/2023

Intrigante
Comecei o livro achando que saberia o que iria acontecer, não vou dizer que me surpreendeu, mas foi intrigante.
A leitura é leve contendo apenas algumas palavras diferente.
Achei o início meio tedioso, só comecei a gostar da metade pro final.
Apesar de a história ser boa, não me instigou a curiosidade de ler a continuação.

Patcha 03/01/2023

Além do Estranho
Tive muito preconceito por esse livro, principalmente por ter inspirado um filme que conquistou o público jovem. Após ver muitas reviews negativas de espectadores do filme, dizendo que o livro não fazia sentido, resolvi dar uma chance. E que livro incrível!
Basicamente, ele desconstrói e reconstrói o horror cósmico. Te coloca num lugar que você não entende, com personagens que você não conhece e contra perigos também desconhecidos. Você não sabe porque, mas fica aterrorizado do início ao fim. Não dá para dizer mais que isso. É estranho e é delicioso. Recomendo a leitura