Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

Maína 21/07/2021

Gostei muito do livro, mesmo ele deixando muitas perguntas sem respostas.
Ele possui uma escrita muito boa que te prende eu li o livro em 1 dia, pois eu queria saber o que era a Área X o que eram aquelas criaturas o que aquilo estava causando neles, muitas perguntas mas todas sem respostas. Mas o livro é bom. E por sinal assisti primeiro ao filme da Netflix que são obras que pra mim são bem diferentes, mas segue a premissa do livro.

Matheus.Lamec 06/07/2021

VOCÊ FICA MAIS PERDIDO QUE BOLSONARO ADMINISTRANDO O BRASIL!
No começo do livro eu não estava entendendo nada, mas quando chegou no final parecia que eu estava no começo (desculpem essa piada batida...)
O livro, a narrativa, é bem confusa, não entendi muito bem, mas isso não me fez não gostar do livro, gostei muito. E a adaptação da Netflix é muito boa.

ShirleyStortLeite 01/07/2021

Área X...
4 especialistas são enviadas a uma expedição a Área X, uma Psicóloga, uma Antropóloga, uma Topógrafa e uma Bióloga.
Vários mistérios envolvem essa Área X, algo sobrenatural? Com certeza é dê dar nervoso, angustiante algumas vezes, mas muito interessante. Por ser bióloga, gostei bastante das descrições envolvidas no livro, enriqueceu o cenário e deu profundidade a história.
Porém achei um livro, que apesar de pequeno, muito massante e uma narrativa cansativa.
Mas isso não foi suficiente pra desistir dele ou não querer ler sua continuação, pelo contrário, termino esse livro com vários pontos de interrogação, querendo saber mais sobre esse lugar que é um verdadeiro mistério.

Lucas 27/06/2021

Aniquilação
Aniquilação é uma leitura super rápida, queria ter ido com calma ao ter devorado o livro em questão de uma semana. Bom, nele quatro mulheres de profissões diferentes são escolhidas para adentrar dentro de uma área desconhecida pela humanidade chamada área x. A história vai se desenrolando ao redor da bióloga, psicóloga, topógrafa e a antropóloga cujo seus nomes não são mencionados no livro, pois para aquela missão os nomes e coisas da vida pessoais podiam prejudicar a missão de descobrir o que estava acontecendo com as outras equipes anteriores La dentro daquela área e porque eles cometiam suicídios em massa ou voltava sem memórias e com câncer no caso do marido da bióloga que voltou depois da décima primeira expedição com câncer. No entanto isso pode ter sido ate um impulso ou gatilho dela ter sido voluntaria para essa expedição misteriosa.

Babs 23/06/2021

Interessante
O que me chamou a atenção na história foi na sinopse contar de um mundo novo, desconhecido, cheio de criaturas novas e misteriosas. E depois fala que todos que iam para a área morriam/desapareciam/ficavam loucos. Sério, que sinopse cativante!
Mas ao adentrar na leitura, não é muito bem o que acontece. O início é muito interessante, onde revela a área e as primeiras descobertas da equipe. Mas após isso, aparecem muitos e muitos elementos misteriosos até demais, com a grande maioria sendo sem resposta ou explicação alguma. Eu entendo que é uma trilogia e supostamente essas informações deveriam serem passadas nos próximos livros, mas é muito difícil ler um livro onde nele inteiro você não entende nada de nada. E vi as resenhas sobre os outros livros e parece que não revela muita coisa afinal, então isso é mais desanimador ainda.
No fim, pra mim as partes mais interessantes são o lado ?biólogo? da coisa, pois faço biologia e gostei bastante da história da protagonista, que é bióloga. Então só recomendo a leitura se você possui um mínimo interesse no assunto, pois tirando isso o livro não funcionou pra mim, e apesar de ser curto, demorei bastante pra ler. Com exceção do final, que é bem frenético.

EuGabes 16/06/2021

atmosfera impecável, eu perdido
ainda preciso me adaptar a weird fiction, odeio ficar sem respostas, li esse livro e me senti na ilha de lost, onde tudo acontece e não tem explicação pra nada.

Henrique Cavalcante 15/06/2021

Não estranhe se sua cabeça explodir...
Sabem aqueles livros que fazem você parar para refletir sobre a vida e TUDO mesmo quando a obra não está em suas mãos? Que dá um nó na sua cabeça enquanto a trama se desenvolve e no final de tudo te deixa extasiado? Pois sim, Aniquilação é um desses livros.
Jeff VanderMeer transporta o leitor para um local que surgiu de forma ainda não explicável pelo Governo e que possui inúmeros fenomenos também desconhecidos que chegam a ser quase indescritíveis e beiram a paranormalidade, fala-se aqui da Área-X, local em que todos que um dia entraram nunca voltaram os mesmos.
Com a justificativa de desvendar seus segredos e também potenciais perigos para o resto do mundo uma instituição chamada Comando Sul inicia uma investigação científica tendo como seus colaboradores um voluntariado meticulosamente selecionado.
A partir de então acompanhamos a trajetória da décima segunda expedição composta de personagens que são nominados unicamente pelas suas profissões. Apesar dessa peculiar denominação dos agentes da estória tem-se nela relações de convívio complexas onde a desconfiança é uma protagonista sempre presente. Tudo o que se pode esperar (ou não) de um convívio isolado do mundo exterior em um local onde as regras básicas de quase tudo nem sempre se aplica. Adiciona-se a isto também o medo sempre presente de possíveis criaturas que estão além de nosso limitado conhecimento.
Um romance de ficção científica bem fora dos moldes tradicionais que vale muito à pena a leitura de quem é amante do gênero literário.
Ohana 15/06/2021minha estante
quero muito ler este livro! ?

Matheus Pedrosa 10/06/2021

Confuso ? Bastante
Bem, tenho um certo desgosto com livros que iniciam sem uma explicação, quando ?não começam do começo?, porém, Aniquilação tem seus pontos positivos, e talvez a falta de informações do autor seja um dos pontos primordiais para torná-lo tão bom. Mesmo sem você saber certas coisas, o livro desperta uma curiosidade fora do comum, você sempre quer repostas e mais repostas a cada momento que vai se passando a obra. Você vai enlouquecer atrás das repostas, garanto.

Barboza 03/06/2021

Para ler em uma sentada
A obra é algo como um thriller de ficção científica, horror e suspense (isso mesmo, não é simples de classificar). Eu li em uma madrugada e não tenho o costume de ler rápido. Isso deixa mais evidente como o ritmo da história é frenético.

Com um estilo bem simples, o autor é objetivo até nas descrições. Você sabe bem como são os cenários, mas sem muita firula. As descrições mais precisas são da matérias de estudo da "bióloga" (entra áspas, pois ela está longe de ser profissional).

A construção e desenvolvimento dos personagens não é o foco. O autor ensaia um jogo de "passado que impacta no presente" e usa as memórias da protagonista para fazer mudanças de ritmo na história. É uma boa quebra, mas pode incomodar pelo excesso.

Enfim, apesar de tudo, é uma boa obra. Não deve ser lido com grandes ambições, porém é ótima para arejar a cabeça e viajar por algumas horas ao terrível e selvagem desconhecido.

Ah, quase esqueci de mencionar: EM UM MOMENTO, O AUTOR, COM MAESTRIA, DESCREVE ALGO SEM DESCREVER. Fiquei surpreendido com a habilidade que ele demonstrou e considero o ponto alto do livro.

Yaya 02/06/2021

Alucinante
De longe um dos melhores livros que eu li esse ano, é impossível parar de ler, todas as dúvidas que a área X levanta, você simplesmente quer saber tudo que está acontecendo ali. A personagem principal tem o equilíbrio certo entre razão e emoção, não existiria ninguém melhor para se ter uma perspectiva dessa jornada, se não pela dela. Prefiro pensar que não é uma trilogia e sim um livro único, pois diferente desse, os outros livros são uma decepção.

Allan 01/06/2021

Um sci-fi de mistério bem fora da caixinha
Gostei bastante da leitura, a todo tempo o mistério me fazia ter vontade de virar a página para saber o que aconteceria em seguida.
Como citei no diário de leitura, no início não consegui me conectar com a protagonista, mas agora to bem curioso para ver onde essa história vai levar ela.
Super ansioso para pegar os próximos livros!

Chayene.Goncharenc 21/05/2021

"Uma pessoa pode decidir desperdiçar seu tempo preocupando-se com uma morte que talvez não aconteça, ou se concentrar nas coisas que ainda lhe restam."

Marina.Lima 13/05/2021

Aniquilação
Muitas perguntas e pouquíssimas respostas, na verdade respostas concretas são praticamente inexistentes no livro.

De qualquer forma achei uma leitura muito instigante, a situação que a história nos deixa de saber apenas o que a bióloga sabe e irmos explorando junto com ela, foi o ponto alto pra mim, quanto mais ela queria explorar mais eu queria também.

Não sou muito criativa para teorias, mas é um livro que vai te induzir a criar algumas rs

Marina.Lima 13/05/2021