Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

giovanna1975 19/02/2022

"O que fazer quando os cinco sentidos que temos não bastam?"
A primeira vez que li esse livro foi no final de 2020. Li em 2 dias, porque, assim como a torre para a bióloga, esse livro exerceu uma força de atração em mim muito difícil de ignorar. Agora eu tô relendo, depois de já ter lido a trilogia, e a sensação é a mesma.
Digo com tranquilidade que esse é meu livro preferido, e é a melhor ficção científica/suspense da atualidade. A atmosfera de mistério é tão bem construída, a descrição da Área X é tão bem feita que eu me imaginei lá dentro, na pele da bióloga.
E a bióloga... ela é um mistério delicioso de ir compreendendo. É uma personagem incrível, apesar de atitudes egoístas, ela é complexa e eu amo.
Eu amo esse livro. Queria poder explicar em palavras exatamente o que ele me faz sentir, mas não consigo. Só sei que eu estou doida pra ler os outros livros do Jeff Vandermeer.

Ygor.Fortes 06/02/2022

Foi uma leitura diferente de tudo que eu já li. Temos perspectiva de uma bióloga no livro e com esse aspecto as descrições são bem detalhadas, o que pode deixar alguns entendiado, mas eu adorei a narrativa e achei super fluida. Gostei muito da protagonista e de como ela ver o mundo e suas excentricidade. A área x tem bastante influência de Lovecraft e sua estranheza me deixou intrigado a narrativa inteira. Não é um livro pra todo mundo e talvez entendiante para alguns, mas me diverti bastante

Stéfani 04/02/2022

uau
Sei que tudo nesse livro é uma grande metáfora, mas confesso que não compreendi a grandeza total da mensagem do livro. Amei a leitura, a vibe de ficção com um pouco de terror e a ânsia para descobrir o que, de fato, é a área X. Se você gosta de detalhes bem explicados e sem finais abertos, Aniquilação não é pra você.

luadepaginas 01/02/2022

Uma ficção científica muito bem elaborada, de forma geral. Eu particularmente adoro finais abertos, então todas as questões que ficaram no ar, sem resposta, não me incomodam! Criei várias teorias na minha cabeça, vou ter que ler as continuações para ver o que vem por aí :)

Rosana.Oliveira 28/01/2022

Incrível
É diferente do filme, mas tem como base a mesma área desconhecida, cercada por uma fronteira e com coisas incríveis e impossíveis que acontecem dentro dela.
Soph 04/02/2022minha estante
Esse livro tem filme?

Rosana.Oliveira 04/02/2022minha estante
Sim! Tem o mesmo nome. É de 2018 e tem na Netflix.

Mikhael 24/01/2022

Nunca li nada assim...
O jeito que o autor conduz a história sem nem mesmo dizer o nome da protagonista... sério, esse livro é incrível, em 200 páginas o livro fala sobre relações humanas, como o ser humano modifica a natureza, como a natureza modifica o ser humano(!), enfim leiam!

Tramos194 24/01/2022

Gostei do livro, mais achei algumas partes meio confusas e o final muito confuso e aberto, vou ver o filme porque dissem que acho a entender melhor o livro. Mas eu gostei.

juddy1 23/01/2022

bem ok
Gostei mais depois dessa releitura, acho que na época em que li fiquei mais confusa com as descrições que o autor faz.
Siceramente, é um livro ok, mas tem que ter muita paciência com as descrições e as palavras super rebuscadas e científicas que o autor usa. Em alguns momentos me prendeu demais e em outros eu não entendia nada e tinha que ler umas 3 vezes a mesma frase pra entender.
Vou ler os outros volumes mas por motivos de: eu comprei os físicos kkkkk

"algumas perguntas podem nos destruir por dentro se a resposta nos for negada por tempo demais"

"-Todos nós vivemos em uma espécie de sono contínuo. Quando acordamos, é porque alguma coisa, algum acontecimento, uma alfinetada que seja, perturbou as bordas daquilo que chamamos de realidade."

Alexandre 22/01/2022

Uma viagem cansativa
Apesar de curto, achei um livro cansativo. Não ruim, apesar de o final ter me perdido, mas como uma corrida. Você se cansa, mas sabe que te fez bem. Em alguns momentos me prendeu profundamente, em outros uma formiga passeando pela parede parecia mais interessante. Daí minha nota. Infelizmente, pelo menos por enquanto, não me deixou com vontade de ler as sequências.

Gi Alencar 19/01/2022

Um livro meio lento e confuso no começo, principalmente por causa da grande quantidade de detalhes sem necessidades que o observador nos apresenta.
Esperava também um final mais emocionante, com uma revelação e algo que explicasse melhor a formação da Area X e o que houve com as outras expedições.
No geral, achei um bom livro, mas não irei continuar a trilogia.

Martins 19/01/2022

"Dar-lhe um nome, podia ser um modo de permitir sua entrada"
O livro é espetacular, me deixou pilhado afu pro resto da trilogia (que logo mais descobri ser horrível kk) entretanto o primeiro livro se salva e retrata tudo com muita estranheza e como os humanos reagem ao medo do exterior desconhecido.

Isa 15/01/2022

Até que gostei
O livro é bem arrastado e não é de um gênero que eu tenho muito costume de ler porém achei o livro bem rico em detalhes e muito interessante. Preciso ler mais sci-fi, vou tentar alguns com uma pegada mais jovem.

Joao.Santos 14/01/2022

Faltou informção
O livro como um todo não é bom falta um pouco de coesão, de ligar as diversas partes da histotia e de nos explicar o basico da funcionalidade desse universo.
"Não sinto necessidade de que nada disso tenha um sentido mais profundo."
Diz a personagem principal, mas eu discordo completamente, não esperava em momento alguns explicações muito detalhada sobre tudo oque estava acontecendo ali. No começo até gostei muito dessa sensação de não fazer ideia do que está acontecendo, contudo conforme o livro ia avançando e era tacado 50 mil informações no nosso colo esperava que em algum momento tudo aquilo se interligasse e respondesse ao grande misterio por trás da area x, e em nenhum momento aconteceu. Digo até que comecei esse livro sabendo de mais coisas sobre ele do que quando terminei.
E agora eu me pergunto por qual razão eu dei 4 estrelas e favoritei esse livro? Pelo simples motivo que todas as passagens dessas 200 paginas se forem lidas isoladas, ou sem busca de um significado é maravilhoso.
O bosque da criatura que fica murmurando, o golfinho, a torre, as palavras escritas por matarial organico, o farol, e até mesmo o diario do marido. São todos muito bem escritos se não forem considerados um todo, cada misterio apresentado se for olhado separademente é incrível. O problema se vem quando se junta tudo e não há resposta direta e objetiva para absolutamente nada.
Em um resumo posso dizer: É angustiante, em todos os sentindos da palavra.

Tiago 14/01/2022

A versão escrita de um quadro impressionista
Uma narrativa que prende o leitor em diversos momentos por vários motivos diferentes. Variando em tom, desde um documentário biológico até um suspense aterrorizante, a obra destila diversas emoções no leitor durante o enredo.

Esse livro tem uma eloquência vocabular que funciona muito bem pra incitar uma atmosfera de suspense no leitor. E também devo dizer que o autor fez um trabalho ótimo em abrir só uma fresta da cortina que cobre esse universo, com o objetivo de não revelar tudo ainda enquanto ambientava o enredo. Isso funcionou muito bem para estabelecer a rota para os próximos livros e me manteve entretido na leitura.

A única coisa que me fez demorar para terminar de ler foi me situar na leitura em meio a tantas descrições biológicas sobre os arredores da Área X. Mas isso foi só uma questão de conseguir entrar no ritmo do livro, e depois que consegui, foi surpreendentemente rápido.