Aniquilação

Aniquilação Jeff VanderMeer

Resenhas - Aniquilação

anna 12/01/2022

a atmosfera desse livro é bem cativante e diferente, o que me entreteu do início ao fim. adoro não saber o que está acontecendo nunca!

cams 09/01/2022

? Livro Aniquilação de Jeff Vandermeer
- Não existe palavras o bastante para detalhar o qual bom é esse livro, mas o que consigo relatar é que o nome dele vem da destruição que vai te causar após a leitura.

Kiri 06/01/2022

Terrorzinho, não ficção científica
Não fez meu gosto. Mas se você é fã dos Lovecraft da vida.. provavelmente vai amar.
Eu caí nesse livro por ter visto recomendação num vídeo antigo da Mikannn e pensei "porque não? Como ela e a Flávia falam, parece ótimo!!!" Mas é totalmente puxado pro clima de paranóia de elas NÃO SABEREM o q é o lugar ou coisas assim, e não sobre DESCOBRIREM o q é o lugar. O começo me interessou. Qdo desceram num certo lugar eu achei que teria um desenvolvimento científico bem legal com explicações lógicas sobre as coisas (ainda q fosse lógica fantástica) pra me dar uma recompensa pelo que eu tava me arrastando ler... Mas não.
A intenção do livro é te deixar paranóico, não entender nada e ficar com medo desse "desconhecido" o que não funciona pra mim. Tanto que em certa parte da história, eu inventei um certo tipo de monstro de RPG na minha cabeça pra dar forma lógica pra ele e conseguir seguir a história... Mas ela fica cada vez mais absurda, só com a intenção de chocar. Vontade zero de continuar a trilogia, ainda mais q, enquanto paguei 8 reais nesse volume, os outros cobram 100 reais.. Nem se o livro de 200 páginas fosse bom vale isso hahahah
Mas um consolo pra quem quiser arriscar: o final é um pouco aberto, claro. Pq é uma trilogia. Mas vc consegue encarar fácil como um final e ler como um livro único se quiser matar a curiosidade como eu

Bruna Maria 28/12/2021

Vale a pena, mas esteja preparada
Olha, o livro é bom, quero inclusive rever o filme, porque senti que me impactou mais. Mas realmente é um livro muito cansativo... Muitas descrições alucinantes, sem uma conexão fixa e... Era isso com certeza o objetivo do autor. Vale a pena, mas deve-se ter paciência para ler
Tiago 14/01/2022minha estante
Acabei de terminar de ler (mas ainda não vi o filme) e tive a mesma sensação do que você descreveu sobre o livro

Slisenna 28/12/2021

Interessante
As vezes parece tudo muito confuso, é o tipo de estória que te faz criar varias hipóteses, e as derruba em duas páginas adiante. A vontade de entender te leva até o final do livro.

Kelly Oliveira Barbosa 27/12/2021

Não sou de ler livros de ficção científica. Que me lembre do gênero eu só li Frankenstein (que é considerada a primeira obra de ficção científica da história) e metade de outro que nem vale a pena mencionar. Mas acabei chegando nesse livro pelo filme da Netflix com esse mesmo nome ?Aniquilação? de 2018.

Coisa rara também é eu parar para assistir um filme ou série. Mas me lembro bem de depois de toda estranheza desse filme e o típico final aberto que me faz pensar todas as vezes ?foi para isso que eu perdi duas horas da minha vida??, que pesquisei no Google rapidamente se era uma adaptação ou algo do tipo. Era uma trilogia chamada Comando Sul. Eu então printei aquela informação na minha mente por quase dois anos até finalmente ler o primeiro volume.

E assim, eu não gostei do livro, por isso vou direto ao ponto: Livro e filme são bem diferentes, e entre os dois, eu fico com o filme. O filme ainda te deixa com uma pulga atrás da orelha. O livro parte do nada e não te leva há lugar nenhum. É um livro vazio.

São quatro personagens principais, todas mulheres, sendo uma delas a narradora ? não gostei de nenhuma. A narrativa é fluída em alguns momentos, e o autor conseguiu algumas frases e insights legais, mas a maior parte do tempo é confusa quase cansativa ? e vazia, muito vazia. Mas a cereja estragada do bolo da narrativa no final das contas, isso é no decorrer do livro e principalmente (FIQUE TRANQUILO SEM SPOILERS) chegando as últimas páginas é que é inverossímil (encontrei alguns furos nessa escolha que o autor fez para contar a história).

Vale dizer que o autor tenta alguma beleza na escrita com toda a descrição da natureza etc., toda a construção psicológica da narradora, mas é justamente isso que eu estou querendo dizer com vazia, pois nada me tocou.

Um dos caminhos que tentei para entender (filme e livro) é a causa ambiental obvia, mas não chega a ser um livro declaradamente ideológico ou planfetariamente ideológico. A causa ambiental só está lá dentro em todo canto, toda a natureza com a sua complexidade e grandiosidade está dentro do livro, porém não se encontra seu Criador. E talvez, só talvez seja por isso que é um livro tão vazio. Tudo o que foi invocado, tudo que foi descrito, desde pequenos fungos ao imenso mar, a vida e a morte, o desejo pela eternidade? por um Lugar? exigem uma Presença e tudo o que se tem no livro é uma profunda ausência. É isso!

Colly 26/12/2021

Avaliação
Geral: a história é envolvente, misteriosa e muito boa. A única coisa que eu não gostei é porque é confuso, chega uma hora que é tanta informação que você se perde ou até a falta de informação no início te deixa perdida. 0,5

Escrita: ok, 1,0.

Personagens: os personagens não tem nome e eu gostei disso porque o leitor não se apega a ninguém. 1,0

Capa: muito bonitinha. 1,0

ToniBooks 11/11/2021

O protagonista cenário.
"Aniquilação" é o primeiro de uma trilogia escrita por Jeff Vandermeer, editor e autor norte-americano. Pra ser bem franco: é fraco (perdoem o trocadilho). O ponto forte é a descrição do cenário - Área X -, um território composto por um ecossistema fantástico e aterrorizante. Para leitores que ainda não leram os clássicos da ficção científica, esta obra pode ser uma boa sujestão. Porém, para quem já leu, pelo menos, Isaac Asimov, não trás nada de novo.

Axel.Rodrigues 31/10/2021

O que é o farol?
É a pergunta que vai nos guiar até o fim do livro. Foi a primeira vez que li algo com uma proposta tão científica. Nossa personagem principal é uma cientista, uma bióloga, e durante toda a história é isto que ela tenta nos lembrar, porque é importante tentar nos convencer que o que ela vê e sente é real e não apenas fruto de delírios, aos quais estão todos suscetíveis após cruzarem a "fronteira". Amei o mistério em torno do objetivo dela e suas companheiras estarem onde estão, amei "descobrir" esse lugar e com certeza desejei poder ver com meus próprios olhos o que ela via, apesar de todo o perigo que essa experiência proporcionasse. Não é um livro fácil mas também não é impossível, talvez àqueles mais ligados às ciências biológicas a leitura seja melhor assimilada, mas isto certamente não é critério para aproveitá-la.

Lust 28/10/2021

Aniquilação
? Um livro super interessante, e que nos faz pensar bastante, também é necessário uma certa calma para ler e entender tudo que o livro passa.

Ivy 23/10/2021

O livro é instigante do começo ao fim. Tem um ritmo lento, mas, pessoalmente, achei que funciona pq é uma leitura curta e fácil.
Não é o tipo de enredo com fim de plot fechado ou cheio de explicações. Passa muitas ideias diferentes, com várias críticas e ao mesmo tempo foca na visão de mundo da personagem principal sem se importar muito em fazer o leitor entender o que está acontecendo.
Eu gostei bastante. Quero ler o próximo livro mesmo tendo muitas resenhas ruins.

Leticia.Machado 20/10/2021

Uma bagunça, mas é uma bagunça muito show
A historia é muito confusa, da uns plot twist que você não sabe se esperava por aquilo, se fica surpreso, se apenas continua confuso, se tenta juntar os pontos e entender. Mas incrivelmente isso tudo é extremamente bem escrito, e a historia se torna previsível e ao mesmo tempo surpreendente.
Se você achou esse comentário confuso, leia o livro pra ver o que realmente é confuso, mas mesmo assim uma historia incrível que prende do início ao fim.

Nicolle.Santos 15/10/2021

Nadei nadei nadei e morri na praia
Que livro confuso, definitivamente não foi para mim. Uma lengalenga absurda para no final você não ter nenhuma resposta. O suspense é até legal, mas quando você descobre que o autor não irá desvendar o mistério, você fica super frustrado e percebe que você perdeu seu tempo. Não recomendo

ametista 14/10/2021

uma vibe mais doida da cabeça e afins
Esse livro é uma loucura, super estranho e confuso, mas ao mesmo tempo inovador, conceitual e imaginativo.
Se você gosta de livros que terminem com todas as perguntas respondidas e amarradas, esse livro definitivamente não é pra você. Se você gosta de livros com finais abertos/vagos, de sentido subjetivo/relativo, ideias extremamente abstratas, descrições longas com muita utilização de sinestesia e personagens bastante analíticos que tenham vários fluxos de consciência, eu recomendaria que você tentasse ler aniquilação. O conceito desse livro me remeteu bastante o de "A vegetariana", os dois livros fazem um link grande com a natureza e são bem excêntricos.

Debora32 13/10/2021

Curioso
¤ "Quando ficamos prontas para cruzar a fronteira, sabíamos tudo... e não sabíamos nada."

O livro relata sobre uma expedição feita por um grupo de quatro mulheres em uma área de risco isolada do mundo. A bióloga, narradora, conta detalhes e coisas misteriosas que encontra e vê e com o decorrer da história vai descobrindo que, na verdade, sabe pouquíssimo sobre o local. Além disso, também descobrimos o real motivo da ida da bióloga à expedição e sobre sua personalidade um pouco caótica, mas apesar disso ela se revela muito inteligente e corajosa.
Uma coisas interesante que o autor colocou é que os personagens tem nomes, mas nao usam; suas profissoes que os identificam.
Por gostar de biologia, para mim foi bem interesante a bióloga detalhando conceitos e hipóteses e pesquisando sobre organismos do local.