A terra inteira e o céu infinito

A terra inteira e o céu infinito Ruth Ozeki

Resenhas - A Terra Inteira e O Céu Infinito

Evelize Volpi 11/09/2022

Este livro é lindo.
Conta duas histórias paralelas, unidas ao mesmo tempo e nos apresenta o Budismo.
Gostei muito e refleti bastante com os princípios budistas.

be_mim 16/08/2022

Estou aqui agora mas um dia simplesmente não vou estar
O que escrever primeiro? Como organizar todos os pensamentos em uma linha de raciocínio minimamente lógica? Como explicar tudo o que senti durante a leitura? Impossível, mas irei tentar mesmo assim. Porque sou humana e apesar de saber qual será meu destino, continuo tentando, continuo aprendendo coisas novas, faz parte da minha essência.

Esse livro conseguiu esclarecer muitos questionamentos e trazer diversos outros para minha mente, consegui compreender, em parte, algumas questões que me atormentavam há muito tempo, acerca do conhecimento, da busca pelo aprendizado, sobre suicídio mas também fez com que eu refletisse sobre a crueldade das pessoas, sobre a imutabilidade da sociedade, sobre o tempo, as memórias (nós somos formados por elas, afinal?) e sobre a morte. Definitivamente não é um livro grande em páginas, se for levado em consideração a quantidade de assuntos que aborda, pois a autora conseguiu se aprofundar em muitas temáticas ao mesmo tempo, apesar disso, a narrativa não se tornou confusa ou cansativa, pelo menos para mim. Acho que não esperava receber tanto com essa leitura, já estava na minha lista há mais dias do que consigo contar, finalmente resolvi ler e foi um livro que me transformou. Recomendo e recomendo.

"Uma onda nasce das profundezas do oceano– ela disse.– Uma pessoa nasce das profundezas do mundo. A pessoa brota do mundo e rola por ele como uma onda até chegar a sua hora de afundar outra vez. Em cima, embaixo. Pessoa, onda."

Laura S. 17/06/2022

"A vida é cheia de histórias. Ou talvez a vida sejam só histórias"
Faz horas que to tentando escrever uma resenha e só não tenho o que dizer. Eu amo esse livro, acabei de lê-lo pela primeira vez desde 2014 e pude perceber coisas que, naquela época, não percebia. A velha Jiko, mais do que falar com a Nao (que é sua bisneta), fala com a Ruth (que não tem nada a ver). E mais do que falar com a Ruth, ela fala com a gente.
É um livro que vem com a premissa de misturar duas linhas do tempo completamente diferentes e com personagens completamente diferentes, uma premissa (vamos combinar né) muito fácil de dar ruim. Mas a Ruth Ozeki conseguiu, de alguma forma, juntar as duas linhas do tempo de uma forma mágica nessa história. "Presente, passado, mesma coisa", a velha Jiko diria.
Mas é válido ressaltar que ele também tem vários alertas gatilho: suicídio, bullying (ijime), abuso sexual e talvez possa ter mais que eu não me lembre agora. É um livro que eu recomendo muito, demais, mas também sempre digo pra ler com cautela porque tem cenas realmente fortes.
De qualquer forma, agradecendo imensamente à eu do presente que resolveu reler esse livro, fica aqui a indicação (além de que a capa é belíssima né gente).

MariBrandão 15/02/2022

Comecei essa leitura sem saber muito sobre o livro (sim, escolhi a leitura pela capa belíssima), e foi uma bela surpresa.
De início pensei que seriam duas histórias paralelas, mas não é bem assim que a coisa se desenrola. O que também foi uma surpresa.
São tantas reflexões, assuntos delicados abordados, diversos gatilhos complicados e muita cultura japonesa.
Quando o livro chegou ao final, senti um grande vazio, pois realmente me apeguei a Nao, queria saber se ela estava bem. Vou sentir falta dela.
Foi uma leitura densa e complexa, mas que encanta de diversas formas.

Talia.Boaventura 25/01/2022

Leitura supreendende
Esse livro é simplesmente arrebatador. Ruth trata de temas diversos, pesados e dilacerantes.

A história é de duas pessoas (seres-tempo), Ruth, que acha o diário de Naoko, e a própria Naoko, que tem sua existência lida por Ruth.

Nao escreve quando ainda adolescente o diário, ela sofre muito por diversos fatores, e também escreve sobre sua bisavó, que é monja. Ruth é escritora e tem sua visão de mundo abalada por Nao.

O que mais me surpreendeu na leitura, é como a evolução da história é diferente de tudo que já li na vida. O livro é uma verdadeira obra de arte. E se você se interessa por questões existencialistas, quânticas, morais e ambientais, o livro simplesmente te traz um pouco de tudo. Acredito que tenha se tornado a minha melhor leitura. Super recomendo!!

Raquel.Pessoa 19/01/2022

Uma experiência
Ler a terra inteira e o céu infinito foi uma viagem e uma grande experiência literária muito grande, é um livro que aborda filosofia, bullyng, depressão, suicídio, humanidade, dor, esperança.
Foi diferente por que eu queria que acabasse pois eu queria saber o fim mas eu também não queria que acabasse.
Eu criei um amor pela Nao tão grande e eu acho que sempre sentirei falta dela.
Enfim, não é um livro para todo mundo mas com certeza é um ótimo livro.

Vini 13/01/2022

Surpreendente e Emocionante
A autora foi bem ousada em retratar basicamente duas histórias paralelas, narrando a leitura de um diário emocionante!

Giuliane.Souza 12/12/2021

Como eu amo esse livro
É a segunda vez que leio A terra inteira e o céu infinito e posso dizer que li ele no momento que precisava ler. E que isso tem tudo a ver com essa história incrível. Que fala sobre se encontrar.

Denise.Marreiros 06/11/2021

"a maior parte das pessoas na verdade nem gosta tanto assim de paz. Lá no fundo, o ser humano é violento, as pessoas sentem prazer em fazer mal umas às outras."

Taisa 07/10/2021

Um dos melhores livro que li neste ano
Gostei das imagens, dos cenários, do ativismo ambiental.
Para mim, foi novo saber mais sobre kamikazes e ver a descrição da rotina de um templo budista.
O livro fala sobre muitos assuntos... os que mais me tocaram foram as discussões sobre suicídio e sobre bullying.
Especialmente sobre bullying e a necessidade, ressaltava na adolescência, de se integrar ao meio social, parece-me que o livro pode ser uma boa leitura para aproximar um pouco os pais da realidade experienciada pelos jovens atualmente.

lusi.com 20/09/2021

em cima, em baixo. mesma coisa
Esse livro é uma montanha russa de emoções, fiquei tão envolvida que passava horas lendo sem perceber. Acho que as partes da Nao me fizeram lembrar de que cada um ta passando por coisas que ninguém sabe, que nós só conhecemos os outros na medida que conhecemos a nós mesmos. Chorei, ri, fiquei preocupada e aliviada, as vezes tudo isso no mesmo capítulo. Esse livro recebeu cinco estrelas pois toca em assuntos que já eram importantes e presentes pra mim, como a interpretação da passagem do tempo, as coincidências quase líricas da vida, o budismo, saúde mental, o impacto que cada um tem na vida dos outros.

Vih Vargas 07/07/2021

De tirar o fôlego
5 meses de uma leitura intensa e muito bem vivida e sentida.
O livro trabalha com duas histórias que parecem serem paralelas mas em determinado momento o leitor tem o choque de que não.
Ruth é uma escritora canadense encontra um diário de uma adolescente japonesa que quer se suicidar.
O livro gira em torno de todas as reflexões que Ruth faz do diário e como ele impacta sua vida pouco agitada.
Naoko (a adolescente japonesa) traz muitas reflexões sobre a vida em seu diário. E por muitas vezes me perguntei como a autora foi capaz de pensar numa história tão complexa, densa e cheia de detalhes cruciais. São tantos detalhes e tanto sofrimento que me pergunto se a história não é baseada em fatos reais.
A escritora criou uma autoficção que nada mais é do pegar a história de vida dela, imaginar algo interessante que poderia acontecer e escrever sobre isso. Achei fantástico e acho que o mundo deveria ler esse livro.
Com certeza sai mais reflexiva e com uma visão completamente diferente sobre a vida e a morte.

Gio 06/07/2021

Ser-Tempo
O livro tem momentos bem pesados então cuidado com gatilhos
As partes sobre a Nao sempre era incríveis é muito legais porém quando focava na Ruth Zzz, eu demorei um pouco pra me sentir mais motivada é presa a leitura
Ainda sim, muito bom livro