Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

wIllIam387 01/08/2022

A magia do clichê bem feito
Um dos melhores livros de fantasia que já li. Tem tudo que um clássico da fantasia geralmente tem, todos os elementos necessários para se fazer uma história épica da jornada de um herói - é puro suco de alta fantasia no melhor sentido possível, porque é muito BEM ESCRITO, o autor faz questão de nos deixar imersos naquele ambiente, é quase como se estivesse passando um filme em nossa cabeça. Esse livro merece cinco estrelas, pois nas minhas duas leituras amei de paixão, gostando ainda mais na segunda vez.E, definitivamente, é o melhor da série inteira. Enfim, altamente recomendável. (Vale mencionar que o sistema de magia em Eragon é muito bem desenvolvido e balanceado, o que nos ajuda a ter uma noção do que os personagens são capazes de fazer)
Jordão. 01/08/2022minha estante
O dragão é fêmea?

wIllIam387 01/08/2022minha estante
Sim. Se chama Saphira.

Jordão. 01/08/2022minha estante
Obrigado.

Lucas.Tozzi 14/04/2018

Muito melhor que o filme
De fato, é até clichê falar que um filme não chega aos pés do livro na qual o mesmo é baseado, mas posso dizer com clareza que esse é um exemplo que é elevado ao extremo. Tinha até um certo medo de começar a ler. Mas vamos la, nada mais direi aqui do que já foi dito nos historicos. Uma estória contada de forma lenta, porém com um agradável ritmo de leitura, consequentemente os personagens são extremamente bem desenvolvidos assim como o amadurecimento da relação entre eles, aumentando drasticamente nossa angústia quando certos perigos estão cada vez mais proximos. A forma com que o fator místico é apresentado o torna de certo " modo "crível" dentro da contextualização do espaço em que os fatos acontecem.

Infelizmente, tudo que é bom dura pouco. Neste caso podemos falar que esta frase tem sentido literal, levando em consideração o fato de que o apse do enredo dura pouquissimo, contém várias facilitações de enredo e deixa várias pontas soltas, desaparecendo com problemas que momentos antes eram criciais, sem explicação nenhuma.

Um livro muito bem desenvolvido narrativa mente falando, com personagens carismáticos e nem um pouco esquecíveis, mas com um final curto e decepcionante.
Bruna.Bravin 15/04/2018minha estante
Normalmente o final de livros (principalmente o primeiro de alguma saga) deixa a desejar, mas é pra dar abertura e o próximo ser melhor ainda kkkkkk

Lucas.Tozzi 15/04/2018minha estante
Posso até concordar, mas assim... Achei bem mal construído

Nathi 01/06/2012

Apesar de todas as críticas negativas que li sobre Eragon, eu amei o livro. Tipo... É espetacular!

Muita gente falou mal, e por causa de quem? Isso, Senhor dos Anéis. Eu sou meio suspeita para falar quanto às obras de Tolkien, pois não consegui chegar ao fim nem de seu primeiro livro da trilogia. Isso devido ao tempo que eu tinha pra ler (peguei emprestado), e pelo livro ser d-e-m-a-s-i-a-d-a-m-e-n-t-e detalhista, o que me incomodou d-e-m-a-i-s. Estava pensando aqui em outro bom motivo, e acho que fiquei com medo de ficar como essas pessoas fanáticas pela obra de Tolkien: leram Senhor dos Anéis, ou o Hobbit, e a partir daí, mais nenhum livro de ficção tem qualidade, acham que tudo é cópia dele.

Insuportável. Todo livro ficcional/de aventura que vou ver a resenha tem lá um chato dizendo que tudo isso já foi escrito no Senhor dos Anéis. Por favor, né?!

Enfim, passado isso, que eu estava doida pra digitar aqui, quero falar enfim, do Eragon.

Inicialmente, gostaria de dizer que nunca li outro livro que envolvia dragões nas suas histórias. Apesar de serem criaturas muito conhecidas, não me lembro de nenhum livro que li que tenha dragões. Vi dragões em alguns desenhos, e em algumas lendas chinesas. Só.

A partir disso, achei interessantíssima a história com os tais de dragões. Gostei da relação dragão-cavaleiro, gostei de Eragon, gostei do cenário, gostei da narrativa, gostei dos capítulos curtos, enfim gostei de praticamente tudo.

Durante o livro confesso que senti a Saphira, que é o dragão, meio inútil. Ia dar quatro estrelinhas no livro pelo Skoob por causa disso, mas resolvi dar um desconto, afinal ela é novíssima, e é o primeiro livro, então a Saphira tem muito que se desenvolver ainda. Por isso cinco estrelinhas!

Enfim, super-recomendado, um livro muito agradável de ler. Não é uma leitura pesada, ótima para quem está iniciando em livros com ambientes medievais.
Izaias C 12/06/2012minha estante
gostei da resenha!
e se você está começando a ler livros com ambientes medievais, acostume-se com a quantidade de detalhes!
é meio que uma técnica dos escritores, para que os leitores consigam se habituar no local, além de imaginarem nas cenas.

Ric 14/06/2012minha estante

Perfeito Nathy, vc falou tudo.

Carlos 12/07/2016

Decepcionante
História extremamente cansativa, repete inúmeras vezes apenas trocando o local e o problema que o protagonista causa
Personagens fracos, até a Saphira se torna chata por causa de seu amor incondicional por Eragon. O autor utiliza os Orcs pra criar os Urgals, que são completamente idênticos.
*Bônus: Além de massante, o autor estica a história, Saphira, um dragão enorme, não é capaz de carregar água ou uma pessoa a mais nas costas, o que torna as viagens incrivelmente gigantes e chatas.
Infelizmente comprei a coleção toda na internet, me arrependo porque não consigo ler de forma alguma o segundo livro, imagina o terceiro ou o quarto.
Felipe 03/08/2016minha estante
Discordo

Eriks.Jhony 28/04/2017minha estante
Entra em contato comigo que compro a coleção na sua mão: 73 988885738

Igor Escobar 10/12/2009

Lindo.
Sem palavras para este livro. Demorei um pouco para ler, mas me apaixonei pela história do início ao fim. A relação entre cavaleiro e dragão e tudo o que se passa na cabeça dos dois. A forma como eles lidam com os conflitos e seus valores, é simplesmente encantador.
Aline Maia 10/12/2009minha estante
ai Éragon é tão boom *o*

Gabi Araujo 16/12/2009minha estante
Acabeeei de comprar a coleção... não vejo a hora de chegar! *-*

*tássia* 09/03/2012minha estante
Oi, estou querendo muito ler esse livro mas tenho receio de não gostar ele é mesmo bom?

Igor Escobar 09/03/2012minha estante
Minha resenha ta aí, gostei sim! :)

Tamirez | @resenhandosonhos 19/08/2018

ERAGON
O Ciclo da Herança estourou numa época em que eu não estava lendo muito e, portanto, perdi a fase. Porém, como boa obra que marca, sua reputação dura mais que somente o seu lançamento. Em 2016 eu adquiri o box com os quatro livros e deixei eles na estante, até que essa no surgiu um projeto de leitura no qual eu resolvi me aventurar.

Eragon traz a típica jornada do herói. O garoto underdog que descobre algo magnífico e que acaba por sair em uma jornada em direção à alguma coisa magnífica. Existe uma penca de livros assim, então porque Eragon é especial? Primeiro de tudo é pela mitologia criada. O mundo é super vasto e há certamente muita coisa para se desenvolver aqui. E, a segunda, e talvez a mais importante, é que o autor tinha apenas 15 anos quando escreveu a história, e mesmo assim apresentou esse universo pro leitor.

É claro que a idade tem também seus pontos negativos. Há vários aspectos na história que parecem falhos em alguns momentos. Eragon, por exemplo, tem uma volatilidade grande de personalidade e hora está temeroso, hora está impondo regras. Outra coisa é que há sempre alguém mais velho e com mais conhecimento passando as informações pra ele, quase como um tutor. Se algo acontece, a pessoa é substituída por outro, ele nunca está fazendo as descobertas sozinhas e a tudo é passado através da boca de alguém.

“Uma única palavra ressoou em sua cabeça, de modo intenso e claro. Eragon.”

Todos os personagens são muito cheios de segredos e as revelações vem vindo ao longo da narrativa. Algumas são importantes e outras só servem como artifício de expectativa. Confesso que em certo momento, assim como a passagem de informações, me incomodou um pouco. Pra quem já leu diversos livros de fantasia e está acostumado com jornadas do herói, Eragon não vai ser uma surpresa. Entretanto, a escrita é muito boa e, mesmo com a pouca idade, Paolini soube desenvolver a sua trama muito bem, criando um mundo vasto que retém muitos segredos.

Eu não sabia quase nada sobre a história e minha primeira surpresa foi o fato de que Eragon era o garoto e não o dragão. Saphira, uma dragão fêmea, é na verdade quem ilustra a capa com todo o seu charme. E, pelas capas, já é possível prever que teremos mais desses seres em breve. Ela é sem dúvida mais estrela que o próprio garoto. Os diálogos dos dois ou dela falando através de pensamentos com Eragon são hilários e Saphira certamente tem um senso de humor muito bom. Há um leve alívio cômico vindo da parte dela e eu gosto bastante disso.

Brom foi um dos personagens que mais gostei. Ele me lembrou inclusive um personagem de mesmo nome da Saga do Assassino e achei interessante conhecer a sua história. As lendas envolvendo os Cavaleiros de Dragões, o próprio Rei, o nome de Eragon e a espada Zar’roc dão um “q” a mais na história e dão um tom mais pesado e concreto à narrativa. É um mundo encorpado e é através de todos esses acréscimos e lendas que vemos a dimensão disso.

Tive meus momentos de amor e ódio com Eragon. Ela é um garoto esperto que se faz de bobo, basicamente. Quando ele quer, ele saca muito bem tudo ao seu redor, mas também não perde a oportunidade de tomar algumas posições questionáveis. E, além desse ponto inicial e jornada, há um grande conflito político aqui. Há rebeliões, grupos querendo atacar e o laço do reino é muito tênue, fazendo com que tudo se interligue.

Não achei o final surpreendente, mas certamente fiquei curiosa para seguir em frente com a leitura. A proposta do projeto #QueroTerUmDragão era de ler um livro por trimestre e por enquanto consegui me controlar pra seguir isso. Em abril pretendo dar continuidade com Eldest, o segundo livro, e certamente vou contar pra vocês o que eu achar. Todo mundo que me recomendou a série disse que a cada livro o crescimento é visível, pois o autor também envelheceu e ficou mais maduro escrevendo a trama. E eu estou ansiosa pra descobrir se isso realmente vai acontecer.

O Ciclo da Herança foi concebido originalmente como uma trilogia, mas muito tempo depois ganhou um capítulo final, o que não agradou a todos os fãs. Enquanto metade repudia o quarto livro, outro o veneram e quero muito descobrir em que lado eu vou me encaixar.

site: http://resenhandosonhos.com/eragon-christopher-paolini/
Aline.Pereira 19/08/2018minha estante
Ótima resenha. Li os livros há anos e qd o último foi lançado em português eu reli os anteriores. Não sei se foi por nostalgia, mas os dois primeiros ainda são meis preferidos. Espero que gosto da continuação, inclusive o quarto livro :D só mais uma coisa: fuja do filme! Kkkkkk

Bruno.Siqueira 16/11/2018minha estante
Estou prestes a embarcar na aventura de Eragon e sua resenha foi impar, fiquei ainda mais motivado.

Gustavorf 12/12/2011

Um livro para ler sem preconceito.
Não vou discorrer sobre a história do livro, até por que faz algum tempo que o li.

Quando comecei a ler Eragon, eu estava escrevendo o meu livro e, enquanto o lia, pensei exatamente essas palavras: esse livro vou usar como um exemplo do que NÃO escrever.

Não gostei muito da história no começo, mas, principalmente, não gostei do estilo de escrita do Paollini. Já havia lido a saga d'O Senhor dos Anéis duas vezes e, para os fãs desta série, Eragon chega a ser decepcionante em alguns pontos, mas não por que a história é ruim, mas sim por que ele usou muitas ideias do Tolkien sem nem mesmo adapát-las à sua história. Simplesmente fez um Ctrl + C, Ctrl + V e pronto. Alguns nomes ele teve o dom de mudar apenas uma ou outra letra e então colocou lá. A línguagem antiga é outra "decepção", falha, sem base ou um fundamento, várias palavras jogadas com um significado inventado. Está claro que ele já leu Tolkien e tentou criar algo parecido com o universo dele, mas não chega perto da genialidade de Tolkien. Com isso, não digo que ele é um mal autor, mas sim que Tolkien está acima dos padrões comuns.

A história em si é boa e teria muito menos críticas se ele não tivesse tentado fazer algo parecido com Tolkien. Que ele criasse sua história com suas ideias, até mesmo pegando algumas coisas, mas adaptando-as e moldando-as às suas ideias, não tentando adaptar sua história às ideias do Tolkien.

Uma coisa que me incomodou no começo, como disse antes, foi o estilo de escrita. Não é ruim, ele sabe detalhar e colocar a imaginação em palavras, criou as personagens com personalidade, diferenciando bem uma da outra, mas a forma como ele escreve é pouco madura para o tipo de literatura que ele quis criar.
Porém, estilo de escrita é como opinião. Cada um tem o seu e não devemos criticar a forma como alguém escreve. Não há certo ou errado.
Em um balanço geral, acredito que a história tenha mais pontos negativos que positivos, sendo os negativos, para mim, apenas os que citei aqui.
Recomendo como uma boa leitura, gosto muito da série, mas, como disse no título, é um livro para se ler sem ideias pré-formadas ou espectativas.
Nícolas Reis 13/12/2011minha estante
de fato, é ridículo tentar "copiar" Tolkien, por melhor que seja o autor e por mais que ele tenha estudado Tolkien o primeiro nunca chegará a sua genialidade, um grande exemplo disto é Christopher Tolkien que mesmo sendo seu próprio filho e editando sua própria obra vemos que, por exemplo, Contos Inacabados é de uma narrativa muito massante e não tem a mesma "vida" que uma obra como SdA ou O Hobbit que foram publicadas enquanto nosso ilustre Tolkien estava encarnado.

Bergamim 22/07/2020minha estante
Comecei a ler agora, li só 10 páginas e não gostei da escrita, vou abandonar, mas pode ser que algum dia eu dê uma nova chance.

Mateus 20/09/2023

Saphira é a protagonista!
Conhecemos Eragon e sua dragão Saphira enquanto viajam e buscam conhecimento e fogem do reino. O inicio é bem parado e levemente tedioso porém após toda a introdução necessária nos deparamos com uma história de aprendizado, amizade e confiança, o amadurecimento dos personagens é nítido e em como após acontecimentos importantes eles mudam e se revigora.
Eragon consegue ser chato em alguns momentos mas que adolescente não é? Murtagh, Brom e Saphira são como chantilly no café, suave e cai super bem, carismáticos e sensatos, sem contar com a narrativa do livro, bem detalhada e aconchegante.
Não é um livro de leitura rápida mas sim uma leitura para ler e esquecer do mundo afora e ressaltando que os dragões e suas tramas são o ponto chave.
joaodobrandino 20/09/2023minha estante
Concordo não ser um livro de leitura rápida pois o bonito demorou literalmente mais de 1 ano

Mateus 20/09/2023minha estante
Eu li 120 páginas em 2018 e só terminei hoje KKKKKKKKKKKKKKK

Stevan.Lima 06/06/2013minha estante
Ótima resenha. Me tirou a dúvida se valia a pena ler Eragon. (Sim, irei ler e pelo visto vou ler toda a série :D)

Tissa 17/06/2013minha estante
haha obrigado! Eragon é um ótimo começo, para uma otima saga, segundo o que eu mesma estou provando!

Thay 29/02/2024

Um ótimo livro, impressionante a mente do Paolini com 15 anos pensar em tudo isso e escrever um bom livro. Amei a construção da relação do Eragon e da Saphira, o Murtagh um dos meus personagens favoritos (por favor não seja ele a trair o Eragon), Angela e Solembum são incríveis e queria conhecer mais da Arya. Ansiosa pra ler o segundo livro.
Deysiane 29/02/2024minha estante
O segundo é ótimo tbm ?

Thay 29/02/2024minha estante
ansiosa que sou já comecei hoje mesmo ?

Meri 04/04/2017minha estante
Eu ainda não li ,mas agora estou com pressentimento que não vai ser como a trama de Percy Jakson que é incrível

Dioni 30/08/2016

Deixou a desejar
Apesar de criar um mundo bastante complexo, não achei nada que se destacasse dos demais livros de fantasia. É a mesma história da jornada do herói de sempre.
vanessa 01/09/2016minha estante
tinha curiosidade desse, nao lerei entao

@estantedaali 10/01/2013

Tenho uma bela história com esse livro, comecei a ler ele e adorei de cara, fui indo até que chegou mais ou menos na metade do livro e ele começou a ficar cansativo, são mais ou menos 100 à 150 páginas de uma enrolação desnecessária, viaja daqui, viaja dali, muitos detalhes desinteressantes, pelo menos para mim. Daí nessa época de "chatisse" do livro, parei de lê-lo, nunca faço isso com os livros pois gosto de começar e acabar sem grandes pausas, mas com esse não deu, perdi a vontade de acabar de ler.
Meses depois recomecei a ler e daí tive coragem para engrenar e passar logo da parte "chata" para a parte fantasiosamente emocionante, e tipo do nada que sai da "chatisse" pro emocionante e isso te dá vontade de devorar o livro todo e saber do final.
Não me arrependo de ter continuado lendo porque a história é maravilhosa (pretendo ler os outros livros da coleção Ciclo da Herança) e gostei bastante do jeito do autor escrever, sem ter pressa, não se importando com o numero de páginas, querendo aproveitar ao máximo as "cenas" do livro.

Mais no Smart Girl http://alisson-aline.blogspot.com.br/2012/09/livro-eragon.html
apl 13/01/2013minha estante
Então podem ler pq é simplesmente excepcional, e que se dizer de Roran? o melhor personagem de todos contos já criados. o triste é terem feito um filme tão ridículo que nas mãos de Peter Jackson para no mínimo se equiparar a senhor dos aneis, e fica a legião de fãs na esperança de um rameke e a continuação.