Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

Ly 02/09/2009

Épico e mágico. Primeiro livro da original Trilogia a Herança o que é agora o Cliclo a Herança. Uma aventura emocinante.

Homero 02/09/2009

Mágico!
esse livro é Mágico!
muito muito bom!
o C.P. começo muuito bem o ciclo A Herança!
o livro é maravilhoso!!

Leonardo.costa 25/09/2009

Eu quero um dragão pra mim
Li este livro após ver o filme, que por sinal é um lixo, mas confiei que o livro se saíria melhor. Não me decepcionei. Antes de escrever esta resenha, li muitas outras de gente que ficou decepcionada, principalmente, por esperar algo mais original. Uma dica para ler um livro e ser feliz: esqueça a originalidade, leia e seja feliz.

Vários compararam com a série Star Wars. Pois bem, quando criança eu sempre ouvia que era um mero filme de capa e espada com uma roupagem de ficção científica. Então pararmos para pensar, descobriremos que nem Star Wars, nem Senhor dos Anéis são obras completamentes originais.

Não dou cinco estrelas porque a narrativa em vários momentos perde um pouco do passo. Os personagens guardam muitos segredos e isso irrita um pouco. Fica a sensação de novela, onde tudo se resolve no último capítulo. Concordo que os personagens são pouco explorados. Mas apesar disso o livro continua valendo a pena.

Uma coisa interessante, só lembrei destes, mas com certeza tem mais.

Elfos belos: Senhor dos Anéis, Eragon, Warcraft 3 (game)
Elfos feios: Harry Potter, A história sem fim

Márcio Tigre 09/01/2010

Aluguei o filme do "Eragon", achei bem fraquinho, mas vários elementos da história me chamaram a atenção, principalmente por adorar o genero medieval, imaginando o quanto teria sido cortado no filme resolvi ler o livro e qual não foi minha surpresa em saber que os dois eram bem diferentes!
A história me envolveu, com certeza gostei muito, também me impressionou a idade do autor na época.

Andréa 06/10/2009

Excelente....
Um livro que prende o leitor do começo ao fim, é um mundo de fantasias que quando entramos não queremos mais sair... Quem assistiu ao filme pode ter se desinteressado pela leitura, mas o livro é uma coisa completamente diferente, muito mais envolvente. Um livro cheio de suspense e com muitas lições que nos fazem pensar.

Stanlay23 29/10/2009

Um historia que se desenvolve muito bem e nos faz ficar muito interessados no que está na página seguinte.
gosto deste tipo de leitura e por isso este livro estrá entre um dos meus favoritos.

Bartolotto. 06/07/2010

Muito bom.
Esse livro é extremamente interessante, em alguns momento ele até pode ser cansativo, mas com certeza é bom. O fato do autor ter criado todo um mundo novo, com línguas diferentes para cada raça, costumes, clãs, tudo, ele criou tudo e por isso quer passar todas essas informações, mesmo que as vezes seja tedioso. Mas os detalhes passam uma realidade absurda dos fatos. É como se você estivesse lá de verdade. A apresentação dos personagens é muito boa, voce quer saber quem são, da onde são, qual a história deles, eles despertam interesse. Paolini pode até enrolar um pouco em alguns momentos, mas começou muito bem essa trilogia.

WicCaesar 18/03/2010

Safira opaca
Desde o lançamento de Eragon no Brasil, antes mesmo dos outros volumes, eu tive a vontade de conhecer a história pelo muito que ouvi falar a respeito. Só fui ter um exemplar deste livro muitos anos depois, depois do meu senso crítico ter ficado mais apurado. O que é uma pena, porque acabei detestando a história que tinha prendido minha atenção antes mesmo de saber o nome do protagonista.

Paolini tenta seguir um estilo similar ao de Tolkien, colocando os heróis numa jornada até uma terra longínqua. No caminho, se deparam com seres que falam em outro idioma diferente da língua geral, mas o léxico e a vontade de Paolini de criar idiomas diferentes é limitada a duas folhas com traduções nas últimas páginas do livro.

Na verdade, eu não detestei, apenas achei mais um livro infantojuvenil bem fraco, com diversos clichês (o pobre menino que é abandonado pelos pais verdadeiros, fica órfão dos pais de criação, não resta ninguém para ajudá-lo, surge um mentor que o introduz a uma missão, surge uma figura que levanta suspeita, a nova personagem é leal/traidora etc).

A quantidade de coisas que acontece em cada capítulo é tamanha que em poucas páginas você consegue deduzir o que acontecerá em seguida, tudo é muito repetitivo, inclusive as atitudes de Brom e Saphira que deveriam ser os mais sábios da história.

O livro ficaria melhor se tivesse ilustrações das personagens, talvez para desviar a atenção ou apenas para o deslumbre de dragões, ao qual eu cedo.

Lozinha 05/11/2009

encantador
eu amei ler este livro ta certo que nâo parece nada com o filme e que o filme nem chega perto deste livro pois quem sabe ler e ver a magia na leitura sabe que este livro é ENCANTADOR como eu queria ser um cavaleiro de dragâo...rsrsrrsr

Phaela 16/04/2010

Eragon : ciclo da herança
Se você se interessou pelo livro, mas desistiu de ler quando viu o filme, saiba que nem tudo está perdido. Isso mesmo, apesar de se tratar da mesma história, elas acabam sendo contadas de maneiras diferentes.
O livro do autor Christopher Paolini, que tinha apenas 15 anos quando começou a escrever a obra, se inspiro na fantástica trilogia do anel de J.R.R. Tolkien, “O Senhor dos Anéis", apesar de terem características bem diferentes.
A trilogia de Paolini conta a história de Eragon um jovem camponês de 16 anos, que encontra um ovo de dragão, numa de suas fracassadas caçadas, quando o ovo eclodedá origem a saphira, um dragão fêmea azul que o escolhe para ser seu cavaleiro, os dois se torna grandes amigos, e tem suas vidas mudadas para sempre.
Eragon é forçado a deixar para trás sua tranqüila vida de camponês e fugir, quando o Rei Galbatorix e suas forças malignas começam a persegui-los.
Ajudado por Brom um ex cavaleiro de dragão, aprende a lutar e usar magia, e os dois partem numa incrível e perigosa jornada.
Durante a história Eragon evolui, e se torna mais forte, aprende a se virar sozinho e a fazer grandes escolhas que podem ter perigosas conseqüências. O livro traduz os sentimentos de uma geração jovem, que tem que crescer e aprender a se tornar responsável.
Repleta de ação e emoção, a jornada de Eragon é incrível, e com certeza prende a atenção dos leitores, com seres, lugares e línguas diferentes.
O livro conta com um mapa de Alagaësia, e com dicionários dos indiomas falados, e uma pequena ajuda de como se pronunciar os nomes.
Diferente do roteiro do filme, o livro de Eragon é bem mais complexo e emocionante, vale a pena conferir com certeza.

Para os mais atentos não será difícil perceber a semelhança entre a trilogia do anel e a trilogia da herança, como é chamado a trilogia de Paolini, mas se analisarmos bem, também uma certa inspiração na saga de STAR WAR, onde os cavaleiros de dragões são como os Jedi, Galbatorix o rebelde, lembra Anakin Skywalker/ Darth Vader e por ultimo Eragon e Brom são muito parecidos com Luke Skywalker e seu mestre Obi-Wan Kenobi.
O segundo livro, é "Eldest", e "Brisingr" é o terceiro e penúltimo livro do Ciclo da Herança, Brisingr seria o último livro da série, porém, devido ao tamanho que está tomando a sequência de Eldest, o próprio escritor renomeou a saga (antes Trilogia da Herança) de o Ciclo da Herança, separando o que estava previsto como um último livro em dois volumes, sobre o 4º livro sabe-se pouco mas já divulgaram a capa e o título ele se chamará "Eldunari" . A capa será verde, com um dragão verde esmeralda.
:D

Leonel 30/12/2009

"Eragon" não é uma obra-prima, como a resenha do New York Times no verso do livro diz - e essa foi a razão pela qual eu escolhi comprar esse livro, e não "O Ladrão de Raios". É a estreia de um autor jovem, que ainda precisa dominar a escrita e, sinceramente, aprender a escrever melhor. Além do mais, a influência de "O Senhor dos Anéis" beira o absurdo: os Ra'zac são os Espectros do Anel de Alagaësia, os elfos chegaram ao mundo e partiram por meio de barcos, e Galbatorix tem uma trajetória muito parecida com Sauron. Nesses pontos, Paolini podia ter sido mais original.
No entanto, não é tão ruim. Depois de certo ponto, no meio, o livro se torna cativante, e a história fica um pouco melhor. A verdade é que "Eragon" não é bem escrito, a história é previsível e o desenvolvimento dos personagens é raso. Mas, felizmente, Paolini apresentou uns elementos interessantes que me fizeram ler o livro rapidamente, e com gosto: a conexão entre Eragon e Saphira, embora surja de repente e não seja bem explicada, é interessante, e Saphira se torna facilmente um personagem adorável. A herbolária Angela e Solembum, o menino-gato, também são personagens muito interessantes. E mais ao final, quando Eragon chega a um destino estranho, o livro melhora consideravelmente e a história se torna interessante.
Enfim, espero que esse cara, Christopher Paolini, consiga desenvolver melhor sua escrita nos próximos livros. Ele tem potencial, de verdade. Só precisa parar de se espelhar em outros livros de fantasia e criar seu próprio mundo. No final, "Eragon" me deixou ansioso para ler os outros livros da tal Trilogia da Herança, que devem ficar cada vez melhores.
Agora vou parar por aqui porque essa resenha já tá enorme, uhauhauha.

Thairiny 31/08/2012

O que pensei ao ler Eragon
Quando li este livro pela primeira vez, senti o grande potencial do autor. Sabia que apesar das inúmeras "pontas soltas" existentes e da obviedade da história, Christopher Paolini havia dado esperança aos seus leitores. Esperança de ter suas histórias acabadas. Confesso que perdi muito tempo imaginando capítulos extras, sonhando com conflitos internos de Eragon que poderiam ter sido abordados. As descrições extensas deixaram a narrativa lenta e maçante, tirando do leitor a liberdade de imaginar os cenários. Depois de reler a obra, percebi a confusão ao descrever os diversos ambientes geográficos. Tinha esperanças de que todas essas falhas, principalmente o excesso de descrições, fossem resolvidas nos outros livros e, para a minha decepção, a história se tornou ainda mais descritiva e densa. A linguagem evoluiu, mas os livros deixaram a desejar.

Goldshipmax 08/02/2010

Muito Bom !!!!
Nunca tinha ouvido falar deste autor e me surpreendi muito, o livro faz voce viajar inteiramente na história, muito melhor que o filme, claro, como todo livro que vira filme. Recomendado para quem gosta de aventuras épicas.

Jamille Santos 08/09/2010

Eragon
O livro tem um inicio um pouco diferente do filme embora esteja achando que o autor detalha demais algumas coisas que poderiam ser mais suscitas estou gostando da leitura. Depois da pagina 150 a historia começa a esquentar e trás pequenas aventuras de Eragon que não são mostradas no filme e isso tá fazendo com que a leitura decorra mais depressa.