Eragon

Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

ClaOex 29/07/2022

Eragon, um livro com uma boa história, mas umPoucoEntediante
O livro até é bom, a ideia era boa, só que eu achei uma leitura meio cansativa no início, o que me deixou com muita ressaca. Entretanto, a história começou a fluir por volta das páginas 100/150. Porém, essa mesma fantasia, durou pouco= mais ressaca kkkk
Todavia, a fantasia e emoção que eu tanto queria ver no desenvolver da vida de Eragon, mesmo que tenha demorado, chegou. No qual, mesmo que em poucas páginas (comparado com o tamanho do livro) trouxe aquele conforto esperado, e um final até que interessante.
Não sei se compraria o restante da saga, por medo de ser entediante, mas é um bom livro e que talvez indicaria para um amigo..
Joy 09/08/2022minha estante
Os próximos livros são melhores. Se arrisque comprando, vai adorar.

-Koraline 20/07/2022

#MLI2022 - Enseada dos Decaídos - Ossos - Um livro que alguém te recomendou, mas você está enrolando para ler.
Eragon está na minha estante desde 2016, e definitivamente o livro que mais enrolei para pegar, então se encaixa perfeitamente nesse desafio. A história traz uma aventura bastante épica, o universo é extremamente interessante, e como livro introdutório, abre portas para um mundo bastante complexo, porém, a jornada da protagonista em si é um pouco cansativa e um tanto repetitiva, sendo que eles basicamente só viajam, até a parte final, que com certeza foi a parte que mais explicou do universo, teve mais ação, e foi o que me deixou com vontade de continuar a saga.
Bre 09/02/2024minha estante
O senhor dos anéis é também um livro extenso com muita viagem e pouca ação. E o mais incrível já escrito. Nunca vi uma história com tanta caminhada!

Anna 25/10/2021

eu não ia fazer resenha desse livro, mas achei que seria justo trazer um pouco mais de visibilidade em cima dele! eragon é um livro que eu sempre dizia que ia ler, mas nunca efetivamente lia. até que eu recebi ele da @editorarocco e foi o empurrão que eu precisava.
confesso que gostei muito da história como um todo, fazia muito tempo que eu não lia um high fantasy que era realmente lento, descritivo e mais medieval. eu sempre gostei muito do tolkien e do sapkowski, achei que eragon foi bem nessa pegada de narrativa. as semelhanças com senhor dos anéis são bem claras, mas o universo e a aventura é diferente o suficiente, embora tenha aquele enredo clichê do “escolhido”.

de toda forma, foi uma leitura bastante agradável, mesmo que mais lenta do que a média em outros livros de fantasia contemporânea. o que mais me agrada nele são os personagens, principalmente a dinâmica do eragon, da saphira - a dragoa - e do brom - o mentor de eragon na jornada. queria destacar a dinâmica entre eragon e saphira, que você acompanha a evolução à medida que passa as passa as páginas. gosto de eragon como protagonista também, confesso que ele me fez raiva muitas vezes ao longo do livro, mas é fácil de compreender suas motivações, visto que ele é apenas um adolescente.

acho que eragon é um ótimo livro para quem quer começar a ler fantasias medievais como as dos já citados, tolkien e sapkowski, uma vez que a linguagem é bem mais simples do que desses dois últimos. é uma boa indicação para quem está iniciando na vida de leitura, visto que a classificação dele é 10 anos.
enfim, sei que não é o tipo de livro que a maioria dos bookstans gostam, mas é sempre válido apresentar outros tipos de narrativa que não sejam as hypadas do momento.

site: https://www.instagram.com/p/CTNpHbML3jx/?utm_source=ig_web_copy_link
Abduzindolivros 25/10/2021minha estante
Essa série é muito boa

Lucas.Costa 26/10/2023

Venha amar a Safira
Primeiro livro "de verdade" que li, nunca consegui focar em um livro, até conseguia ler HQs e era forçado a ler os livros da escola.
Mas com Eragon, pude explorar um mundo fantástico e num momento de vida que o que mais precisava era disso, uma fuga dos meus problemas da adolescência.
Sou muito grato a essa obra
#Anafox 26/10/2023minha estante
É uma saga encantadora, e fecha a história bem redondinho??

Ramyrez 26/08/2023

Esperava mais
Livro tem uma criação de universo e enredo bem bacana, porem é extremamente massante e repetitivo. Todo capitulo se parece com o anterior, e as mesma coisas acontecem, onde o livro se desenrola apenas nos capítulos finais.
Kelvin988 02/09/2023minha estante
Tbm achei meio cansativo esse primeiro livro, espero que os próximos tenham um ritmo mais acelerado

Yago 20/12/2022

É bom, mas vai depender do gosto do leitor.
Consegui terminar! Gostei muito do livro para quem gosta de lutas, fantasias, idade média e dragões, mas tem algumas partes que enrolam um pouco. Muitos capítulos são fugas e viagens pela Alagaësia, mas como é um livro de fantasia, é de se esperar um pouco de enrolação. Muitas coisas interessantes parecem que vão acontecer no próximo livro, e muitos plot twists também. Estou ansioso para ler Brisingr daqui a um tempo :)
Yago 20/12/2022minha estante
Uma errata: eu errei a continuação, e disse o nome da continuação número 3 ao invés da 2. O 2° livro da saga é Eldest.

K.G | @kennedy guedes 29/04/2022

UM LIVRO PRO EU DE 10 ANOS ATRAS
Porque o jovem leitor que havia em mim com certeza teria AMADO, já o velho eu infelizmente TEM MAIS CRITICAS QUE ELOGIOS ao inicio dessa saga.

Eragon esta longe de ser um livro ruim, não me entenda mal, mas pra mim, ele envelheceu mal
Digo isso porque e uma historia cheia dos clichês que hoje em dia já não tenho mais saco, que não fazem mais meus olhos brilharem. Ai queria tanto ter gostado mais. SABE QUANDO VOCE QUERIA TER GOSTADO? TO COM ESSA SENSAÇÃO.

Mas ERAGON me passou a sensação de " POTENCIAL DESPERDIÇADO" De um livro que poderia ser incrivel, mas é EXTREMAMENTE PARADO, e nada acontece. PASSAMOS QUASE 90% DO LIVRO COM APENAS 3 PERSONAGENS, e com o foco basicamente todo na jornada do eragon pra se tornar um cavaleiro de dragao.

eles passam quase o livro todo ANDANDO PRA LÁ E PRA CÁ, SEM UM OBJETIVO, SEM RUMO, SEM SABER O QUE FAZER, de vez em quando sendo atacados por uns ou outros, enquanto a SAFIRA CRESCE E ERAGON AMADURECE.

FALTA AGILIDADE, DINAMISMO, AÇÃO, CARISMA.... É TUDO TAO ARRASTADO. PREVISIVEL. Até a safira me decepcionou.

O eragon e aquele tipo de protagonista " MESSIAS" com todas as habilidades que alguem poderia ter, que supera tudo e a todos, mesmo sem saber como faz isso, ou de onde vem esse poder

Sabe nao é ruim, mas é uma estrutura narrativa BEM ANOS 2000, e por isso digo que nao envelheceu bem.

Mas apesar disso, NÃO É RUIM, só é uma historia mais " primaria" do que eu esperava.
CONTUDO, ainda recomendo pra quem ta começando na leitura do genero.
Flaviana 01/05/2022minha estante
Li ano passado e tbm tive essa impressão de que deveria ter lido há uns 10 anos...rsrsrs... hoje em dia me sinto velha demais pra ler uma porrada de livros de aventura juvenis!

Andreia Santana 19/10/2011

A saga do cavaleiro e do dragão
Por ter uma certa quedinha por São Jorge, tenho também um grande fascínio por histórias de cavaleiros e dragões. Por gostar do tema, frequentemente me interesso em ler sobre a Idade Média das lendas arturianas (aquelas sobre o rei Arthur e a Távola Redonda) e também me diverto muito com histórias infanto-juvenis sobre dragões, cavaleiros e batalhas mágicas, no melhor estilo do mago Merlin. Esse é o folclore britânico, de origem celta, que não tem necessariamente relação conosco. Mas, o fato de defender que o ensino da História ou da literatura priorizem a cultura nordestina, brasileira, não significa que feche os olhos para a beleza de outras mitologias.

Toda boa história (seja real ou inventada) merece ser contada. Além disso, São Jorge, apesar de ter nascido na Capadócia, é “brasileiríssimo”. Não há uma casa no Nordeste que não tenha uma imagem de gesso ou gravura do santo cavaleiro. Não tem quem não se apegue a ele na hora de enfrentar os “dragões da maldade que voam por aí”.

O interesse por histórias de cavaleiros, dragões e batalhas épicas me levaram até Eragon, o primeiro livro da chamada Saga da Herança. A intenção original era presentar meu filho. Mas livro é o tipo de presente que por mais que tenha um dono, é compartilhado por diversas pessoas. Li os três volumes, o segundo – Eldest – é o mais dramático dos três. A saga terá quatro livros ao todo, sendo que o quarto ainda está em processo de construção pelo seu autor, um rapaz que, se não me falha a memória deve ter uns 21/ 22 anos, no máximo.

Eragon foi escrito quando Christopher Paolini tinha 15 anos! Meu interesse original pela obra também veio daí. Como alguém tão jovem poderia escrever uma história complexa, que mexe com a rica e intrincada mitologia celta? É inegável que Christopher bebe na fonte de J.R.R. Tolkien, mas vai muito além e também cria o seu próprio mundo, a Alagäesia, e seus próprios povos, Varden, Urgals, Raza’cs, para conviver com os já tradicionais elfos, anões e dragões, além dos humanos.

A história de Eragon, um adolescente que trabalhava numa fazenda e que se torna cavaleiro ao encontrar um ovo de dragão, é infinitamente superior a de Harry Potter, sem que com isso esteja dizendo que Harry Potter não merece ser lido. Li os sete. J.K Rouling tem o mérito de ter desencadeado esse grande boom que tirou a literatura infanto-juvenil da posição de um gênero menor e fez com que grandes autores, como Roald Dahl e o próprio Tolkien fossem redescobertos. No entanto, Eragon é mais criativo, emocionante, tanto para o seu público-alvo quanto para os adultos calejados, mas que precisam da sua cota diária de fantasia. É também mais filosófico.

Os conflitos étnicos na Alagäesia, que reproduzem conflitos do nosso mundo real, são mais consistentes. Além disso, Eragon é humano, luta para libertar outros humanos da tirania de um rei. Tirania essa, que não deve nada a diversas outras formas de dominação que todos nós conhecemos. Fosse na época da caça às bruxas, o senador McCarthy com certeza proibiria o livro, taxando-o de “defender ideias libertárias extremamente subversivas”.

Fico me perguntando que tipo de livros Christopher Paolini andou lendo enquanto crescia a ponto de ter se tornado o autor de uma obra que eu esperaria de um escritor mais velho, calejado e não de um adoleste! Acredito que foram os livros certos.

Para o padrão médio norte-americano, Eragon é transgressor. Antes até dos americanos elegerem seu primeiro presidente negro, esse autor adolescente coloca uma jovem negra como uma das rainhas mais poderosas da sua saga. Subvertendo a ordem estabelecida pela tradição cristã, inclusive aquelas lendas sobre o próprio São Jorge, os dragões não são vilões que destroem cidades e pessoas, mas os herois da narrativa. Criaturas antigas e sábias, porém livres, que não se submetem.

O livro é ficção, fantasia, deleite, tem descrições até sangrentas de batalhas, mas é também comprometido com uma ideologia que em nada lembra o liberalismo econômico dos EUA ou o capitalismo selvagem da nossa sociedade. É importante dizer isso, porque Christopher Paolini é um adolescente comum, desses que vão ao shopping, ao cinema e comem McDonald’s, mas ele não é só um adolescente comum, ele é alguém que tem o que dizer.

Eragon é um personagem que fala para crianças do século XXI, capazes de pensar e analisar criticamente o mundo onde vivem. Pelo menos, é o que esperamos das nossas crianças, que sejam capazes de analisar criticamente esse mundo e quem sabe, construir um futuro melhor.

Em uma terra arrasada, Eragon é uma esperança de salvação. E esperança é algo que seja na ficção ou na realidade, sempre estamos precisando. Apesar da complexidade da história, a Saga da Herança não é uma obra “cabeção” ou pseudo-intelectual. Ela só não subestima a inteligência dos leitores, como algumas obras fazem. Tem magia de sobra para encantar tanto quem busca apenas diversão, quanto para os que desejam um bom material de debate e reflexão.

O primeiro livro foi adaptado para o cinema, mas o filme deixa a desejar. Melhor ficar com a obra escrita, muito superior. O filme Eragon, mesmo tendo atores como Jeremy Irons e John Malkovitch (que interpreta o rei tirano Galbatorix) no elenco e apesar dos efeitos especiais que não faltam nas adaptações atuais e transformam quase todo filme em um mega videclipe da MTV, não consegue cativar tanto quanto o texto de Paolini.

As minhas sinopses para a saga:

Livro I – Eragon

Sinopse: Conta a história de um adolescente que tem sua vida virada de cabeça para baixo após encontrar um ovo de dragão. O personagem é apresentado a um mundo novo de magos e cavaleiros e descobre ser o último de uma antiga ordem que luta contra a tirania.

Livro II - Eldest

Sinopse: Após vencer uma batalha contra o rei Galbatorix, os varden (rebeldes que agora tem em Eragon e no seu dragão Safira uma fonte de inspiração), decidem abandonar seu refúgio na montanha para libertar as cidades dominadas pelo tirano. Eragon começa uma jornada em que descobre a importância da lealdade e também aprende alguns segredos sobre sua família.

Livro III – Brisingr

Sinopse: Os varden se fortalecem para a batalha final contra a tirania do rei. Eragon e Safira precisam enfrentar desafios como o de lutar contra o meio-irmão de Eragon, servo do tirano. Raças diferentes, que se odiaram por séculos apenas por serem diferentes, precisam aprender a conviver juntas, se respeitar e confiar umas nas outras para que juntas libertem a Alagäesia.
Linn 19/03/2010minha estante

Oi, Violet. Parabéns pela sua resenha, está muito clara e bem construída.

Contudo, sou obrigada a discordar de grande parte dos elogios que fez ao livro. Não considero Eragon um livro criativo. Basicamente todas as idéias, conflitos, personagens, ambientes e principalmente "NOMES" foram retirados de livros de RPG/Mitologia NÓRDICA (e não somente Celta).

A ambientação política é extremamente rasa, não convence um leitor exigente. Os nobres são citados, mas nunca participam da história. O rei ? Quer dominar o mundo, somente ?

Creio que o autor não tenha talento para escrever, suas descrições são forçadas e apelativas. Um exemplo clássico é a forma como apresenta e disserta sobre a personagem Arya - O que apenas reflete sua carência, em minha opinião.

Não obstante, tudo o que é bom parece lindo e perfeito, tudo o que é mau, fétido e cinzento ? cidades/vilarejos/aldeias - Por mais que estejamos falando de um ambiente fantástico, ainda existem limites para poesia e lirismo, isso é importante para consistir a obra.

Quanto ao Eragon ser humano ? Não, ele não é humano! Os humanos são representados como fracos e praticamente insignificantes se comparados aos elfos. Eragon passa a ser um híbrido ? Prova de que o autor/personagem não se aceita como realmente é.

Tenho muitas outras críticas sobre esta obra, mas creio que já manifestei o bastante. Caso tenha interesse em conversar a respeito, para mim será um prazer.

Um abraço,

Linn.

Bianca Boonen 31/07/2010minha estante
Tenho que concordar com tudo que a Linn falou, mas considerando que foi escrito por um adolescente supostamente para um público adolescente, essas características não prejudicam a qualidade do livro. A maneira como Eragon fala de Arya, e o seu jeito de ser, são características jovens, assim como o público e o autor, e o próprio personagem em si. Beijos.

Clisthenes Pimentel 13/03/2014

Sobre Eragon
A algum tempo já tinha a curiosidade de ler a historia para verificar se um adolescente era mesmo capaz de escrever um bom épico fantástico e após a leitura do primeiro livro afirmo que sim, Paoline foi capaz. Eragon se mostrou um bom livro de leitura fácil e bem dinâmica. Apesar da aparente correria para desenvolver logo a historia o autor não deixa a desejar em relação a apresentação do mundo que criou, que é complexo em historia e em elementos fantásticos diga-se de passagem, problema recorrente em qualquer ambiente fantástico. A solução aqui é simples, como Eragon também não conhece nada do mundo em que vive o leitor vai aprendendo tudo junto com o protagonista enquanto ele completa seu treinamento para ser um Cavaleiro do Dragão. Logico que ainda a muita a ser explicado e contado mas creio que isso seja apresentado fluentemente nos próximos livros que vão ficando cada vez mais grossos como é natural nesse gênero fantástico.
A escrita de Paoline ainda é um pouco juvenil, focando em elementos dispensáveis e com diálogos um tanto enfadonhos e pouco naturais entre os personagens, me lembrou bastante os primeiro livros de Harry Potter onde J. K. Rowling ainda não tem a pericia que tem no final da serie. Espero que assim como ela, Pauline evolua em sua trajetória atingindo a maturidade de sua escrita.
Esperando ansioso pelo giro do siclo para ler Eldest.
Doufe 04/04/2014minha estante
Teria sido tranquilo se não fosse esta parte:

"...diálogos um tanto enfadonhos e pouco naturais entre os personagens, me lembrou bastante os primeiro livros de Harry Potter onde J. K. Rowling ainda não tem a pericia que tem no final da serie"

Foi a comparação mais irreal e sem fundamento que já li. E não estou nem falando como fã. É apenas um comentário baseado em Teoria da Narrativa.

Faça uma pequena análise do 1o capítulo de 'A Pedra Filosofal'. Não mais que isso. Basta ver quantas técnicas narrativas ela usou ali, e de maneira absolutamente natural. Se é justamente uma característica da Rowling sua consistência e ritmo narrativo ao longo de toda a série. O enredo de HP não é nada de muito novo; sempre foi a escrita impecável da autora que tornou a história tão fácil de digerir - rápida e cativante de se ler.

É de se lembrar também que a Rowling não contou com uma família no ramo da publicação. Teve que sofrer muitas rejeições por causa de sua ideia, apesar da excelente estilística.

Yasmin 20/12/2011

Ótimo

Está ai um livro que estava na minha lista de compras há muito tempo. Fantasia, dragões, elfos e anões. A combinação perfeita em minha opinião. Sou apaixonada por fantasia desse tipo.

(...)

A conversa que rola por aí é que o livro é cansativo e que fica a mostra a pouca idade do autor, mas eu que sou uma pessoa chata não consegui achar tais defeitos. Sabe é aquela história você já começa a ler cheio de preconceitos e termina vendo cabelo em ovo. Vendo coisas que não existem.

(...)

Ao contrário de muitos autores Paolini não quer apenas contar a história, ele se preocupa com o mundo que ele criou, ele conta a história das terras, dos povos e até criou e aperfeiçoou os idiomas. Bem ao estilo Tolkien, ou seja quem não gostou de um, não vai gostar de outro. Deixando claro aqui que não estou igualando os dois. Paolini é jovem e ainda tem muito o que amadurecer, mas não posso tirar seu mérito. Se inspirar em Tolkien muitos se inspiraram, mas se inspirar com preocupações semelhantes a dele é a primeira vez que eu vejo. A distância ainda é enorme, mas acredito que com o passar dos anos e dos livros Paolini pode se tornar um grande escritor de fantasia.

(...)

O livro transcorre a viagem de Eragon e Bronm em busca dos assassinos de seu tio. Passando por várias cidades e vilarejos conhecemos Alagaësia e a história dos dragões e seus cavaleiros. Muitos dizem "mas é só a viagem o livro todo", para mim a graça é essa! Sabe há quanto tempo eu esperava por outro livro assim? A batalha final na montanha de Farthen Dûr lar dos anões e dos Varden foi muito bem narrada e mal posso esperar para ler os próximos volumes. Eldest já está ali só esperando. Resolvi esperar lançar Herança, quarto e último do ciclo para começar a lê-lo. Espero que não demore muito. Sem esquecer que ao contrário do normal até gostei do iminente romance entre Eragon e a elfa Arya. Sou meio contra romances, mas tudo bem. Outra coisa, é importante que Eragon deixe suas dúvidas e delimite bem o certo e errado em batalha. Nesse volume é nítido o pesar dele ao matar, mesmo que seja um inimigo sem bondade alguma.

Narrativa com bom ritmo, cenários belíssimos e personagens convincentes. Se o amadurecimento vier como eu espero o clico vai fechar perfeitamente e com certeza entrará para a restrita lista de favoritos.

Leia Completa em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com/2011/12/resenha-eragon.html

Marcelo.Barbosa 03/10/2016minha estante
Ainda não li nenhum dos livros de Eragon, mas quero ler todos, pois assisti ao filme e adorei, tanto que comprei o DVD original. De todos os filmes do gênero, que já assisti, envolvendo dragões, este com certeza é o melhor.

Iara.Antunes 09/06/2020

Após uma resistência minha ao ler o primeiro livro o por que eu não sei. Acredito que livros tem seu momento certo pra ser lido. Chegou o meu momento de me aventurar por esse universo.

Até a metade do livro estava muito introdutório sobre sua história com diversos elementos importantes, mas esclarecidos ao poucos, mas quando tu achava que já sabia da informação mais a trama ganhava detalhes.

Após muitas reveriavoltas a narrativa vai na busca de respostas de Eragon e sua companheira Saphira. Uma jornda difícil com muitas dúvidas, aprendizados, sofrimentos e contante descoberta que eles vão trilhando no caminho. Quem confiar, qual rumo tomar e com tantas tramas políticas qual caminho seguir.

Mas nos capitulos finais muitas detalhes são esclarecidas de forma clara onde esse quebra cabeças vai ganhando uma forma e história lhe prende completamente. Onde fiquei sentido um turbilhões de emoções que final deste primeiro livro me proporcionou. Desde gargalhas, medos, angústias, esperança e muita emoção.

Christopher Paolini soube fazer um final supreendente e muito significativo para o amadurecimento de Eragon, sei que só começo, mas fechou com chave de ouro o início de uma jornada.

Sua escrita é fantastica pelo ensinamentos e detalhamento de cenários e personagens.

Simplesmente encantada e ainda emocionada com esse desfecho.
MWeirich 09/06/2020minha estante
???

Pedrinho 29/05/2018

Chato!
Que protagonista mole, mel dels! O autor enrola demais, descreve demais em muitos pontos e nos essenciais corre como se não tivesse importância. A história tinha tudo pra ser incrível, mas se perdeu na tentativa de criar um mundo (ponto forte) e na forma como Eragon e Saphira crescem psicologicamente do nada. O que salva são Murtagh e Arya, dois personagens deliciosos (com exceção de uma cena infantil entre Eragon e Murtagh). A sequência promete ser boa, mas realmente, vai ficar pra daqui a muito tempo.
Jessica 01/06/2020minha estante
Eu to lendo o livro ainda e to achando o protagonista um CHATO!!! Moleque entojado

Alexandre.Melo 05/11/2020

Um enredo bem envolvente, mantém um certo suspense e ansiedade que conservam a vontade de ler todo de uma vez. Acompanhar o crescimento de Eragon é muito gratificante e se aprofundar cada vez mais na mitologia e história de Alagaësia certamente me permitem dizer que vale muito a pena!
Merk1 05/11/2020minha estante
Eu odiei kkk mas queria ter amadokk

Camile.Cavalheiro 14/03/2021

A história é muito boa e marcante,
contudo as vezes o autor se prende a colocar muitos detalhes sobre cômodos e móveis que torna cansativo.
casanova 14/03/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro

Biia 02/03/2021

Saga Ciclo Da Herança Vol. 1 - Eragon
Eragon abre uma saga de fantasia composta de um mundo fantástico, repleto de humanos, anões, elfos, e outras criaturas fantásticas como os dragões.
O livro conta a história de Eragon (personagem principal) e a lenda dos cavaleiros e seus dragões. Pra ser mais específica, é mais sobre a queda desses cavaleiros e dragões, a ordem político-militar e o ressurgimento disso tudo através de um jovem camponês ao encontrar um ovo de dragão no qual posteriormente irá se chamar Saphira.
Agora a minha opinião pessoal: pra um livro ser bom eu tenho que me importar com o personagem e não foi o caso de Eragon... Se um Urgal o tivesse matado não faria diferença pra mim. Já a Saphira eu gostei um pouco mais dela porém não me cativou tanto.
Adri 17/09/2021minha estante
Eu concordo. A forma que o autor escreveu acabou por deixar os personagens muito rasos em personalidade. Não vi evolução nenhuma no Eragon. Aí lá no final ele diz que mudou muito com aquela jornada. Amigo, mudou como e quando que eu não vi?