Eragon Christopher Paolini

Resenhas - Eragon

taylormandrake 30/01/2024

Um quase abandonado que virou um possível favoritado
Bom, vamos lá, comecei eragon no comecinho desse mês e de cara o livro não me pegou, achei ele lento e MUITO chato no início, por volta da página 40/50 pensei MUITO em abandonar ele mas persisti e fui lendo mais e não me arrependo.
Conforme eu ia lendo mais páginas, mais eu queria saber da história e dos seus acontecimentos, mas, não vou mentir, em alguns momentos eu achava o livro muito parado e achei desnecessário alguns capítulos grandes para acontecimentos tão mornos, mas isso não me desanimou
Dou destaque para a construção de mundo IMPECÁVEL que esse livro tem, em alguns eu não conseguia imaginar a grandeza de um lugar da maneira que era descrita na obra, cheia de detalhes do início ao fim. Já na questão personagens, tenho que admitir que achei o eragon um pouco chato em alguns e burro em MUITOS momentos, não foi um personagem que me cativou tanto quanto outros (ex: Saphira, Murtagh e Brom) , mas não o odeio acho ele um protagonista normal para um livro de fantasia e pra mim isso já está ótimo.
Num geral, o livro é muito bom apesar de ter alguns pontos muito arrastado e lentos (principalmente no começo) mas isso não apaga o fato de que a obra te empolga em muitas partes.

Mandi 30/01/2024

Um bom começo.
O primeiro volume da saga A Herança é o que se espera de um primeiro volume, ou seja, uma história bastante introdutória e sem grandes reviravoltas. Aqui conhecemos os personagens, seus passados e motivações, bem como sua jornada e desafios que estão à frente na aventura que vão trilhar.

Apesar da criatividade que constrói o mundo de Alagaësia, o primeiro volume quase não se preocupa em expandir esse universo. No volume introdutório da série os personagens ainda têm muito a aprender e evoluir, o que também significa que por vezes sua imaturidade é irritante. Eragon é um garoto de apenas quinze anos, o que justifica alguns de seus comportamentos, incluindo sua insensatez e principalmente sua arrogância em acreditar que está sempre certo. Claro, qualquer garoto de quinze anos escolhido para herdar um legado lendário deixaria isso subir a cabeça e passaria a se sentir invulnerável, como é o caso do personagem principal.

O comportamento de Saphira também me incomodou um pouco, e nesse caso a juventude não é justificativa, uma vez que os dragões são apresentados como criaturas sábias e extremamente inteligentes em qualquer idade. Contudo, ainda é perdoável por se tratar do início de uma jornada que trará amadurecimento para ambos, ou assim eu presumo.

A história se desenvolve com lentidão, focando muito em viagens por todo o reino, e apenas no final decide um rumo mais certeiro e fixo, que terá continuidade no próximo volume.

Mesmo com os pequenos defeitos, ainda cumpre o papel de deixar o leitor instigado a continuar a saga.

Lara.Esparta 28/01/2024

Não sei por que demorei tanto para ler
Desde pequena lembro de ver Eragon nas livrarias, imaginar que seria o tipo de leitura que eu curto e nunca decidi ler! Adorei, MAS não sei se continuarei com a série. O livro me pegou demais no começo e metade, mas eu acho que esperava algo diferente pro final

Wasp121b0 27/01/2024

Eragon
Comecei esse livro com um pouco de medo porque, no geral o povo costuma falar meio mal (principalmente os livros seguintes kkk)
Mas realmente não achei o livro ruim, e acho que ele se encaixa para quem é leitor iniciante na fantasia e não tem uma bagagem literária extensa. Porque obviamente, se você já teve contato com livros de alta fantasia, é bem provável que vai notar algumas incongruências na narrativa e não vai achar Eragon uma maravilha kkkk. Mesmo assim fiquei curiosa com a parte final, então vou continuar para o próximo livro :)

Vih_guedes 27/01/2024

Demorei muito para ler esse livro, achei a leitura bem arrastada e confesso que esperava mais. O mundo em que a história se passa é muito bem construído e durante todo o livro vc tem uma sede por conhecê-lo melhor e só recebe migalhas em troca rsrs... o maior problema do livro, para mim, é que sua maior parte se arrasta em uma viagem que parece que os personagens estão apenas pulando de um lugar para o outro e, quando tudo começa a ficar interessante e recebemos maiores informações, o livro acaba. Acho que o autor se arrastou muito já parte das viagens e investiu pouco no final que acabou ficando tumultuado e mereci mais páginas com certeza. No geral, achei sim um livro bom e espero ansiosa pelo o que os próximos podem trazer.

evf684 26/01/2024

Eragon
Resumindo, o primeiro livro da saga dos ciclos da Herança conta a história de Eragon, um garoto que se torna um cavalheiro de dragão e que ainda vai ter uma longa jornada nos próximos livros.

O universo de alta fantasia que o autor criou é interessante, mas a trama e os personagens em si não são lá muito cativantes. O protagonista não ganhou minha simpatia, muito menos os outros personagens como a Arya, Murtagh e Saphira, são todos desinteressantes.

O que faz dele também ser chato é que ele é o típico livro clichê de fantasia em que "o bem vence o mal" (como justificativa depois de ler GRRM é difícil gostar de fantasias que seguem esse estereótipo), porém como é opinião pessoal muita gente vai discordar de mim.

Enfim, pra quem está iniciando no gênero da alta fantasia eu recomendo de certa forma, mas não acho uma leitura empolgante.

Luan 24/01/2024

Inconstante como o protagonista
Eragon apresenta vários elementos clássicos básicos que constituem a construção de uma narrativa de fantasia, com o acréscimo de um dragão fêmea filhote (que não parece um filhote rs). Tudo isso contribui muito no engajamento do leitor. Aliás, alguns desses elementos são bem desenvolvidos dentro das perspectivas apresentadas na obra. Contudo, o desenvolvimento narrativo na procura de uma urgência vingativa e senso de perigo em relação ao personagem principal é bem imbricado e morno. A narrativa perde o foco e, por vezes, apresenta resoluções pra lá de duvidosas dentro da própria realidade concebida pelo narrador. Há valor em Eragon quando se pensa em construção de mundo numa narrativa fantástica, mas o desenvolvimento narrativo desse mundo pode não empolgar alguns leitores, como aconteceu comigo. Sei que este é o primeiro livro da série, por isso espero uma melhora nos próximos livros.

Dumalis 19/01/2024

Que livro taaao bom
Eu me surpreendi com o roteiro desse livro, super criativo e envolve tudo que eu gosto (de dragões a elfos, tudo show). Pra mim super valeu a pena ler, recomendo dms

Rafinha 18/01/2024

ERAGON - ??????
Minha segunda leitura esse ano foi Eragon e confesso que esperava mais! Isso não faz o livro ser ruim, a gente também tem que saber até que ponto a qualidade de algo depende do nosso próprio gosto hehehe!

E foi isso que aconteceu com Eragon, tenho que admitir que o estilo de escrita não faz muito o meu tipo, entende? Sou mais aquela pegada do Rick Riordan!!

Porém, como livro de fantasia que entrega um universo novo e sendo um livro introdutório, acredito que ele cumpra bem sua função e quem gosta de fantasia vai amar Eragon ?

O que me fez não dar 5 estrelas para esse livro são fatores completamente pessoais, até. Achei o livro morno, muitas cenas de descrição que - para mim - poderiam ser mais diretas e resumidas. Além disso, o livro tem cenas de ação muito boas, porém curtas comparadas com as cenas que tecnicamente não acontece nada, apenas as viagens. O personagem principal não me cativou tanto, achei o Eragon muito sem carisma kkkkkkk. Algumas passagens emocionantes também senti falta dessa emoção... Porém, sei que isso é responsabilidade minha, porque diferente de muitas pessoas, eu cresci vendo o filme e super apegada nele (memória afetiva da infância é f@d4 kkkkkkk). Mas essa comparação minha chega a ser desonesta, já que a adaptação do filme realmente peca DEMAIS quando tenta retratar o livro.

Tem uma leve proposta de romance, que imagino que será desenvolvida nos próximos livros, mas não é o foco desse, para a minha tristeza.

No mais, recomendo sim para todes que como eu são fascinados por dragões, o autor tem uma escrita fluída que prende a gente em alguns momentos. Confesso que em muitas páginas tive que me forçar a ler, mas de novo, é devido ao meu estilo de escrita e tipo de leitura (vivo por romance, nem que seja migalhas). O que me prendeu foi a diva da Saphira e depois o personagem Murtagh!!

Lerei a coleção inteira e tô até ansiosa para ver o desenrolar dessa história!! Espero que os próximos livros sejam mais movimentados que esse hehehe

Kby 15/01/2024

Eu li o livro pensando em muitas coisas desnecessárias expostas, mas tirando isso, foi uma leitura agradável e pude sentir a dor do protagonista no início do livro

Helo 09/01/2024

Eu adorei o universo que o autor criou, estou ansiosa para ler os próximos livros da saga, os personagens são cativantes e a história é muito gostosa de se acompanhar.
Seriam 4 estrelas, porém o Eragon desmaia ou perde a consciência toda vez que tem uma luta importante, achei isso meio chato.

Herick 08/01/2024

Muito acima das minhas expectativas. Não esperava um universo tão bem construído com personagens legais.

marincoradin 06/01/2024

Eragon me surpreendeu de uma maneira e tanto, tentei começar a ler o livro em meados de 2021 mas era um livro um tanto chato pra Malu de 3 anos atrás que queria ler Percy Jackson e vários romances...

O início me deixou cansada mas logo peguei no embalo e amei cada pedacinho do livro.

amei a temática de dragões que a um bom tempo não via nada, amei o personagem Eragon e ainda mais a Saphira que me lembrou bastante uma mãe

O livro se mostrou ótimo para criar várias teorias e se divertir descobrindo mais e mais do universo de Alagaësia

A história se mostrou envolvente e cativante e merece muito! Christopher Paoloni é uma autor e tanto

Recomendo muito!!!

Patrick 03/01/2024

Gostei
Apesar de ter várias partes lentas, inclusive um pouco no início, eu gostei bastante, a mitologia da obra é bem legal, as histórias de alguns personagens atuais e do passado me intrigam muito, ansioso para ler o próximo livro kk

Giuliana.Sucigan 03/01/2024

"O vento uiva pela noite trazendo consigo um aroma capaz de mudar o mundo"
Eragon é um jovem camponês que vive em uma remota aldeia chamada Palancar Valley. Sua vida muda drasticamente quando ele encontra uma misteriosa pedra azul durante uma de suas caçadas. Essa pedra, na verdade, é um ovo de dragão, e dele nasce Saphira, uma bela e poderosa criatura alada.
Guiado por Brom, um misterioso contador de histórias e antigo Cavaleiro de Dragões, Eragon embarca em uma jornada épica para se tornar um Cavaleiro de Dragões e lutar contra o tirânico Rei Galbatorix, que governa o reino de Alagaësia com punho de ferro. Ao longo de sua jornada, Eragon aprende a controlar seus poderes de cavaleiro, descobre segredos sobre seu passado e enfrenta desafios cada vez maiores.
A escrita é rica em detalhes, descrevendo as paisagens exuberantes, as cidades e os personagens com minúcia, transportando o leitor para Alagaësia. A relação entre Eragon e Saphira é um dos pontos fortes do livro, evoluindo de um vínculo inicialmente instável para uma amizade profunda e duradoura.
O livro mistura elementos clássicos da fantasia, como dragões e magia, com uma abordagem moderna e personagens cativantes, encantando jovens e adultos. A narrativa é repleta de reviravoltas, batalhas emocionantes e intrigas políticas, mantendo o leitor ávido por mais a cada capítulo.
A leitura é fluída, gostosa e muito fácil de se perder no tempo enquanto lê, e é possível ver a evolução e amadurecimento dos personagens durante o decorrer da história. Me apaixonei fácil pela aventura de Eragon e Saphira e hoje este é um dos meus livros favoritos

site: https://www.instagram.com/p/CsmqjPbrb8X/