Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século

Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século Augusto Cury

Resenhas - Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século

Aline 26/01/2022

Uma surpresa...
Quando comecei esse livro tinha escutado críticas ruins sobre, e fiquei bem apreensiva, com uma sensação de obrigação por ler.
Mas a cada página identificava detalhes que faziam sentido na minha vida, realmente me surpreendi positivamente com ele, e agora quero aplicar os métodos para controlar o SPA, de fato identifiquei alguns erros meus ao aprisionar a minha mente à um calabouço insuportável, tá na hora de começar a fazer uma higiene mental baseada no DCD: duvidar, criticar e decidir

Thuanny Paula 07/04/2021

Está tudo na sua cabeça
Esse livro parece o mais do mesmo. Eu tenho dificuldade de gostar desse autor, percebo que ele repete muito e sempre usa uma linguagem ilutrativa que dá cansaço. Na minha opinião ele fica enrolando e não fala do essencial, do conteúdo em si. Mas esse livro tem algumas coisas legais, entender que não tem como apagar as memórias, mas que é possível reedita-las é um alívio.
Fiquei pensando se o fato de não gostar da escrita do autor já é uma prova que tenho SPA, a síndrome que ele discorre. Enfim....
A busca pela qualidade de vida e saúde mental é diária, que possamos alcançar a plenitude.

Fernanda 29/05/2023

Augusto Cury sempre se superando....
Minha família é muito fã do Augusto, principalmente eu e minha mãe. E minha . mãe queria que eu lesse este livro, nao achava nada de mais, porém me ajudou em diversas tomadas da decisão, etc... Super indico pra quem tem ansiedade

Laryssa93 09/09/2020

Ótimo
Esse livro me ajudou muito! Apesar de não gostar muito de livros de auto ajuda... Mas recomendo.

Clara.Teixeira 14/06/2020

Um livro muito interessante e que nos ensina muito sobre ansiedade,tanto científicamente como emocionalmente.
Demorei um pouco para terminar ele, mas é bom

Rodrigo 27/03/2021

Ansiedade (Augusto Cury)
O autor é realmente magnifico, maravilhoso livro como todos que eu já li do mesmo.
O autor retrata como a síndrome do pensamento acelerado (SPA) pode e é muito prejudicial ao nosso EU.
E já deixo uma dica de ouro, não é um livro de auto ajuda. O autor da pequenas dicas valiosas, mais nada tão significativa a ponto de achar que vai ter as respostas para os problemas citado na sinopse do livro.

marcelgianni 08/12/2014

Ainda ansioso para saber como enfrentar o mal do século.
Não se trata de um resumo ou sinopse do livro (para isso basta pesquisar na web ou ver algumas outras resenhas postadas aqui), mas sim de um relato do que me chamou a atenção no livro, e que pode influenciar outras pessoas na sua decisão de lê-lo ou não. Sem o uso de spoilers, faço uma análise sucinta da obra, justificando minha nota atribuída.

Livro que enfoca a Síndrome do Pensamento Acelerado – SPA, descoberta pelo autor, através do estudo da Teoria da Inteligência Multifocal, também de sua autoria. A obra faz um alerta sobre esse mal, que, segundo o autor, afeta 80% da população. O principal ponto negativo do livro é o fato de ser muito repetitivo, assim como outras de Cury; de 150 páginas, daria para se fazer uma seleção de 15 páginas com um conteúdo bastante interessante, o resto se tornaria as repetitividades e autopropagandas do autor. Quase todo o livro aborda o mal da ansiedade, nos tornando mais cientes desse grande mal que assola a humanidade, mas ao contrário do que o título promete (o que já gera ansiedade de sabermos como enfrentá-la), não nos mostra de uma forma prática como combatê-la. Como

site: https://idaselidas.wordpress.com/
Brufer 22/01/2015minha estante
Ainda não terminei mas estou achando exatamente o mesmo que você.

Leiturasdorogerio 24/05/2022

Resenha feita no meu IG @leiturasdorogerio
Em "Ansiedade: como enfrentar o mal do século", o psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor Augusto Cury fala sobre a SPA ( síndrome do pensamento acelerado) que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, desde criança a adultos. SPA é uma doença que muitas vezes é confundida com hiperatividade e o transtorno do déficit de atenção ( TDA e TDAH).
Nossa geração vive conectada e recebe milhares de informações a cada segundo.
Como fazermos para processar tudo isso? E para onde vai tais informações?
Augusto Cury nos mostra os diferentes "departamentos" do nosso cérebro, da nossa mente, as diversas janelas da memoria e o mais importante, te mostra e te explica o Eu.
Tudo relacionado ao seu comportamento, as suas escolhas, criatividade e modo de viver.

Quem me conhece sabe que desde sempre eu amo os livros do Cury e a cada livro lido, mais informação e conhecimento recebo sobre tal assunto abordado.
Cury é um mestre e um ótimo professor, seus livros e temas me encantam e com esse livro não foi diferente. Com suas 150 paginas, a leitura fluiu e me prendeu do começo ao fim.
O autoconhecimento, a autoconsciência é fundamental para nosso crescimento e somente se nós nos conhecermos bem, alcançaremos a realização, a felicidade e o prazer de viver.
Cury é autor da teoria da inteligência multifocal que estuda a formação do Eu, os papeis da memoria e a construção do pensamento e que logo logo irei aprofundar mais e estudar sobre nossa formação.
Super recomendo o livro e todos os outros do Augusto.

Rosiane 22/03/2021

Não gostei muito, acho que por não está tão habituada a ler esse tipo de livro...

Poliana.Martins 14/06/2020

Seja feliz!
Esse é um livro que deveria estar disponível em todos os lugares. A mensagem dele deveria estar em outdoors, em propagandas na TV, redes sociais, o Ministério da Saúde deveria fazer uma campanha explicando a SPA. A nossa sociedade está terrivelmente doente. Estamos observando muito o mundo de fora e negligenciando o nosso mundo interior. Estou lendo muitos livros do Dr. Augusto Cury para aprender a ser gestora da minha emoção, ser gestora dos meus pensamentos, a desenvolver os códigos da inteligência...
Não quero passar por essa vida vivendo miseravelmente!?
Só uma observação: os livros dele são científicos!?

Duda.Guerreiro 10/09/2020

Ansiedade: Como enfrentar o mal do século.
80% da população sobre com a síndrome do pensamento acelerado.
Gente eu li isso e fiquei ?OITENTA?? OITENTA?? É muito cara, crianças e adolescentes nessa também, é triste. Um livro necessário! Precisamos nos conhecer, saber como nossa mente funcionaaaa!

Ivanildo16 09/01/2024

Um mal comum a todos
Quando se fala de ansiedade, quase todo mundo conhece alguém que sofre desse mal. Num mundo cada vez mais acelerado, somos bombardeados diariamente com quantidades absurdas de informação. O livro aborda de maneira didática como esse mal surge e o que podemos fazer para combatê-lo. Ler Augusto Cury é sempre um prazer para o conhecimento.

Ka Figueira 03/10/2021

Ansiedade
Como sempre Augusto Cury nos presenteando com seus ensinamentos. Sua escrita romântica e elegante, me faz querer ler mais e mais livros desse autor.
Super indico seus livros. Neste, ele relata que muitas pessoas da humanidade está sofrendo da SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado), devido estarmos acostumados a ter tudo de maneira imediatista. E com isso, adoecemos muitas vezes sem perceber até piorar os sintomas. Estamos tendo muitas doenças psicossomáticas por não sermos cautelosos com nossas mentes.

Beame 14/09/2023

Melhor livro que a escola já me mandou ler!!
O livro "Ansiedade Como enfrentar o mal do século: para filhos e alunos", de Augusto Cury, traz a história de Cacá e Carol, que assim como a maioria das crianças e adolescentes da atualidade, passam maior parte de seu tempo entretidos com celulares, redes sociais e videogames, esquecendo-se de coisas importantes a sua volta.
Apenas quando recebem um chamado da natureza, Cacá e Carol precisam enfrentar diversos desafios, como desapegar de suas vidas entre as telas e aprender a enfrentar seus medos para se tornarem os guardiões da floresta viva. Durante a aventura, os personagens fazem bastantes amigos humanos e não-humanos, e aprendem um com o outro a importância de encarar os pensamentos negativos, estresse e ansiedade.

Assuntos emocionais são abordados durante o livro de forma divertida, é possível entendermos a necessidade da existência de diálogo com crianças e adolescentes para saber o que as aflige, além da importância do autoconhecimento para lidar com nossas próprias inseguranças e poder ajudar ao próximo.
Conceitos como DCD ( Duvidar, criticar, determinar) e Janela killer (Pensamentos que nos aprisionam em nossa própria mente e nos adoece) são citados na obra.
Apesar da história ser fantasiosa, consegue nos trazer reflexões necessárias que deixamos de lado, muitas vezes para das mais importância a assuntos que apenas nos farão mal.
O autor também traz questões como a importância da valorização e preservação das espécies, aquecimento global, exploração ilegal da Floresta Amazônica e a ganância humana.

(Tinha que fazer a leitura apenas dos dois primeiros capítulos para um trabalho escolar, mas a história é tão envolvente e divertida que acabei lendo ele todo em um dia??)

Socorro Rolim 25/05/2014

Uma luz ou outra sobre a mente humana
O título me fez pegá-lo. Sou ansiosa e há tempos ando com a impressão de que estamos todos mesmo muito acelerados.O preço ajudou muito na decisão de comprar, custou doze reais.
Do autor não sou muito fã, acho-o muito exibido, dono da verdade e propagandeador de si mesmo (fala da TIM a todo momento... Não é a operadora, é a teoria dele). Nesta obra ele se propõe a derrubar teses de pensadores renomados e que o tempo já colocou no pódio.As frases de efeito pululam. Volta e meia deparamos com uma originalidade, aquela coisa que dá vontade de grifar. Mas, vamos em frente, quem tem certeza do que diz tem que ter coragem pra comprovar.
Ele segue explicando, quase desenhando, como ocorre a produção do pensamento. E eu, sigo lendo na esperança de achar a porta de saída da ansiedade...
Gostei da analogia que fez sobre excesso de informação e excesso de material numa obra de construção que acaba virando entulho, tanto uma coisa como a outra, também foi muito boa a explicação sobre as janelas killer que criamos com as emoções negativas. Fez muito sentido pra mim.
No mais, muito, muito e muito do mesmo...
Finalizando, até recomendo... nunca é demais uma luz ou outra sobre essa coisa obscura que é a mente humana.