Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século

Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século Augusto Cury

Resenhas - Ansiedade - Como Enfrentar o Mal do Século

ryanfenunes 17/01/2024

POR QUE LER ?ANSIEDADE: COMO ENFRENTAR O MAL DO SÉCULO"?
Um livro espetacular para quem quer entender sobre saúde mental e como melhorar esse mal que nos assombra dia e noite. Um tema extremamente importante, que devemos sempre olhar para dentro de nós mesmos, com terapia, conversas e autoconhecimento buscando sempre melhoria, já que somos bombardeados o tempo inteiro na sociedade que vivemos com tamanha ansiedade.

O livro é como um relatório. Cheio de análises, conhecimentos técnicos, explicações e soluções para quem tá lendo. É um emaranhado de informações importantíssimas que nos faz refletir sobre nossas vidas, e entender um pouco mais sobre o assunto.

Sinto em ressaltar que o livro me cansou. Por ser uma bomba de conteúdo, senti o tempo inteiro que as páginas só estavam se repetindo com as mesmas informações. Achei o livro arrastado com um tema complexo, mas que poderia ser um pouco mais objetivo, porque de fato, o assunto é importante. Acho que o autor poderia ter aprofundado um pouco mais em questão de experiências. Apesar disso, tem momentos em que as palavras pegam bem fundo na ferida.

É importante, então recomendo para quem quer conhecer mais do assunto, de onde vem, porquê, e como mudar.

Rosiane 22/03/2021

Não gostei muito, acho que por não está tão habituada a ler esse tipo de livro...

Rodrigo 27/03/2021

Ansiedade (Augusto Cury)
O autor é realmente magnifico, maravilhoso livro como todos que eu já li do mesmo.
O autor retrata como a síndrome do pensamento acelerado (SPA) pode e é muito prejudicial ao nosso EU.
E já deixo uma dica de ouro, não é um livro de auto ajuda. O autor da pequenas dicas valiosas, mais nada tão significativa a ponto de achar que vai ter as respostas para os problemas citado na sinopse do livro.

Mari 21/06/2020

Se você conseguir suportar o ego do autor, terá algumas boas citações de autoajuda.
Se você gosta de leituras mais simples, para relaxar, ele é um livro técnico e pode ser uma boa prática. Se você gosta de leituras mais densas, com embasamento, não passe nem perto. Você vai passar raiva. Muita raiva.

O primeiro terço do livro é autopromoção quase que pura. Ele fala o tempo todo que discursa para grandes plateias, no mundo todo, que as pessoas pedem pra ele ficar até quando ele está atrasado para um voo. É importante o autor mostrar quem é, mas quando isso ocupa cerca de 50 páginas num livro de 150, acaba ficando um pouco demais.

Alfineta outros profissionais da psicologia, professores, diversos segmentos, pois todos lidam com o mundo sem conhecer a incrível tese dele, então estarão sempre pecando em alguma coisa. Tentar marcar as partes do livro em que ele se autopromoveu ou depreciou outras categorias será um trabalho que vai rasurar seu livro fortemente.

O autor se compara, não poucas vezes, a grandes filósofos (em alguns momentos se põe como melhor que eles) por conta de uma teoria fundamentada em estatísticas chutadas, sem referência. Provavelmente deve estar tudo nas teses dele, e, se não estiver, temos um problema sério aqui. É um tal de "90%" pra lá, "80%" pra cá, e você fica sem entender de onde veio tudo aquilo.

Ele apresenta a "Síndrome do Pensamento Acelerado", que nada mais é que a ansiedade que a gente já conhece. Teoriza alguns conceitos que podem ajudar, mas nada muito profundo. Na verdade, é superficial de um jeito que chega a incomodar. Ele repete a síndrome o tempo todo, como se a primeira preocupação fosse a de acostumar o leitor com o termo, não com a ideia propriamente dita.

Existem, ainda, trechos praticamente copiados dentro do próprio livro. A impressão que dá é que haviam parágrafos a preencher pra entregar pra editora. Ideias repetitivas, retornos, num livro que parece não seguir uma cadeia lógica para a construção da ideia.

A parte positiva é que ele tem aquelas frases que a gente precisa ler quando acorda desanimado ou ansioso. Aquelas frases de efeito que é bom ser lembrado de vez em quando. Todo mundo precisa disso as vezes. Vai ver que esse é o motivo de ser tão famoso. As frases de efeito realmente funcionam. Havendo disposição pra atravessar esse imenso mar de ego do autor, você colherá umas frases bacanas para anotar na agenda e ficar mais tranquilo.

No mais, é isso. Não leria um próximo ou esse mais uma vez nem com pagamento hahaha

Raphael 01/09/2020minha estante
Bacana a sua resenha. Já estava impressionado em ninguém mais ter notado o quanto este autor é patético na sua autopromoção. Teve um trecho no final do livro que, se fosse no começo, eu teria largado a leitura, de tão PATÉTICO que Augusto Cury é, veja "Meus livros são usados em institutos de gênios (sobredotados) para ajudá-los a desenvolver habilidades que lhes faltam a torná-los produtivos" (página 134). Inacreditável o tanto que esse autor é patético.

Haley 03/11/2020

Leitura complementar para o entendimento de forma simples de como enfrentar a ansiedade no cotidiano.

casteloale 30/03/2022

Leitura Necessária!
Este livro traz uma abordagem que além de necessária, vai te ajudar muito no dia-a-dia.

Com Maestria, Augusto Cury mais uma vez nós agracia com sua inteligência e perspicácia, desta vez nós apresentando a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), que atinge milhares de pessoas no mundo inteiro e que faz com que essas pessoas sejam prisioneiras do seu Eu.

Pensar é bom e faz bem a saúde, mas precisamos ter cuidado com a velocidade dos nossos pensamentos, afinal de contas, ninguém consegue ver um filme rodando em alta velocidade por muito tempo.

Com este livro, Cury nos ensina a reeditar nossas janelas killer e a assumir o palco mais importante: o da nossa mente. Precisamos estar a frente para que possamos ser autores da nossa própria história.

Eu amei ter lido esse livro, além de ter favoritado, tenho certeza que ele vai estar no meu top 5 desse ano. Se você puder, leia esse livro!

Liny Arguilera 20/12/2022

Foi realmente uma leitura magnífica, perfeita para compreender sobre a ansiedade, o que vem nos levando a ter ela, além de algumas técnicas para ajudar a combater a ansiedade.
A primeira vez que li foi aos 12 anos, e minha visão hoje com 17 anos foi muito mais ampla, e, estou convicta de que o excesso é o grande causador da ansiedade.

Gustavo_P 13/01/2023

Necessário
Vale ler e depois de desacelerar, ler novamente. Vivemos tempos realmente acelerados, muita informação, poucos contatos "humanos " e muita raiva, preocupação, tarefas. .. Os exercícios propostos são um bom início para retomar a vida no propósito original. É um livro de leitura rápida que vale a pena cada minuto dedicado.

Yve 22/05/2021

Informativo
O discorrer do livro é meio técnico, então algumas pessoas podem vir a ter dificuldades na compreensão, mas é uma ótima obra.

O autor apresenta fontes e dados, apresenta um problema, explica a gravidade do problema e ainda te fornece possíveis formas de contornar o problema.

Acabou não sendo excepcional para mim, tudo que foi dito no livro eu já tinha uma noção básica, mas, foi uma boa experiência. Gosto deste autor.

Frank V 14/04/2015

Repetitivo, cansativo e quase desnecessário.
Nunca li nada tão PROLIXO e REPETITIVO na minha vida. Podem me crucificar por criticar a obra de um PhD e o escambau, mas sinceramente, tive a impressão que o autor ficou com vergonha de escrever um livro de apenas 30 páginas, que é o máximo que este deveria ter.

A cada página que eu lia, tinha a impressão que tinha errado ao colocar o marcador e estava lendo a mesma coisa de novo. E de novo. E de novo... Não raro eu parava a leitura e ficava dias sem ler, mesmo sendo um livro pequeno, pois simplesmente não tinha paciência pra tanta repetição. Às vezes ficava também a impressão de que esta era simplesmente uma obra para divulgar outras obras do autor e também a si mesmo.

E a cereja no bolo da decepção que foi esse livro: O capítulo final. Faltando mais ou menos 15 páginas pro final, pensei: Finalmente o autor vai revelar as tão famigeradas técnicas que tanto prometeu que me permitiriam "exercer o controle do Eu no teatro da minha vida"zZzzZZzZ. Eis que, mais uma vez, começa um espetáculo de repetições (que me fizeram inclusive parar mais uam vez de ler, na primeira página do capítulo!) e uma ou outra "técnica", apresentada de forma rasa e escondida entre as palavras. "Técnicas" essas praticamente óbvias, previsíveis e que nada acrescentavam em tudo que já se tinha lido.

Demasiada promessa na capa, contracapa, orelha e corpo, mas no final não vale a pena.
Gustavo 08/09/2015minha estante
concordo plenamente, que decepção foi esse livro, que apresentou "técnicas" mais comerciais e repetitivas do que qualquer outra coisa!

Cansei de ler analogias do tipo: "médicos que estudam doenças, mas não estudam a si mesmos..."

Robswida 04/09/2020

Rápido e focado
Um livro rápido de ser lido apesar do tema pesado e importante ,principalmente na sociedade atual. Recomendo a leitura.

Ir.Vivian.CMES 01/07/2020

Ansiedade
Sou uma leitora assídua dos livros do autor, Augusto Cury, e esse foi mais uma ótima escolha para ler, eu realmente gostei do assunto abordado.

Samara 11/04/2022

Um livro bastante Teórico
Bom essa foi uma leitura muito teórica, eu confesso que imaginava um livro completamente diferente, mas a experiência foi boa do mesmo jeito.
O autor consegue trazer sua teoria de forma clara, simples e spde fácil entendimento, o que é muito bom, pois não torna a leitura massante.
Recomendo muito esse livro para aqueles que desejam entender o que acontece com a mente de uma pessoa ansiosa, e que desejam atenuar um pouco o impacto da ansiedade na vida.
Mas recomendo fortemente, que busque o auxílio de um profissional para te ajudar nessa jornada, pois não basta entender como funciona, precisa tratar a ansiedade, e tentar fazer isso sozinho nem sempre surte bons resultados.
No mais, espero que leia esse livro e que te ajude a clarear o caminh como me ajudou. Fique bem !

Vitorialves 03/04/2022

Você têm seguro emocional?
Essa pergunta que Augusto Cury fez ao longo do livro me marcou. Nos preocupamos com muitas coisas mas não nos importamos com a nossa saúde mental.

Não permitimos lixo no carro, no quarto,no nosso trabalho mas acumulamos no mais fascinante espaço: A mente!

A teoria do Augusto Cury, apesar de não ser estudada em muitas universidades, é uma das que mais promove a autonomia do indivíduo. Fazendo-o compreender o que se passa em seu interior e a buscar estratégias para lidar com os conflitos e problemas.

Estamos adoecendo rápido e coletivamente. Fruto de uma sociedade que não para e não dorme e que fortalece a nossa relação desfuncional com o descanso : É uma perda de tempo! Se você descansar está sendo improdutivo.

Mas descansar também é ser produtivo!
Que busquemos estratégias para questionar mais nossos pensamentos para que não sejamos refém de tudo o que pensamos.

Reginho 10/01/2021

Síndrome do Pensamento Acelerado
Confesso que já havia detectado em mim a SPA, só não sabia que o Dr Augusto já tinha um nome para isso. O livro no início se arrasta um pouco, por conta dos termos técnicos, mas da metade para a frente flui bem a leitura.