Amigas para sempre

Amigas para sempre Kristin Hannah

Resenhas - Amigas Para Sempre

Paty.Nascimento 22/07/2021

Livro maravilhoso
Escrita super fluída, prende do início ao fim.
O livro narra a história de Tully e Katie, uma amizade desde a infância até a vida adulta.
No decorrer do livro vamos se emocionando com o poder da amizade.
O livro traz um assunto super importante: câncer de mama inflamatório.
Super recomendo o livro e nem preciso dizer que chorei no final.
Se tornou meu livro preferido.

Bea Nunes 14/06/2022

Amei
Que livro gostoso?. eu estou amando a forma que essa autora escreve, você simplesmente não quer parar de ler.
Para quem assistiu a série, muda muitas coisas, já começando pelo fato que diferente da série o livro me fez chorar mas ambos são igualmente bons e super recomendo, o livro tem uma pegada super bacana que te faz refletir e eu acredito que essa é a ideia da autora já que é o segundo livro dela que eu leio nesse segmento; embora pareça clichê a história me surpreendeu e tomou um rumo emocionante.
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

Giovana 07/07/2022minha estante

Bea Nunes 08/07/2022minha estante
Não kkkk ele é mais puxado pro romantismo em algumas partes

Gabriella.Thomaz 18/04/2023

Lindo, emocionante e real
Que livro! Foi meu primeiro contato com a autora e eu amei.

Os personagens são cheios de personalidade. Têm muitas qualidades, mas também têm muitos defeitos. Isso só nos mostra o quanto somos falhos.

Tully e Kate são tão diferentes uma da outra, mas de alguma forma fizeram com que uma amizade linda surgisse entre elas e só crescesse com o passar do tempo.

O livro fala sobre amizade, perdão e família. E, principalmente, sobre o que realmente importa na vida. Dinheiro e fama perde bastante a importância quando não se tem ninguém ao lado para compartilhar as conquistas.

É intenso, forte e muito emocionante. O final me deixou destruída. Chorei horrores, mas super recomendo.

Ps: assisti a série primeiro (porque não sabia que era uma adaptação) e achei que mudaram muita coisa. O livro é bem melhor.

alicevsb 14/06/2023

Amor. É disso que nos lembraremos.
Eu adoro a transformação de livros em filmes e séries porque eu consigo com a leitura do livro associar imagens mais facilmente e também tecer uma crítica mais realista sobre como foi contada a história nas telas. Assisti a série "Amigas para sempre" e me apaixonei pela história, me emocionei, chorei, fiquei com raiva, gostei dos personagens. Tinha que ler o livro, e essas emoções vieram em dobro. Me surpreendi como a história foi mudada para caber no modelo de série. Tully teria dito "tudo pela audiência" kkk, a história no livro é muito mais emocionante e cheia de reviravoltas. Eu adoro como Kristin relata assuntos tão importantes de uma forma leve e real, como ela alerta pra atitudes e cuidados que temos que ter sem fugir da história. Como é possível manter uma amizade duradoura com pessoas completamente diferentes, mas que também é preciso ceder e entender o outro lado. Kate e Tully me fizeram sentir muitas saudades da minhas amigas e me reforçaram o quanto é importante manter os amigos e a família por perto. Como disse Kate no seu diário: "Amor. É disso que nos lembraremos".
Quero muito ler outros livros dessa autora ?

Ana Maria 24/10/2021

eu passei mais da metade do livro odiando a Tully e me perguntando o porque da Kate aceitar tantas coisas e ainda ser amiga dela. Mas com o caminhar da história, percebi que as pessoas são assim mesmo. Deixamos passar muita coisa, sentimos coisas bobas e vivemos com paranóias, e essas são as duas mulheres mais reais e viscerais que eu conheci. E isso porque elas são como quaisquer outras no mundo.

Não consegui parar de chorar nas últimas páginas, mas concluí reflexiva, pensando muitas coisas na minha vida e apaixonada pela Kate.

Ellen - @anotacoesliterarias 29/01/2021

Surpreendente
Amigas para sempre vai contar a história da Tully e Katie, duas garotas muito diferentes que se tornam melhores amigas.

Tully é a garota descolada e popular, que sonha alto e vai atrás dos seus sonhos, custe o que custar. Katie é a garota tímida e nerd, que vai na onda da amiga, até o dia que ela encontra sua voz e também vai atrás dos seus sonhos.

Mesmo seguindo caminhos diferentes, a amizade permanece e uma sempre pode contar com a outra, Tully sonha cada vez mais alto, enquanto Katie abre mão da carreira em prol da família.

? Finalizei essa leitura a mais de uma semana e ainda estou absorvendo o final. A princípio, o livro parece contar uma história simples sobre a amizade entre duas garotas com bagagens emocional bem diferentes, Tully foi abandonada pela mãe e criada pela vó, enquanto Katie não sabe a sorte que tem ao ter uma família tão amorosa. Senti um misto de amor e ódio pela Tully e sobre a Katie é difícil falar porque eu me vi um pouco nela em alguns momentos. E o que falar do final, durante a leitura imaginei alguns desfechos pra essa história, mas nenhum chegou perto do que realmente aconteceu. De todos os livros que já li da Kristin Hannah esse foi o que mais me surpreendeu e destruiu ?

O livro foi adaptado pela Netflix e a série estreia dia 03/02, imagina se estou ansiosa.

Karine.Maco 28/07/2023

Não recomendo para quem é sensível em relação ao câncer
Esse livro é o histórico de vida de duas amigas que se conheceram quando eram crianças. Ele relata com detalhes a passagem delas pela infância, adolescência, faculdade, mercado de trabalho, primeiro amor e casamento. A história mostra os altos e baixos dessa amizade ( a meu ver tóxica) e como elas superaram essas crises. A Kate tem uma personalidade mais contida e a Tully é mais extravagante e competitiva, por isso em algumas fases fica parecendo que a Tully é a vilã e a Kate a mocinha. Mas, a meu ver essa história não tem vilão, são pessoas imperfeitas buscando sobreviver com seus traumas e inseguranças. A história aborda de forma muito detalhista o tratamento oncológico e o impacto físico e emocional dessa fase tanto para o paciente quando para a família porque, a autora vivenciou isso com a mãe dela. Por isso, eu não recomendo a leitura desse livro para pessoas que passaram por um tratamento oncológico ou presenciaram de perto um familiar por conter muitos gatilhos. Eu não me senti bem lendo e não pretendo ler esse livro novamente. Mas, a história é boa em nível de conscientização para quem não tem gatilhos relacionados ao câncer.

Cah. 24/04/2021

Me lembrou o filme "Já estou com saudades ".
Tully e Katie se tornam melhores amigas aos 14 anos de idade. Tully não conhece o amor de uma mãe, pai ... Sua mãe é uma viciada que só sabe abandoná-la, e a família de Katie que passa a ser a sua família.

Tully foi criada pela avó materna, e a avó lhe deu amor, um lar ... Me incomodou no livro a busca incansável da Tully pelo amor da mãe, sendo que sua avó até falecer, foi uma verdadeira família para ela. Ela deveria ser grata por ter a avó.

Katie está sempre colocando as necessidades de todos acima da sua.

Amizade das duas, parece um montanha russa ... Mas estão ali uma para a outra. Tully queria fama, e quando conseguiu não se sentiu totalmente completa, por não ter uma família. E Katie abriu mão da carreira para ser dona de casa, cuidar do marido e dos filhos.

Mah 05/01/2024

Essa autora já me destruiu logo no começo do ano, me emocionei tanto!??
Só não chorei mais porque terminei de ler estava voltando do trabalho mas em muitos momentos me deu vontade de sentar e chorar???

Nine 27/09/2023

Jornada
Não sei como falar, sem spoliers... são tantos momentos incriveis que quero comentar.
Tully e Kate, tem varios defeitos e a acabam em nome nem sempre sendo sinceras, mesmo achando que são.
Tully é sim egocêntrica demais e Kate passiva ao extremo ao que me levou ficar chateada varias vezes, apesar de entende-las a todo momento....kkkk (super contraditório) Tive raiva da Marah, fiquei chateada com alguns dialogos entre Tully e Johnny.
Mas quero ressaltar aquele momenro no final você sabe qual , entre Johnny e Kate, aquilo foi o ápice, foi gol em final de copa do mundo!!
Leia e vivam todas as alegrias e emoções de TullyeKate

Ana Claudia 07/02/2021

Um livro surpreendente com uma bela história sobre a amizade e sua importância ao longo de 30 anos. Que final mais surpreendente! Nem precisa dizer que chorei um oceano de lágrimas nesse livro!

Thais.Carvalho 07/08/2023

Que livro lindo! Uma amizade forte e por toda a vida. Gostei muito de poder acompanhar TullyeKate desde que ainda eram adolescentes e inocente. A história é de puro amor. Gostei muito!

Ju Harue 16/02/2021

Durante a maior parte da história eu só tive problema com os personagens, achei bem complicado certas atitudes, posicionamentos e comportamentos. Mas a escrita da autora é cativante a ponto de ter me feito querer saber o que ia acontecer e continuar - se não fosse isso, talvez eu tivesse abandonado na metade. Eu não estava preparada para o final, definitivamente. Agora estou curiosa para ver a adaptação para as telas que tem na Netflix.

tiagoodesouza 07/06/2014

Amigas para sempre | @blogocapitulo
Quando um livro traz amizade como tema principal, é certeza de que vou querer lê-lo. Amizade é um tema com o qual eu me identifico muito. Aconteceu uma coisa engraçada: Amigas para sempre e Por toda a eternidade formam uma duologia e foram lançados praticamente de forma simultânea por duas editoras diferentes. "Amigas" saiu pela Arqueiro e "Eternidade" veio pela Novo Conceito.

Por favor, não leiam Por toda a eternidade sem terem lido Amigas para sempre antes. Não leiam nem a sinopse (larguem o livro agora mesmo!). Juro que vocês vão se arrepender muito e deixar de se emocionar se o fizerem.
A história

"(...) A vida com amigos tornava tudo mais fácil."
Página 23.

Tully tinha 10 anos quando a mãe, Dorothy, que não via há seis anos, apareceu na porta da casa da avó e a levou embora. Mas durante uma passeata, Tully acabou se perdendo da mãe e se sentiu culpado pelo ocorrido. Embora a mãe não estivesse presente, aquele momento definiu sua vida e durante anos Tully tentou ser motivo de orgulho para ela. Mas em certo momento ela caiu na real e criou uma mentira para deixar as lembranças da mãe de lado. No entanto, é quando mais queremos nos afastar do passado, quando o presente parece um lugar seguro, é que ele volta para nos visitar.

Kate é uma garota de 14 anos que já teve muitos amigos. Mas aparentemente eles enlouqueceram. Passaram a fumar maconha e as outras pessoas não aceitavam a aproximação dela por ter sido amiga da turma do baseado. Para passar o tempo que tinha de sobra, ela mergulhava na leitura de livros. Seus preferidos eram O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Sua mãe não gosta devê-la sozinhae vê nas novas vizinhas uma ótima chance de Kate conseguir uma amiga.

A princípio, Kate e Tully são muito diferentes e cada uma idealiza que a vida da outra é perfeita ou mesmo melhor que a sua própria. Então, uma experiência traumática aproxima as duas e elas prometem ser amigas para sempre, aconteça o que acontecer.

Desenvolvimento e narrativa

"Então elas enxergaram o lugar pelos olhos uma da outra. Quando ficavam de pé juntas no alto da colina, em vez de árvores altas e buracos enlameados e montanhas distantes cobertas de neve, elas viam todos os lugares aonde um dia iriam."
Página 09.

A amizade das duas começou como começam muitas amizades. Teve o estranhamento inicial e depois a cumplicidade diante de uma situação particular às duas pessoas. No caso de Tully, houve também a adoção da família da amiga como se fosse a sua própria. Quem aí já não viu ou tem uma mãe de amigo que é quase uma segunda mãe? As duas crescem unidas, tentando manter os ideais na mesma direção e quando descobrem que o mundo é maior do que imaginavam, percebem que pode haver uma mudança nos planos. E entra aquela questão que pode mudar tudo: revelar que seu desejo não é compatível com o do amigo ou fingir que ainda quer o brilho das estrelas?

A amizade das duas é testada constantemente. E não somente na adolescência, mas durante a vida adulta. Tully é muito ambiciosa e não mede esforços para que os holofotes fiquem sempre em cima dela e acaba cometendo deslizes quando acredita que não há nada de mais nas suas atitudes. Tully arma uma para Kate que, apesar de horrível, seria algo muito interessante de acompanhar ao vivo. E essa não foi a pior coisa que Tully já fez. Kate é bem mais moderada e se ela puder ter algum momento de sossego durante o dia, ela acredita que é um presente dos céus. Mas ela também nota a passagem do tempo e a necessidade de deixar uma marca nesse mundo. Kate tem suas preocupações genuínas, mas possui um coração enorme.

A narrativa é em terceira pessoa, intercalando com Tully e Kate. A leitura é bastante densa, porque a autora desenvolve a história em pelo menos trinta anos na vida dessas personagens. E muita coisa acontece nesse tempo. Não acredito que isso vá incomodar alguém. Pode tornar a leitura um pouco mais lenta, mas a escrita da Kristin é muito boa. Este foi o meu primeiro contato com a autora. Ela já lançou outros livros pela Arqueiro e Novo Conceito.

Eu tenho que confessar que esse livro me fez chorar. Tão poucos livros têm esse poder sobre mim que não tinha como eu não gostar e favoritá-lo. E o que me fez chorar não foi o clímax emocionante ou mesmo algum momento relatando a amizade dessas mulheres. Foi um momento familiar, de redenção, em que o medo se fez presente na vida de uma família.

Concluindo

Simplesmente, leiam. Permitam-se viajar nessas páginas, permitam que elas te envolvam e façam valorizar os momentos ao lado das pessoas que estão ao seu redor.

"(...) Este era o segredo de grandes amigas. Como irmãs e mães, elas podiam nos deixar furiosas, nos fazer chorar e nos magoar, mas, no fim, quando era preciso, elas estavam lá, nos fazendo rir mesmo nos piores momentos."
Página 260.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/04/resenha-amigas-para-sempre.html

thery 19/10/2021

Incrível
Sou uma grande amante de obras que retratam a amizade. O tema me toca profundamente, pois é uma das prioridades na minha vida.
Kristin Hannah nos apresenta a mulheres reais, que acertam, erram, se divertem e nos inspiram! Tanto Kate quanto Tully são personalidades únicas, mulheres de coragem que foram bem sucedidas em suas vidas, mas cada uma a sua maneira...
A relação das duas é marcada por altos que baixos e principalmente, no fim, é como se estivessem se ferindo e curando a ferida. No entanto, os altos mostraram-se maiores e puderam sustentar o alicerce dessa verdadeira amizade!
"Amigas para sempre" nos faz refletir sobre situações de violência, acerca de nossas escolhas, nossa jornada, nosso presente/futuro, mas principalmente sobre o orgulho (capaz de arruinar momentos preciosos da nossa vida) e o autocuidado.