Amigas para sempre Kristin Hannah

Resenhas - Amigas Para Sempre

Lu @gentequeamalivros 15/01/2023

Ainda em busca das amigas para sempre...
Esse livro foi o mais difícil que li  da autora até agora.
Difícil pois na maior parte do tempo não sei como me sinto com essa história de amigas para sempre, honestamente eu não comprei essas amigas mas em contrapartida eu gostei de outros aspectos da história e me envolvi no drama familiar e claro gostei mais da Kate sem a Tully, podem me julgar!

Kate e Tully se conheceram ainda na infância e dali se tornaram melhores amigas.
Tully foi uma garota negligenciada praticamente a vida toda, enquanto sua avó era viva ela ainda tinha alguém por ela mas depois ela sobreviveu graças a família da Kate que se tornou um ponto de equilíbrio.

Kate é a típica garota que é invisível que sempre quis ser aceita e claro ela vai virar melhor amiga da garota mais popular da escola, e você deve estar pensando qual o problema disso???

Eu diria nenhum, mas eu vi vários ao longo da história?

Um deles é que a Kate passou praticamente uma vida na sombra da tal amiga, ela fez uma faculdade que ela nem queria pois simplesmente a amiga disse que esse era o sonho delas e a Kate simplesmente embarcou nessa viagem sem nem ao menos ter coragem de dizer o que ela queria, ou não queria neh!

Pois depois fica claro que ela nunca quis ser jornalista mas ela não tinha coragem de contar para a amiga a verdade.
O problema aqui não é ela não contar para amiga que ela não quer mais continuar na faculdade, o problema que tudo que é importante para ela, ela simplesmente não conta para grande amiga, tipo suas maiores aflições como sua escolha de profissão, o garoto que ela estava apaixonada e sabe o motivo?????
Ela tem medo que a amiga "caia de olho" no boy dela e ela sabe que a amiga não vai entender que ela não queria aquela profissão.
Por favor, cadê a amizade aqui?? Ela tem medo da melhor amiga roubar o seu homem, ela sente ciúmes pois a melhor amiga e o cara tiveram uma noite juntas,ela se compara a todo momento com a amiga e claro sempre se acha inferior? enfim essa amizade não é algo que eu considero saudável e nada vai me fazer mudar de ideia.

Sem falar que a Tully é alguém totalmente sem noção que tem várias atitudes de merda e sabe quem pede desculpas? A pessoa que no caso é a vítima da história, sim palmas pois essa amizade é incrível!

Eu poderia ainda apontar outras situações que são bizarras dentro da história onde a Tully expõe a amiga a uma situação ridícula na TV achando que ela sabe o que é melhor para os outros, sinto dizer a Tully é uma pessoa que precisa de terapia não de empurrar terapia nos outros e sim tem gente que vai dizer que ela só queria ajudar, assim como ela queira ajudar quando resolveu filmar o marido da amiga dentro do hospital sem a autorização da amiga tudo isso para ganhar uma promoção no emprego, realmente me desculpa mas isso não é amizade nem aqui no meu planeta nem em Marte.

Então é isso, eu entendo que a Tully tem problemas com abandono e rejeição e esconde o que sente até dela mesmo, ela precisa de ajuda psicológica e não de gente passando pano pra ela.

E sim eu sei que tudo na vida tem altos e baixos a vida é feita de erros e acertos, ninguém é perfeito.
Com certeza existem muitas Tullys e Kate por esse mundo, acho válida a história.

Acredito que muita gente vai se identificar com a mensagem do livro, com a história dessas mulheres e como eu disse todo mundo erra nessa vida mas não vamos romantizar as coisas, não vamos embelezar aquilo que não é para ser belo. Essa é uma história nua e crua de pessoas que erram e acertam e uma amizade que passou longe de ser saudável, mas como tudo na vida tem seus momentos felizes.

Ainda dei uma nota 3,5 pois gosto dos conflitos familiares que a história trás é óbvio que os 20% finais foram o motivo da minha nota, pois me emocionei com o final, acredito que a Tully percebeu o que realmente importa e sim foi uma amiga para Kate.

Fiquei pensando bastante sobre esse final e como é importante a gente valorizar aquilo que temos enquanto podemos, pois a vida é um sopro e tudo muda em um piscar de olhos, e no final o que somos??....

Bru Fátima 24/03/2021

Sobre amizade, abandono, relações tóxicas e perdão
Uma amizade que inicia aos 13 anos na Alameda dos Vagalumes e perdura ao longos da décadas. Tully e Kate se tornam inseparáveis apesar da tumultuada vida de Tully.⁣

Tully é o tipo de pessoa com carisma e sabe usar isso a seu favor desde sempre. E junto com uma mega dose de persistencia, luta e ousadia ela alcança o topo dos seus objetivos, mas falta a realização pessoal. Os traumas do abandono no passado nunca a deixaram.⁣

Kate foi a criança tímida que ganha holofotes quando inicia sua amizade com Tully e esse embarque na asa da amiga dura muito tempo. Apesar de não desejar e ter as mesmas ambições que Tully aceita passivamente por longos anos seguir os passos da amiga, até que há uma bifurcação entre os projetos de vida delas. Kate alcança o topo do que deseja para sua vida pessoal, mas sente que falta da realização profissional.⁣

O livro me deu um misto de sentimentos, diferente da grande maioria, eu não condeno todas as atitudes de Tully, quanto fazer escolhas pelas duas. Tendemos a nos compadecer de Kate porque sabemos que os desejos dela difere dos da amiga, mas Tully não, porque Kate não fala. ⁣

Kate não se queixa NUNCA, falta assertividade em TODAS as suas relações.⁣
Obviamente existiram momentos que Tully passou dos limites, expondo a familia de Kate e relação de maternidade. ⁣

Apesar de tudo elas sempre dão um jeito de superar as diferenças, Kate é quem tem mais facilidade em retomar o contato, mas a dor pela distancia é sofrida da mesma forma.⁣

Ao longo da leitura tive pena das duas, e do fato delas terem carregado por decadas os traumas, insegurança, baixo autoconfiança e estima do passado; e no quanto isso afetou a vida delas nessa caminhada. Preparem os lencinhos porque o tombo é grade! ⁣
Mas também teve muitas partes divertidas e o contexto cultural que o livro acontece e as músicas são um plus (amei)!⁣

Vale lembrar que o livro aborda assuntos sensíveis que podem ser gatilho para algumas pessoas.⁣

para quem não liga pra spolier falamos tudo sobre o livro e série na live que está aqui no meu IGTV.⁣

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/

Tercya 21/02/2023

Surpreendente! Sem mais... Uma história de uma vida inteira! Em um livro fascinante estava com receio de ler , mas sem palavras para descrever o quão lindo é.

Talita 18/06/2020

Que livro!!!
Esse foi o segundo livro da Kristin Hannah que eu li. Confesso que tinha ficado meio "traumatizada" com o tanto que Jardim de Inverno mexeu comigo e me fez chorar sem fim.
Mas Amigas para Sempre foi muito diferente - apesar de também me fazer chorar rs.
Que leitura maravilhosa! Me senti dentro de uma máquina do tempo, aterrizando nos anos 70. Quantas referências! Impossível não se sentir vivendo aquilo tudo com as personagens, mesmo não tendo nascido nessa época.
A história de Tully e Kate foi linda! Podemos acompanhar o surgimento de uma amizade verdadeira, daquelas que poucos tem o privilégio de ter e o amadurecimento das duas, passando por muitos momentos alegres, mas também de lutas e tristeza.
Amigas para Sempre entrou definitivamente pra minha lista de recomendações, todo mundo devia ler!
Agora vou ali descobrir a continuação dessa história em Por toda a eternidade ;)
pam 29/07/2020minha estante
Recomendo ?O caminho para casa? da Kristin. O melhor livro dela, na minha opinião. É incrível

Thathithas 29/12/2022

Só comece com lencinho em mãos
Uma amizade de 3 décadas claro que terá seus percausos, brigas e ressentimentos. Mas acima de tudo amor.
Amigas para sempre é um livro para nos lembrar que o que realmente importa na vida são as pessoas que amamos, aquelas que deixamos ver além do muro, além das máscaras. Aquelas que sobrevivem ao tempo.

qziacoelho 20/05/2024

É, favoritei na mesma intensidade que chorei.
Que livro! Quantas lições! A estória de uma amizade de uma vida inteira!
Só leia!

Andy.Sena 03/04/2021

Como não se apaixonar pela jornada de Tully e Kate, como não sonhar com uma amizade tão linda e forte, que é capaz de superar tudo em nome do amor. Termino essa releitura novamente encantada com a escrita da Kristin, apaixonada e com o coração aquecido.

Tatiane256 15/11/2022

Amigas para sempre
?Melhores amigas para sempre não importa o que aconteça? ??

Quantas emoções nessa escrita, eu não sei descrever os sentimentos lendo esse livro.

Sial0 29/05/2023

Altos e baixos
Fala sobre uma amizade que n é perfeita, pois nenhuma é, ainda mais uma de anos. É preciso saber lidar com os desentendimentos e sobre o amor acima de tudo

Gilmara Silva 25/03/2021

Citação:
"Vocês podem ser o que quiserem. Mas você precisa se arriscar às vezes. Se abrir para o mundo. Uma coisa que eu posso lhe dizer com toda certeza é o seguinte: na vida, a gente só se arrepende do que não faz"

Luna 17/08/2021

Amigas Para Sempre
A série é muito boa porém prefiro o livro . Os personagens são fantásticos e bem elaborados. Os personagens são bem apaixonantes

Marina.Soares 05/02/2023

Que livro maravilhoso amei do início ao fim livro mexeu muito com meus sentimentos tinha hora que eu ficava com raiva tinha hora que eu ficava triste tinha horas que eu ria Horrores pertur gostaria de ler mais livros dessa autora dizem que um livro é bom e outro é ruim mas eu tenho que ver com os próprios olhos
Mari Pettian 28/02/2023minha estante
Até hoje todos que li dela eu adorei, e O Rouxinol é o meu favorito na vida ?

Ana Tereza 19/07/2020

Amigas para sempre
"Em terceira pessoa, a autora consegue dar uma ampla visão à história, abrangendo tanto uma quanto outra personagem, ao mesmo tempo em que consegue se aprofundar em cada uma delas, revelando suas virtudes, fragilidades, conquistas e anseios."