Amigas para sempre

Amigas para sempre Kristin Hannah

Resenhas - Amigas Para Sempre

Jeh84 26/04/2014

Amigas para Sempre - Um Vínculo Além da Existência
Ler Amigas para Sempre é uma viagem por três décadas, que nos levam a acompanhar o crescimento, o amadurecimento e a quase ruína de uma amizade.

É a história de Tully, a garota popular e descolada que demonstra uma vida de perfeição e da tímida estudiosa Kate, que tem tudo pra ter uma vida feliz, mas não enxerga assim. E são unidas por um segredo que mudará suas vidas para sempre. Ao ponto de serem vistas e chamadas como uma só, onde partilham durante os anos: a família, a escola (e mais na frente à faculdade), os garotos e as carreiras. E com isso torna-se uma história de amor, onde duas pessoas completamente diferentes se descobrem tão parecidas, onde o que falta numa a outra completa e vice-versa. É um ciclo sem fim. Até que algo acontece. Será que somente uma traição poderia quebrar esse elo?

Que laço mágico é esse que existe numa amizade que nem o tempo ou a distância é capaz de separar, que as situações da vida não o conseguem romper?

“– Por que será que escolheram esse nome, alameda dos Vaga-Lumes? – perguntou Tully. Nunca vi nenhum vaga-lume aqui. Kate encolheu os ombros.

– Perto da ponte velha tem uma rua que se chama Missouri. Talvez algum fundador da cidade estivesse com saudade de casa. Ou perdido.

– Ou talvez seja mágica. Esta pode ser uma rua mágica – cogitou Tully, virando-se para a outra. – Isso poderia significar que nós nascemos para ser amigas.

Tentando descobrir me vi num misto de emoções. Entre querer bater na Tully, sacolejar a Kate ou mesmo tranca-las num quarto escuro até fazerem as pazes. E isso não apenas no período em que eram adolescentes, gente grande também faz birra sabia? Ora eu sorria, ora chorava. É um livro divertido e ao mesmo tempo nostálgico, não apenas pela playlist que nos embala da década de 70 até à década passada. É daqueles livros que te fazem parar para pensar, rever suas atitudes e colocar na balança seus conceitos sobre amizade e companheirismo, sobre o que somos humanamente capazes de fazer. A Kristin Hannah soube chamar minha atenção do início ao fim, quer dizer, até um pouco mais do fim, já que vivo pensando há alguns dias. Fui pega de surpresa, pois foi o primeiro livro que li dela e ninguém me avisou que precisava ler num local arejado e confortável, com uma caixa de lencinhos do lado e uma xícara de chá. Que te daria vontade de fechar o livro e passar horas ao telefone com sua melhor amiga, só para dizer: – Estava lendo algo e lembrei de você. – para relembrar o tempo de infância, as aventuras da adolescência e até as discussões da fase adulta. E não deixar para trás amizades adquiridas ao longo do tempo? Não compartilharam a infância juntas, mas é quem te acompanha nas compras, no cinema, te dar um chocolate para aqueles dias e sempre percebe quando você precisa tomar sorvete napolitano. E mesmo com a distância tentando separá-las, estar online, a qualquer hora, só para você. E nunca deixará de levantar a sua estima dizendo: – Ponha fogo no mundo.

“(…) sabia que o amor não evaporava. Ele esmaecia, talvez, perdia a cor como objetos deixados ao sol, mas não sumia.”

Amigas para Sempre é o primeiro livro da série Firefly Lane. Ah! E o segundo, Por Toda A Eternidade já está em mãos e dessa vez não estarei desprevenida.

Uma boa leitura e muitas curtidas com as amigas. 07/04/2014

Karina Q. Belin 08/06/2021

Kristin Hannah é a autora que compro seus livros de olhos fechados! Amo demais e a cada livro podemos tirar um aprendizado! Tive que reler amigas para sempre!

Débora 06/02/2021

Favorito
Livrão!!! Completo! Brmm amarradinho do começo ao fim. Kristin tem o talento de entrar em nossos corações e mentes e bagunçar tudo. Desidratei de tanto chorar. Uma tragetória forte, cheia de verdade, sentimento e emoção. A escrita ganha vida e nos arrebata.

Adriane120 03/06/2020

Emocionante e surpreendente!
Superou todas as minhas expectativas, uma história de amizade real, com altos e baixos. Essa autora sabe mesmo expressar personalidades, sinto que os personagens são parte da minha vida agora. Um livro que mostra a importância dos detalhes, das prioridades, e que o que realmente importa é o amor, que damos e recebemos. E que o orgulho não vale a pena, ceder é uma virtude necessária para se viver bem.
Juliana Rodrigues 04/06/2020minha estante
Muito emocionante! ?

Thay 02/06/2023

Mil sentimentos e sensações
Acabei de terminar de ler esse livro, estou ouvindo ABBA- Dancing Queen, tentando não soar tão amarga com a resenha que irei escrever. Quando assisti a série da Netflix eu sempre senti um certo desconforto em relação a amizade das duas, eu gostei da série, achei linda, porém o desconforto estava lá, episódio após episódio. Então resolvi ler o livro, e o desconforto em relação a amizade e história das duas, ficou nítido. Acho a Tully focada e fodaaa para caramba, porém é uma egoísta para cara$#$#, ela viu a solidão e fraquezas da Kate e agarrou nisso para ter alguém. Kate era sempre tão complacente com ela e com todos, que muitas vezes não era ouvida, ou sequer falava. Tully por diversas vezes manipulava a amiga, via o desconforto e sentimentos dela, mais preferia ignorar, por puro ego e egoísmo. A parte da briga é surreal, vontade de entrar no livro e socar a Tully, pegar a Kate colocar no canto e falar "Nunca mais fale com ela". Sei que amizades possuem altos e baixos, porém vc errar e não se desculpar é demais. Referente a Tully e Jonny, em diversos momentos acredito que o ciúme da Kate tinha fundamento, a cobiça e malícia estava lá. Não sei se irei ler a continuação, não sei se tenho saco para aguentar 3 egoístas no mesmo livro(Nuvem,Tully e Marah). Essa última nem quis citar, o menina terrível, ela era muito má com a mãe, e não venham me falar que era a adolescência, é caráter msm. Não queria soar tão amarga,porém não deu, apesar de tudo, é um ótimo livro, fala sobre: Amor, recomeços, amizade, família e perdão.
Nota 4/5

Camila 14/04/2021

Surpreendente
Comecei a leitura após assistir a série, fiquei curiosa sobre o motivo que levaram elas a pararem de se falar. Não é o estilo de livro que me interessa, mas me vi apegada as personagens, me identifiquei com ambas, mesmo elas sendo tão diferentes, vi um pouco de mim em cada uma. Não esperava por esse final, não dá para descrever o quanto eu chorei. Vale muito a pena a leitura.

Tami Silveira 30/12/2023

Amigas para sempre
Gostei muito da passagem do tempo que a autora fez e todo o cenário que ela construiu com essas mudanças, me vi vivendo os anos 70, 80, 90 e início dos anos 2000. Dentro dos capítulos ela alternava entre as duas amigas o que tornou a história bem dinâmica já que em alguns momentos elas estavam vivendo vidas bem diferentes e separadas.
Confesso que me incomodou muito a inveja entre elas, acho que isso deixou uma mancha na amizade e achei totalmente desnecessário.
No final a história partiu para algo que me surpreendeu, não esperava mesmo. E foi bem triste, mas ao mesmo tempo achei maduro e bonito.

@biasweetlullaby 24/03/2021

Simplesmente emocionante
#resenhacadalivroumahistoria
Amigas para sempre [Kristin Hannah] [Editora Arqueiro]
Só preciso dizer que estou completamente destruída com esse livro! Hannah sempre consegue nos surpreender com suas histórias.
"Antes de as duas se conhecerem, aquela rua parecia não levar a lugar nenhum, era apenas uma alameda do interior com o nome de um inseto que ninguém jamais vira naquele canto azul e verde do planeta."
O ano é 1970 e iremos conhecer a infância de Tully e Kate. As duas são completamente diferentes, enquanto Tully é a garota popular da escola, Kate é a retraída e tímida sem amigos.
Tully mora com avó pois sua mãe Dorothy tem sérios problemas com drogas, sendo assim, praticamente a abandonou. Mas um belo dia, Dorothy aparece e a leva embora, a partir daí, a vida de Tully muda completamente e até as suas atitudes, ela já não se importa com mais nada, apenas curtir.
Kate, acaba conhecendo Tully ao acaso, e as duas se tornam amigas inseparáveis, sendo na escola e até na vida profissional, quando Tully acalenta o sonho de um dia se tornar uma grande jornalista.
O livro se passa entre os anos de 1970,1980,1990. Vamos acompanhando a trajetória e crescimento das duas amigas, conhecendo todos seus medos, anseios, da adolescência à vida adulta.
A leitura é bem fluida, porém algumas coisas me incomodaram bastante, e talvez este tenha sido a intenção da autora. Por exemplo: a forma como Tully simplesmente monitora a vida da amiga, até mesmo a impedindo de ter seus próprios sonhos.
??
Mas é quando Kate adoece que a amizade das duas é posta a prova.
Um livro emocionante e sensível sobre amizade, luto, maternidade e o ápice não posso contar.

Ana Maria 24/10/2021

eu passei mais da metade do livro odiando a Tully e me perguntando o porque da Kate aceitar tantas coisas e ainda ser amiga dela. Mas com o caminhar da história, percebi que as pessoas são assim mesmo. Deixamos passar muita coisa, sentimos coisas bobas e vivemos com paranóias, e essas são as duas mulheres mais reais e viscerais que eu conheci. E isso porque elas são como quaisquer outras no mundo.

Não consegui parar de chorar nas últimas páginas, mas concluí reflexiva, pensando muitas coisas na minha vida e apaixonada pela Kate.

Ju Harue 16/02/2021

Durante a maior parte da história eu só tive problema com os personagens, achei bem complicado certas atitudes, posicionamentos e comportamentos. Mas a escrita da autora é cativante a ponto de ter me feito querer saber o que ia acontecer e continuar - se não fosse isso, talvez eu tivesse abandonado na metade. Eu não estava preparada para o final, definitivamente. Agora estou curiosa para ver a adaptação para as telas que tem na Netflix.

Ana Claudia 07/02/2021

Um livro surpreendente com uma bela história sobre a amizade e sua importância ao longo de 30 anos. Que final mais surpreendente! Nem precisa dizer que chorei um oceano de lágrimas nesse livro!

Bea Nunes 14/06/2022

Amei
Que livro gostoso?. eu estou amando a forma que essa autora escreve, você simplesmente não quer parar de ler.
Para quem assistiu a série, muda muitas coisas, já começando pelo fato que diferente da série o livro me fez chorar mas ambos são igualmente bons e super recomendo, o livro tem uma pegada super bacana que te faz refletir e eu acredito que essa é a ideia da autora já que é o segundo livro dela que eu leio nesse segmento; embora pareça clichê a história me surpreendeu e tomou um rumo emocionante.
Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

Giovana 07/07/2022minha estante

Bea Nunes 08/07/2022minha estante
Não kkkk ele é mais puxado pro romantismo em algumas partes