Amigas para sempre

Amigas para sempre Kristin Hannah

Resenhas - Amigas Para Sempre

Leninha Sempre Romântica 10/03/2014

Sempre que inicio a leitura de um livro da Kristin Hannah já preparo um lugar confortável para relaxar, lencinhos para o momento das lágrimas e principalmente, previno meu coração para fortes emoções. A autora tem o dom de me dilacerar com suas histórias, ela aborda temas fortes e profundos relacionamentos familiares, foi assim com O Caminho para casa e Quando você voltar, lidos já há algum tempo.

É notável o dom que a autora tem de nos transportar para dentro da história, não tem como não se envolver, tomar partido, torcer pelos personagens. Nesse livro em particular, ficou claro para mim o poder que Kristin tem em fazer com que a passagem do tempo seja perceptível. Ao longo da leitura, e de acordo com que o tempo passa, você vai percebendo o crescimento dos personagens, eles se tornam familiares queridos. E quando, lá no final do livro, um ou outro relembra momentos do início da história, é como se o tempo tivesse realmente passado, você lembra-se dos fatos como se fosse possível que os 20 ou 30 anos tivessem sido vividos enquanto você lia. Não sei se fui clara ao tentar explicar esse aspecto sobre o tempo, mas acredito que lendo o livro vai ficar claro o que eu quis dizer.

Mas vamos falar de Tully e de Katie, duas amigas que se completam, almas gêmeas em suas imperfeições. Não tem como não gostar dessas meninas frágeis e, ao mesmo tempo, tão fortes.

Kate é a garota que se sente excluída na escola, sem amigos e sempre reclusa. Ela encontra em seus livros e em seu quarto o lugar perfeito para passar despercebida pela vida. Tully é a garota nova que se muda para o fim da rua de Katie, ela é linda, descolada, mas carrega em seu coração uma história de abandono e solidão. Ela mascara através de sua exuberância e autossuficiência um lado triste e solitário, porém juntas elas se descobrem e terão o mundo a seus pés.

Duas adolescentes cheias de sonhos, que se completam e se incluem nos sonhos uma da outra fazendo assim com que ao longo de suas vidas, elas criem laços inseparáveis de amor, companheirismo e amizade.

Em certos momentos da história tive ganas de bater na Tully, e em outros momentos vontade de dar umas sacudidas na Katie. Porém suas histórias são perfeitas em suas imperfeições, tudo é plausível e tão lógico que quase se torna real. É tão delicioso descobrir seus medos, compartilhar suas vitórias e sofrer com suas dores e desilusões. Elas nos levam pelas mãos e nos contam suas vidas de forma que nos faz parecermos membros da família.

E claro, não tem como não se desmanchar em lágrimas diante da dura realidade do final da história, num livro que abre uma janela imensa de possibilidades e muitas delas que só serão desvendadas e finalmente apaziguadas em sua sequência, no livro Por toda a Eternidade.

Acredito que essa duologia precisa ser lida sem pausas, para que não fiquem brechas a serem fechadas, nem dores a serem sanadas.

Nesse caso então vale a dica: Não se aventure na leitura fora de ordem e, não leia a sinopse do livro seguinte Por Toda a Eternidade, senão você vai ler um spoiler imenso e que pode tirar todo o brilho do “descobrir e desvendar”, impregnado no livro Amigas para sempre.

Eu sou suspeita em recomendar os livros da Kristin Hannah, ela é capaz de chocar, encantar e deixar o seu leitor sempre ansioso por seus livros. Esse é mais um dos que entra para o rol dos meus preferidos, e que indico para aqueles que gostam de histórias repletas de dramas e emoções e com um desfecho de cortar o coração.

Leia, se deixe conduzir, se emocione e chore, com a história de TullyeKate, duas amigas que passarão a fazer parte da vida do leitor e que com certeza deixarão saudades.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2014/03/amigas-para-sempre-kristin-hannah.html

Carol.Czizek 30/03/2021

Gostei
Primeira coisa que tenho para falar, é sobre a escrita da autora, é super fluida, e as páginas possam que nem sente!
A história narra a amizade de tully e kate por 30 anos, é bonito ver, porém teve algumas questões que achei muito estereotipado.
As últimas 30 páginas, foi só choro!

Thais.Garrido 07/06/2021

Kristin Hannah reflete a vida
Kristin Hannah realmente sabe retratar a complexidade dos relacionamentos, e com a amizade não deixa de ser diferente.
Me identifiquei muito com a relação da Kate e da Tully e me fez refletir sobre várias situações que já passei com a minha melhor amiga.

Val.Sacone 04/04/2021

História maravilhosa, nos faz pensar e analisar quem são nossos verdadeiros amigos... final emocionante. Recomendo.

toledorachel 13/05/2021

Melhor que a série
Quis ler após ter assistido a série na Netflix, que percebi estar incompleta. A série, como que para "preencher a cota", traz coisas inexistentes no livro. Muitas coisas são iguais, mas o assunto principal (que leva ao final) nem passou pela minha cabeça. Odiei a continuação, mas esse livro me emocionou bastante.

Thamiris 26/10/2021

resenha completa em @frasedeumlivroo
gatilhos : abandono familiar, estupro, aborto.
???
Queria ter amado, mas não foi pra mim. Tiveram várias atitudes que eu não concordo e que não me identifico, além de achar que a história teve furos enormes no tempo. Mas achei a escrita da autora muito boa, então talvez eu leia outro dela e quem sabe, tenha uma experiência melhor.

Já vou começar a assistir a série essa semana para ver se mudo a minha opinião sobre essa história. Apesar de ser tocante e até mesmo real, sinto que não foi pra mim.

IG Literário @senhoritayas 03/02/2021

Esse livro me destruiu, recomendo! ???
#ResenhaSenhoritaYas

Primeiro livro Favoritado do ano Cheeeeeck ??

Amigas Para Sempre da Kristin Hannah conta a história de 2 garotas (totalmente diferentes uma da outra), mas que se tornaram melhores amigas. E nós acompanhamos essa amizade durante 30 anos. Claro que nem tudo são flores, elas 2 sempre entram em algum conflito, porém são aquelas pessoas que sempre estarão disponíveis uma para a outra nos momentos difíceis.

É um drama, que além de amizade, também fala sobre as decisões que tomamos na vida e as consequências que elas trazem. Tully escolheu correr atrás do sucesso na vida profissional e Kate escolheu a família e ser mãe.

Então, quem conhece Kristin Hannah pode esperar que lágrimas irão rolar (Tipo, muitas lágrimas) ???

Indico demais pra quem gosta de drama.

Bônus: A série adaptação desse livro já está disponível na Netflix!?

Nelles 02/08/2022

Amizade é Pra Sempre ???? (contém exceções)!
?Pensamos que nossa vida são os fatos, que as coisas marcantes são os sucessos e os fracassos, seja na juventude ou na meia-idade; mas não é isso mesmo.
Amor. Família. Risos. É disso q eu me lembro depois de tudo ter passado.?
Kate Mularkey.

?FireFlay lane?, de Kristin Hannah, com tradução para o português ?Amigas para Sempre? (confesso que ainda tento me acostumar com essa tradução, mas ok! Rsrs), nos apresenta uma história de duas amigas completamente opostas, que se unem por conta do acaso, criando a partir daí um elo quase inquebrável (não posso prolongar aqui por conta de spoilers ?).

Como um bom drama que se preze, temos uma boa dose de humor, muito drama e casos familiares complexos, que nos levam a entender as escolhas e erros das amigas Kate e Tully.
Com um final supreendentemente difícil e lindo, ao mesmo tempo, ficamos com vontade de se aprofundar mais nos acontecimentos que vem após toda a devastação dos últimos acontecimentos.

**SPOILER**
O livro ?Por toda a Eternidade? nos trás a continuação dessa série(já to ansioso para iniciar)!

Ng ??

Amanda 31/03/2023

Chororo
Se é possível não chorar com um livro da Kristin eu desconheço esse livro. Vamos para a continuação agora mesmo.

Tercya 21/02/2023

Surpreendente! Sem mais... Uma história de uma vida inteira! Em um livro fascinante estava com receio de ler , mas sem palavras para descrever o quão lindo é.

Bru Fátima 24/03/2021

Sobre amizade, abandono, relações tóxicas e perdão
Uma amizade que inicia aos 13 anos na Alameda dos Vagalumes e perdura ao longos da décadas. Tully e Kate se tornam inseparáveis apesar da tumultuada vida de Tully.⁣

Tully é o tipo de pessoa com carisma e sabe usar isso a seu favor desde sempre. E junto com uma mega dose de persistencia, luta e ousadia ela alcança o topo dos seus objetivos, mas falta a realização pessoal. Os traumas do abandono no passado nunca a deixaram.⁣

Kate foi a criança tímida que ganha holofotes quando inicia sua amizade com Tully e esse embarque na asa da amiga dura muito tempo. Apesar de não desejar e ter as mesmas ambições que Tully aceita passivamente por longos anos seguir os passos da amiga, até que há uma bifurcação entre os projetos de vida delas. Kate alcança o topo do que deseja para sua vida pessoal, mas sente que falta da realização profissional.⁣

O livro me deu um misto de sentimentos, diferente da grande maioria, eu não condeno todas as atitudes de Tully, quanto fazer escolhas pelas duas. Tendemos a nos compadecer de Kate porque sabemos que os desejos dela difere dos da amiga, mas Tully não, porque Kate não fala. ⁣

Kate não se queixa NUNCA, falta assertividade em TODAS as suas relações.⁣
Obviamente existiram momentos que Tully passou dos limites, expondo a familia de Kate e relação de maternidade. ⁣

Apesar de tudo elas sempre dão um jeito de superar as diferenças, Kate é quem tem mais facilidade em retomar o contato, mas a dor pela distancia é sofrida da mesma forma.⁣

Ao longo da leitura tive pena das duas, e do fato delas terem carregado por decadas os traumas, insegurança, baixo autoconfiança e estima do passado; e no quanto isso afetou a vida delas nessa caminhada. Preparem os lencinhos porque o tombo é grade! ⁣
Mas também teve muitas partes divertidas e o contexto cultural que o livro acontece e as músicas são um plus (amei)!⁣

Vale lembrar que o livro aborda assuntos sensíveis que podem ser gatilho para algumas pessoas.⁣

para quem não liga pra spolier falamos tudo sobre o livro e série na live que está aqui no meu IGTV.⁣

site: https://www.instagram.com/naoemprestolivros/

tiagoodesouza 07/06/2014

Amigas para sempre | @blogocapitulo
Quando um livro traz amizade como tema principal, é certeza de que vou querer lê-lo. Amizade é um tema com o qual eu me identifico muito. Aconteceu uma coisa engraçada: Amigas para sempre e Por toda a eternidade formam uma duologia e foram lançados praticamente de forma simultânea por duas editoras diferentes. "Amigas" saiu pela Arqueiro e "Eternidade" veio pela Novo Conceito.

Por favor, não leiam Por toda a eternidade sem terem lido Amigas para sempre antes. Não leiam nem a sinopse (larguem o livro agora mesmo!). Juro que vocês vão se arrepender muito e deixar de se emocionar se o fizerem.
A história

"(...) A vida com amigos tornava tudo mais fácil."
Página 23.

Tully tinha 10 anos quando a mãe, Dorothy, que não via há seis anos, apareceu na porta da casa da avó e a levou embora. Mas durante uma passeata, Tully acabou se perdendo da mãe e se sentiu culpado pelo ocorrido. Embora a mãe não estivesse presente, aquele momento definiu sua vida e durante anos Tully tentou ser motivo de orgulho para ela. Mas em certo momento ela caiu na real e criou uma mentira para deixar as lembranças da mãe de lado. No entanto, é quando mais queremos nos afastar do passado, quando o presente parece um lugar seguro, é que ele volta para nos visitar.

Kate é uma garota de 14 anos que já teve muitos amigos. Mas aparentemente eles enlouqueceram. Passaram a fumar maconha e as outras pessoas não aceitavam a aproximação dela por ter sido amiga da turma do baseado. Para passar o tempo que tinha de sobra, ela mergulhava na leitura de livros. Seus preferidos eram O Hobbit e O Senhor dos Anéis. Sua mãe não gosta devê-la sozinhae vê nas novas vizinhas uma ótima chance de Kate conseguir uma amiga.

A princípio, Kate e Tully são muito diferentes e cada uma idealiza que a vida da outra é perfeita ou mesmo melhor que a sua própria. Então, uma experiência traumática aproxima as duas e elas prometem ser amigas para sempre, aconteça o que acontecer.

Desenvolvimento e narrativa

"Então elas enxergaram o lugar pelos olhos uma da outra. Quando ficavam de pé juntas no alto da colina, em vez de árvores altas e buracos enlameados e montanhas distantes cobertas de neve, elas viam todos os lugares aonde um dia iriam."
Página 09.

A amizade das duas começou como começam muitas amizades. Teve o estranhamento inicial e depois a cumplicidade diante de uma situação particular às duas pessoas. No caso de Tully, houve também a adoção da família da amiga como se fosse a sua própria. Quem aí já não viu ou tem uma mãe de amigo que é quase uma segunda mãe? As duas crescem unidas, tentando manter os ideais na mesma direção e quando descobrem que o mundo é maior do que imaginavam, percebem que pode haver uma mudança nos planos. E entra aquela questão que pode mudar tudo: revelar que seu desejo não é compatível com o do amigo ou fingir que ainda quer o brilho das estrelas?

A amizade das duas é testada constantemente. E não somente na adolescência, mas durante a vida adulta. Tully é muito ambiciosa e não mede esforços para que os holofotes fiquem sempre em cima dela e acaba cometendo deslizes quando acredita que não há nada de mais nas suas atitudes. Tully arma uma para Kate que, apesar de horrível, seria algo muito interessante de acompanhar ao vivo. E essa não foi a pior coisa que Tully já fez. Kate é bem mais moderada e se ela puder ter algum momento de sossego durante o dia, ela acredita que é um presente dos céus. Mas ela também nota a passagem do tempo e a necessidade de deixar uma marca nesse mundo. Kate tem suas preocupações genuínas, mas possui um coração enorme.

A narrativa é em terceira pessoa, intercalando com Tully e Kate. A leitura é bastante densa, porque a autora desenvolve a história em pelo menos trinta anos na vida dessas personagens. E muita coisa acontece nesse tempo. Não acredito que isso vá incomodar alguém. Pode tornar a leitura um pouco mais lenta, mas a escrita da Kristin é muito boa. Este foi o meu primeiro contato com a autora. Ela já lançou outros livros pela Arqueiro e Novo Conceito.

Eu tenho que confessar que esse livro me fez chorar. Tão poucos livros têm esse poder sobre mim que não tinha como eu não gostar e favoritá-lo. E o que me fez chorar não foi o clímax emocionante ou mesmo algum momento relatando a amizade dessas mulheres. Foi um momento familiar, de redenção, em que o medo se fez presente na vida de uma família.

Concluindo

Simplesmente, leiam. Permitam-se viajar nessas páginas, permitam que elas te envolvam e façam valorizar os momentos ao lado das pessoas que estão ao seu redor.

"(...) Este era o segredo de grandes amigas. Como irmãs e mães, elas podiam nos deixar furiosas, nos fazer chorar e nos magoar, mas, no fim, quando era preciso, elas estavam lá, nos fazendo rir mesmo nos piores momentos."
Página 260.

site: http://ocapitulodolivro.blogspot.com.br/2014/04/resenha-amigas-para-sempre.html

Luana 08/01/2022

? Resenha: Kristin Hannah mais uma vez acabando com meu coração, sim ela tem o dom de mexer com minhas emoções e isso me agrada demais.

Nessa história vamos ver o nascimento de uma amizade entre duas meninas totalmente diferentes, mas ao mesmo tempo bem parecidas.

A amizade entre Tully e Kate começa de uma maneira inesperada já que Tully é uma garota popular que todos adorariam ser amigas e Kate é aquela garota sem graça que todos evitam, duas pessoas totalmente oposta mas que mostra o valor de uma verdadeira amizade.

Há momentos na história que temos muita raiva da Tully, que não entendemos porque Kate não vive seus próprios sonhos, mas a cada página lida vamos nos envolver e nos apaixonar por elas.

Eu gostaria de falar muito, mas estragaria todo encantamento que esse livro me trouxe, o quanto ele me tocou, o final arrebatou meu coração eu não esperava o desfecho.

Ver a construção dessas personagens foi especial, uma amizade que começou na adolescência e foi para vida adulta, cada uma com seus planos, vidas,sonhos, rotinas e realidades diferentes, uma amizade de 30 anos foi incrível.

Eu tenho muitas amigas especiais na minha vida, mas esse livro me fez ver o quanto pessoas especiais aparecem em nossas vidas de uma maneira inesperada. A minha história e da Ana não lembra a história de Kate e Tully, mas nosso amor fez uma linda amizade como a de Kate e Tully amigas para sempre até o fim. Ana, aquela que conhecia meu olhar, meu sorriso o meu meio sorriso. Nossa conexão era tanta que sempre falávamos que nossa amizade vinha de outras vidas e eu acredito. Deus a levou para seu lado
há 3 anos, eu não recebo mais um bom dia, não escuto a sua risada, não vejo aqueles olhos azuis tão lindos, mas eu sei o quanto nossa amizade foi especial, quanto nosso amor é verdadeiro foram 17 anos juntas mas para nós sempre foram muito mas muito mais, nossa conexão vem de outras vidas e até hoje eu te sinto te amo.

Retornando ao livro, leiam é uma leitura linda, emocionante e trás uma linda mensagem sobre a amizade.

#Amigasparasempre #KristinHannah #Resenha #leitura #literatura #Book #Bookgran #Bookstagran #Bookstan #DicaDeLivro #DicaDeLeitura #DicaDeHoje #Indicacaodeleituras #Indicacaodelivros#

Suzana 06/03/2021

Amizade
O livro nos conta a história de duas amigas. Tully a corajosa, alegre, rebelde e com grandes sonhos, que foi abandonada pela mãe várias vezes e criado pela avó.
E Kate a inteligente, amorosa e compreensiva. O livro nos leva por mais de 30 anos dessa amizade e pelos altos e baixos dela. O livro nos faz ter uma relação de amor e ódio pelas duas. Kate é insegura o que nos irrita e Tully é egoísta o que nos faz ter raiva dela muitas vezes.
Eu sinceramente não gostei do final do livro. A autora foi por um caminho que não me agradou, mas apesar disso o livro tem uma mensagem bonita sobre a amizade verdadeira e nos faz pensar sobre a passagem de tempo e sobre as pessoas que se mantém ao nosso lado no decorrer do tempo.

thery 19/10/2021

Incrível
Sou uma grande amante de obras que retratam a amizade. O tema me toca profundamente, pois é uma das prioridades na minha vida.
Kristin Hannah nos apresenta a mulheres reais, que acertam, erram, se divertem e nos inspiram! Tanto Kate quanto Tully são personalidades únicas, mulheres de coragem que foram bem sucedidas em suas vidas, mas cada uma a sua maneira...
A relação das duas é marcada por altos que baixos e principalmente, no fim, é como se estivessem se ferindo e curando a ferida. No entanto, os altos mostraram-se maiores e puderam sustentar o alicerce dessa verdadeira amizade!
"Amigas para sempre" nos faz refletir sobre situações de violência, acerca de nossas escolhas, nossa jornada, nosso presente/futuro, mas principalmente sobre o orgulho (capaz de arruinar momentos preciosos da nossa vida) e o autocuidado.