Passarinha

Resenhas - Passarinha

2066 encontrados | exibindo 46 a 61

Rafaela.Ribeiro 02/08/2023

Ótimo
Fiquei encantada com a protagonista e amei a narração. Fui ler por conta de várias indicações, eu amei mas achei que teria uma profundidade maior.
Deise.Maria 02/08/2023minha estante
Vdd tb achei

-natalia 06/04/2022

"Livros não são como pessoas. Livros são seguros."
Que história bonita!! Não conheço muitas histórias protagonizadas por pessoas no espectro do autismo, e já fazia muito tempo que eu planejava ler Passarinha. Esse livro não me decepcionou de forma alguma!
A história é contada pelo ponto de vista da Caitlin, que se enquadra no espectro do autismo de alto funcionamento, na também chamada Síndrome de Asperger. É muito legal acompanhar essa perspectiva dela para entender porque ela apresenta determinados comportamentos, como ela interpreta o que é dito e como tenta vencer os obstáculos.
Tem um lado bem triste no livro, que é o luto pelo qual Caitlin, o pai e outros personagens estão passando. No entanto, é bem legal como esse luto vai sendo elaborado, e a aproximação pela qual esses personagens passam por conta disso. Também gostei demais do Michael, da Emma e até do Josh!

Patrick.Swayze 28/08/2020

Apaixonante!
Uma mensagem que todos precisam ouvir, uma perspectiva que todos precisam conhecer, este livro é carregado de delicadeza e uma pureza de tirar o fôlego.

Jônatas Rafael Garpin 23/01/2022

Em "Passarinha" conhecemos Caitlin e seu mundo preto ou branco (captou o sentido?) Caitlin tem dez anos de idade, autista, que tenta captar o sentido após o dia em que a vida desmoronou de uma forma extremament/e cruel: a morte de seu irmão mais velho, Devon que sempre foi o seu porto seguro, quem explicava e mostrava o certo e o errado, que sempre a guiou pelo mundo, quem sempre trouxe cor. Seu pai, devastado, não para de chorar e ela não entende bem o que se passa. Tendo dificuldades de se relacionar, Caitlin recorre aos livros e dicionários e, após ler a definição da palavra ?desfecho?, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam e vai em busca de um desfecho. Dias após dia, ela busca novos rumos, sua psicóloga sempre incentivando a fazer amigos, seu pai sempre devastado, e aos poucos, vamos entendendo o que aconteceu com o seu irmão.
Estar na mente de Caitlin é algo fascinante, pois permite se colocar no seu lugar com outra percepção de mundo. Um dos questionamentos da personagem que mais mexe com o leitor é a dificuldade dela de entender o porquê de as pessoas a tratarem diferente ?só porque o irmão dela morreu?. Ela não conhece empatia, a morte para ela é muito objetiva, e o fato dela falar sobre o irmão no tempo presente é um soco no estômago. Caitlin nos ensina, comove, toca lá no fundo do nosso coração.

Suellen 27/09/2020

Ai gente chorei..
Que livro lindo! a forma muito simples que é escrita faz a pessoa entrar na cabeça da Caitlin e entender como ela enxerga o mundo, que não é nada errado, só é diferente da maioria. Da pra perceber aqui também como as outras crianças tem muita dificuldade em lidar com o diferente e a importância do acompanhamento desde a infância. Uma história muito bonita, tocante, recomendo a todos.

Alcinez 29/03/2021

Simples e tocante
Ver o mundo pelos olhos da Caitlin é uma experiência muito interessante. O momento em que ela entende a empatia é muuuuito forte. A aprendizagem dela é visível ao longo do livro, e nós, que estamos lendo, aprendemos junto com ela.
Jis Rocha 29/03/2021minha estante
Amo esse livro.

Jaqueline 04/09/2020

A busca por um desfecho
Há 4 anos li esse livro e ele não me marcou, a ponto de pegá-lo novamente para ler esse ano sem nem lembrar que já o havia lido. É engraçado como a nossa vida e o momento em que estamos influenciam nossa leitura.
Nessa releitura, achei a história extremamente comovente. Existem vários livros que abordam massacres em escolas, mas raramente vemos livros que narram pelo ponto de vista de uma criança, ainda mais se for uma criança com Asperger.
A história de Passarinha é a jornada de Caitlin para entender o que aconteceu com seu irmão, o efeito que o massacre tem nas outras pessoas do seu grupo social, de compreensão dos seus próprios sentimentos, de lidar com a perda de alguém que amamos e de elaboração do luto. O livro representa a busca de um desfecho para Caitlin, mas serve como um desfecho para outras pessoas que perderam seus entes queridos no mesmo evento graças ao desenvolvimento da empatia por parte da personagem principal.
Kacau 04/09/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso li ele numa noite só.

Jaqueline 04/09/2020minha estante
Sim! Nessa minha releitura, gostei bastante também!

Sabrina_Frade 18/10/2020

Impressionante
Uma narrativa capaz de cativar o coração do leitor no primeiro capítulo. Não conhecia a síndrome e achei bastante importante um livro sobre tal

Emilyn moretwopages 09/06/2021

Encontrei o desfecho
Comecei o livro com grandes expectativas e posso dizer que foram correspondidas é muito além. Não tenho palavras para descrever o quanto a mensagem deste livro é importante e linda, só lendo você irá conseguir se encontrar nas palavras e enxergar o mundo de uma maneira diferente. Eu amei muito, espero que todos tenham a oportunidade de conhecer está história um dia.
Raissa.Cruz 09/06/2021minha estante
Lá vou eu adicionar mais livros da minha lista

vsmoraes 20/10/2020

Melhor livro do ano!
Passarinha foi um livro que me emocionou demais e me ensinou muito! Aprendi muito com Caitlin e foi emocionante acompanhar a sua jornada em busca de um desfecho. Se tornou meu livro favorito da vida e eu acho que todo mundo deveria ler ??
peby 20/10/2020minha estante
Tenho muito vontade de lê-lo, espero breve matar essa vontade

Giuliane.Souza 20/06/2020

Tocante
Uma história sobre assuntos muito delicados tratados de forma muita delicada e inteligente. Amei.

Manodirlah 31/08/2020

Uma lição essencial pra vida
O ensinamento que esse livro passa é tão lindo é tão simples. Queria muito poder vê o mundo da maneira humilde da Caitlin.
Cada página tinha uma lágrima no meu olho, mas era uma lágrima de admiração. O livro é tão bom que eu desejaria que ele tivesse um pouco mais de informações, (só pq não queria larga a ligação que eu tive ao ler Passarinha, eu li tão rápido que quando eu Captei O Sentido o livro já tinha acabado kkk)

Reginato 08/12/2022

Caitlin a Passarinha
O livro é muito interessante e levar a reflexão do leitor em temas delicados com o que houve na escola Virgínia Tech e a história de Caitlin que tem TEA (Transtorno do Espectro Autista) que antes era chamado de Síndrome de Asperger. A autora escreveu como a Caitlin pensava, suas grandes habilidades no desenho e inteligência.

Em um determinado trecho do livro ela é comparada com outro Autista e chamada de especial, mas ela vai a diretoria para dizer qua não era assim e que só existia um Autista o outro coleguinha com mais dificuldads. Meu filho é Autista e quando era adolescente ele disse que não queria ser chamado de especial, foi um momento de reflexão para mim.

Acho que a pesquisa foi muito válida da autora e retratou uma Autista de 11 anos em seu mundo após uma morte trágica de seu irmão na escola Virgínia Tech por uma atirador inconsequente.

A falta de empatia quando ela procurava amigos na escola me tocou profundamente por ser pai de Autista e ter passado por situações semelhantes.

A forma de expressar e pensar foi muito legal e as amizades que Caitlin fez durante cada capítulo do livro.

Vamos sim, tirar lições para uma vida e pessoas que não conhecem o TEA eu explico que são todos! Todos! Diferentes, e não existe nenhum Autista igual ao outro, tem certas semelhanças e nem todos tem habilidades.

Hoje, eu penso em escrever a história do meu filho Autista como um personagem fictício e mostrar situações do cotidiano que ele viveu. Pensem numa alma pura de doar amor verdadeiro e em seus momentos de crise ( Quando tive Covid por exemplo e fiquei grave na UTI e ele chorando na varanda dizia: " Eu quero meu Pai!".

Recomendo a todos essa leitura de passarinha.

Luciano

Melissa.Molinos 04/07/2023

Necessário.
Os temas desse livro são infelizmente bem atuais e reais, toda a situação do tiroteio escolar, da perda e luto.
Mas o que mais me impactou é o fato de toda essa situação ser narrada por uma garotinha de 10 anos que possui um grau leve de autismo.
A forma como ela lida com isso é diferente, primeiro porque ela tem dificuldade em assimilar as emoções, tanto dela quanto a dos outros e segundo que o fato dela ter TEA leve impacta nas interações sociais dela, normalmente as crianças acham ela esquisita e a excluem.
Então de certa forma o livro aborda diversos assuntos como a empatia, amizade, luto e superação.
Recomendo muito.
Lali 05/07/2023minha estante
ei, só p avisar, o termo aspenger ñ se usa mais, é bem errado pq o cara q nomeou era um n4zist4, o correto é autismo suporte 1 msm

2066 encontrados | exibindo 46 a 61