Passarinha Kathryn Erskine

Resenhas - Passarinha

2065 encontrados | exibindo 31 a 46

Leila 05/01/2022

Empatia é o segredo!
Esse livro é fantástico, a história gira em torno de uma menina chamada Caitlin, que tem Síndrome de Asperger, que é um nível do espectro do autismo, porém de alto nível de desempenho, ela desenha muito! Mostra claramente a dificuldade de lidar com situações cotidianas e se socializar. Ela e o pai precisam lidar com a morte de Devon, irmão de Caitlin, que foi morto na escola por um atirador. Esse livro traz um relato comovente, contando a história de um pai que já perdeu a esposa e perde também o filho perfeito. A busca de um "desfecho" leva os dois a terminarem um projeto de Devon e a Caitlin a descobrir o que é empatia. Muito lindo, chorei várias vezes!

Malucas Por Romances 28/12/2020

Resenha no instagram @porromances
Olá leitores, tudo bem?

Hoje vim falar com vocês de Passarinha, um dos livros mais tocantes que li esse ano e sem dúvidas uma das minha melhores leituras de 2020.

Em Passarinha vamos conhecer Caitlin, uma garota de 10 anos que tem Síndrome de Asperger. Ela e seu pai acabaram de passar por uma perda enorme. Devon, seu irmão mais velho, morreu durante o massacre em um escola, e agora ela precisa aprender a lidar com o que está acontecendo.

Caitlin tem dificuldades em socializar e muitas vezes não sabe expressar nem reconhecer os sentimentos alheios, tudo para ela é preto no branco e agora ela perdeu a pessoa que mais ajudava ela a lidar com todos seus conflitos.
Caitlin quer ajudar seu pai e a si mesma, mas ela ainda não sabe como, até que um dia Caitlin descobre a palavra "desfecho", e a partir desse momento ela sabe que é isso que ela e seu pai precisam, mas não sabe ainda como conseguir.

O livro é todo narrado por Caitlin e a gente sente isso em cada linha, afinal como estamos na "cabeça" de um criança o livro segue uma linha mais infantil e sem se preocupar com pontuações.
Entrar na cabeça de Caitlin ao mesmo tempo que é emocionante é também fascinante, acompanhar ela em todo seu aprendizado e descoberta é algo que mexe com a gente. Aprender junto com Caitlin é algo tocante, porque a gente fala sempre sobre empatia, se colocar no lugar do outro, mas explicar isso para ela é algo totalmente diferente.

"A gente não deve sorrir quando faz alguma coisa errada porque um sorriso é para mostrar que a gente está sendo legal."
A autora conseguiu nesse livro abordar todos os sentimentos possíveis de uma forma simples e tocante. Os personagens secundários aqui são de extrema importância tanto para a evolução da Caitlin, como também para o enriquecimento do enredo.

Ler Passarinha foi umas das melhores experiências que tive esse ano, não imaginava que um livro tão curto pudesse ter tantos sentimentos, e ao mesmo tempo que a gente quer chorar a gente fica com um sorriso no rosto em cada descoberta da Caitlin.

Passarinha sem dúvidas é aquele livro que recomendo a leitura para todos, um livro para aflorar os mais diversos sentimentos e fazer refletir.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2020/12/resenha-passarinha-kathryn-erskine.html#axzz6hxeC4Vrf

Amadeu.Rebouças 27/10/2023

Temas sensíveis num livro leve e engraçado #passarinha ?
Resenha: Passarinha ?
Autora: Kathryn Erskine
Editora: Valentina

Passarinha de Kathryn Erskine foi o livro mais engraçado q já li, porém, ele aborda temas pesados e sensíveis, mostra a importância da comunicação, e de exercer a empatia.

A vida é tão singela vista pelas lentes sensíveis de uma criança de 10 anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, Caitlin vive num mundo preto e branco, onde a literalidade das coisas têm uma enorme importância, sem espaço para as metáforas ou qualquer coisa que possa lhe proporcionar uma dupla interpretação, tudo era mais fácil quando seu irmão Devon explicava e tentava fazê-la entender q nem tudo é realmente preto e branco no intuito de ajudá-la a "captar o sentido das coisas" num mundo colorido e caótico, e depois q a vida da sua família se desmoronou, ela terá que descobrir um "desfecho para essa história".

"Livros não são como pessoas. Livros são seguros".

O contraste na delicadeza de uma narrativa do ponto de vista de uma criança, para abordar temas como luto e violência nas escolas, mostra a genialidade da autora, deixando a leitura leve, engraçada, e ao mesmo tempo cheia de reflexões sobre assuntos importantes e atuais.

Em nota Kathryn Erskine declara q a comunicação é a chave para o entendimento, tanto no cotidiano como para evitar todo tipo de violência.

Alerta de gatilho: violência nas escolas.

"A vida é especial.
Quer dizer... que não só eu que sou especial? Tudo na vida é? Isso mesmo".
Cecilia.Alcantara 29/10/2023minha estante
Reacendeu minha vontade de ler esse livro!

Amadeu.Rebouças 30/10/2023minha estante
Leia q terás muitas emoções.

Camilla121 19/06/2020

Tema interessante
Gostei muito da forma como o tema é abordado achei a história bem construtiva e é com certeza um aprendizado a mais ler esse livro.

Thayane 15/07/2021

Que livro mais lindo ? eu amei a Caitlin?
Todos devem ler esse livro,um livro que te mostra uma perspectiva que voce nem imagina como é. Só leiam,por favor !

Aelita Lear 31/05/2020

Que Desfecho!
Passarinha é um livro singelo, simples e absurdamente lindo. Poucos foram os livros que chorei quando li, e esse foi um deles. Ele arrebatou totalmente meu coração. Amei conhecer a história de Catilin, uma menina com síndrome de Aspenger.
O livro é narrado por ela mesma, e ai que se encontra a beleza. Na mesma linha de A Cor Púrpura, o livro é cheio de erros, inclusive de diagramação e edição (pelo menos na minha versão), mas é ai que fica a beleza dele. Já que é contado por uma menina com a síndrome destacada, não poderia ser diferente.
O Desfecho (com letra maiúscula, para o bom leitor entendedor) é incrível. Se tornou um dos meus livros favoritos, amei demais e recomendo muito a leitura, ainda mais para a compreensão da situação de pessoas semelhantes à Catilin. Lindo lindo lindo!!

Patricia Lima 02/05/2019

Passarinha
O livro usa muito aquela metáfora que a vida dela é preto e branco e que agora ela vai aprender a deixar tudo colorido. Então vocês devem imaginar a lindeza desse livro.

Ele é narrado pela Caitlin, então é incrível imergir nos pensamentos de uma personagem com autismo, você aprende muita coisa com esse livro.

A autora conseguiu nos passar algumas coisas chaves de como funciona a cabeça de uma criança como a Caitlin, a forma que ela entende algumas coisas, e outras coisas que ela precisa de ajuda pra entender, ela sempre fala de captar o sentido, e o livro é todo construído numa linguagem um pouco diferente também, então você se envolve muito com a personagem.

Outra coisa que o livro trabalha muito é o luto tanto dela como o do pai. Quando a Caitlin descobre o sentido da palavra desfecho ela coloca na cabeça que é isso que ela e o pai precisam agora. Então ela vai atrás de ir atrás de um desfecho, que seria a forma deles superarem essa perda. E gente isso é lindo demais, ainda mais partindo de uma criança com esse tipo de visão de mundo diferente.

Eu fiquei apaixonada por esse livro! Livros narrados por crianças então cada vez mais me surpreendendo e me tocando de uma forma inexpressível.

O livro é muito fofo, muito tocante. Eu li ele em 4 horas te tão envolvida que eu estava

Gabriela3420 17/11/2020

Passarinha
Em "Passarinha" conhecemos a Caitlin; uma garota de 10 anos, portadora da Síndrome de Asperger; que juntamente com seu pai está tentando superar a morte repentina e traumática do seu irmão mais velho. Devon era a pessoa que ensinava a Caitlin as habilidades sociais que a menina tinha dificuldades em entender, ele a ouvia e a compreendia como ninguém... Porém Caitlin está decidida a trabalhar nisso e superar a perda, dando o melhor desfecho possível para toda a situação, e não só para si mesma mas para seu pai, que tem enfretado dificuldades em transpor o luto, e também aos seus amigos da sua escola e comunidade que ainda estão muito abalados com tudo o que aconteceu.
Mais um livro narrado por crianças e que me arrebatou, para a coleção! Nesse livro temos uma aula de empatia e sensibilidade extraordinária, eu amei a forma como a autora usou a situação da morte traumática de Devon para mostrar os diferentes impactos e pontos de vista não so para Caitlin mas para toda a comunidade, mesmo sendo um livro narrado em primeira pessoa.
Outro ponto interessante abordado no livro é a importância do acompanhamento psicológico no ambiente escolar, que no caso da Caitlin foi primordial para obter um desfecho saudável ocasionado para uma situação terrível. E por falar em desfecho, o final do livro é muito comovente, impossível não se emocionar!
"Embora eu não achasse que iria gostar da empatia ela é uma coisa assim que chega sem avisar e faz você sentir um calorzinho gostoso no Coração. Acho que não quero voltar para uma vida sem empatia."

Elis 16/06/2021

Livro: Passarinha
Autor: Kathryn Erskine
Editora: Valentina @edvalentina

?Ele vira a cabeça para mim e sussurra, Perdedora. Eu sei, digo para ele, mas vou continuar tentando.?

Um atentado horrível, um atirador invade uma escola e assassina alunos e professores, e dentre eles está Devon, irmão de Caitlin.

Caitlin é uma garotinha de 10 anos de idade, ela é autista, portadora da Síndrome de Asperger, vive em seu mundo, uma menina doce e de uma pureza que não vê maldade em nada.

?Livros não são como pessoas. Livros são seguros.?

Com essa perda triste e dolorosa, pai e filha aprenderam do seu jeito a lutar contra essa dor do luto, o que será mais difícil para Caitlin, por não ter mais seu amigo ao seu lado.

Esse livro é tão perfeito, de uma sensibilidade, que falar dele eu acabo ficando sem palavras, ele nos passa uma sensação de reflexão do começo ao fim.

Com uma narrativa pelos olhos da personagem, a autora soube nos levar para o mundo de Caitlin e seu cotidiano, onde vemos o quanto a escola é difícil pra ela, o preconceito que sofre e a falta de amigos, o pânico que ela sente de algumas coisas, enfim, uma leitura que nos emociona.

Como mãe de uma criança autista, esse livro foi um misto de emoções, pude sentir através da história a luta constante de uma criança especial, em um mundo preconceituoso e que tem muito a aprender.

?É muito difícil enxergar o que você tem que enfrentar quando as coisas começam a virar geleia e se fundir num borrão e se transformar umas nas outras.?

Passarinha foi um livro que com toda certeza eu indicarei para muitas pessoas, pela sensibilidade que nos é passada, humano, reflexivo e como devemos conversar com nossos filhos e ensinar que existem pessoas diferentes, e merecem ser tratadas com carinho e respeito.

stormazzi 24/06/2020

meu deus que livro! O jeito como ela buscou por um desfecho foi muito fofo, é perceptível que ao final da história ela começa a sentir empatia e a evolução dela é simplesmente incrível, a maior parte do tempo eu só queria poder abraçar ela e falar que vai ficar tudo bem. Adorei o final ou melhor o desfecho.
Débora 24/06/2020minha estante
Amo! Amo! Amo!

Andriele.Schardosim 21/10/2020

Passarinha é um livro fofo e um pouco triste, nunca tinha lido um livro a onde o personagem principal fosse autista, mas achei muito interessante a perspectiva através do mesmo. A leitura me fez lembrar muito de extraordinário, principalmente o final. E por fim, dei quatro estrelas porque não faz muito o meu estilo de livro, mas foi ele que me ajudou a sair de uma leve ressaca literária.

Carla.Ligia 21/01/2023

Me desgracei, recomendo
Sabe aquele livro de partir o coração, mas que te deixa com um gostinho de esperança? Pois é, esse é um deles.
Se você está procurando drama, empatia, evolução pessoal, este é o livro certo. Porém, prepare os lencinhos.
kams.128150 21/01/2023minha estante
Esse livro é incrível de se ler!!

Carla.Ligia 21/01/2023minha estante
Verdade ???

Hello 25/02/2022

Passarinha
Meu Deus!! Que livro? Que história? É tão tocante, lindo e emocionante. Eu simplesmente amei. Ver a evolução da Caitlin é tão gratificante, não consegui não me emocionar.

Lucie 04/05/2020

Como pode existir alguma palavra mais especial que Coração?
Esse livro me trouxe tantos sentimentos, e me ensinou muito sobre empatia.
O livro é curto, mas consegui me apegar muito a Caitlin e ao ler só queria protegê-la como o irmão dela fazia.
Acompanhar a percepção de vida dela e como tudo é notado por uma criança com síndrome de asperger, que passou por uma grande mudança em sua vida e tem que seguir em frente à procura de um desfecho, trouxe um pouco de tristeza, mas também um quentinho no coração que não consigo explicar.

Rafa 16/09/2020

Delicado como um pássaro
Que livro mais maravilhoso!
A história é tocante e escrita de uma maneira maravilhosa e delicada.
Caitlin é uma menina muito fofa que possui Síndrome de Asperger, um tipo de autismo, e está aprendendo lidar com as coisas e as situações da vida, que são vistas de maneira diferentes por ela.
Como li esse livro sem ter lido a sinopse primeiro, não vou dar muitos ?spoilers?, mas após a perda do irmão, Caitlin tem que aprender a ?Captar o Sentido? e começar a ver a vida de maneira colorida.
Recomendo muito esse livro! Chorei muito no fim, pois a evolução dela é maravilhosa.
A autora é muito delicada ao escrever a história do ponto de vista de um autista, por isso temos que usar a imaginação para entender um pouco. Livro perfeito, com leitura fácil e rápida.
juliarfs 16/09/2020minha estante
eu amoo ????