Olho Por Olho

Jenny Han

Resenhas - Olho por Olho

raphael netto 21/12/2020

A estante dos Gêmeos - bookstagram
Kat, Mary e Lilian moram em uma pacata ilha, a Ilha Jar, e esta?o no u?ltimo ano do cole?gio. Kat e Lilian costumavam ser melhores amigas na infa?ncia e Mary e? a novata na escola. ?
Pore?m, elas dividem algo: todas querem vinganc?a. Kat sofre bullying de sua ex-melhor amiga, Mary sofreu no passado e por isso decidiu morar no continente antes de retornar e Li?lia faz parte do grupo popular, mas esta? sempre obedecendo e vivendo a?s sombras de sua amiga Rennie, a rainha do cole?gio. ?
As tre?s querem que as pessoas que as fizeram sofrer recebam o retorno do carma, nem que seja por suas pro?prias ma?os. De grupos diferentes, esse interesse em comum as unem e elas acabam firmando um acordo: enquanto estiverem realizando suas vinganc?as, ningue?m pode abandonar o grupo, tem que ir ate? o fim e nada de segredos entre elas. ?
Li?lia e? a que mais tem a perder, mas esta? disposta a concluir os objetivos. Kat quer que Rennie receba por tudo o que fez a ela. Mary quer dar o troco para o garoto que a fez sofrer na infa?ncia. Juntas elas conseguira?o suas vinganc?as. ?
A narrativa e? dividida em tre?s pontos de vista, da Kat, Lilian e Mary, todos em primeira pessoa. Gostei dessa divisa?o, pois nos aproxima de cada personagem, temos uma visa?o mais ampla dos acontecimentos e sabemos mais sobre as motivac?o?es de cada uma. As personagens sa?o bem cativantes e fa?ceis de se identificar. ?
A trama e? a cla?ssica do cliche? High School norte-americano. Os populares, o baile, o squad de li?deres de torcida, os jogadores de futebol, a rainha da escola que quer tudo para ela e ser sempre o centro das atenc?o?es, a novata e exclui?da, a durona. Pore?m tem um diferencial, algo que e? construi?do nos mi?nimos detalhes, que pode ate? passar despercebido aos olhos do leitor. Algo.... sobrenatural. Mas adianto que na?o tem nada de criaturas ma?gicas e seres mi?sticos como vampiros e lobisomens!! A construc?a?o e? aos poucos, em todo o livro ha? pequenas coisas que indicam isso, no final pode ficar um pouco mais ni?tido. ?

AngelaS.DiasNagami 25/02/2020

YA para distração.
Bom drama adolescente. Nada muito a acrescentar...

House of Chick 13/10/2013

No primeiro livro da trilogia de mesmo nome, “Olho por Olho”, conhecemos as três protagonistas (e também as vozes da história, já que o livro é narrado em primeira pessoa por cada uma delas em capítulos alternados), Kat, Lillia e Mary, moradoras da Ilha Jar. Elas são pessoas bem diferentes, que vivem em círculos (ou não) de amizade distintos, mas que estão igualmente insatisfeitas com as ações de terceiros que acabaram afetando suas vidas de forma direta ou indireta.

Kat é a garota de cabelos castanhos da capa, revoltada com a vida e com tudo e todos, e cansada de sofrer bullying. Ela tem amizade apenas com seu irmão e os amigos dele, e Kim, uma garota mais velha que trabalha num bar fora da ilha em que elas vivem. Fuma bastante, usa roupas escuras e tem um “relacionamento amoroso” escondido com um dos riquinhos playboyzinhos da ilha.

Lillia é a asiática (acho que coreana) da capa, patricinha, ela se mudou para a ilha depois de passar vários verões curtindo o local e logo se tornou membro da turma dos populares, além de ser líder de torcida. Passou por uma situação desagradável em uma festa e quer tentar, a todo custo, fazer com que sua irmã mais nova não passe pela mesma coisa que ela.

E Mary é a loira, que está centralizada na capa, mas de principal, na história, ela não tem nada. Ela morava na ilha quando mais nova e, depois de alguns eventos traumatizantes que foram desencadeados por um morador do local, ela perdeu toda a sua autoestima e saiu da Ilha Jar. Agora ela está de volta para morar com sua tia artista, na casa em que viveu sua infância, e tentar dar um fechamento ao seu passado para seguir em frente.

Agora, as três meninas, depois de novos acontecimentos, resolvem se unir escondidas para planejar vinganças contra aqueles que as fizeram mal (direta ou indiretamente) e que precisam pagar por isso. Essa não é uma história de bondade, de seguir em frente, é uma história sobre o certo e o errado e uma maneira de consertar o que precisa ser arrumado. É uma história de vingança.

Eu amo essa capa (capas com pessoas são minhas preferidas), e desde o momento em que coloquei os olhos nela, sabia que precisava tê-lo. Depois de ler a sinopse, tinha certeza de que tinha que ler esse livro o mais rápido possível, então, assim que o recebi, ele pulou na frente na minha fila de leituras. Só que, infelizmente, minhas expectativas não foram alcançadas e acabei me decepcionando, porque esperava muito mais dele.

Primeiramente, pela ideia do livro e pelas palavras usadas na sinopse, e até com essa capa que passa meio um ar de mistério, acabei pensando que a narrativa seria mais envolvente, que a trama seria algo mais sombria, mais elaborada, mas é bem leve e até banal. Não que eu quisesse coisas terríveis acontecendo, mas queria sentir que as vinganças valiam a pena, só que não foi isso o que encontrei.

Claro que no final sabemos que suas atividades vingativas poderão (nos próximos livros) chegar a consequências irremediáveis e proporções além do esperado, até mesmo trágicas. E não sei o que esperar disso, só espero que uma coisa não se concretize, mas ainda assim queria encontrar algo diferente do apresentado no livro, mais intenso.

Também senti falta de aprofundamento na história em si e nos personagens. Não acho que deu para conhecê-las tão bem a ponto de torcer para que seus planos dessem certo (ou não), nem me senti ligada a elas, apesar de ter gostado um pouco mais da Kat. Além disso, quase não conhecemos a Mary, os capítulos dela são muito pequenos, na maioria das vezes, e bem superficiais, somente em um ou dois momentos é que realmente a conhecemos melhor e até senti pena dela, queria consolá-la e fazer com que tudo ficasse bem, mas em seguida o momento passava e não sentia mais nada. Não porque sou fria (estou longe, muito longe disso), mas por conta da falta de ligação que tive com a narrativa e as personagens.

Já li livros das duas autoras, mas inicialmente só me lembrei da Siobhan Vivian, talvez por seu nome diferente. Mas, depois de ter terminado a leitura, uma luz se acendeu na minha mente e fui descobrir que também conhecia Jenny Han e, infelizmente, não gostei muito dos livros de cada uma delas individualmente. Se vocês quiserem ler as resenhas deles basta clicar nos títulos: “Não sou este tipo de Garota”, de Siobhan Vivian e “O verão que mudou minha vida”, de Jenny Han. Então, se tivesse pensado nisso antes, talvez minhas expectativas estivessem um pouco menores.

Acho legal que a parte física das personagens realmente lembram as modelos da capa, coisa que não acontece sempre, e que eu acredito que deveria ser obrigatório. A parte impressa também está linda, com verniz localizado no título e nomes das autoras. As páginas são amareladas e a fonte está enorme, ótimo para quem tem dificuldade em avançar na leitura quando as letras são pequenas.

No final, a trama na verdade é cortada no auge e ficamos sem saber o que vai acontecer em seguida, e eu adoro essa sensação, só acho que podia ser melhor porque essa foi justamente a parte mais intensa do livro inteiro, então gostaria que fosse mais explorada agora.

Essa história me lembrou muito de outra, “Karma Club”, de Jessica Brody, que também é voltado para um público mais jovem e que busca vingança, no caso na forma de Karma, e, comparando os dois, gostei mais de Karma Club.

Apesar de não ter amado, vou, sim, querer ler os próximos livros dessa trilogia para saber como as coisas vão ficar e se a trama vai acabar amadurecendo. E vou torcer para encontrar respostas positivas para minhas próximas expectativas.

Resumindo, apesar da leitura fluida, acho que realmente faltou desenvolvimento e profundidade. Elas tinham uma ótima ideia, só não souberam utilizá-la tão bem em minha opinião, já que a história não conseguiu me conquistar tanto mesmo com a minha empolgação inicial.

Mas indico a leitura para os mais jovens ou quem curte títulos desse estilo, pois esse é um livro bom, que não foge da proposta, e acho que a leitura vale a pena para passar um tempo e se divertir de forma leve, além de ensinar uma lição de que cada uma de nossas ações pode resultar em reações inesperadas e até ruins, então temos que ter cuidado com o que desejamos e o que vamos fazer para chegar a isso, principalmente quando envolvemos outras pessoas.

>> Comentários nessa resenha concorrem a prêmios!

site: Confira essa e outras resenhas no blog: www.houseofchick.com
Beth 13/10/2013minha estante
Que história menina. Realmente quem não gostaria de se vingar de alguém que só te fez mal? Vou querer saber como elas vão planejar isso e se o plano vai dar certo. Essas garotas não são moles. Adorei.
elizabethmsalles@hotmail.com
?Chance Extra ? Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito?.

Leila 14/10/2013minha estante
Não sabia que era uma trilogia. Fiquei bem curiosa ao ler a sinopse, mas acho que a leitura é mais para jovens, né?
@Leila_C_S
Leila

"Ana Paula" 14/10/2013minha estante
Não é um livro que eu deseje do fundo da minha alma! kkkkk mas leria se chegasse até mim. Por ser uma série ainda que piora, to tentando terminar as minhas e não pretendo começar outra!

bjo^^

Fabrício Rufino 18/10/2013minha estante
Ja li de Siobhan Vivian Conselho de Amiga, nao me agradou muito a personagem.. mas a autora escreve muito bem, com certeza lerei esse livro que parece ser muito bom, adoro uma vingancinha kkkk nos livros... rsss

Fabrício Rufino 18/10/2013minha estante

Partcupando da fan page da editora novo conceitoe da house of chick no skoob

@_herdeiradoslivros 05/05/2015minha estante
To amando o livro *--*
Com certeza vou querer ler o segundo livro heheh
Dente por Dente deve dar um desfecho incrivel eu espero

Carla 12/10/2013

Garotas crescidas não choram... elas acertam as contas
“Olho por Olho”, fala da história de três garotas que em algum momento de suas vidas sofreram de alguma forma por suas decisões erradas e/ou nas mãos de alguém maldoso.

Lilia perdeu algo que nunca poderia ter de volta, ao cometer o erro de confiar na pessoa errada. Sua virgindade foi roubada, e a única pessoa que poderia tê-la ajudado, sua melhor amiga, estava ocupada demais com outro cara para perceber que o pedido de ajuda de Lilia era verdadeiro. Ou talvez Rennie não se importasse tanto. Agora, o que Lilia mais teme é que aconteça a mesma coisa com sua irmã mais nova, enquanto a vê seguindo os mesmos passos dela. Sempre próxima e dedicada à sua família, Lilia fará de tudo para que seu pesadelo não se realize... de tudo mesmo.

Kat tentou durante muito tempo ignorar os maus tratos de Rennie, sua ex-melhor amiga. Ela aguentou mentiras e histórias embaraçosas a seu respeito e suportou todos a tratando como uma pária da sociedade, sempre sozinha, até que não aguentou mais e percebeu que era hora de dar o troco. Ela teria sua vingança e Rennie teria o que merecia.

Mary era a simpática gordinha da escola quando criança, todos gostavam dela, até que Reeve chegou, e ela se transformou na “Big Easy” para todos. Reeve era o brilhante aluno bolsista e ela só tinha tentado ajuda-lo, e ele a retribuiu de forma tão horrível, que de repente, todos os seus amigos a abandonaram e ficaram ao lado de Reeve. Mesmo assim ela ainda tentou tornar-se amiga dele, sempre o tratando da melhor forma possível, sempre ao seu lado, ouvindo coisas sobre ele que provavelmente Reeve não contara a mais ninguém. Então, ela finalmente pensou ter conquistado sua amizade, até que ele a apunhalou tão forte e lhe causou tanta dor que Mary tentou se matar, até perceber que morrer era a última coisa que queria. Então para fugir de Reeve ela ficou fora da cidade por anos, até sentir que hora de voltar e fazer Reeve lhe pedir perdão... e então entender que isso nunca aconteceria. De repente, se vingar parecia uma boa ideia. Seria olho por olho.

Então, três garotas nada parecidas se juntam em busca de um único objetivo, vingança. Até que mesmo a força da natureza torna-se uma aliada.

Olho por Olho foi um dos livros que recebemos da NC, em um kit exclusivo, lindo e incrível, juntamente com um boneco vodoo dos mais fofinhos para completar o pacote.

Eu o li em aproximadamente três dias, determinada a descobrir o que aconteceria com nossas protagonistas e com seus objetos de vingança. O livro é narrado aleatoriamente pelas personagens principais, Lilia, Mary e Kat.

A primeira impressão que eu tive é que a sinopse do livro faz tudo parecer mais sério do que realmente é. As vinganças dessas garotas não são realmente mortais como parecem. Claro que tudo vai ficando um pouco mais sério no decorrer do livro, até que no final temos uma verdadeira explosão de surpresa no estilo “Carrie: A estranha”. Mas nada tão sangrento ou mórbido. Talvez tudo se torne mais sério e perigoso na continuação da série, “Dente por dente”. É o que estou apostando.

Conforme o tempo vai passando, as garotas começam a pensar que talvez suas vinganças tenham sido um pouco precipitadas. Talvez a sede de vingança delas as tenham cegado para a verdade, e “vingança” seja algo um pouco mais sério do que a situação realmente merece. Mas então já é tarde demais, não há mais tempo para se arrependerem, o jogo já começou, e agora pode haver consequências.

Ansiosamente incrível, Olho por Olho é um livro único e surpreendente capaz de despertar em você as emoções mais intensas.

“Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode se considerar a caça.”

site: http://buttercupdegalocha.blogspot.com.br/2013/09/olho-por-olho-jenny-han-siobhan-vivian.html

Barbara 30/05/2020

Vinganca no colegial
Imagine a mesma premissa de pretty little liars porem em uma ilha paradisíaca, e temos olho por olho. A premissa é bem parecida com pll, mas temos aqui tres protagonistas casa uma com a sua razao em particular em busca de vinganca. O livro é bem tranquilinho de ler, a leitura flui facil e rapido... anciosa pra ler os outros!

Raquel 13/05/2023

Relendo e amando
Eu li esse livro em 2015, mas fiquei com vontade de reler. Não lembrava muito bem da história então foi como se tivesse lido pela primeira vez. É uma história bem juvenil, com romance, vinganca, e todo clichê de adolescentes americanos. Apesar disso, é envolvente e não fica uma leitura arrastada.

Marí Amo 21/03/2020

null
Mais uma leitura da Jenny que é impossível parar. Aguça a curiosidade e faz a necessidade de querer que os personagens crescerem cada vez mais forte. Amei. Ansiosa pra ler o restante da trilogia!

PandaLoveBooks 24/05/2020

Eu amo esse livrinho
Foi minha primeira triologia, não sabia como ia reagir a isso. Eu gostei bastante do livro 1, ele explicar cada personagens, suas histórias triste ou felizes, mostrar a realidade da vida de um adolescente. Eu realmente recomendo ?

Manu 12/01/2021

Olho por olho: opinião
o primeiro livro é bom, o final é devorado em questão de minutos. não é um dos meus livros favoritos, mas foi bom ter a experiência.
3,5??

ArtyEPinguyn 15/01/2022

Não tenho nada a reclamar sobre o livro, ele desde o começo não é enrolado e nunca fica chato pois a interação dos personagens desde sempre foi muito boa, muito antes delas se reunirem para planejar as vinganças e isso fez o que o livro ficasse bem interativo e dinâmico sem deixá-lo forçado em momento nenhum.

Lana 28/10/2022

...
Nunca dei estrela tão baixa pra um livro, mas esse aqui realmente é lamentável, eu na verdade tinha deixado de ler aí resolvi voltar pq n sou muito de dropar livro, mas nossa senhora era melhor n ter continuado...

Carla Sol 12/08/2022

Trilogia viciante, mas que finalzinho blé...poxa vida, Janny Han... (Opinião sobre a Trilogia)
Trilogia muito bem escrita, viciante, todos os personagens são maravilhoso, um romance de aquecer o coração. Só o final que foi blé...

A história tem um quê de mistério misturado com sobrenatural, mas o romance slow burn é que realmente cativou meu coração. Só que o final, minha gente, foi um decepção total.

Sabe a sensação da gente querer engolir o livro para ter certeza que o casal fofo vai ter o final que esperamos e no fim acontece justamente aquilo é incompatível com toda narrativa? Que não tem nada a ver com todo o esforço feito pelo casal? Foi justamente isso que aconteceu...me senti nadando, nadando, nadando e morrendo na beira da praia. Meu coração ficou arrasado com o rumo totalmente destoante que as autoras tomaram no final e por isso essa trilogia não recebeu 5 estrelas, mas sim 4.

Há...Janny Han como vc me decepcionou...

No fim, para não ficar mais p...da vida por ter me envolvido tanto na historia e terminar frustrada, decidi me abstrair do epílogo e para mim, na minha cabeça, o final foi outro. Simples assim....

Amei amei a Lillia e o Reeve e para mim, vcs sempre serão o meu casal. Estou complemente apaixonada por eles e por tudo o que foi construído. E não será um epílogozinho que vai destruir a felicidade de ter me envolvido no amor desse casal. Meu coração sempre será de vocês...

Dei 4 estrelas para o 1° livro porque ele me prendeu logo de cara e deu uma super introdução ao que seria construído ao longo da trilogia.

Rebeca.Ribeiro 15/03/2023

Li esse livro a vários anos atrás e essa semana quis reler pra lembrar da história. É uma leitura bem leve e fluida.