Olho Por Olho

Olho Por Olho Siobhan Vivian
Jenny Han

Resenhas - Olho por Olho

House of Chick 13/10/2013

No primeiro livro da trilogia de mesmo nome, “Olho por Olho”, conhecemos as três protagonistas (e também as vozes da história, já que o livro é narrado em primeira pessoa por cada uma delas em capítulos alternados), Kat, Lillia e Mary, moradoras da Ilha Jar. Elas são pessoas bem diferentes, que vivem em círculos (ou não) de amizade distintos, mas que estão igualmente insatisfeitas com as ações de terceiros que acabaram afetando suas vidas de forma direta ou indireta.

Kat é a garota de cabelos castanhos da capa, revoltada com a vida e com tudo e todos, e cansada de sofrer bullying. Ela tem amizade apenas com seu irmão e os amigos dele, e Kim, uma garota mais velha que trabalha num bar fora da ilha em que elas vivem. Fuma bastante, usa roupas escuras e tem um “relacionamento amoroso” escondido com um dos riquinhos playboyzinhos da ilha.

Lillia é a asiática (acho que coreana) da capa, patricinha, ela se mudou para a ilha depois de passar vários verões curtindo o local e logo se tornou membro da turma dos populares, além de ser líder de torcida. Passou por uma situação desagradável em uma festa e quer tentar, a todo custo, fazer com que sua irmã mais nova não passe pela mesma coisa que ela.

E Mary é a loira, que está centralizada na capa, mas de principal, na história, ela não tem nada. Ela morava na ilha quando mais nova e, depois de alguns eventos traumatizantes que foram desencadeados por um morador do local, ela perdeu toda a sua autoestima e saiu da Ilha Jar. Agora ela está de volta para morar com sua tia artista, na casa em que viveu sua infância, e tentar dar um fechamento ao seu passado para seguir em frente.

Agora, as três meninas, depois de novos acontecimentos, resolvem se unir escondidas para planejar vinganças contra aqueles que as fizeram mal (direta ou indiretamente) e que precisam pagar por isso. Essa não é uma história de bondade, de seguir em frente, é uma história sobre o certo e o errado e uma maneira de consertar o que precisa ser arrumado. É uma história de vingança.

Eu amo essa capa (capas com pessoas são minhas preferidas), e desde o momento em que coloquei os olhos nela, sabia que precisava tê-lo. Depois de ler a sinopse, tinha certeza de que tinha que ler esse livro o mais rápido possível, então, assim que o recebi, ele pulou na frente na minha fila de leituras. Só que, infelizmente, minhas expectativas não foram alcançadas e acabei me decepcionando, porque esperava muito mais dele.

Primeiramente, pela ideia do livro e pelas palavras usadas na sinopse, e até com essa capa que passa meio um ar de mistério, acabei pensando que a narrativa seria mais envolvente, que a trama seria algo mais sombria, mais elaborada, mas é bem leve e até banal. Não que eu quisesse coisas terríveis acontecendo, mas queria sentir que as vinganças valiam a pena, só que não foi isso o que encontrei.

Claro que no final sabemos que suas atividades vingativas poderão (nos próximos livros) chegar a consequências irremediáveis e proporções além do esperado, até mesmo trágicas. E não sei o que esperar disso, só espero que uma coisa não se concretize, mas ainda assim queria encontrar algo diferente do apresentado no livro, mais intenso.

Também senti falta de aprofundamento na história em si e nos personagens. Não acho que deu para conhecê-las tão bem a ponto de torcer para que seus planos dessem certo (ou não), nem me senti ligada a elas, apesar de ter gostado um pouco mais da Kat. Além disso, quase não conhecemos a Mary, os capítulos dela são muito pequenos, na maioria das vezes, e bem superficiais, somente em um ou dois momentos é que realmente a conhecemos melhor e até senti pena dela, queria consolá-la e fazer com que tudo ficasse bem, mas em seguida o momento passava e não sentia mais nada. Não porque sou fria (estou longe, muito longe disso), mas por conta da falta de ligação que tive com a narrativa e as personagens.

Já li livros das duas autoras, mas inicialmente só me lembrei da Siobhan Vivian, talvez por seu nome diferente. Mas, depois de ter terminado a leitura, uma luz se acendeu na minha mente e fui descobrir que também conhecia Jenny Han e, infelizmente, não gostei muito dos livros de cada uma delas individualmente. Se vocês quiserem ler as resenhas deles basta clicar nos títulos: “Não sou este tipo de Garota”, de Siobhan Vivian e “O verão que mudou minha vida”, de Jenny Han. Então, se tivesse pensado nisso antes, talvez minhas expectativas estivessem um pouco menores.

Acho legal que a parte física das personagens realmente lembram as modelos da capa, coisa que não acontece sempre, e que eu acredito que deveria ser obrigatório. A parte impressa também está linda, com verniz localizado no título e nomes das autoras. As páginas são amareladas e a fonte está enorme, ótimo para quem tem dificuldade em avançar na leitura quando as letras são pequenas.

No final, a trama na verdade é cortada no auge e ficamos sem saber o que vai acontecer em seguida, e eu adoro essa sensação, só acho que podia ser melhor porque essa foi justamente a parte mais intensa do livro inteiro, então gostaria que fosse mais explorada agora.

Essa história me lembrou muito de outra, “Karma Club”, de Jessica Brody, que também é voltado para um público mais jovem e que busca vingança, no caso na forma de Karma, e, comparando os dois, gostei mais de Karma Club.

Apesar de não ter amado, vou, sim, querer ler os próximos livros dessa trilogia para saber como as coisas vão ficar e se a trama vai acabar amadurecendo. E vou torcer para encontrar respostas positivas para minhas próximas expectativas.

Resumindo, apesar da leitura fluida, acho que realmente faltou desenvolvimento e profundidade. Elas tinham uma ótima ideia, só não souberam utilizá-la tão bem em minha opinião, já que a história não conseguiu me conquistar tanto mesmo com a minha empolgação inicial.

Mas indico a leitura para os mais jovens ou quem curte títulos desse estilo, pois esse é um livro bom, que não foge da proposta, e acho que a leitura vale a pena para passar um tempo e se divertir de forma leve, além de ensinar uma lição de que cada uma de nossas ações pode resultar em reações inesperadas e até ruins, então temos que ter cuidado com o que desejamos e o que vamos fazer para chegar a isso, principalmente quando envolvemos outras pessoas.

>> Comentários nessa resenha concorrem a prêmios!

site: Confira essa e outras resenhas no blog: www.houseofchick.com
Beth 13/10/2013minha estante
Que história menina. Realmente quem não gostaria de se vingar de alguém que só te fez mal? Vou querer saber como elas vão planejar isso e se o plano vai dar certo. Essas garotas não são moles. Adorei.
elizabethmsalles@hotmail.com
?Chance Extra ? Estou participando da fan page da Editora Novo Conceito?.

Leila 14/10/2013minha estante
Não sabia que era uma trilogia. Fiquei bem curiosa ao ler a sinopse, mas acho que a leitura é mais para jovens, né?
@Leila_C_S
Leila

"Ana Paula" 14/10/2013minha estante
Não é um livro que eu deseje do fundo da minha alma! kkkkk mas leria se chegasse até mim. Por ser uma série ainda que piora, to tentando terminar as minhas e não pretendo começar outra!

bjo^^

Fabrício Rufino 18/10/2013minha estante
Ja li de Siobhan Vivian Conselho de Amiga, nao me agradou muito a personagem.. mas a autora escreve muito bem, com certeza lerei esse livro que parece ser muito bom, adoro uma vingancinha kkkk nos livros... rsss

Fabrício Rufino 18/10/2013minha estante

Partcupando da fan page da editora novo conceitoe da house of chick no skoob

@_herdeiradoslivros 05/05/2015minha estante
To amando o livro *--*
Com certeza vou querer ler o segundo livro heheh
Dente por Dente deve dar um desfecho incrivel eu espero

babijavorski 12/01/2018

Um plot desnecessário.
Eu confesso que não estava dando nada por esse livro mas me surpreendi com a narrativa das autoras, e como já estava para ler Para todos os garotos que já amei me animei ainda mais pois Jenny Han e Siobhan Vivian conseguem fazer você se envolver e realmente entender o motivo de todos os personagens. É aí que começa o problema. Temos uma história narrada por três protagonistas: Kat, Lillia e Mary que buscam vingança por pessoas diferentes. Não posso negar que me envolvi bastante com as histórias das personagens que são bastante cativantes, mas algo me fazia ter mais apatia pela história de Mary. Com o passar dos capítulos você percebe que a história vai levando um rumo MUITO inesperado e confesso que você nunca adivinharia o que se passaria no livro pela sinopse, mas até aí tudo bem, o problema realmente é que: o plot que a história leva é completamente irrelevante e poderia ser muito bem descartado da trama, o final poderia ser muito mais interessante descartando o plot irrelevante. Em minha opinião as autoras ficaram um pouco sem rumo a história da Mary já que ela é uma personagem que aparece pouco e o que aconteceu foi que acrescentaram a ela um plot completamente desnecessário. A personagem poderia ser muito bem construída sem o rumo que sua história leva.
DESATIVADO 15/01/2018minha estante
Tbm to revoltada n isso

DESATIVADO 15/01/2018minha estante
Com *

Brendss 25/03/2018minha estante
Foi mt ruim transformarem a Marte em uma Carrie

Caroline1014 14/07/2023

Deveria ter deixado esse livro na poeira.
Esse livro estava há ANOS na minha estante... E infelizmente tirei ele de onde nunca deveria ter saído. Obrigada, Maratona Literária.

Se não fosse a Maratona, e o desafio de "dar uma segunda chance para um autor que não gostou tanto", eu demoraria mais para ler. Parece que eu estava sentindo que seria bomba.

São três protagonistas (pra facilitar, já estão na capa). E foi chegando perto do fim, e eu não estava me importando com a motivação de 2/3 das personagens. Somente uma das principais teria uma motivação convincente para uma grande vingança. E pior que ela nem me cativou como personagem, mas a sua motivação era a única que prestava.

Simplesmente não há nada de muito interessante no livro. Na verdade, as protagonistas agem assim, como se não fosse nada demais. Seu tema central é bullying. Porém, história cansativa, personagens nada cativantes... E repito: A maioria das motivações das protagonistas eram rasas demais. E ter a única personagem que tinha, de fato, uma grande motivação para vingança, ter terminado daquele jeito foi o que mais me decepcionou.

Não quero dar spoiler, então vou dizer que existe uma cena, nos últimos capítulos, bem pesada e extremamente gráfica. É um livro em que o tema é bullying, então sabendo que teriam cenas de bullying, esta em específico, é bem pesada mesmo.

Outra cena, que deveria ser tratada com mais peso, meio que é passado por cima. E nem voltam para falar sobre isso. Algo que seria de extrema importância, principalmente se tratando de sexo na adolescência, foi tratado no livro como se não fosse nada. Sem consequências ou uma simples conversa sobre o assunto. E pior: Nem é uma motivação pra vingança. Só acontece e pronto.

Casais. Em um livro adolescente em que se propõe a formar casal, essa é uma das coisas mais importantes. E eu achei impressionante que nem isso funciona. Na verdade, seria fácil formar casal ali, mas os que vão se formando são péssimos. Um dos caras (Alex) é para ser o mais bonzinho. Personagem feito pra ser gostado, e nossa... Não. Ele não é só bobo, ele é escrotinho em várias situações. Mas o rumo vai levando para fazer você acabar gostando dele, mas não dá. Até as suas últimas cenas, me deu ranço. Em nenhum momento, eu gostei dele. O outro, que é pra ser o pior de todos, as próprias protagonistas passam pano pra ele. Cara... O que?! Mesmo depois de tudo o que ele fez e continua fazendo, mesmo as meninas sabendo de tudo, no fim das contas, que se dane.

O final foi tão ridículo que eu fui ler a sinopse das sequências... E, meu Deus, ergo aos mãos para o céu que não vou ter que tocar nessa bomba novamente. Sinceramente.

Sendo honesta, eu gostaria que se resolvesse a questão da vingança NESTE livro. Que todas as protagonistas se vingassem, de fato, de seus respectivos alvos e, acabasse com elas tendo que lidar com os próprios atos e as consequências das vinganças. Mas que, pelo menos, se fechasse um arco. Tudo bem ter um final aberto, mas não de qualquer jeito, como aconteceu.

No fim, não houve consequências por tudo o que a tentativa de Regina George fez (principalmente pela cena pesada de sexo que falei, que ela está envolvida). E, desculpa, nem pro namoradinho dela, o pior de todos. Aquele final, não houve absolutamente nada de consequência pra ele. Continua sendo escroto (até sua última fala, inclusive), continua sendo amado, não houve nenhuma cena de humilhação contra ele (já que é o que ele mais fazia com os outros), absolutamente nada de ruim. Não terminei o livro com a sensação de "olha pra onde essa vingança levou", mas sim com "cadê a vingança?". Romantizaram tudo o que podiam.

Quando comecei a leitura, já dizia pra mim mesma que eu deveria ter lido na minha adolescência, talvez se eu estivesse na idade de me importar com briguinhas infantis, funcionaria melhor pra mim. Mas ao decorrer da história fui percebendo que nem na minha adolescência eu iria aguentar. Romantizaram bullying. Impressionante.

Mal escrito, mal construído, motivações ruins, "consequências" ruins, final péssimo.

Prometeu nada e entregou o que prometeu. Uma pena.
alyveloso 14/07/2023minha estante
De onde é essa maratona?

Caroline1014 14/07/2023minha estante
Maratona Literária de Inverno (MLI 2O23), do booktuber Victor Almeida. Acontece todos os anos. Eu amo. ??

alyveloso 14/07/2023minha estante
Aaaa, que legal!

Julia G 21/02/2014

Olho por Olho
“–Temos de ser mais que cuidadosas – digo. – Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. – Limpo a garganta, porque essa é a parte mais importante. – E, se vamos fazer mesmo isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... você pode se considerar a caça.” (p. 122)

Kat era considerada a garota estranha do colégio, depois de ser abandonada por aquelas que considerava suas melhores amigas e ser caluniada por uma delas. Mary sofreu muito por causa dos maus-tratos de um colega na infância, deixou sua casa e sua escola e, agora, anos depois, volta para provar que está melhor do que nunca. Lillia tem uma posição social considerada boa no colégio, mas agora sua irmã, Nadia, precisará enfrentar esse momento do colegial e, para protegê-la, Lillia é capaz de tudo. Por mais improvável que fosse, o destino acabou unindo essas garotas, que precisarão ser bastante corajosas para se vingar daqueles que lhes fizeram mal.

Eu sei que vou parecer louca ao dizer isso, mas tenho algumas manias que surpreendem a mim mesma. Uma delas é que, quando não consigo decidir qual será o próximo livro que lerei, seleciono aquele que menos tenho curiosidade de ler, só para ver o quanto a história me agrada. E foi assim que comecei a ler Olho por Olho, de Jenny Han e Siobhan Vivian. A conclusão dessa “aventura” foi que, por mais que o livro não seja nenhum novo clássico e que muitos o considerem fraco, me vi totalmente fisgada para dentro do enredo, do qual não quis, de jeito nenhum, separar-me até concluir a leitura.

O livro, narrado em cada capítulo por uma das três personagens principais, em primeira pessoa em todos os casos, inicia sem dar muitas pistas sobre como cada uma delas chegou até ali. Fica um pouco confuso, a princípio, por causa disso, mas gera certo suspense que traz curiosidade. Além disso, há uma sensação permanente de que algo está errado, um sentimento sombrio em torno da história, mas não se consegue saber em quem confiar.

Depois que se compreende como as garotas chegaram a ponto de querer se vingar, a vingança em si se torna propulsora para a leitura que, dessa forma, acaba rapidamente. A curiosidade era tanta, que li o livro em poucas horas. Queria saber o que elas fariam, a que limites chegariam, e me questionava o tempo inteiro se aquilo tudo era necessário, já que em nenhum momento conseguimos compreender o outro lado.

Já deixo o aviso àqueles que têm grandes expectativas: trata-se de uma leitura deliciosa, instigante, mas não há nada grandioso. Pode até parecer superficial para alguns, já que não se prende a um tema específico – apesar de ter como enredo o bullying – e nem mesmo se embrenha nos sentimentos das protagonistas, deixando ao leitor a tarefa de compreender a extensão daquela situação.

O final é um tanto inesperado e totalmente incompleto. O livro termina exatamente no ponto alto da história, deixando para Dente por Dente a competência de solucionar os problemas iniciados neste primeiro volume e a curiosidade dos leitores, totalmente aguçada.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2014/02/olho-por-olho-jenny-han-e-siobhan-vivian.html
Milena 15/03/2014minha estante
O livro parece bom, fiquei interessada em ler

Claris Ribeiro 21/03/2014minha estante
Gostei muito da resenha, estou doida para ler esse livro e a partir de agora não vou criar grandes expectativas a respeito, porque sempre me decepciono quando isso acontece. Mas ainda sim, o livro parece ser realmente bom! :)

Flora Airbender 08/02/2021minha estante
A Mary é a personagem mais injustiçada dessa trilogia.

Lory 08/02/2021minha estante
Então continua assim?! ? Uma pena.

Barbie dos livros 27/03/2024

Um milkshake de grandes sucessos
É isso mesmo que você leu, tem um pouco de tudo: Carrie a Estranha, gossip girl, Pretty Little Liars.

Acredito que tem mais séries antigas famosas, mas como essas 3 são livros, e os outros não me lembro, acredito que a referência e a época de GG e PLL com esse livro ser escrito praticamente batem com o hyper.

A diferença é pela idade das meninas, e é menos pesado, digamos assim.

3 meninas que passam por coisas difíceis na mãos dos famosinho, que resolveram se ajuntar para se vingar.

Mas algo deu muiiito errado no baile da escola, isso me lembrou muito de Carrie a estranha. É só lendo o 2 para saber o que acontece.
AliJu 27/03/2024minha estante
Eu gostei da capa e da sinopse, mas estou com trauma de livros adolescentes kkkkkkk

Barbie dos livros 27/03/2024minha estante
Trauma porque ? Kkkkk

Ju 04/01/2015

[ Resenha ]: Olho por Olho escrito por Siobhan Vivian e Jenny Han.
Já faz um tempinho que me deparei completamente obcecada por Literatura Adolescente, os famosos Young Adults que eu adoro ler. Não sei bem como começou a minha obsessão, talvez tenha sido por causa da série Pretty Little Liars que sou viciada, mas a questão é que de uns meses pra cá bateu uma vontade de ler vários livros que abordassem o bullying, conflitos adolescentes e romance.

Para algumas pessoas, pode até parecer um tema bobo, mas já fui adolescente um dia e sei o poder da literatura de dialogar e refletir com os jovens. E é muito bacana quando um livro aborda questões importantes. Nem todo mundo tem alguém pra desabafar, contar ou se identificar. É aí que entra o papel do livro. O poder de mudar vidas.

Nessa minha pesquisa sobre livros, encontrei a Siobhan Vivian e não descansei até adquirir todos os livros dela. Depois de ler, "Não sou este tipo de garota" (em breve resenha para vocês), decidi que era a hora de ler "Olho por Olho", o primeiro de uma trilogia escrito em parceria com Jenny Han, autora da Trilogia Verão/ Summer (que ainda não tive a oportunidade de ler).

Primeiro preciso dizer que fazia muito tempo que não lia um livro e ficava louca por ele. Também fiquei completamente feliz em descobrir que isso aconteceu com Olho por Olho. O livro realmente lembra muito Gossip Girl e Pretty Little Liars, mas com diversas diferenças. Os jovens desse livro são bem mais reais do que em GG e o suspense não é tão enrolado quanto em PLL. Só por isso já ganhou muitos pontos comigo.

O livro é narrado sob o ponto de vista de três garotas muito diferentes; Mary, Lila e Kat, adolescentes de 17 anos que estão no segundo grau. Apesar de ter receio desse tipo de divisão (narrado sob vários pontos de vista), isso não me atrapalhou nem um pouco. Ao contrário, foi ótimo porque consegui ter acesso sob vários pontos de vista sobre uma mesma cena e diferentes acontecimentos. Isso foi uma grande sacada das autoras.

Na história; Mary, Lila e Kat vivem em realidades diferentes. Mary passou por uma trama e de volta a Ilha, precisa passar por cima de tudo que viveu para recomeçar. Ela é garota mistério em pessoa. Assim que comecei a ler sabia que tinha acontecido alguma coisa, mas não fazia ideia sobre o quê. Já Lila é a típica garota que todo mundo sonha em ser: popular, bonita, família perfeita e rica. Clichezão né? Mas a verdade é que não é bem assim e isso me fez gostar mais ainda da personagem. Lila não é o que aparenta ser. Por carregar esse estereótipo em seus ombros, ela sente a necessidade de mudar e não quer que a sua irmã mais nova passe pelas coisas que passou. Já Kat - o que dizer da Kat? - ela é a minha personagem favorita da história. Ela é mais pobre das três e de longe, a mais corajosa. Sofreu bullying, perdeu as melhores amigas e sem dúvidas, talvez seja a mais sofrida do grupo. Em alguns momentos, eu via a Kat como a Max, interpretada por uma das minhas atrizes favoritas Kat Dennings da série 2 Broke Girls. Ela é durona e acabei me identificando muito com a personagem.

A questão é que as 3 são ligadas por uma série de acontecimentos e decidem se vingar de todos que as prejudicaram. E aí é que a trama acelera. Elas aprontam várias, em alguns momentos consegui entender o porquê. As personagens sofreram com humilhações, por serem invisíveis ou não serem o que queriam. São questionamentos típicos da idade e quando você menos espera, consegue se identificar com as dores das personagens. E por dentro, nos vingamos junto com elas. Não há nada mais poderoso e divertido do que garotas vingativas e unidas. Carrie, a estranha ficaria orgulhosa. Elas só não esperavam que as vinganças ficassem fora do controle e o livro terminou me deixando querendo mais.

Outra coisa que favoreceu o livro é que a escrita é muito envolvente, tentei identificar qual parte foi escrita pela Siobhan e qual pela Jenny, mas não consegui. A história está bem amarrada, os personagens são carismáticos e quando vi, já tinha terminado o livro. A continuação Dente por dente já foi publicada no Brasil pela mesma editora que lançou o primeiro, a Editora Novo Conceito, mas ainda não lançaram o último livro da série. E aqui fica o meu apelo, NC publica logo! Ainda não li a continuação, porque estou esperando o último ser publicado pra poder ler em paz hahaha

Suspense, romance, comédia e sobrenatural, Olho por olho é um livro que você deve incluir em sua leitura. Depois não diga que não avisei!

site: http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-olho-por-olho-escrito-por-siobhan-vivian-e-jenny-han
Tamyres 24/04/2015minha estante
Olha, esse livro e a continuação está na promoção por aqui... estou lendo algumas resenhas para não sair por aí comprando por impulso. A sua resenha tá me convencendo kkkk

Nicoly Mafra 17/01/2017

Resenha - Olho por Olho
Olho por Olho é o primeiro volume de uma trilogia onde conhecemos Mary, Kat e Lillia; três garotas que não possuem nada em comum além de sede por vingança.

Mary acaba de retornar à Ilha Jar depois de alguns anos longe, tempo que passou se recuperando de alguns eventos traumatizantes infligidos por um morador da ilha. Agora Mary precisa se adaptar a sua nova rotina, morando com sua tia e começando o penúltimo ano do ensino médio em um colégio novo; mas Mary possui um objetivo, precisa ter a sua vingança e destruir a vida daquele que a fez sofrer.

Kat é moradora da ilha, mas não é muito bem vista entre os adolescentes da sua idade. Na verdade, Kat é alvo de muitos comentários depreciativos, principalmente vindos de Reenie, garota super popular e sua ex-melhor amiga. Kat acredita que Reenie precisa ser colocada no seu lugar e sofrer o tanto que Kat sofreu.

E por último temos Lillia, uma garota rica que se mudou para Ilha Jar após passar alguns verões na ilha e logo se tornou amiga das garotas mais populares da ilha. O melhor amigo de Lillia, e talvez até seu crush, é Alex, um garoto que sempre a tratou de uma maneira muito carinhosa. Até o dia em que chegam aos ouvidos da garota alguns boatos sobre Alex e sua irmã mais nova, Nadia, e Lillia não vai deixar as coisas fáceis para Alex.

A sede de vingança das três garotas irá fazer com que elas se aproximem e façam planos para que seus desejos de vingança sejam realizados, mas será que seus planos darão certo?

Olho por Olho possui uma leitura muito envolvente e misteriosa, mas ao mesmo tempo leve e fluída; as autoras tiveram muito cuidado para “soltar” as informações nos momentos certos, o que tornou a leitura ainda mais instigante. Com um enredo misterioso e um final de tirar o fôlego, este livro foi uma ótima releitura, o que me deixou ainda mais empolgada para continuar a ler esta trilogia.

site: www.instagram.com/nickmafra
Val Herondale 17/01/2017minha estante
Ótima resenha. Adorei! To esperando conseguir comprar o terceiro, pra enfim poder ler. Os dois primeiros já estão na minha estante há seculos kkk

Lauraa Machado 31/10/2017

Super divertido
Acho bom começar admitindo uma coisa: eu adoro livros de dramas adolescentes como esse! É meu guilty pleasure, sério. Gosto okay em séries, não sou muito fã em filmes, mas amo em livros! Por isso mesmo, eu tinha certeza de que ia adorar esse livro. E, mesmo que isso signifique que minha expectativa estava alta, eu realmente adorei cada segundo dele! Me diverti completamente, do começo ao fim.

O livro é super fácil de ler, acabei em algumas horas e estou aqui, sofrendo ao pensar que vou ter que esperar ainda os próximos chegarem! Principalmente porque, apesar de ser um ótimo primeiro livro, ele nem começou a fechar as coisas que eu mais queria! Queria poder devorar os outros dois nos próximos dias, mas ainda vai demorar para eles chegarem aqui em casa.

De qualquer jeito, o livro é exatamente o que você espera que ele seja. Três personagens bastante diferentes entre si, cada uma com seu desejo de vingança. Além de ter conseguido me fazer ter raiva dos personagens de quem elas queriam se vingar (quase todos eles), eu ainda ri muito quando as "pegadinhas" estavam acontecendo. Muito mesmo! Até me senti um pouco mal, porque foi cruel!

É engraçado isso, porque eu não acredito nem um pouco em vingança, nem sei guardar rancor. Para falar a verdade, nem sei não falar na cara exatamente o que preciso falar. Mas super consegui entrar no clima da história e embarcar nos planos delas. E esse tipo de drama adolescente é exatamente o que eu quero nos meus livros - e longe da minha vida! Haha.

As melhores partes do livro são as três protagonistas e como, apesar de ser uma história divertida, ainda dá para aprender com ela que vingança é bem mais sério do que parece. A cena mais poderosa, na minha opinião, é de quando a Mary explica o bullying que sofreu, mais perto do final. Depois de me fazer rir tanto, o livro ainda conseguiu me deixar super mal pelo que aconteceu com ela.

A única razão para eu ter tirado meia estrela da nota é um toque sobrenatural que tem sutilmente durante o livro e mais forte no final. Quer dizer, super espero que expliquem como coincidência, mas duvido que vá ser assim. E, apesar de eu ter achado isso engraçado também (e inesperado), não acho que as autoras tenham decidido colocar isso na história com essa intenção! Ficou um pouco desconectado.

Mas nada que tenha estragado essa história deliciosa e divertida! Recomendo esse livro para pessoas que adoram histórias assim, como eu, como Gossip Girl.
Andréa Araújo 31/10/2017minha estante
Já sei que vou amar! E estou tão no clima de drama adolescente que estou revendo uns episódios de Gossip Girl haha

RUDY 27/12/2013

FEITA POR ELIS
Depois de duas noites lendo até depois da 1 hora da manhã, posso dizer que o "casamento" de Jenny Han e Siobhan Vivian foi perfeito. Sei que gosto é gosto e por isso digo que estou mega ansiosa para ler Dente por Dente. Aqui conhecemos, Mary uma criança que sofreu bullying o que arrasou com a sua vida até a adolescência e não a deixa seguir em frente. Ela volta a ilha Jar, para tentar dar um ponto final dando a volta por cima e seguir em frente. Há também Lillia que é uma menina rica da Ilha que é a melhor amiga de Rennie, porém com o passar do tempo começa a perceber que ela não é tão amiga assim. E Kat que era amiga de Rennie, mas uma briga entre elas acabou com a amizade e as tornou inimigas. Também temos os rapazes Alex, Reeve, a irmã da Lillia que se chama Nadia e outros personagens que tem cada um seu valor na história.

Pela capa da esquerda para direita temos: Kat, Mary e Lillia. Elas se unem para atingir pessoas que ou mentiram ou difamaram ou humilharam elas, cada uma tem seu alvo e decidem que está na hora de um basta. E como todos sabemos os adolescentes podem ser cruéis. Na minha opinião de leitora elas poderiam ter feito coisas simples como com o primeiro alvo, mas as vezes os sentimentos podem nos levar longe demais. E até a descobrir coisas que nem pensamos ter a capacidade de fazer.

As autoras foram felizes na composição da obra pelo motivo de termos capítulos curtos e cada capítulo ser uma das personagens que da continuidade a história, sem ficar revendo tudo de um ponto de vista diferente. E confesso que não queria largar o livro, porque pensava: Se eu li a parte da Mary, agora tenho de ler da Lillia e depois a da Kat e assim eu fui indo até o fim do livro, descobri que livros estruturados dessa maneira me deixam ansiosa para saber o que cada uma vai fazer.
Quote: "No último dia de aula dos terceiranistas, os formandos mais descolados convidam os terceinaristas mais descolados para almoçar com eles. É como uma passagem da tocha da popularidade." (pg. 49)

Então se você leu resenhas negativas desse livro, convido a lê-lo e tirar sua própria conclusão, claro se você gosta de livros juvenis. Eu simplesmente fiquei encantada.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/12/resenha-62.html
Michelle 16/10/2022minha estante
fiquei com vontade de ler

Saleitura 04/10/2013

GAROTAS CRESCIDAS NÃO CHORAM... ELAS ACERTAM AS CONTAS.
Em Olho por Olho vamos conhecer a história de três garotas - MARY, LILLIA e KAT.

Mary é uma jovem garota de 17 anos que volta para Ilha Jar depois de uma terrível tragédia em sua vida. Após quatro anos fugindo de seu passado, ela resolve voltar e tentar recuperar sua vida do jeito que era antes.

Lillia é uma doce garota que sempre vive cercada de amigos e é o orgulho de sua irmã Nadia. É uma menina sempre adorada por todos.

Kat tem a mesma idade de ambas, porém, ela é a garota problema. Sempre decidida e forte, ela conseguiu se virar sozinha após a morte da mãe. Kat sempre foi solitária, mas nesse verão ela encontrou um novo amigo, Alex.

Quando tinha apenas 10 anos de idade, Kat começou uma grande amizade com Rennie. Lillia que sempre passava suas férias na ilha Jar, acabou conhecendo as duas. As três acabaram se tornando melhores amigas. No entanto, quando o ensino médio foi chegando, Rennie só pensava em ser a garota mais popular da escola, passando por cima de quem fosse preciso. Essa ideia acabou irritando Kat, que brigou com Rennie e ela preferiu se afastar. A partir daí, as duas sempre trocavam hostilidades que as levou a se tornarem inimigas.

Um belo dia, Lillia e Rennie resolvem fazer uma festa de boas vindas para Alex. Lillia leva sua irmã para festa também, mas Rennie a convence em ir a outra festa e deixar sua irmã lá. No dia seguinte, ela recebe a grande noticia de que sua irmã dormiu na casa de Alex. Isso se torna o motivo suficiente para sentir ódio em seu coração.

Kat após uma briga com direito a tapas e cuspidas com Rennie resolve se vingar. Para isso espera contar com a ajuda de Lillia já que ambas tem interesses em comum. No meio do caminho, ela encontra Mary, que vivia atormentada por causa de uma humilhação que ela passou quando era mais nova.

"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode se considerar a caça."

Só que nem tudo sai do jeito como elas queriam...

Gostei muito da forma como as autoras colocaram os capítulos separando um para cada uma das protagonistas. Tornou uma leitura fácil, ágil além de o enredo nos prender até o fim. A Capa é bem singular, bonita e o título já marca o drama que vai se formando nesta história fascinante.

Este é o primeiro livro de uma trilogia e o próximo é “Dente por Dente” que logo a Editora Novo Conceito estará colocando em lançamento.

Resenhado por Michelle Manhães

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/10/resenha-do-livro-olho-por-olho-livro-01.html
Na Nossa Estante 08/10/2013minha estante
Adorei a resenha Michele, um mega convite delicioso para ler o livro!!!

90soph 26/05/2024

Olho por olho ? by jenny han
Li esse livro muitos anos atrás, mas como não li os outros livros, resolvi reler esse e continuar a coleção! eu não lembrava de muita coisa sobre a história e tinha esquecido como os livros da jenny são bons! amei demais o livro, amei as personagens, a história e tô muito curiosa pro próximo livro!!!!

Erika 26/09/2013

Garotas crescidas não choram... Elas acertam as contas.
Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas. Isto garanto que é verdade. Antes de ler ele, fiquei olhando para o livro pensando, leio ou não leio? E então fui ler, e só parei quando terminei.
O cenário desta história é retratado num Colégio, terceiranistas, garotas que pisam em outras para serem populares, amigas falsas, garotos que te humilham, e muito, mais muito Bullying. A história também é narrada pelas três garotas: Kat, Lillia e Mary, personagens principais. São três garotas super diferentes com personalidades próprias mais com problemas em comum. Kat, Lillia e Mary sofreram nas mãos de pessoas impetuosas, e se cansaram disso. Elas resolveram então apreciar um prato chamado, Vingança, que é melhor apreciado em conjunto. É uma historia bem envolvente, e é difícil não encontrar pequenas partes com que você se identifique, ou, grandes partes. Às vezes me peguei meio confusa, pensando: Será que estes vilões merecem seus castigos? Será que são mesmo vilões? Ou só sofreram da mesma forma também? Mas pensando de novo: ninguém por ter se machucado emocionalmente, tem o direito de machucar os outros, não é desculpa. Eu me amarrei no sofá, me entristeci com a história das meninas, e torço por uma vingança de prato cheio. A leitura é bem rápida, porque cada capitulo tem poucas páginas, e você fica com curiosidade pra ver o que cada uma das meninas vai contar... É inevitável não soltar o livro até que o termine. Estou esperando ansiosa pela continuação, quando me dei conta o livro tinha terminado e isso não é justo esperar sabe-se lá quanto tempo para o segundo livro. Até onde sei, parece que é uma Trilogia. Ebaaa!!!

site: http://erikarayanaheart.blogspot.com/2013/09/no-final-sera-olho-por-olho-resenha.html

Marcos 26/09/2013

Três garotas da Ilha Jar são completamente díspares no dia a dia, mas tem algo em comum: sede de vingança.

Kat sofreu bullying a vida inteira e agora quer fazer a seu agressora sentir na pele toda a humilhação sofrida. Era amiga de Rennie desde a infância, mas foi trocada por Lillia e desde então é humilhada por ela aonde passa. Tem um interesse por Alex e parece estar se apaixonando por ele.

Mary passou por um acontecimento em sua infância que a traumatizou. Por ser acima do peso e excluída socialmente, nunca tinha muitos amigos e nenhuma vida social. Isso trouxe a ela problemas em relação a aparência até hoje: ela é considerada linda por todos, mas não consegue enxergar isso. Teve que abandonar a Ilha depois do incidente, mas agora retorna, com medo, mas com muita vontade de dar o troco.

Lillia faz parte do time de líderes de torcida da escola. De descendência asiática, junto com Rennie é a segunda garota mais popular da Ilha. Muito bonita, sempre bem vestida e frequentando as melhores festas, foi traída pelo seu namorado, Alex, com a sua irmã mais nova, Nadia, de apenas 16 anos. Mas ela não deixará essa traição muito barata.

Quer continuar a ler a resenha? Acesse:

site: http://capaetitulo.blogspot.com.br/2013/09/resenha-olho-por-olho-de-jenny-han-e.html

Katrine 28/09/2013

Resenha: Olho por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian
Quem assistiu meu último Book Haul, sabe que eu estava mega ansiosa para ler Olho por Olho, talvez porque me lembrava muito Pretty Little Liars, e então assim que surgiu aquela oportunidade, embarquei na rápida e divertida leitura.

Olho por Olho conta a história de três garotas que freqüentam o ensino médio e vivem em uma ilha. Lillia, Kat e Mary fazem partes de grupos totalmente diferentes. Problemas como bullying, garotos, e garotas que fazem qualquer coisa para conseguir o que querem, fazem parte da história. E é claro que nossas meninas vão se encontrar e juntas resolvem que cada um deles deve ter o que realmente merece, e então começa toda a vingança!

A princípio quem lê a sinopse ou um pouco sobre a história pensa que essas vinganças vão ser terríveis, mas não foi bem isso que aconteceu. Eu era uma pessoa que pensava que seria tudo muito “mal”, mas, foram vinganças bem tranquilas.

Como todo young adult, esse livro é bem juvenil, temos todo aquele blábláblá adolescente e mimimi por coisas sem grande importância. Mas eu gosto de um livro assim uma vez ou outra, nos faz relaxar e se divertir em poucas horas.

Algo que eu gostei muito no livro foi o fato da história ter os capítulos intercalados entre as três meninas, cada uma contando coisas do seu ponto de vista, isso faz a gente saber um pouco sobre tudo e todos!

As meninas são divinas, temos Lillia, uma garota rica e uma das participantes dos grupos de elite da escola. Temos também a Kat, ela é uma garota que trabalha – infelizmente não teve a mesma sorte que Lillia na vida – e se apaixona e é enganada pelo cara errado, ou pelo menos é o que a história sugere até perto do fim do livro. E não podemos deixar a meiga Mary, a loirinha que passou por coisas horríveis alguns anos atrás e teve que deixar a ilha, então após certo tempo retornou e então esta passando por toda uma fase de adaptação.

A história bem jovem mesmo, então acredito que pessoas mais maduras possam achar o livro meio sem graça. A escrita das duas autoras foi muito boa, elas escrevem de forma totalmente informal e sabem descrever as situações como ninguém!

O livro faz parte de uma trilogia – eu não tenho certeza, mas segundo algumas pesquisas na internet foi esse o resultado que eu achei – então eu não sei quando vão lançar os próximos livros e é claro que vou ficar esperando para saber o que irá acontecer nos próximos livros!

site: http://www.garotadolivro.com/2013/09/resenha-olho-por-olho-jenny-han-e.html