Olho Por Olho

Jenny Han

Resenhas - Olho por Olho

CAMILINHA 14/04/2015

Olho por olho
onfesso que o livro Olho por olho me chamou a atenção pela “boniteza” da capa, e estava na minha listinha de “quero ler” a um tempão, enfim li e vim contar o que achei:
O livro fala de bullying, vingança, amizades, romance.

O livro conta a história de três personagens que vivem na Ilha Jar, são aparentemente garotas distintas com histórias distintas mas que vão se unir em nome de uma causa maior, cada capítulo e narrado por uma personagem, são elas: Kat, Mary e Lilian, as respectivas da capa.

Kat é a morena uma garota a frente do seu tempo, tem um humor ácido e não vê a hora de se mudar da cidade pequena onde nasceu e cresceu. Foi melhor amiga de Lilian e Rennie na infância, hoje não suporta nenhuma das duas.

Mary é a loirinha recém chegada na cidade, que no passado teve um lance envolvendo Reevie o capitão do time da escola e de longe o mais popular.

Lilian é a moça de olhos puxados, ela é super protetora com relação a irmã Nadia e melhor amiga da Rennie.

Bom como eu disse, elas se juntam em nome de uma vingança contra os populares do colégio, cada uma tem seus motivos e suas motivações, uns nobres outros nem tanto.

Não vou contar o que acontece para não estragar a diversão, mas posso dizer que nem tudo sai como o esperado.

O livro fala de bullying, vingança, amizades, romance, e até um toque meio sobrenatural rsrs é uma trilogia e o mais bacana é que foi escrito por duas autoras Jenny Han e Siobhan Vivian. ( Já li um livro escrito pela Jenny, a resenha você pode conferir aqui). Por se tratar de uma trilogia acaba bem em aberto (ódio), o segundo livro se chama Dente por dente e o terceiro ainda não foi lançado no Brasil, mandei um email para a editora e não tem previsão de lançamento no Brasil. #todaschora.

Se você quiser ler um pouco mais pode ir até o meu blog: http://voceprecisadecor.com.br/livro-olho-por-olho/

site: http://voceprecisadecor.com.br/

Ray 23/02/2014

O carma não falha, mas talvez ele nunca chegue para quem merece...
Olho por Olho

A história se passa na Ilha Jar e conta a história de três belas garotas: Kat, Lillia e Mary.

Kat e Lillia já tiveram um passado juntas, ambas eram amigas de Rennie, até que uma série de acontecimentos a impedem de seguirem o mesmo caminho. Escolhas diferentes... Vidas diferentes...
É o ultimo ano delas, Lillia é líder de torcida, rica e popular. Kat trabalha para conseguir dinheiro para a faculdade e sonha se vê fora da Ilha Jar, longe das humilhações de Rennie, sua ex melhor amiga.
Mary passou sua infância na Ilha Jar, e todos os dias pegava uma balsa para ir à escola do continente. Inteligente, simpática e gordinha. Era amiga de todos até que um novato muda tudo. Humilhada por Reeve, Mary muda-se para o continente.
Quatro anos se passaram, Mary se vê novamente na Ilha Jar, um ano atrasada e pronta para seu primeiro dia no segundo ano da escola secundarista da Ilha Jar.

A narrativa é dividida entre as três personagens que logo associei as garotas da capa, os capítulos são curtos fazendo a leitura fluir bem, levei três dias para terminar de ler, a diagramação é boa e a capa é linda.

No começo as três nada tinham em comum, pois estavam em “grupos” diferentes Kat a “rebelde”, Lillia a “popular” e Mary a “tímida”, mas depois de certos acontecimentos tudo se encaixa. Com alvos em comum as três sem levantar suspeitas buscam a justiça com as próprias mãos. Todas tiveram seus motivos para se vingar, Kat estava cansada de sofrer bullying calada, Lillia queria proteger sua irmã mais nova para que não acontecesse o mesmo que aconteceu a ela e Mary sofreu com o seu passado (para mim a Mary é a que tinha mais motivo para se vingar). Achei os motivos da vingança delas meio bobo e por fim elas também percebem isso, mas ai já é tarde demais...

O final? OMG! O que foi aquilo!? É uma coisa meio complicada de se explicar. O começo e boa parte do livro é uma coisa mais “vida real” voltada para a realidade de muitos jovens que sofrem bullying, mas o final? Ahh! O final deixa no ar uma coisa de surreal, sobrenatural o que me deixa super curiosa em relação à continuação Dente por Dente.

Recomendo muito para o público mais jovem.

duda 13/09/2023

Olho por Olho
Não me prendeu muito no começo pelo fato de não ter romance. É um livro que mostra a vingança, mas de uma maneira moderada. Comecei a gostar do livro quando elas executam os planos e o final deixa uma certa curiosidade para o próximo livro

Luciana 30/05/2014

Garotas crescidas não choram...Elas acertam as contas.
Olho por Olho se passa na Ilha Jar e é a típica história americana. Colégios onde quem não é popular é considerado estranho, líderes de torcida e bailes de formatura onde o casal escolhido, através de votação feita pelos demais alunos, recebe a coroação...

E no meio disso tudo encontramos nossas vingativas protagonistas: Kat, Mary e Lillia.
E ainda existem os personagens secundários que são fundamentais na história já que serão as vítimas da vingança. São eles: Rennie, Reeve e Alex.

Antigamente Kat, Rennie e Lillia eram melhores amigas. Até que uma briga boba entre Kat e Rennie desfez o trio. O que foi muito conveniente para a interesseira Rennie, já que ela se aproximou ainda mais de Lillia, a amiga rica.

Kat - Sua vingança é contra: Rennie
Personagem um tanto antissocial. Ex-amiga e atual inimiga de Rennie.
Além de romper a amizade, Rennie passou a espalhar mentiras por toda a escola envolvendo Kat e sua família. O que aumentou ainda mais o ódio de Kat.
Rennie a trata como se ela não fosse nada. E é dela que Kat quer se vingar.

Rennie é uma personagem insuportável e superficial. Até eu queria me vingar dessa nojenta.

Mary - Sua vingança é contra: Reeve
Aos onze anos, Mary era uma criança gorda. Sua vida ia muito bem até Reeve passar a estudar na mesma escola que ela. Reeve fazia questão de cuspir comentários ácidos e preconceituosos contra Mary e passou a chamá-la apenas pelo apelido de "Big Easy" como se esse fosse o nome dela.
Por conta de um episódio entre os dois, Mary vai embora da ilha com sua família. Mas o mundo gira e agora Mary está de volta. Magra. E ela quer se vingar de Reeve. Mas não tanto assim...

Sinceramente, eu acho que Mary deveria ter colocado Reeve no lugar dele quebrando seus dentes, desde o início. Mas vamos considerar que quando ela sofreu Bullying, ela era apenas uma criança indefesa e meiga que fez de tudo para conquistar a amizade de Reeve para que ele finalmente parasse de chamá-la por aqueles apelidos. Mas Reeve é um imbecil mesmo e as investidas de Mary na amizade dos dois não deram certo.

Lillia - Sua vingança é contra: Alex
Lillia e Alex fazem parte do mesmo grupinho popular que também inclui Reeve e Rennie.
Mas então ela descobre que durante uma festa na casa de Alex, ele dormiu com sua irmã Nádia, de apenas 14 anos. E é por isso que ela quer se vingar dele.

Alex é o personagem mais neutro de toda a situação e o único com quem eu simpatizei um pouco. Desde o início deu pra perceber que ele não merecia vingança nenhuma mas tudo bem, porque a vingança dele foi a mais bobinha também.

O livro prendeu minha atenção logo no início mas no decorrer da história não encontrei nada de extraordinário. Fiquei pensando..."tudo bem, elas acertam as contas mas será que são mesmo garotas crescidas?".
Com exceção da Kat que tem motivos pra dar uma boa lição na insuportável Rennie, as outras duas nem mesmo têm certeza se querem que suas vítimas paguem pelo que fizeram.
As vinganças não são espetaculares. São meio bobas. :P
E pra fechar com chave de bronze, no final eu fiquei desanimada quando descobri que a Mary é praticamente a protagonista de um dos livros do Stephen King.

Resenha originalmente publicada em: http://sem-spoiler.blogspot.com.br/

Margarida.Santos 14/01/2022

Olho Por Olho
Pensei que não ia gostar mas quando comprei e comecei a ler o livro adorei.
As três têm personalidades super diferentes e cada uma quer a vingança por um assunto diferente. Acho que qualquer pessoa se identifica.

Ju 04/01/2015

[ Resenha ]: Olho por Olho escrito por Siobhan Vivian e Jenny Han.
Já faz um tempinho que me deparei completamente obcecada por Literatura Adolescente, os famosos Young Adults que eu adoro ler. Não sei bem como começou a minha obsessão, talvez tenha sido por causa da série Pretty Little Liars que sou viciada, mas a questão é que de uns meses pra cá bateu uma vontade de ler vários livros que abordassem o bullying, conflitos adolescentes e romance.

Para algumas pessoas, pode até parecer um tema bobo, mas já fui adolescente um dia e sei o poder da literatura de dialogar e refletir com os jovens. E é muito bacana quando um livro aborda questões importantes. Nem todo mundo tem alguém pra desabafar, contar ou se identificar. É aí que entra o papel do livro. O poder de mudar vidas.

Nessa minha pesquisa sobre livros, encontrei a Siobhan Vivian e não descansei até adquirir todos os livros dela. Depois de ler, "Não sou este tipo de garota" (em breve resenha para vocês), decidi que era a hora de ler "Olho por Olho", o primeiro de uma trilogia escrito em parceria com Jenny Han, autora da Trilogia Verão/ Summer (que ainda não tive a oportunidade de ler).

Primeiro preciso dizer que fazia muito tempo que não lia um livro e ficava louca por ele. Também fiquei completamente feliz em descobrir que isso aconteceu com Olho por Olho. O livro realmente lembra muito Gossip Girl e Pretty Little Liars, mas com diversas diferenças. Os jovens desse livro são bem mais reais do que em GG e o suspense não é tão enrolado quanto em PLL. Só por isso já ganhou muitos pontos comigo.

O livro é narrado sob o ponto de vista de três garotas muito diferentes; Mary, Lila e Kat, adolescentes de 17 anos que estão no segundo grau. Apesar de ter receio desse tipo de divisão (narrado sob vários pontos de vista), isso não me atrapalhou nem um pouco. Ao contrário, foi ótimo porque consegui ter acesso sob vários pontos de vista sobre uma mesma cena e diferentes acontecimentos. Isso foi uma grande sacada das autoras.

Na história; Mary, Lila e Kat vivem em realidades diferentes. Mary passou por uma trama e de volta a Ilha, precisa passar por cima de tudo que viveu para recomeçar. Ela é garota mistério em pessoa. Assim que comecei a ler sabia que tinha acontecido alguma coisa, mas não fazia ideia sobre o quê. Já Lila é a típica garota que todo mundo sonha em ser: popular, bonita, família perfeita e rica. Clichezão né? Mas a verdade é que não é bem assim e isso me fez gostar mais ainda da personagem. Lila não é o que aparenta ser. Por carregar esse estereótipo em seus ombros, ela sente a necessidade de mudar e não quer que a sua irmã mais nova passe pelas coisas que passou. Já Kat - o que dizer da Kat? - ela é a minha personagem favorita da história. Ela é mais pobre das três e de longe, a mais corajosa. Sofreu bullying, perdeu as melhores amigas e sem dúvidas, talvez seja a mais sofrida do grupo. Em alguns momentos, eu via a Kat como a Max, interpretada por uma das minhas atrizes favoritas Kat Dennings da série 2 Broke Girls. Ela é durona e acabei me identificando muito com a personagem.

A questão é que as 3 são ligadas por uma série de acontecimentos e decidem se vingar de todos que as prejudicaram. E aí é que a trama acelera. Elas aprontam várias, em alguns momentos consegui entender o porquê. As personagens sofreram com humilhações, por serem invisíveis ou não serem o que queriam. São questionamentos típicos da idade e quando você menos espera, consegue se identificar com as dores das personagens. E por dentro, nos vingamos junto com elas. Não há nada mais poderoso e divertido do que garotas vingativas e unidas. Carrie, a estranha ficaria orgulhosa. Elas só não esperavam que as vinganças ficassem fora do controle e o livro terminou me deixando querendo mais.

Outra coisa que favoreceu o livro é que a escrita é muito envolvente, tentei identificar qual parte foi escrita pela Siobhan e qual pela Jenny, mas não consegui. A história está bem amarrada, os personagens são carismáticos e quando vi, já tinha terminado o livro. A continuação Dente por dente já foi publicada no Brasil pela mesma editora que lançou o primeiro, a Editora Novo Conceito, mas ainda não lançaram o último livro da série. E aqui fica o meu apelo, NC publica logo! Ainda não li a continuação, porque estou esperando o último ser publicado pra poder ler em paz hahaha

Suspense, romance, comédia e sobrenatural, Olho por olho é um livro que você deve incluir em sua leitura. Depois não diga que não avisei!

site: http://novosescritores.com/profiles/blogs/resenha-olho-por-olho-escrito-por-siobhan-vivian-e-jenny-han
Tamyres 24/04/2015minha estante
Olha, esse livro e a continuação está na promoção por aqui... estou lendo algumas resenhas para não sair por aí comprando por impulso. A sua resenha tá me convencendo kkkk

Erika 26/09/2013

Garotas crescidas não choram... Elas acertam as contas.
Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas. Isto garanto que é verdade. Antes de ler ele, fiquei olhando para o livro pensando, leio ou não leio? E então fui ler, e só parei quando terminei.
O cenário desta história é retratado num Colégio, terceiranistas, garotas que pisam em outras para serem populares, amigas falsas, garotos que te humilham, e muito, mais muito Bullying. A história também é narrada pelas três garotas: Kat, Lillia e Mary, personagens principais. São três garotas super diferentes com personalidades próprias mais com problemas em comum. Kat, Lillia e Mary sofreram nas mãos de pessoas impetuosas, e se cansaram disso. Elas resolveram então apreciar um prato chamado, Vingança, que é melhor apreciado em conjunto. É uma historia bem envolvente, e é difícil não encontrar pequenas partes com que você se identifique, ou, grandes partes. Às vezes me peguei meio confusa, pensando: Será que estes vilões merecem seus castigos? Será que são mesmo vilões? Ou só sofreram da mesma forma também? Mas pensando de novo: ninguém por ter se machucado emocionalmente, tem o direito de machucar os outros, não é desculpa. Eu me amarrei no sofá, me entristeci com a história das meninas, e torço por uma vingança de prato cheio. A leitura é bem rápida, porque cada capitulo tem poucas páginas, e você fica com curiosidade pra ver o que cada uma das meninas vai contar... É inevitável não soltar o livro até que o termine. Estou esperando ansiosa pela continuação, quando me dei conta o livro tinha terminado e isso não é justo esperar sabe-se lá quanto tempo para o segundo livro. Até onde sei, parece que é uma Trilogia. Ebaaa!!!

site: http://erikarayanaheart.blogspot.com/2013/09/no-final-sera-olho-por-olho-resenha.html

Katrine 28/09/2013

Resenha: Olho por Olho - Jenny Han e Siobhan Vivian
Quem assistiu meu último Book Haul, sabe que eu estava mega ansiosa para ler Olho por Olho, talvez porque me lembrava muito Pretty Little Liars, e então assim que surgiu aquela oportunidade, embarquei na rápida e divertida leitura.

Olho por Olho conta a história de três garotas que freqüentam o ensino médio e vivem em uma ilha. Lillia, Kat e Mary fazem partes de grupos totalmente diferentes. Problemas como bullying, garotos, e garotas que fazem qualquer coisa para conseguir o que querem, fazem parte da história. E é claro que nossas meninas vão se encontrar e juntas resolvem que cada um deles deve ter o que realmente merece, e então começa toda a vingança!

A princípio quem lê a sinopse ou um pouco sobre a história pensa que essas vinganças vão ser terríveis, mas não foi bem isso que aconteceu. Eu era uma pessoa que pensava que seria tudo muito “mal”, mas, foram vinganças bem tranquilas.

Como todo young adult, esse livro é bem juvenil, temos todo aquele blábláblá adolescente e mimimi por coisas sem grande importância. Mas eu gosto de um livro assim uma vez ou outra, nos faz relaxar e se divertir em poucas horas.

Algo que eu gostei muito no livro foi o fato da história ter os capítulos intercalados entre as três meninas, cada uma contando coisas do seu ponto de vista, isso faz a gente saber um pouco sobre tudo e todos!

As meninas são divinas, temos Lillia, uma garota rica e uma das participantes dos grupos de elite da escola. Temos também a Kat, ela é uma garota que trabalha – infelizmente não teve a mesma sorte que Lillia na vida – e se apaixona e é enganada pelo cara errado, ou pelo menos é o que a história sugere até perto do fim do livro. E não podemos deixar a meiga Mary, a loirinha que passou por coisas horríveis alguns anos atrás e teve que deixar a ilha, então após certo tempo retornou e então esta passando por toda uma fase de adaptação.

A história bem jovem mesmo, então acredito que pessoas mais maduras possam achar o livro meio sem graça. A escrita das duas autoras foi muito boa, elas escrevem de forma totalmente informal e sabem descrever as situações como ninguém!

O livro faz parte de uma trilogia – eu não tenho certeza, mas segundo algumas pesquisas na internet foi esse o resultado que eu achei – então eu não sei quando vão lançar os próximos livros e é claro que vou ficar esperando para saber o que irá acontecer nos próximos livros!

site: http://www.garotadolivro.com/2013/09/resenha-olho-por-olho-jenny-han-e.html

CALINE 29/09/2013

Ultimamente não estava tendo muita sorte com os livros que escolhia pra ler. Sempre que começava algum, desistia pelo caminho por causa da narrativa, dos personagens ou porque o conjunto não estava dando certo. Por isso quando comecei a ler Olho Por Olho estava bem desanimada, mas decidida que independente de gostar ou não ia ler até o fim. Não precisei me obrigar a isso, logo nas primeiras páginas a história de Lillia, Mary e Kat conseguiu me prender e eu não queria largar o livro por nada. Olho Por Olho é uma história interessante e envolvente sobre mágoas, decepções e o mais importante de tudo, sobre a vingança e suas consequências.

A narrativa é feita em primeira pessoa, alternando entre cada uma das garotas. Os capítulos são curtos e a narrativa é ágil, o que torna a leitura bastante dinâmica e não permite que o leitor perca o interesse. Nos primeiros capítulos conhecemos um pouco sobre cada menina, seus círculos de amizades, suas famílias e suas vidas de um modo geral. Cada menina tem uma personalidade própria e motivos diferentes para estarem envolvidas na vingança

Lillia era a mais delicada e talvez um pouco inocente também. Desde o início senti que a sua vingança não era justa. Algo me dizia que o simpático garoto não estava fazendo o que ela imaginava. Estava na cara desde o primeiro capítulo o quanto ele estava apaixonado por ela. Já Kat era a mais durona e com uma grande carga de ressentimento. Não consegui gostar nem desgostar dela. Ela tinha bastante motivo para querer sua vingança, afinal a garota com quem ela queria aprontar era uma verdadeira vaca e precisava que alguém a colocasse no seu lugar. Por último temos Mary, a mais estranha das três. Seu motivo para vingança foi o último que conhecemos e sem dúvida o mais triste e doloroso.

O livro tem um toque de sobrenatural que está diretamente ligado a uma das garotas. Ela parece ter poderes paranormais/psíquicos, algo meio Carrie - A estranha. Não foi nada muito assustador, mas teve uma participação importante e talvez até mesmo decisiva na história, mas isso só saberemos no próximo livro.

A única coisa que me incomodou foi a sensação de que a história poderia ser mais do que foi. Talvez a narrativa tenha sido um pouco rasa, provavelmente a história precisava se desenvolver um pouco mais para que eu pudesse conhecer melhor cada personagem, principalmente aqueles que sofreriam com a vingança. O tempo inteiro eu senti que o momento do ápice estava chegando e poderia ser a qualquer momento, mas o final chegou e apesar de ter sido bem legal deixou a desejar. A situação precisava ser melhor desenvolvida e trabalhada, tinha muito mais a ser explorado ali. Além disso, esperava uma história mais sombria e forte, quando li que era sobre vingança e vi aquele bonequinho de vodu que veio como brinde, imaginei as piores coisas.

O livro terminou daquele jeito onde eu me arrependo por não ter esperado lançarem a continuação para que eu pudesse ler tudo de uma vez. Isso também me incomodou porque foi como se as autoras estivessem escrevendo um capítulo e parassem no meio de um dos parágrafos te dizendo "voltem no próximo livro e saibam o que aconteceu". Não sei se vocês me entenderam, mas caso leiam vão lembrar disso e saber exatamente do que eu estou falando, rs.

Olho Por Olho foi uma excelente leitura, um livro viciante. Estou muito curiosa pra saber no que essa história vai dar, principalmente depois daquele final abrupto e em um momento tão importante. Há um monte de perguntas pairando no ar e estou mais do que ansiosa para obter todas as respostas.

site: http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/2013/09/olho-por-olho-jenny-han-e-siobhan.html

thai 10/10/2013

Olho por Olho
Não sei vocês, mas eu adoro tudo que envolve vingança, adivinhem por quê? Por que de alguma forma tudo que tem vingança no meio te faz querer ler e ler mais e mais somente para saber qual será o desfecho final. Quando escolhi "Olho por Olho" para ser o próximo a ser lido e resenhado por mim estranhei muito no começo a maneira com que as duas autoras se sobrepunham na história. Qualquer pessoa que o pegue para ler pensará em desistir ou empacará no meio, mas acreditem, espero que nesta resenha eu te de bons motivos para ler até o final e simplesmente se apaixonar pela narrativa de Jenny Han e Siobhan Vivian.

Olho por Olho conta com a presença de três personagens principais, não é somente focado em um único casal, amigos ou família, tem este diferencial atrativo e gostoso que te faz ter o ponto de vista de Kat, Lillia Cho e Mary. Três garotas visivelmente diferentes não só de gosto, mas com uma única intenção, vingar-se daqueles que um dia se aproveitarem delas, ou seria melhor dizer, fazer valer a pena tudo de errado que fizeram com ela?
Kat DeBrassio é uma garota super rebelde, esta no seu sangue isso, e de alguma forma ela odeia com forças Rennie, um projeto de patricinha que critica a todos, inclusive Kat, chamando-a de nomes pejorativos, e por, mas que troquem chingamentos, olhadas e criticas, tudo acaba ficando nisso, mas isso irá mudar.

Lillia Cho já foi amiga de Kat mas tiveram de se afastar após um Rennie fazer com que as duas não conversassem mais, o que é estranho, sendo Rennie uma garota como qualquer outra, pobre mas que ainda mantêm a pose acima de tudo, como se nada lhe afetasse, a não ser a opinião da amiga Lillia, que suporta de tudo um pouco que Ren faz com ela, quando Cho diz não, Ren diz "sim", e em diversos momentos te faz ficar com muita raiva da situação, e tentar se colocar na pele de Cho para vingar-se dessa garota.

Já Mary? Uma garota que resolveu voltar a Ilha Jar depois de alguns anos morando longe dessa vida parada. Embora ninguém a conheça, e saiba sobre sua história ou de onde tenha vindo, aos poucos Kat e Cho se aproximam dela. Mary é misteriosa, aparentemente carente daquilo que infelizmente lhe foi "tomado" ao vir morar com a tia na ilha. Aos poucos você vai descobrindo o real motivo da vinda de Mary para lá, vingança. O alvo? Reeve, um garoto o qual achou que tinha amizade e que simplesmente a criticava, e a fez sofrer muito quando ainda nova por ser gorda e ter vergonha de estar próximo a ela. Mas as coisas vão mudando.

Kat tem como foco Rennie, Lillia Alex, um garoto o qual conhece desde pequeno e que se jura ter se aproveitado da irmã mais nova diante da fraqueza por bebida. Mas será que tudo irá acontecer realmente? Muitas coisas acontecem neste livro, quando li um comentário sobre Olho por Olho o principal assunto era o livro lembrar muito: Carrie, A Estranha. Não só pela personagem Mary e seus "defeitos" que de longe podem ser chamados de charme ou gracinha. Ela é uma personagem invisível em todo o colégio, ninguém se apaixona por ela, ninguém sabe que ela esta ali, até o dia da festa, o qual ela se torna o alvo das atenções, e com isso, vem o granfinale, a vingança das vinganças...bem quente por sinal.

Eu não iria poder falar muito sobre o livro, dar detalhes perfeitos por que contaria o livro e liberaria spoilers para quem ainda não leu e como não gosto disso e acredito que ninguém goste, vou dar o meu máximo em dar opinião sobre o livro e o que realmente achei.

Adorei a maneira com que mal se dava para perceber a diferença das escritas ou a maneira interpretada das autoras Jenny e Siobhan. Estranhei por alguns instantes a maneira com que ela diferenciava as personagens, a interpretação e atitudes vindas das personagens Mary, Lil e Kat. Este livro é um daqueles que você começa a ler e não quer parar até ver o que acontecerá no final e pra minha surpresa, o final superou todas as minhas expectativas, como prometido na sinopse deste.

Impossível você se arrepender de conhecer um pouco de cada personagem, talvez outras pessoas consigam se identificar com elas, eu mesma não vi nada parecido com nenhuma das três, pelo contrário, me apaixonei por Kat e Mary, e se caso ter a continuação do livro, o que no final deixou bem claro que acontecerá, quero conhecer melhor estas duas meninas que se enfiaram em uma verdadeira encrenca pensando somente na vingança, não nas conseqüências.

Amei também a ideia das autoras em fazer toda a história rolar em uma ilha, um diferencial e tanto dos outros livros que trazem como costume o dia a dia corrido em cidade grande, e mostrou como é a vida "pacata" em um lugar quase que sem saída, mostrou que nem tudo é tão parado assim, inclusive quando o assunto envolve se vingar, aqui se faz, aqui se paga, hm?

Espero que vocês caso estejam em duvidas quanto a ler ele, leiam e vocês entenderam o que realmente quero dizer. Vou indicar ele para outras pessoas com toda certeza e já tenho meus alvos formados, quero que gostem e quero comparar a minha opinião com de outros leitores, em fim. Boa leitura!

site: http://napontaenalingua.blogspot.com.br/2013/10/resenha-olho-por-olho-jenny-han-siobhan.html

AndreLSarausa 12/10/2013

Resenha - Olho por Olho
" Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode se considerar a caça."

Lillia era a amiga da garota mais popular do colégio. Isso concedia a ela vários privilégios dentro e fora da escola, porém não era fácil de conviver com Rennie. Rennie só pensava em si e passaria em cima de qualquer um para conseguir o quer. Lillia foi traída cruelmente pela "amiga" e agora busca vingança.
Kat pertencia ao grupo de Lillia e Rennie, porém quando Rennie começa a fazer planos para ser a garota mais popular da escola, Kat diz que isso é bobagem e a amizade delas se encerra. Porém Rennie não esquece tão fácil, e sempre que tem oportunidade ela humilha Kat na frente de todos.
E por ultimo, Mary. A garota foi tão humilhada por um rapaz quando era criança, que teve de mudar de cidade e fazer um forte tratamento de um ano fora. Agora ela volta a sua cidade natal e não vai deixar por isso mesmo.

"Meu celular toca, e estendo a mão para a cabeceira para pegá-lo. É um texto de um número que não conheço.'Aqui é carma. Eu sou uma vaca. Você conhece alguém que merece ser esbofeteado por uma vaca?'[...] O celular toca novamente.'Se conhece, encontre-me no Judy Blue Eyes, 2 da manhã. Senão, relaxe e aproveite o show'"

As três garotas se unem, e com um forte desejo de vingança tentam derrubar as pessoas que tanto fizeram mal a elas. Juntas, elas fazem planos para derrubar seus inimigos, um de cada vez, acertando em seus pontos fracos. Porém quando a coisa fica séria, a vingança não parece mais uma boa ideia.

O livro "Olho por Olho" é um livro bom, porém eu esperava mais.
Se tem um tema que me interessa, esse tema é vingança. Não sei porque, mas sou muito fã do tema. Assisto Pretty Little Liars e quando vi que a Novo Conceito lançaria esse livro fiquei muito animado. Tanto a capa quanto a sinopse me lembraram muito a minha série favorita e quis ler logo.

O começo do livro é muito bom, elas introduzem suas histórias e logo começam a armar as vinganças. Porém depois daí... Digo, o livro não é ruim, mas como sou fã de Pretty Little Liars, esperava uma vingança mais... vingança. Os planos delas são tão bobos! Esperava morte, confusões com a policia, porém não teve nada disso... Mas ainda assim tenho que dizer que o livro tem uma narrativa ágil e me prendeu do começo ao fim, li ele em três dias.

Quem espera que o livro seja lotado de ação e com vinganças mirabolantes vai se decepcionar um pouco (como eu), mas quem quer ler um livro rápido, com uma boa história e uma pitada de humor, recomendo.

site: http://www.viajandonoslivros.com/2013/09/resenha-olho-por-olho.html

Aninha 28/11/2013

Vingança Doce
A sinopse de “Olho por Olho”, lançamento de agosto da Novo Conceito, me chamou atenção logo de cara por se tratar de vingança. Quem não gosta de uma boa vingança bem elaborada e surpreendente? Uma vingança inteligente é tudo que a gente espera de um livro onde na premissa podemos ler que: “Garotas Crescidas não choram, elas acertam as contas.”. Achei que a Siobhan Vivian finalmente poderia me impressionar depois do livro “água com açucar” que foi ‘Não sou este tipo de garota’, mas infelizmente não foi bem assim. Se eu não gostei do livro? Eu gostei, mas o marketing e essa tal de expectativa me fizeram achar que a estória desse livro fosse algo bem mais grandioso do que é, mas acabei me decepcionando um pouco.

Apesar de termos duas autoras neste livro - Jenny Han e Siobhan Vivian – temos três personagens, Kat, Lillia e Mary, que moram na Ilha Jar. As personalidades das três são muito diferentes, Kat é uma menina durona, que já foi amiga de Lillia no passado, e de Rennie, que acabou por deixá-la de lado após uma briga e a começou a tratá-la super mal na frente de todos. Lillia está no centro de tudo, é popular e tem amigos que a amam, mas tem motivos suficientes para se vingar de um deles depois que ouve que ele está “andando” por aí com a sua irmã mais nova, Nadia. E Mary é uma menina doce que, por ser gordinha no passado, sofreu de bullying por uma pessoa que achava que era seu amigo. Ela ficou mal por anos, mas agora era hora de se vingar.

Gostei das personagens a maior parte do livro, pareciam fortes pela iniciativa de fazer vingança, mas ao decorrer da estória, com tanta insegurança das três cheguei a duvidar se elas queriam fazer mesmo aquilo e quem elas eram. Muito dos motivos pelos quais elas quiseram fazer vingança pareceram bobos para mim, mas ainda compreensíveis, pois afinal, na pele de quem está vivendo sempre é pior, né? Mas a vingança? Tinha tudo para ser grandiosa, mas foi simplesmente boba. Faltou ação e maldade, que eu poderia esperar para o próximo livro, se não fosse o final deste que me levou a pensar que o rumo dessa estória será completamente diferente.

Quero ler a continuação “Dente por dente” (que é enorme), já lançado pela editora, pois no fundo ainda espero que a série me dê uma grande vingança e atinja as minhas expectativas. Recomendo o livro para quem gosta de estórias teens e fáceis de ler. O livro é dividido em capítulos pequenos narrados pelas três personagens intercaladamente, o que faz a leitura ser muito fluida e rápida. Adorei essa capa, acho que representou muito bem as personagens. A diagramação, como sempre, ajudou muito na hora da leitura, que foi bem rapidinha.

Quotes:

“É importante para uma garota ter um cheio só seu. Um cheio que todo mundo reconhece como sendo dela, assim quando passo no corredor da escola as pessoas param e se viram, como uma resposta pavloviana ou algo assim. Toda vez que sentirem o odor desse perfume vão pensar em mim. Caramelo e jacinto, esse é o cheiro de Lillia.” (pág. 12)

“Hoje falei para aquela garota no banheiro que Reeve ia ter o que merecia, que o carma não falha. Eu estava falando sério naquela hora, mas agora não tenho tanta certeza. Quando foi que Rennie pagou por tudo de ruim que fez comigo? Nunca. Estou cansada de esperar pelo carma. O carma que se dane.” (pág. 94)

“Nadia dormiu na casa de um rapaz. E não um rapaz qualquer. Lindy. Um cara que eu achava que era meu amigo. Alguém que jamais faria algo assim. Não sei por que fui tão ingênua. Rapazes, eles não merecem confiança. Nenhum deles.” (pág. 108)

“Eu devia ter guardado essa ideia de vingança só para mim. Vingança é para ser uma coisa solitária.” (pág. 113).
“Mesmo que ele subitamente me reconheça do modo como queria que fizesse no primeiro dia de aula, que fique maravilhado com como estou diferente, isso não mudaria nada. Mesmo que se desculpasse, ainda assim teria o que merece. As engrenagens já estão em movimento.” (pág. 177)

site: http://true-insights.net/?p=2952

Psychobooks 30/11/2013

Classificado com 2,5 estrelas no Psychobooks

Quando peguei o livro Olho por Olho, a única expectativa que eu tinha era de que seria uma leitura leve e rápida, foi exatamente isso o que encontrei. Esse não é um livro extraordinário, um tanto raso por ter como tema centra o bullying, mas cumpre seu papel de entreter por algumas horas.

Enredo

Kat, Lillia e Mary, são três garotas que convivem em grupos diferentes e aparentemente não tem nada em comum.

Kat teve uma infância feliz, mas com a morte de sua mãe, acabou se afastando de uns amigos, foi melhor amiga de Rennie, até ser trocada por Lilia e desde então, ela sofre bullying e é humilhada na escola. A família de Lilia é rica, ela faz parte do grupo de populares, é líder de torcida e melhor amiga da Rennie, sua irmã mais nova de 16 anos vai começar o colegial e ela quer protege-la dos garotos. Mary morava na ilha e estudava na escola do continente, mas sofreu bullying, ficou traumatizada, mudou-se, mas agora voltou para a ilha e quer dar o troco no garoto que a fez sofrer tanto.

As três acabam unindo forças anonimamente, para conseguirem dar uma lição em que as fez sofrer.

Desenvolvimento e narrativa

Cada capítulo é contado por uma personagem diferente, alternando os pontos de vista. Aos poucos o leitor fica conhecendo cada uma e quais são suas motivações. O texto é simples e raso, não é exigido do leitor grandes reflexões. O ritmo de leitura é acelerado, as autoras envolvem o leitor com o suspense sobre o passado dos personagens.
O plano de fundo é a escola, além de bullying o livro envolve temas como amizade, escolha de profissão, primeiro amor, sexo, abuso físico e psicológico. O que não me agradou muito foi a falta de profundidade para tratar desses temas, eles foram jogados no enredo e não foram bem desenvolvidos.

Todo o planejamento e execução das vinganças também é fraco, não espere ideias inovadoras ou mirabolantes. A inserção do elemento sobrenatural, ao meu ver, foi completamente desnecessária e mal explicada, espero sinceramente, que no próximo livro as autoras me convençam do contrário.

Personagens

A construção dos personagens é mediana. Mary tem uma história bem forte e é a que mais me cativou, seus sentimentos são mais críveis. Kat poderia ter sido melhor explorada, afinal ela perdeu a mãe de forma lenta e dolorosa, tem problemas familiares e sofreu com as mentiras da Rennie por anos. Lilia só percebeu agora que Rennie não é tão amiga quanto ela pensava que fosse e está com raiva de Alex por ele estar se associando à sua irmã.

Alex é um personagem secundário que merece destaque, logo a princípio eu percebi que Lilia estava errada em relação à ele.

Concluindo

"Olho por Olho' é no geral, um livro 'ok'. Leitura rápida, divertida, para se ler em um dia. Mas não espere nada além disso. O desenvolvimento do enredo e personagens é fraco, mas ainda assim, fiquei um pouco curiosa para ler o próximo livro da trilogia.

Recomendo com parcimônia, para quem gosta de leitura leve e jovem.

site: http://www.psychobooks.com.br/

Polyana Pinheiro 01/12/2013

Três meninas e um desejo: Vingança.
A história se passam numa ilha, onde moram três garotas distintas, Mary, muito humilhada no passado, Kat, cansada de ser alvo de chacota e acusada de vários comentários mentirosos armados por Rennie e Lillia, irmã mais velha e exemplo, tudo o que quer é proteger sua irmãzinha. Normalmente, nada as uniria. Nadica de nada faria com que uma quisesse ter a outra como amiga, ou fazerem parte do mesmo grupo. Mas uma coisa elas têm em comum, e essa "coisa" sim, é mais forte que tudo e as une: o desejo de vingança.

Um ponto que não gostei foi o motivo de as garotas quererem vingança ser extremamente bobo, a meu ver. Só o argumento da Mary era o mais aceitável. Acho que, como praticamente todos que leram o livro, eu esperava uma vingança bem elaborada e muito cruel, algo muito grave mesmo. E o que vi na maior parte do tempo foram coisinhas bem bobas e muitas vezes infantis. Fiquei decepcionada, confesso, mas talvez a tragédia do final compense a maldade que não teve no começo (Não vou entrar em detalhes sobre o motivo e a vingança de cada uma, pois perderia a graça para quem quer ler esse livro).

Durante toda a leitura, foi impossível não odiar Rennie. Uma garota típica desses filmes americanos que vemos por aí: Popular, acha que o mundo gira em volta de si. Não se importa com o que os outros – e Lillia – sente ou quer, a opinião dela é a importante. A diferença é que ela é pobre e trabalha num restaurante, e vive se atirando em cima de Reevie, o quarterback do time de futebol americano da escola. A passagem que um homem se aproveita da amiga de Rennie e ela não dá a mínima, pra mim foi o cumulo.

Quando comecei a ler, estava com a cabeça tão cheia que não conseguia me concentrar ao ponto de ler várias páginas, mas não saber o que li, e também o livro é muito lento no começo. Por esse fato, recomecei a leitura das primeiras páginas várias e várias vezes, até conseguir realmente me ver presa na história e devorar o livro em poucos dias.

Livro muito fácil de ler, narrado em primeira pessoa, mas cada capítulo fica sob o ponto de vista de uma das três garotas. O que é ótimo para sabermos ao fundo o que se passa na cabeça de cada uma, compreender a história delas e entendê-las melhor.

"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. – Limpo a garganta, porque essa é a parte mais importante. – E, se vamos fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem… você pode se considerar a caça." - pag. 122

O livro tem uma pontinha de algo sobrenatural inexplorado em algumas poucas partes, o que me incomodou um pouquinho, pois eu não esperava isso e sim uma história comum que qualquer garota nessa fase da vida possa viver. Mas não posso dizer que não gostei, como eu já disse, me vi presa na história e foi uma ótima pedida para passar o tempo. E se eu disser que não fiquei roendo as unhas pra saber o final, estarei mentindo. Mas infelizmente – ou felizmente – essa é uma trilogia, e estou arrancando meus cabelos pra ler o segundo livro logo (quem já leu não me mate, mas torço pro Alex ficar com a Lillia).

Diagramação perfeita, revisão ok, páginas amareladas e capa bonita!

site: http://www.desenrolagabriola.com/2013/11/resenha-16-olho-por-olho-jenny-han-e.html

Nathy 04/12/2013

Olho por Olho – Jenny Han e Siobhan Vivian – #Resenha | O Blog da Mari
Quando teve a divulgação desse livro confesso que não fiquei muito empolgada com sua história, porém depois de algumas pessoas começarem a falar bem do livro e afirmarem que abordava a temática sobre bullying resolvi dar uma chance e tentar apreciar a leitura. No começo estava achando legal e bem desenvolvido, porém depois de um determinado ponto não via a hora do mesmo terminar. Estava com algumas expectativas que não foram atingidas e infelizmente não gostei tanto assim do livro e da forma que abordaram o bullying, não achei que as meninas foram realmente pessoas fortes e que tivessem motivos para combater o que estavam sofrendo.

A narrativa fica variando em cada novo capítulo, ainda que no começo tenha marcando quem está narrando àquela parte do livro me encontrei perdida e tive que voltar algumas vezes para ver quem era a menina que estava tendo aqueles pensamentos. O lado bom disso tudo é que o livro fica mais dinâmico e não preso em uma única personagem e seu ‘sofrimento’.

'Fomos nós três. Só espero que não nos peguem por causa disso | Kat.'

Kat, Lilian e Mary são três adolescentes que após alguns fatores se juntam para se vingar de pessoas que fizeram tanto mal durante suas vidas. A personagem da Kat foi a que mais tinha gostado no começo do livro, mas acho que tomou atitudes muito impulsivas que acabou influenciando nos comportamentos das outras meninas. Todas as três não tiveram uma movimento plausível para se vingar daquelas pessoas porque em minha visão totalmente de fora via que tinha uma explicação para o comportamento de todos eles, está certo que a pessoa que fazia o bullying com Kat não me agradava em nada e estava esperando uma vingança realmente boa que acabou sendo uma das mais decepcionantes estou torcendo para que isso melhore nos próximos livros, porque tive a sensação que as autoras não sabiam quais seriam as vinganças das meninas e por isso colocaram qualquer coisa.

Continue lendo a resenha no link abaixo:

site: site: http://www.oblogdamari.com/2013/11/olho-por-olho-jenny-han-e-siobhan-vivian-resenha.html