Olho Por Olho

Olho Por Olho Siobhan Vivian
Jenny Han

Resenhas - Olho por Olho

Luca 13/05/2015

Essas garotas foram más, e eu gostei disso!
Eu passei por uma grande maré de livros ruins até que finalmente pudesse chegar a Olho Por Olho. No mais clássico estilo de Meninas Malvadas, nos é contata a história de três garotas, completamente diferentes, que se juntam para acabar com outros três jovens maldosos da escola.

Mary, desde pequena, sempre fora um alvo fácil de chacota por ser "gordinha". Kat, a típica adolescente rebelde, negava gostar de um dos garotos populares da escola, até que descobre que ele só a estava usando. E Lillia, a bela líder de torcida, sente que não se encaixa no meio de seus amigos, principalmente quando é traída por sua melhor amiga. Essas garotas irão crescer e mudar, mas o rancor permanecerá, e elas não o deixarão de lado.

De tantos livros que li ultimamente, bem esse com uma história leve e despretensiosa, demonstrou-se tão agradável. Mas ele também, não é tão bobinho quanto parece. Chegando a ser sério e cru, abordando temas realísticos para quem já passou por uma adolescência conturbada, pode reconhecer.

Cada capítulo é marcado pelo ponto de vista de uma das protagonistas. A que menos gostei, ou demorei pra me acostumar, foi a Mary. No começo a história dela parecia básica e a personagem bem monga, mas com o folhear de páginas descobrimos que tem uma das histórias mais sérias.

O único detalhe que me desagradou um pouco, é que as vezes surgiam uns acontecimentos inexplicáveis. E eu não entendi direito se isso tinha a ver com alguma coisa fantasiosa, mas espero que não. Detesto quando livros com histórias realistas se misturam com fantasia. Tirando isso, fiquei feliz por finalmente ter encontrado um livro que me desse ansiedade e emoção, aquela vontade de ler mais um capítulo. Mas quando faltavam três já sabia que não queria terminar de ler, pois acontece muita coisa para se ter um desfecho no fim. E como esperado, preciso logo de uma continuação.

site: http://sagittarius-hell.blogspot.com.br/2015/05/olho-por-olho-jenny-han-siobhan-vivian.html

Lívia 22/01/2020

Olho por olho
Uma história realmente intrigante, Jenny Han arrasou.

Je 23/04/2015

Bullying, vingança, e muito drama teen!
Sou apaixonada por esse universo teen pois acho que a adolescência é a melhor fase da vida, e mesmo adulta não consigo me desvincular desse mundo, se você também gosta irá adorar a trilogia "Olho por olho".

O primeiro livro nos apresenta as 3 protagonistas que são diferentes uma das outras, Mary a ex gorda meiga, Kat a rockeira valentona, e Lilia a milionária que faz parte do grupo dos "Bullys", cada uma vivenciando seu drama particular, e que meio sem querer se trombam na vida e formam uma aliança contra os bullys da escola, cada uma tem um plano para se vingar de 3 personagens, Reeve o cara que praticava bullying quando Mary era pre adolescente e gorda, o drama da Mary é o pior de todos, cheguei a quase chorar pois quem nunca foi uma Mary? quem nunca teve um Reeve na vida?, já Kat não aguenta mais a ex amiga (que hoje é "melhor amiga" de Lilia) Reene, uma garota fútil que passa por cima de todos para ter oque quer, já Lilia enfrenta um problema e decide defender a honra da sua irmã mais nova por causa de Alex, outro cara do seu grupo, juntas arquitetam um plano para acabar com os 3, mas algo dá muito errado como sempre, e o fim do livro te deixa com gostinho de quero mais!

Houve momentos em que fiquei muito angustiada com Mary, tudo que ela passou foi muito profundo e doloroso, nada perto do que as outras meninas sofreram, é um livro fácil de ler e que me prendeu do inicio ao fim, mal via a hora de chegar em casa pra continuar a ler, ele é contado em primeira pessoa pelas personagens, cada capitulo por uma, e são capitulos curtinhos que as vezes até possibilitam você ver uma mesma cena por 3 angulos diferentes, oque deixa tudo muito mais especial!

Recomendadíssimo!

Carol 28/04/2016

Ouvi falar em vingança?
Kat está cansada de ouvir as pessoas cochichando a seu respeito pelas mentiras que Rennie contra. Na verdade, Kat está cansada de Rennie.

Lillia passou recentemente por um grande trauma e irá fazer de tudo para mantê-lo em segredo. Mas ao ver que sua irmã está muito perto de ter o mesmo desfecho que ela, Lillia Cho percebe que precisa fazer algo antes que o pior aconteça.

Mary guarda um grande segredo, uma coisa que a destrói até hoje e a garota precisa aprender a superar, para isso ela retorna à Ilha Jaar e vai atrás do responsável por todos os medos e anseios que a acompanha até hoje.

Kat, Lillia e Mary não possuem muitas coisas em comum. Mas depois de se encontraram no banheiro do colégio, ambas chorando por motivos e pessoas que coincidem, descobrem algo semelhante nas três garotas: o desejo de vingança.

E os alvos são: Alex, Rennie e Reeve.

Esse segredo deve morrer com elas e serão pequenas armações no início, mas nenhuma das três imagina o rumo e a gravidade que essa união pode levar...

"Olho por olho" é uma trilogia escrita por Jenny Han e Siobhan Vivian e eu deve dizer que não esperava todas as emoções, risos, amores e lágrimas que esses livros iriam me trazer. Uma coisa que AMO na autora Jenny Han é que nunca sei o que esperar de seus livros, são todos muito diferentes, porém incrivelmente bons.

No primeiro livro da trilogia somos apresentados ao desejo de vingança, a devastação emocional que o bullying pode causar, a realidade dos alunos ricos dos Estados Unidos.

A mensagem das autoras é clara: a vingança é o caminho mais fácil a ser tomado, mas será que é o melhor?

Amei o livro, amei a construção dos personagens, amei a escrita, a capa e a diagramação da Novo Conceito, então deixo aqui o meu pedido: NOVO CONCEITO, LANÇA O TERCEIRO LIVRO, POR FAAAAVOR!

"Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas viverá e morrerá conosco. E, se vamos mesmo fazer isso, ninguém pode desistir na metade do caminho. Se for para entrar, é para ir até o fim. Até nós três conseguirmos o que queremos. Senão, bem... Você pode se considerar a caça."

site: www.nossaressacaliteraria.blogspot.com.br

Thuus 18/06/2020

Leitura gostosa
Esse foi o tipo de leitura que chamo carinhosamente de leitura da tarde.É um tipo de leitura que é leve, e que vale muito a pena para passar o dia fazendo algo que se gosta, ler :)

Em Olho por olho, as autoras nos apresentam uma história com três garotas que acabam se unindo por desejo de vingança . Kat virou a esquisita da escola quando sua amizade com Rennie chegou ao fim. Lillia está muito irritada com o melhor amigo Alex ao ficar sabendo por cima que ele está saindo com sua irmã mais nova. Mary não consegue esquecer a mágoa que sente por Reeve, seu bully durante o fundamental.

As pessoas que merecem vingança não são lá as pessoas mais legais da escola secundária da ilha Jar, mais são super populares.

Eu adorei que o ambiente criado pelas autoras foi muito bem pensado e desenvolvido. Senti gostinho de verão com essa leitura e tive muita vontade de conhecer a Ilha Jar.

No que se refere a vingança, principal motivo da história, não sou lá muito chegada. Não acho que ela seja caminho para ninguém. Nem para a mais magoada das pessoas, acho que esse tipo de coisa a vida resolve.

No entanto o desejo de vingança uniu e criou uma amizade entre as menias, e isso eu adorei.

Das três pessoas da qual elas queriam vingança, Alex não fazia o menor sentido para mim. Achei tão bobo Lillia ficar com raiva dele quando a irmã dela não parecia estar sendo forçada a fazer nada, e sim fazendo por vontade própria.

No fim, as coisas não terminam muito bem. Acho muito errado o que planejaram para Reeve. Não acho legal brincar com o sonho mais sério de uma pessoa, seja ela quem for. Mas tirar a oportunidade da pessoa encaminhar para outro rumo a sua vida, por vingança, é algo que repudio.

No final, fiquei com gosto de quero mais e curiosa para entender as coisas estranhas que estavam acontecendo com Mary.

Raissa.Nascimento 17/07/2021

Interessante, mas com defeitos
O contexto da história é muito bom, as situações que Kat, Lillia e Mary tem de enfrentar são extremamente tensas, o que faz com que tenhamos vontade de devorar o livro.
Acho que as autoras se perderam um pouco com uma questão específica (não vou falar, pq é spoiler, quem já leu vai saber), e na minha opinião, não fez nenhum sentido. Os fatos acontecem muito rápido, mas isso não me incomodou.
A leitura é super fluida e fácil, mesmo com os defeitos estou curiosa para ler a continuação.

Mari J 31/07/2020

Gostei, até.........
Então, gostei muito.
É um livro com uma premissa interessante, personagens cativantes e com uma profundidade emocional que é bem aproveitada.
Bom desenvolvimento, mas uma das personagens foi para um lado que eu não gostei do desenvolvimento.
Interessante, vou ler as continuações, mas esse detalhe no final me irritou.
Uma dica, não leia a sinopse dos próximos livros sem ter lido esse.
Ou tanto faz, você decide.

Greice Negrini 11/09/2013

Será que é mais fácil a união para a vingança?
Ilha Jar: uma ilha onde aparentemente nada de muito novo acontece e onde todas as pessoas se conhecem porque ali é onde muitos passaram praticamente toda sua vida e onde não muito o que se fazer.
Depois que o verão acaba é hora de voltar às aulas e para a rotina e aos amigos de sempre claro, cada um com sua característica em comum. Mas não é somente para alguns que isso acontece pois a exclusão, o trauma e segredos estão escondidos por trás de outras pessoas que não imaginam como poderão suportar mais um ano na escola secundária da ilha.

É o ano de formatura e muitos estão empolgados. Rennie, Reeve, PJ, Alex, Ashlin e Lillia formam um grupo de amigos que parece ser impossível de separar.
Lillia voltou a morar na ilha após alguns anos fora e é a menina rica que não demonstra e não se vangloria por isto de forma nenhuma. Cuida muito de sua irmã Nadia, que tem dois anos a menos do que ela. É a asiática do grupo e a que se dá bem com todo mundo e que aguenta os "pitis" de Rennie, a menina que finge ser mais do que realmente é.

Por fora de tudo isto está Kat, que um dia foi muito amiga de Rennie até aparecer Lillia e a trocar por ela e que hoje tem o maior prazer de humilhá-la onde quer que a encontre. Kat nutre um desejo por Alex ao mesmo tempo em que sonha em sair da ilha assim que se formar.

Mary é a mais traumatizada da ilha. Sofreu bullying na escola quando tinha 12 anos e precisou sair da ilha. Após muito tempo precisou voltar para a escola de uma forma totalmente diferente para que ninguém a reconhecesse, porém tem um mistério e guarda um segredo ao qual ninguém pode imaginar.

Após uma série de encontros e histórias contadas, Lillia, Kat e Mary decidem que é hora de se vingarem de quem um dia as magoou e por um fim no trauma em que vivem.
Porém o que pode parecer somente uma brincadeira se torna mais do que isso e toma proporções que podem não ter mais fim.

Dados Literários:

Autoras: Jenny Han e Siobhan Vivian
Título Original: Burn for Burn
Páginas: 319
ISBN: 9788581632780
Ano: 2013
Gênero: Ficção / Romance
Editora: Novo Conceito

O que falo sobre o livro:

Primeiro quero dizer que a Novo Conceito seguiu a mesma diretriz da capa original lançada. E eu gostei bastante dela. Depois que você lê o livro e para para olhar ela, nota detalhes ótimos, inclusive nas roupas das personagens.

De início eu meio que me perdi com a história pelo fato dos personagens terem nomes bem parecidos e de como pulava rapidamente de um capítulo para outro e eles são extremamente curtos e rápidos e em um momento está falando de um fato e no seguinte a personagem pode citar o mesmo de um ponto diferente ou entrar em um momento diferente.

Da metade do livro é que começa tudo a ficar mais interessante pois é quando elas realmente contam tudo, pois até o momento elas falam como se fosse para si próprias e depois resumem novamente a história para as outras meninas e aí realmente fica tudo bem esclarecido.

No primeiro livro você vai ficar sabendo mais sobre a vida de cada uma e o desejo de vingança que elas tem e o motivo deles, até porque o livro é uma trilogia então não vai muito longe e não entrega tanto os pontos.

Tem um mistério de uma delas no meio disto tudo que me intrigou e me deixou bastante curiosa pois ao mesmo tempo que pensei que fosse somente um livro de vinganças, se torna um livro de mistério e isso torna a trama legal.

Vou esperar o próximo livro que já vi que a Novo Conceito lançará que foi lançado nos EUA pelo nome de Fire with Fire e vamos ver como se dará a continuação.

O término do livro para quem vai ler é bem acabou mesmo. Nada de muito lero-lero. É um diálogo e fim. Claro que acaba num ponto crucial. Mas acabou e aí sim você sabe que haverá uma continuação. E eu espero ansiosa por ela.

site: www.amigasemulheres.com

Margarida.Santos 14/01/2022

Olho Por Olho
Pensei que não ia gostar mas quando comprei e comecei a ler o livro adorei.
As três têm personalidades super diferentes e cada uma quer a vingança por um assunto diferente. Acho que qualquer pessoa se identifica.

Kamilly.Belmiro 01/12/2021

legal
foi uma leitura super rápida, terminei em 2 dias e achei bem envolvente,tem um ritmo mt bom ,mas tem uns probleminhas inegáveis e as vezes ele se perdeu, odiei o final ,pretendo começar o 2° em janeiro,um livro bem 3,5 estrelas mesmo

Vanessa 24/10/2022

Esperava mais
Acho que eu estava com expectativas demais nesse livro e acabou que não foram correspondidas. A ideia em si eu acho bem legal, mas não achei o desenvolvimento muito bacana. Primeiro, tudo me pareceu meio besta: a maneira com as meninas decidiram se unir, e toda essa história de amizade entre elas, as três mal interagiram o livro inteiro. Achei um livro meio fraco, fiquei confusa durante a leitura, pois tinha uns flashbacks que entravam do nada e eu me perdia bastante nisso. O final também ter uma pegada sobrenatural, achei algo sem sentido quando todas as informações presentes já eram o suficiente para fazer um bom livro.

Lu 24/04/2022

Olho por Olho
Não estava dando nada por ele, apesar de gostar das duas autoras, mas gostei bastante no final, fiquei bem surpresa.

Helo 05/07/2023

Bem fraquinho
Talvez o meu eu de 10 anos atrás teria adorado esse livro, mas atualmente achei muito parado, poucas coisas acontecem e nem são ?grandiosas? quando acontece, tem uma pegada um pouco PLL, adolescentes tentando se vingar de quem já te causaram algum mal mas aqui parece tudo muito raso, enfim, não gostei, não continuarei a ler a trilogia, nem o final me instigou para continuar nessa trama, dei 2 estrelas pq mesmo com poucos acontecimentos o livro flui, eu li bem rápido na esperança de que alguma coisa acontecesse, e quando não acontece, fiquei frustrada.

Maddulobo 12/11/2018

Li com a expectativa alta e me decepcionei um pouco com a história. Posso dizer que foi bem diferente do que eu imaginava.

Cada uma das três meninas tem um motivo para se vingar de alguém. No começo são vinganças que podem ser consideradas "leves". No entanto, enquanto a história se desenrola a situação toma grandes proporções.

O motivo da Lilia foi o mais ridículo para mim. A pessoa que realmente teve motivos para se vingar de alguém foi a Mary. Lilia e Kate poderiam ter resolvido tudo com uma simples conversa.

Achei o livro mal escrito, uma hora estava falando de algo, outra hora já mudou o assunto sem ninguém entender nada. Vi cenas que não acrescentam em nada na história, cenas que deveriam ser mais exploradas, mas as autoras deixaram para lá como se não fosse nada demais. Além de que,  algumas coisas aconteceram muito rápido.

Apesar de tudo, eu consegui gostar do livro, com esforço. A história te deixa com vontade de saber o que vai acontecer, até onde as meninas vão para conseguir o que querem, principalmente no final onde tudo toma rumos inesperados.