O Aprendiz de Assassino

O Aprendiz de Assassino Robin Hobb

Resenhas - O Aprendiz de Assassino

Sérgio 11/11/2022

Delicioso de se ler
Acho que menosprezei Hobb por demorar tanto a lê-la. Que livro magnífico! Eu amei a escrita dela e, ainda a conexão com os personagens. Os personagens dela são deliciosos, assim como sua ambientação. Acho que nunca havia me conectado tanto a uma paisagem como me conectei devido à escrita de Hobb

João Dantas 13/05/2020

Uma fantasia inovadora
Esta é a história de FitzCavalaria e de como ele começou a se embrenhar nas artes do assassinato. Sendo um bastardo, se tornar um assassino do rei é sua única alternativa para permanecer vivo na corte de Torre do Cervo. Mas, Fitz vai descobrir que as coisas não são tão simples assim...

beatrizagns0 26/11/2021

o aprendiz de assassino
Eu achei o livro muito bom, a leitura é longa mas a autora consegue escrever de um jeito que prende muito a atenção.
A história não é igual a nenhuma outra que eu já li, eu adorei o jeito que ela é narrada, com os nomes dos personagens refletindo a personalidade deles, embora tenha ficado um pouco perdida com o final. Enfim, to muito curiosa com os outros dois livros da trilogia.

Viviane.Bulhoes 11/08/2023

Passada
Que loucura essa história, avassaladora, muitos acontecimentos e revelações. Fiquei Muito impressionada com esse mundo. Adorei

null 09/05/2020

Aprendiz de Assassino, de Robin Hodd
O livro Aprendiz de Assassino, de Robin Hobb, trata-se de uma história clássica dos tempos medievais, com uma trama voltada para assassinatos e traições, bem como mistérios e magias. Em meio a tudo isso, um bastardo da realeza com dons especiais e não muito bem aceitos por alguns, tenta achar seu espaço para si.
Uma curiosidade são os nomes dos personagens, que indicam suas qualidades ou deveriam indicar.

neo 17/09/2014

A capa desse livro me manteve longe dele por muito tempo (sim, eu o comprei quando ainda era a antiga capa horrorosa). Sei que não se deve julgar um livro pela capa, mas foi isso que fiz sem um pingo de peso na consciência Acho que estava um pouco farta de histórias sobre órfãos que se tornam assassinos, magos, arqueiros, etc, mas no final do ano passado fiquei sem ter o que comprar e me indicaram Aprendiz de Assassino. Como não tinha ideia melhor, comprei.

Demorei um milênio para terminá-lo. Não porque é chato ou coisa do tipo, mas sim por seu ritmo, que é bastante lento. Me lembrou aquelas fantasias mais antigas (e, como descobri depois, Aprendiz de Assassino não é exatamente novo. Não pode ser considerado velho mesmo, já que é de 1995, mas foge das tendências de hoje em dia), em que não há necessidade de fisgar o leitor nas primeiras páginas e nem existe a preocupação de mandar o herói em sua jornada o mais rápido possível. Levei um tempo para me acostumar (acho que o último livro com um ritmo parecido que li foi O Nome do Vento, e isso foi há quase três anos), mas nem mesmo esse período foi ruim. A escrita da autora, Robin Hobb, é excelente, e a narrativa de Fitz, o protagonista, é bem não sei, intensa? Não é essa exatamente a palavra, mas Aprendiz de Assassino é aquele tipo de livro que faz com que você se conecte de verdade e esqueça do resto do mundo. Pode ser algo lento, mas é cativante.

(Se você está esperando um livro hollywoodiano da vida, é melhor procurar outra coisa. Falo sério).

Os personagens também são muito bons. Fazia um bom tempo que eu não lia algo com personagens tão diferentes e bem construídos. Depois do livro que li antes desse (cof O Trono de Vidro cof), confesso que estava com o ânimo meio baixo para personagens, mas Aprendiz de Assassino conseguiu me tirar desse estado rapidinho. Até os que quase não aparecem se assemelham a pessoas de verdade e não a um monte de adjetivos jogados juntos para mimicar um ser real. Meu preferido foi Veracidade, mas o próprio Fitz, Breu, Sagaz e Bronco também são excelentes.

Sendo um livro contado em primeira pessoa pelo próprio protagonista, Aprendiz de Assassino me tinha com um pé atrás logo na primeira página. Tenho cisma com primeira pessoa, confesso, já que os piores livros da minha vida geralmente são escritos desse jeito. Em fantasia esse carma geralmente não me persegue O Nome do Vento é em primeira pessoa em sua maior parte, e eu o adoro -, mas mesmo assim fiquei meio hesitante. Meus temores se mostraram, felizmente, infundados; é um Fitz mais velho que narra suas aventuras, sempre inserindo algo que julga necessário que o leitor saiba no início dos capítulos, o que facilita muita coisa. Além disso, a narrativa acaba sendo bem mais madura.

Há muito mais a ser dito sobre esse livro. Há o Talento, uma arte milenar que se centraliza na família real e permite ao usuário se comunicar com outras pessoas e até influenciar suas ações; há a Manha, uma conexão entre uma pessoa e um animal, mal vista por várias pessoas da sociedade; há os nomes, que sempre indicam algo sobre seu portador (ou o que seus pais queriam que ele fosse e sim, estou falando de Majestoso), e os Navios Vermelhos, que atormentam os Seis Ducados e Forjam seus habitantes, tirando-lhes a humanidade Enfim, há muita coisa, e todas valem a pena.

Aprendiz de Assassino foi o único livro bom que li esse ano até agora, e o li lá no começo de 2014, em janeiro ou fevereiro. Nenhum outro chegou perto de desbancar essa história pra mim como a melhor do ano, então indico muito para quem gosta de uma aventura mais encorpada, lenta e, às vezes, complexa, que tenha bons personagens e um excelente final.

site: http://lynxvlaurent.blogspot.com.br/

Ni 20/11/2021

Simplesmente incrível!
Eu não consigo achar um defeito no livro. Desde os personagens, até a ambientação e a fantasia em si, tudo è impecável.

Todos os personagens são bem construídos, o que deixa o entendimento que o leitor tem sobre eles claro. A forma como a Robins descreve os lugares è perfeita! Você consegue visualizar o cenário, imaginar as cores e sentir os cheiros, è extremamente gráfico. A fantasia è fantástica! Tudo è bem explicado e bem estruturado, as regras do mundo e seus poderes são claras e bem feitas. Nada è escrito para ser fácil ou conveniente para a autora.

Muitas vezes ela te guia por um caminho que você acredita levar a um destino, mas te leva a outro. O que é super legal já que você não consegue adivinhar o que a autora está tramando, acabando por se surpreender no final.

Mesmo que tenha muitos textos e poucos diálogos, a leitura não è cansativa, na verdade è muito dinâmica e instigante, você não quer parar de ler e muito dificilmente se perde.

Eu adorei o final e a forma como ele me surpreendeu. Tudo foi escrito para que te prendesse e te deixasse tenso a cada minuto.

Enfim, foi uma ótima experiência e eu com certeza lerei os próximos livros o quanto antes.

MathiasBalan 15/03/2024

Prato cheio pra empatia. Me fez sofrer e chorar igual bebê!
Eu achando que era só uma trilogia acabo de descobrir que é simplesmente uma saga com 3 f*ckn trilogias ?

De toda forma, O Aprendiz de Assassino é uma ótima introdução para o universo de Fitz. É um livro completo, com arcos bem fechados dentro do enredo e, é claro, com algumas pontas soltas pra te puxar para os próximos livros.

A minha experiência de leitura foi mais lenta, a história se manteve interessante e curiosa, ao passo que não me sugou nem prendeu de início. Não é uma leitura maçante, mas pra mim foi mais pesada. Para fins de comparação, tive uma experiência semelhante com Capitães de Areia, mas, por fazer muito tempo desde que li, não lembro exatamente dessa leitura para apontar semelhanças. Acredito que foram as sutilezas com que Robin Hobb conta a história de Fitz que me fez sentir assim.

Fitz é o bastado do príncipe herdeiro. E como bastardo, ele é odiado por muitos, aceito por alguns e amado por ninguém ? (talvez eu esteja exagerando, mas... ) acredito que a autora expressou muito bem esse personagem, não só com o que foi escrito, mas com o que não foi escrito também). Acontecem coisas e ele vai aprender a matar para ser o assassino real.

O importante é que a autora não tem pressa nenhuma pra contar a história e todas as personagens relevantes pra trama são muito bem trabalhadas.

Os pontos que mais gostei foram toda a trama em torno da Manha (a gente consegue sentir o quão importante é a conexão com os animais para Fitz, embora seja visto como uma maldição), o relacionamento complicado com Burrich e todas as vezes que fui surpreendido.

O ponto que não gostei foi o lance do Forjamento. Puramente uma questão de gosto pessoal. Por ser uma das pontas soltas a ser resolvida no decorrer da história, sei que tem um potencial aí.

Conforme caminhamos pro desfecho, muita coisa é resolvida e descoberta. Se prepare para alguns plot twists no meio.

Você que curte fantasia, um pouco de aventura, traição e ser surpreendido, com certeza vai gostar desse livro!

Eu quero saber mais sobre Bobo!!!!

Vou ler a continuação sim, só não logo em seguida.
thay.oliv 15/03/2024minha estante
Eu acabei descobrindo isso ontem também kkkkk

Lílian 15/03/2024minha estante
Oi, Mathias! Já li os três livros e achei incríveis! Não sabia que tinha outros. Foram lançados no Brasil? Não encontrei nada.

Thaina271 05/04/2024

Chorei apenas, que dor.. leiam ?
"Os homens não sofrem a perda de um ente querido do mesmo modo que os cães. Mas nós a sofremos por muitos anos."
Confesso que achei o começo bem parado e repetitivo, parei de ler por um bom tempo mas resolvi dar uma segunda chance e o final... me destruiu de um modo que me fez querer mais, precisoooo dos outros livros ? me lembrei muito da minha falecida cachorrinha... partiu meu coração ??

Fer 07/05/2021

O Aprendiz de Assassino
A autora consegue fazer você sentir tudo que o personagem principal Fitz está sofrendo, não é aquele tipo de livro que tudo sempre funciona para o protagonista, pelo contrário, isso é um diferencial do livro e faz com que você não sinta vontade de parar de ler até ficar tudo bem. Os personagens são muito bem trabalhados, a escrita da autora é ótima e com muita descrição de tudo, fazendo com que a ambientação seja muito bem relatada. Senti falta de um pouco mais de ação, mas isso não tira a qualidade do livro, achei o final muito bom, com certeza vou continuar com a série, que até o momento me surpreendeu positivamente. Vale muito a pena a leitura.

Marcela 16/07/2020

Que livro, Senhoras e Senhores!
O Aprendiz de Assassino é o primeiro da trilogia da Robin Hobb. A narrativa é absurdamente boa, fluida, tudo acontece no tempo que tem que acontecer; os quebra cabeças desse livro não são nem de longe óbvios; e os acontecimentos são muito bons.

Os personagens são muito bem construídos, desenvolvidos e nada acontece fora de suas personalidades.
A começar pelo nosso querido bastardo Fitz, que eu, particularmente, desenvolvi um grande carinho. As emoções dele são palpáveis, e fazem todo o sentido.
Burrich, se alguém ficou com ranço dele, por favor perdoai, que ele, no fundo, é um cara legal.
Chade me deixa intrigada. Verity é meu rei, fazer o que. Regal, quero nem ver pintado de ouro. O rei atual me da um ranço... Vocês não tem noção. E isso só mostra o quanto todos foram bem construídos.

O universo foi bem criado, da pra entender bem os poderes aprensentados, como funcionam, mais ou menos qual o limite deles. As paisagens também são bem descritas, um pouco rústicas de entender, tem que ter uma base medieval pra sacar tudo.

A história, o que dizer dela? Eu não sei porque, mas toda vez que abria o livro sentia preguiça, mas a história é incrível, me deixou presa em todos os acontecimentos. Fora a emoção que esse livro traz, teve vezes que eu consegui sentir a diferença de temperatura com os personagens. Maravilhoso.

No fim, é um dos melhores livros que li esse ano. Recomendo pra todo mundo que gosta de uma boa fantasia, não tenho nem ressalvas aqui. Só leia!!

Karilene R. 15/07/2020

O Aprendiz de Assassino - Robin Hobb
Demorei cerca de uma semana para termina-lo. No começo, admito que achei uma história meio fraca e não sentia uma direção para aquilo, era apenas um conto sobre um bastardo do Príncipe Herdeiro. Porém, quando percebi já tinha terminado o livro e ansiosa para começar o volume dois. Esse livro me deixou perplexa de felicidade, tanto em detalhes, expressões e sentimentos. O Aprendiz de Assassino com toda certeza é o primeiro livro de uma saga que vale muito a pena ler. Nunca irei me arrepender de ter passado tardes e noites inteiras me deliciando com a escrita de Robin Hobb.

eloisagroshevis 15/04/2023

Gostei bastante da história, é um livro pequeno então flui super rápido. Mas achei o desenvolvimento meio raso, entendo que estamos vendo o ponto de vista só do Fitz e que ele nao tinha mais informações do que ele mesmo falou, mas sla, achei q deveria ter desenvolvido algo além das intrigas da corte. A autora deixa algumas pistas de um futuro que eu NAO faço ideia do que é, mas que me interessou bastante com certeza vou pegar o Assassino do Rei jaja

Fabi Fernandes 26/10/2020

Magnitude
Minha cabeça está anuviada por causa da leitura recente. Ainda absorvendo. Mas uma certeza, da magnitude desse livro. Com certeza lerei o próximo

Beamaced0 29/07/2020

Eu amo!
Arrisco dizer que essa trilogia pra mim foi a melhor leitura do ano.