O Aprendiz de Assassino

Resenhas - O Aprendiz de Assassino

Tom Limão 12/03/2021

Resenha que fiz no insta literário #4
Sinopse:
O jovem Fitz é o filho bastardo do nobre Príncipe Cavalaria e foi criado pelo cocheiro de seu pai, à sombra da corte real. Ele é tratado como um penetra por todos na realeza, com exceção do Rei Sagaz, que faz com que ele seja secretamente treinado na arte do assassinato. Porque nas veias de Fitz corre a mágica do Talento ? e o conhecimento obscuro de um garoto criado em um estábulo, entre cães, e rejeitado por sua família. Quando assaltantes bárbaros invadem a costa, Fitz está se tornando um homem. Logo ele enfrentará sua primeira missão, perigosa e que despedaçará sua alma. E embora alguns o vejam como uma ameaça ao trono, ele pode ser a chave para a sobrevivência do reino.

Minha opinião:
Quem gosta de fantasia, irá adorar este livro! Nesse livro maravilhoso, acompanhamos Fitz, um bastardo do Príncipe Herdeiro, que é treinado desde criança para ser um assassino real. Após o pai abdicar o trono, o garoto acaba tendo que enfrentar olhares de soslaio, humilhação e ofensas, como se ele fosse o culpado por tudo.

Gostei?
Eu adorei o livro. O começo me deixou um pouco com preguiça, porque, como disse, acompanhamos a trajetória de Fitz desde a infância. Mas, conforme ele vai contanto sua vivência na Torre do Cervo e na Cidade do Cervo, a gente acaba pegando gosto pela história. O começo de cada capítulo, contém pequenos contos sobre o universo do livro e dos Seis Ducados; algo que estranhei, mas adorei conforme fui lendo e aprendendo mais.
Continuarei lendo e, como tem mais livros dessa saga, irei comprar e lê-los assim que puder.

Recomendo demais!!!

Osmar 02/12/2022

Excelente apertura de série
A história de Fitz (que descobri que significa filho de), um filho ilegítimo do príncipe herdeiro Chivalry, contada com maestria pela Robin Hobb é envolvente e profundamente humana. Deixado aos 6 anos na Torre do Cervo pelo avô materno com a única informação de que era filho do príncipe. Desprezado pela maioria, passa aos cuidados de Burrich, o encarregado pelos estábulos reais. Mas como possui sangue real representa uma possível ameaça numa hipotética luta pelo trono, o rei Shrewd decide treiná-lo para se tornar assassino real. Há uma espécie de sistema de magia, que envolve uma conexão mental entre seres humanos denominada 'talento' e outra banida e desprezada que envolve uma conexão humano-animal denominada 'manha'. Fitz claramente possui esta última e pode ser que possua a primeira. A partir daí o leitor se verá imerso numa aventura com conspirações, estabelecimentos de vínculos, romance (Molly) e um belo vínculo homem-animal de estimação. A escrita é fluída e bela, os personagens são bem construídos e a trama é muito interessante. Um pequeno 'spoiler': eu me emocionei (a ponto de lágrimas) na última página do livro, se você chegar até lá acho que saberá por quê. Recomendadíssimo.

Mah 04/12/2022

Ainda não sei se amei ou se odiei
Depois de ver tanto youtuber falando desse livro acabei comprando e pulei todos os outros para vê se finalmente voltava a ler um livro bom medieval com luta pelo trono e ... Bem, a história vai por esse caminho e ao msm tempo não.
Primeiro você tem que entender que é uma história lenta, tipo muito lenta, chegou ao ponto de 50% do livro e nada tinha acontecido. Eu tinha ( e ainda tenho ) a sensação que não sabia qual era o objetivo da história, tipo ele ser o aprendiz de assassino mas ... ? sempre faltava se teria algum outro objetivo além disso, e já adianto que não tem nesse, pelo o que entendi esse livro é introdutório.
segunda coisa que precisa entender, Fitz é muito sozinho e isso o machuca e a escritora faz você sentir isso na escrita dela, a dor dele é tanta que as vezes são páginas e páginas e páginas sem nenhum diálogo por que ele não tem ninguém, e nossa com eu senti a dor !
Terceiro: Olha, se você gosta de universo que explica cada coisinha não será nesse. Fitz tem um dom e nunca é explicado como e porque, ou se é normal outros terem, nada. E o outro poder que os nobres tem, também não é muito explicado, além disso tem um problema que é tratado ao longo de toda a história e vai na mesma linha, nada de explicação, simplesmente é jogado e vc q lide com isso, a escritora não explica de forma alguma !
Quarto: o final é corrido, eu achei até um pouco preguiçoso, tudo se resolvendo. E isso me irritou. Porém é uma história tão longa que você se apega ao personagem e por ser rápido o final, eu me vi contente por ter acabado o sofrimento entre muitas aspas kkkkkkkk
e bem, tem o epílogo que foi o que me fez querer ler o segundo mas ao msm tempo não pq enfim ao que tudo indica o Fitz irá sofrer muito ainda na vida muito msm.
se você leu isso tudo e nada disso te faz achar o livro ruim, bem, ele é pra vc !
eu ainda não sei se amei ou se odiei, irei dar uma segunda chance no segundo livro.

Diego 30/12/2020

Inicio dificil porem nao desista pois é sensacional
Tentei iniciar a leitura por duas vezes porem nao me prendeu, mas nao desisti, na terceira tentativa o livro me prendeu de uma forma que me sentia o proprio aprendiz de assassino rs

Fer 07/05/2021

O Aprendiz de Assassino
A autora consegue fazer você sentir tudo que o personagem principal Fitz está sofrendo, não é aquele tipo de livro que tudo sempre funciona para o protagonista, pelo contrário, isso é um diferencial do livro e faz com que você não sinta vontade de parar de ler até ficar tudo bem. Os personagens são muito bem trabalhados, a escrita da autora é ótima e com muita descrição de tudo, fazendo com que a ambientação seja muito bem relatada. Senti falta de um pouco mais de ação, mas isso não tira a qualidade do livro, achei o final muito bom, com certeza vou continuar com a série, que até o momento me surpreendeu positivamente. Vale muito a pena a leitura.

Marcela 16/07/2020

Que livro, Senhoras e Senhores!
O Aprendiz de Assassino é o primeiro da trilogia da Robin Hobb. A narrativa é absurdamente boa, fluida, tudo acontece no tempo que tem que acontecer; os quebra cabeças desse livro não são nem de longe óbvios; e os acontecimentos são muito bons.

Os personagens são muito bem construídos, desenvolvidos e nada acontece fora de suas personalidades.
A começar pelo nosso querido bastardo Fitz, que eu, particularmente, desenvolvi um grande carinho. As emoções dele são palpáveis, e fazem todo o sentido.
Burrich, se alguém ficou com ranço dele, por favor perdoai, que ele, no fundo, é um cara legal.
Chade me deixa intrigada. Verity é meu rei, fazer o que. Regal, quero nem ver pintado de ouro. O rei atual me da um ranço... Vocês não tem noção. E isso só mostra o quanto todos foram bem construídos.

O universo foi bem criado, da pra entender bem os poderes aprensentados, como funcionam, mais ou menos qual o limite deles. As paisagens também são bem descritas, um pouco rústicas de entender, tem que ter uma base medieval pra sacar tudo.

A história, o que dizer dela? Eu não sei porque, mas toda vez que abria o livro sentia preguiça, mas a história é incrível, me deixou presa em todos os acontecimentos. Fora a emoção que esse livro traz, teve vezes que eu consegui sentir a diferença de temperatura com os personagens. Maravilhoso.

No fim, é um dos melhores livros que li esse ano. Recomendo pra todo mundo que gosta de uma boa fantasia, não tenho nem ressalvas aqui. Só leia!!

Karilene R. 15/07/2020

O Aprendiz de Assassino - Robin Hobb
Demorei cerca de uma semana para termina-lo. No começo, admito que achei uma história meio fraca e não sentia uma direção para aquilo, era apenas um conto sobre um bastardo do Príncipe Herdeiro. Porém, quando percebi já tinha terminado o livro e ansiosa para começar o volume dois. Esse livro me deixou perplexa de felicidade, tanto em detalhes, expressões e sentimentos. O Aprendiz de Assassino com toda certeza é o primeiro livro de uma saga que vale muito a pena ler. Nunca irei me arrepender de ter passado tardes e noites inteiras me deliciando com a escrita de Robin Hobb.

Estela | @euviestrelas 08/03/2022

Aos seis anos de idade, Fitz se vê sendo abandonado por seu avô e mãe. O homem alega que ele é um bastardo do príncipe e está na hora do pai cuidar do garoto. Sendo importante demais para ser deixado livre por aí, Fitz é criado em meio aos plebeus e criados da Cidade de Torre do Cervo.

Como uma peça perigosa no jogo dos tronos, o rei decide deixar o garoto o mais próximo possível e o faz se tornar um homem do rei, dando-lhe diversos treinamentos e uma boa educação. A partir disso, Fitz vai fazer de tudo para provar sua lealdade e se tornar essencial para a sobrevivência do reino.

O Aprendiz de Assassino não é uma história simples e fácil de ser explicada, aqui nós vamos acompanhar em primeira pessoa a narração da vida do jovem Fitz dos seis anos até quase o fim da adolescência.

Sendo uma fantasia com jornada do herói, Robin Hobb nos traz uma história um pouco lenta e sem muitos grandes acontecimentos, mas que ainda assim consegue deixar o leitor imerso e intrigado com o que o futuro reserva para nosso jovem protagonista.

Sou um pouco suspeita para falar porque eu amo esse plot e não ligo tanto da história ser lenta nesse caso, mas eu gostei muito dessa história e adorei poder acompanhar toda a jornada do Fitz. Os capítulos são meio grandes mas no decorrer da leitura isso acabou não me atrapalhando.

Apesar de ter gostado bastante eu confesso que esperava um pouquinho mais pela fama do livro. Foram poucos os personagens que eu realmente me apeguei e gostei, principalmente pelo fato de que a visão do Fitz nos deixa com uma relação complicada com muitos deles e nunca sabemos em quem confiar.

O Aprendiz de Assassino é uma fantasia para quem gosta de descrições e um desenvolvimento mais lento e introdutivo. Não vejo a hora de saber como continuará a jornada do nosso jovem aprendiz.

• eBook disponibilizado pela editora e pelo Netgalley, obrigada

site: https://www.instagram.com/p/Ca0UcqGvQ43/

Edson 13/06/2023

O APRENDIZADO DE UMA VIDA!
Não me arrisco a dizer muito sobre o final desse livro. Mesmo porque, ele não termina aqui. Nem ele, nem muito menos o seu sucessor. Pois, trata-se de uma trilogia. Ainda assim, me atrevo a dizer que, este primeiro livro da Saga do Assassino foi realmente sensacional. A história é muito bem construída, os personagens são muito bem construídos. O "Garoto" é simplesmente fantástico! Bronco, Breu, Veracidade, o Rei Sagaz...Enfim. Foi um prazer enorme ter chegado até aqui. Espero muito, que os outros livros da Saga tenham esta mesma força. Que assim seja!

João 13/05/2020

Gostei bastante da história, principalmente do ambiente criado pela autora. Indico para todos os fãs de fantasia e fiquei bastante ansioso para continuar os próximos volumes. Fiquei um pouco perdido em certos momentos em conseguir focar pra onde a história iria se desenvolver. Um final empolgante.
Fitz, nos veremos novamente em breve!!

ramonlessa 04/03/2020

Gostei muito da história e do personagem Fitz. História muito cheia dos detalhes, uma boa fantasia.

Samuel - IG @ModernoLiteral 31/03/2021

QUE OBRA PERFEITA, MEU PAI! *insira um gif da Gretchen aqui*
Eu realmente não sei o motivo de ter postergado tanto a leitura de O Aprendiz de Assassino. Eu mal terminei o primeiro livro e já quero ler o segundo.

Raul.Landim 01/04/2021

Sou a mão que se move invisível...
Sensacional assistir ao desenrolar de uma história como essas. Robin Hobb, como sempre, espetacular. Sem clichês, sem pressa, com graça e inteligência a história cresce de maneira espetacular.

Acompanhar o bastardo Fitz enquanto aprende seus ofícios e realiza missões é maravilhoso. Sempre bom sair da visão do "herói clássico" e nos entregar um agente das sombras.

alice 15/02/2021

Uma história de tirar o fôlego.

Uma narrativa imersiva, personagens bem escritos, uma trama que no início pode parecer confusa mas que têm suas pontas amarradas no final. Um livro que surpreende com suas reviravoltas bem elaboradas e um protagonista forte, que apesar de ser humilhado por muitos, mostra o seu valor sempre que testado.

A jornada do Fitz foi uma montanha-russa de emoções para mim, me apeguei as pessoas que cuidavam dele e odiei aqueles que planejavam de várias maneiras sua morte e o seu fracasso.

Não sei como descrever o que senti nos últimos capítulos mas foi um verdadeiro teste cardíaco.

Além do Fitz tenho mais três personagens favoritos, eles foram extremamente importantes para a história.
Luke 16/02/2021minha estante
Coitado do FItz só vive em apuros rs!

alice 16/02/2021minha estante
Sim kkk nos últimos capítulos quase não acreditei que ele fosse conseguir escapar.

Márcia G. Ribeiro 12/03/2021

5/5
O primeiro livro de uma trilogia muito bem escrita, com personagem incríveis.
Simplesmente maravilhosa.