O Aprendiz de Assassino

O Aprendiz de Assassino Robin Hobb

Resenhas - O Aprendiz de Assassino

Diana Garcia 25/06/2020

Mds esse livro é muito bom, durante muito tempo eu evitei ler ele, por pensar que fosse um livro chato e fraco, mas me enganei de mais, a história é totalmente envolvente, assim como os personagens, fazia tempo que não pegava uma livro que se parece muito com a idade média e que seja tão bom.

Gabriela 20/12/2020

Livro: O Aprendiz de Assassino e Seu Bastardo Talentoso
O Aprendiz de Assassino é o primeiro livro da trilogia A Saga do Assassino, escrita pela escritora Norte Americana Robin Hobb. É o segundo livro da autora que eu tenho o prazer de ler e sou totalmente apaixonada pelo estilo e pelas tramas de Hobb.

Marcado por uma fantasia com estilo Medieval, a história é contada por Fitz, que resolve escrever sobre a sua vida e nos mostra como chegou a Torre do Cervo, lar da realeza.

Ao lado de seu avô, o pequeno Fitz, um bastardo do príncipe Cavalaria, é deixado aos cuidados dos servos do rei, pois seu parente não mais o sustentaria e desejava se livrar da criança.

Uma vez sob a proteção de Bronco, braço direito do seu pai, Fitz é deixado junto aos cães do castelo, onde cresce no canil, totalmente ignorado e alheio a qualquer padrão da corte. Pois um bastardo jamais terá direito a ser ensinado. Entretanto, as coisas começam a mudar quando o rei Sagaz resolve torná-lo sua posse e o iniciar nas artes do assassinato, ensinada por Breu.

Livro: Os Seis Ducados, o Forjamento e os nomes com Adjetivos

livro, escritor, resenhalivro, escritor, resenha
Livro: O Aprendiz de Assassino e Seu Bastardo Talentoso (Foto: GMRhaekyrion)

No mundo dos Seis Ducados, os nomes das pessoas reais e de nascimento nobre são adjetivos ou qualidades, que se deseja que a criança tenha e seja ao longo da vida. Esse padrão é exclusivo da realeza e Fitz, por ser um bastardo, é isento desse benefício, ganhando o seu nome de Bronco.

Esse detalhe foi o que mais me chamou atenção. Nunca tinha lido nada parecido e foi bem interessante ir conhecendo os personagens que vão aparecendo ao longo da história, só para descobri seus nomes e se realmente se comportam tal qual.

Além disso, a magia é retratada de um jeito bem diferente. Existe o Talento, que é uma espécie de poder psíquico, onde uma pessoa partilha sua mente com a outra, impondo ou não vontades. E existe a Manha, que também parte do mesmo princípio, mas é uma conexão voltada aos animais, como os druidas e druidesas.

A diferença entre ambos que é o Talento só poder ser ensinado para príncipes e pessoas nobres e a Manha é considerada uma prática repulsiva. O que acontece nesse livro é que Fitz herdou as duas heranças e mal sabe controlar ou entender o poder que possui.

A Guerra e o Jogo Político

livro, escritor, resenha, a saga do assassino, o aprendiz de assassinolivro, escritor, resenha, a saga do assassino, o aprendiz de assassino
Livro: O Aprendiz de Assassino e Seu Bastardo Talentoso (Foto: GMRhaekyrion)
Primeiro de tudo, Fitz é um personagem determinado, de razões fortes e intuição elevada. Ele aprende rápido, é muito esperto e usa a situação a seu favor. O que é mais delicioso em uma história é ver que o personagem é conciso e não cai em armadilhas por burrice, mas por ser inevitável.

Os de alto nascimento o querem morto, ele precisa esconder seus ensinamentos de assassino do mundo e, ainda assim, manter uma rotina puxada de aprendizado, onde a maioria dos que moram na Torre do Cervo o desprezam, por ser o bastardo do príncipe que herdaria o trono.

A cada linha você se apega mais intimamente a Fitz. Você cresce ao lado desse garotinho e torce para que as coisas fiquem bem. É quase impossível não se envolver nesse nível, a escrita é muito fluida, limpa e íntima.

A Robin consegue te deixar nesse estado de intimidade com os personagens, como se estivesse dentro de suas mentes.

A Representação Feminina nos Livros de Fantasia

livro, escritor, resenha, a saga do assassino, indicação de leituralivro, escritor, resenha, a saga do assassino, indicação de leitura
Livro: O Aprendiz de Assassino e Seu Bastardo Talentoso (Foto: GMRhaekyrion)

Além disso, existe bastante representatividade feminina, muitas mulheres fortes, de personalidade marcante e uma valorização da força e habilidade entre as mulheres. Mesmo sendo na visão de um rapaz, esses detalhes não passaram em branco e foi um dos motivos para esse livro me conquistar.

Achar obras de fantasia que tenham protagonistas femininas ou personagens femininas fortes, guerreiras e marcantes, é quase impossível. Quando aparecem, seu brilho é ofuscado ou são apenas citadas.

Sinto uma carência enorme em me sentir representada nesses enredos e O Aprendiz de Assassino consegue sanar parcialmente essa representação, mesmo contendo um protagonismo masculino.

Por fim, é um enredo que firma bem o drama ao mistério fantástico, sem deixar monótono ou cansativo. A cada conquista do nosso Fitz, vamos nos atrelando ainda mais ao seu mundo e percebendo detalhes de uma conspiração muito maior e mais grave do que eliminar um simples bastardo.

Querem matar Fitz, mas os motivos estão além do seu sangue impuro e de sua aparência similar ao pai.

Espero que tenham gostado e se já leram, comentem aqui o que acharam.

Beijos de Fogo.

site: https://www.gmrhaekyrion.com/

Jóice 18/02/2023

Amei a história e o mundo aqui apresentado. Algumas partes tiveram muita informação e precisei de mais tempo para ler e calma, mas foi muito bom.

Raul.Landim 01/04/2021

Sou a mão que se move invisível...
Sensacional assistir ao desenrolar de uma história como essas. Robin Hobb, como sempre, espetacular. Sem clichês, sem pressa, com graça e inteligência a história cresce de maneira espetacular.

Acompanhar o bastardo Fitz enquanto aprende seus ofícios e realiza missões é maravilhoso. Sempre bom sair da visão do "herói clássico" e nos entregar um agente das sombras.

Ritchelly - @garotagirassol_ 01/02/2020

#resenhadagirassol - O aprendiz de assassino
Essa leitura se arrastou por tanto tempo que cheguei a pensar que estava amaldiçoada, mas vou dizer que foi a aventura mais fantástica que tive o prazer de ler este ano.

Fitz é o filho bastardo do Príncipe Chivalre, com apenas 5 anos foi deixado aos cuidados do cocheiro de seu pai, à sombra da corte real. Com Burrit aprendeu a cuidar dos animais e fez seu primeiro laço verdadeiro com o Narigudo, um cão de caça.

Todos da realeza o tratam com um impostor traiçoeiro que em algum momento irá roubar o trono para si, exceto o Rei xx, que através de um acordo oferece um treinamento secretamente na arte do assassinato, para que Fitz seja um homem do rei.

Apesar de muitos o vê como uma ameaça ao trono, Fitz pode ser a chave para salvar o reino de conspirações e ataques de onde menos se espera.

Já é de se esperar de primeiros livros de séries de fantasia que o começo seja mais lento afinal, é necessário apresentar um mundo, suas crenças, personagens e pontos primordiais para que a história seja apreciada mais na frente. Me prendi neste pensamento para não desisti da leitura e devo dizer que foi a decisão certa.

Há muito estava procurando uma fantasia medieval tão boa quanto GoT e achei em “O aprendiz de assassino” que além de um enredo rico em folclore e magia, traz personagens tão característicos e encantadores.

Através de uma narrativa extremamente descritiva e diálogos longos (mas que de forma alguma são desnecessários) a autora consegue te prender na atmosfera do livro e sentir as paredes frias do castelo ou os cheiros de ervas da sala de Chade. A escrita da autora chegou ser tão magica quanto o mundo que ela criou.

Nesta edição da Suma, os nomes dos personagens não foram traduzidos o que trouxe a originalidade que a história e a crença sob os nomes dado aos personagens merecem.

Se você está à procura de uma fantasia rica em detalhes, personagens e folclore, você precisa ler “O Aprendiz de Assassino”

site: https://www.instagram.com/garotagirassol_/

Lau 09/02/2020

Um agradável surpresa
Comprei este livro numa feira literária por 10 reais. Achei a capa charmosinha e comprei, sem nem ler a sinopse. Qual não foi a minha surpresa quando comecei a ler e se tratava de uma história de reis medievais, reinos, castelos, exatamente o tipo de história que eu mais gosto. Leitura fácil, fluida e imersiva!

Debyh 16/02/2020

Num passado distante eu já tinha ouvido falar de O Aprendiz de Assassino. Sabia pouco, muito pouco mesmo, sobre o que era história. Acho que tinha uma ideia pelo título e que era medieval. Então lógico que eu super quis ler essa reedição pela Suma, porque… OLHA ESSA CAPA QUE LINDA! ♥ E depois fui ler a sinopse parecia ser o tipo de livro que eu iria gostar.
Fitz é um bastardo do príncipe herdeiro do reino dos Seis Ducados. E desde pequeno ele está no limbo entre ser ninguém e pertencer a nobreza. O seu lugar não parece ser definido, então tentam achar algo para ele, já que sempre há um risco para os nobres se tratando de bastardos. Fitz entre sobreviver e achar o seu lugar no mundo aos poucos percebe o quanto o seu não-status na nobreza é perigoso.
continua: http://euinsisto.com.br/o-aprendiz-de-assassino-a-saga-do-assassino-1-robin-hobb/

site: http://euinsisto.com.br/o-aprendiz-de-assassino-a-saga-do-assassino-1-robin-hobb/

Leonardo 29/02/2020

Forjados
O Aprendiz de Assassino é o primeiro livro da 'Saga do Assassino', da escritora Margaret Astrid Lindholm Ogden, porém publicado pelo pseudônimo Robin Hoob, no ano de 1995.

Fitz é um bastardo real, que foi entregue pelo avô nas portas do reino aos 6 anos, para que o verdadeiro pai o criasse. Seu verdadeiro pai, o Príncipe Cavalaria, acaba abdicando ao trono, e entrega seu filho aos cuidados do Bronco, o chefe dos estábulos, que também era seu braço direito. Cavalaria é o filho mais velho do rei Sagaz, e não possui herdeiros oficias, assim a presença de Fitz na corte acaba sendo visto como um problema por algumas pessoas.

Nesse mundo existe magia, e uma delas é muito mal vista, intitulada Manha, que faz com que o seu portador consiga se comunicar com os animais. Fitz possui esse dom (ou maldição, dependendo do ponto de vista). Outra magia é o Talento, que é basicamente uma conexão humana através da telepatia e também controle mental. Mas essa magia era ensinada somente aos nobres, e vem enfraquecendo cada vez mais, pois há anos que que não era ensinada.

Depois de viver durante um bom tempo nos estábulos, o rei Sagaz decide que é hora de instruí-lo em etiqueta, escrita, luta e também no Talento, mas secretamente também o coloca sob a tutela de Breu, um assassino real, para aprender a arte matar de forma silenciosa e sem deixar rastros em função do rei.

Em meio a isso tudo, bandos de salteadores bárbaros começam a amedrontar as costas dos Seis Ducatos. Assim Fitz é mandado para a sua primeira missão para averiguar o que estava acontecendo, pois os habitantes dos locais invadidos eram devolvidos depois de um tempo, porém se tornavam pessoas sem emoção e violentas, atacando os próprios familiares. Os 'convertidos' passaram a ser chamados de forjados (pois o local onde ocorreu o primeiro ataque se chama Forja)

Quando eu comprei esse livro, imaginei que era do Robin Wood (que coisa não?) mas posso dizer que foi o meu melhor erro. No início a narrativa é um pouco lenta, pois é nos apresentados os personagens principais e um pouco do contexto da história, mas na parte final compensa bastante. Indico para todos os leitores de fantasia, principalmente para quem gosta de uma história um pouco mais pesada, ao estilo de 'As Crônicas de Gelo e Fogo' e também o 'Prince of Thorns'.

Lia 29/03/2020

Fitz, coitado...
Mas gente, não é que o livro é bom mesmo? A narrativa é contada da visão do Fitz mais velho, já, imagino, no fim da vida. Ele discorre sobre o passado e dá algumas dicas sobre o que acontecerá no futuro, o que dá uma dimensão diferente ao livro. Esperava tanto desse livro e não me decepcionei. Ansiosa pelos próximos.

Jessica1248 05/04/2021

Quero ler tudo da Robin
Com certeza entrou para minha lista de fantasias prediletas!!!

Sou muito apaixonada por fantasias que envolvem política, maquinações e traições por um trono. Ainda mescla com poderes e um personagem principal cativante e inteligente, me ganha, fácil, fácil. Óbvio que levo em consideração a construção do mundo e dos personagens adjacentes. E aqui, amei e odiei personagens.

Fitz é meu predileto, um garoto que cresceu e amadureceu muito, aprendeu artimanhas em uma corte que não era lá muito desejado. Queria muito ter conhecido mais sobre o Cavalaria, não sei se nos próximos livros será falado mais sobre ele.

Veracidade, outro personagem muito bom, meu caro, como diz Fitz " meu rei", e é para você que também o digo.

Ahh, Bobo, também consigo admirá-lo apesar da estranheza, quero muito ver mais sobre ele.

Bronco meu camarada, tu é mais duro que rocha hein, ainda bem, continue sempre assim, só deixe de ser turrão, por favor.

Breu, Breu, Breu, tu é um personagem que aprendi a gostar, sábio, direto, leal e sincero.

Majestoso e Galeno, ficam com o pódio de personagens mais odiados por mim, e talvez, pelo reino também kkkkk.
Walter.Jesus 07/04/2021minha estante
Bora criar LC? Eu e uma amiga começamos agora o Assassino do Rei

Jessica1248 07/04/2021minha estante
Uau, q bacana. Bom, estou na metade do 2°, se não incomodar vcs

kai ribeiro 21/05/2023

O livro é narrado como se fosse uma lembrança, em algum momento no futuro Fitz resolveu narrar a sua história, e confesso que isso me confundiu bastante no começo do livro.
Como qualquer livro de fantasia o universo é muito grande, o que torna difícil de entender se você não estiver prestando total atenção.
Eu gostei do livro, é uma boa história e os personagens são legais, mas infelizmente a narração não me deixou aproveitar o livro como deveria, muitas vezes eu não conseguia entender direito o que estava acontecendo.

Liliane.Goncalves 15/08/2021

Livro sensacional, personagens maravilhosos e fogo na corte!
Nesse primeiro volume da saga do assassino somos apresentados a Fitz, um bastardo real, que foi entregue pelo avô quando tinha seis anos para que seu pai, o príncipe herdeiro Cavalaria o criasse. Fitz era apenas um garotinho quando chegou a Torre do Cervo e como seu pai estava ausente foi entregue ao homem de confiança dele, o mestre de estábulos Bronco. Nos estábulos Fitz desenvolve uma relação de proximidade e companheirismo com os animais, que se tornam seus poucos amigos. É nos estábulos também que Fitz começa, sem perceber, a desenvolver a Manha, uma magia quase proibida, perigosa e mal vista pela nobreza. Enquanto bastardo real Fitz é visto como uma ameaça ao trono e nesse sentido a Manha será de grande utilidade para que ele consiga sobreviver às conspirações e perigos da corte. Ainda criança Fitz é adotado por seu avô, o Rei Sagaz, que faz um acordo com ele, o rei proverá tudo a Fitz, casa, comida e boa educação e em troca Fitz deve lhe ceder a sua lealdade completa, abrir mão de sua antiga vida e se tornar um homem do rei. A partir de então Fitz começa a ser treinado nas armas, na escrita e no Talento, uma magia antiga cujo treinamento é permitido para pouquíssimas pessoas. Secretamente Fitz é também é treinado para outro oficio: o de assassino do rei. Como todo livro introdutório esse primeiro volume da saga do assassino tem a função de apresentar o universo no qual se passa a historia: os Seis Ducados, a família dos Visionários, as magias, os personagens etc. Engana-se porém que pensa que o livro se resume a isso, o enredo é muito bom, as intrigas e segredos da corte são o pano de fundo dessa história que vale muito a pena ler. Meus personagens preferidos no primeiro livro além do Fitz, são o Bronco, o Breu e a Dama Paciência. Eu fiquei maluca quando terminei esse livro e queria encontrar de todo jeito o segundo volume da saga, o Assassino do Rei. É um livro de literatura fantástica incrível, impossível resumir aqui o tanto que gostei dessa história.

nardo3 10/05/2020

A história se desenvolve num ritmo lento, o que me ajuda na imersão do universo de fantasias em geral, e apresenta de forma gradativa um protagonista muito carismático e bem construído. Em contrapartida, senti que a construção e desenvolvimento dos outros personagens deixou um pouco a desejar. A reta final do livro é cheia de reviravoltas e descobertas, que apesar de tornarem essa parte da leitura muito empolgante, faz com que as resoluções e consequências de vários acontecimentos tenham sido percorridas de forma superficial, no entanto, nada que não possa ser resolvido nos próximos volumes. É realmente uma fantasia muito boa e tô ansioso pelo desenrolar da história