Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Kalina.Rakelly 05/07/2020

Uma viagem maravilhosa
Recomendo este livro a todos aqueles que queiram escapar um pouco da realidade, é um livro onde você se tornará tripulante dessa embarcação, o livro te carregará junto a ele, em uma viagem no fundo do mar. Ao ler, sentada no meu sofá, me peguei me imaginando a bordo do Nautilus, sentada em seus aposentos, olhando a grande janela da biblioteca, observando as diversas espécies existentes e conversando com o capitão Nemo.
Poucos são os defeitos na escrita de Jules Verne, desde as versões mais resumidas às mais completas.
O tanto que ele quis viajar e descobrir o mundo na vida real, conseguiu pela escrita!
Jean Felix 05/07/2020minha estante
Estou lendo um livro que fala muito sobre o Julio Verne e seua livros ! Ate fiquei com vontade de ler esse livro ai! O livro que estou lendo e Na Natureza Selvagem, baseado em uma historia real!

IgorX96 17/04/2020

Uma grande aventura
Uma grande aventura, realmente empolgante, repleta de mistérios e acontecimentos.
Porém extremamente descritivo, me peguei pulando páginas em que os personagens falavam sobre especies de baleias e outros peixes, em que nada acrescentam à história. Tirando isso o livro é excelente!
agathatriste 15/04/2021minha estante
O livro tem por personagem principal um cientista, todos esses dados agregam a história....

Gabriel Galvão 28/06/2020

Resenha do livro - 20 mil léguas submarinas
Resenha do livro - 20 mil léguas submarinas

Jules Verne, considerado o 'pai' da ficção científica, se prova um verdadeiro gênio da literatura ao escrever tal livro. '20 Mil Léguas Submarinas' é uma história que, parece ter sido feita, com a assistência de diversos profissionais, todavia, apenas o cérebro de Jules Verne foi responsável por tal obra. Claro, graças ao privilégio da vida do autor, francês, livre para pesquisar assuntos contemporâneos (século XIX).
O livro trata de uma história contada pelo Professor e Naturalista Pierre Arronax, que, contratado por uma empresa americana, acaba a bordo de um grande navio, o Abraham Lincoln, com o objetivo de encontrar uma criatura gigantesca, que aterrorizava todos os oceanos. Não podendo esquecer também de Conseil, seu nobre assistente, sempre fiel ao professor, junto dele em todos os momentos. Outro personagem importante, que se tornará amigo de Arronax no futuro, é Ned Land, o canadense arpoador.
Não é um spoiler dizer que tal 'criatura' não existia, e, sim, se tratava do 'Náutilus', o enorme submarino comandado pelo Capitão Nemo. E que homem misterioso. Pouco se sabe dele, do início ao fim do livro. Enquanto todos os personagens sofrem modificações durante a história, Nemo, mantém sua postura.
A genialidade de Jules Verne é percebia a cada parágrafo. Seu poder de descrição do não-existente é admirável. Praticamente, consegue prever tecnologias que apenas iriam surgir décadas, até mesmo século depois. Uma aventura muito bem escrita, além de um estudo descritivo intenso, desde geografia, passando por biologia, até oceanografia.
O livro (talvez propositalmente) se torna muito cansativo, em diversos momentos. Por conta da falta de comunicação com o mundo externo dentro da embarcação, a história contada pelo professor Aronnax depende do destino. Mas nunca decepcionante. Um livro extremamente imersivo, o leitor sentirá dor, tédio, medo, ansiedade, surpresa, alívio, etc.
A obra nos constrói um senso crítico, observando um reflexo de uma sociedade da época de Jules Verne, uma Europa com ar de superioridade diante ao mundo, mas sempre negado pelo Capitão Nemo, um ser humano, um personagem, de todos os ângulos, a frente de seu tempo.
Avaliação pessoal: 4,25/5,0
Muito bom. Recomendo a leitura
Vanessa.Cidade 28/06/2020minha estante
Estou lendo e gostando tbm?

Leo Coelho 28/11/2020

Passatempo
Primeira obra de Júlio Verne que leio e percebo como ele facilmente atinge nossa criatividade com suas loucuras. É o famoso livro pra ler a qualquer hora.
Tamara 28/11/2020minha estante

Camy3 15/01/2022

Que livro perfeito!!!!!

Amei todos so personagens!! Cada um com uma personalidade incrível!

O capitão Nemo! ? q cara incrível!! Só quero saber oq aconteceu depois!?!? O capitão terminou o livro!?!? Quantas perguntas sem resposta! ???
Eli 20/01/2022minha estante
Choremos????

Andreia Santana 19/10/2011

Verne em três viagens - Vinte mil léguas submarinas
O capitão Nemo tem fama de ser um dos personagens mais enigmáticos da literatura. Comandante do submarino Nautilus, era homem de poucas palavras e muita ação. Alguém que, devido a uma grande decepção, corta laços com a humanidade e endurece o coração. Júlio Verne o descreve como autoritário, quase um tirano; frio, do tipo que não deixa transparecer emoções; e cercado de segredos. Viajando a bordo do Nautilus estão o naturalista Aronnax, o criado Conselho e o arpoador Ned Land, que ora se sentem fascinados pelo capitão, ora o desprezam. Ninguém fica impune ao capitão Nemo, um homem cheio de nuances psicológicas.

Aronnax, Conselho e Ned vão parar dentro do submarino por acaso. Após um naufrágio, eles são salvos pelo capitão Nemo, mas o preço é alto, uma vez a bordo da estranha embarcação, jamais poderão sair de lá novamente. São prisioneiros, mas tratados como hóspedes, e junto com o capitão Nemo e sua tripulação, viverão aventuras incríveis no fundo do mar e na costa de países exóticos, onde o submarino faz paradas ocasionais.

Para o leitor de hoje, muitas das paisagens descritas por Verne podem parecer exageradas ou pouco condizentes com a realidade. Mas vale lembrar que o livro é do século XIX, quando ainda existiam terras por explorar, locais onde o europeu burguês do período acreditava viverem todo tipo de gente exótica. O que fugia do padrão europeu e cristão do período era exótico, estranho e bárbaro.

O importante ao ler a obra de Verne é ter consciência de que, embora fosse um visionário que deduziu com precisão científica diversos avanços tecnológicos e levou o homem à lua um século antes de Louis Armstrong pisar no satélite espacial, o escritor era um homem do seu tempo e suas crenças, a educação recebida e as leituras que fez na vida, transpareciam em alguns dos conceitos defendidos em suas obras.
Rafael.Passos 03/04/2020minha estante
Maravilhosa essa história do Capitão Nemo e seus tripulantes no Abraham Lincoln. É uma viagem ao fundo do mar, onde os leitores descobriram várias espécies de peixes existentes no fundo do mar, eu recomendo que lêem.

Rubens 25/10/2019minha estante
Exatamente a mesma sensação que eu. O cara começa: ?a classe dos num sei que, a ordem tal, família tal...? e eu imaginando os peixes do Procurando Nemo. E o final, achei meio quebrado. Fiquei curioso pra saber o que aconteceu com o Capitão Nemo, e com os outros. Também tem algumas dúvidas que ele levanta ao longo do texto que você pensa ?uma hora a gente vai entender isso?, aí o livro acaba e a gente continua sem saber.

Laura 31/12/2021

Uma obra razoavelmente boa. Li por causa de Volta Ao Mundo Em 80 Dias (livro ótimo, inclusive) e achei ok.

Considero boa obra porque gosto de aventura e do Júlio Verne, contudo, até certa parte, o enredo não apresenta nada de novo na história, deixando a narrativa levemente cansativa, mas nada que tenha estragado completamente a experiência de leitura.
Camilo.GlAucia 02/01/2022minha estante
Concordo contigo....estou no capítulo 11 e a história não apresenta nenhuma novidade, só o dia a dia debaixo da água.

rodrigo963 21/09/2020

Desafio 2020 - setembro/clássico mundial
O livro apresentou uma grande aventura pelos mares do mundo. Essa história inicia a partir do naufrágio de navio no oceano, chamando atenção da população sobre os possíveis motivos do ocorrido. Dessa forma, uma equipe é formada para desvendar esse mistério que rodeia os pensamentos da população. Assim, nós leitores, iremos acompanhar o desenrolar dessa aventura, os acontecimentos que motivou toda essa viagem e sua consequência na vida dos personagens.
É perceptível que Júlio tinha uma mente criativa e muito produtiva. Buscou trazer vários cenários no contexto de sua obra, além de abordar temas importantes para época, como: desenvolvimento, conhecimento, liberdade, humanidade, meio ambiente, tecnologia e civilização. Lado negativo está relacionado com sua construção, ou seja, as intensivas descrições no livro, muitas informações (ou não) sobre, por exemplo, peixe. Descreveu em vários momentos sobre tipo de peixe, gênero, espécie... Como é um assunto de pouco interesse p/minha pessoa, achei muito chato/entediante. Mas acredito que valeu a pena terminar essa leitura e conhecer essa obra do século XIX.
rodrigo963 21/09/2020minha estante
Legal ????

Pedro 23/08/2020

Leitura envolvente e cansativa em alguns momentos.
É um clássico um pouco complicado pois, mesmo trazendo uma história muito interessante, possui um ritmo não muito regular, que exige paciência e atenção de quem está lendo. Contém em meio a grandes aventuras, um certo EXCESSO de detalhes técnicos sobre o navio e sobre espécies de flora e fauna marinha, que cansa até mesmo mesmo aqueles que se interessam pelo assunto. É uma leitura que mantém nossa curiosidade pelo que vem a seguir e acaba nos cansando às vezes.
Pedro.Henrique 08/09/2020minha estante
Excesso? Cara, pense no contexto histórico. Verne era da geração que colheu diretamente os frutos dos trabalhos de Rousseu, Voltaire e dos enciclopedistas. Era século xviii! Você consegue imaginar como era ler essas descrições morando numa vila na frança sem nunca ter tido contato com os peixes? O que ele descreve no livro, para muitas pessoas era uma maravilha. Elas não tinham google para buscar as referências. Era um deleite para a imaginação. Se vai analisar as obras, sugiro que o faça de maneira abrangente.

Matheus 19/09/2021

Um clássico que desmistifica a leitura tediosa
Livro ?: Vinte Mil Léguas Submarinas
Autor ?: Júlio Verne
Faixa etária ?: +12
Nota ?: 5?favoritado

Vinte Mil Léguas Submarinas foi o primeiro livro que li do autor Júlio Verne em texto integral, li o Volta ao Mundo em 80 dias adaptado por Walcyr Carrasco esse ano e pensei que os livros em texto integral tinham mais potencial de me conquistarem, a escrita é simplesmente incrível, Júlio descreve de um jeito que não deixa maçante e a gente acaba aprendendo mais sobre biologia marinha (coisas interessantes mesmo) e algumas palavras para o nosso vocabulário.

Vinte Mil Léguas Submarinas narra a história do professor e ictiologista Pierre Aronnax que, ao ser convidado em embarcar em um navio para caçar um narval que estava destruindo outros navios franceses, leva seu criado Consiel (ou Conselho, se você preferir).

Neste navio que embarcaram, chamado Abraham Lincoln, eles conhecem um arpoador chamado Ned Land, um homem teimoso, zangado e ao mesmo tempo engraçado. Um dia, ao acharem o monstro, usaram o arpão nele e causou um choque terrível, fazendo com que Aronnax, Consiel e Ned Land acabassem caindo do navio EM PLENO OCEANO!!!! Foi uma parte que me deixou literalmente faltando ar, porque apesar de o livro ser clássico, tem sim uns momentos de tensão. Quando caíram, avistaram o narval de longe, mas descobriram que não era um narval, mas sim um submarino. Subiram em cima do submarino em movimento, e foram colocados para dentro.

Lá, conheceram o Capitão Nemo, personagem misterioso que tem seu desenrolar dentro da história, Nemo os contou que eles estavam a bordo do Nautilus, um submarino de tecnologia de ponta, com museu, bibliotecas e quartos individuais para cada um deles. A partir deste momento, são narradas todas suas aventuras com Capitão Nemo a bordo do Nautillus, como uma caçada em uma floresta submarina, uma visita à uma ilha em Nova Guiné e até mesmo uma viagem ao Polo Sul, que acabou trazendo problemas para a tripulação.

Vinte Mil Léguas Submarinas superou minhas expectativas com a escrita notável e com um final digno. Esta obra despertou meu interesse em ler outras obras do autor, como a Ilha Misteriosa. Quanto a edição, eu li na edição de 631 páginas da editora Martin Claret que, apesar da beleza e qualidade admirável da capa, contém erros grotescos de digitação como um "simplismente" que me deixou deveras impressionado. Recomendo que, caso queira ler em texto integral compre da edição Clássicos Zahar ou, se quiser, da Martin Claret mas fique sabendo desde agora que contém sim alguns erros.

A obra do escritor francês Júlio Verne merece a fama e recebeu 5.0 estrelas e foi favoritado por mim, apesar de eu ter achado que eles colocam animais apenas como comida ou material de estudo, algo que, não obstante, nada muda no desenrolar da história. Recomendo Vinte Mil Léguas Submarinas para você que está procurando um bom romance de aventura ou algo diferente para ler. Sinta-se viajando ao redor do mundo no Nautilus e descubra que este livro não irá lhe arrepender.
Matheus 03/01/2022minha estante
Acabei apagando pq fui editar :((

Thainara.Beatriz 30/04/2020

Não curti muito, o livro fala mais sobre mares, animais e plantas submarinas do q sobre a própria história dos personagens, gostaria de ter conhecido melhor eles. O livro enrola de mais e tem poucos acontecimentos interessantes.
Estêvão 30/04/2020minha estante
Ola Thainara. Eu li Viagem ao Centro da Terra achei mais ou menos. Mas apos esta leitura tive menos vontade de ler Vinte Mil Léguas Submarinas por temer ser o livro justamente como vc apontou acima. Dizem que Volta ao Mundo em 80 dias é melhor, mas tambem nao sei se vou le-lo um dia.

arielyccs 23/11/2020

biologia marinha 100%
primeiramente, gostaria de dizer que foi meu primeiro livro de capa dura, e quem foi o louco que deu esse livro pra uma criança de 8 anos, na época?
enfim, até que gostei da leitura, mas tem alguns vocábulos que não são tão fáceis de entender e não é uma leitura que te prende tanto assim, apesar de ter algumas cenas muito legais.
Bruno.Andreoli 23/11/2020minha estante
Tenho muita vontade de ler algo de Júlio Verne! Pensei em começar por esse

Ruth167 13/03/2021

Aventura
O livro todo é muito empolgante e desperta curiosidades. Gostei muito da leitura, prazerosa e simples. Um ótimo livro para apresentar a crianças que estejam desenvolvendo o hábito da leitura.
(Os: adoraria saber mais sobre o capitão N.)
Rike 14/03/2021minha estante
EXCELENTE

Magasoares 29/03/2017minha estante
Obrigada, nunca li, vou ver se compro essa semana, gostei do teu resumo.