Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Cássio 18/03/2013

Um pouco decepcionado...
As aventuras que acontecem no livro são muito legais mas fiquei decepcionado com o final da estória, pois os mistérios que vão surgindo para o leitor ao longo do romance não são respondidos no final. =/

Mas apesar disso eu tenho que tirar o chapéu para o Júlio Verne, a pessoa tem que ser uma verdadeira enciclopédia humana para dar tantos detalhes de ciência em um livro e com tanta acurácia (principalmente no que se refere a geografia, eu li o livro usando o Google Earth para poder ver a rota da viagem e verifiquei que tirando Atlântida e o Túnel das Arabias todos os lugares e a maior parte dos eventos naturais são verossímeis, inclusive as áreas e as longitudes e latitudes fornecidas pelo autor!), apesar de eu ter achado a descrição sobre biologia marinha um saco e ter pulado essas partes.

Enfim eu gostei do livro e gostaria de ter dado uma nota maior pra ele mas com esse final não dá...

Recomendo esse livro para as pessoas que gostam de Discovery Channel rsrs.

Alexandre 19/03/2013

Uma viagem aos mistérios do fundo do mar.
Impressionante os elementos que compõem este livro. Uma riqueza de detalhes se considerada a época em que foi escrito.Junto com o dicionário Aurélio do lado e o Google Imagens aprendi um pouquinho mais sobre o mar e os seres que o habitam, além dos jargões dos homens do mar.

Final do livro poderia ser um pouquinho mais elaborado, mas isso não tira o brilho de Júlio Verne. A leitura é obrigatória para quem gosta de uma ficção!

kunstkato 13/06/2013

Adaptado sem perde a essência
Muito bom este livro, mesmo sendo adaptado.
Uma aventura emocionante vinda de uma cabeça mágica como de Júlio Verne.

DIÓGENES ARAÚJO 20/07/2013

Aventura interessante
Livro muito bom.
Aventura muito bem escrita que prende bem a atenção do leitor.

Gustavo Simas 12/08/2013

Vinte Mil Léguas de Aventura e Conhecimento
Júlio Verne foi um escritor muito cuidadoso com suas obras. Mesmo eu não sendo o seu biógrafo, é possível formular esta afirmação após a leitura de alguns de seus livros.
E em Vinte Mil Léguas Submarinas isto não é diferente.
Em todas as suas histórias ele deve ter seguido esta ordem:
1º: escolher um tema (no caso, uma aventura submarina)
2º: estudar, estudar, estudar, estudar, estudar e... Estudar.
3º: criar um personagem muito inteligente (geralmente são professores) detentor de uma grande gama de conhecimento e uns colegas para ele (também inteligentes).
4º: profetizar invenções.
5º: desenvolver a história, aplicando conhecimentos de diversas áreas, sempre com um tom de aventura, fazer momentos tensos, mas sempre com um final feliz.
E é assim.
Quanto ao 2º passo posso dizer que, ou Júlio Verne tinha auxílio de profissionais conhecedores do assunto da história ou realmente estudava. E, se ele estudava, então era um dos homens mais inteligentes da Europa, na época.
Quanto ao 4º passo ele fazia isso com maestria, profetizou diversas invenções muito úteis à Humanidade, e em Vinte Mil Léguas adiantou a criação do submarino elétrico.
Quanto ao 5º passo a aventura dispõe de conhecimentos em Física, Matemática, Geografia, Oceanografia, Biologia marinha (Ictiologia), Mecânica, Eletricidade, Química, Engenharia, Astrologia... Se você registrar tudo o que é dito, você já tem conhecimentos significativos nestas ciências.
Enfim... Júlio Verne é cuidadoso e detalhista, o que lhe rendeu a honra de ser um dos melhores escritores de aventura de todos os tempos.

Prós: conhecimentos (como sempre), diversidade de locais, diversidade de momentos (tensão, alívio, receio...), personagens, tom cômico de vez em quando.

Contras: extremo (mas extremo mesmo!) nível de detalhamento, decorrendo páginas e páginas para descrever a diversidade biológica marinha, a beleza natural dos locais subaquáticos, tudo bem que é interessante, mas é justamente isso o que torna a leitura muitas vezes cansativa e tediosa, levando alguns leitores ao abandono.

Obs: Neste livro Verne também acrescenta algumas críticas sociais, ainda tímidas e não muito nítidas (pois, como eu já havia dito em resenhas anteriores, Júlio Verne foi um escritor "inocente", não tendo como crítica o principal elemento de suas narrativas), entretanto, satisfatoriamente, a ela ao menos está presente.

Junior 03/11/2014

Em 1866 estranhas apresiações nos rios preocuparam as autoridades da Europa e a America.Um engenheiro Ultramoderno de navegação submarina? decide então,que é preciso acabar com o tal de ser,uma expedições é organizada. Embarque ,com o professor nessa aventura pelos mares do planeta.

Joy 02/01/2015

Um dos livros que menos gostei do Júlio Verne, mas provavelmente por não ter interesse particular em oceanografia.
A aventura é pequena em comparação às descrições naturalistas, o que me fez cansar em alguns momentos, mas a minha perseverança foi compensada por um final extasiante.

Tiracb 20/01/2015

Descobertas submarinas preso ao Escafandro .
É uma viagem ao desconhecido em aventuras épicas no fundo do mar. Leva qualquer pessoa entediada ao delírio de Júlio Verne. Simples emoção

Heloisa 25/01/2015

Um clássico
Um clássico, mas nem por isso chato. Vale a pena ler

Psychobooks 07/02/2015

Enredo
O Professor Pierre Arronnax é um naturalista com doutorado em zoologia, com especialidade em classificar e estudar os animais das profundezas marítimas. Um dia ele é convidado a participar de uma missão que busca caçar um estranho animal marinho que vem derrubando várias embarcações e causando medo em vários tripulantes ao longo do oceano Pacífico. O monstro, como vem sendo chamado, aparentemente tem forma comprida como um cilindro e apresenta um chifre na extremidade, como em um unicórnio. É esse apêndice que fura o casco dos navios e acaba deixando várias tripulações à deriva no mar.

Ao lado de seu empregado Conseil, exímio identificador de espécies, Arronnax embarcará no Abraham Lincoln, liderado pelo capitão Ned. Porém, quando finalmente encontram a grande besta que tanto procuravam, acabam sentindo o poder de sua ira e caem em alto mar, sem rumo. É quando algo surpreendente acontece e todo o conceito que tinham sobre o temido monstro marinho cai por terra.

Narrativa
Esse é o primeiro livro do Jules Verne que leio. Por se tratar de um clássico, escrito em 1870, esperava uma linguagem extremamente rebuscada, que me fizesse consultar o dicionário o tempo todo. Porém, ao começar a leitura, me deparei com algo completamente contrário. A narrativa do autor é muito leve e ágil. Ele consegue conectar os acontecimentos de forma a fazer com que o leitor não consiga largar o livro.

Na estrutura do texto, percebe-se que Verne usa do elemento suspense em bom tom para elevar o aspecto curioso do texto. Há vários cliffhangers ligando o final de um capítulo ao começo de outro. Outro ponto de destaque são as descrições dos cenários. O autor consegue passar a sensação de estarmos presentes na cena e nos enche a vista com imagens lindas, sob pontos de vista não-usuais.

As descrições científicas também merecem destaque. É perceptível o quão Jules era atualizado na ciência da época, uma vez que usa de teorias e informações científicas com precisão. As descrições da fauna e da flora são impecáveis, não se limitando à forma e à função, como também trabalhando o conceito taxonômico, dando o nome científico de cada espécie. Mesmo adorando quando um autor utiliza de linguagem científica em suas obras, achei que em alguns momentos esse uso foi excessivo, deixando a leitura arrastada, mesmo para quem já tem familiaridade com os termos. Isso prejudicou um pouco a leitura e a deixou lenta em alguns pontos.

Ficção científica
Vinte Mil Léguas Submarinas é o sexto livro da saga Viagens Extraordinárias, que incluem outros títulos como Viagem ao Centro da Terra e Cinco Semanas em um Balão. O autor tem afinidade com a temática de ficção científica, sendo ele considerado o pai do gênero steampunk. As temáticas naturais e maquinais são muito abordadas ao longo do texto e as descrições são feitas com alto grau de detalhismo e bastante empolgação. É como se a natureza fosse um personagem a parte, que tivesse importância ímpar no desenrolar de todo o enredo. A escolha de um naturalista como protagonista também foi muito inteligente, uma vez que permitiu ao autor usar de conhecimento científico com respaldo para isso.

Considerações
Não fique com receio de ler algo do Verne achando que será uma leitura difícil e arrastada. Salvo nos momentos em que ele excede nas descrições, todo o resto se torna um texto agradável e a história uma grande aventura. Estou interessadíssimo em ler os outros livros do autor e espero fazer isso em breve.

"Quinze minutos depois, nossos baús estavam prontos. Conseil os havia preparado num piscar de olhos, e eu tinha certeza de que nada estava faltando, pois aquele rapaz classificava camisas e casacos tão bem quanto pássaros ou mamíferos."
Página 39

"Definitivamente, Ned e Conseil, juntos, fariam um brilhante naturalista."
Página 140

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/12/resenha-vinte-mil-leguas-submarinas.html

Cris 20/03/2015

Nautilus e Nemo
Trata-se da história de Nautilus, um submarino e seu visionário capitão, que, ao abalroar um navio socorre três de seus tripulantes náufragos e inicia uma volta ao mundo submarino através dos oceanos. Apesar de muito cordial, o capitão Nemo deixa claro que os socorridos nunca poderão abandonar o submarino e voltar à terra firme habitada por homens que lhe causaram alguma grande decepção. Na viagem, são vistas plantas e animais marinhos inimagináveis, além de acontecimentos perigosos, e um final que deixa brechas à imaginação. Uma leitura leve, descontraída e criativa através das profundezas do planeta água.

"Ana Paula" 10/04/2015

"Encontrávamo-nos exatamente sobre o dorso do monstro, uma espécie de plataforma. Parecia uma ilha de aço que flutuava sobre o mar. Perdemo-nos em divagações sem entender de onde vinha aquilo, mas, pelo menos, estávamos certos de que não se tratava de uma criação de Deus. Era uma engenhosa e terrível criação do homem!"

Vinte Mil Léguas Submarinas faz parte da coleção Primeira Leitura da editora Butterfly. Nele, vamos encontrar o relato do professor Pedro Aronnax sobre o tempo que passou em companhia do Capitão Nemo, dentro do submarino Nautilus. Aronnax, Conselho e Ned foram atacados enquanto, junto com uma grande tripulação, procuravam o monstro do mar que estava afundando embarcações e matando vários marinheiros. O que Aronnax não poderia prever, era que o tal monstro fosse Nautilus, comandado por Nemo, e agora os 3 estão a mercê do capitão, dentro de um submarino, navegando pelo mar.

Eu ainda não conhecia a história do Capitão Nemo, a não ser por desenhos que assisti quando mais nova. Ainda continuo sem conhecer, pois este livro é somente o relato do professor Aronnax. Aqui vamos saber o que ele viu durante o tempo no Nautilus e o pouco que conheceu do capitão Nemo. Sua real intenção não ficou clara, mas despertou curiosidades.

"Afinal de contas, quem era esse homem? A gigantesca fortuna reunida por ele era destinada a libertar o homem da escravidão a que era submetido? Nemo era um revolucionário que queria mudar o mundo nem que, para isso, fosse preciso destruir vidas e semear o terror...?"

Eu gostei do livro como um todo. A capa é bonita, mas a versão é menor que os livros normais. Possui apenas 88 páginas. Não possui orelhas e as foras são brancas. A diagramação é simples e possui ilustrações de um polvo no começo dos capítulos que são distinguidos por títulos. As letras são de um tamanho confortável para a leitura e não encontrei nenhum erro de revisão.

Espero ter a oportunidade de conhecer por completo, a história de Nemo, do mais, gostei do que li e isso só me deixou mais curiosa quanto a tudo. Júlio Verne foi um autor com uma imaginação incrível e que vale ser lembrado e lido sempre que possível!

site: http://www.livrosdeelite.blogspot.com.br/2015/04/resenha-vinte-mil-leguas-submarinas.html#.VSe1xfnF9Ih

Georgeton.Leal 13/05/2015

Viajando nas águas da ficção
Viajando para ilhas distantes ou em profundos oceanos, "Vinte Mil Léguas Submarinas" sempre aguçou minha curiosidade quanto a aventuras pelo desconhecido do mundo. Meu pensamento era transportado para os mais inóspitos e surpreendentes cenários através da cativante narrativa de Júlio Verne sobre a jornada do famigerado Náutilus pelos mistérios marinhos da Terra. Sendo de forma científica ou apenas ficcional, este foi o livro que mais aprimorou minha perspectiva de observação da natureza sob um ponto de vista mais analítico e sensorial. Nesta incrível história, não sou apenas um visitante casual a bordo do Náutilus, como também me torno parte da tripulação, e isso tudo sem nem sequer tirar os pés de casa. Assim, acabei encontrando mais um significado para o termo "mobilis in mobile", pois da mesma forma que o submarino do Capitão Nemo, pude ver que um leitor, de certa maneira, também "move-se dentro de um elemento móvel" quando ele mergulha com tudo dentro de uma obra literária.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2021/09/viajando-nas-aguas-da-ficcao.html