Vinte Mil Léguas Submarinas

Vinte Mil Léguas Submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte Mil Léguas Submarinas

Tuca 30/06/2020

Leitura lenta e difícil
É uma leitura muito densa, não fluiu com tanta facilidade pra mim, Julio Verne sempre coloca diversos detalhes científicos, pra mim, como bióloga, é até que interessante, mas mesmo assim chega um momento que você cansa, tive que intercalar outras leituras mais fluidas para conseguir terminar esse livro.
Não tem tanta aventura como imaginava, mas ainda assim é um livro bem legal. Talvez uma edição mais resumida seja mais viável para a maioria das pessoas!
Kalina.Rakelly 05/07/2020minha estante
Leu errado, lê de novo

arthurv 23/08/2020minha estante
Eu realmente achei uma bela de uma porcaria esse livro, só tem números. Parece uma aula de fisica e biologia, é super enrolado e até prepotente. Parece que o autor faz de tudo pra dizer como o capitao Nemo é incrível e tudo é muito forçado. Tá mais uma descrição da máquina do que do proprio desenvolvimento da historia

Erika Xavier 20/08/2020

O oceano é um grande mistério!
Leitura incrível!
Com a introdução, que permitiu conhecer o capitão Nemo e suas razões para tal isolamento, pude desfrutar de toda a obra com um olhar mais livre.
Como bióloga, amei a narrativa do naturalista quanto aos espécimes e também a crianção do autor para alguns até então não nomeados.
Para os que não gostam ir muito de descrição naturalista, vai ser uma leitura difícil, mas dá para aproveitar o livro. Estou encantada com os detalhes da narrativa e alguns dos mistérios apresentados pelo capitão são de fato reais. Amei!
Recomendo fortemente a leitura.
Nimrod Serrano 21/08/2020minha estante
Esse livro tá na minha lista de próximas leituras. ?

Erika Xavier 21/08/2020minha estante
Espero que goste. Ele entrou para meus favoritos.

Karina 23/11/2012

Ficção Científica
Júlio Verne é famoso pelas histórias de ficção científica, em seus livros ele cria ferramentas que na época não existiam e que passaram a existir após alguns anos.

Dentre as diversas invenções podemos citar helicoptéros, aviões mais pesados que o ar, noticiários pela TV, internet, viagens extraordinárias e, como em "Vinte Mil Léguas Submarinas", submarinos...

Imaginem só como as pessoas que liam seus livros na época se entusiasmaram quando viram que muitas de suas idealizações se tornavam realidade? É o mesmo que lermos sobre mutações, teletransportes, viagens temporais e no futuro isso existir de verdade.

Seriam essas facilidades postas em prática mediante sua idealização? Ou apenas um grande coincidência?

KMF

Katiana 12/11/2012minha estante
Fiquei com vontade de lê !!! ^^

Márcia 09/01/2013minha estante
Muito interessante,não conhecia.
Mais um para a lista dos livros que quero ler.

Apenas Evelim 19/08/2021

Notas sobre o capitão Nemo
O livro é mágico. A narrativa é impressionante, ainda mais por se tratar de uma ciência inexistente no século XIX. Júlio Verne fez ótimas previsões!
O misterioso personagem "Capitão Nemo" nos faz encantar com as belezas do oceano e pelos seus mistérios. Embora seja um sujeito que perdeu a fé na humanidade, é possível encontrar um ser humano inteligente e muito sensível as nossas desigualdades. Um episódio em especial nos mostra muito sobre o caráter do capitão Nemo, o episódio sobre a "caçada" as ostras. O capitão Nemo é um dos meus queridinhos da literatura de Júlio Verne.
Rodrigo.Quintanilha 19/08/2021minha estante
Oi, essa edição tem o texto integral com aquelas longas descrições da vida marinha ou é a editada ficada na história em si?

Apenas Evelim 19/08/2021minha estante
Oi! Essa edição tem o texto integral. Super recomendo ?

L.Fortuna 28/01/2024

Desde que criei o hábito da leitura, me vinha o pensamento de que eu deveria ler algum livro da época escolar, um daqueles que eu menti ler e apenas li o resumo de alguém kkkkk
Então, achei esse livro perdido aqui e pensei ?é esse?.
Vinte mil léguas submarinas é um clássico.
E agora que li, entendo a razão de ser leitura obrigatória na escola. Júlio Verne não poupa detalhes, o livro tem muita coisa interessante, engloba praticamente todas as matérias escolares. Um show de literatura.
Sperandiocarol 28/01/2024minha estante
Meu filho leu ano passado na escola,.sétimo ano... E amou

scobellw 28/01/2024minha estante
Eu meio que ?li? na escola, mas na verdade nunca me interessei e sempre jurava para a professora que tinha lido, livro interessante mas que não dominou totalmente minha atenção

Tailane Santos 24/06/2020

Mergulhando fundo
Comecei a ler estava sem nenhuma expectativa com esse livro, o primeiro capítulo também não me atraiu, tanto que pensei comigo "qualquer coisa eu abandono", não tenho problemas em abandonar leituras das quais não me fisgar, continuei.
Foi quando eles foram alvos pelo capitão Nemo (um peixe? Hahahaha) de uam contra-ataque provocado pela própria tripulação do referido capitão, dono e projetor do submarino Nautirus. Desde então eu também fui capturada pelas curiosidades marítimas descritas, pela curiosidadessobre a história do capitão e de como aqueles três homens iriam- e se é que iriam- fugir do submarino.
Foi o primeiro livro do Júlio Verne que li, escrito lá pro final de 1800 e bolinhas, o Júlio é considerado o pai da ficção científica, um dos motivos para eu iniciar essa leitura, porque apesar de gostar do gênero, até agora li poucos livros sobre. E é realmente incrível se pensar esse livro sendo lido por pessoas do século XIX, imagine o quanto aquelas pessoas achavam dessas invenções científicas do Verne! Muito do que ele descreveu hoje existe, Como o submarino(na epoca existia um maquináriocomplicado ficava abaixo d'água com enormes cabos ligados aos navios, bem diferente em proporções do Nautirus que nos é apresentado) e as criações marítimas, explorações de navios afundados para se achar tesouros, roupas de mergulho com cilindro de ar, entre tantas outras coisas. Tem muitos erros também , cientificamente falando, mas é normal, já que vem da cabeça inventiva do Verne e não de ciência comprovada.
Foi magnífico viajar junto com todos eles pelo fundo de todos os mares, deixar a imaginação viajar e pensar que é possível, então me levaaaaa kkkkk
O livro trás bastante reflexões e é um retrato do seu tempo, como as questões da exploração dos países europeus sobre suas colônias, como eles tiravam toda a riqueza dos povos colonizados e deixavam neles só a miséria.
Livro interessantíssimo, que pra mim não foi 5 estrelas, pois as descrições científicas e geograficas/numéricas co professor me deixavam mais confusa e desnorteada do que o contrario, e era uma quebra de ritmo na leitura. Tirando isso, fiquei com muita vontade de ler os outros livros do autor,fui pesquisar e vi que ele escreveu mais de 100 livros! Estou boba com isso!😮
Monique 21/07/2020minha estante
Que interessante! Sempre que via esse livro deixava "passar batido", nunca me chamou a atenção, não fazia ideia que ele era considerado o pai da ficção científica.

Tailane Santos 21/07/2020minha estante
Antes de ler eu também achaca que seria uma leitura chata, mas acabou me surpreendendo.

Luciano 01/01/2015

Uma obra prima da ficção CIENTÍFICA
Resolvi me aventurar nas obras canônicas de ficção científica e 20 mil léguas submarinas foi o primeiro livro de Verne que li. Comprei a edição de bolso da Zahar e não me arrependo; valeu cada centavo. Como de costume, o livro é lindo e muito bem acabado. Essa edição é de capa dura e suas páginas são feitas de papel offwhite. E como se ainda pudesse ficar melhor, o livro possui várias ilustrações belíssimas.

O livro é narrado pelo professor Aronnax, que conta a história de como ,juntamente com Conselho e Ned, foi parar no Náutilus, um submarino comandado pelo capitão Nemo, e suas aventuras durante os meses que viveu a bordo dessa máquina revolucionária.

O foco do livro é a ficção científica e isso deve ficar claro para todos que queiram lê-lo. Todas as aventuras durante a viagem da tripulação possuem o único objetivo de descrever um mundo subaquático jamais explorado. O narrador, o professor Aronnax, é um acadêmico que descreve nos mínimos detalhes cada ambiente e cada nova forma de vida que encontra pelo caminho. Assim o livro possui incontáveis páginas sobre peixes, suas características física e comportamentais, e sua classificação taxonômica. Em alguns momentos essas descrições se tornam muito extensas, o que pode ser (muito) maçante.

Além da descrição das formas de vida e dos ambientes aquáticos, Aronnax escreve com frequência sobre os princípios físicos e químicos que permitem o funcionamento do Náutilus. Esses processos não são descritos de maneira tão aprofundada e não requerem grandes conhecimento de física e química para serem compreendidos; mas são essenciais para a obra uma vez que, antes de mais nada, 20 mil léguas submarinas é uma história de ficção científica.

A história é contada de maneira cativante do início ao fim. Apesar deste não ser o objetivo principal da obra, os personagens são interessantes e bem elaborados. Todos os elementos da história se juntam para fazer de 20 mil léguas submarinas um ótimo livro.
Juliana 13/01/2015minha estante
Oi Luciano, tudo bem?
Gostei muito da sua resenha! O livro tá na minha fila de próximas leituras!
Ah, criei um grupo para os clássicos Zahar. Dá uma olhada lá e fique à vontade para recomendar suas leituras. Link do grupo: http://www.skoob.com.br/grupo/4074
Abs!

Thiago.Perez 08/02/2017minha estante
Parabéns! Ótimos comentários!

MissDLeBeau 11/06/2021minha estante
Um dos meus favoritos ??

Srta. Moreira 11/06/2021minha estante
SIM, ELE É MARAVILHOSO

SMiletic 01/02/2018

Uma ótima história, mas não precisava tanta explicação...
O professor Aronnax, um estudioso da natureza, seu assistente Conselho e um arpoador Ned Land não sabem que, ao aceitar participar de uma viagem de barco para encontrar o "gigante monstro" que anda afundando navios nos mares de 1866, terão a maior aventura de suas vidas, prisioneiros do misterioso capitão Nemo, comandante do submarino Nautilus, viajando metros e metros abaixo da água.

Escolha de um dos Clubes de Leitura de que participo para o mês de janeiro, este livro se tornaria um desafio como eu não lembro ter tido nos últimos anos. Assim como não não lembro de ter levado 22 dias para terminar um livro que nem 500 páginas tem!!!! Não que ele seja "todo ruim".

A ideia da história é sensacional, as invenções descritas por Verne, tão a frente de seu tempo, fascinantes.

O problema é que existem mais páginas descrevendo gênero, espécie, subgênero, tipo, características físicas, família e não sei mais o que de cada animal ou planta que ele encontra durante a viagem de 20.000 que não existe empolgação que sobreviva (se a de vocês sobreviveu, parabéns!).

Tendo dado como data limite para acabá-lo o dia 31 de janeiro, o fiz quando já passavam das onze da noite e, confesso, pulando todas estas descrições depois que cheguei aos 70% do livro.

Ah, e o final também é decepcionante: o personagem que mais desperta nossa curiosidade é o capitão Nemo e a leitura se encerra sem que a gente realmente o conheça (sejam suas motivações, seja como ele criou tudo aquilo).

Apaixonada por ficção científica como eu sempre fui, acho que a decepção acabou sendo maior ainda. #livros #livros2018 #euamolerkindle
Hallef 17/06/2018minha estante
Ainda esta no grupo? Tenho interesse...

Hallef 17/06/2018minha estante
Sobre o livro eu tbn senti que apesar de ser futurista e ter todo um cenario maravilhoso, o estilo do livro nao fez "minha praia"...
Estou em una tremenda indecisao sobre como definir esse livro.
Vale a pena lembrar que existe uma continuçao chamada A Ilha Misteriosa.

Marlon Teske 06/12/2010

Vinte Mil Motivos pra Ler
Apesar do volume que eu tive em mãos estar escrito em português arcaico (phosphorecencia) tenho que me chutar três vezes por deixar esta obra para tão tarde. E para piorar, falta a parte final do livro!

Em O Homem do Mar Julio Verne conta as aventuras do professor Aronnax, seu ajudante inseparável Conseil (o que seriam dos heróis de Verne sem os fiéis mordomos?) e o arpoador Ned Land, todos embarcados no vapor Abraan Lincon partem pelos oceanos caçando um misterioso monstro marinho que vem atacando embarcações em todos os sete mares.

Qual sua surpresa ao cair do navio e ser salvo exatamente pelo suposto monstro?

Apresentando o suntuoso Nautilus e seu milionário capitão Nemo, Julio Verne faz uma viagem emocionante pelas profundezas dos mares mostrando mais uma vez como seus pensamentos estavam a frente de seu tempo.

Infelizmente, o livro continua em outro tomo... "O Fundo do Mar" acho, e eu ainda não achei! Aargh!

Lido em Agosto/2005
Victor H. 06/12/2010minha estante
primeiro livro que li. Adorei

Lucia M. Segaty 09/12/2010minha estante
Na realidade, o final de 20 mil léguas submarinas está no livro de Julio Verne - A Ilha Misteriosa.´
Julio Verne com certeza é genial.

Kalina.Rakelly 05/07/2020

Uma viagem maravilhosa
Recomendo este livro a todos aqueles que queiram escapar um pouco da realidade, é um livro onde você se tornará tripulante dessa embarcação, o livro te carregará junto a ele, em uma viagem no fundo do mar. Ao ler, sentada no meu sofá, me peguei me imaginando a bordo do Nautilus, sentada em seus aposentos, olhando a grande janela da biblioteca, observando as diversas espécies existentes e conversando com o capitão Nemo.
Poucos são os defeitos na escrita de Jules Verne, desde as versões mais resumidas às mais completas.
O tanto que ele quis viajar e descobrir o mundo na vida real, conseguiu pela escrita!
Jean Felix 05/07/2020minha estante
Estou lendo um livro que fala muito sobre o Julio Verne e seua livros ! Ate fiquei com vontade de ler esse livro ai! O livro que estou lendo e Na Natureza Selvagem, baseado em uma historia real!

Lavinia Teodoro 11/06/2020

Júlio Verne é incrível!
Baseadas nos conhecimentos do século XIX e na enorme Imaginação de Júlio Verne, está magnífica obra concebe um submarino, o Náutilus. A tripulação do submarino cortou relações com os seres humanos terrestres e vive somente dentro no Náutilus e usufruindo de tudo que o mar lhes dá.
A humanidade desconhece totalmente a criação do Capitão Nemo, e quando o Náutilus começa a ser visto e chega a (intencionalmente ou não) destruir embarcações, a humanidade se preocupa e cria teorias de que um bicho vive no mar. Começam então a temer o animal. Logo, O Professor Aronnax, naturalista francês, Conselho, seu criado, e Ned Land, arpoador canadense, partem no navio Abraham Lincoln da marinha norte-americana, juntamente com toda a sua tripulação, com o intuito de caçar e livrar os mares de tal aberração. Como terminará está caçada.

O livro é do Júlio Verne, então espere ser cativado ao extremo. Você não vai querer parar de ler. O autor consegue nos prender e conquistar nosso interesse desde a primeira linha do livro. Já é o terceiro livro do escritor que eu leio, e outra uma vez termino querendo mais.
Já li Volta ao mundo em 80 dias e Viagem ao centro da Terra.
É nítido que o autor estuda muito ao escrever seus livros. Na volta ao mundo, há um detalhamento para as questões regionais, características físicas de cada nacionalidade, enfim, geografia terrestre. Já na viagem ao centro da Terra o autor dá detalhes de geologia. E neste Léguas Submarinas o autor fala do mar, muita latitude e longitude,biologia marinha.
Ler Júlio Verne é estudar geografia!!

S P O I L E R

Após ler a conclusão do narrador da história, de que ninguém realmente acreditaria nele, ri.
Mas, o Náutilus aparece após o náufrago da Abraham Lincoln, o professor, seu criado e o arpoador acordam e vêem o submarino e se aproximam. No fim da história, após decidirem fugirem da Náutilus (pq o Capitão naufragava e matava navios de propósito) e sofrerem um náufrago devido a um redemoinho,eles acordam na areia sem lembrar de nada. O narrador jura ser verdade, o que faz total sentido, já que eles não passaram 9 meses desacordados kkkkkk mas e se tudo foi um sonho? E se foi verdade?
Julio Verne é maravilhoso demais DEMAIS!!!!
Pedro.Henrique 08/09/2020minha estante
Século XViii

Natalia 03/07/2020

Clássico
Para quem gosta de ler um bom clássico, viajar com Capitão Nemo foi incrível. Julio Verne escreve de maneira que te prenda e a cada capítulo o mar torna-se ao real.
Bruna Araújo 11/07/2020minha estante
no livro Vinte mil leguas submarinas foi um tempo psicologico ou cronologico?

Gabriel Galvão 28/06/2020

Resenha do livro - 20 mil léguas submarinas
Resenha do livro - 20 mil léguas submarinas

Jules Verne, considerado o 'pai' da ficção científica, se prova um verdadeiro gênio da literatura ao escrever tal livro. '20 Mil Léguas Submarinas' é uma história que, parece ter sido feita, com a assistência de diversos profissionais, todavia, apenas o cérebro de Jules Verne foi responsável por tal obra. Claro, graças ao privilégio da vida do autor, francês, livre para pesquisar assuntos contemporâneos (século XIX).
O livro trata de uma história contada pelo Professor e Naturalista Pierre Arronax, que, contratado por uma empresa americana, acaba a bordo de um grande navio, o Abraham Lincoln, com o objetivo de encontrar uma criatura gigantesca, que aterrorizava todos os oceanos. Não podendo esquecer também de Conseil, seu nobre assistente, sempre fiel ao professor, junto dele em todos os momentos. Outro personagem importante, que se tornará amigo de Arronax no futuro, é Ned Land, o canadense arpoador.
Não é um spoiler dizer que tal 'criatura' não existia, e, sim, se tratava do 'Náutilus', o enorme submarino comandado pelo Capitão Nemo. E que homem misterioso. Pouco se sabe dele, do início ao fim do livro. Enquanto todos os personagens sofrem modificações durante a história, Nemo, mantém sua postura.
A genialidade de Jules Verne é percebia a cada parágrafo. Seu poder de descrição do não-existente é admirável. Praticamente, consegue prever tecnologias que apenas iriam surgir décadas, até mesmo século depois. Uma aventura muito bem escrita, além de um estudo descritivo intenso, desde geografia, passando por biologia, até oceanografia.
O livro (talvez propositalmente) se torna muito cansativo, em diversos momentos. Por conta da falta de comunicação com o mundo externo dentro da embarcação, a história contada pelo professor Aronnax depende do destino. Mas nunca decepcionante. Um livro extremamente imersivo, o leitor sentirá dor, tédio, medo, ansiedade, surpresa, alívio, etc.
A obra nos constrói um senso crítico, observando um reflexo de uma sociedade da época de Jules Verne, uma Europa com ar de superioridade diante ao mundo, mas sempre negado pelo Capitão Nemo, um ser humano, um personagem, de todos os ângulos, a frente de seu tempo.
Avaliação pessoal: 4,25/5,0
Muito bom. Recomendo a leitura
Vanessa.Cidade 28/06/2020minha estante
Estou lendo e gostando tbm?