A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra Robin Sloan

Resenhas - A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra

Stephanie 19/04/2013

Pessoas que vão à livraria demais sabem como descobrir o seu livro. É aquele que chama atenção desde o princípio, sem você nem sab que ele se trata. Tem a capa perfeita – é estilosa, mas não é extravagante – e um título que te promete um mundo incrível se você só se atrever a olhar.

Olhar, não. Comprar, direto, sem nem folhear, de pura emoção depois de só ler o que diz a contra-capa.

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra não foi exatamente esse livro para mim. Eu o descobri na seção de novidades de algum outro blog de resenhas literárias, só com a descrição, e um punhado de palavras – além do título e da capa, claro – chamaram minha atenção.
WEB DESIGNER TRABALHA EM LIVRARIA MISTERIOSA

Gente, sou eu! Eu sou webdesigner! Eu gosto de livrarias, e de mistérios! É o meu livro, gente, meuuuu!

E era.

Quanta emoção lendo este livrinho (porque é pequenino, de texto grande e bem espaçado, e custa menos que 30 reais). A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra é o sonho de todo designer meio nerd que tem um pé nos livros, feito eu.

Leia o resto da resenha aqui =D http://www.fantasticaficcao.com.br/a-livraria-24-horas-do-mr-penumbra/
Guilherme 27/04/2013minha estante
Eu trabalho em uma livraria, então quando vi este livro fui logo correndo ler, porque também me identifiquei pelo meio profissional que ele apresenta, livro muito bom...

Gustavo Mahler 08/05/2013minha estante
Emocionante tua resenha. :D

Fiquei tão tocado por tua emoção que irei lê-lo. ;)

Bjos na alma ;)

Taverna do Pergaminho 09/05/2013minha estante
Nossa perfeito seu comentario :)

Nessa 20/05/2013minha estante
Ai, preciso já deste livro!!

carollablanc 18/01/2023minha estante
Sinceramente achei esse livro horrível é mto cansativo

Rubilein 27/04/2024minha estante
Eu achei esse livro incrível, quase devorei ele, mas o final é uma brochada valendo. Você não achou? achei ele super bem construído, instigante, bem escrito pra caramba, mas no final parece que acabou a criatividade. E eu achei a Kat um saco, meu Deoooss, que criatura mais chata!!!!

Myrandha 06/08/2021

A livraria 24h do Mr. Google
Primeiro...a cada 10 palavras q vc vai ler neste livro, 11 serão "Google".
Eu tenho a teoria de q o Google fez patrocínio com o livro mais chato q ela rncontrou, pra pessoa focar real em como o Google é, como foi criado, como funciona, como é trabalhar para eles... MISERICÓRDIA.
Alem disso, a narrativa não é nada empolgante, na vdd, é bem chata. Tem uma linguagem bem técnica, é para aqueles q entendem de computação, rede e afins.
Não compraria novamete, muito menos o leria de novo.
Os personagens são sem graça, sem personalidade, e toda a estória poderia ser contada em menos de 100 páginas.
Enfim... só leiam se tiverem curiosidade a respeito do Google

Angélica 23/04/2013

Simples, mas divertido
"A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra" é, ao contrário do que o nome pode sugerir, um livro despretensioso. Não há grandes reviravoltas, frases marcantes, nem nada que você já não tenha visto (ou lido) antes. Apesar disto, a narrativa fluida e leve, somada ao carisma natural de seus personagens, transforma esta pequena aventura em uma viagem deliciosa, perfeita para passar o tempo e desanuviar a cabeça.
Quando vi o romance pela primeira vez, imaginei que seria mais uma história louvando os louros dos livros de papel, com direito a magia e personagens de contos de fadas. Não poderia estar mais errada: a história tem um clima de sitcom americano, com personagens reais, vivendo vidas reais. A magia está somente dentro nos livros - assim como na vida real.
Uma coisa que me surpreendeu positivamente foi descobrir que, ao invés de narrar mais uma história de amantes do livro de papel que resistem bravamente à era digital, a obra segue o caminho inverso, procurando mostrar como a tecnologia pode beneficiar (e muito) a vida dos bibliófilos de plantão, e que, ao contrário do que muitos pensam, os encadernados de papel continuarão sim a ter o seu próprio espaço. Está mais do que na hora dos preconceitos bobos contra o livro digital começarem a cair; se a ficção puder dar uma mãozinha, melhor ainda.
Dito isso, o fascínio do autor com as possibilidades da tecnologia é um pouco idealista demais, apesar de ter bons fundamentos. Durante toda a narrativa ele foca somente nas vantagens do mundo digital, sem parar para comentar seus pontos menos positivos. Masss como isso aqui é um romance turnpager e não uma tese de mestrado, é totalmente perdoável (até porque isso é só implicância minha mesmo, hehe). No mais, é gostoso ver argumentos sobre como a tecnologia pode ampliar o conhecimento humano. Se levarmos em conta que a maioria das pessoas usa este recurso apenas para trivialidades, esse tipo de comentário, mesmo que feito de maneira superficial, pode servir para "abrir a mente" dos leitores sobre os tesouros de conhecimento escondidos internet a fora - o que, convenhamos, é muito legal.
Agora, vamos à narrativa: Temos uma sociedade secreta, livros codificados e gente que realmente acredita que vai encontrar a fonte da vida eterna. Parece um livro do Dan Brown, né? Só que não. Apesar de conter todos estes elementos, a história segue, como eu já disse mais para cima, um ritmo bem próximo à um sitcom: Vemos os personagens indo para lá e para cá, resolvendo questões de suas vidas pessoais e, no meio disso, movendo a trama principal para frente. Há sempre a curiosidade de saber o que vai acontecer depois, mas nada de grandes momentos de tensão, reviravoltas, e cenas dramáticas. É como um dos (raros) filmes bons da "Sessão da Tarde": um desenvolvimento trivial, mas que diverte. O final, apesar de um pouco clichê, é muito satisfatório, e me fez terminar a leitura com uma sensação de bem-estar.
Por fim, chegamos aos personagens. Clay Jannon, o protagonista, é o típico cara comum. Surpreendentemente comum, na verdade. Ele não tem nenhuma habilidade especial e, enquanto seus amigos conseguiram posições de destaque em suas respectivas carreiras, ele continua a levar uma vida medíocre. Mas isso não faz com que se torne um depressivo, tão pouco um obstinado obssessivo, disposto a tudo para encontrar seu lugar ao Sol; ele segue sua vida, experimentando coisas novas, tentando se encontrar, mas sem deixar de aproveitar as "pequenas felicidades" do dia a dia. É raro encontrar um cara comum que, ao mesmo tempo em que tenta encontrar um novo caminho a seguir, continua se aceitando como é - e é aí que está o segredo da simpatia de Clay. Seu bando de amigos é um grupo de excêntricos geniais, cada um com suas próprias estranhices. Nenhum personagem é profundamente desenvolvido, mas todos são apresentados de maneira bastante simpática. Destaque para o senhor Penumbra e seus seguidores esquisitos e cativantes.
Em relação à parte técnica da edição, confesso que não gostei muito da tradução. Ficou decalcada demais no inglês. Há inclusive algumas expressões idiomáticas que foram traduzidas literalmente, ao invés de serem substituídas por equivalentes na língua portuguesa; soa artificial. Também não gostei da escolha do "Mr.", ao invés do nosso bom e velho "senhor" (o trocadilho não foi intencional, rss). Penumbra não é um mago, um ilusionista ou qualquer outra coisa que pudesse justificar o uso do "Mr."; ele é apenas um senhor idoso, ponto. Eu sei que não é o tradutor que costuma escolher o título de um livro (e, consequentemente, os termos associados a ele), mas isso não muda o fato de que a manutenção desse termo deixou o texto menos natural. O que merece elogios aqui é a revisão: não sei se ela se deve a um tradutor cuidadoso ou a um bom revisor, mas está impecável. Não encontrei nenhum errinho, nem de português nem de digitação. E levando em conta a quantidade de textos mal revisados que andam sendo publicados por aí, isso é quase um milagre. Ponto positivo para a editora.
Concluindo: como o próprio epílogo diz, "A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra" provavelmente não é um livro que você lembrará por muito tempo, ou que marcará sua vida. Mesmo assim, não deixa de ser uma leitura agradável e divertida. Uma ótima pedida para quem quer passar o tempo sem usar muito a cabeça.
Nota: 3,5
Carlos 01/05/2013minha estante
Muito boa a sua análise sobre o livro. Gostei muito das observações apontadas por vc.Concordo em praticamente td dito por vc. Parabéns! Trabalho na editora e ficamos feliz quando um livro,mesmo sem grandes pretensões ou profundidade,como é o caso, causa uma boa impressão e causa discussão.Não se trata de uma obra-prima ,mas mesmo assim é um livro que vale a pena ser lido e que nos prporciona momentos de prazer. Mais uma vez parabéns pela resenha.

Angélica 03/05/2013minha estante
Oi Carlos! Obrigada pelos elogios, ^^. Sempre tive vontade de trabalhar em uma editora; na verdade, minha meta como tradutora (estou fazendo pós-graduação nessa área) é um dia conseguir trabalhar só com o mercado editorial. Bom, mas voltando à resenha: É triste como tem gente que despreza literatura de entretenimento simplesmente por ela ter como única função divertir o leitor, não é? E o mais engraçado é que essas mesmas pessoas não condenam outras formas de entretenimento que não causam reflexão, como sair com os amigos para bater papo, ver tv, etc. É como se a única função permitida ao livro fosse educar e provocar questionamentos. Qualquer coisa fora disso estaria "proibida", e, portanto, seria vista com maus olhos. Não penso assim; por que não podemos desanuviar a cabeça lendo um livro que seja, só e somente, divertido? Não ir além da diversão não torna uma obra ruim; a única coisa que muda é o seu objetivo, que passa de "instruir" a "entreter". É claro que se pudermos unir as duas coisas em uma, tanto melhor. Mas se uma história se propõe a entreter e é boa no que faz, não deve de maneira alguma ser considerada inferior às outras.

Carolina2647 05/05/2013minha estante
Ótima resenha, Angélica!
Concordo com o que vc disse. Apesar de amar os clássicos também adoro ler um livro mais "bobo" de vez em quando, como aqueles romances de banca.
São tantas preocupações, tantas coisas para pensar, estudar, pagar e etc no dia a dia que, às vezes, até na hora de dormir fica difícil parar de pensar nas nossas preocupações. E um livro apenas para entreter é uma ótima pedida para desanuviar a mente. Eu adoro intercalar um livro mais complexo com um de entretenimento, assim quando a leitura de um está ficando cansativa ou estou com vontade de mudar o estilo de leitura vou para o outro livro. No mundo em que vivemos não tem como não ler de vez em quando um livro leve, sem pretensões, para simplesmente pararmos de pensar por uns instantes.

Gustavo Mahler 08/05/2013minha estante
É verdade. É sempre bom visitar outros livros. Mesmo os "bobos".

Como já me disse um conhecido : "quem só lê clássicos, não gosta de literatura."

Lys 27/05/2013minha estante
Tinha lido o trecho que foi disponibilizado e achei muito divertida a leitura. Depois dessa afirmação da Angélica, me senti mais ainda inclinada a ler. Como ele está na fila, vou esperar terminar o tempo da cortesia (quem sabe eu não ganho?). Mas se eu não ganhar, vou adquirir um exemplar.
Parabéns pela resenha Angélica. Muito bem redigida, adorei os seus comentários!

Angélica 27/05/2013minha estante
Valeu pelo apoio, Lys! =D

aly 23/06/2021

Livraria 24h do Mr Penumbra
Achei o livro bem legal, ele é muito cativante no início principalmente. Tem muitas referências a ciência, história e tecnologia.

Acredito que vá agradar pessoas que se interessem por tecnologia, programação ( super válido recomendar a leitura).

Acho que o final poderia ter sido mais intenso, não que tenha sido ruim, mas não foi uau.

Recomendo a leitura por ser bem rapidinha, tem assuntos e tramas interessantes.

Fernanda 14/12/2013

Resenha: A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
Resenha: “A livraria 24 horas do Mr. Penumbra” de Robin Sloan é um livro que apresenta uma trama intrigante em um ambiente tranquilo e ao mesmo tempo misterioso. É o tipo de história que faz o leitor imaginar quais os segredos diante de cada personagem e ação, assim como revela momentos brilhantes a respeito da tecnologia e de conspirações inusitadas.

Clay Jannon é o personagem principal desta trama. Ele se encontrava desempregado por causa de uma crise no ramo das redes de alimentação nos Estados Unidos. Trabalhava como designer numa sede administrativa em São Francisco e tal empresa foi criada por dois ex-funcionários do Google. Tudo parecia ir bem, porém em menos de um ano lá estava a procura de um emprego.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/12/resenha-livraria-24-horas-do-mr.html

Flávia.Heleno 01/07/2021

O que pode ter de tão interessante em uma livraria 24 horas pouco visitada por pessoas esquisitas? Leia o livro e você vai descobrir! A escrita é bem envolvente com muitos elementos descritivos, é praticamente como se estivesse vendo um filme. Nós acompanhamos o personagem principal em cada nova descoberta e nos deixa cada vez mais curiosos e intrigados sobre o desfecho. É uma mistura de história, tecnologia e reflexão sobre a vida.

Evy 15/05/2020

Esse livro foi indicação de um aluno e eu o adorei!! Leitura super rápida, difícil de largar porque é daquele tipo que você quer saber logo o que vai acontecer.

Um Jovem começa a trabalhar numa livraria 24h, na verdade é um Sebo porém com obras super bem conservadas e de valor inestimavel. Logo o jovem percebe que tem alguma coisa estranha ali. Ele trabalha no turno das 22h às 6h e os clientes da loja são os mais diferentes. São sempre os mesmos e estao sempre em busca de um misterioso conjunto de livros que o dono da Livraria proibiu o atende de ler. Mas é claro que ele é curioso e vai dar uma espiadinha...

E ai começa uma aventura apaixonada sobre livros. Pra quem ama ler, livros, livraria, essa história é um prato cheio e eu super recomendo!!! Achei ótimo. Uma delícia de ler.

Carlos 01/05/2013

Esse foi o tipo de livro em que tudo, capa, assunto e ambientação já despertou meu interesse. Sendo assim, também já me deixou com uma certa expectativa. E não me decepcionei.
A história é relativamente simples,sem acontecimentos mirabolantes ou grandes reviravoltas,e talvez por isso seja tão bom.Uma leitura fluída e muito agradável.
Aqui conheceremos Clay Jannon, um jovem webdesiner,que desempregado e sem grandes esperanças em encontrar emprego na sua área de atuação,acaba indo trabalhar em uma misteriosa livraria que fica aberta 24 horas. Clay é um protagonista sem uma característica marcante,um cara comum,mas que desperta uma simpatia impressionante;a tempos não simpatizava assim com um personagem,e que mesmo sem grandes ambições se vê envolvido em algo grandioso.
A livraria é dividida entre uma parte “normal” e outra em que os livros são reservados para clientes que portam um cartão com uma senha.esses livros são misteriosos e todos com nomes em latim nas suas lombadas. Clay chama essa parte da livraria de “ Arquivo Pré-histórico” e nunca vai lá a não ser para buscar algum dos livros para os misteriosos velhinhos que vão no meio da madruga a procura de tais livros.
O Dono da livraria,Mr. Penumbra,é tão misterioso quanto a própria livraria. Logo nos primeiros dias nesse novo emprego Clay passa a observar que tudo na livraria,e todos que a frequentam, é estranho e suspeito. Apenas um pequeno grupo de clientes aparece e de forma esporádica. E esses clientes são sempre idosos e que pegam livros emprestados do “arquivo pré-histórico”;e Clay passa a desconfiar que se trata de uma sociedade secreta. Devido a sua curiosidade,Clay,acaba descobrindo que todos os livros dessa seção são codificados.
Com a ajuda da sua namorada Kat,que trabalha no Google,e de seu amigo de infância Neel;Clay Jannon irá usar a tecnologia para tentar desvendar os mistérios que se escondem nas páginas desses livros antigos. E ai embarcamos em uma aventura que transita entre a alta tecnologia e a origem dos livros impressos. Não se trata de uma obra em que se defenda o fim do livro impresso,como alguns já disseram,e tão pouco contra os livros digitais ou a tecnologia.Mas sim sobre como ambos podem conviver,talvez nem sempre de forma harmoniosa, e se completarem.
Uma leitura despretensiosa e extremamente agradável,personagens reias e que poderiam ser qualquer um de nós,e ai está o grande trunfo do livro.Personagens tão comuns que nos identificamos com eles e pelos quais passamos a ter grande simpatia.
A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra é um daqueles livros que não tem grandes pretensões ou profundidade,mas que causa uma boa discussão e que irá proporcionar momentos de grande prazer.Vale a pena ser lido.

Ique 05/06/2013minha estante
Não gostei de saber que o livro não tem grandes acontecimentos e nem reviravoltas, ia ser legal.. Comecei a ler e estou gostando, como você disse a leitura é leve e agradável, fora que é viciante demais. Gostei da resenha, estou curioso para saber o que me espera nas próximas páginas :p

duartesamanda 14/01/2021

Quando comecei esse livro achei que iria encontrar uma mistura de assuntos que gosto muito: livros e mistério. E realmente o livro entrega exatamente isso, mas de uma maneira completamente diferente do que eu imaginava e não de uma forma boa

O personagem principal é esquecível, nenhum dos outros personagens “secundários” foi desenvolvido o suficiente para criar uma conexão comigo durante a leitura e o plot poderia ter acabado com 200 páginas aos invés de 300.

Outra tristeza para mim foi o final, onde do nada um cara que não usa realmente livros consegue descobrir um enigma estudado por milhares de pessoas durante mais de 500 anos. A ajuda da tecnologia não fez sentido durante nenhum momento da história, inclusive em diversos momentos senti um incômodo, como se o autor quisesse deixar claro que livros podem e já foram ultrapassados pela tecnologia.

Enfim, cheguei ao fim extremamente decepcionada e quase abandonei o livro em 68% da história.

Matheus 24/06/2020

Divertido
A capa é bacana, o nome é engraçado e a leitura realmente prendeu minha atenção, pois além de ser uma história que envolve o universo dos livros - livrarias, bibliotecas... coisas que por si só já me despertam um olhar mais atento, pessoalmente falando -, o mistério permeia os acontecimentos, estando presente no enredo e deixando-nos curiosos assim como o protagonista, junto ao qual vamos desvendando os segredos da livraria e o que escondem suas obras enigmáticas. Tem uma boa dose de humor e insere a tecnologia no contexto dos livros antigos, criando uma história que mescla a ficção com o nosso cotidiano. Creio que a parte final poderia ter sido desenvolvida de maneira diferente, fazendo mais jus ao mistério provocado anteriormente, e assim evitar uma certa decepção por parte dos leitores, que talvez esperassem algo a mais, para fechar com chave de ouro a trama. Recomendo a leitura para quem se sentir instigado pelos segredos da misteriosa livraria do Mr. Penumbra. As letras são grandes, o que faz com quem as quase 300 páginas fluam com maior facilidade.

Rayssa 01/05/2020

Um livro sobre livros.
De antemão, digo que amei esse livrinho. A premissa é simples e pode até parecer ser boba, mas consegui enxergar coisas além.
Clay Jannon é um web designer que acabou de perder o emprego. Para sobreviver na cidade de São Francisco, Clay aceita o emprego de vendedor noturno na Livraria 24 horas do Mr. Penumbra. O lugar é incomum, pequeno e apertado, porém abarrotado de livros até o teto. É a partir dai que a narrativa irá se desenrolar. É um livro repleto de mistérios, segredos, simbologias, um culto e uma sociedade secreta. Algumas vezes me fez lembrar o filme A Lenda do Tesouro Perdido – que, aliás, eu amo.
O amor pelos livros está presente em cada página dessa estória. A forma como o autor usa a ficção para dar alguns detalhes e curiosidades sobre a produção de livros, a biblioteconomia, o mercado editorial, etc, é interessante, e tudo é descrito com muita ternura, te fazendo relembrar porque livros são tão especiais e como você os ama. O personagem principal é muito carismático, bem feito, simpático, te fazendo adentrar em sua vida de forma fácil. Além disso, há um grande debate aqui. A dicotomia entre o antigo e o novo - o Kindle e o livro em papel. A narrativa está cheia de saudosismos. É impossível negar o crescimento da era digital no mercado editorial, fazendo a substituição do livro físico pelo digital. Fato esse que muita gente tem dificuldade em aceitar, sobretudo as pessoas mais idosas. No livro, o autor consegue destacar a importância do livro físico e como eles são especiais.
Eu entendo como algumas pessoas possam ter se decepcionado com o final. Parece que o autor vai te levando por um lado, e de repente não é nada daquilo que você pensou. Mas, eu gostei. A mensagem que fica, contudo, me passou um pouco de ceticismo, afinal o autor troca a fantasia pela realidade. Mas não significa que a realidade seja ruim. As últimas palavras da escrita te jogam na cara aspectos duros e concretos da vida, que podem parecer cruéis, mas a meu ver foram usadas para nos transmitir sentimentos de coragem e determinação.
Enfim, é um livro divertido, informativo, feito com carinho para quem ama ler.
Nota: 4,5/5.

site: https://www.instagram.com/abibliotecaoculta/

Jenifer Tertuliano 06/08/2021

Misterioso e divertido
Mistério e diversão resumem bem esse livro. Quando Clay consegue emprego em uma livraria bem sinistra com um catálogo de livros bem estranhos e todos em códigos, começamos nossa aventura para tentar descobrir o que está acontecendo, quem escreveu esses livros? Pq estão todos em códigos? Como decifrá-los?
E aí mergulhamos num mundo onde uma rede de livrarias tao sinistras quando a que o Clay trabalha, formam uma "sociedade" que buscam resolver o Enigma do fundador, o primeiro livros em código que eles acreditam conter o segredo da imortalidade.
Misture isso aos personagens peculiares, como o próprio Mr. Penumbra que não só pertence a sociedade como tem seu próprio livro tbm codificado, Kat uma garota que trabalha no Google e consegue acesso aos computadores para tentar decifrar o código, Neel melhor amigo de Clay jogador de RPG fã da trilogia de livros Crônicas da Balada do Dragão (que está totalmente interligado ao código do fundador) e o Clay, um designer que começa a trabalhar nessa livraria e criar teorias, muitas teorias.
Recomendo, divertido na medida certa sem forçar nada.

Laura | 06/09/2020

Você trabalha no Google?
Fiquei com medo de avaliar esse livro e ser injusta na minha opinião, mas o fato é que ele foi escrito para um tipo específico de leitor (que no caso, claramente, não sou eu).
Com termos e conceitos pra quem sabe, pelo menos, o basicão de programação, A Livraria 24h do Mr. Penumbra (que tem muito mais Google que livraria) parece uma piada interna de um grupinho que não é o seu. É tanto personagem que trabalha/adoraria trabalhar/namora alguém que trabalha no Google que você desconfia se a história não foi escrita pra servir de marketing.
Talvez por não ser o público-alvo, também achei a narrativa meio arrastada, com caminhos que não levam a lugar nenhum, além de personagens que são variações de uma única personalidade.
Enfim, não foi feito pra mim, mas quem sabe foi feito pra você.

Roberta 15/05/2013

Assim que tive o livro nas mãos chequei as resenhas aqui do skoob, e como eram positivas, fiquei animada com a leitura. Mas comigo aconteceu exatamente o contrário: o livro não me empolgou. Minha leitura foi feita para fins de entretenimento despretensioso, e foi fácil deixá-lo de lado por vários dias. Não o achei muito divertido (pode ser que meu humor seja incompatível com o do livro, mas achei as tiradas meio bobas - e olha que me enquadro no perfil de fã de fantasia e rpg), nem emocionante (foi muito simples e direto resolver tudo, eu sabia que era só persistir mais algumas poucas páginas e não precisaria imaginar nada), e quando todos os mistérios foram revelados no final, eu fiquei mais satisfeita com o fato do livro ter acabado, mesmo.

Achei que o protagonista tem mais mérito por conhecer algumas pessoas poderosas em suas áreas e empregos do que por ter ido lá e resolvido. E por vezes concordei mais com Corvina do que com os outros, não por ser avessa à tecnologia - longe disso, mas por achar que alguns mistérios, como os da Unbroken Spine, deveriam ser deixados sem solução. É mais emocionante e instigante assim - e também menos decepcionante.
Renara 11/06/2013minha estante
Roberta... pois bem, também não me empolguei, estou na metade do livro e quero chegar até o final, mas até agora nada fabuloso, contou um pouco do segredo (espero que tenha mais coisas a serem reveladas), mas esperava mais...

Roberta 16/06/2013minha estante
Renara, não achei o segredo nem um pouco interessante, espero que você não se decepcione!

Adriana 21/06/2013minha estante
Concordo com vc, achei difícil terminar este livro, esperava mais...

17/03/2014minha estante
Concordo com você, Roberta. Só não abandonei o livro porque tenho como hábito concluir toda leitura que começo.

Brunna.Urbanski 20/10/2020

Uma biblioteca diferente
Confesso que quando comprei achei que fosse outra proposta, porém o legal acredito que foi isso, surpresa do mistério real da biblioteca.