A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Netinho.Rodrigues 28/01/2021

Absolutamente incrível!
O autor é extremamente perspicaz ao notar e escrever que o inimigo é "a mentalidade de gramofone". O problema não é o que é dito, e sim que isso seja repetido indiscriminadamente!

Lucas Lobo 03/07/2021

"Quatro pernas bom, duas pernas ruim"
O livro mostra o real lado do socialismo, desmascara a utopia que infelizmente vários países ainda sofrem. Um livro necessário para todos, apoiando ou não o socialismo.

O legal é que dá pra você entender sobre a história do mundo de uma maneira mais divertida, já que o livro é uma fábula.
Valente 09/07/2021minha estante
O genial desse livro é que, no final, critica todos

Lucas Lobo 09/07/2021minha estante
É uma obra prima

adriscie 28/05/2021

Impactada
Enrolei muito para ler esse livro. Finalmente tomei coragem e fiquei impactada. Eu lia e ia identificando partes da nossa realidade na narrativa. Muito bom, me fez pensar muito.

Vera.Libia 12/08/2021

Todos os animais são iguais, mas...
A revolução dos bichos retrata o regime ditatorial russo de Stalin, de uma forma bastante didática e descomplicada, apesar da complexidade do tema.
Tudo se inicia com um sonho do velho porco Major, que ensina aos animais uma música, a muito tempo esquecida, e instinga neles o desenho de uma vida mais confortável, digna e prazerosa, livre da dominação humana. Após uma rebelião bem sucedida, a granja onde vivem, passa as ser comandada pelos bichos, que buscam por em prática o idealismo do velho Major.
No desenrolar da trama em que os animais são envolvidos é claramente perceptível os jogos políticos e de poder que o autor quis retratar.
As características do comportamento humano nos animais é tão ricamente descrita que é possível identificar porcos, cachorros, cavalos e ovelhas, ainda na nossa vivência atual.
É impressionante a maestria com que a história deste livro nos é contada.
Super recomendo a leitura camaradas.

bibia 18/09/2021

Qualquer pessoa pode ler esse livro pensando que é uma história infantil, de porquinhos em uma fazenda. Mas, na verdade, a história se trata de uma falha na tentativa de implantar o comunismo.
Achei muito incrível que ao longo da narrativa, os porcos vão se assemelhando aos homens, usando a corrupção, mentiras e mais enganação. A exploração da classe trabalhadora e quem se sai por cima.
" Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que os outros"

Carolina1818 17/08/2023

Revolução dos bichos
Um clássico da literatura moderna, traz uma sátira contundente sobre a ditadura stalinista.

O livro aborda diversos temas, como revolução, poder, fraquezas humanas, manipulação,politica e etc.
N.I.X. 17/08/2023minha estante
Amo distopias! As de Orwell e de Wells são brilhantes

Andreina 11/05/2020

Revolução dos Bichos
Eu realmente gostei bastante dessa leitura demorei um pouco para ler porque eu estava lendo ele com outro livro aí acabei deixando ele para trás. A leitura é bem fluída bem divertida e particularmente ensina muita coisa.
Diego.Caldo 11/05/2020minha estante
Acho que é um dos mais importantes livros que li na vida.

marianasampaio0 07/01/2022

SIMPLESMENTE INFÁVEL
O livro começa com a história de uma granja conhecida como Granja do Solar, onde os animais que ali viviam estavam em extrema insatisfação com os cuidados de dono com os animais e com a fazenda. Surge entre os bichos a ideia de uma revolução para se construir um novo lugar onde os humanos não pisariam e apenas os animais, trabalhando sem ser explorados, viveriam uma vida melhor.

Logo após o acontecimento da revolução os animais entram em comum acordo para criar algumas regras que serviriam como base para a ?nova? sociedade. Inicialmente as coisas ocorrem bem até que se chega a um ponto onde as opiniões divididas dos líderes da revolução colocam a posição de liderança de cada um em risco e isso força os líderes a tomarem usarem seus artifícios para ganhar apoio dos outros animais.

A história tem em seu desenrolar, como ponto forte, a marcante personalidade de cada animal que retrata muito bem o que se encontra numa sociedade real (apesar de ser um livro razoavelmente antigo, é possível visualizar e interligar esse contexto com as sociedades atuais) e o texto recheado de ironias que descrevem um sistema que tem como base a igualdade e o bem estar de todos (e o seu fracasso).

No decorrer da leitura se aprende muito sobre política e poder (tendo alguns personagens e situações semelhantes a revolução russa). É um livro de leitura rápida e que abre brechas para muitas interpretações, reflexões e ligações externas com outros fatores reais e da literatura.

Nota: 9/10
Madu 07/01/2022minha estante
Fiquei mais ainda interessada lendo sua resenha!! Vou até colocar um pouco mais para frente nas prioridades!

13marcioricardo 17/03/2022

Denúncia dos camaradas e suas revoluções.
A Revolução dos Bichos é um livro que denuncia os crimes e a conduta dos regimes comunistas. Mas como o comunismo é uma utopia, na verdade trata do socialismo. Os animais de uma fazenda se revoltam com o proprietário humano e o expulsam, regendo eles próprios a partir de então.

O socialismo prega a igualdade, mas a igualdade só existe na cabeça dos tolos. Por isso, na realidade, todos os regimes socialistas funcionam do mesmo modo. Luxo e ostentação para os líderes, boa vida para os seus camaradas de partido, forças de segurança e aliados, e depois, para todos os outros, muita labuta e meio prato de arroz. Isso está muito bem explicado nesta obra.

O porco Napoleon é o ditador da estória. Dificilmente se poderia arrumar um animal mellhor para representar os Chavez, Maduros, Fidel Castros e outros desta vida.. Estabelece as regras da igualdade para todos, mas como sempre, logo vai alterando essas mesmas regras como lhe convém.. É cultuado como um deus na terra, ou seja, tudo lhe devem e nada ele deve. Tudo o que de bom acontece é por sua causa, e tudo o que de ruim surge é conspiração contra ele. Aniquila seus concorrentes, força a confissões falsas através da tortura e executa quem lhe atrapalha.

Nietzsche e outros grandes homens estabeleceram a importância de pensar pela própria cabeça. Assim qualquer pessoa que concorde a 100% com as ideias de algum grupo, seja ele qual for, é alguém que não pensa por si mesmo. Assim é com os partidos políticos, com as religiões ou com esses movimentos da modinha. Neste aspecto, a obra também é duplamente feliz e demonstra como é difícil alguém pensar e mudar algo quando a maioria são ovelhas. Se fosse só no livro seria menos mal, mas o que mais tem neste mundo são ovelhas de duas pernas, balindo.

O cavalo que sempre dá razão ao chefe e que sempre trabalha mais do pode representa os degraçados dos gulags e dos escravizados. Enquanto são úteis ficam nos trabalhos pesados, quando não, se abatem.

Muitos outros crimes são aludidos, inclusive o canibalismo e infantícidios que se verificaram na Ucrânia devido aos horrores do holodomor. Mas outros ficaram por denunciar, talvez porque o autor não chegou a ter conhecimento deles ou foram posteriores à sua vida, tais como a perseguição a cristãos e judeus, o genocídio de ciganos na Roménia ou de albaneses no Kosovo, a organização de redes de tráfico de drogas em toda a América ou o financiamento do terrorismo em todo o mundo com suas armas.

O livro é ótimo para quem não tem ou não quer palas nos olhos. Dá para ver bastante bem como as pessoas são facilmente vítimas de lavagem cerebral. Básico, mas essencial; muito mais haveria por dizer.

Glaucya.Miranda 06/09/2021

Nada mais atual do que esse livro, pois fala de como as esperanças revolucionárias muitas vezes transformam-se em tragédias humanitárias. Um livro que merece um lugar de HONRA na sua estante.
henrique 06/09/2021minha estante
É um bom livro! Pena que a galera acha que ler o livro é o mesmo que conhecer a história da União Soviética

bookversog 05/06/2021

Gostei mais desse que de 1984! O livro é uma crítica ao Stalinismo, no entanto, se encaixa em qualquer governo totalitarista.
Incrível qnd a pessoa ( e nesse caso um animal tbm, rs) muda totalmente qnd tem o poder nas suas mãos, os porcos aqui representam ir de oprimido para opressor.
Interessante como a ignorância foi de mt proveito para o líder, além de óbvio, frases prontas que afirmavam que os animais viviam melhor sem os humanos ( quando se realmente raciocinassem perceberiam que não ).
Tudo que o líder afirmava era aceito como verdade absoluta, ainda que fosse algo totalmente absurdo, o que me faz lembrar mt o governo atual do Brasil rs.
Recomendo a leitura
raissa nog 05/06/2021minha estante
infelizmente esse livro lembra muito nosso governo atual kkkkrying

MabiJS 05/06/2021minha estante
Li esse livro no meu ensino médio... odiei tanto, mas tanto, que não consegui trocar ou vender.
Está comigo até hoje, e inspira-me até hoje!

Luzia 10/03/2022

A revolução dos bichos.
Um livro de 1945, escrito na época da segunda guerra mundial, mas que traz reflexões atuais sobre o sistema político, principalmente sobre poder, fanatismo e manipulação. É um livro de leitura rápida, sem palavras complexas e excelente para todas a idades.
Samuel.Souza 10/03/2022minha estante
Eu gosto muitoo dele, li em 2020 quando minha professora de português me indicou

Nati 01/07/2021

A revolução dos Bichos é uma alegoria dos acontecimentos da revolução Russa, que institui o regime stalinista na institua URSS. No livro de George Orwell há uma fazenda em que os animais são extremamente explorados pelo proprietário, Jonas, sem receberem alimentos o suficiente e trabalhando em demasia.

Contudo, depois de um sonho que um dos animais teve, um velho porco da fazenda, planta-se no íntimo dos animais o desejo de ser livre. Então, em um dia os animais levantam-se contra Jonas e assim inicia-se a revolução e assim a história narrada.

Como meu primeiro contato com a escrita de Orwell essa foi uma experiência maravilhosa, um livro com uma leitura fluida e divertida, com uma alegoria sagaz que foi certeira em narrar os fatos históricos de uma perspectiva que, enquanto foi precisa em recontar os eventos russos, ainda ofereceu aos leitores uma alegoria que ilustra muitos dos mais comuns estratagemas dos governos totalitários.

Uma leitura maravilhosa, que pode ser lida por leitores de todas as idades, diversas vezes e cada leituea terá sempre um novo significado e uma nova interpretação de acordo com a época que esteja vivendo.
Juliana Madna 01/07/2021minha estante
Gostou?

Nati 01/07/2021minha estante
Muito, além de que a fluidez da leitura me surpreendeu bastante.

Juliana Madna 01/07/2021minha estante
Sim, bem fluida.

Nickiy 06/02/2023

Péssimo
Meia estrela pelo simples fato das histórias serem propagandas anticomunista. O p*to ainda delatou os camaradas para o estado como pode.
Os livros claramente fazem críticas a URSS.
Daia 06/02/2023minha estante
quando eu li o livro eu adorei, aí quando vi as notas do autor fiquei ?

Nickiy 06/02/2023minha estante
Nossa sim cara, a decepção veio na hora. Fui procurar mais sobre e saí chocada

Lucas.Yoshi 06/02/2023minha estante
é uma crítica a URSS mas acabaram descrevendo o Capitalismo em muitas questões, por isso gostei do livro.

Daia 06/02/2023minha estante
na época eu não entendia porque as páginas de esquerda radical odeiam ele, agora entendo perfeitamente

Gustavo195 06/02/2023minha estante
Finalmente uma resenha decente sobre esse livro, nem quis ler o livro por esse motivo.

Rafael529 06/02/2023minha estante
Ainda foi muito generosa

_izz.1d 06/02/2023minha estante
eu sempre li ele mais como uma crítica a governos totalitários. Mas no final, mesmo se for isso, as pessoas claramente vão usar ele como propaganda anticomunista de qualquer jeito, realmente achando válido usar como argumento um livro de ficção

manuu 06/02/2023minha estante
acho que o livro não critica a URSS em si, mas a corrupção que era presente tanto no regime comunista quanto no capitalismo

Van Apocalipse 06/02/2023minha estante
Sou de esquerda, mas vc já procurou saber o que aconteceu na antiga URSS? Foi uma das ditaduras mais sanguinárias na história da humanidade. Caso se interesse pelo assunto fica uma boa dica: " Contos de Kolimá" de Varlam Chalamov, ou então "Arquipélago Gulag" do Soljenitsen.

Daia 06/02/2023minha estante
é que a maior parte não lê as notas do autor e não faz ideia do quão patético ele era e ainda acham que ele escreveu como uma crítica ao capitalismo

AndrA29 06/02/2023minha estante
Comprei achando que era uma crítica ao totalitarismo. Quando li as notas do autor........
Só ladeira a baixo.

Nickiy 06/02/2023minha estante
Vou procurar, vlw

Lucas.Cunha 01/05/2023minha estante
Daia por que ele era patético? Explica por favor, eu li as notas do autor e não entendi, em maior parte ele crítica nela o fato de na época ninguém poder criticar o regime de Stalin, o que ele fazia de errado, principalmente em deliberadamente distorcer a história da revolução russa, qual o problema nisso?