A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

Tiago 16/08/2022

Um livro indicado pra todos, e podem tirar suas próprias conclusões, sobre exemplos de mundo igualitário que alguém pode pregar, se é realmente possível existir. George Orwell foi muito honesto nesse livro não fazendo vista grossa pelas consequências que viu acontecer mesmo vindo de algo que ele acreditava.

Arya4 30/12/2020

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS.
Leitura necessária. Muito forte e impactante que passa uma mensagem importantíssima.

"As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem,de um homem para um porco e de porco para um homem de novo outra vez; mas já era impossível distinguir quem era homem e quem era porco."
alissonferreira.c1 31/12/2020minha estante
Terminei semana passada e fiquei passado. É incrível como dá pra fazer um link com a política brasileira, mesmo que tenha sido inspirado pela política da União Soviética na época da segunda guerra.

Arya4 31/12/2020minha estante
Muito real.

Ias 07/04/2021

Revolução dos bichos
Esse livro apesar de ser uma sátira de um jornalista declaradamente de esquerda para a maior nação socialista da época é um livro incrível, é muito fácil de ser entendido, apenas tenha consciência que não é uma arma anticomunista.

Tammy 16/04/2020

Das coisas que mais gosto em livros são aqueles que despertam curiosidade. Esse livro acendeu a luz do aprendizado e da multiplicação do meu horizonte. É um livro aparentemente simples, de linguagem altamente acessível, porém com viés de interpretações esplêndidas. Aquele livro que vc fica bem pensativa ao terminá-lo.
Anderson 16/04/2020minha estante
Um dia eu ainda leio.

Tammy 16/04/2020minha estante
Super recomendo!

Jéssica 07/10/2021

Percebe- se que todos são corruptos em algum momento (homens ou animais). A intenção de uma revolução foi boa, porém a ganância e a busca por poder fez com que tudo fosse perdido, e suas ideologias deixadas de lado. Esse livro é o espelho de nossa sociedade, escravizamos os mais fracos, fazemos lavagem cerebral e aterrorizamos os nossos aliados, e até matamos quem é contra nós. Enfim a maldade e a ganância nos move, sempre achamos que somos melhores e mais inteligentes que os outros. Um livro muito bom, porém que dá muita raiva, e quando vc acha que irá melhorar só piora.

Yasmim320 01/11/2021

Incrível!
Por mais que o conto seja uma sátira escrita à época stanlinista durante a Segunda Guerra, é extremamente atual e causa ainda extremo desconforto ao se relacionar com situações modernas. Recomendo a todos, leitura super válida.

thay | @thaysavaldevino 19/03/2020

Assim que comecei a leitura do livro, comecei a lembrar do filme "o segredo dos animais" quando eles começam a fazer uma reunião, EXATAMENTE como é mostrado na cena. Tem uma parte que fala também sobre os sete mandamentos dos animais, como se eles tivessem seguindo a religião cristã, que também possui mandamentos. Leitura cheia de referências que vou precisar ler uma outra vez e com mais calma.
Drica 19/03/2020minha estante
Tem o filme também! ?

thay | @thaysavaldevino 19/03/2020minha estante
não sabia, que legal!!! vou procurar assistir :D

Adriel Alves 22/03/2020minha estante
Quero muito ler!

thay | @thaysavaldevino 22/03/2020minha estante
ouvi dizer que a leitura desse livro é mais fácil se comparada aos outros do autor (esse é o primeiro que leio do george). já coloca como meta pra abril kkkkkkkkk

Adriel Alves 22/03/2020minha estante

Ai que demais!

thay | @thaysavaldevino 26/03/2020minha estante
vc já leu esse livro?

psraissafreire 12/03/2021

Uma crítica muito fácil de ser lida
Oi, gente! Depois de ler "1984", comecei a ter uma certa cobiça em ler essa obra que está sendo resenhada. "A Revolução dos Bichos" é um livro curtinho, mas que traz muitas reflexões sobre um período histórico bem conturbado (época que a ditadura stalinista reinava a União Soviética/ atual Rússia). Então vamos lá.

Na chamada Granja do Solar, animais estão cansados de serem explorados pelos seres humanos. Por isso, em nome de um lema que dizia "quatro pernas é bom, duas pernas ruins", eles irão causar uma revolta que fará com que tomem o controle da propriedade, expulsando os odiosos Homens. Porém a demora é curta quando percebem que nem tudo será tão igualitário assim, e os porcos vão tomar o controle em relação aos outros bichos.

Bom, gostei muito de como Orwell conseguiu fazer uma crítica precisa a "funcionalidade" do totalitarismo. O massacre de massas, manipulações de informações, falta de alimento e falsa propaganda foram criticadas de forma fácil a ser entendida. Este livro tem uma escrita bem mais simples se comparada a "1984", porém as duas são obras grandiosas e muito importantes para construção de pensamento histórico. Acho que só não dei 5 estrelas porque achei muito curto, mas vale a pena cada página.

O prefácio e os apêndices presentes na edição lida por mim valem muito a pena ser conferidos, já que contextualiza muito o momento histórico em que a obra foi escrita. Obrigada por ler até aqui!

"Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros."

"[...] aqueles que renunciam à liberdade em troca de promessas de segurança acabarão sem uma nem outra."

mrafaelas 29/03/2021

Necessário
Distopias frequentemente são leituras mais críticas, difíceis de engolir, mas extremamente necessárias. A revolução dos bichos não é diferente e embora seja um livro curtinho, a crítica e o conteúdo desse livro é absurda. Fora que o texto é de fácil entendimento e tudo ao mesmo tempo que é muito claro é também muito sutil.

Obs.: o box do Orwell da Novo Século ficou simplesmente lindo. Eu estou apaixonada pela arte, conteúdo e qualidade que entregaram.

Jéssica | @jehbreda 23/06/2020

Simples e necessário
Uma história nem tão recente, mas muito atual. É preciso um conhecimento pelo menos básico para compreender a ideia do texto, e um conhecimento mediano para entender o texto todo logo de cara.

Vale a reflexão. E vale ler por fora sobre os objetivos do autor nesta escrita e como ela surgiu. Faz tudo ficar ainda mais interessante.

Maria.Luiza 31/01/2023

Eu achei o livro incrível, o George Orwell é um gênio, apresentou ideias sobre o Stalinismo de uma maneira muito fácil de compreender.

Camy 17/01/2021

Uma sátira inteligente e afrontosa, que segue várias décadas depois ainda fazendo história...
Bruna.Messias 17/01/2021minha estante
Amoooooo

"Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros" O IMPACTO DESSA FRASE MEU PAI

byanolv 01/03/2023

?Quatro pernas bom, duas pernas ruim.?
Não sei como descrever A revolução dos bichos. Me encontro extremadamente triste e impressionada com o livro. Nunca esperei uma leitura tão fluida e gostosa como foi. 5/5!
Anderson277 03/03/2023minha estante
Tenho o livro 1984,quero trocar pela revolução dos bichos. Tem interesse??

mrsllopes 25/03/2021

Fora de série
Insano como um cara escreveu esse livro em 1945 e o livro continua atemporal - e com certeza vai continuar por muito tempo. Insano. Clássico bom demais, leitura obrigatória pra todo mundo! Eu já tinha lido há uns anos (na época não tinha bagagem pra entender tudo), mas acho que é um livro pra se reler de tempos em tempos ?
Neto Alves 25/03/2021minha estante
Livro fantástico, realmente. Li ele a primeira vez janeiro, agora estou lendo 1984 e ele faz muito sentido, quase como um complemento, já que a ideia é a mesma