A Revolução dos Bichos

A Revolução dos Bichos George Orwell

Resenhas - A Revolução dos Bichos

gislele 27/03/2021

Simplesmente genial
Incrível, genial, sagaz, cirúrgico!!
Maravilhoso o que Orwell conseguiu trazer nessa sátira em forma de fábula! Entrou para a lista dos favoritos sem dúvida alguma!

Lais544 02/06/2020

Muito bem escrito
Um livro com uma narrativa muito gostosa, uma história muito bem contada e desenvolvida.

Um livro pequeno mas de uma magnitude enorme, não sei vocês mas eu sou daquelas que lê 3 livros no espaço de 2 dias, porém, este livro em si, me fez ler lentamente, demorando 2 dias pra lê-lo completamente, pela quantidade enorme de sátiras, "coincidências" e semelhanças com nossa realidade atual, embora ele tenha se espelhado em acontecimentos históricos do passado. O que o escritor quer nos passar, chega de forma clara e coerente.

Como pode um enredo formado por animais quadrúpedes nos representar tão bem!? Hahahaha

Pouco falei da história em si, mas é porque acredito que as melhores leituras vem dos livros que menos temos informações sobre.
Codinome 06/06/2020minha estante
Esse livro faz uma abordagem alegórica incrivelmente bem feita do marxismo, revolução russa e desdobramentos seguintes. Ponto auge da obra de Orwell e de seu alto valor literário encontrado quando combinava política e ficção.

Tuler 25/06/2020minha estante
"Um dia conseguiremos distinguir a diferença entre porcos e homens"
Nélson Jahr

Lais544 25/06/2020minha estante
Sim Codinome, é fascinante a facilidade que ele tem de emendar a história com a ficção..

Lais544 25/06/2020minha estante
Exato, Tuler.

Codinome 25/06/2020minha estante
Estou querendo ler muito o "1984" dele.

Vanessa.Benko 26/04/2020

Alguns bichos são mais iguais que outros
A capacidade de simbolismo desse livro me deixou fascinada. Escrito num contexto de comparação e críticas a URSS, o autor acabou por escrever um livro totalmente atemporal. A medida que avançamos na história é impossível não se deparar com situações de nossa atualidade, e até se assustar com as similaridades.
Um clássico obrigatório, que não adianta eu tentar explicar a sensação da leitura, pois como o próprio autor explica: ?se ela não falar por si mesma é porque fracassou?. Gostaria apenas de frisar o quanto fica claro que o conhecimento (e a busca dele) podem ser diferencial em promover a liberdade. E quanto a memória e consequentemente a história pode nos servir de lição em todos os sentidos. Se a sociedade tiver ?preguiça? de ler e buscar conhecimento e assim também deixar de registrar fatos para gerações futuras (e até para a presente, já que podemos ser convencidos de que ?não foi bem assim que aconteceu?) de nada adianta a luta por um mundo mais justo. E sempre haverá pessoas que usarão desse erro em potencial. ?Se ele disse, deve ser verdade?.
Patrick 12/05/2020minha estante
Realmente é uma leitura fascinante. Qualquer dia vou revisitar.

Maris.Lisse 10/10/2022

George Orwell, pseudônimo do jornalista Eric Arthur Blair, era um social-democrata crítico a Josef Stalin e ao stalinismo instaurado na Rússia. Revolução dos Bichos foi escrito entre 1943 e 1944, quando o Reino Unido se aliou à União Soviética para derrotar a Alemanha Nazista, e a idealização do livro veio das experiências do autor durante a Guerra Civil Espanhola. Dessa forma, percebe-se muito (ou quase tudo) da Revolução Russa nesse conto. Napoleão é o líder de todos, Sr. Jones representa a família czarina que é expulsa do ?reino?, Bola-de-Neve representa o Trotsky, Garganta o comandante dos discursos de Stalin (agente de extrema importância e relevância), e os demais animais representam a classe oprimida. A tomada de poder dos porcos representa os líderes que diziam ser a favor de regimes igualitários quando, na verdade, queriam apenas o poder concentrado.
O livro A Revolução dos Bichos é uma crítica aos regimes totalitários, especificamente o Soviético. O texto conta a história dos animais da Granja Solar, que estavam cansados de servir ao sr. Jones, assim provendo uma revolução com o fito de expulsá-lo e todos os humanos que lá viviam. Os ideais do Major eram puros, ideias que criticavam a concentração do poder e defendiam a igualdade de direitos, esse, então, pode ser visto como Karl Marx, que possuía belas teorias, mas não chegou a vê-las em prática. Após a morte do Major, a revolução aconteceu, e ditar as regras estava a critério dos porcos, porque eles se diziam os mais inteligentes e os demais animais ingênuos apenas concordavam. Nesse contexto, percebeu-se, ao longo dos capítulos, que as ideias de igualdade ditas pelo Major são diferentes daquelas impostas por Bola-de-Neve, Napoleão e Garganta, pois ao mesmo tempo em que todos os animais eram ditos iguais, os porcos sempre estavam em vantagem e no comando de absolutamente tudo. Dentro das questões do Animalismo, os porcos tentaram ensinar os demais bichos a ler, entretanto, a tentativa foi falha: alguns aprenderam mais ou menos, outros não faziam ideia. Isso, junto aos belos discursos do Garganta, foi um dos motivos que levou à submissão dos animais aos porcos, pois a qualquer momento os ludibriosos podiam alterar os mandamentos de acordo com o que fosse favorável para eles. Como mostra ao final da novela, após sucessivas distorções nos mandamentos, para afirmar a superioridade deles, os porcos mudam ?Todos os animais são iguais? para ?Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros?. Isso mostra as sucessivas mudanças da retórica socialista para justificar seus comportamentos e se manter no poder. Nessa mesma construção, Garganta mostra-se extremamente importante para o desempenho de Napoleão como líder, haja vista que os discursos eram preparados e propagados por ele, enquanto a função de Napoleão era apenas comandar. Cada vez mais os animais eram convencidos a trabalhar mais e as estatísticas sempre mostravam melhora, mas essa melhora nunca foi realmente vista. Ou seja, os animais eram convencidos e impostos sempre a trabalhar mais para benefício apenas dos líderes, como observamos na Revolução Russa.
Uma das pautas mais interessantes, e que vemos até a atualidade, é a relação entre analfabetismo e submissão. Porque até hoje isso é recorrente, uma vez que políticos prometem uma coisa ?X? e escrevem em pauta ?Y?, e maior ainda é o poder que eles têm de convencer essas pessoas de que aquele era o acordo e eles que não lembravam, assim como aconteceu diversas vezes a manipulação dos mandamentos para benefício dos próprios porcos.
RhD 10/10/2022minha estante
Esse livro é o brasil atual

Danilson.Silva 10/10/2022minha estante
Bah! Ótima obra ?

Whiten't 10/10/2022minha estante
Eu vejo o Garganta nos blogs ou rádios e TVs que espalham fake news e acabam convencendo uma galera ingênua de q branco é preto. Esse livro é um clássico, por isso é tão atual.

Mara 04/11/2022minha estante
visto.

Estelaa 19/05/2023

Tudo o que anda com duas pernas é inimigo
Bom, foi uma leitura pra escola ent n tem mt o que comentar. Eu n gosto muito de clássico ent n foi uma leitura prazerosa, mas eu confesso que a escrita do John Green é muito boa. Me disseram que 1984 era melhor ent quero ler :)
thaissmonteiro_ 19/05/2023minha estante
eu esperava mais desse, 1984 realmente é melhor

Manu 19/05/2023minha estante
1984 é bom demaaais
eu gosto do apêndice desse livro... é bom pra vc se situar na história..

Deco 16/01/2021

Absurdo !!!!!
Livro fantástico. Uma crítica severa aos regimes totalitários.

Jamilly 18/10/2022

O primeiro livro do Orwell que li
Eu ouvi esse livro em audiobook e acho que foi uma experiência a parte pois a narração estava ótima e eu mergulhei nesse universo criado pelo Orwell.
Eu já havia começado a ler 1984, mas acabei abandonando, pois não estava no momento para ler aquele conteúdo. Contudo, já naquela leitura, eu notei como a escrita do Orwell é irônica. Em A Revolução constantemente eu ficava fazendo ligações com a realidade em que vivemos e os plots e evoluções são sensacionais.
A gente já fica cativado com um universo em que os bichos se unem e se organizam e vão decaindo a medida que o tempo e as demandas se apresentam. O livro te provoca uma séria reflexão sobre jogo de poder, sobre injustiças, sobre controle de massas e por aí.
O tipo de livro que todo mundo devia ler uma vez na vida, ou mais.
Wellington.Pimente 18/10/2022minha estante
Aproveitando, indico os livros recentes do Guilherme Fiúza, como Fake Brazil, entre outros pois é uma leitura leve, cheio de ironias da situação atual que vivenciamos. Sobre o George Orwell, seus livros são distópicos, como no caso da A revolução dos bichos, mostrando sua hostilidade ao Stalinismo e por sua experiência no socialismo soviético, um regime que Orwell denunciou de forma ficcional nesse seu romance satírico. Eu gosto muito de escritores que usam da ironia para fazer suas denúncias.

Nado 08/02/2020

Todos deveriam ler
Este livro é uma leitura praticamente obrigatória a todas as pessoas. Os personagens da Granja do Solar dão uma lição de vida que há décadas se mantém atualizada.
Navi.Azuos 08/02/2020minha estante
Deste ano não passa de eu o ler.

Jorge 09/02/2020minha estante
Está entre os meus finais preferidos.

Smith 09/02/2020minha estante
Amo tanto esse livro

Tulio.bandeira 25/12/2020minha estante
Terminei ele. Adorei!

Debora.Faria 28/06/2021

Revolução dos bichos
Este livro me surpreendeu de uma maneira muito positiva, a maneira como o autor escreveu de forma leve e de fácil entendimento enquanto fazia um crítica importante sobre a sociedade da época.
Um livro sensacional e necessário.
Gabyz.z 28/06/2021minha estante
Preciso ler

Jhe 29/08/2021

Uma Analogia Animalesca
De fato, George Orwell estava a frente de seu tempo. Uma leitura extremamente prazerosa, principalmente para quem pega suas referências.
Assim como em 1984, Orwell e suas analogias (sobre o que de fato é um "governo" ditador/totalitário) são bem construídas e de fácil visualização para o leitor.
O Posfácio e Apêndices ajuda na contextualização dos fatores históricos em que o livro fora escrito.
Uma obra que deveria ser lida por todos que prezam uma real democracia.

Rachel 18/03/2021

Um livro antigo porém atual.
É de conhecimento de todos que esse livro é maravilhoso, porém quando você ler é possível sentir em cada linha a sensação de ler uma história muito bem feita e que te prende do início ao fim.
Não se trata apenas de um conto ou de um protesto referente ao sistema político, se trata de uma história que mostra que pessoas tiveram suas vidas afetadas de forma brutal por um sistema político e o mais interessante de tudo é ver que até hoje vivemos em um sistema tão cheio de furo e opressão quanto o do passado.
Beta 18/03/2021minha estante
???

Tammy 16/04/2020

Das coisas que mais gosto em livros são aqueles que despertam curiosidade. Esse livro acendeu a luz do aprendizado e da multiplicação do meu horizonte. É um livro aparentemente simples, de linguagem altamente acessível, porém com viés de interpretações esplêndidas. Aquele livro que vc fica bem pensativa ao terminá-lo.
Anderson 16/04/2020minha estante
Um dia eu ainda leio.