Papéis Avulsos

Resenhas - Papéis Avulsos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Paulinha - @ladaminhaestante 07/12/2020

Seleção de Contos
Papéis Avulsos nada mais é que uma reunião de contos de Machado, escritos quando fazia parte da Gazeta.

Ler as histórias de Machado não é algo que se possa fazer às pressas. A escrita é rebuscada, dada a época em que viveu e para melhor entender, aconselho um dicionário ao lado. É uma grande fonte de saber.

As mais diversas histórias são contadas neste volume e nelas podemos ver um pouco dos costumes da época, bem como as observações do escritor perante a sociedade, que sempre fez questão de esplanar em seus escritos.

Em Papéis Avulsos, tão bom quanto os contos selecionados, está um breve relato de sua vida, desde o nascimento ao falecimento, seus trabalhos, seu grande amor, Carolina, e seus escritos.

Uma leitura super válida.

NegrALANE 05/12/2020

Quanto tempo!
Quanto tempo não lia Machado de Assis. E quanto tempo me tomou essa leitura.
Coloquei esse livro na meta de leitura em razão de que estava na lista de leitura da UFRGS. Não me arrependo. Desde o Alienista até o último foram tantas histórias, todas com o jeito Machado de Assis de narrar. A linguagem dificulta às vezes a fluidez ao mesmo tempo que me faz pesquisar e aprender mais.
Devo dizer que pesquisei "boceta" citada em um conto e tive uma situação engraçada que Samuel me pegou com essa pesquisa na tela do computador, razão que exclamou, olha o que a garota pesquisa. Aqui estou eu - inspirada pela capacidade de Machado de narrar o ordinário e parecê-lo extraordinário - narrando meus próprios episódios.
Enfim, registrar esse sentimento. Essas memórias...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6