Papéis Avulsos

Machado de Assis

Resenhas - Papéis Avulsos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

claudio 19/07/2019

Que Tal um filme ou uma Peça de Teatro.
Estre livro demonstra que se tais contos fossem convertidos em filme ou peça de teatro a compreensão de alunos 2º grau seria muitíssimo mais fácil e prazerosa. Pois a limitação esta na gramática antiga e no contexto histórico ,também bem antigo, se alguém conseguisse preservar tais coisa, porém dando uma abordagem nova que conseguisse fazer as pessoas hoje intenderem seria maravilhoso. Atenção pessoas das artes!

Patrick 20/11/2019

A psicologia em Machado
Lembro de um conto dele, não recordo o nome, em que ele escreve sobre um homem que se comprazia com o sofrimento alheio, e lembro de como o seu personagem me chamara a atenção. Aqui, em Papéis Avulsos, o conto Verba Testamentária, é uma descrição excelente de um sujeito narcisista, distúrbio que me interessa muito e creio ser muito importante - devia haver muitos à epóca dele - um sujeito que despede o próprio cozinheiro em razão de uma excelência na arte culinária que, aos seus olhos, obscura-lhe a sua imagem. Não conheço muito de Machado pra falar mais sobre ele, mas em se tratando de narcisismo, Verba Testamentária e Nuit #1 da Anne Èmond servem como ótimas introduções não-didáticas ao tema,

Procyon 03/08/2021

Um breve comentário a respeito da coletânea
Nesta série de contos, o autor traz aspectos humanos de forma demasiado irônica - criticando, muitas vezes, a sociedade da época (só da época...). Dentre esses contos, o seu mais famoso, "O Alienista", se faz aqui presente - criticando o tratamento da loucura. A "loucura'', essa, tão expressa em todos os personagens, até mesmo o sr., dr., médico dos alienados, Simão Bacamarte. Machado aqui questiona a eficiência dos manicômios, explora a personalidade dissimulada e oportunista de políticos, além de trazer outras questões bastante interessantes. ''Afinal, quem era louco: o que julga a loucura ou o que é julgado?''

Além disso, há também ''A teoria do medalhão'' - que traz uma conversa, até mesmo hilária, entre pai e filho, com crítica ácida e extremamente atual -, ''Na arca'' - demonstrando a coragem do autor de envolver, de forma alegórica, personagens bíblicos -, ''O espelho'' - ''transcendendo a essência humana'', com o monólogo do personagem Jacobina (haja vista a ironia do próprio nome), onde o autor critica a superficialidade das relações e impressões externas -, além de vários outros textos. O autor, brilhantemente, consegue trazer discussões ainda muito atuais, por meio da ironia, e até mesmo do cinismo, de forma avassaladoramente excepcional.

P. H. de Aragão 11/08/2020

Quem aliena o alienista?
Minha experiência prévia com Machado de Assis foi devido ao ensino médio e vestibulares. Na época não odiei (tanto), e com certeza também não morri de amores.

Retornando agora, por conta própria e com mais maturidade, consigo enxergar toda a habilidade do autor que eu não tive condições de encontrar antes, por conta da minha idade, interesses, repertório na época, etc.

Papéis Avulsos contêm doze narrativas extremamente críticas e satíricas. E Machado recrimina e faz rir com elegância e sutileza únicas.

O Alienista
Sem dúvida o melhor e mais aprofundado texto do livro, até por conta da extensão – é uma noveleta e não um conto. Traz metáforas poderosíssimas e questionamentos cáusticos sobre a sociedade e seus costumes, o poder impermanente e a relatividade de tudo.

Teoria do Medalhão
Conselhos de pai para filho. Um conto completamente irônico, mas que paradoxalmente faz pensar sobre a real validade de algumas afirmações.

A Chinela Turca
Uma das histórias mais engraçadas do livro, mas não aprecio muito o final anticlimático clichê (talvez na época não o fosse?).

Na Arca
Mescla a grandiosidade de uma narrativa mitológica com a simplicidade de um causo de esquina.

D. Benedita
Talvez uma desforra do autor para com uma pessoa, ou várias, devido à característica oscilante da protagonista? Tem um quê de Charles Dickens.

O Segredo do Bonzo
Uma narrativa hermética e metafísica que parece precursora das obras de Borges.

O Anel de Polícrates
O protagonista deste conto faz tudo, e por isso mesmo não faz nada. Uma bela lição para os nossos tempos de imediatismo – e aparentemente, a cultura “memeira” já dava as caras dois séculos atrás.

O Empréstimo
Mais uma história bastante engraçada e ainda contêm esta pérola: “Está morto: podemos elogiá-lo à vontade”.

A Sereníssima República
Cônego Vargas, o Doutor Moreau das metáforas.

O Espelho
Possui uma discussão interessante sobre identidade, mas não me agrada muito de maneira geral. Parece que está tentando emular Álvares de Azevedo ou Poe, mas aborta a narrativa a meio caminho.

Uma visita de Alcibíades
Em termos humorísticos faz par com A Chinela Turca. Mas tem o enredo e o efeito melhor planejados e executados.

Verba Testamentária
Um testamento e a encomenda de um caixão para encerrar o livro. Ah, a ironia machadiana...

Resumindo: recomendo Papéis Avulsos para leitores maduros, de qualquer idade, que queiram refletir e dar aquele risinho de escárnio à sociedade – que infelizmente parece não ter evoluído grande coisa nos últimos cento e poucos anos, se é que o fez.

Nota 9/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Laura 21/08/2020

Papéis avulsos
Leitura bem complexa acompanhada de uma quase ressaca literária. Aiaiai... esse Machado de Assis...

Sandrinha 30/08/2020

Papéis Avulsos
Gostei muito de papéis avulsos de Machado de Assis. Livro de doze contos; um melhor que outro. Já tinha lido, o alienista e o espelho,mas li novamente porque adoro ler tudo que escreve. Machado de Assis é um ótimo observador.

NegrALANE 05/12/2020

Quanto tempo!
Quanto tempo não lia Machado de Assis. E quanto tempo me tomou essa leitura.
Coloquei esse livro na meta de leitura em razão de que estava na lista de leitura da UFRGS. Não me arrependo. Desde o Alienista até o último foram tantas histórias, todas com o jeito Machado de Assis de narrar. A linguagem dificulta às vezes a fluidez ao mesmo tempo que me faz pesquisar e aprender mais.
Devo dizer que pesquisei "boceta" citada em um conto e tive uma situação engraçada que Samuel me pegou com essa pesquisa na tela do computador, razão que exclamou, olha o que a garota pesquisa. Aqui estou eu - inspirada pela capacidade de Machado de narrar o ordinário e parecê-lo extraordinário - narrando meus próprios episódios.
Enfim, registrar esse sentimento. Essas memórias...

Paulinha - @ladaminhaestante 07/12/2020

Seleção de Contos
Papéis Avulsos nada mais é que uma reunião de contos de Machado, escritos quando fazia parte da Gazeta.

Ler as histórias de Machado não é algo que se possa fazer às pressas. A escrita é rebuscada, dada a época em que viveu e para melhor entender, aconselho um dicionário ao lado. É uma grande fonte de saber.

As mais diversas histórias são contadas neste volume e nelas podemos ver um pouco dos costumes da época, bem como as observações do escritor perante a sociedade, que sempre fez questão de esplanar em seus escritos.

Em Papéis Avulsos, tão bom quanto os contos selecionados, está um breve relato de sua vida, desde o nascimento ao falecimento, seus trabalhos, seu grande amor, Carolina, e seus escritos.

Uma leitura super válida.

Line 30/12/2020

Uma viagem no tempo
Esse livro tem muitos contos interessantes e gostosos de ler, alguns difíceis e quase inacessíveis por conta do tempo e da linguagem.

Mas a forma que Machado escreve é tão atemporal e genial que não me resta dúvidas: algum destes contos vão fisgar você! Ele, não à toa, é um dos maiores escritores de todos os tempos.

Os meus preferidos foram, o clássico ?O alienista? e o ?Uma visita de Alcebiades?. Com destaque para ?A chinela turca? e ?A arca?.

Vale a pena conhecer o lado contista de Machado! recomendo!

Vanderley Batista 11/02/2021

Meu escritor favorito
Ler os contos de Machado é sempre um deleite. Quem ainda não experimentou dessa leitura que não perca mais tempo!

Gui Mendes 05/03/2021

Gênio
Virou clichê falar isso mas mesmo assim, é inacreditável o quando Machado de Assis continua atual. Mesmo com contos e histórias "bobos", consegue passar algum tipo de reflexão e prender o leitor, coisa difícil. Machado de Assis é genial e eterno.

@meunomee_lauracanal 15/03/2021

Vestibular da UFRGS obrigada
Se não fosse leitura obrigatória, talvez eu não lesse Machado tão cedo na minha vida, mas meu deus ele era genial??? A ironia desse homem me faz achar que nos daríamos muito bem e a forma como ele tece críticas através de metáforas que ele teria muito a me ensinar. Inclusive porque alguns dos contos eu só consegui entender pesquisando sobre

Rômulo Carvalho 12/05/2009

Fascinante
Livro do grande gênio, um pouco diferente dos outros , que relata a vida da sociedade da época muito bem. Tem-se também uma opinião a frente daquela de sua época no conto " A sereníssima República " , um livro escrito no Brasil Império, e que demonstra a atual democracia brasileira. Sem contar os outros contos como " o Alienista " , " Uma visita de Alcebíades "e " a Chinela Turca " , que são surpreendentes !!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6