Papéis Avulsos

Machado de Assis

Resenhas - Papéis Avulsos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Melissa.Casagrande 24/10/2021

''Foge a tudo que possa cheirar a reflexão, originalidade, etc., etc.”
Todos os contos apresentam forte ligação com a atualidade, em conjunto com uma grande dose de ironia. Machado nunca decepciona. Meus contos preferidos: O alienista, Teoria do medalhão e O segredo do bonzo.

Marianne 21/09/2021

Isso de estudar sempre,sempre,não é bom,vira o juízo.
Aquele jeitinho de escrever de Machado de Assis, contando histórias aparentemente bobinhas, mas sem precisarmos analisar muito conseguimos ver a intenção delas. São contos divertidos de ler.

" Voltou ansiosa, namorada do livro, tão namorada que abriu as folhas, jantando, e leu os cinco primeiros capítulos naquela mesma noite." ( pg 81)

"O sono dava-me alívio, não pela razão comum de ser irmão da morte, mas por outra." (pg 127)

david andriotto 12/08/2021

recebi essa indicação de uma professora e não poderia ter-me feito mais feliz. que obra!

um ranking não numerado:

a sereníssima república;
o alienista;
a teoria do medalhão;

e nossa todos os outros

João 09/08/2021

Papéis Avulsos - Machado de Assis
Terceira coletânea de contos do Machado e primeira da sua fase realista.
Os contos são muito bons e sempre trazem uma crítica social/política de forma velada.
De forma geral, gostei bastante do livro.

Arthurito 04/08/2021

Muito Bom!!!
Gostei da maioria das historietas que tinha, as minhas favoritas foram as das aranhas, a da D. Benedita, a do grego (essa foi a melhorkkkk)
recomendo o livro, embora algumas histórias sejam meio entediantes as outras fazem valer muito a pena a leitura

Procyon 03/08/2021

Um breve comentário a respeito da coletânea
Nesta série de contos, o autor traz aspectos humanos de forma demasiado irônica - criticando, muitas vezes, a sociedade da época (só da época...). Dentre esses contos, o seu mais famoso, "O Alienista", se faz aqui presente - criticando o tratamento da loucura. A "loucura'', essa, tão expressa em todos os personagens, até mesmo o sr., dr., médico dos alienados, Simão Bacamarte. Machado aqui questiona a eficiência dos manicômios, explora a personalidade dissimulada e oportunista de políticos, além de trazer outras questões bastante interessantes. ''Afinal, quem era louco: o que julga a loucura ou o que é julgado?''

Além disso, há também ''A teoria do medalhão'' - que traz uma conversa, até mesmo hilária, entre pai e filho, com crítica ácida e extremamente atual -, ''Na arca'' - demonstrando a coragem do autor de envolver, de forma alegórica, personagens bíblicos -, ''O espelho'' - ''transcendendo a essência humana'', com o monólogo do personagem Jacobina (haja vista a ironia do próprio nome), onde o autor critica a superficialidade das relações e impressões externas -, além de vários outros textos. O autor, brilhantemente, consegue trazer discussões ainda muito atuais, por meio da ironia, e até mesmo do cinismo, de forma avassaladoramente excepcional.

Marcus 16/07/2021

Depois desses contos, fico ainda + ansioso para os romances
"Avulsos são eles, mas não vieram para aqui como passageiros, que acertam de entrar na mesma hospedaria. São pessoas de uma só família, que a obrigação do pai fez sentar à mesma mesa."

Gostei muito e ri mais do que esperava lendo esses contos. Machado, usando sua ironia, retrata os brasileiros de forma quase absurda de tão realista.
O Alienista, Teoria do Medalhão, D. Benedita, O Segredo do Bonzo, O Anel de Polícrates e Verba Testamentária estão entre os melhores, mas acho que O Espelho é o meu favorito.

"? Em primeiro lugar, não há uma só alma, há duas...
? Duas?
? Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... Espantem-se à vontade; podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica. Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir."

gabie 27/11/2021

Papéis Avulsos
Essa coletânea do Machado só mostra o quão genial e incrível ele era. Com contos atemporais e universais, eles se encaixam em qualquer contexto.

@meunomee_lauracanal 15/03/2021

Vestibular da UFRGS obrigada
Se não fosse leitura obrigatória, talvez eu não lesse Machado tão cedo na minha vida, mas meu deus ele era genial??? A ironia desse homem me faz achar que nos daríamos muito bem e a forma como ele tece críticas através de metáforas que ele teria muito a me ensinar. Inclusive porque alguns dos contos eu só consegui entender pesquisando sobre

Gui Mendes 05/03/2021

Gênio
Virou clichê falar isso mas mesmo assim, é inacreditável o quando Machado de Assis continua atual. Mesmo com contos e histórias "bobos", consegue passar algum tipo de reflexão e prender o leitor, coisa difícil. Machado de Assis é genial e eterno.

Vanderley Batista 11/02/2021

Meu escritor favorito
Ler os contos de Machado é sempre um deleite. Quem ainda não experimentou dessa leitura que não perca mais tempo!

Line 30/12/2020

Uma viagem no tempo
Esse livro tem muitos contos interessantes e gostosos de ler, alguns difíceis e quase inacessíveis por conta do tempo e da linguagem.

Mas a forma que Machado escreve é tão atemporal e genial que não me resta dúvidas: algum destes contos vão fisgar você! Ele, não à toa, é um dos maiores escritores de todos os tempos.

Os meus preferidos foram, o clássico ?O alienista? e o ?Uma visita de Alcebiades?. Com destaque para ?A chinela turca? e ?A arca?.

Vale a pena conhecer o lado contista de Machado! recomendo!

Paulinha - @ladaminhaestante 07/12/2020

Seleção de Contos
Papéis Avulsos nada mais é que uma reunião de contos de Machado, escritos quando fazia parte da Gazeta.

Ler as histórias de Machado não é algo que se possa fazer às pressas. A escrita é rebuscada, dada a época em que viveu e para melhor entender, aconselho um dicionário ao lado. É uma grande fonte de saber.

As mais diversas histórias são contadas neste volume e nelas podemos ver um pouco dos costumes da época, bem como as observações do escritor perante a sociedade, que sempre fez questão de esplanar em seus escritos.

Em Papéis Avulsos, tão bom quanto os contos selecionados, está um breve relato de sua vida, desde o nascimento ao falecimento, seus trabalhos, seu grande amor, Carolina, e seus escritos.

Uma leitura super válida.

NegrALANE 05/12/2020

Quanto tempo!
Quanto tempo não lia Machado de Assis. E quanto tempo me tomou essa leitura.
Coloquei esse livro na meta de leitura em razão de que estava na lista de leitura da UFRGS. Não me arrependo. Desde o Alienista até o último foram tantas histórias, todas com o jeito Machado de Assis de narrar. A linguagem dificulta às vezes a fluidez ao mesmo tempo que me faz pesquisar e aprender mais.
Devo dizer que pesquisei "boceta" citada em um conto e tive uma situação engraçada que Samuel me pegou com essa pesquisa na tela do computador, razão que exclamou, olha o que a garota pesquisa. Aqui estou eu - inspirada pela capacidade de Machado de narrar o ordinário e parecê-lo extraordinário - narrando meus próprios episódios.
Enfim, registrar esse sentimento. Essas memórias...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6