O Clube do Filme

O Clube do Filme David Gilmour

Resenhas - O Clube do Filme

Carol Dantas 08/07/2015

Fantástico
Este livro é fantástico. Conta a história de um menino de dezesseis anos, Jesse, que se cansa de estudar e desiste da escola. Seu pai aceita sua decisão, mas com uma condição: que o filho assista com ele a três filmes por semana. Jesse concorda, e seu pai começa a educá-lo por meio das sessões de cinema. Eles assistem desde "Pulp fiction" até "O exorcista". E esses encontros acabam mudando a vida de Jesse. Eu fiquei muito feliz com o final. É bem legal.

Louie 12/12/2009

Resenha: O Clube do Filme (The Film Club) – David Gilmour
"O Clube do Filme", de David Gilmour, conta a história do próprio autor em seu papel de pai, uma situação muitas vezes difícil, como ele mesmo mostra.

Apesar de ser algo muito aflitivo, ele narra o crescimento do filho de uma maneira simples, sóbria, e sem excesso de sentimentalismo. Ele expressa suas preocupações e sentimentos com poucas palavras, sem que isso comprometa o entendimento, sempre utilizando exemplos de sua vida e, claro, de filmes.

Além das preocupações naturais de pais de filhos adolescentes, David ainda tem de lidar com as conseqüências de uma escolha ousada: concordar que seu filho deixasse a escola, desde que assistisse três a filmes por semana com o pai, ou seja, continuar em casa, recebendo uma educação, apesar de tudo. Isso cria uma relação muito sincera entre eles, deixando bem claro que se amam e se respeitam, acima de tudo.

David praticamente conversa com o leitor, falando de maneira tão clara e direta que emociona. E mostra, no final, que fez um ótimo trabalho no que diz respeito à educação de seu filho.

---

Louise

Gabriela Paulino 29/07/2020

O relacionamento de um pai com seu filho adolescente, história escrita a partir de vivências reais do autor. Dá ao leitor uma aula sobre o cinema, e de quebra várias indicações de filmes interessantes. Me incomodei um pouco com algumas das atitudes de Jesse, mas nada que tenha impedido a leitura.

Emanuel 30/11/2009

O "Clube do Filme" é um bom livro, de leitura fácil e vocabulário pouco rebuscado. É interessante ver o a forma como David e Jesse relacionavam-se, os valores utilizados na educação um tanto quanto peculiar ministrada pelo pai e o modo como o adolescente se tornou adulto e adquiriu consciência da realidade.

No entanto, antes de ler a obra, imaginava que seria outro o tratamento em relação aos filmes. No enredo, acabam sendo meros coadjuvantes, e muitos são apenas citados, sem mesmo que o autor detalhasse o porquê de incluí-lo em sua lista. Dessa forma, as resenhas cinematógraficas não são as melhores possíveis, tornando-se até chatas em alguns trechos. Também senti falta de alguns clássicos, como "Laranja Mecânica" ou algum do Almodóvar.

Mas, para uma leitura despretensiosa, vale a pena!

Luiz Sérgio 30/06/2015

Pra quem gosta de ler e filmes
Não cresci em uma lar com muitas referências nas áreas de cinema, muito menos literatura, então sempre dependi do meu faro e sorte. Para minha sorte este livro cruzou meu caminho em uma época em que eu me apaixonava cada vez mais por cinema então este livro caiu dos céus.
David Gilmour narra um período da sua vida muito difícil. Não digo pelo financeiro, mas sim pelo familiar. Ele descreve com clareza a dificuldade de criar seu filho. Ajudar seu filho com problemas típicos da adolescência como garotas e drogas.
O grande foco é no fato de seu filho Jesse abandonar a escola e aí vem O Clube do Filme, assistir três filmes com o pai por dia. David sendo escritor e também crítico apresenta uma sequência de filmes que além de ilustrar a vida dele com o filho também estimula o leitor procurar o filmes.
O mais marcante pra mim foi a conclusão do Jesse com o filme Instinto Selvagem (rs). Um filme que mostra de maneira crua, como se estivéssemos dentro do consciente do David sua relação de pai e filho e um prato cheio para amantes do cinema.

P.S. no livro David menciona que o filho tem uma banda Corrupted Nostalgia que existe mesmo. A banda tem até um clipe no YouTube onde uma das namoradas do Jesse aparece, Chloe a.k.a. BITCH

site: https://www.youtube.com/watch?v=Gr7XUYp2mIM

Ka. 26/01/2010

ótimo!
Li em dois dias. Muito bonitinho. A história é simples mas prende a atenção do leitor.É tocante a relação de pai e filho e ainda mais a mudança que a gente consegue notar no decorrer do clube do filme.
Recomendadíssimo

Bruno Dantas 16/08/2010

Resenha Particular
Data de início da leitura: 13/08/10
Data de término da leitura: 16/08/10

Ao término da leitura pensei duas coisas:
1- Queria ter tido um pai como o David. Alguém que amasse cinema e, principalmente, gostasse e conhecesse essa arte, para treinar meu olhar, audição e visão para as grandes obras cinematográficas.
2- Espero um dia chegar a ter, ao menos, um pouco do conhecimento de David, para ser um pai como ele é. Não somente em relação ao "clube do filme", mas também ser um bom pai em todos os momentos, ter o discernimento do que falar na hora certa de falar.

Uma leitura fácil e gostosa do relacionamento de um pai com seu filho, usando o cinema para estreitar esse laço de amor.

casteloale 22/02/2022

Livro Autobiográfico
Nesse livro temos alguns relatos do David Gilmour sobre sua relação com seu filho, que está indo de mal a pior na escola.

David Gilmour começa a se preocupar com isso e acaba dando a opção de seu filho não frequentar mais a escola, com a condição de que ele assistisse a três filmes por semana com ele.

David escolhe então filmes aclamados pela crítica e tenta ensinar tudo que sabe sobre cinema para seu filho de 17 anos.

Com relatos sobre sua relação pessoal com o filho, a ex mulher (mãe de seu filho) e a esposa atual, mesclando com relatos da vida pessoal de seu filho Jesse, que acaba passando por relacionamentos conturbados.

Gostei da leitura, sou grande fã de biografias, mas esperava mais desse livro. Gostei da parte dos filmes e da lista com os títulos, mas achei que o autor poderia ter focado mais na relação dele com o filho e menos nos relacionamentos conturbados do filho.

No geral até que gostei da sensação de nostalgia que o livro traz, como se algo durante nossa vida tivesse se perdido em algum lugar, caído no esquecimento e simplesmente não pudéssemos mais resgatar, assim como David não podia resgatar a juventude de seu filho que, a medida que crescia, se tornava mais independente.

felipebeiragrande 05/01/2016

Pai & Filho
Trouxe muita nostalgia e saudade daquele tempo em que eu e meu pai alugávamos quilos de fitas VHS e passávamos o fim de semana vendo e conversando sobre quase todo tipo de filme.

Sandrita 18/03/2010

Para cinéfilos
Gostei do livro. Boa escrita, boa narrativa...
Para amantes de filmes, é uma ótima indicação de leitura. Dá vontade de sair assistindo a todos os filmes citados no livro, prestando atenção nos comentários que o autor faz sobre cada um deles.
Vale a pena!

Carlos Nunes 11/06/2017

Leitura leve e gostosa
Vi esse livro há algum tempo em uma livraria, e pela resenha da orelha me pareceu interessante. Agora tive a oportunidade de ler o ebook, e gostei muito. Leitura leve e divertida, não sei se chega a ser considerado como literatura juvenil, mas a leitura é bem fácil, gostosa e leve. Narra a história (real) de um jornalista de meia-idade e seu relacionamento com o filho adolescente. Com problemas na escola, o pai sugere trocar o ensino convencional por sessões de filmes, que aos poucos vão dando lições ao garoto. Parece mais profundo do que é na realidade. Mas, com isso, os laçoes entre os dois vão se estreitando, a confiança aumentando, o pai vai acompanhando o amdurecimento do filho, suas desilusões amorosas, e com isso questionando sua própria vida. Mas a maior qualidade do livro está nas dicas de filmes, que cobrem toda a história do cinema, dos clássicos de Hollywood ao cinema noir, Itália, França... Todos os gêneros, e é muito interessante ver a reação do garoto a muitos deles. Não é um livro memorável, marcante ou clássico (acho que nem é a pretensão), mas uma leitura leve, rápida e muito gostosa.

lukaum.freak 22/10/2015

A parte boa do livro ter sido escrito por um jornalista especializado na sétima arte é a verdadeira aula que o livro se transforma em vários momentos nos apresentando curiosidades sobre alguns dos grandes clássicos do cinema, mas a maior lição deixada no relato biográfico de Gilmour está em enxergar a possibilidade de se estreitar relações familiares e até mesmo educar um adolescente usando a cultura como alavanca.

Resenha completa: http://bit.ly/1MUNATC

site: http://bit.ly/1MUNATC

Andie 26/06/2021

Queria nunca ter lido... Para ler "de novo".
Excepcional. Uma lição para a vida. É certamente um dos meus livros favoritos. Mistura literatura e cinema numa história muito delicada e sensível sobre laços de família e um amor incondicional de pai e filho sem clichês toscos. Os cinéfilos de plantão vão amar!

Anica 13/07/2009

O Clube do Filme (David Gilmour)
O Clube do Filme é uma história sobre um pai que ao ver o filho odiando a escola resolve oferecer para o garoto a opção de largar os estudos, e não precisar trabalhar nem pagar aluguel, desde que assistissem juntos pelo menos três filmes por semana. Então que eu achava que David Gilmour era o cara do Pink Floyd (e é), mas o autor do livro é um outro David Gilmour, jornalista canadense.

Enfim, a verdade é que eu acho que o charme do livro não é a relação dele com o menino Jess (embora tenha lá alguns bons momentos, especialmente quando estão falando de mulheres), mas as impressões/apresentações de Gilmour sobre os filmes que passará para o filho. Alguns dos filmes dos quais ele fala eu nunca vi, e com um parágrafo só ele fez com que eu ficasse morrendo de vontade de assistir, só para ter uma ideia.

E quando ele fala dos que eu já vi, como por exemplo O Iluminado, aí fica ainda mais legal. Ele chama atenção para alguns detalhes daqueles que você pensa que só você tinha prestado atenção (ou só você adorava). Ou quando ele começa a falar de Beatles e o filho adolescente obviamente não dá a atenção que ele gostaria, você meio que se enxerga no narrador. Acho que é o equivalente ao Frenesi Polissilábico do Nick Hornby, mas para cinema.

Como contra só vejo um pouco de açúcar demais na parte da relação pai e filho. Sei que é necessária, afinal o livro é sobretudo sobre isso, mas em alguns momentos a pieguice é meio constrangedora, digamos assim. Ainda mais quando ele vai descrever não só a relação dele com Jess, mas com a esposa e a ex. De qualquer modo, não é nada que estrague o livro, que deve com toda certeza encantar o pessoal que curte cinema.