O Clube do Filme

O Clube do Filme David Gilmour

Resenhas - O Clube do Filme

Pimentinha 26/08/2021

Um livro bom,apesar de ficar entediante em algumas partes.O enredo se perde nas confusões amorosas do filho do protagonista.Mesmo assim compensa pelo conhecimento de cinema do mesmo!

lucas 19/03/2010

Muito ruim
A premissa do livro, de falar sobre filmes, é apenas uma desculpa para contar uma história totalmente entediante e patética sobre a vida de 2 pessoas totalmente desinteressantes.... chatíssimo

Só nao dei nota 0 pelas referências a bons filmes... só isso... nada que uma passada em sites de filmes como o omelete nao resolva ... fujam

renisbau 07/09/2014

Meh
Se esse livro tivesse uma história menos irritante e quase insuportável, ele teria sido muito melhor. A relação do autor com o filho é irritante demais, e isso pode ser porque eu estava lendo sobre essa relação e não a vivendo, mas isso não tira da minha cabeça o quão ridículo eu acho que ela é.

O tempo que eu dediquei lendo esse livro só não foi jogado fora, porque foi realmente interessante e até legal quando o autor resolvia falar sobre os tais filmes.
Vanildo 24/10/2014minha estante
Disse tudo. Como pai ele tem um bom gosto pra filmes.

Peterson Boll 29/12/2014minha estante
Acabei de escrever isto na minha resenha. Os comentários sobre os filmes são magistrais, mas a história do pai/filho é isto mesmo que você escreveu: insuportável. Parece redação de Ensino Médio, e nem das melhores.

Sandra Rosa 18/07/2021

Estudar é bom!
Infelizmente não foi como esperava!

O início é bem empolgante você se envolve com a luta de um pai pra não perder o filho pro mundo. Mas vai ficando tedioso com o passar dos anos da narrativa.
Ponto positivo: Tem ótimas dicas de filmes e livros.
Ponto negativo: em muitos momentos há diálogos machistas.

Ronilson5 30/04/2023

Clube? Que clube?
Eu criei uma conta no Skoob só pra falar mal desse livro, um dos piores q já li. Só não é o pior pq as sugestões e comentários sobre filmes é até pertinente, mas eu poderia ter lido um artigo/matéria rápido sobre filmes que poderia ter sido mais eficiente. Livro gira em torno de um adolescente EXTREMAMENTE piegas e o fica o tempo inteiro focado em relacionamentos amorosos adolescente do garoto. Uma pataquada sem fim!! White People Problem purinho!! Sem contar outras observações já comentadas como misoginia e permissividade, para as quais nem havia me atentado tanto. Sinceramente: LIXO!!

Victor 18/01/2010

Parece que, de acordo com o fluxo da estória, David Gilmour começa a escrever menos como um crítico de cinema e mais como um romancista. É como se, de quando em quando, ele visitasse as primeiras páginas e percebesse o que estava faltando. Ou como alguém que tenta entrar numa piscina num dia de inverno, que primeiro encosta o pé na água, depois afunda até as canelas e, minutos mais tarde, está dando saltos mortais para a parte mas funda.
Creio que as pessoas que não gostaram do livro deixaram a decepção de não encontrar a sugerida profundidade sobre o assunto "filmes" turvar a simplicidade da narrativa (sem ser fraca) e o divertimento que ele é capaz de proporcionar. Eu mesmo achei que iria encontrar longas análises sobre alguns de meus filmes favoritos, mas me contentei com os breves comentários, comparações com a vida real e atenções a detalhes descritos por Gilmour. Afinal de contas, pra buscar referências MESMO, existem livros mais específicos como o próprio "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer". Sendo assim, "O Clube do Filme" é como comprar uma bala de morango e sentir gosto de framboesa. Não é o que você de fato esperava, mas é bem parecido e você acaba aproveitando sem ficar insatisfeito. Aliás, o livro é doce como a própria bala.

Laryssa 17/01/2024

Filmes
Eu tenho esse livro desde 2013 mas nunca conseguia terminar esse livro, porque a leitura não me prendia. Dessa vez coloquei como meta terminar e confesso que fluiu mais a leituras. Mesmo as indicações dos filmes sejam muito boas e eu gostar um pouco da descrição da relação de pai com o filho ( achei outras coisas muito sem noção e até muito permissivas que no meu ponto de vista não seria o melhor) mas foi o meu primeiro livro autobiográfico e foi uma experiência totalmente diferente.
5/2024

Vitão 07/09/2009

Livro "B" para filmes "A"
Clube do Filme é um livro irregular. Conta a história da relação do autor com seu filho problemático (para os padrões do autor).

A narrativa é simples e não possui momentos de brilho. A filmografia que permeia o livro é interessante (apesar de focar as produções americanas).

David Gilmour faz um livro extremamente pessoal (e ainda completa com parentêses tudo o que pode ter ficado aberto).

A visão do autor canadense é restrita. Problemas pequenos, como paixões juvenis e pequenas crises financeiras, são exageradamente dramatizados.

Ao menos o livro é curto, e pode ser lido em pouco tempo.

Fer Paimel 01/01/2021

Um pouco entediante
A premissa do livro é legal, mas o enredo não é bem desenvolvido (para meu gosto)... a história é um pouco repetitiva e os problemas que tanto atormentam um dos personagens parecem bem superficiais. Algumas passagens legais, outras frases bem escritas, mas ainda assim não recomendaria a leitura. Li porque ganhei o livro de presente.
Daniel.Azevedo 03/01/2021minha estante
O guitarrista do pink floyd?

Fer Paimel 03/01/2021minha estante
Kkkkkkk não é o mesmo, o do livro é canadense

Daniel.Azevedo 03/01/2021minha estante
Ata, achei estranho

Fer Paimel 03/01/2021minha estante
Kkkkkk

marcelo.batista.1428 01/11/2020

Geralmente eu escolho um livro segundo alguma referência que tenho dele ou do autor. Esse livro escolhi numa ida ao sebo. Na capa estava escrito: Um pai. Um filho. Três filmes por semana. Parecia estimulante o tema parental e sua relação com algo que adoro: filmes. Mesmo assim, fui para a leitura sem grande expectativas. E assim a leitura se iniciou, e foi gostoso, uma leitura despretensiosa para um livro que parecia despretensioso também. Mas com o passar das páginas o livro se tornou, para mim, o acompanhar da vida romântica de um adolescente de uma forma um tanto melodramática. O que não é algo muito prazeroso para mim.

DomFarias 25/07/2017

O Clube do Filme, se você quer um livro sobre cinema, vai ficar decepcionado.
O enredo é interessante, um pai que percebe que o filho não está feliz com a escola e propõe uma educação mínima por meio de filmes.
Você acha que deu certo?! O livro é tão superficial que não mostra de forma clara quais as consequências desta decisão...
O livro é repetido, mais do mesmo, só muda os filmes assistidos, às vezes, nem isso: pai, filho, filme, conversas sobre relacionamento puxadas pelos dramas adolescente do filho.
A relação de pai e filho é de uma camaradagem que chega a causar desânimo... Não mostra uma revolta vigorosa, não mostra a relação sem papas na língua...
Fiquei decepcionado por não haver uma discussão, uma posição firme do David; consequências sobre o pacto quebrado por várias vezes por Jesse...
O Clube do Filme tem um bom enredo, mas mostra de forma rasa e medrosa uma relação de muita amizade entre pai e filho. OS filmes são detalhes, e somente detalhes para protagonistas que não souberam aproveitar a cena. Livro de sessão da tarde.
Thiago 16/05/2019minha estante
Ufa, achei que era só eu

felipebeiragrande 05/01/2016

Pai & Filho
Trouxe muita nostalgia e saudade daquele tempo em que eu e meu pai alugávamos quilos de fitas VHS e passávamos o fim de semana vendo e conversando sobre quase todo tipo de filme.

Ka. 26/01/2010

ótimo!
Li em dois dias. Muito bonitinho. A história é simples mas prende a atenção do leitor.É tocante a relação de pai e filho e ainda mais a mudança que a gente consegue notar no decorrer do clube do filme.
Recomendadíssimo

lukaum.freak 22/10/2015

A parte boa do livro ter sido escrito por um jornalista especializado na sétima arte é a verdadeira aula que o livro se transforma em vários momentos nos apresentando curiosidades sobre alguns dos grandes clássicos do cinema, mas a maior lição deixada no relato biográfico de Gilmour está em enxergar a possibilidade de se estreitar relações familiares e até mesmo educar um adolescente usando a cultura como alavanca.

Resenha completa: http://bit.ly/1MUNATC

site: http://bit.ly/1MUNATC