O Clube do Filme

O Clube do Filme David Gilmour

Resenhas - O Clube do Filme

Peterson Boll 29/12/2014

Duas faces
De fato são dois livros: um é o do crítico de cinema, que maravilhosamente descreve seus filmes prediletos com paixão, não com a tradicional frieza técnica da crítica cinematográfica. Neste ponto, o livro é magistral (sua descrição de "Encurralado" do Spielberg chegou a me arrepiar). O outro livro é o do escritor, e nesse ponto ele é muito fraco. A história de superação paternal-filial é repleta de licenciosidades poéticas melodramáticas e até mesmo juvenis (no mau sentido), a um ponto que chega a irritar. O pior é que chega em um ponto em que esta história domina o livro e os filmes resenhados praticamente desaparecem. Uma pena. Se Gilmour escrevesse um livro só falando sobre os filmes, estaria na minha prateleira de casa.

Marília 08/08/2013

Decepção
Estava com muita expectativa em ler o Clube do Filme, como cinéfila fiquei desapontada, David Gilmour abre muito pouco espaço para falar dos filmes, e a maioria são os figurinhas carimbadas, aqueles que todo mundo sabe que, se você quer ser um cinéfilo que se preze, tem que assistir. Algumas curiosidades supérfluas de diretores e atores, nada muito interessante e que a maioria não saiba. O que mais irrita é o estilo de narrativa, que beira a pretensão, mas fingindo ser um pobre mortal. A maneira como descreve o filho chega a doer o estômago de raiva, pensei seriamente em parar a leitura logo no início, mas insisti, porque pensei: quem sabe não haja comentários de filmes realmente bons, não que os que ele citou não sejam. Enfim, fiquei decepcionada, acho que todos os cinéfilos que leram ficaram assim. Uma pena!

luizmerino 10/05/2010

Um pai. Um filho. Três filmes por semana.
Um pai, David Gilmour, desempregado e sem saber o que fazer para seguir sua vida.

Um filho, Jesse, de 15 anos e sendo sempre reprovado na escola e na vida, um garoto perdido e despreparado.

Com isso vem a idéia do pai de fazer uma proposta para o filho.
" Você pode sair da escola e ficar sem trabalhar e sem pagar aluguel, desde que assista toda semana a três filmes escolhidos por mim, e comigo. "

Assim surgiu o Clube do filme.

Nesse clube, David Gilmour tenta mostrar ao seu filho, lições sobre a vida e também o prazer de assistir a grandes filmes onde ao término podia debater com o filho questões baseadas no que assistiam e também questões sobre a vida de Jesse.

Confesso que gostei bastante do relacionamento de David e Jesse, suas conversas sobre amores, bebidas, tristezas e drogas. Um relacionamento baseado na confiança de um filho sobre seu pai, dizendo tudo o que vinha a mente e pedindo ajuda quando precisava. Provavelmente me identifiquei muito com essas partes do livro, por algo que eu nunca tive com meu pai e sentir o prazer de uma relação familiar como essa é algo verdadeiramente satisfatório para mim.

Os filmes que o livro relata por sua vez, são filmes incríveis que deveria estar na lista de todo cinéfilo. Como por exemplo Casablanca, Interlúdio ( os 2 com a sensacional Ingrid Bergman ), O poderoso Chefão 1 e 2, Lolita ( 1997 ), Cães de aluguel, Psicoce, Amores expressos, Assim caminha a Humanidade entre outros muitos.

O livro mostra também a história de alguns diretores como Alfred Hitchcock, Steven Spielberg e o sempre espetacular Clind Eastwood. Também cita atores famosos como Marlon Brando, James Dean, Ingrid Bergman, Jack Nicholson entre outros...

É um livro rápido e fácil de se ler. Não quer dizer que isso faça o livro ter pouco conteúdo. Ao contrário.

Recomendadíssimo, principalmente para quem gosta de filmes.

Ana Cristina 30/01/2010

Gostei do livro. Eu achava que o livro abordava mais os filmes, mas ao contrário é muito mais sobre a relação de um pai com seu filho adolescente, e suas escolhas do que uma análise crítica de filmes.

A relação entre David e Jesse é muito saudável, e muito difícil de se encontrar nos dias de hoje.

Vale a pena uma conferida.

Renata 06/01/2011

Uma liinda² historia de amor entre um pai e filho.. leitura facil e envolvente é uma pena que tenha terminado ^^

Resenha no meu blog: http://makesandbooks.blogspot.com/2010/10/o-clube-do-filme-david-gilmour.html

Onde vivem as histórias 23/09/2015

Resenha O clube do filme
Se você é um cinéfilo assumido com certeza terá uma boa experiência com esse livro que é repleto de curiosidades e análises de grandes produções do cinema mundial. David Gilmour, autor do livro, é um jornalista e escritor canadense, e construiu sua carreira como crítico de cinema. Decidiu escrever suas experiências durante certo período com seu filho Jesse, um jovem de 15 anos que não sabe o que esperar da vida.

O livro é narrado em primeira pessoa e começa com David relatando uma fase difícil que estava passando. Beirando aos 50 anos, sem emprego fixo e com uma quantia de dinheiro limitada para se sustentar por um tempo determinado, ele se sentia incomodado com a situação do filho. Jessie além de não gostar de estudar também não mostrava interesse em trabalhar ou sequer pensar no seu próprio futuro. O jovem mostrava-se oposto a conversar com o pai sobre seus sentimentos ou qualquer área da sua vida. Percebendo a falta de interesse do filho, David então faz uma proposta ao garoto: ele não precisaria ir à escola nem trabalhar, desde que jamais se envolver com drogas e assumisse um compromisso com o pai de assistirem juntos a três filmes por semana. Já que recebendo uma educação tradicional ele não mostrava resultados, assistir e discutir sobre obras cinematográficas seria a única forma de educação que Jessie receberia dali por diante, formando entre eles o clube do filme.

Continue lendo no blog

site: https://ondevivemashistorias.wordpress.com/2015/09/03/resenha-o-clube-do-filme-david-gilmour/

Fernanda2086 04/12/2014

Pra quem gosta de cinema
Esta é a história de um pai, buscando alternativas para educar seu filho adolescente desinteressado da escola. O garoto pode deixar a escola, mas deve assistir a três filmes por semana com seu pai. Sem reclamação, sem desculpas, sem mimimi.
Através do Clube do Filme, ambos se surpreendem com o desenvolvimento da relação entre os dois.

Faz ótimas indicações de filmes, com comentários ricos sobre suas melhores cenas, diretores e elenco.
A sensibilidade do pai nos momentos difíceis do filho em seu "mundo adolescente" e o seu empenho em ser pai e amigo são tocantes.

Nice 29/08/2010

Tem boas indicações de filmes, principalmente alguns clássicos ( pra quem coleciona, sempre é uma boa pedida ), fora isso achei um pouco chato.

Eveline.Florencio 22/06/2014

O Clube do Filme
Como sou uma cinéfila incorrigível quando vi este livro precisei urgentemente ler-lo é bem escrito é foca no relacionamento de pai e filho que assistem 3 filmes por semana juntos. Só achei que em alguns momentos faltou falar mais dos filmes.
Peterson Boll 29/12/2014minha estante
De fato, acho que só deveria ter sido comentado os filmes. A historinha "papai querendo salvar o filhinho e lhe mostrar a vida" é enjoativa e entediante.

Roseli 17/08/2013

Um agradecimento inusitado...

'E, é claro que sem o amor e o suporte de miha mulher, Tina Gladstone, eu não sei o que seria deste livro, e de mim.'

pag 232

.:*Mandy*:. 20/01/2010

Há muito tempo não lia um livro que me cativasse tanto. A ponto de torcer pelo Jesse, ter raiva da Rebecca e coisas do gênero.
David Gilmour conseguiu me conquistar pelo jeito com que ele lida com as palavras.

Raphael 14/01/2010

O clube do filme, do pai e do filho
Ex-crítico de cinema, David Gilmour (que não é o guitarrista do Pink Floyd) está desempregado e, como se não bastasse, vê seu filho Jesse, de 15 anos, ter tanta afinidade com a escola quanto tem um ateu com a igreja. O pai propõe ao jovem que, sim, ele pode abandonar as aulas, desde que assistam, juntos, três filmes por semana. Jesse aceita. O desenrolar das sessões é contado por David em O clube do filme.

O autor admite, em tom franco, que não sabia aonde chegaria essa tática de descabelar os pais mais ortodoxos. E o livro é conduzido de tal forma que o leitor não tem a menor ideia no que o “clube” vai se desdobrar. Será que Jesse se tornará um crítico de cinema (se fosse um filme, este talvez fosse o desfecho mais óbvio)? Um bandidão? Um PhD em Astrofísica? Só se descobre seu futuro na última página.

Mas no que Jesse se transforma após o “clube do filme” é secundário. O mais importante é o relacionamento entre pai e filho no período da experiência, que se torna profundo de uma maneira que seria impossível se David estivesse empregado e se Jesse frequentasse a escola diariamente.

O cinema foi a aliança que uniu pai e filho em época tão difícil da vida de ambos. Porém, menos pelos filmes em si, mais pelos momentos em que passaram juntos.

Foi graças ao “clube” que David descobriu as questões que afligiam Jesse, fontes de recordação de sua própria juventude e que lhe possibilitaram se aproximar tanto de seu filho. As angústias do jovem são bem semelhantes às de qualquer adolescente, e é isso que torna O clube do filme bem prazeroso: o livro trata de um pai e um filho adolescente que conseguem se entender, trocar ideias, serem respeitoso um com o outro… serem amigos. São duas pessoas comuns vivendo uma relação que é tão incomum hoje em dia mas, ao mesmo tempo, tão genuína.

Ah, e subjacente a tudo, um passeio pelo cinema, com comentários técnicos e afetivos de David Gilmour sobre os filmes exibidos. Para quem curte, as observações funcionam como cimento entre os tijolos que compõem a verdadeira história de O clube do filme.

(Texto publicado em http://www.butucaligada.com.br/2010/01/14/o-clube-do-filme-do-pai-e-do-filho)

Gustavo 16/01/2014

Poderia ser melhor....
O livro seria muito bom se o autor focasse mais nos filmes do que nos romances do seu filho. Algumas vezes eu tive vontade de abandonar o livro, principalmente nos diálogos no estilo "Pai, será que ela me ama ainda?". Dou três estrelas pois foi uma leitura válida, o autor trás uma lista de filmes válidas e conta algumas histórias e curiosidades a respeito de alguns filmes. Não foi como eu espera, achei que o autor indicaria os filmes e falaria o porque da escolha ou qual seria a importância do filme para a educação do seu filho. Mas como eu disse, vale a leitura.

Estela 11/01/2010

Ótima narrativa. Especialmente para amantes do cinema. Para quem não gosta e não conhece nada sobre filmes, pode se sentir um pouco entediado...

Mas é sempre especial poder sentir a forma como os pais vêem o crescimento de seus filhos.

O medo de errar ou de dizer algo errado...

Gilberto 07/01/2013

quem lê esperando informações extras sobre filmes, produções e tudo mais vai se decepcionar feio. nao é um livro sobre cinema, é um livro sobre a relação entre pai e filho, e como o cinema os aproximou. eu amo esse livro