O Lorde Supremo

Resenhas - O Lorde Supremo

Dea 22/12/2013

...final decepcionante...
Thais 21/03/2014minha estante
A trilogia inteira foi, puro marketing enganoso...

Leandro 14/06/2014minha estante
Confesso que o primeiro livro me deixou bem animado quanto a trilogia. Entretanto os dois livro que se seguiram acabaram com toda essa excitação. Devo concordar com você, um final decepcionante!

Jessica.Berger 08/08/2021

Bom mas poderia ter sido melhor
No geral, o livro é bom, e continuo achando a história muito interessante, a ponto de me deixar nervosa quando as coisas davam errado, e nossa senhora, como as coisas deram errado nesse livro!
Dito isso, não gostei muito desse final, uma das coisas que mais valorizo em uma história é o seu desenvolvimento, quando as coisas acontecem com o famoso efeito dominó que leva a história a algum lugar no final, e senti que da metade do livro pra frente, talvez pra caber no tanto de páginas que o livro deveria ter, a autora acabou forçando algumas coisas que, pra mim, pareceram que aconteceram do nada, e isso me deixou um pouco desanimada, já que estava gostando tanto da história. Um exemplo dessa observação foi o relacionamento, que eu estava até torcendo para que acontecesse, porém passou de um mero "hm será que?!" a amor da vida dela em o que, dois capítulos? E a revelação da última página foi muito sem propósito, na minha opinião.
Outra coisa que me irritou bastante (durante toda a saga, mas principalmente aqui) foi o tamanho da burrice dos magos do clã para lidarem com as coisas, assim como no final das contas eles resolveram tratar a pessoa que era o único motivo do clã ainda estar de pé.
Senti também que nem tudo foi respondido e terminamos sem saber como ficaram alguns personagens.
Enfim, gostei bastante da saga, mas esse final não atendeu as expectativas criadas durante as leituras anteriores.

andy_Pendiuk 07/07/2023minha estante
Li esse livro faz mais de 5 anos e até hj não superei esse final kkkkk

emmeline_ 08/07/2023minha estante
então, fiquei me mordendo de raiva kkkkkkk, poderia ter sido melhor

Carol 01/11/2023minha estante
Terminei esse livro essa semana e tô com essa sensação, kkkkkk, me bate uma tristeza do nada, quando lembro do final do livro

emmeline_ 01/11/2023minha estante
Simmm, eu odiei o final kkkkkkkk q raivaaaaaa

Swellen 02/04/2016

Sonea levantou os olhos para ele e sentiu uma estranha mistura de medo e respeito. Ele havia matado muitas vezes... - Volte para suas lições agora, Sonea. Minha favorita não cabula aulas.

Sonea abaixou os olhos e concordou com a cabeça. - Sim, Lorde Supremo. p.119

O Lorde Supremo - A trilogia do Mago Negro III - Trudi Canavan
Confesso que nem sei bem o que comentar a respeito desse livro.

Ele possui várias cenas com diversos personagens, que o Lorde Supremo e Sonea acabam não tendo tanto foco como seria esperado para o casal principal de um enredo;
Há muitas cenas de lutas e ação que chega até ser um pouco confuso no quesito "visualização", imaginação das cenas;
E o romance de Akkarin e Sonea é tão sem graça, sem aprofundamento, tão frio...
Enfim, levei quase 3 semanas para encontrar ânimo para ler as últimas 50 páginas e pensei seriamente em não finalizá-lo. Mas, percebi que se eu já tinha lido 550 páginas do terceiro livro da série, pq não ler as 50 últimas, né? Não gostei muito da trilogia, e muito menos do final. Faltou detalhes significativos para se apaixonar pela leitura e pelos personagens principais.

Não sou de dar notas avaliativas aqui, mas esse com certeza receberia:

Dih 09/01/2014

Leiam!!!
Estou arrasada! Deus do Céu, terminei o terceiro livro e estou arrasada!

Normalmente não faço resenhas de sequências para evitar dar spoilers sobre a história que se desenrola. Mas os volumes dois e três do Clã dos Magos é um tanto superior ao primeiro volume e seria injusto não deixar um novo registro aqui já que fiz uma crítica ao primeiro livro.

O meu outro motivo é que, obviamente, estou me sentindo órfã por ter acabado a leitura e o final um tantinho inesperado, apesar de muito marcante, acabou comigo! Precisava compartilhar isso, tive de segurar o choro... Trudi Canavan, no fim, conseguiu superar minhas expectativas com os dois últimos livros. Como falei na minha primeira resenha, os personagens são muito carismáticos e valeu muito a pena conhecê-los, mesmo estando arrasada.

Eu não quero dar spoilers, mas já que comecei a resenha (e o spolier) devo continuar. No segundo volume, Sonea começa a vida como aprendiz e tem de enfrentar um bullying pesado. O tal do Regin, o mentor do bullying, é o “cão chupando manga”. Como se não fosse o bastante, o suposto vilão, Akkarin, acaba descobrindo que Sonea sabe mais do que devia e a toma como aprendiz deixando Rothen desolado. Mas a garota é bem poderosa e decide enfrentar os dois problemas.

No terceiro volume, nossa pequena "favelada" ganha a confiança do vilão. Akkarin é meu personagem favorito desde o primeiro volume, acho que isso não é mais segredo, não é a toa que adorei o último livro. Nele é possível conhecer toda a história do marcante "vilão" e um pouco mais, descobrir as máculas do passado de guerras do Clã. Entre elas, o confronto com o povo de Sachaka que ainda deseja vingança e poder (pelo menos uma parte dele).

Pronto, fiz tudo que pude para não me aprofundar na história e estragar as surpresas. Foi uma leitura muito grata e acho que escrever aqui, no Skoob, pode me ajudar a me recompor. A autora Trudi Canavan definitivamente ganhou uma fã. Recomendo demais a trilogia, aproveitem e tentem não chorar no final! :~~
Dih 09/01/2014minha estante
Vixe...quando a gente atualiza o texto os comentários somem? Não sabia, fui fazer uma correção de um erro de digitação e sumiu tudo! Foi mal gente :P (não faço mais).

Suzana 09/01/2014minha estante
Meu Deus, acabei de ler O Lorde Supremo e estou de coração partido! Fiquei um pouco revoltada com o final, mas espero que eu o aceite depois que o efeito passar haha. Chorei muito, estou desolada :'( Mesmo assim, o livro valeu muuuito a pena! É ótimo! Adorei sua resenha!

Dih 10/01/2014minha estante
Obrigada! Vc viu que tem mais uma sequência da história, ne? Uma que parece focar na vida do filho deles, Lorkin...Mas ainda não tem tradução e, depois da morte lá, to meio triste rsrsrsrs Acho que ainda não tenho disposição pra sequência, preciso me recompor.

GeorgesKV 11/01/2014minha estante
Estou com você nessa Dih, tenho 2 livros que ganhei de natal, "Protocolo Bluehand: Zombies" e "Branca dos Mortos" e não estou pronto para ler nenhum deles ainda, não estou pronto para deixar Sonea e Akkarin irem, mesmo com a possibilidade de ler o Ambassador's Mission em ingles não vai ter Akkarin né hehe. Fiquei triste em saber que ela nao pretende lançar mais livros nesse universo. :/

Suzana 12/01/2014minha estante
Nossa, não sabia que há outra sequência :o Eu também tô esperando o meu luto acabar, rs. Mas fiquei bastante curiosa! Vamos ver no que vai dar, né

Dih 13/01/2014minha estante
Pois é, GeorgesKV, não tem mais Akkarin. Não é mais a mesma coisa. Mas, depois que o luto passar, espero ter de volta a disposição para ler a sequência... Tb me sinto um pouco curiosa com relação ao filho deles.

Ester 08/02/2014minha estante
Terminei o livro há 3 dias e estou "de luto" ainda... Não consegui abandonar Sonea, Akkarin, Rothen e todos os outros. Fiquei arrasada com o final mas, mesmo assim, o livro é simplesmente fantástico.

Dih 19/03/2014minha estante
Saudades de uma leitura como essa... Se bem que a Filha da floresta está no mesmo nível.

~Cristina. 30/01/2014minha estante
De fato, foi um final irrisório o de Akkarin. Concordo com tudo o que você disse, ele poderia ter guardado nem que o mínimo de força que se manteria vivo pelos 5 segundos seguintes em que Sonea matava os ichanis. O mesmo disse que não aguentaria perder uma segunda amada em sua frente, no entanto, não hesitou em se sacrificar desnecessariamente e deixá-la sozinha. Francamente... Esperava mais desse final.

Leonardo 12/02/2014minha estante
Concordo, mas todo estoria é sim, sempre algo q poderia ser melhor, acho até que é a ideia para poder ter discussão. Acredito que o epilogo deveria ser mais longo, tinha muita coisa para esclarecer, como ficaram os ladrões, como esta a relação de Kyralia e Elyne e Sachaca cheio de magos negros até o Rei. Vale a pena ler.

Bit 20/01/2021

Escolhas e consequências
O Lorde Supremo, último livro da trilogia do mago negro, faz uma continuidade a história cada vez mais emocionante, repleta de intrigas, mistérios, inimigos, aliados, magia, segredos, revelações e aventuras, de Sonea, a aprendiz de maga que há um tempo atrás, se descobriu possuir um grande potencial a magia, mas por sua origem das favelas, é rejeitada pelo clã, mesmo que este tenha aceitado-a e prometido ensiná-la a utilizar magia. Neste último volume, Sonea continua seus estudos como aprendiz enquanto se depara com um dilema que mudará definitivamente seu posicionamento no clã e sua vida, ao ser reivindicada como protegida do lorde supremo Akkarin. Este livro nos faz questionar sobre o que é o mal e o bem, se a magia em sí pode ser má e obscura, ou se o mago que a possui faz dela assim, o que é certo e errado, e até que ponto se pode atravessar esses limites estipulados por si ou a sociedade, e até que ponto o ser humano pode estar disposto a ir para proteger quem ama; será que algo continua sendo mal, mesmo quando é utilizado nas melhores das intenções? Matar alguém é aceitável quando se torna a última forma de defesa? Desolar uma terra inteira e com isso prejudicar todo um povo mesmo os inocentes, apenas para garantir que este não se erga mais, é mesmo a melhor forma de garantir segurança ao seu povo? E por último, deixar mães, pais, avós e crianças morrerem de fome na miséria das favelas, recusando ajudá-los, deixando-os fora da segurança e conforto da cidade, tratando todos como lixo, como inferiores e criminosos, faz algum bem?
São todas questões triviais que nos acompanham durante todo o livro, e cabe a nós leitores, afirmarem se foram respondidas ou não.
O último desta trilogia foi para mim o mais emocionante e surpreendente de todos, mesmo com o fim que acabei me decepcionando un pouco. Gostei muito como a história se desenrolou e as revelações feitas me instigaram mais ainda a leitura. Não fiquei muito satisfeita com o final do livro, achei que foi mal concluído, com várias pontas soltas, perguntas não respondidas que eram ao meu ver, essenciais, ou que ao menos me deixaram curiosa para saber. Esperava mais também da cena final da batalha que foi muito rápida e fácil, sem muita da emoção e surpresa que vêm de um bom fim. Mas o livro nos traz muito a reflexão de que mesmo quando é tantas vezes rebaixadas e desprezadas, as pessoas ainda podem ser capazes de gentilezas e coragem, mesmo por aqueles que tinham tudo para odiar, e que quando se faz alguma má escolha na vida, é muito provável que esta venha lhe assombrar depois, seja você um criado, ou um rei, a única diferença é que esta desição não acabará afetando apenas a você mesmo, mas com o peso da coroa a responsabilidade de todo um reino, poderá afetar mais de um povo, milhares de pessoas, talvez até, o mundo inteiro.

Sabrina 24/03/2024

Esperei 24h para digerir melhor a história e poder escrever algo decente. Mas já sinto que isso não vai acontecer kkkkkkkk. Sem dúvida alguma, o terceiro livro é o melhor da saga! Empolgante do início ao fim e fez a trilogia valer a pena, visto que o primeiro livro te deixa em dúvidas se vc vai exercer sua paciência e dar chance pra uma história incrível se desenvolver... É nítida a evolução de tudo, dos personagens, da história, da ambientação, parece que a autora deu um salto aqui. Sobre o final? Foi e não foi o que esperava. É uma situação clichê, mas um clichê que não esperava. Akkarin me conquistou mais do que eu imaginava e me peguei pensando nesse personagem várias vezes após o fim da história... Dêem uma chance para essa autora australiana e seu mundo mágico!

ingridrad 14/03/2022

Comecei essa trilogia há anos, então confesso que fui ler o terceiro sem lembrar claramente de muita coisa.
Achei incrível como a autora conseguiu manter todos os ?vilões?, e criando um plot mais complexo, como se esses antigos confrontos fossem só a base para o que realmente importava.
Eu estava amando muito tudo, estava dando 5 estrelas e achei que seria meu primeiro favorito do ano, torci até para um romance que não estava esperando de forma alguma. Porém, o grande final mesmo me deu uma desanimada, não achei que entregou tudo o que era necessário, e acabei achando que foi tudo resolvido fácil de mais, principalmente contando com sacrifícios ao longo do caminho. E o epílogo não acrescentou nada positivo a esse final, foi só mais uma coisa colocada ali de forma meio displicente.
Recomendo essa trilogia sim, embora tenha achado o final decepcionante, a construção do universo e mesmo dos personagens e da história é bem interessante, e acho que deveria inclusive ser mais falado.

Fernanda 03/08/2021

Resenha
No livro 2 Sonea e mais dois magos guardam um segredo que eles consideram terrível, Sonea então ganha um novo tutor, o Lorde Supremo.

Sonea começa a ter uma vida apenas de estudos, o pouco de entusiasmo que ela estava tendo ela perde, a vida entra no "automático", ela se sente presa a um segredo...até que...esse segredo começa a ser revelado com mais detalhes para ela, esse segredo envolve o Lorde Supremo.

Sonea pensa que a decisão do Lorde Supremo querer ser tutor dela é uma forma dela não revelar o grande segredo, mas não é bem assim não... depois de muitos meses, Lorde Supremo começa a revelar a ela certos "pontos", começa a mostrar para ela o verdadeiro motivo de ter algumas atitudes.

Mas nesse ponto da história surge a dúvida: qual será o verdadeiro lado da história? O lado de Sonea e mais os dois magos que descobriram um fato terrível e que juntos chegaram numa conclusão específica, num julgamento que eles acham que é certo ouuu o lado que envolve a explicação dada pelo Lorde Supremo? Julgaram o Lorde Supremo de maneira errada ou ele é um excelente ator que consegue fazer Sonea começar a pensar diferente?

Nesse livro há muitos acontecimentos intensos, fortes, guerras, julgamentos, luta, revelações, amor surgindo entre personagens...e um final de emocionar.

Confesso que precisei ler várias vezes o final, não esperava por ele e me deixou com um aperto no coração, hehehe. Repito o que eu disse na resenha anterior: quem gosta de aventura, tem que ler, quem gosta de fantasia...não pode deixar passar essa história.

Livro favorito, trilogia toda na lista de livros favoritos meus. Recomendadíssimo!!

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/03/resenha-o-lorde-supremo.html

George 02/10/2015

...e morreu
Final decadente para fechar um história que teve início muito bom.

Não sei se pela necessidade de lançar logo o livro ou por falta de talento da autora, mas o final deixa muitas pontas soltas, transforma personagens inteligentes em burros e acaba de uma forma previsível e sem graça. :/
Rhay 17/11/2015minha estante
Pois é.... tive a impressão que não foi ele quem escreveu esse livro. A escrita é muito diferente do 1º livro. O final é completamente jogado, e personagens que vc amava passam a ser chatos e desinteressantes, a protagonista que era pra ser simplesmente F*** nesse último livro está no mesmo nível que no livro anterior. Triste final para algo que tinha começado muito bem!

Renata 13/10/2016minha estante
"...e morreu" kkkkkkkkkkkkk exatamente o que pensei em relação a esse final.

Carol 01/07/2020minha estante
Concordo com você 100%!!! Nossa, foi esse livro que me ensinou o que é "ressaca literária", chorei tanto com o final, mas tanto, que fiquei deprê vários dias e se eu refletia muito sobre o livro, eu chorava mais kkkkkkkkkkkkkkkk
Nunca vou engolir a morte do Akkarin em prol de uma arena de treinos e ela ter engravidado, ter que viver em "isolamento" por ser uma maga negra, tudo isso aos 19 anos... Akkarin teve uma vida sofrida, acho que merecia um final melhor....

Monica 28/03/2015

Acho que não encaro uma sequencia de mortes tão espetacular assim desde Harry Potter... é muito frustrante, mas eu amei esse livro. No começo parece um pouco monótono, mas depois o amor pelos personagens fica tão grande que chega a doer quando eles sucumbem.
Tati 17/05/2015minha estante
Acabei de ler, e até o momento ainda não aceitei umas das mortes,realmente não esperava, mas tirando esse fato amei esse livro.

Irinia Zachello 08/05/2020minha estante
Nao deviam ter matado o Akarin... Não devia ter deixado Sonea grávida... E o romance dela om Dorrien? esse foi o pior livro da triologia...