O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Vic 21/05/2020

Divertido mas segue a fórmula
A trilogia é bem escrita e nos diverte enquanto lemos, só acho que a história segue a mesma fórmula: garota pobre que descobre que tem poderes. Pra mim não é problema, mas pra quem busca algo mais original talvez seja. E acho o romance meio sei lá, estranho.

Mariana Destacio 13/03/2021

Surpreendente
Será que algum dia vou parar de sentir um vazio quando termino de ler uma trilogia? Tanto tempo com todos os personagens.. e simplesmente acaba. Gostei muito dessa, e não fazia ideia de como me apeguei a eles.
Esse último livro tomou caminhos inesperados. Confesso que torci o nariz pra algumas partes, principalmente o início do livro.
A grande luta final não foi tão espalhafatosa quanto eu pensava, mas não foi uma luta convencional, onde os protagonistas roubam a cena e ganham milagrosamente contra todas as possibilidades. Foi uma luta lenta, árdua, onde cada personagem pagou um preço alto e contribuiu para o resultado final.
Acho que todas as pontas se fecharam, e ainda assim ficou espaço pra eu ficar pensando como será a vida deles daqui pra frente. Com certeza, se tivesse um outro livro depois desse eu leria por pura curiosidade. A história em si terminou, mas gostaria muito de ver a vida deles depois. Sonea mudou pra sempre a vida do Clã, e gostaria de ver toda essa evolução.
Mas, só me resta sonhar, especular e indicar a leitura pra quem quiser se aventurar.
Jaine 13/03/2021minha estante
Já tentei ler essa trilogia diversas vezes, mas sempre a leitura não flui no primeiro livro e paro... a leitura é boa o suficiente para eu me esforçar mais, na sua opinião?

Mariana Destacio 13/03/2021minha estante
Sim, eu acredito que vale o esforço. Eu me senti entediada nesse primeiro livro também. Aquela fuga que nunca mais terminava... Mas pro final desse livro vc já consegue ter um vislumbre da história que virá e que só vai ganhar força total na metade do segundo livro. Como a gente vê quase tudo pelo ponto de vista da Sonea, ficamos muito mergulhados mas emoções dela.. ela vai amadurecendo com o tempo com esse processo pode ser entediante mesmo. Mas achei que a história compensa, e os outros personagens também.

João 08/12/2022

O melhor
Esse aqui conseguiu ser melhor que os dois anteriores com muita ação, muitas revelações muita magia e lutas, muita coisa aconteceu nesse livro a Sonea sempre se superando o Akkarin se revelando alguém totalmente diferente do que pensavam e sendo essencial na salvação do clã, o final me chocou um pouco não queria que isso tivesse acontecido, mas fiquei muito feliz com a notícia da Sonea no epílogo, que mulher incrível essa viu, dps de tudo ela encontrou um propósito de vida em usar a magia para ajudar as pessoas que vivem no lugar de onde ela veio, essa garoto sofreu muita coisa mereceu essa última boa notícia

Eu achei essa trilogia maravilhosa, li em um tempo muito mais curto do que eu imaginava pq me prendeu muito e eu não conseguia parar de ler enquanto não sabia o que aconteceria nós próximos capítulos kkkkk, com certeza vou reler essa trilogia um dia

Desnorteada 06/01/2024

O último livro da trilogia tem muitas falhas.
A autora, assim como no 2 livro, foi muito repetitiva nas palavras e também relembrando o que aconteceu no livro 2. Toda hora a Sonea tinha uma treco no estômago.
A estória só começa mesmo no capítulo 6.
Depois, não sei o que houve, ela saiu matando uma galera dos personagens conhecidos. E o final foi bem mais ou menos.

Laura Hanauer 22/03/2014

(Antes que você pense em começar a ler essa resenha deve estar ciente de que esse livro me destroçou de uma maneira inimaginável, nota-se que terminei de lê-lo no domingo e, depois de uma semana, ainda estou me lamentando pelos cantos por causa desse livro demoníaco que torrou o que restava da minha sanidade. Nota-se também que estou refazendo essa resenha porque a primeira que fiz ficou tão aleatória e cheia de sofrimento que não se parecia com uma resenha, mas sim com uma carta de suicídio, então, se eu me exaltar de qualquer forma saiba que é porque este livro não é de Deus, mas sim do demônio e que sou uma pessoa muito sentimental no quesito livros e... Ah!!! Você entendeu!)

O primeiro pensamento do leitor ao pegar O Lorde Supremo nas mãos é esse é o último livro da trilogia... o que será de mim quando termina-lo?, subentende-se que o leitor já começa a leitura com um sofrimento mudo entranhado no coração, e esse sofrimento só vai aumentando conforme as páginas vão passando até o leitor sentir uma necessidade urgente de sair gritando e arrancando tufos de cabelo... Ou, talvez, isso só tenha acontecido comigo.

Em A Aprendiz, Sonea vira a favorita do Lorde Supremo o que, levando em conta o que ela sabe sobre ele, é uma tortura, mas isso muda em O Lorde Supremo pois Akkarin decide se abrir com Sonea e revelar o porquê de ele usar magia negra e precisar ameaça-la para que esse segredo continue em segredo.

Só posso dizer que esse segredo envolve magos negros de Sachaka que acabam descobrindo que o Clã já não mais utiliza magia negra, mas que, pelo contrário, a condena, e tomados por um desejo de vingança, decidem que essa é uma oportunidade perfeita para tomar o Clã e assim toda Kyralia, fazendo com que os kyralianos paguem pelo o que aconteceu na guerra entre Kyralia e Sachaka, muitos anos atrás.

Assim sendo, Sonea começa a ver Akkarin com novos olhos e, apesar de tudo o que aconteceu, ela se vê nutrindo sentimentos por ele, os quais nunca pensou que sentiria por alguém. Além disso, Sonea acaba decidindo que prefere aprender magia negra e ter uma chance de salvar sua cidade e todos aqueles que ama do que não fazê-lo e ver tudo aquilo com que se importa ser destruído.

Hesitante, Akkarin resolve treiná-la, mas seus planos vão por água abaixo quando uma ichani (maga negra de Sachaka) cria um plano para incriminar Akkarin por uso de magia negra, fazendo com que o Clã resolva por exila-lo até terem provas de que a história contada por ele é verdadeira, e, como não poderia deixar de ser, Sonea opta por ir junto e ambos acabam tendo de sobreviver em território sachakano até que o Clã os chame de volta e lhes dê a oportunidade de ajuda-los na guerra que está por vir.

Eu não achava que podia amar um personagem tanto quanto amei o Akkarin nesse livro. Admito que nos livros anteriores, apesar de sentir uma enorme curiosidade sobre ele, sentia um pouco de antipatia graças ao seu comportamento horrendo para com a Sonea e o Rothen, mas isso mudou em O Lorde Supremo e antes que eu pudesse evitar me vi ansiando pelos capítulos dele e tendo convulsões a cada fala dele. Se apaixonar por um personagem fictício [SPOILER ALERT] que acaba m@o3#r4$$r%%e¨6n¨d¨¨$o no final [/SPOILER ALERT] é uma das piores coisas que poderiam acontecer com uma pessoa. Sinto que preciso de terapia...

Ao contrário dos livros anteriores, esse teve muito mais ação. Vemos o Akkarin e a Sonea tendo que se virar em Sachaka e também temos a oportunidade de vê-los lutando com magia, o que ficaria incrível numa tela de cinema... Também vemos todo o trabalho dos Ladrões que se empenham para ajudar Akkarin contra os ichanis e sim, o Cery está no meio disso e, apesar de ele só ter aparecido uma vez em A Aprendiz, nesse livro ele foi um dos personagens cruciais para o desfecho da história, o que me encheu de orgulho.

Mas se teve uma coisa que me irritou a ponto de me fazer gritar com o livro foi o Clã. Como podem ser tão estúpidos? Sinceramente, foi uma decepção, mas deu até pra entender. O Clã é cheio de preconceito e velhos babões que acham que estão seguros com sua magia, quando na verdade não estão e acabam não vendo isso, o que quase os fez serem eliminados pelos ichanis. E se fossem seria bem feito!

Graças a isso o Clã sofreu perdas que doeram no meu coração, sem falar que a cidade de Imardin quase virou uma ruína no final do livro, mas de qualquer modo eles aprenderam a lição... Pelo menos é o que eu espero.

Outra coisa que não me agradou não chegou a me irritar, mas era como uma mosquinha me importunando, entende? foi o romance entre o Akkarin e a Sonea. Apesar de ter surtado com cada fala fofa do Akkarin para com a Sonea, não pude deixar de notar que o romance foi meio sem sal. E a Sonea não merecia o Akkarin; ele é muito badass enquanto a Sonea, apesar de ser uma protagonista boa, não chega aos pés dele, o que não me agradou. Sem falar que o romance foi sem sal, e eu sei que já falei isso, mas foi muito sem sal. Blergh! E não, não falo isso por ciúmes do Akkarin. Eu acho...

Enfim, esse livro deixou claro para todos que Trudi Canavan é uma pessoa cruel, não se deixem enganar, ela vai fazer você se apegar ao personagem e depois vai mata-lo quando você menos esperar, fazendo com que você desidrate em cima das páginas do livro e não consiga mais ler, pois as letras estão embaçadas, e então, mesmo depois de você ter terminado o livro, você ainda vai se lembrar daquele personagem e lágrimas irão surgir e você terá que se esforçar muito para não ruir em meio a tanto sofrimento... Arght, estou muito sentimental!

Se dependesse de mim ficaria falando sobre esse livro por horas e horas, mas ninguém me aguentaria se eu resolvesse fazê-lo e fazê-lo envolveria muitos spoilers cabulosos que ninguém quer ler, então vou cessar minha enxurrada de sofrimento e me despedir dizendo que, caso você goste de sofrer, esse livro é um prato cheio.
Al bhed [Kah] 02/04/2014minha estante
Acabei de ler o livro e estou um tanto abatida.
É realmente uma boa trilogia apesar de conseguir adivinhar certos rumos que a histórias tomava. Mas, terminei satisfeita.
[SPOILERS]
Sobre o romance de Akkarin e Sonea, não cheguei a achar sem sal. É um romance compreensível considerando que ele é um homem com mais de 30 anos e Sonea é uma moça de quase 20. Ele é a experiência e ela é a inovação. Eu gostei do romance, mas me incomodei um pouco por não captar as razões que levaram Akkarin a amar Sonea.
É provável que eu leia mais uma vez para que possa analisar o livro com cuidado.
[/SPOILERS]
Como alguns já comentaram, a tradução e a revisão não aparentam muito cuidado.

Natalia 03/04/2014minha estante
Há um ano eu li esse livro e, parando pra pensar um pouco, acho que nenhum outro me comoveu dessa forma no final. E se fossem sensações boas, seria maravilhoso, mas não foram! Lembro de ter a maior Depressão Pós Livro da minha vida hahueaueea Eu virei a página e fiquei assim: "isso aconteceu mesmo? pera aí, aposto que vai ter uma reviravolta", aí veio a novela mexicana e fim. Não teve cabimento nenhum, não precisava ter acontecido e fiquei com a sensação que ela só quis algo grandioso no final e decidiu que era assim que conseguiria, mesmo sendo a maior merda que poderia fazer. Tenho vontade de matar a Trudi até hoje e não... definitivamente não vou querer ler a continuação com a outra saga. Vai que ela pisa de salto alto no meu coração de novo? Não, obrigada!

Desabafei XD

Ana Cosso 08/04/2014minha estante
Terminei de ler hoje as 4 da manhã. Estou acordada até agora, chorando e me lamentando. Por que ela teve que matá-lo? Por que? Por que? Por que ela foi tão cruel a ponto de mudar a nossa opinião sobre Akkarin e depois matá-lo?

Jaqueline 13/10/2014minha estante
Também cai na maior deprê quando terminei o livro (é, eu também me apaixonei pelo Akkarin, haha). Acho que a Trudi pretendia dar um final "emocionante", mas faltou ideias, então ela foi e matou o Akkarin (de um jeito bem bleh, na minha opinião). Teve momentos que, pelo menos pra mim, ela "emburreceu" os personagens de propósito, tipo quando os ichanis estavam tirando magia das mansões e até o próprio Akkarin ficou "WTF?o que elesestão fazendo?será que eles estão gastando magia a toa?" ou quando ele achou melhor "economizar" a arena,por motivos de porque sim. Tava parecendo que ele tava pedindo pra morrer daquele jeito, né? Isso me irritou bastante. Eu fiquei tão revoltada com o final que estava até pensando em escrever um fanfic com um fim alternativo kkk tava até elaborando uma personagem nova :x . Mas sério, to precisando de um divã, já faz mais de um mês que li a trilogia e ainda to lamentando a morte do Akkarin!

Julianna 30/12/2014minha estante
gente, terminei hoje, as 03:00 da manhã e estou do mesmo jeito, que minhas amigas aqui em baixo... Depressão pós livro..... Porquê??? eu ainda me pergunto o porquê Trudi matou ele. Porquê ela fez isso... Sabe, quando li essa parte, fiquei louca, quase parei de ler de tanta raiva.... aghhhh mas tinha que terminar né, a esperança é a ultima que morre, vai que tinha algo mais e o que eu li não era real??? mas não... affff... decepção total...

Flávio 20/06/2016minha estante
Eu terminei de ler agora. Meu estado no momento ? Sla sabe...eu tô aqui sem saber o que sentir, arrancando os cabelos e vendo eles caírem gradativamente...enquanto olho para o nada...

Jenni_airiel 16/05/2021

"Ele deu tudo a ela"
O livro é arrastado em algumas partes, mas é bem emocionante, queria q os anteriores tivessem mais essa vibe, mas valeu a pena. Estou triste pelo desfecho do Akkarin, não acho q o personagem tenha merecido, também fiquei curiosa com o final e gostaria de ter lido mais sobre o futuro do clã. Enfim, triste.

Carol 27/09/2021minha estante
Concordo 100% RS

Maria Tereza 28/06/2020

A conclusão, finalmente
Enfim, conhecemos as tretas por trás dos segredos e tramas que acompanham o Clã e Sonea. Que diria, a partir das primeiras apresentações do Lorde Supremo, a realidade que ele revela sobre suas pesquisas? Fiquei impressionada com a facilidade com que ele se prende a Sonea, quando ambos se dão espaço para isso. Mas, como nos outros livros, a previsibilidade está presente e frustra, apesar de que o final me chocou.

Resenha completa no IG: @auchihachanleu

Tamirez | @resenhandosonhos 13/08/2018

O Lorde Supremo
Quando eu terminei esse livro meu sentimento foi de tristeza. Sabe quando você não processa bem o final e precisa tirar um minutinho pra tudo aquilo fazer sentido? Essa sou eu aqui. É inesperado e certamente me pegou.

Por ser uma série relativamente simples em sua construção e que sempre apostou nas jogadas mais seguras, eu estava imaginando que o final seria um bom e maravilhoso “algo mágico aconteceu, alguém salvou a pátria e é hora de vivermos felizes para sempre”. Mas não foi dessa forma e muita coisa vai acontecer em O Lorde Supremo.

Esse é de longe o melhor livro da trilogia e a evolução do primeiro volume pro terceiro é palpável. Me arrisco a dizer que a trilogia só vale a pena por causa desse último e pelo que descobrimos nele. Todo o mistério envolvendo o Lord Supremo e o seu uso de magia negra será resolvido ainda na primeira metade do livro e não será o conflito final dessa história.

“Era fácil dirigir a energia para fora do corpo dele e para dentro dela. Ela sentiu-se crescer um pouco mais forte.”

Esse é um artifício que eu gosto bastante, pois não mantém a forma mais básica de apresentar um conflito no começo, passar o livro todo desenvolvendo-o e só resolver na última página e, em muitas vezes, deixar muitas pontas soltas. Nessa trilogia vários pequenos obstáculos foram colocados, mas o que realmente precisávamos saber é como Sonea ia lidar com a magia, o tamanho de seu poder, o que o chefe dos magos estava tramando e quem está atrás dos misteriosos assassinatos que foram introduzidos no livro anterior.

Quando iniciamos esse terceiro volume e as explicações começam a vir, é fácil perceber que há algo mais além da superfície, e que o verdadeiro desafio será o que virá depois que essas perguntas forem resolvidas.

Algo importante também de ressaltar é que Sonea cresceu muito aqui. Em um certo momento tive que parar e ir pesquisar exatamente quanto tempo tinha se passado pra saber que idade ela já estava. E, ao fim do livro, com 19 anos, a garota já aprendeu muito sobre si e sobre o mundo em que vive, muitas coisas que ela certamente preferiria desconhecer. A relação dela com os demais personagens também se acentua e muda, revelando novas possibilidades para o caminho da protagonista.

“Às vezes, vale a pena correr alguns riscos.”

Sonea vai conhecer a amizade, a lealdade e o amor nesse livro e será forçada a tomar decisões que podem mudar completamente o rumo da história. Ela ainda tem alguns momentos de fraqueza, mas são coisas comuns e que se desaparecidas não fariam de sua evolução algo natural.

Mas, ao fim do livro, quem realmente deu um show aqui foi Akkarin. O Lord Supremo, que num primeiro momento parecia alguém a quem iríamos odiar, acabou por se tornar um dos personagens favoritos. Gosto muito em como a relação dele com Sonea escalona e muda ao longo de toda a trilogia. Do temor e medo à cumplicidade, amizade. Quando descobrimos suas reais intenção é como se uma cortina fosse retirada da história e as coisas mudam consideravelmente de perspectiva.

E o final foi devastador. Eu não previ aquilo vindo. Principalmente porque a trilogia se manteve simples, mesmo com a inserção dos conflitos. Então também esperava um final comum, clichê até, porém o autor resolver acabar a história nos deixando tristes e reflexivos sobre tudo o que aconteceu.

A trilogia Mago Negro tem seus altos e baixos, demora a engrenar, tem uma protagonista óbvia demais no primeiro livro e se arrasta por algumas coisas desnecessárias, mas não desaponta no final. Se você tiver a força de vontade de sobreviver a primeira metade da história e chegar ao fim, não acho que vá se decepcionar.

site: http://resenhandosonhos.com/o-lorde-supremo-trudi-canavan/
Flávia 14/08/2018minha estante
Eu amo tanto essa trilogia!

Carol 14/08/2018minha estante
Você sabia que existe mais 3 livros? Não foram lançados aqui, e pelo que li, se passa alguns anos depois dessa trilogia. Aparece alguns personagens conhecidos, e pelo que entendi ainda é centrado na Sonea e um personagem novo (não vou dar spoiler, mas você deve imaginar)

Rhafitto 26/11/2018minha estante
Como vc bem disse, da pra perceber nitidamente a evolução do livro, está bem estimulante e cada capítulo a curiosidade aumenta.

Luciana Fls 02/06/2019minha estante
Carol, vc sabe o nome do livro?

Carol 04/06/2019minha estante
Luciana o primeiro chama The Ambassador's Mission, porém não tem edição no Brasil, só em Inglês.

Luciana Fls 12/06/2019minha estante
Obrigada

ju_yanes 31/08/2023

O Lorde Supremo Trudi Canavan
Eu acho que eu já mencionei que eu tava lendo denovo a trilogia por causa da segunda coleção q tinha, mas eu desisti de ler pq eu n sou obrigada a ler aql poha.
Já tinha lido esse livro uns 4 anos atrás e eu tinha uns 9 anos ent acho que eu n achei mto esquisito um marmanjo de quase 40 anos engravidar uma menina de 19.
Eu reli e achei mto desconfortável, vsfde, o cara era tecnicamente o professor dela, mas tirando isso eu gosto mto do livro. Eu realmente n sei se ele é realmente bom ou se eu que tenho um apego emocional mto grande com ele. Mas de qualquer jeito, leiam!
É isso, eu n tô mto frequente aqui, enfim,
Tchau?

Fabrício Araújo 26/03/2022

Decepcionante
A partir do segundo livro a série entra em uma narrativa envolvente e que te leva a lugares que você não teria pensado. Amei o terceiro livro e a forma como foi seguindo os acontecimentos.

MAS QUE MERDA DE FINAL FOI ESSE?

o autor nós levar a ler três livros enormes para entregar um final tosco e mal desenvolvido desse jeito? Uma grande palhaçada a forma como o clã venceu e no fim a protagonista ainda saiu perdendo. Ranço, se eu soubesse não teria lido

Dea 22/12/2013

...final decepcionante...
Thais 21/03/2014minha estante
A trilogia inteira foi, puro marketing enganoso...

Leandro 14/06/2014minha estante
Confesso que o primeiro livro me deixou bem animado quanto a trilogia. Entretanto os dois livro que se seguiram acabaram com toda essa excitação. Devo concordar com você, um final decepcionante!

Taynah.Cunha 07/02/2020

null
Recomendo bastante, leitura fluida, os personagens se desenvolveram bastante, o romance que surge é uma delicinha de ler porém não dei 5 estrelas pois achei que a autora deixou pra concluir um livro rico em histórias e personagens nas últimas 10 páginas, quis colocar muita emoção mas não foi feliz.

arthurisco 11/02/2023

Um belo encerramento.
Demorei muito para começar a ler essa trilogia, e agora estou aqui finalizando. E não canso de falar do quanto me surpreendi com os três livros dessa série. O primeiro trouxe uma incrível introdução, o segundo trouxe um desenvolvimento muito bom, e o terceiro trouxe uma finalização maravilhosa. É palpável a evolução da autora nesse livro, o qual trás um amadurecimento que só enriquece o enredo.