O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Taci 21/04/2018

Estou chorosa
Tô me sentindo acabada. Acabei de terminar o livro e não consigo parar de me sentir mal e chorar.
Amei a série, mas esse final... Porquê???? Sério. Eu esperava um final feliz, Sonea merecia sabe.
Eu me apeguei tanto aos personagens e poxa, que droga. Eu tô numa baixa de uma tristeza devastadora. Tô arrasada.
Vou deitar aqui e chorar mais um pouco. Acho difícil superar esse livro.
Lari Thekilla 22/04/2018minha estante
Tb me senti assim...

Priscila 07/07/2019minha estante
Estou me sentindo exatamente assim :((((((

Kamilla 12/12/2020minha estante
Essa trilogia entra na minha lista do "li e esqueci", mal consigo lembrar da história rs

Henrique 06/04/2014

Emocionante!
Sem dúvida o melhor livro da trilogia, apesar de ser uma leitura longa, não foi de maneira nenhuma cansativa, as verdadeiras razões de Akkarin são expostas e cria-se uma história incrível. O final é muito emocionante, pena que o Lorde Supremo tem o fim que teve! Ansioso para ler a próxima trilogia, parabéns Trudi!

Nan ® 23/03/2019

Já acabou a trilogia? Que sentimento mais misto...
O Clã dos Magos, A Aprendiz e O Lorde Supremo: Trudi Canavan aludiu nitidamente como trabalhou a obra e fez em cada uma muito bem, deveras não imagino títulos melhores.
Um dos principais estímulos de resenhar tão somente o último livro jaz na ausência de algo concreto e definitivo a fim de evidenciar em A Aprendiz, e odeio me repetir ou soar tão equivalente; em nenhum momento, contudo, alude que gostei menos.
Dito isso, principiemos...
QUANTO À FANTASIA
O universo fantástico foi muito bem trabalhado, maiormente em questões históricas, culturais, sociais e etc. pertinentes, a autora dedicou-se mais à fantasia, logo foi um prato cheio esses pontos. Apesar disso, não digo inteiramente o mesmo sobre a magia.
Na Trilogia do Mago Negro, acompanhamos muitas passagens e meios diferenciados de empregar e considerar a magia, saliento questões referentes à morte dos magos aos quais jazem com estoques de poder no corpo e às diversas decorrências do descontrole presentes em magos que O Controle não foi instruído (lembro de Sonea abrindo chão com facilidade!); ainda assim desfrutam dum arsenal restrito quanto às magias de combate. Considero isso e exércitos de não magos sem capacidade de combater magos negativo, concebe um mundo muito linear. Embora os magos incumbem a tal, o poder militar duma nação não deve ser incompetente por completo; a meu ver, nenhum governo ou poder militar é incompetente por completo ou não estaria ninguém de pé hoje. E nada salvou esses disso, umas páginas de desfecho mais trabalhadas não fariam mal à obra nenhum pouco.
Que seja, considero positivas as invenções com magias e meios de explorá-la. Em termos de sociedade, mundo e fantasia a obra foi muito bem edificada; igualmente não tanto em questões militares. O combate, entretanto, foi criativo e bem cuidado sobretudo em A Aprendiz, a ponto de em O Lorde Supremo não senti muitas novidades. Essas críticas não arruínam a história nem a obra, só não consigo fechar os olhos quanto a tais.
ALGUNS PERSONAGENS
Rothen é o primeiro que vem à cabeça e, acredito, a muitas outras que leram a obra. Seu papel em O Clã dos Magos prometeu bastante, para ficar apagado em A Aprendiz e ser um martírio em O Lorde Supremo. A princípio não, depois pulei de alegria quanto à guarda de Sonea; a verdade dói, mas negligenciaram seu treinamento e Rothen não tomou a atitude esperada, Rothen não tomara muitas atitudes esperadas. E quando pensamos que fará algo útil em O Lorde Supremo, não precisava mais. (Ah, pura sacanagem!) Mesmo assim terminamos gostando dele, há muita compaixão pelas adversidades que passou, pois enfrentar é outra história... Tal como gostar não é amor, amor teria durado caso Rothen tivesse crescido alguma coisa.
Amei Cery, sempre em alta comigo. Sua lealdade e maleabilidade cativou do começo ao fim. Em A Aprendiz parecia esquecido, o que foi razoável. Seguir estradas diferentes na vida cria certas distâncias entre amigos, mas o afeto está em cada reencontro. Em O Lorde Supremo foi seu segundo auge, um dos personagens que mais cresceu e impactou bastante no decorrer da obra. Sem falar que teve outros “interesses pessoais” e seguiu em frente, não persistiu feito um Barry Allen (embora esse alcançou! Lembra daquele refrão? “Quem acredita sempre alcança”). De todo modo, seus arcos foram maravilhosos.
Lorlen “tomou” a narrativa de Cery em A Aprendiz, e de lá para cá só gostei dele porque era amigo de Akkarin; suas passagens, portanto, não me tocaram tanto assim.
Faren, o ladrão, devia ter “assumido” as narrativas de Lorlen. Francamente amei suas passagens na obra, as relações e influências em certos pontos foram legais e descontraídas; creio que não sentiria o sono com Lorlen em suas narrativas!
A questão dos ladrões, em geral, foi legal e diferenciada, um pouco fantasiosa demais, mas divertida. Logo, não levei ao pé da letra; Sonea veio dessas origens e há uma ironia em O Lorde Supremo quanto a isso.
Regin... não pretendo marcar a presente resenha como “spoiler”. Em suma, odioso do começo ao fim. Nem O Lorde Supremo salvou esse aí, sua construção repugnante de A Aprendiz perdura no coração e nada mais importa. Ah, a dos seus “minions” também.
Danny... um mago diferente. Legal, divertido, cortês e a lista continua (agradável vê-lo em suas viagens tratando bem as pessoas, contrário a muitos outros magos; inimaginável odiá-lo), mesmo perdendo o brilho. Dado suas descobertas em A Aprendiz, pensei: “Tudo bem, agora Danny vai mudar o mundo e enfrentar a todos e teremos uma nova era”; cuidado com seus pensamentos... Não foi uma total perda de tempo... estou tentando dizer: um personagem incrível, e tão aproveitado quanto Rothen! Em O Lorde Supremo cheguei a um ponto que não suportava mais lê-lo, sabendo muito a seu respeito terminará em pizza. Isso irrita e magoa desmedidamente, porque Danny crescia aos poucos, mas não impactava nas questões mais valorosas da obra. Você traz um “apelo” para “suas questões pessoais”, mas o distancia das questões fundamentais e transforma suas passagens superficiais; tornando, assim, seus “apelos” e “questões” menos valorosas. Percebe a ironia? Arrisco dizer que Danny cumpriu tabela, só para levantar questões sobre suas “preferências pessoais” e anexar ao universo fantástico; uma crítica sem dúvidas, mas sem um desfecho em que Danny muda algo, tudo foi por água abaixo. Antes ter cumprido tabela e esquecê-lo... Enfim, o mais carismático e seus arcos finais não desagradam tanto, tanto; quando pensa que podia ser pior, você reforça “tanto” três vezes.
Akkarin foi o melhor personagem da obra. Muito prometido desde O Clã dos Magos e concretizado em O Lorde Supremo, tudo muda quando conhecemos seu lado da história e a autora reservou umas surpresas quanto a Sonea nesse jogo do silêncio. Difícil mencioná-lo sem dar spoiler, mas fará valer todo e qualquer investimento na obra.
NOTAS FINAIS
Francamente, gostei mais de A Aprendiz do que O Lorde Supremo; e isso é muito estranho... Sonea (pensou que a esqueceria? Aliás, que nome lindo!) valorizou suas primeiras impressões de inteligente e sensata sobretudo em A Aprendiz, isto talvez me fez apreciar ainda mais esse livro. Era esperado que enfrentasse o bullying (muito da expectativa quanto a esse livro morava aí), mas o peso tratado na obra foi sublime, tão sublime que o meu peito ardia de maneiras indescritíveis, lia suas passagens devotadamente e às vezes acelerei outras narrativas em que Sonea não jazia sem perceber... do tão ansioso que fiquei!! Juro, o livro não saía da minha mão! Perdi totalmente a noção do tempo e de meus afazeres com A Aprendiz. Que sensação!
As questões sociais sobrecarregando em seu ingresso à universidade e a insegurança de Sonea foram muito bem lapidadas; uma personagem repleta de altos e baixos, mas facilmente amada. Sua criatividade foi a magia mais pura e o desfecho de A Aprendiz não apenas o mais aguardado como a melhor luta, ouso alegar ambos da trilogia. A valer, muitas das lutas ou contenções de Sonea em A Aprendiz tocam na alma, parecia dominar o combate melhor que os Magos Superiores e o próprio Akkarin! Fala sério, sensacional! Já em O Lorde Supremo teve desfechos marcantes e memoráveis, muita coisa para um coração só aguentar.
No fim você sente vontade de dar um abraço em Sonea, e de certa forma todos damos. Se Akkarin é o melhor personagem da obra, o significado e influência de Sonea vai muito mais além e às vezes mal percebemos.
Por fim, gostei muito da trilogia, perdurará no meu coração.
Uma pena, não me sinto totalmente igual às minhas primeiras impressões de O Clã dos Magos nem com a mesma disposição quanto ao desfecho daquela resenha. Todavia, não significa que a trilogia não terá um espaço eterno no meu peito.
Recomendo a todos, notadamente a principiantes em fantasia ou leitura ou aos veteranos que têm paciência para conhecer uma história fascinante. Se ler com a mentalidade certa, sentirá muitos prazeres nessa aventura.

P.S. quase esqueci, mas teve uma repetição desnecessária em diversas narrativas de “[...] se contar isso, lerão a minha mente [...]”; embora certos personagens desconhecem, o leitor sabia há tempos, tornou-se cansativo, mais ainda nas páginas finais de O Lorde Supremo. Devia ter sido abordado diferente, mas tudo bem.
Tópicos sobre a tradução também não questionarei tanto, geralmente não questiono tanto (embora devesse), mas um dicionário de sinônimos não faria nenhum mal em certas situações.
Abraços!

Cris Contin 23/07/2013

A história é muito boa e a.autora escreve muito bem. Mas o final me decepcionou :/
Cris 23/07/2013minha estante
NÃO GOSTEI MUITO MAS PELO MENOS ELA DEU UMA AMENIZADA.

Viih 26/07/2013minha estante
Eu amei o livro,mas não que o final inteiro tenha me decepcionado,vc deve me entender,mas sim um fato que me deixou tão triste que entrei numa ressaca literária :/

Clara 19/09/2013minha estante
Acredito que a autora podia escolher diferentes finais, o escudo da arena estava intacto então talvez o sacrificio final n fosse necessario se outros elementos fossem utilizados, mas infelizmente nem nos livros nem na vida real podemos ter um final 100% feliz, amei os livros...estou de ressaca literaria rs

Cris Contin 05/03/2014minha estante
Eu tb fiquei de ressaca literária!!!!!!! Fiquei na fossa por umas duas semanas! Foi tenso!

Bebel 07/08/2021

Um bom final.
O desfecho foi interessante e satisfatório, apesar da dor e das lágrimas que gastei kkkkk. Por incrível que parece achei esse livro bem corrido do meio pra o final, bem diferente dos outros livros, senti que dava pra elaborar mais muitas partes da história. Porém mesmo assim esse livro ainda é superior a todos os outros da trilogia. A série é muito boa e me apresentou diversos universos. O crescimento pessoal da Sonea foi muito bem feito e, na minha opinião, é uma personagem muito forte com opiniões bem definidas e nem um pouco burra como diversas outras personagens femininas em livros de fantasia.
FranciscoM 08/08/2021minha estante
Eu também gostei desta trilogia. Pelo que li já existe outra trilogia da mesma autora neste mesmo universo, como uma continuação.

Bebel 08/08/2021minha estante
Sério? Incrível, vou procurar. Valeu!

Thais 21/03/2014minha estante
Nossa, concordo plenamente com você, me decepcionei demais com a série, também não recomendo e odiei esse último livro.

Leandro 14/06/2014minha estante
Fora que aquele desfecho foi simplesmente patético. Só me dei conta que o vilão tinha morrido porque o capítulo acabou

Vic 18/06/2014minha estante
eu também !!!

Ridículo u.u

Iara 19/02/2017

Uma surpresa
Quando comprei o box desta trilogia, foi simplesmente porque estava barato no submarino. Ele ficou parado na minha estante durante mais de um ano, até que comecei a ler, mas a leitura não me prendeu. Abandonei e voltei alguns meses depois. Que dia abençoado foi este. O primeiro livro é arrastado, não nego. Até Sonea cair nas mãos do Clã as personagens são mal construídas e você não torce para ninguém. Até que, finalmente, adentramos às maravilhas e tramas do Clã dos Magos. Pronto, vc é fisgado de uma forma que não tem mais volta.

O segundo livro é quando vc se afoga mesmo na história e torce por Sonea, sofre com ela e se apaixona pelas personagens- agora sim, muito bem construídas. Danyl, Rothen, Administrador, os Ladrões... você sente que conhece todos há anos. Mas eu não estava preparada pelo terceiro livro.

O que dizer de O Lorde Supremo? Faz meses que acabei este livro e parece que ainda não desliguei de seus acontecimentos! Aquela reviravolta na história, Akkarin e Sonea... eu não consigo superar, rs. Foi o melhor de toda série e colocou a trilogia no meu TOP 10.

No entanto encontrei alguns problemas ao acabar de ler - questões que a autora não respondeu. Se alguém souber a resposta, por favor me diga. São elas:

- Quando Akkarin fala das pedras de sangue, ele diz que tem 3: uma com Lorlen, uma com Takan e a outra com alguém útil... quem? não explica!

- Ainda sobre a pedra de sangue, a Sonea coloca a dela mas o Akkarin não coloca o dele e diz que tem seus motivos. quais?!?!?!

- E sobre a Savara! quem é, de onde veio, pq?

De mais, a história é maravilhosa, indico demais! Amo tanto
Iara 19/02/2017minha estante
Dannyl *** preparada PARA o terceiro livro *** desculpem os erros..

Karine 17/10/2017minha estante
Erika, socorro, terminei ontem a noite e estou revoltada com esse fim, amei tanto a serie e agora estou desolada.

Bruno Lopes 17/07/2018minha estante
O outro anel de Akkarin está naquela biblioteca que o Dannyl visitou e viu um anel.

Erika 17/08/2018minha estante
Bem isso Karine, fiquei muito revoltada.. e sigo sem vontade de ler a nova série.

Erika 17/08/2018minha estante
Obrigada Bruno! Vou procurar essa parte no livro.

Jessica Rothe 30/04/2019minha estante
concordo com tudo o que vc escreveu. esperava um final muito melhor, com todos se desculpando co. Akarin e ele se recusando a continuar clã como prisioneiro. Sem contar que esperava bem mais da batalha final, tipo a Sonea tirando poder da arena e mostrando q era a dona da p@ toda

Patrick.Swayze 09/06/2021

O último livro da trilogia pra mim foi mais um pouco do mesmo, uma narrativa até certo ponto envolvente, mas com suas limitações. É um livro bom nada pretensioso.

Ingrid.Sombra 18/04/2021

Trilogia do Mago Negro - livro 3
Essa resenha não contém spoilers sobre esse livro mas, por se tratar de uma trilogia, contém spoilers dos livros anteriores.

Gostei bastante do desenvolvimento da trama, pois considero muito positivo quando trilogias conseguem manter a energia sempre crescente. Começou meio morninho lá no Clã dos magos, cujo único foco foi a "caça" à Sonea, depois se intensificou em Aprendiz com o desenvolvimento dos personagens e de suas histórias paralelas (principalmente Danyl), e nesse livro, a trilogia se encerra com o clímax.

Aqui, o narrador onisciente volta a incluir a perspectiva de Cery, além de Sonea, Rothen, Danyl e Lorlen. Cada um está vivendo o ápice de seu drama pessoal, e mesmo sentindo pena de me desligar momentaneamente de um personagem, ficava logo animada por me reconectar a outro.

Achei o final um pouco óbvio, o que me frustrou um pouco. Mas se o final perdeu a chance de me surpreender, a narrativa e o seu desenvolvimento não perderam o brilho. O terreno foi preparado para a segunda trilogia desse mesmo universo, "A espiã traidora", que também pretendo ler.