O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Maah65 20/11/2013minha estante
Agora que a frustração passou, posso dizer que, com certeza, esse foi um dos melhores livros que já li na minha vida. Recomendadíssimo!

Lu s2 12/12/2013minha estante
Eu sei como vc se sentiu pq apesar de eu ja saber deste final tragico (eu ja tinha lido esta mesma resenha antes de ler o terceiro), eu fiquei desolada, eu chorei, eu xinguei p caramba, para mim deu raiva n ter o final que ambos mereciam

Maah65 13/12/2013minha estante
Cara, eu não fazia ideia, e isso realmente, realmente machucou. Eu realmente não acreditei na hora, chorei pra caralho. Nunca chorei tanto em um livro como chorei nesse final de trilogia. Foi horrível. Eles mereciam o melhor depois de todas as merdas que passaram, fiquei muito mal mesmo. Mas acho que se ele não tivesse morrido, o final não teria sido tão perfeito. Sei lá. Acho que isso foi o que marcou mesmo. Mas que doeu, doeu. E muuuuuuuuito.

Suzana 09/01/2014minha estante
Cara eu também nunca chorei tanto por um personagem na minha vida. Acabei de ler O Lorde Supremo há alguns minutos e tô revoltada demaaais. Claro que eu espero que passe, isso não tira a qualidade da história nem nada. Foi perfeito, cruelmente perfeito :(

Maah65 09/01/2014minha estante
Pois é. Quando eu terminei eu odiei, odiei, odiei o livro, odiei a autora, odiei tudo. Mas depois eu percebi que foi, exatamente como você disse, "cruelmente perfeito"... De certa forma, acho que se a Trudi tivesse poupado o Akkarin, o livro não teria tido o impacto que teve. LUTO AKKARIN Ç-Ç

Suzana 12/01/2014minha estante
Com certeza! haha Mas fiquei sabendo que ainda tem uma sequência sobre o filho deles, só que sem tradução para o português :x Só espero encontrar um "tal pai, tal filho" por favor! Aí poderei perdoar a Trudi, rs.

Maah65 12/01/2014minha estante
Sim, sim. Ela tem um outro livro que conta a história antes do Clã dos Magos, sobre a guerra de Sachaka e tudo mais. Também gostaria de ler. Bem que a Novo Conceito podia traduzir. E sim, se o Lorkin (acho que era esse o nome)for tão maravilhoso e se A TRUDI NÃO MATÁ-LO NO FINAL, quem sabe eu possa perdoá-la.

Cora 16/07/2014minha estante
Cara, eu estou chorando, desiludida e com raiva. Isso foi tão injusto, tão errado. Porque ele? Eu vou mandar um email pra autora, vou criar um final, qualquer coisa. Mas não dá pra aceitar que ele morreu, não dá. Eu gostei dele desde quando Akkarin apareceu pela primeira vez, mesmo quando a maioria o odiava. Não posso aceitar isso, céus, não posso!

Maah65 17/07/2014minha estante
Eu entendo como você se sente, é difícil de aceitar a morte de um personagem tão incrível. Eu também o amei desde o comecinho, desde o primeiro livro, desde sempre. E a Trudi matou logo a ele ): É foda. Logo ele. Mas a história foi feita e não há como mudá-la mais. Acho que esse final chocante foi que fez o livro se tornar um dos meus favoritos, pois graças a ele percebi o quanto eu conheci e amei aqueles personagens, principalmente o Akkarin. Ainda dói pensar que ele morreu, mas não acho que a Trudi "errou" ao matá-lo. Ela foi cruel e uma filha da puta, mas ficou perfeito. Ela fez uma trilogia divina.

Mandy21 20/09/2014minha estante
Eu chorei demais! Fiquei muito triste. A Sonea sofreu tanto durante toda a série... Ela merecia um final feliz. Sem contar que Akkarin era o meu personagem favorito, com aquela aura de mistério. Eu realmente amei a série, mas o final me deixou frustrada. Eu não conseguia acreditar. Parecia mentira. Quando você disse que esperou por um milagre, entendi exatamente o que você quis dizer: foi o mesmo comigo. Eu achei que ele não teria morrido. Foi chocante pra mim. Fiquei com vontade de escrever para a autora e perguntar "por que você odeia tanto seus personagens?". Ainda assim, eu recomendo a série, com certeza.

Maah65 22/09/2014minha estante
Acho que todo mundo acaba sentindo a mesma coisa quando termina o livro hahahah ;_; Saudades Akkarin

Samara.Gomes 13/12/2019minha estante
Eu também não soube lidar com esse final e me frustrei bastante! Primeiro pq achei que a luta final seria do Akkarin contra o Kariko (ranço) e que a Sonea seria a pessoa quem daria força pra ele acabar com aquele ser das trevas! E não acho que seria um final estilo felizes para sempre e sim uma deixa para uma futura continuação da história seguindo outro rumo (novos personagens, novas espectativas...) enfim. Ainda não superei a morte dele e estou puta que a Sonea ficou grávida! Ah mas ela tem uma parte dele! Não acho legal ter colocado este fim para demonstrar mais uma vez o quão forte ela era! Por tudo que sofreram, acho que os personagens e os leitores mereciam um final diferente.

Ana Lídia 25/01/2013

O Lorde Supremo, terceiro livro da Trilogia do Mago Negro, é incrivelmente surpreendente.

Você já tentou imaginar a história de Akkarin? Já tentou se perguntar o passado daquele poderoso e imponente mago, de personalidade completamente impenetrável?
Se sim ou não, eu devo dizer: você jamais vai adivinhar.
Esse livro me surpreendeu muito. Me fez ter várias reações: de admiração, de surpresa, espanto, felicidade e, principalmente, tristeza.

O terceiro livro narra a sequência de vários acontecimentos importantíssimos e, principalmente, sobre o passado de Akkarin, Lorde Supremo do Clã dos Magos.
Eu devo admitir que sinto falta do Akkarin imponente e misterioso do começo da trilogia, quando ninguém sabia nada sobre ele e ficavam todos se perguntando quem ele havia sido. Mas também admito que saber mais sobre ele foi extremamente interessante.
Ainda assim, apesar de várias revelações sobre o enredo, Trudi conseguiu manter um ritmo lento para a apresentação dos fatos, que chega quase a ser torturante. Eu não sei a opinião de alguns leitores sobre isso, mas eu adoro. Gosto de ficar na espectativa pra saber o que vai acontecer e, quanto mais suspense o autor fizer, melhor.

Como sempre, o papel de Sonea é magnífico. Ouvi um leitor me dizer uma vez "Mas tudo o que ela faz dá certo". Sim, tudo o que ela faz dá certo. E eu acredito que ela MEREÇA isso.
Em momento algum ela se pôs a chorar enquanto seus colegas de classe a atormentavam sem parar. Ela nunca desistiu, e sempre se mostrou a grande e poderosa aprendiz que era.
Combinado a seu poder e potencial, suas escolhas a tornam ainda mais magnífica.

Ah, e é importante ressaltar que o romance também está presente no terceiro livro. Tímido, mascarado. Em segundo plano. Bem do jeito que eu gosto. Com casais surpreendentes!
Apesar de não ser fã de livros que se focam em histórias de romance, eu adoro quando eles são acompanhados de uma boa história. Ou, melhor ainda, quando eles vem acompanhando uma boa história. E esse é o caso de O Lorde Supremo.

Enfim, o livro, pra mim, é ótimo. O enredo se mostrou complicado e bem desenvolvido. O mais legal de tudo é que, em certas partes, a autora te leva a acreditar em fatos que não são verdade. Que você descobre depois que tudo o que aconteceu foi um grande mal entendido, e que os acontecimentos são completamente diferentes. E eu adoro isso!
O terceiro livro fala mais sobre as relações de Kyralia com seus territórios vizinhos, especialmente Sachaka, a região que abriga habitantes ainda ressentidos com a derrota sofrida na Guerra de Sachaka. Kyralia foi vitoriosa, e alguns membros da sociedade sachakana ainda não conseguiram aceitar o fato.
Trudi Canavan realmente nos mostrou o quão rico o universo que ela criou para a Trilogia do Mago Negro pode ser!

Se você é tão fã dessa trilogia quanto eu, e ama tanto quanto eu as personagens, prepare seu coração: muitos deles sofrerão, e vários morrerão. Esse é outro bom aspecto, ao meu ver: a autora não teme em matar personagens que precisam morrer. Eles não sobrevivem milagrosamente e voltam de surpresa, dizendo "Eu voltei! Eu sobrevivi!"
Isso fez meu coração doer diversas vezes, mas não posso deixar de dizer que deixou a história ainda melhor.

Talvez o único ponto negativo (para alguns) na escrita seja mesmo o ritmo lento de narração da Trudi, mas isso para mim não é problema.
O livro é, com certeza, cinco estrelas na minha avaliação e um desfecho magnífico para a trilogia que me conquistou durante tantos dias.
Laura. 25/01/2013minha estante
Sua resenha fez meu coração atrasar as minhas costelas, ir até a China e voltar. Cara, se um personagem que eu realmente gostar bater as botas nesse volume da trilogia acho que eu surto, porque, sinceramente, ahahhaha! Sua resenha ficou perfeita e me deixou muito mais curiosa para saber o que vai acontecer, não sei porque você ainda não tem um blog (eu acho que não tem, não lembro, se tiver, por favor, me mande porque preciso hahaha), você resenha muito bem, até os cerynis de toda a Kyralia iriam querer aprender a ler para lerem suas resenhas, adorei esse meu trocadilho, me sinto uma diva agora, hahahahaha! To colocando um monte de haha no comentário porque estou histérica com a sua resenha, meu deus, já mencionei que preciso desse livro? Pois é.

Anastácio 11/02/2013minha estante
De fato, o livro é magnifico e a Trudi soube muito bem como fechar a trilogia de forma grandiosa. Sofri com a morte de uns como tu mesmo falou hahaha. Mas para mim tudo foi inquestionável, adorei tudo!

Elton 16/02/2013minha estante
Gostei muito da trilogia, um livro melhor que o outro pena que foram apenas três, apenas não gostei do desfecho final de Trudi, achei fraco poderia ter ido um pouco mais além, achei que faltou algo no final do livro, mais é surpreendente a trilogia, indico vale a pena....

Marcos Brito 22/02/2013minha estante
Acredito que a trilogia em si foi boa, mas o terceiro livro deixa a desejar em sua segunda parte. A autora valorizou demais algumas passagens menos importantes e acelerou em outras. Certos personagens entraram estranhamente na história e, no final, sequer foi contado de forma mais detalhada sobre a razão de sua existência. Quanto às mortes, todas previstas desde o livro 2, sem muita surpresa. O Epílogo também foi um pouco fraco, outro totalmente previsto e não fez o leitor se emocionar. Fiquei um pouco decepcionado pois a história renderia mais 1 ou 2 livros, mas enfim, quem já leu os 2 primeiros livros, que diga-se de passagem são muito bons, deve conferir o final. O lado bom é que há uma nova trama envolvendo o mundo de Kyralia chamada "The traitor spy trilogy" após 20 anos dos acontecimentos de "O Lorde Supremo", mas acredito que ainda não tenha sido traduzida para o português. Talvez falem mais sobre o que não foi muito bem explicado nessa primeira trilogia.

Ana Lídia 22/02/2013minha estante
Muito obrigada pelo comentário, Marcos, é bom saber a opinião detalhada de outros leitores.
"The traitor Spy" infelizmente não foi lançado em português. Cheguei a entrar em contato com a editora Novo Conceito, que lançou a primeira trilogia da Trudi, e pedi se eles possivelmente lançariam a próxima. Disseram que não tem previsão, mas assim que tiverem notícias, vão postar nas redes sociais. =)

Pandora 23/02/2013minha estante
Primeira resenha que leio e já estou sofrendo, já estou aqui com a lista de ah ele não pode morrer, por favor ele não. O Lord Supremo é um homem misterioso, tem pinta de vilão, mas a duvida é grande, a Trudi não é maniqueista, ela gosta de deixar as sombras das dúvidas nos leitores... E sim, Sonea merece tudo, por sua história, por sua firmeza de caráter e por seu talento acima de tudo. Estou super ansiosa para terminar esses livros e ao mesmo tempo melancólica, vou senti falta da turma. Aaah, vc arrasou na resenha, deixou a gente doido para ler, mas não deu nenhum spoiler.

Pandora 23/02/2013minha estante
A proposito, eu to no clube da Laura, fiquei histérica com a sua resenha, então releve qualquer erro!!

Ana Lídia 27/02/2013minha estante
Muito obrigada pelo comentário, Pandora!
Eu acho que resenha se escreve assim. Muitos leitores confundem resenha crítica com resumo, e aí quando você termina quase não precisa mais ler o livro. Fico feliz que tenha gostado!
E sim, você vai morrer de saudade, como eu. :( até chorei quando terminei. Fiquei com um sentimento de vazio imenso! XD

Rodolfo Reis 08/03/2013minha estante
Gente, será que terá continuação? O final deixou tudo muito aberto. E um epílogo geralmente é o resumo do próximo livro, não?

DézyBrauner 13/08/2013minha estante
Adorei sua resenha e me senti da mesma forma ao terminar o livro. Apesar do livro ter muitas mortes uma especial perfurou meu coração de forma mais intensa, acho que de basicamente todos os leitores rs. O final é legal, mas eu queria mais :/

Dagliê 09/10/2013minha estante
Essa morte em especial me fez chorar HORRORES, terminei agora a leitura e ainda estou inconformada e indignada.

Só se ferrou na vida, )))))))))))): A unica coisa

Dih 09/01/2014

Leiam!!!
Estou arrasada! Deus do Céu, terminei o terceiro livro e estou arrasada!

Normalmente não faço resenhas de sequências para evitar dar spoilers sobre a história que se desenrola. Mas os volumes dois e três do Clã dos Magos é um tanto superior ao primeiro volume e seria injusto não deixar um novo registro aqui já que fiz uma crítica ao primeiro livro.

O meu outro motivo é que, obviamente, estou me sentindo órfã por ter acabado a leitura e o final um tantinho inesperado, apesar de muito marcante, acabou comigo! Precisava compartilhar isso, tive de segurar o choro... Trudi Canavan, no fim, conseguiu superar minhas expectativas com os dois últimos livros. Como falei na minha primeira resenha, os personagens são muito carismáticos e valeu muito a pena conhecê-los, mesmo estando arrasada.

Eu não quero dar spoilers, mas já que comecei a resenha (e o spolier) devo continuar. No segundo volume, Sonea começa a vida como aprendiz e tem de enfrentar um bullying pesado. O tal do Regin, o mentor do bullying, é o “cão chupando manga”. Como se não fosse o bastante, o suposto vilão, Akkarin, acaba descobrindo que Sonea sabe mais do que devia e a toma como aprendiz deixando Rothen desolado. Mas a garota é bem poderosa e decide enfrentar os dois problemas.

No terceiro volume, nossa pequena "favelada" ganha a confiança do vilão. Akkarin é meu personagem favorito desde o primeiro volume, acho que isso não é mais segredo, não é a toa que adorei o último livro. Nele é possível conhecer toda a história do marcante "vilão" e um pouco mais, descobrir as máculas do passado de guerras do Clã. Entre elas, o confronto com o povo de Sachaka que ainda deseja vingança e poder (pelo menos uma parte dele).

Pronto, fiz tudo que pude para não me aprofundar na história e estragar as surpresas. Foi uma leitura muito grata e acho que escrever aqui, no Skoob, pode me ajudar a me recompor. A autora Trudi Canavan definitivamente ganhou uma fã. Recomendo demais a trilogia, aproveitem e tentem não chorar no final! :~~
Dih 09/01/2014minha estante
Vixe...quando a gente atualiza o texto os comentários somem? Não sabia, fui fazer uma correção de um erro de digitação e sumiu tudo! Foi mal gente :P (não faço mais).

Suzana 09/01/2014minha estante
Meu Deus, acabei de ler O Lorde Supremo e estou de coração partido! Fiquei um pouco revoltada com o final, mas espero que eu o aceite depois que o efeito passar haha. Chorei muito, estou desolada :'( Mesmo assim, o livro valeu muuuito a pena! É ótimo! Adorei sua resenha!

Dih 10/01/2014minha estante
Obrigada! Vc viu que tem mais uma sequência da história, ne? Uma que parece focar na vida do filho deles, Lorkin...Mas ainda não tem tradução e, depois da morte lá, to meio triste rsrsrsrs Acho que ainda não tenho disposição pra sequência, preciso me recompor.

GeorgesKV 11/01/2014minha estante
Estou com você nessa Dih, tenho 2 livros que ganhei de natal, "Protocolo Bluehand: Zombies" e "Branca dos Mortos" e não estou pronto para ler nenhum deles ainda, não estou pronto para deixar Sonea e Akkarin irem, mesmo com a possibilidade de ler o Ambassador's Mission em ingles não vai ter Akkarin né hehe. Fiquei triste em saber que ela nao pretende lançar mais livros nesse universo. :/

Suzana 12/01/2014minha estante
Nossa, não sabia que há outra sequência :o Eu também tô esperando o meu luto acabar, rs. Mas fiquei bastante curiosa! Vamos ver no que vai dar, né

Dih 13/01/2014minha estante
Pois é, GeorgesKV, não tem mais Akkarin. Não é mais a mesma coisa. Mas, depois que o luto passar, espero ter de volta a disposição para ler a sequência... Tb me sinto um pouco curiosa com relação ao filho deles.

Ester 08/02/2014minha estante
Terminei o livro há 3 dias e estou "de luto" ainda... Não consegui abandonar Sonea, Akkarin, Rothen e todos os outros. Fiquei arrasada com o final mas, mesmo assim, o livro é simplesmente fantástico.

Dih 19/03/2014minha estante
Saudades de uma leitura como essa... Se bem que a Filha da floresta está no mesmo nível.

Tamirez | @resenhandosonhos 13/08/2018

O Lorde Supremo
Quando eu terminei esse livro meu sentimento foi de tristeza. Sabe quando você não processa bem o final e precisa tirar um minutinho pra tudo aquilo fazer sentido? Essa sou eu aqui. É inesperado e certamente me pegou.

Por ser uma série relativamente simples em sua construção e que sempre apostou nas jogadas mais seguras, eu estava imaginando que o final seria um bom e maravilhoso “algo mágico aconteceu, alguém salvou a pátria e é hora de vivermos felizes para sempre”. Mas não foi dessa forma e muita coisa vai acontecer em O Lorde Supremo.

Esse é de longe o melhor livro da trilogia e a evolução do primeiro volume pro terceiro é palpável. Me arrisco a dizer que a trilogia só vale a pena por causa desse último e pelo que descobrimos nele. Todo o mistério envolvendo o Lord Supremo e o seu uso de magia negra será resolvido ainda na primeira metade do livro e não será o conflito final dessa história.

“Era fácil dirigir a energia para fora do corpo dele e para dentro dela. Ela sentiu-se crescer um pouco mais forte.”

Esse é um artifício que eu gosto bastante, pois não mantém a forma mais básica de apresentar um conflito no começo, passar o livro todo desenvolvendo-o e só resolver na última página e, em muitas vezes, deixar muitas pontas soltas. Nessa trilogia vários pequenos obstáculos foram colocados, mas o que realmente precisávamos saber é como Sonea ia lidar com a magia, o tamanho de seu poder, o que o chefe dos magos estava tramando e quem está atrás dos misteriosos assassinatos que foram introduzidos no livro anterior.

Quando iniciamos esse terceiro volume e as explicações começam a vir, é fácil perceber que há algo mais além da superfície, e que o verdadeiro desafio será o que virá depois que essas perguntas forem resolvidas.

Algo importante também de ressaltar é que Sonea cresceu muito aqui. Em um certo momento tive que parar e ir pesquisar exatamente quanto tempo tinha se passado pra saber que idade ela já estava. E, ao fim do livro, com 19 anos, a garota já aprendeu muito sobre si e sobre o mundo em que vive, muitas coisas que ela certamente preferiria desconhecer. A relação dela com os demais personagens também se acentua e muda, revelando novas possibilidades para o caminho da protagonista.

“Às vezes, vale a pena correr alguns riscos.”

Sonea vai conhecer a amizade, a lealdade e o amor nesse livro e será forçada a tomar decisões que podem mudar completamente o rumo da história. Ela ainda tem alguns momentos de fraqueza, mas são coisas comuns e que se desaparecidas não fariam de sua evolução algo natural.

Mas, ao fim do livro, quem realmente deu um show aqui foi Akkarin. O Lord Supremo, que num primeiro momento parecia alguém a quem iríamos odiar, acabou por se tornar um dos personagens favoritos. Gosto muito em como a relação dele com Sonea escalona e muda ao longo de toda a trilogia. Do temor e medo à cumplicidade, amizade. Quando descobrimos suas reais intenção é como se uma cortina fosse retirada da história e as coisas mudam consideravelmente de perspectiva.

E o final foi devastador. Eu não previ aquilo vindo. Principalmente porque a trilogia se manteve simples, mesmo com a inserção dos conflitos. Então também esperava um final comum, clichê até, porém o autor resolver acabar a história nos deixando tristes e reflexivos sobre tudo o que aconteceu.

A trilogia Mago Negro tem seus altos e baixos, demora a engrenar, tem uma protagonista óbvia demais no primeiro livro e se arrasta por algumas coisas desnecessárias, mas não desaponta no final. Se você tiver a força de vontade de sobreviver a primeira metade da história e chegar ao fim, não acho que vá se decepcionar.

site: http://resenhandosonhos.com/o-lorde-supremo-trudi-canavan/
Flávia 14/08/2018minha estante
Eu amo tanto essa trilogia!

Carol 14/08/2018minha estante
Você sabia que existe mais 3 livros? Não foram lançados aqui, e pelo que li, se passa alguns anos depois dessa trilogia. Aparece alguns personagens conhecidos, e pelo que entendi ainda é centrado na Sonea e um personagem novo (não vou dar spoiler, mas você deve imaginar)

Rhafitto 26/11/2018minha estante
Como vc bem disse, da pra perceber nitidamente a evolução do livro, está bem estimulante e cada capítulo a curiosidade aumenta.

Luciana Fls 02/06/2019minha estante
Carol, vc sabe o nome do livro?

Carol 04/06/2019minha estante
Luciana o primeiro chama The Ambassador's Mission, porém não tem edição no Brasil, só em Inglês.

Luciana Fls 12/06/2019minha estante
Obrigada

srtmoony 29/02/2020

O mago negro é revelado.
Esse livro é, sem dúvidas, o melhor dos três. A gente conhece mais da história de Akkarin e começa a sentir compaixão, até que vira um amor pelo personagem. Algumas mortes me deixaram triste, mas a autora fechou muito bem a trilogia. Os plots são muito bons. Perfeito.
Saulo Barreto 29/02/2020minha estante
Concordo com tudo!

srtmoony 29/02/2020minha estante
Vou sentir muita falta dessa história.

Saulo Barreto 29/02/2020minha estante
Sempre me pego pensando nessa história e sempre tem alguma que me lembra dela, mesmo que remotamente.

srtmoony 01/03/2020minha estante
Estava pedindo indicação para uns amigos e teve uma que me indicou uma trilogia que no começo também tinha o plot da descoberta da magia e o treino no palácio. Nunca vou deixar de amar esses livros.

Saulo Barreto 02/03/2020minha estante
Você já leu a trilogia do Conjurador do Taran Matharu?
Não é o mesmo estilo de escrita ou mesmo de fantasia, mas eu gostei muito e sempre busco recomendar.
Dá uma olhada https://www.skoob.com.br/livro/515790ED522603.

srtmoony 03/03/2020minha estante
Nunca ouvi falar, mas vou procurar sim. Muito obrigada!

Laura Hanauer 22/03/2014

(Antes que você pense em começar a ler essa resenha deve estar ciente de que esse livro me destroçou de uma maneira inimaginável, nota-se que terminei de lê-lo no domingo e, depois de uma semana, ainda estou me lamentando pelos cantos por causa desse livro demoníaco que torrou o que restava da minha sanidade. Nota-se também que estou refazendo essa resenha porque a primeira que fiz ficou tão aleatória e cheia de sofrimento que não se parecia com uma resenha, mas sim com uma carta de suicídio, então, se eu me exaltar de qualquer forma saiba que é porque este livro não é de Deus, mas sim do demônio e que sou uma pessoa muito sentimental no quesito livros e... Ah!!! Você entendeu!)

O primeiro pensamento do leitor ao pegar O Lorde Supremo nas mãos é esse é o último livro da trilogia... o que será de mim quando termina-lo?, subentende-se que o leitor já começa a leitura com um sofrimento mudo entranhado no coração, e esse sofrimento só vai aumentando conforme as páginas vão passando até o leitor sentir uma necessidade urgente de sair gritando e arrancando tufos de cabelo... Ou, talvez, isso só tenha acontecido comigo.

Em A Aprendiz, Sonea vira a favorita do Lorde Supremo o que, levando em conta o que ela sabe sobre ele, é uma tortura, mas isso muda em O Lorde Supremo pois Akkarin decide se abrir com Sonea e revelar o porquê de ele usar magia negra e precisar ameaça-la para que esse segredo continue em segredo.

Só posso dizer que esse segredo envolve magos negros de Sachaka que acabam descobrindo que o Clã já não mais utiliza magia negra, mas que, pelo contrário, a condena, e tomados por um desejo de vingança, decidem que essa é uma oportunidade perfeita para tomar o Clã e assim toda Kyralia, fazendo com que os kyralianos paguem pelo o que aconteceu na guerra entre Kyralia e Sachaka, muitos anos atrás.

Assim sendo, Sonea começa a ver Akkarin com novos olhos e, apesar de tudo o que aconteceu, ela se vê nutrindo sentimentos por ele, os quais nunca pensou que sentiria por alguém. Além disso, Sonea acaba decidindo que prefere aprender magia negra e ter uma chance de salvar sua cidade e todos aqueles que ama do que não fazê-lo e ver tudo aquilo com que se importa ser destruído.

Hesitante, Akkarin resolve treiná-la, mas seus planos vão por água abaixo quando uma ichani (maga negra de Sachaka) cria um plano para incriminar Akkarin por uso de magia negra, fazendo com que o Clã resolva por exila-lo até terem provas de que a história contada por ele é verdadeira, e, como não poderia deixar de ser, Sonea opta por ir junto e ambos acabam tendo de sobreviver em território sachakano até que o Clã os chame de volta e lhes dê a oportunidade de ajuda-los na guerra que está por vir.

Eu não achava que podia amar um personagem tanto quanto amei o Akkarin nesse livro. Admito que nos livros anteriores, apesar de sentir uma enorme curiosidade sobre ele, sentia um pouco de antipatia graças ao seu comportamento horrendo para com a Sonea e o Rothen, mas isso mudou em O Lorde Supremo e antes que eu pudesse evitar me vi ansiando pelos capítulos dele e tendo convulsões a cada fala dele. Se apaixonar por um personagem fictício [SPOILER ALERT] que acaba m@o3#r4$$r%%e¨6n¨d¨¨$o no final [/SPOILER ALERT] é uma das piores coisas que poderiam acontecer com uma pessoa. Sinto que preciso de terapia...

Ao contrário dos livros anteriores, esse teve muito mais ação. Vemos o Akkarin e a Sonea tendo que se virar em Sachaka e também temos a oportunidade de vê-los lutando com magia, o que ficaria incrível numa tela de cinema... Também vemos todo o trabalho dos Ladrões que se empenham para ajudar Akkarin contra os ichanis e sim, o Cery está no meio disso e, apesar de ele só ter aparecido uma vez em A Aprendiz, nesse livro ele foi um dos personagens cruciais para o desfecho da história, o que me encheu de orgulho.

Mas se teve uma coisa que me irritou a ponto de me fazer gritar com o livro foi o Clã. Como podem ser tão estúpidos? Sinceramente, foi uma decepção, mas deu até pra entender. O Clã é cheio de preconceito e velhos babões que acham que estão seguros com sua magia, quando na verdade não estão e acabam não vendo isso, o que quase os fez serem eliminados pelos ichanis. E se fossem seria bem feito!

Graças a isso o Clã sofreu perdas que doeram no meu coração, sem falar que a cidade de Imardin quase virou uma ruína no final do livro, mas de qualquer modo eles aprenderam a lição... Pelo menos é o que eu espero.

Outra coisa que não me agradou não chegou a me irritar, mas era como uma mosquinha me importunando, entende? foi o romance entre o Akkarin e a Sonea. Apesar de ter surtado com cada fala fofa do Akkarin para com a Sonea, não pude deixar de notar que o romance foi meio sem sal. E a Sonea não merecia o Akkarin; ele é muito badass enquanto a Sonea, apesar de ser uma protagonista boa, não chega aos pés dele, o que não me agradou. Sem falar que o romance foi sem sal, e eu sei que já falei isso, mas foi muito sem sal. Blergh! E não, não falo isso por ciúmes do Akkarin. Eu acho...

Enfim, esse livro deixou claro para todos que Trudi Canavan é uma pessoa cruel, não se deixem enganar, ela vai fazer você se apegar ao personagem e depois vai mata-lo quando você menos esperar, fazendo com que você desidrate em cima das páginas do livro e não consiga mais ler, pois as letras estão embaçadas, e então, mesmo depois de você ter terminado o livro, você ainda vai se lembrar daquele personagem e lágrimas irão surgir e você terá que se esforçar muito para não ruir em meio a tanto sofrimento... Arght, estou muito sentimental!

Se dependesse de mim ficaria falando sobre esse livro por horas e horas, mas ninguém me aguentaria se eu resolvesse fazê-lo e fazê-lo envolveria muitos spoilers cabulosos que ninguém quer ler, então vou cessar minha enxurrada de sofrimento e me despedir dizendo que, caso você goste de sofrer, esse livro é um prato cheio.
Al bhed [Kah] 02/04/2014minha estante
Acabei de ler o livro e estou um tanto abatida.
É realmente uma boa trilogia apesar de conseguir adivinhar certos rumos que a histórias tomava. Mas, terminei satisfeita.
[SPOILERS]
Sobre o romance de Akkarin e Sonea, não cheguei a achar sem sal. É um romance compreensível considerando que ele é um homem com mais de 30 anos e Sonea é uma moça de quase 20. Ele é a experiência e ela é a inovação. Eu gostei do romance, mas me incomodei um pouco por não captar as razões que levaram Akkarin a amar Sonea.
É provável que eu leia mais uma vez para que possa analisar o livro com cuidado.
[/SPOILERS]
Como alguns já comentaram, a tradução e a revisão não aparentam muito cuidado.

Natalia 03/04/2014minha estante
Há um ano eu li esse livro e, parando pra pensar um pouco, acho que nenhum outro me comoveu dessa forma no final. E se fossem sensações boas, seria maravilhoso, mas não foram! Lembro de ter a maior Depressão Pós Livro da minha vida hahueaueea Eu virei a página e fiquei assim: "isso aconteceu mesmo? pera aí, aposto que vai ter uma reviravolta", aí veio a novela mexicana e fim. Não teve cabimento nenhum, não precisava ter acontecido e fiquei com a sensação que ela só quis algo grandioso no final e decidiu que era assim que conseguiria, mesmo sendo a maior merda que poderia fazer. Tenho vontade de matar a Trudi até hoje e não... definitivamente não vou querer ler a continuação com a outra saga. Vai que ela pisa de salto alto no meu coração de novo? Não, obrigada!

Desabafei XD

Ana Cosso 08/04/2014minha estante
Terminei de ler hoje as 4 da manhã. Estou acordada até agora, chorando e me lamentando. Por que ela teve que matá-lo? Por que? Por que? Por que ela foi tão cruel a ponto de mudar a nossa opinião sobre Akkarin e depois matá-lo?

Jaqueline 13/10/2014minha estante
Também cai na maior deprê quando terminei o livro (é, eu também me apaixonei pelo Akkarin, haha). Acho que a Trudi pretendia dar um final "emocionante", mas faltou ideias, então ela foi e matou o Akkarin (de um jeito bem bleh, na minha opinião). Teve momentos que, pelo menos pra mim, ela "emburreceu" os personagens de propósito, tipo quando os ichanis estavam tirando magia das mansões e até o próprio Akkarin ficou "WTF?o que elesestão fazendo?será que eles estão gastando magia a toa?" ou quando ele achou melhor "economizar" a arena,por motivos de porque sim. Tava parecendo que ele tava pedindo pra morrer daquele jeito, né? Isso me irritou bastante. Eu fiquei tão revoltada com o final que estava até pensando em escrever um fanfic com um fim alternativo kkk tava até elaborando uma personagem nova :x . Mas sério, to precisando de um divã, já faz mais de um mês que li a trilogia e ainda to lamentando a morte do Akkarin!

Julianna 30/12/2014minha estante
gente, terminei hoje, as 03:00 da manhã e estou do mesmo jeito, que minhas amigas aqui em baixo... Depressão pós livro..... Porquê??? eu ainda me pergunto o porquê Trudi matou ele. Porquê ela fez isso... Sabe, quando li essa parte, fiquei louca, quase parei de ler de tanta raiva.... aghhhh mas tinha que terminar né, a esperança é a ultima que morre, vai que tinha algo mais e o que eu li não era real??? mas não... affff... decepção total...

Flávio 20/06/2016minha estante
Eu terminei de ler agora. Meu estado no momento ? Sla sabe...eu tô aqui sem saber o que sentir, arrancando os cabelos e vendo eles caírem gradativamente...enquanto olho para o nada...

Chon 03/07/2016

E assim se encerra a trilogia que infelizmente ao meu ver deixou um pouco a desejar no seu final,a obra em si foi boa, o desenvolvimento dos personagens , as reviravoltas, muita diversão e aquele final que na minha humilde opinião poderia ter sido muito mais bem elaborado
Marina 21/07/2016minha estante
Com certeza! To mto decepcionada com o final, aaah não ??

Chon 22/07/2016minha estante
esse final acabo com a beleza da obra o fim de um determinado personagem me deixo sem chão ....

Marina 31/08/2016minha estante
Exatamente haha eu já estava convencida de que tudo ia ficar bem.

Naíh 12/09/2016minha estante
Os últimos capítulos foram decepcionantes, e na minha opinião não pela morte de Akkarin, e sim pela falta de explicações, o que ocorre com Dorrien, Takan, Savara, a purificação acaba ou não, foram deixadas muitas pontas soltas. Mas em sua maioria o livro foi envolvente.

Dadá 02/12/2016minha estante
Eu tbm gente. Não aceito esse final viu? Não tem nem explicação.

Karine 17/10/2017minha estante
Erika, socorro, terminei ontem a noite e estou revoltada com esse fim, amei tanto a serie e agora estou desolada.

Bruno Lopes 17/07/2018minha estante
O outro anel de Akkarin está naquela biblioteca que o Dannyl visitou e viu um anel.

Erika 17/08/2018minha estante
Bem isso Karine, fiquei muito revoltada.. e sigo sem vontade de ler a nova série.

Erika 17/08/2018minha estante
Obrigada Bruno! Vou procurar essa parte no livro.

Jessica Rothe 30/04/2019minha estante
concordo com tudo o que vc escreveu. esperava um final muito melhor, com todos se desculpando co. Akarin e ele se recusando a continuar clã como prisioneiro. Sem contar que esperava bem mais da batalha final, tipo a Sonea tirando poder da arena e mostrando q era a dona da p@ toda

Cris Contin 23/07/2013

A história é muito boa e a.autora escreve muito bem. Mas o final me decepcionou :/
Cris 23/07/2013minha estante
NÃO GOSTEI MUITO MAS PELO MENOS ELA DEU UMA AMENIZADA.

Viih 26/07/2013minha estante
Eu amei o livro,mas não que o final inteiro tenha me decepcionado,vc deve me entender,mas sim um fato que me deixou tão triste que entrei numa ressaca literária :/

Clara 19/09/2013minha estante
Acredito que a autora podia escolher diferentes finais, o escudo da arena estava intacto então talvez o sacrificio final n fosse necessario se outros elementos fossem utilizados, mas infelizmente nem nos livros nem na vida real podemos ter um final 100% feliz, amei os livros...estou de ressaca literaria rs

Cris Contin 05/03/2014minha estante
Eu tb fiquei de ressaca literária!!!!!!! Fiquei na fossa por umas duas semanas! Foi tenso!

Nath @biscoito.esperto 11/03/2013

Quando terminei de ler O Lorde Supremo, minha vontade era botar fogo no livro. Simplesmente pelo fato de que a autora o terminou de uma forma que... eu fiquei inconformada. Não por que o final é ruim. Na verdade, o desfecho da história foi um dos melhores dos livros de fantasia que já li, mas eu fiquei chateada por que meu personagem favorito (que amo desde a primeira aparição) simplesmente morre. Mas, frustraçõs à parte, eu acho que a Trilogia do Mago Negro é uma das melhores histórias de fantasia que eu já li.

É quase impossível escrever essa resenha sem dar spoilers dos livros anteriores, mas tomarei todo o cuidado do mundo para não fazer nada de errado aqui.

A história de O Lorde Supremo começa algum tempo depois do final de A Aprendiz. Sonea saiu das ruas e se juntou ao clã no primeiro livro, no segundo ela venceu (literalmente) o preconceito por ser uma favelada e agora, no terceiro livro, ela terá que enfrentar os segredos que conhece de Akkarin, o Lorde Supremo do Clã de Kyralia.

Não é segredo que Akkarin é o grande vilão maligno e cruel da saga, mas nesse livro tudo se encaixa. Ele se mostra menos cruel e revela os motivos pelos quais aprendeu magia negra. Sonea tem duas opções: ajudar Akkarin em seu plano ou botar tudo a perder. Os dois lados parecem ruins quando ela percebe que terá que usar magia negra e que uma guerra se aproxima.

O último livro da trilogia segue o mesmo ritmo de narrativa da Trudi Canavan (obviamente, até por que foi ela quem escreveu), mas você nota que o ar do livro é mais desesperado, angustiado. Afinal, as coisas estão sérias, tem uma guerra acontecendo! Na minha opinião, este foi o melhor livro da trilogia.

Não tenho muito o que dizer sem dar spoiler. Eu realmente adorei este livro, achoq que todos deveriam ler. Ele tem um toque balanceado entre tragédia e comédia, tristeza e alegria, amor e ódio. E, quando lado ódio, é do mais puro e selvagem possível. E o amor é tão puro e selvagem quanto o ódio.

Realmente, irei reler esta trilogia quando ficar velha e sorrir com as mesmas vitórias e chorar com as mesmas mortes (principalmente as mortes). Recomendo.

site: www.nathlambert.blogspot.com
Dadá 04/12/2016minha estante
Sim, o livro é bom, mas o final é péssimo.

Dadá 04/12/2016minha estante
Não é bem péssimo. É decepcionante e sem explicação kkk

Nath @biscoito.esperto 04/12/2016minha estante
Nossa, eu li esse livro deve ter uns três ou quatro anos, queria ler a série e novo, mas nunca superei a morte de certo Lorde...

Dadá 04/12/2016minha estante
Exatamente! Sem explicação. Poxa! Tinha uma fonte de energia praticamente infinita ao lado e ele usa toda a sua? Tô inconformada até hoje. rsrs

andy_Pendiuk 07/07/2023minha estante
Li esse livro faz mais de 5 anos e até hj não superei esse final kkkkk

emmeline_ 08/07/2023minha estante
então, fiquei me mordendo de raiva kkkkkkk, poderia ter sido melhor

Carol 01/11/2023minha estante
Terminei esse livro essa semana e tô com essa sensação, kkkkkk, me bate uma tristeza do nada, quando lembro do final do livro

emmeline_ 01/11/2023minha estante
Simmm, eu odiei o final kkkkkkkk q raivaaaaaa

Rose 21/06/2013

Vocês sabem que mesmo gostando dos livros anteriores eu achei que a autora se estendeu um pouco com a estória. Muitos que leram os volumes 1 (O Clã dos Magos) e 2 (A Aprendiz) apontaram como falha (se é que posso chamar assim) a morosidade ou até um pouco da enrolação dos livros. Eu mesma falei sobre isso na minhas resenhas e disse que achei que a autora mesmo tendo uma boa estória, "encheu um pouco de linguiça", na minha opinião.
Também disse na resenha A Aprendiz que a trilogia caminhava para um final muito bom, pelo menos tinha tudo para isso. E não é que é exatamente isso que aconteceu?
Na verdade o volume 3 me surpreendeu e muito. Uma reviravolta que em momento algum (seja neste volume ou nos outros) eu imaginei. Sabe quando você pensa "Ai meu Deus, o que será que vai acontecer agora?", e quando acontece, não é nada daquilo que você imaginava? Um livro para terminar com chave de ouro esta trilogia que fugiu totalmente dos motes atuais da literatura.
Mas deixa eu falar um pouco mais da estória deste livro...
Já tem quase 1 ano que Sonea está sob a guarda do Lorde Supremo Akkarin. mesmo tendo conquistado o respeito dos outros aprendizes e um lugar mais do que merecido no Clã dos Magos, Sonea ainda era refém de Akkarin.
Mas depois de tanto tempo de convivência, eis que Akkarin resolve dividir com Sonea seu maior segredo. Ele precisa da ajuda dela para vencer uma guerra que está prestes a acontecer e que ninguém imagina o perigo que envolve a todos.
Onde começa e termina a mentira e a verdade que Akkarin está lhe contando? Como confiar naquele que quebrou todas as regras do Clã? Que chantageou a ela, a Rothen e ao Lorde Lorlen?
Se todos iriam mesmo morrer, então ela iria lutar com todas as armas disponíveis, mesmo que para isso resultasse na sua expulsão do Clã.
Ela aprenderia tudo, e se fosse possível lutaria contra seu mestre. Ela daria um jeito de sobreviver e provar a todos que a verdade pode ter várias faces, e que o rosto do inimigo muitas vezes não é aquele que pensamos ser.
Ela aprendeu a confiar no seu coração, e seu coração a levou (e a nós também) para um caminho que tenho certeza, vai surpreender a todos, inclusive ao "Clã dos Magos". Este por sinal, nunca mais será o mesmo!
Yassue 01/07/2013minha estante
Super curiosa para ler a estoria.

Beth 02/07/2013minha estante
Muito bom o livro. Fiquei na vontade. Adorei a resenha e vou ler com certeza.

Edna 24/07/2013minha estante
Então... ainda quero muito ler a trilogia e já li mais comentários positivos que negativos. Mas tá valendo...

Dani Vilela 25/07/2013minha estante
Olá!!! Ainda não li nem o primeiro livro da série, e das resenhas que venho acompanhando, tenho visto bons comentários da triologia. Estou super curiosa para conhecer também! Não li a resenha toda, com medo de conter spoiler do primeiro livro, mas se você gostou se surpreendeu, essa é uma boa notícia que só aumentou as minhas expectativas! Espero começar a ler em breve para ter a minha opinião própria.
Beijos, Dani.

RUDY 24/03/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Sonea após um ano e várias lutas, consegue o respeito dos colegas, porém continua escondendo o segredo do Lorde Supremo e a mercê dele, sendo sua prisioneira. Uma grande surpresa é Sonea escutar e entender um pouco mais sobre às motivações do Lorde Supremo AKKARIN ter se tornado um mago negro e acaba por ensiná-la a utilizar a magia.

Através desse aprendizado Sonea terá a responsabilidade de lutar contra os Magos Negros que querem destruir a paz do Clã, que já desconfia que Akkarin é um dos magos negros e tramam para expulsá-lo das terra aliadas; e destruir o país.

O lorde Supremo acaba se envolvendo e percebendo que Sonea é especial, a convence que é a parceira ideal para enfrentarem os revéses que estão por vir e acabam iniciando um romance...apenas um 'tempero' a mais ao livro, já que o romance não é o foco da história...

Para ler análise completa, visite o blog:

Thaís 06/04/2013minha estante
Eu pretendo ler os outros rápido pra poder chegar nesse, pelo que eu li esse é incrível e é o melhor da trilogia, valeu pela resenha!

Fernanda @condutaliteraria 07/05/2013minha estante
Desde o lançamento de O clã dos magos que fiquei bastante interessada nessa aventura e nesse "novo mundo". To MUITO curiosa para ler a trilogia, que parece ser fantástica.

30/05/2013minha estante
Quero ler, quero ler! Estou muito ansiosa para saber qual será o final do considerado o melhor livro da trilogia!

Michelle 05/12/2022minha estante
vou indicar a resenha

Glau 20/03/2019

O melhor livro da trilogia!
Confesso que os dois primeiros livros foram um tanto arrastados, mas quando cheguei em O Lorde Supremo, depois de um acontecimento, a história se tornou impossível de largar.

Nesse terceiro livro da trilogia O clã dos Magos, Sonea passa a conviver com Akkarin, O Lorde Supremo, na qual passou a temer a partir do momento em que descobriu que o mago mexia com magia negra e proibida.

Nesse livros teremos muitas revelações, conheceremos toda a trajetória de Akkarin, o que o obrigou a se envolver com magia negra. O desenvolvimento de Sonea, ela vai se mostrar cada vez mais poderosa, terá que tomar decisões que na maioria das vezes irá contra seus princípios.

O clã está prestes a ser atacado por um inimigo do passado de Akkarin, e toda Kyralia entra em erupção! Magos e Ladrões se unem para o bem maior de salvar o lugar.

Em meio aos conflitos, a gente vai entendendo como funciona o sistema de magia entre os magos, eles são poderosos, mas eu os achei um tanto limitados, os poderes dele se extinguem facilmente, e isso os deixam de guarda baixa no momento em que mais precisam.

Eu me apaixonei pelo personagem Akkarin, a construção da relação "tutor/aprendiz" com Sonea ganhou proporções que eu não esperava, eles criam um vínculo muito forte que vai além de qualquer poder.

O final do livro é de tirar o fôlego. Mais de 100 páginas com combates, lutas, mortes, visões e muita magia. Vínculos são feitos de última hora, e a gente fica sem fôlego, com o coração na mão quando cada mago encontra um inimigo.

Enfim, o terceiro livro fechou a história com chave de ouro. Sonea teve um desfecho justo, porém, perturbador. Quando estava nas últimas páginas, eu gritava por dentro!

A escrita da autora é muita fluída. Mais de 600 páginas eu li em menos de uma semana.

Ah, e para meu agrado pessoal, nesse terceiro livro tivemos o desenvolvimento de um romance. Não foi muito aprofundado, creio que não era o foco da trama, mas me fez gostar ainda mais da história, era o tempero que estava faltando nos livros anteriores...rs

Pode ser lido por qualquer idade, então vão fundo, porque vale muito a pena!
Pedro 20/03/2019minha estante
Sabia q vc iria gostar ? é uns dos meus favoritos

Glau 21/03/2019minha estante
Gostei muito! O final foi avassalador!

Noellen 22/03/2019minha estante
Eu me surpreendi muito com esse livro tbm, é muito bom. E tem continuação sobre a pessoinha minuscula que aparece no final do livro! Mas infelizmente ainda não foi publicado no Brasil.

Glau 31/03/2019minha estante
Ahh sério??? Não acredito que não publicaram no Brasil, queria saber mais ?

Fabrício Araújo 26/03/2022minha estante
Uma grande porcaria esse final

TraumadaAyA 26/03/2022minha estante
MDS Fabrício! Uma bosta!!!! Tava tão animada pra ler e foi muito decepcionante

emmeline_ 07/07/2023minha estante
Eu fiquei com mt raiva do final tbm, a morte do akkarin e a sonea grávida... eu esperava mais

TraumadaAyA 14/07/2023minha estante
Foi muito decepcionante!! Ainda não superei esse fim ?