O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Thalles.Haydan 22/07/2021

Triste porque acabou!!
Simplesmente sensacional!! Uma história eletrizante, uma montagem política bem desenvolvida, personagens cativantes... esse livro é tudo de bom!! Se ele tivesse mais 400 páginas, eu leria com gosto!! Vale super a pena!!.

Taci 21/04/2018

Estou chorosa
Tô me sentindo acabada. Acabei de terminar o livro e não consigo parar de me sentir mal e chorar.
Amei a série, mas esse final... Porquê???? Sério. Eu esperava um final feliz, Sonea merecia sabe.
Eu me apeguei tanto aos personagens e poxa, que droga. Eu tô numa baixa de uma tristeza devastadora. Tô arrasada.
Vou deitar aqui e chorar mais um pouco. Acho difícil superar esse livro.
Lari Thekilla 22/04/2018minha estante
Tb me senti assim...

Priscila 07/07/2019minha estante
Estou me sentindo exatamente assim :((((((

srtmoony 29/02/2020

O mago negro é revelado.
Esse livro é, sem dúvidas, o melhor dos três. A gente conhece mais da história de Akkarin e começa a sentir compaixão, até que vira um amor pelo personagem. Algumas mortes me deixaram triste, mas a autora fechou muito bem a trilogia. Os plots são muito bons. Perfeito.
Saulo Barreto 29/02/2020minha estante
Concordo com tudo!

srtmoony 29/02/2020minha estante
Vou sentir muita falta dessa história.

Saulo Barreto 29/02/2020minha estante
Sempre me pego pensando nessa história e sempre tem alguma que me lembra dela, mesmo que remotamente.

srtmoony 01/03/2020minha estante
Estava pedindo indicação para uns amigos e teve uma que me indicou uma trilogia que no começo também tinha o plot da descoberta da magia e o treino no palácio. Nunca vou deixar de amar esses livros.

Saulo Barreto 02/03/2020minha estante
Você já leu a trilogia do Conjurador do Taran Matharu?
Não é o mesmo estilo de escrita ou mesmo de fantasia, mas eu gostei muito e sempre busco recomendar.
Dá uma olhada https://www.skoob.com.br/livro/515790ED522603.

srtmoony 03/03/2020minha estante
Nunca ouvi falar, mas vou procurar sim. Muito obrigada!

Fabian Rodrigo 28/04/2020

O último livro que compõe a Trilogia do Mago Negro, fecha bem o arco histórico. Senti que a autora corre um pouco no fim do livro, muitos fatos poderiam ser mais bem detalhados, muitos personagens centrais tiveram seus finais muito abruptos. Mas esse pequeno detalhe não atrapalha o prazer proporcionado pela leitura.

GeorgesKV 11/01/2014

Que saga.. fantastica.
Faziam quase 2 anos que eu tinha um livro jogado na minha prateleira, um livro que eu li, gostei pra caramba, mas não tinha a continuação no Brasil ainda, o nome desse livro, "Clã dos Magos", foi então que nesse natal ganhei "A Aprendiz" e novamente me apaixonei e lembrei porque eu gostei tanto de Clã dos Magos, a escrita da Trudi, a personalidade de cada personagem mesmo os não principais, 3 dias foi o necessario para eu devorar todas as paginas de A Aprendiz, logo depois corri para comprar o Lorde Supremo..

Um dia de leitura, um dia sem parar, quase 14 horas lendo, fascinado com essa saga maravilhosa, com cada personagem, imaginando cada cena desse mundo espetacular, sentindo cada medo que Sonea sentia, sentindo um sentimento de compaixão por Akkarin, sentindo dor pela morte de um certo personagem, e finalmente, leio a ultima pagina, o ultimo ponto, e após parar e respirar e digerir todo esse universo maravilhoso e fantastico que eu acabei de ler, uma jornada que começará 2 anos atrás quando vi o primeiro livro com o slogan chamativo "Cuidado com o que você deseja, você pode se tornar um deles" que me fez comprar ele, finalmente acabara.

E então, a depressão se seguiu, depressão aquela que você sente quando um ente querido se vai, ou perde um grande amor, e é por meio dessa depressão que você pode virar e dizer seguramente que esse livro, essa saga, é MARAVILHOSA, pois, qualquer coisa, seja série, filme ou livro que te faz imergir tanto no universo que ele conta a ponto de te deixar triste após o final não pode ser nada mais do que fantastico.

Fiz a minha critica sem levar em consideração nada técnico, apenas a experiencia propria de ter lido tantos livros de Fantasia, e o sentimento que foi levado durante a jornada dessa saga. Torço para que a outra triologia chegue logo ao Brasil, gostaria de acompanhar mais de Sonea, Dannyl, Rothen e Tayend, sem falar do pequeno ladrão Cery.

Coloco essa triologia como minha preferida de fantasia, e sim, ao lado de outra obra maravilhosa e famosa, "Senhor dos Anéis."

Leilane 26/12/2014

Uma série excelente que se destrói por um capricho da autora no final do último livro
O livro tem um ritmo um tanto lento na primeira parte, as muitas reviravoltas na história deixam nossa percepção um pouco distorcida, mas quando chega realmente ao momento em que o destino da sociedade mágica tem de ser salvo do controle inimigo e também ser mudado para sempre – e são poucos que estão dispostos a lutar pela causa –, o ritmo do livro fica alucinante.
A autora transformou sua trilogia que parece totalmente fictícia por ser um lugar inventado em um retrato das sociedades humanas. Ela aborda diferenças sociais, culturais, étnicas e ideológicas, os preconceitos advindos dessas diferenças, e a luta pelo poder e controle territorial, ou seja, tudo aquilo vemos no dia a dia em nossos próprios noticiários só sem magia envolvida.
Sonea é o tipo de personagem que você torce do começo ao fim, nos livros anteriores, ela sofreu muito com o novo mundo mágico o qual ela nunca soube que fazia parte e com todo o preconceito e bullying em seu aprendizado, porém, agora ela finalmente se provou como uma excelente maga na comunidade só que com o recente crescimento em ataques mágicos a pessoas aparentemente aleatórias, traz à tona o segredo que ela guarda em relação ao mago negro desde o primeiro livro, mas confiança é algo que se conquista e Sonea prova que sabe enxergar as pessoas além do que elas aparentam ser ou fingem ser.
Antes de terminar este livro, eu estava apaixonada pela trilogia e tanta coisa acontece nesse livro que ele tinha tudo para ser favorito, mas a autora foi caprichosa e não pude dar mais de três estrelas a ele, pois esse livro me deixou com TTT (Trauma de Término de Trilogia). Sou do tipo que lê e escreve comentários no meu histórico do skoob, lá pela página 400 eu estava empolgadíssima, eu tinha pegado uma dica da autora em relação a um romance na história e comecei a torcer na hora, pois fazia todo o sentido, e realmente acontece de uma forma super envolvente, mas foi justamente nesse quesito em que a autora decidiu ser caprichosa. Entendo que há muitos leitores que vão falar que ela foi corajosa, que deu mais realismo ao enredo, que é bom ver uma história que não dá enfoque no romance, mas eu não concordo, o que deu realismo a esta história foi justamente o romance, mesmo com todos os elementos incríveis contida nela, se não tivesse acontecido o envolvimento dos personagens, a história não teria a solidez que teve, pois os personagens só conseguem seguir em frente porque descobriram algo novo que vale a pena lutar para manter do jeito que ele merece, numa Kyralia mais segura e diferente da atual, entretanto, ela não fez jus ao romance que deu estrutura e ritmo a história, ela foi ingrata com a própria história de seus personagens que mereciam muito mais.
Agora vem a parte mais difícil: eu recomendo a trilogia? Bom, eu lhes dei um sobreaviso, a história é muito boa, mais tem dois lados negativos, o segundo sendo o pior: ela se arrasta em descrições por boa parte nos três livros e o final – o final mesmo, as últimas páginas, ou seja, você lê mais de 600 páginas e autora te destrói ali nas últimas – da trilogia. Eu não me arrependo de ter lido, pelo contrário, tenho muito carinho pela trilogia, até sei de muitas pessoas que gostaram desse final, mas não fez nem um jus a esta tão intricada e surpreendente história, então estou perpetuamente ressentida com a autora pelo final.

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2014/10/01/o-lorde-supremo-trudi-canavan/

Albert.Lenon 08/05/2017

Eu mudaria muito o final
Estou extremamente sem chao.. A trilogia do Mago Negro me abalou muito, nunca tive uma mistura de tantos sentimentos em um único livro.. Dei 4 estrelas para O Lorde Supremo porque eu mudaria totalmente o final desse livro, eu não faria o que a Trudi fez, acredito que poderia haver outra forma do bem vencer o mal .. me apaixonei muito pelos personagens.. Quanto a Sonea, no final das contas, acredito que ela teve uma mudança muito forte em sua personalidade devido aos acontecimentos, mas a posição dela no epílogo, não me agradou.. em fim .. estou MUITO CHATEADO, mas ainda assim recomendo a trilogia, é muito original e envolvente.

Gustavo.Rocha 29/05/2021

Misterioso e instigante, porém, nada impressionante.
Finalmente encerrei a Trilogia do Mago Negro, uma leitura que estava na estante a alguns anos sendo ignorada.
Posso iniciar afirmando que o último livro da coleção é definitivamente o melhor, mais emocionante, expositivo e reativo. Essa jornada me prendeu mais pelos núcleos secundários (capítulos sobre Dannyl, Lorlen e Cery) do que o núcleo principal (Sonea e Akkarin). Isso não significa que não tenham sido captulos interessantes, pois neste livro o passado de Akkarin é revelado e Sonea se torna mais interessante, na verdade os personagens foram bem trabalhos no desenvolvimento do livro mas no final tudo ficou tão... "Água morna" parece que todo a jornada e acontecimentos que ambos passaram foram apenas para prender o leitor até o fim do livro e toda a bagagem carregada por eles se dissolve na reta final.
O conflito principal do livro me satisfez, os inimigos tiveram uma investida que prenderam minha atenção impedindo que eu fechasse o livro até ver aquele conflito resolvido no entanto a batalha final e decisiva não me agradou, foi resolvido de uma maneira tão simplória que fez eu me perguntar se os inimigos eram tão poderosos quanto pareciam.
Os casais que o livro traz são 2, onde um é praticamente ignorado e o outro aparece só na metade deste livro com intuito de criar afeição pelos personagens para que o leitor se comova, no entanto este me causou mínima comoção e achei tanto o nascimento quanto o desfecho do casal totalmente fora do contexto construído.
Em resumo, a trilogia do Mago Negro vale a pena ser lida se você gosta de ser preso por mundos épicos e fantasiosos que lhe prendem pela história de nações, conflitos políticos, culturais e em alguns poucos capítulos sobre a história de nações antigas e misteriosas. Não espere um livro que vá lhe causar grandes emoções e tirar seu fôlego, leia aguardando ser tomado apenas pela curiosidade.

Irinia Zachello 08/05/2020minha estante
Nao deviam ter matado o Akarin... Não devia ter deixado Sonea grávida... E o romance dela om Dorrien? esse foi o pior livro da triologia...

Rose 21/06/2013

Vocês sabem que mesmo gostando dos livros anteriores eu achei que a autora se estendeu um pouco com a estória. Muitos que leram os volumes 1 (O Clã dos Magos) e 2 (A Aprendiz) apontaram como falha (se é que posso chamar assim) a morosidade ou até um pouco da enrolação dos livros. Eu mesma falei sobre isso na minhas resenhas e disse que achei que a autora mesmo tendo uma boa estória, "encheu um pouco de linguiça", na minha opinião.
Também disse na resenha A Aprendiz que a trilogia caminhava para um final muito bom, pelo menos tinha tudo para isso. E não é que é exatamente isso que aconteceu?
Na verdade o volume 3 me surpreendeu e muito. Uma reviravolta que em momento algum (seja neste volume ou nos outros) eu imaginei. Sabe quando você pensa "Ai meu Deus, o que será que vai acontecer agora?", e quando acontece, não é nada daquilo que você imaginava? Um livro para terminar com chave de ouro esta trilogia que fugiu totalmente dos motes atuais da literatura.
Mas deixa eu falar um pouco mais da estória deste livro...
Já tem quase 1 ano que Sonea está sob a guarda do Lorde Supremo Akkarin. mesmo tendo conquistado o respeito dos outros aprendizes e um lugar mais do que merecido no Clã dos Magos, Sonea ainda era refém de Akkarin.
Mas depois de tanto tempo de convivência, eis que Akkarin resolve dividir com Sonea seu maior segredo. Ele precisa da ajuda dela para vencer uma guerra que está prestes a acontecer e que ninguém imagina o perigo que envolve a todos.
Onde começa e termina a mentira e a verdade que Akkarin está lhe contando? Como confiar naquele que quebrou todas as regras do Clã? Que chantageou a ela, a Rothen e ao Lorde Lorlen?
Se todos iriam mesmo morrer, então ela iria lutar com todas as armas disponíveis, mesmo que para isso resultasse na sua expulsão do Clã.
Ela aprenderia tudo, e se fosse possível lutaria contra seu mestre. Ela daria um jeito de sobreviver e provar a todos que a verdade pode ter várias faces, e que o rosto do inimigo muitas vezes não é aquele que pensamos ser.
Ela aprendeu a confiar no seu coração, e seu coração a levou (e a nós também) para um caminho que tenho certeza, vai surpreender a todos, inclusive ao "Clã dos Magos". Este por sinal, nunca mais será o mesmo!
Yassue 01/07/2013minha estante
Super curiosa para ler a estoria.

Beth 02/07/2013minha estante
Muito bom o livro. Fiquei na vontade. Adorei a resenha e vou ler com certeza.

Edna 24/07/2013minha estante
Então... ainda quero muito ler a trilogia e já li mais comentários positivos que negativos. Mas tá valendo...

Dani Vilela 25/07/2013minha estante
Olá!!! Ainda não li nem o primeiro livro da série, e das resenhas que venho acompanhando, tenho visto bons comentários da triologia. Estou super curiosa para conhecer também! Não li a resenha toda, com medo de conter spoiler do primeiro livro, mas se você gostou se surpreendeu, essa é uma boa notícia que só aumentou as minhas expectativas! Espero começar a ler em breve para ter a minha opinião própria.
Beijos, Dani.

Maria 13/02/2020

Melhor da trilogia
É impossível acabar a leitura do último livro e não comparar com o primeiro, principalmente as personagens.
Sonea perde significativamente o ar medroso e assustado do primeiro livro, além de se mostrar muito inteligente. A história do Akkarin é explorada e até virou um dos meus personagens favoritos, mas o Rothen tem definitivamente um lugar especial no meu coração.
Eu realmente chorei na última linha, um misto de tristeza com uma pontadinha de felicidade. Tudo nesse livro faz compensar ter passado pela perseguição de gato e rato do primeiro livro.
Além disso é interessante ver melhor questões políticas do universo, os Ladrões acabam deixando uma reflexão interessante nessa questão. É um livro que dá pra tirar muita coisa de política se bem explorado.