Uma Questão de Confiança

Uma Questão de Confiança Louise Millar

Resenhas - Uma Questão de Confiança

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda 18/03/2013

LINK DA RESENHA: http://www.segredosemlivros.com/2013/03/resenha-uma-questao-de-confianca-louise.html

Resenha:

Surpreendente. Essa é, sem dúvida nenhuma, a melhor palavra para definir “Uma Questão de Confiança, da autora Louise Millar, publicado no Brasil pela Editora Novo Conceito. É o tipo de história que te faz pensar ser algo totalmente diferente do que realmente é. E por outro lado, a trama segue de maneira inconstante e perturbadora. Até o meio da história, você pensa que sabe o que está acontecendo, mas com o decorrer da trama, enfim começa a perceber que nem tudo parece ser o que é. E ai quando o leitor descobre o que de fato acontece, e quem são os verdadeiros “culpados”, a narrativa não fica nem um pouco tediosa, nem tampouco cansativa, pelo contrário, te faz querer ir até o final deste desfecho intenso e revelador.
“Uma questão de Confiança” se passa em um lugar tranquilo e conservador, na cidade de Londres. E é nesse contexto que iremos conhecer a vida, os problemas e as perspectivas de três personagens principais, muito diferentes umas das outras. De início, somos apresentadas a Callie e Suzy, vizinhas umas das outras, e que pareciam se entender muito bem. Na verdade, Callie só contava com a sua amizade, já que, desde que mudou-se para este novo lugar com sua filha Rae, a única que as acolhera bem fora ela. Todos pareciam ter algum receio com Callie e Rae, e isso incluía até a escola onde a menina estudava. Tudo parecia tranquilo e habitual, até que uma nova moradora se juntou àquela vizinhança. Debs surgiu do nada e veio para causar muitos problemas e colocar a tona várias revelações. Desde o começo, Debs parecia ser muito estranha e paranoica, até meio depressiva. Ficava me perguntando o que poderia ter acontecido com ela e o que ela escondia de tão grave, já que a narrativa apresentava algumas pontas soltas de uma história mal contada.

“A doença de Rae nos deixou secos. Sou uma palha. Uma concha vazia. Não me admira que outras mulheres me evitem. Percebem que vou sugá-las também. Talvez Tom esteja certo. Talvez tudo esteja relacionado a mim. Eu e os meus intermináveis problemas. As mulheres percebem que preciso de tudo e que não tenho nada a oferecer em troca de amizade. Todas elas, ou melhor, menos Suzy.” Pg. 40

Aos poucos, adentramos cada vez mais na vidas dessas três famílias, e conhecemos seus conflitos pessoais e seus medos mais obscuros. Callie sempre aparentou ser a mais problemática, com uma filha que passou recentemente por uma cirurgia e enfrentou um problema cardíaco. Rae mostra ser uma menina forte, porém frágil e carente, mas acima de tudo é muito intensa, dinâmica e ativa. Callie se preocupa muito com a filha, ainda mais diante de tudo que ela passou. Callie não trabalha e é sustentada pelo pai de Rae – Tom, que trabalha longe e é muito afastado delas. Callie precisa reverter essa situação. E é pensando nisso que resolve voltar a trabalhar e conseguir novamente a sua tão sonhada estabilidade. Assim que começa a sua rotina no serviço, percebe que as coisas não vão ser fáceis e que vai demorar até ela e Rae se acostumarem. A menina precisa fazer atividades extras na escola e diante de algum imprevisto, Callie contaria com a ajuda de sua amiga para cuidar da filha. Mas será que ela pode confiar nas pessoas ao seu redor?

“Amigos de verdade perdoam, ela pensou, olhando-se no espelho do carro. Callie estava magoada e era lógico que culpasse Suzy. Tudo que Suzy tinha a fazer era estar por perto. Dando-lhe tempo e espaço para perceber que podia confiar nela de novo.” Pg. 174

Foi num dia desses que aconteceu o imprevisto e Callie precisou trabalhar até mais tarde. Ligou para Suzy e pediu para que ela buscasse a filha na escola. Ela estava tão aturdida que nem esperou por uma resposta da amiga, pois sabia que podia contar com ela. Suzy sempre pareceu compreensiva e amiga. Porém nesse dia, um de seus filhos não estava se sentindo bem e foi quando ela se lembrou de que Debs – a nova vizinha poderia trazê-la para casa já que estava trabalhando na escola e conhecia a menina. Nesse dia tudo mudou. Rae sofreu um pequeno acidente e a partir desse dia, coisas estranhas começaram a ocorrer e a cada página, um novo segredo era revelado.

“Sei que é horrível. Mas, às vezes, quando tudo fica demais, quando não consigo tirar o peso de toda essa responsabilidade, de todos esses erros que cometi, de toda a culpa, preciso de alguém que assuma o controle, só por um momento.” Pg.214

Como já falei no começo da resenha, esse foi um livro que me surpreendeu bastante e só não vou continuar a escrever mais sobre o livro, para ocasionalmente não soltar nenhum spoiler indesejado. Mas de uma coisa tenho certeza, essa é uma leitura mais que recomendável, com personagens marcantes, uma história intrigante e repleta de suspense e muitas surpresas. E fica aquela dúvida: será que podemos confiar nas pessoas ao nosso redor?

Tia Martinha 18/01/2021

Uma questao de confiança
Conta a história de três mulheres que acabam se encontrando em um determinado bairro, surgindo uma amizade entre uma mãe desequilibrada e uma engenheira de som desempregada devido sua filha ser cardiaca, e mulher que foi assediada pela internet.

Saleitura 13/09/2013

Você deixa seu filho com uma amiga. Todo mundo faz isso. Até que algo sai errado...
O livro Uma Questão de Confiança conta a história sobre Callie, Suzy e Debs. É uma trama que fala sobre sentimentos, escolhas que vão trazer muita emoção e suspense no decorrer dessa leitura.

Callie é uma jovem mãe que se muda para Londres com sua filha Rae, logo após o término de seu casamento.

Logo encontra Suzy, uma vizinha amável, que tem três filhos, um casamento e uma casa dos sonhos de qualquer mulher.

Debs é uma senhora que acaba de se casar e muda para Londres. Só que vive intensamente perturbada com seus antigos demônios que assombram sua vida e mexem com seu psicológico.

Aos poucos Callie e Suzy vão se tornando amigas. Para Callie é uma fuga de seus tempos solitários e problemas turbulentos, para Suzy é uma amiga para completar seu tempo enquanto seu marido trabalha.

Cansada de sempre ter que depender do ex-marido, Callie decide dar uma reviravolta em sua vida. Liga para seu antigo chefe e consegue o emprego que era seu antes de engravidar. Ella a partir desse momento cria novas expectativas de vida para si e sua filha Rae.

Nesse meio tempo Susy desconfia do marido que nunca mais teve tempo para ela e nem para os filhos. Decide contratar uma espiã para começar a seguí-lo e assim descobrir o que vem ocupando tanto o seu tempo.

Com o passar dos dias a amizade delas começa a se abalar, devido ao novo trabalho de Callie, que por sua vez , sente a cada dia dificuldade de conciliar o trabalho com o tempo de buscar sua filha na escola.
“Solteira, com uma filha pequena, Callie não viu problema algum em aceitar a ajuda de sua vizinha Suzy, que, além de boa mãe, adorava Era, sua garotinha.”

Depois que a Suzy começa a ter essa atribuição muita coisa vai acontecendo além dos problemas que estava enfrentando em sua vida.
“Suzy deu partida no Fusca. O caminho parecia vazio. A chuva tinha espantado os corredores e cuidadores de cães, deixando-a sozinha afinal. Saiu devagar da rua principal e desceu pela alameda que atravessava o parque, ...
- Tudo bem querida? - ela disse.
Era olhou para ela com um olhar curioso. Estava tremendso um pouco no vestido de festa fininho; a blusa fora esquecida no rinque de patinação.” Página 332

Em quem uma mãe pode confiar para poder conciliar o trabalho com os cuidados com sua filha? Nem tudo é perfeito e muitas vezes nossas escolhas podem colocar em risco a vida de quem amamos.

A autora Louise Millar nos conta uma história de “suspense contemporâneo que explora o dia a dia de pessoas comuns e nos faz questionar até que ponto podemos confiar em alguém.”

A história e contada por Callie e achei muito interessante o fato de separar em capítulos quando conta sobre Suzy e Debs dividindo as cenas da vida dos personagens principais desta história.

A capa é bem sugestiva com um colorido discreto e procurando mostrar uma cena que tem a ver com a história. Gosto muito da apresentação dos livros da Editora Novo Conceito.

Resenha by Michelle Manhães

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/09/resenha-do-livro-uma-questao-de.html
Bianca 17/01/2014minha estante
A capa é uma fofura e a história se parece um pouco com o livro "Bela Maldade" que também fala de confiança entre amigas.
Adorei o livro e espero lê-lo em breve.

Cinthia 17/01/2014minha estante
Esses suspenses envolvendo crianças, acabam deixando todo leitor com mais vontade de ler e não separar do livro. Parece um livro muito bom.

Rayme 18/01/2014minha estante
gosto de livros assim, que tratam de temas mais reais...
este parece ser incrível! vi várias resenhas dele, e pelo o que me lembro, todas elas foram positivas!
quero muito lê-lo *--*

Michelli Prado 21/01/2014minha estante
Ainda não li resenhas do livro e nem sabia do que se tratava.Achei super interessante a temática, se eu tiver oportunidade irei ler. E esta edição é muito linda!!

Veronica 23/01/2014minha estante
Incrivel como ela prende a gente na leitura, o tipo de livro que adoro, se tiver sorte e ganha-lo vou adorar

Larissa 25/01/2014minha estante
É tão legal como o livro consegue nos prender. Esse é o tipo de leitura que me agrada.

Ju 17/04/2013

Uma Questão de Confiança
Callie é mãe de Rae. Uma garotinha que é uma fofura, mas infelizmente teve um problema cardíaco grave. Precisou fazer uma cirurgia antes de começar a frequentar a escola, e a mãe a observa de perto - Rae chega a sofrer com tanta proteção. Callie a cria praticamente sozinha, uma vez que seu ex, Tom, trabalha viajando pelo mundo. Tinha uma bem-sucedida carreira como engenheira de som antes do nascimento de Rae, e aparece uma oportunidade de retomá-la agora, cinco anos depois. Ela aceita o desafio, e torce para que consiga se adaptar à nova rotina, que vai incluir muitos favores de sua melhor amiga.

E assim chegamos a Suzy, a vizinha da frente. A amiga que está ao lado de Callie há pouco mais de dois anos. Elas se conheceram quando Suzy entrou em trabalho de parto, e Callie a socorreu. É casada com Jez e mãe de três filhos: Henry, da idade de Rae, e os gêmeos Peter e Otto. Tem um casamento que se arrasta, embora ela faça questão de fazer os outros acreditarem que tem a vida mais feliz que alguém possa imaginar. Dedica-se exclusivamente à família, não tem interesse algum em ter a jornada dupla que Callie decide encarar.

"Nossa amizade não é uma escolha, mas uma carência. A estrangeira americana em Londres e a mãe solitária: empatadas. Está errado apoiar-me tanto nela sem ser sincera sobre quem sou de fato, deixando que a verdade fique escondida em algum canto escuro, como um espírito maligno, à espera. Entretanto, sigo em frente porque preciso dela. Não consigo sobreviver sem ela. Ainda não."

Chega à rua uma nova vizinha, Debs. Sem filhos, muda-se com seu marido Allen. Um mistério a ronda, e ela aparentemente tem atitudes nem um pouco normais.

A história dessas três mulheres se cruza, e muitas coisas precisam ser desvendadas. Quem é bem diferente do que aparenta? E isso seria bom ou ruim?

Uma Questão de Confiança demora a ganhar ritmo. Os capítulos são divididos entre as três protagonistas, sendo que os de Callie estão na primeira pessoa e os de Suzy e Debs na terceira. Os fatos principais da história demoram a ser revelados, o que fez com que eu só conseguisse acelerar a leitura depois de passar da metade do livro.

Não tenho muito o que dizer. O livro é pessimista demais. Me tirou um pouco da esperança de que a humanidade pode ser melhor.

Claro que tem um lado bom. Uma Questão de Confiança realmente faz pensar. Mas só indico para quem já tem uma opinião formada sobre o jeito de viver a vida que lhe faz bem. Claro que muita gente no mundo não é legal, mas se ficarmos o tempo todo pensando nisso, deixaremos de conhecer muitas pessoas especiais e que podem fazer uma grande diferença na nossa vida. E construir uma história legal, cercada de pessoas que fazem nossos momentos mais felizes, é uma das melhores coisas dessa existência, na minha opinião.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/04/resenha-uma-questao-de-confianca.html.
Dani 18/04/2013minha estante
Esse livro parece meio misterioso, adoro *-*
No entanto, pessimista, odeio :s
rsrsrrs
Relação de amor e ódio com um livro? Eu topo xD

Adriane Rod 18/04/2013minha estante
Eu gosto muito de histórias sobre pessoas que tenham algum tipo de doença e se o final for triste, gosto ainda mais.

O livro está nos meus desejados já há algum tempo.

Lua 18/04/2013minha estante
Quando vi esse livro pela primeira vez, achei que se tratava de um história diferente. Estava muito afim de conhecer as depois da sua resenha não sei mais. Nesse momento estou evitando leituras que tragam emoções ruins, a pior coisa é você deixar de ter esperança e é muito triste quando vemos que a sociedade só está cada vez mais decaindo. Mas creio que existem pessoas que valham a pena. =D
ótima Resenha!
Beijos!

Thaís 18/04/2013minha estante
Não me interessei por este livro (motivo: não sei) sei la, a historia não me atraiu, é muito triste :/ Mas sua resenha esta ótima :)

Baah 19/04/2013minha estante
achei muito bonita a capa desse livro gostei do tom e da narrativa, a sinopse dele é bem convidativa

Leilane 11/07/2013minha estante
Nossa, Ju! Concordo 100% com você! Já temos de enfrentar tantos momentos tensos e somos obrigados a conviver com pessoas tão pessimistas, não entendo por que também abordar isso em um livro, por isso eu já sei logo que esse não é meu tipo de leitura. Não que tudo precise ser flores, mas o importante é manter um equilíbrio sensato.

Aione 18/02/2013

Uma Questão de Confiança se inicia de maneira tranquila, apresentando os fatos ao leitor. Através de uma narrativa que se divide em capítulos sob o ponto de vista de Callie, em primeira pessoa, e de Suzy e Debs, em terceira pessoa, conhecemos essas personagens, bem como a rotina que as envolve.
Por ser um thriller psicológico, as vidas das três mulheres são contadas a partir de suas emoções e impressões. Conhecemos primeiro seus pensamentos e sentimentos para depois compreendermos suas vidas. Inicialmente, a história aparenta tranquilidade e o suspense não fica tão evidente. Contudo, Louise Millar soube desenvolvê-lo com maestria, manipulando o leitor e o encaminhando exatamente para onde ela desejou, para depois surpreendê-lo e envolvê-lo a ponto de se tornar impossível interromper a leitura. A leitura se mostrou fluida logo de início e a fluidez só tende a aumentar conforme a complexidade da história também cresce.
Callie, Suzy e Debs são complexas, e, por isso, é impossível compreendê-las logo de início. A história se desenvolve ao passo que também são desenvolvidos os fatos necessários para que as personagens, enfim, sejam compreendidas. Ainda, Miller soube muito bem como entregar os pontos para o leitor aos poucos, criando o suspense de maneira quase imperceptível. Quando todas as peças começaram a se juntar, fiquei realmente surpresa porque não havia imaginado nada daquilo. Tive uma única suspeita muito superficial, mas, no momento em que ela me ocorreu, era impossível de encaixá-la no contexto apresentado, então logo a descartei.
Um dos pontos que mais me chamou a atenção foi a maneira de como a autora conseguiu tão rapidamente criar um vínculo entre o leitor e as personagens. Apenas a partir das impressões delas, dadas por meio de de seus pensamentos, criei as minhas sobre elas e acabei por simpatizar com algumas e antipatizar com outras, e foi exatamente essa a chave de minha surpresa final.
Em minha opinião, a história se faz surpreendente por conta da habilidade da autora em construir suas personagens e de conduzir o leitor a ter suas impressões sobre elas. A história em si não é recheada de grandes acontecimentos em todos os momentos, mas o principal está em conhecer as personagens a partir de suas emoções e pensamentos e, dessa maneira, compreender a vida ao redor delas. A autora soube como esconder todos os segredos que as envolvem, bem como a hora exata de revelá-los.
Uma Questão de Confiança certamente me surpreendeu e me proporcionou uma ótima leitura. Aos que procuram por um thriller psicológico desenvolvido calmamente no início, eletrizante no final, e sempre de maneira fluida e agradável, certamente recomendo essa leitura.

Chrys 06/03/2013

Um Thriller Light e viciante
Uma questão de Confiança é um Thriller psicológico escrito por Louise Millar. O livro é contado a partir do ponto de vista de 3 personagens principais: Callie, Suzy e Debs.

Há dois anos, Callie e sua filha Rae mudaram-se para Hampstead - Londres.

Callie estava separada de Tom e desde o nascimento de Rae se dedicara integralmente aos seus cuidados. A garotinha nasceu com um problema cardíaco e até os 3 anos vivera praticamente no hospital sob cuidados intensos.

Em Hampstead a única pessoa que se dispôs a fazer amizade com a divorciada Callie, foi Suzy, sua vizinha da frente que era casada com Jez e mãe de 3 crianças, Henry e os gêmeos Peter e Otto. Suzy não trabalhava, dedicando-se à casa, ao marido e aos filhos em período integral. Apesar de seu casamento estar por um fio, Suzy tentava sempre demonstrar a todos que viva um conto de fadas.

Debs era a mais nova vizinha, uma senhora da terceira idade, professora e recém casada com Allen. Debs dividia paredes com a casa de Suzy e tinha uma audição apurada, incomodando-se com quaisquer barulhos, inclusive aqueles que outra pessoa em seu lugar não escutaria. Ao contrário do que imaginou, sua mudança não lhe trouxe a paz desejada.

Callie não se reconhecia mais, sua vida tinha se resumido a cuidar de Rae, desaprendendo a fazer novas amizades e a conquistar homens.

"A doença de Rae nos deixou secos. Sou uma palha. Uma concha vazia. Não me admira que outras mulheres me evitem. Percebem que vou sugá-las também." Pág 40.

Suzy esconde os muitos problemas em seu casamento, as sucessivas saídas noturnas diárias de seu marido, a levaram a contratar os serviços de uma estimada amiga para descobrir por onde Jez andava.

"Seu marido, o mistério. Fora de novo pela quarta noite" Pág 70.

Debs esconde a razão de sua mudança que vai além do casamento com Allen. Mudou-se depois de um incidente na antiga escola em que trabalhava.

" - A senhora esteve envolvida numa agressão a uma criança da Queenstock Academy?" Pág 169.

Callie decide voltar a trabalhar e acaba se tornando ainda mais dependente de Suzy, que por sua vez se sente abandonada pela amiga a quem se dedicou tanto.

É numa tarde em que Callie precisa trabalhar até mais tarde que tudo acontece! Callie pede a Suzy que busque Rae na escola que por sua vez pede a Debs que a trague para casa e é nesta volta para casa que Rae, a frágil e doente menina sofre um acidente.

"Londres deveria ter sido um novo começo. Um lugar para ser uma pessoa normal, finalmente, com uma família normal e amigos normais, longe dos mentirosos, traidores, aproveitadores e dos demônios de casa. No entanto, parece que aqui também existem mentirosos e traidores". Pág 331
..............................................

A forma da narrativa com o ponto de vista de 3 personagens diferentes e principais na trama te prende da primeira à última página. Todos têm segredos e você deseja sabê-los desesperadamente.

A autora faz as quebras dos capítulos de forma a te fazer devorar as páginas e a visão de cada uma é muito importante para o desenrolar da história. Aprovei.

Ontem a noite peguei o livro na página 168 das 384 e quando vi, varei a madrugada no desejo de terminá-lo.

Eu achei que os acontecimentos fossem ser mais "pesados", mas foram mornos. Os segredos é que são inimagináveis e me surpreenderam sim!

Não posso contar mais nada a respeito da trama, pois a autora amarrou os acontecimentos de tal forma que 1 detalhe entrega tudo!!!

Me identifiquei em algumas passagens com Callie e simplesmente me apaixonei por Rae.

Indico a leitura, com a ressalva de que não leiam com muita expectativa no quesito Thriller psicológico. na minha opinião é um livro para puro entretenimento.

Mariana Eleutério 13/10/2019

Um pequeno favor/ Que tipo de mãe é você?, por que choram?
O engraçado é que passo horas e horas procurando thrillers domésticos, sempre ficando devastada quando me parece que estão se acabando. Esse livro, lançado em 2013, foi algo completamente ao acaso - nunca havia ouvido falar e o adquiri tão simplesmente por estar gratuito no Amazon.
A trama se inicia um pouco confusa. A princípio, não entendia muito claramente o que as narradoras estavam pensando e de qual momento estavam referindo, mas ainda na primeira metade isso se transformou em uma vontade insaciável de descobrir quais eram os segredos guardados na narrativa.
Temos três donas de casa narrando. E você não sabe qual dela é mais instável.
Recomendo demais!

Marcia Lopes 11/04/2020

Adorei
Três mulheres com seus traumas e segredos obscuros.
Há momentos que quase entendi tudo, só não pelo mesmo motivo colocado pela autora.
É uma história que começa devagar e vai se tornando cada vez mais eletrizante que vc não consegue mais largar.

Raphael 06/09/2018

Um bom livro, a escrita flui rapidamente.

Pandora 10/02/2013

Uma mãe solteira superprotetora com a filha doente; outra mãe zelosa que vive para os filhos e se mostra a melhor amiga que se pode ter; uma nova vizinha, estranha e intrometida... Um livro ágil e interessante que atiçou minha curiosidade; ao longo da história surgiram pequenos mistérios que, quando revelados, conseguiram me surpreender. Só achei o final um tanto clichê, mas valeu como diversão.

Rose 02/06/2013

Nem sei por onde começar, então vamos por partes... Neste livro temos o encontro de 3 mulheres muito diferentes entre si. Mas o destino delas acaba se cruzando quando todas foram morar na mesma rua de um subúrbio em Londres.
Susy é casada com Jez e mãe de três meninos. Seu casamento não vai bem das pernas, mesmo ela insistindo em demonstrar o contrário. Ela é muito amiga de Callie, que é separada de Tom e tem uma menina, Rae, que tem problemas no coração, por isso sua mãe acaba sendo protetora em demasia com ela.
Susy e Callie são super amigas e se apoiam mutuamente. Susy acaba sendo uma grande muleta para Callie, que em muitos momentos acaba se aproveitando desta amizade.
Callie anda muito cansada de sua vida e decide voltar a trabalhar, e isto, sem ela saber, acaba detonando uma bomba relógio. Neste meio tempo, Debs acaba de se mudar com seu marido para a casa próxima a de Susy e Callie. Debs é estranha, cheia de manias e paranoias e sem querer acaba se envolvendo em um acidente com Rae.
Callie fica furiosa com ela e junto com Susy acabam ficando temerosas desta nova vizinha, que aliás esconde alguma coisa.
Mas todos nós não escondemos algo? Você realmente conhece seus amigos e amigas? Confia neles? Conta tudo para eles?
Nesta envolvente estória você vai perceber que o seu maior inimigo pode ser você mesmo, ou quem sabe, o seu amigo e vizinho do lado.
Em relação a estória, eu gostei, mas dos personagens, não simpatizei com nenhum, em especial da Callie. Quando os segredos começaram a serem revelados e as máscaras a caírem, eu realmente fiquei revoltada com ela. Se antes não estava simpatizando, depois piorou.
A paranoia de Debs me dava nos nervos, e a forma como Susy levava seu casamento também. Mas tudo estava no contexto, e por isso mesmo a estória consegue nos prender e satisfazer com seus dramas e suspenses mesmo que o início tenha sido um pouquinho cansativo.
Yassue 02/06/2013minha estante
Li resenhas parecidas e com a mesma opinião...

Lelê 16/05/2013

Resenha:
Esse livro não é nada do que eu estava imaginando... É melhor!!
Em "Uma Questão de Confiança" vamos conhecer três mulheres bem diferentes, suas vidas dentro de suas casas, suas mentiras, suas neuroses.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Debs, Callie e Suzy, intercalando as narrativas a cada capítulo.

"Quando foi a últimas vez que li um livro?
Mamão e eu costumávamos devorá-los,
trocando-os entre nós, esperando
para saber o que a outra achou."
Pag. 35

Callie se mudou para uma rua tranquila no subúrbio de Londres com sua filha de cinco anos; em busca de paz depois de anos de sofrimento devido a uma doença no coração da criança que as obrigou a passar muito tempo em hospitais.
Logo que ela se muda, Suzy entra na sua vida.
Suzy, uma mulher linda, que mesmo depois de três filhos conseguiu manter o corpo perfeito; tem um marido rico, gasta sem pensar. Ela ainda faz questão de mostrar para todos o quanto seu marido é perfeito, o quanto seu casamento é maravilhoso e o quanto ela é feliz.

As duas se tornam melhores amigas, uma ajuda a outra, uma faz companhia para a outra.

Só que Callie não está feliz dependendo do ex-marido para tudo. Agora que sua filha já pode voltar para a escola, ela decide voltar ao trabalho e ganhar seu próprio dinheiro.

Mas com certeza isso não será tão fácil quanto Callie imagina.

Ao mesmo tempo se muda para a mesma tua um casal um tanto "estranho". Debs é bem fechada, meio tensa e bastante complicada.
Depois de um acidente envolvendo Rae, a filha de Callie, a polícia entra na vida dessas três mulheres. E todas as mentiras começam a ser reveladas.

Callie é a mãe atenciosa que demostra ser? Será que o ex dela era tão terrível por abandonar a mulher sem condições junto com uma filha doente?

Suzy é tão feliz quanto parece? E seu marido? Por quê ele está sempre ausente?

E Debs? Qual segredo ela esconde? Por que ela não fala de sua vida? Por que fica sempre trancada em casa?

Esse é o clima do livro até as últimas páginas.

O começo foi um pouco arrastado, mas claro que era para apesentar bem as três personagens. E do meio para o final do livro, a lentidão do início faz total sentido. Já as últimas cem páginas são de profundo suspense e adrenalina.

A diagramação está bonita e simples, a fonte utilizada, assim como o tamanho dela me agradaram muito.

Eu gostei bastante e recomendo sim!!

Núbia Esther 19/03/2013

“A DOENÇA DE RAE NOS DEIXOU SECOS. SOU UMA PALHA. UMA CONCHA VAZIA. NÃO ME ADMIRA QUE OUTRAS MULHERES ME EVITEM. PERCEBEM QUE VOU SUGA-LAS TAMBÉM. TALVEZ TOM ESTEJA CERTO. TALVEZ TUDO ESTEJA RELACIONADO A MIM. EU E MEUS INTERMINÁVEIS PROBLEMAS. AS MULHERES PERCEBEM QUE PRECISO DE TUDO E QUE NÃO TENHO NADA A OFERECER EM TROCA DE AMIZADE. TODAS ELAS, OU MELHOR, MENOS SUZY.”

Uma Questão de Confiança (The Playdate) é o romance de estreia de Louise Millar. A autora trabalhou muito tempo como jornalista, publicando vários artigos principalmente em revistas femininas. Talvez venha dessa época a inspiração para os seus romances. Seus dois livros, o último em pré-venda, versam sobre o cotidiano familiar. Com protagonistas mulheres que se veem confrontadas com situações que promovem grandes mudanças em sua vida, seja a doença de um filho ou o assassinato do marido, e que precisam acertar o caminho novamente. Essa é a premissa a partir da qual Millar constrói seus romances com alta carga psicológica e que prometem brincar com o conhecimento do leitor. A autora acredita fortemente na máxima nem tudo é o que aparenta ser.

Em Uma Questão de Confiança, a história gira em torno de três mulheres, que também são narradoras: Callie, Suzy e Debs.

Callie e Suzy já se conhecem há pouco mais de dois anos e estabeleceram uma relação de amizade desde que Callie (mãe divorciada) mudou-se para a vizinhança com a filha Rae e não foi aceita pelos vizinhos. Suzy tem um casamento aparentemente perfeito, mas só aparentemente, porque nem os três filhos pequenos conseguem segurar Jez em casa. Callie e Suzie não tem nada em comum. Nada a compartilhar além de conversas superficiais e ainda assim são “melhores amigas”. Mas, na verdade essa amizade é quase uma relação salva-vidas para as duas. E Callie é bem ciente disso, para chegar a ser egoísta a respeito. Por quê? Que segredo é esse que aparentemente ela esconde para precisar se apoiar tanto nessa amizade? E quais serão as consequências do novo trabalho de Callie para essa amizade?

Após anos dedicando-se à filha que nasceu com um problema congênito no coração. Callie decide retomar as rédeas da própria vida e voltar a trabalhar. Mas, para isso é preciso que Rae concorde em passar mais tempo na escola e que Suzy aceite que a amiga não terá mais tanto tempo assim para ela. Para preencher essa equação, temos Debs, que acaba de se mudar para a casa ao lado da de Suzy e Jez. Debs que parece ter sérios problemas envolvendo vizinhos e barulhos, algo que beira o transtorno obsessivo, e que parece esconder sérios problemas em seu passado. Problemas envolvendo uma garota da antiga escola na qual trabalhava e que não ficaram no passado como a mudança pretendia deixar. Debs que trabalha na escola onde os filhos de Callie e Suzy estudam e que de repente se vê envolvida em um acidente envolvendo Rae, um acidente envolto em segredos e que aparentemente continuará assim se depender dos lapsos de memória de Debs. E quando você acha que somente esse lapso esconde segredos, você percebe que aquela vizinhança é um ninho de segredos e que a vida de seus moradores está mais interligada do que você imagina.

Uma mãe tentando recomeçar, outra tendo que enfrentar a falência de seu casamento e uma mulher tendo que enfrentar fantasmas de seu passado. Elementos simples, cotidianos, mas que pasmem, renderam um bom suspense. Millar trabalhou bem o lado psicológico do que aparentemente era apenas mais uma vizinhança comum do subúrbio londrino. As relações familiares conturbadas são o ponto de partida para algo mais perigoso. A partir do momento que segredos são revelados, temos apenas uma certeza, ninguém é o que aparenta ser. A história começa morna, assim como o bairro onde nada parece acontecer, e é até cansativo acompanhar as vidas previsíveis e rotineiras de Callie e Suzie. Mas, o subúrbio, às vezes, ferve sob o aparente marasmo, e bem, depois disso foi impossível largar a leitura, que a partir daí só reservou surpresas e incredulidade. E toda essa tensão que Millar reservou para o final, acabou compensando a leitura enfadonha dos capítulos iniciais.

[Blablabla Aleatório] - http://blablablaaleatorio.com/2013/03/19/uma-questao-de-confianca-louise-millar/

Simone de Cássia 23/04/2018

Começa mansinho, falando da vida de um aqui, de outro ali, mostrando um cotidiano tranquilo...mas a gente sabe que por trás tem coisa, e é esse "esperar pela coisa" que dá emoção. Gostei muito! Me fez lembrar o " Até você ser minha". Personagens bem construídos, trama bem elaborada, suspense na medida. Cumpriu seu papel. Adorei.
tecla ede 24/04/2018minha estante
Nossa tenho esse livro e não pensei ser tão bom assim

Simone de Cássia 24/04/2018minha estante
É bom sim, Tecla, muito bom!

Lilissane Cristine 10/05/2018minha estante
Si, minha fia...Seja caridosa e empresta ele pra eu????

tecla ede 10/05/2018minha estante
Oi minha filha esta lendo desculpa

Simone de Cássia 10/05/2018minha estante
Claaaaaaro que empresto, sua linda!!! Na minha próxima ida ao correio eu mando procê, tá bom??

tecla ede 10/05/2018minha estante
Haha respondi por vc.

RUDY 06/07/2013

RESUMO SINÓPTICO:
Callie está separada e não quer mais depender do ex-marido para dar uma vida melhor a Rae, sua filha. Muda-se e a vizinhança a despreza, apenas Suzy a acolhe e torna-se amiga.

Susy é casada e tem tres filhos. Callie acha que ela tem o casamento perfeito, porém após deixar Rae durante um curto espaço de tempo com ela, descobre o quanto está enganada.

Debs é a vizinha mais recente e mais complicada também; tem sérios problemas psíquicos, adquiridos de uma forma que só será descoberta aos poucos. Os problemas interferem de forma direta no transcorrer dos fatos.

Em quem se pode confiar?

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/07/resenha-19-uma-questao-de-confianca.html
Michelle 28/11/2022minha estante
fiquei curiosa agora