Uma Questão de Confiança Louise Millar

Resenhas - Uma Questão de Confiança

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mariana 29/04/2013

Uma questão de confiança
Eu estava muito interessada em ler esse livro. Fiquei procurando para troca por uns meses e finalmente consegui. Acho que teria comprado essa semana se não tivesse conseguido agora. Rs. Fui levando, meio que desapontada e empurrando com a barriga até metade do livro. Achei um pouco cansativo e ficava esperando sempre "aquela" virada. E de fato houve. O livro fica muito instigante da metade pro final e eu devorei as ultimas páginas rapidinho. Acabei achando o finalizinho meio mal acabado. Mas ainda assim gostei muito e recomendo para quem curte livros assim. Me fez lembrar do "Cuco", que tb gostei muito.

Art Books 15/05/2013

Resenha | Uma Questão de Confiança
Para ler no blog: http://artbooks.blogspot.com.br/2013/05/resenha-uma-questao-de-confianca.html

Título: Uma Questão de Confiança
Autor: Louise Millar
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Número de Páginas: 384
Resenha:

"Você deixa seu filho com uma amiga. Todo mundo faz isso. Até que algo sai errado."

Quando você começar a ler "Uma Questão de Confiança" não se deixe abater pois o início é um pouquinho parado, mas tenha confiança na estória e leia com fé pois o livro fica incrível com o passar das páginas.

O livro conta a história de três personagens principais, sendo elas: Suzy, Debs e Callie. As histórias das personagens é contado de uma maneira incrível. Digo isso pois a autora coloca Callie contando a própria história, usando a primeira pessoa e a história de Suzy e Debs é contada em terceira pessoa, ou seja, é narrada. Cada capítulo é a história de cada uma das personagens, e não sei se já contei para vocês, mas adoro quando os capítulos são curtinhos, pois assim consigo ler mais rápido um livro do que normalmente eu leria. E é bem isso o que acontece com "Uma Questão de Confiança". Os capítulos são curtinhos, rapidinhos de ler e isso muito me agrada. :)

Vamos falar das personagens?
Callie tem uma filha chamada Rae, que nasceu com uma doença no coração e Callie passa por algumas dificuldades financeiras. Callie é divorciada e tem que cuidar de Rae sozinha. Mas não que isso seja um problema já que muitas mulheres hoje em dia fazem isso, certo?

Suzy ao contrário de Callie, tem uma vida boa. É muito bem casada e sua vida financeira é um tanto boa. Suzy e Callie são amigas há um bom tempo e com isso, consequentemente, seus filhos, Henry e Rae, são amigos também.

Debs é nova na vizinhança. Ela é bem esquisitona e cheia dos mistérios. Ela é uma nova professora na escola de Rae.

Callie quer voltar a trabalhar já que desde quando Rae nasceu ela vive exclusivamente para os cuidados da menina. Numa dessas, Callie precisa voltar mais tarde para casa e pede que Suzy pegue a menina no colégio mas nisso, Suzy pede que Deb a traga de volta para casa e é onde todo o mistério começa...

O livro é um tanto gostoso de ler (só aquele detalhe do começo que pega um pouco, mas seja persistente!)
O livro não é daquele tipo que os acontecimento são forte ou qualquer coisa assim como temos nos livros que costumamos ler, mas é o tipo de livro que você realmente sente que é humanizado, que é uma coisa que poderia acontecer com qualquer uma de nós.

Aconselho muito a lerem assim que possível porque é um livro ótimo para ler em uma sentada.

AlémContracapa 05/04/2013

Resenha
Em um subúrbio de Londres, Callie é uma mãe solitária. As mulheres da vizinhança nem a cumprimentam ao passar por ela na rua. Sua filha, Rae, tem poucos amigos e nunca é convidada para brincar na casa dos colegas porque as mães da escola parecem desprezar Callie. Mas Callie tem Suzy. A rica e linda Suzy, mãe de três filhos, que está sempre disponível para ajudá-la com Rae e programar dias relaxantes no SPA. Mas a amizade entre as duas tem estado tensa e Callie não tem outra pessoa em quem confiar agora que teve a oportunidade de retomar seu antigo emprego. Para complicar ainda mais a vida de Callie, um casal se muda para a casa da frente e a nova vizinha parece ser uma mulher com quem se deve ter cuidado. Ainda mais porque ela não é só a vizinha da frente, mas também professora na escola de Rae.

Narrado a partir de três pontos de vista - o de Callie, o de Suzy e o de Debs (a nova vizinha) - “Uma Questão de Confiança” mostra os medos e anseios de cada uma dessas mulheres e deixa o leitor desconfiado de cada uma delas desde o início, como se mesmo as conhecendo não as conhecêssemos. Uma escolha perfeita para uma história que aborda justamente esse tema: Você conhece realmente as pessoas com quem convive? Você pode confiar nelas?

A narrativa da autora tem pontos fortes e fracos. Embora seja ágil e você leia quase sem perceber, é recheada de coisas sem importância e soa um tanto mecânica. Enquanto as perspectivas de Suzy e Debs são narradas em terceira pessoa, a de Callie é narrada em primeira e é aí que a autora comete seu grande deslize, pois não consegue transitar bem entre uma e outra, fazendo com que as vozes das personagens soem absolutamente iguais. Correndo o risco de ser chamada de chata, eu acredito que boas narrações em primeira pessoa precisam ser únicas e devem deixar transparecer o personagem narrador em cada linha, cada comentário, cada observação, porque caso o contrário não há necessidade de ser em primeira pessoa. Basta ser sob a perspectiva desse personagem. Ter os verbos conjugados na primeira pessoa do singular é apenas um dos requisitos para a narrativa em primeira pessoa, mas para que ela transmita veracidade é preciso muito mais. Acho que a autora fez uma boa escolha ao contar a história sob três pontos de vista diferentes, mas infelizmente não conseguiu fazer o recurso render tanto quanto poderia.

Apesar dos pesares, Louise Millar cria um bom suspense. A história das três mulheres é envolvente tanto pelo que está acontecendo no presente, como pelos segredos que elas guardam sobre acontecimentos passados. Sabemos que Debs tem algum problema, que existem coisas mal explicadas na vida – e no casamento - de Suzy, e sabemos também que um relacionamento baseado em tamanha carência como o de Suzy e Callie eventualmente terá algum tipo de consequência negativa. Com todos esses elementos em jogo, a autora manipula o leitor muito bem, criando um suspense lento que reserva boas surpresas para as páginas finais.

“Uma Questão de Confiança” é um suspense psicológico cuja tensão é crescente a cada página, mas ainda assim de forma leve. Embora não tenha me convencido em alguns aspectos, não posso dizer que não me agradou. A história conseguiu me surpreender e rendeu uma leitura rápida e prazerosa.

Publicado anteriormente em: http://alemdacontracapa.blogspot.com.br/2013/03/uma-questao-de-confianca-louise-millar.html

Ká Guimaraes 18/05/2013

Resenha feita pela Carolina Durães - colunista do Acorde
Confesso que ao ler a sinopse do livro eu esperava algo um pouco diferente do que eu li. Fui surpreendida, mas de uma forma positiva: a trama se mostrou bem mais complexa do que imaginei.
O livro é dividido em capítulos curtos, narrados por três personagens femininas alternadamente: Callie, Suzy e Debs. Ambientado em um subúrbio londrino, vamos presenciar através dessas mulheres tão diferentes os maiores temores que elas escondem. Esse é um livro onde todos possuem um segredo, e que as aparências enganam completamente.
Uma mãe solteira, desempregada, com uma criança pequena, tentando voltar a ter uma normalidade em sua vida. Uma mãe de três garotos que deseja profundamente ter uma filha e um marido presente. Uma mulher de 48 anos que não sabe se está ou não enlouquecendo. Segredos que causam um efeito dominó devastador.
"Uma questão de confiança" é o tipo de livro que mexe com o psicológico do leitor. Teve momentos em que eu não sabia em quem acreditar. Em outros momentos eu não acreditei quando descobri o que estava realmente acontecendo. A autora criou personagens que conseguem se camuflar no tranquilo bairro londrino, mas que conforme os conhecemos ou nos apaixonamos por eles ou odiamos.
A leitura é fantástica! Tem um personagem em particular que no final do livro me deixou pasma... eu até falei um palavrão no final da leitura de tanto que a trama me prendeu e surpreendeu.
Quanto a capa, devo dizer que ela não me atraiu, eu não sei, não chamou minha atenção e ponto. Em relação a diagramação, layout e revisão, a editora fez um ótimo trabalho. Acredito que vi dois erros de digitação. E a escolha da fonte é maravilhosa para leitores noturnos como eu.
Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos
Carol

Leandro | @obibliofilo_ 18/05/2013

Há livros que prometem uma história interessante e que deixam os leitores curiosos. Ao ler a sinopse de "Uma Questão de Confiança", pude me sentir assim, curioso e acreditando que seria uma leitura interessante. Porém, mesmo com poucas expectativas, o livro me decepcionou e alguns pontos negativos presentes na história me incomodaram.

[SINOPSE] Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.
Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro.
O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.

A história acontece em uma rua onde os vizinhos se conhecem e aparentam viver uma vida tranquila. Ou melhor, pensam que se conhecem.

Callie e Suzy moram nessa tal rua, são aparentemente amigas e têm filhos da mesma idade. Aos poucos, cada uma vai narrando suas respectivas rotinas diárias e demonstrando sua personalidade, medos, anseios etc.

Deb é uma das personagens principais e aos poucos vai narrando sua rotina também. Ela trabalha como professora na mesma escola que os filhos de Callie e Suzy estudam. Inesperadamente, coisas estranhas acontecem e vida de cada uma delas muda completamente.

Uma história sobre conflitos pessoais e acima de tudo, sobre confiança.

“Sei que é horrível. Mas, às vezes, quando tudo fica demais, quando não consigo tirar o peso de toda essa responsabilidade, de todos esses erros que cometi, de toda a culpa, preciso de alguém que assuma o controle, só por um momento.”
Pág.214

Confesso que esta história poderia ser maravilhosa, se a autora não tivesse demorado TANTO para desenvolver o enredo. Avaliar esse livro no geral e ter uma opinião sobre o mesmo foi complicado, porque eu gostei da forma como a autora construiu alguns aspectos da história, mas detestei a forma como ela resolveu e finalizou certas situações.

As personagens foram bem construídas e bem colocadas na história. Cada uma apresenta uma situação diferente ao leitor. Porém, devido à muitas atitudes e acontecimentos importantes e também impactantes, as tramas se unem e a história em si muda. Para ser mais exato e sincero, a história melhora. Entretanto, isso demora muito para acontecer, o que até lá, tornou minha leitura exaustiva.

A narrativa não ajudou muito. Quando a narrativa é interessante, favorece o desenvolvimento da leitura e o envolvimento do leitor com a mesma. Mas neste livro, dificilmente isso aconteceu. Sinceramente, a narrativa só colaborou quando a história melhorou.

Concluindo, classifico o livro como razoável. O final não foi totalmente satisfatório. Esperei algo mais conclusivo. Porém, não foi o que eu realmente encontrei. De forma geral, a história pode e tem potencial para agradar muitos leitores. Infelizmente, não me agradou totalmente. Caso você acredite que poderá curtir a história, leia e tire suas próprias conclusões. Só não crie expectativas.

Fica a dica!

Escuta Essa 20/05/2013

Resenha – Uma Questão de Sorte, de Louise Millar
Uma questão de confiança, me surpreendeu, com uma história que a princípio parecia calma e tranquila, mostrando a vida rotineira de algumas famílias de um subúrbio sossegado de Londres. Aos poucos a trama foi se intensificando, fazendo com que eu passasse as páginas cada vez mais rapidamente. Nessa história não temos que descobrir quem é o assassino ou algo do gênero. Desde o começo a autora planta a semente da desconfiança na nossa mente e assuntos reveladores acabam surgindo de forma inesperada. Em alguns momentos achei que algumas partes poderiam ter sido contadas de forma mas condensada, mas quando terminei a leitura, achei que a história fluiu bem. Essa trama me fez lembrar, em algumas passagens, o filme: “Beleza Americana”, com aquela ideia de um bairro perfeito com famílias perfeitas, mas que quando olhamos de perto… não é bem assim.

O personagem principal, Callie, é uma mãe solteira que se muda para um novo bairro com sua filha pequena que tem um problema no coração. A mudança de ares não gerou o efeito esperado, o apartamento não era tão bom assim, as pessoas evitam Callie e sua filha como se elas tivessem algo de muito errado, mas do outro lado da rua vive uma família muito amigável: Susy, seu marido rico e seus três filhos. A amizade entre ambas teve início no momento em que Susy bateu na porta de Callie para pedir ajuda, pois estava em trabalho de parto. Callie levou Susy até o hospital, ajudou-a durante todo o parto e ficou ao seu lado até o bebê nascer. Tudo isso fez com que ambas criassem um forte laço de amizade.

Ambas saem sempre juntas, levam as crianças no colégio, ao parque e estão sempre combinando alguma atividade, mas quando Callie volta para o seu antigo emprego, pois não quer mais depender do ex-marido para viver, a falta de tempo que o emprego trouxe a sua nova vida faz com que Callie e Susy não saiam mais juntas como faziam antes. Ir levar e buscar a filha de Callie no colégio as vezes se torna complicado, mas Susy ajuda nessa tarefa. Esse momento também está sendo bem sensível para Susy que suspeita que seu marido tem outra mulher, mas não comenta nada e sempre tenta mostrar que tudo está bem e que a família dela é perfeita.

Novos vizinhos chegam ao bairro, um casal bem reservado, Debs e seu marido Allen, que compram a casa ao lado da de Susy. Debs é professora e dá aulas no colégio onde estudam os filhos de Susy e Callie.

Após um pequeno incidente algumas coisas estranhas começam a acontecer. Depois que a polícia faz uma visita ao bairro (não vou contar o motivo) e acaba relatando que um possível suspeito mora no bairro, então mais coisas estranhas e suspeitas começam a acontecer e a serem reveladas.

Uma história bem interessante que nos faz pensar se realmente podemos confiar facilmente nas pessoas que estão a nossa volta e que muitas vezes as aparências enganam.

A pergunta que fica é: Em quem realmente podemos confiar?

(...)
Leia mais sobre a resenha de "Uma Questão de Confiança" em...

Te espero lá ;) Deixe seu comentário, vou adorar retribuir :)

Renata do blog Escuta Essa

Bruna 23/03/2013

Este livro conta a história de um bairro, mais precisamente uma rua, onde os vizinhos se conhecem bem, ou pensam que se conhecem.
As personagens principais são Callie e Suzy, que têm filhos da mesma idade e compartilham amizade e experiências. O livro é narrado inicialmente através de capítulos descritos por elas, que vão se alternando e mostrando os dois pontos de vista de contar a mesma rotina. Depois de um tempo, aparece Debs, que passa a morar na mesma rua e também narra alguns capítulos. Callie e Suzy confiam totalmente uma na outra, até que coisas um pouco estranhas começam a acontecer e já não se sabe mais em quem confiar, ainda mais quando Debs, que parece ser meio paranóica e bem suspeita, se torna professora na escola onde as crianças estudam e sempre está no local e na hora onde tais coisas acontecem.
Quando li a sinopse deste livro achei que seria um super suspense, muita adrenalina, perseguição e um pouco de sanguinolência... mas estava profundamente enganada. Os primeiros capítulos seguiram de forma muito monótona, quase contando as fofoquinhas do bairro que podem acontecer em qualquer rua no mundo. Mas da metade do livro pra frente as coisas começam a acontecer e você percebe que tudo que parecia tão parado era para explicar acontecimentos futuros, e tudo começa a se encaixar. Revelações começam a ser feitas e segredos são revelados para o leitor, de forma que você fica pensando em como você não percebeu tudo antes. As últimas 150 páginas eu li super rápido e compensou totalmente o começo que foi meio arrastado na minha opinião.
É um suspense diferente, sem muitas emoções “físicas” mas com uma história que não deixa de ser emocionante. Uma leitura muito recomendada à todos que gostam de um bom livro com suspense e drama fazendo uma bela combinação.

Mari Novaes 21/05/2013

Callie deixou de trabalhar para cuidar de sua filha Rae, que tem um problema no coração. O pai de Rae, Tom, trabalha como fotógrafo de animais e está sempre viajando. Para que Callie não precise trabalhar, ele sempre manda dinheiro para ela. Só que esse dinheiro mal dá para as despesas, então Callie decide trabalhar. Além disso, elas acabaram de se mudar para Londres e lá foram um pouco mal recebidas pelos vizinhos. Em frente onde elas vivem, moram Suzy e seu marido Jeb, e seus filhos Henry e Otto.

Suzy se torna amiga de Callie e a partir dai sempre ficam juntas. Até Callie começar a trabalhar…
Ao lado de Suzy, mora Debs e seu marido Allen. Debs é uma senhora que trabalha com crianças e se mudou da antiga cidade para poder esquecer os acontecimentos que lá ocorreram e que acarretaram muitas consequências para ela.

Com a chegada de Debs e o trabalho de Callie, Suzy se torna um pouco diferente e ai que a história começa a se desenrolar.

Primeiro tenho que dizer que sou apaixonada na capa do livro. Amo livros com cores vivas e natureza. Quando comecei a ler fiquei muito entusiasmada e a capa ajudou bastante nisso. Mas vocês já ouviram aquela frase que diz: “Não julgue o livro pela capa, porque o designer pode ser melhor que o escritor.”? Poisé…

O livro é dividido em capítulos que contam a história das três principais, que são Callie, Suzy e Debs. Cada uma tem um capítulo separado que mostra seus pensamentos, medos, etc.
Eu até gostei da autora ter feito desse jeito, pois ajuda o leitor a entender (um pouco pelo menos) os acontecimentos. A escrita é boa e simples, mas não ajudou no meu veredicto.

Acho que a autora quis fazer um final legal e acabou imaginou coisa demais. O livro começa como uma história de mães e termina como romance policial. Pelo menos eu achei isso. A autora forçou demais a barra e tornou a história um pouco confusa.

Acabei me decepcionando, mas isso não quer dizer que talvez vocês não gostem da história. Em uma nota de 0 a 5, o livro, por mim, recebe um 2.

Resenha feita para o blog: http://desventurasembooks.wordpress.com/

Resumo 26/05/2013

Resenha do http://resumodeletras.blogspot.com.br/
"Uma Questão de Confiança" conta o dia a dia de três vizinhas, Callie, Suzy e Debs. Cada capítulo é de alguma delas, sendo os da Callie em primeira pessoa e os da Suzy e Debs em terceira pessoa. Eu particularmente gosto de capítulos intercalados, gosto de saber o que acontece com outros personagens quando o principal não está por perto.
O começo do livro é um pouco parado, começou a ficar interessante quando a Callie começa a trabalhar, por causa da mudança do ambiente, outros personagens, e também os problemas que surgem com o afastamento de sua filha.

Callie cuida da filha Rae, desde que nasceu com uma doença no coração, é divorciada e é totalmente dependente financeiramente do ex-marido que está sempre ausente por causa do trabalho. Eles não tem um relacionamento muito bom. Desde que se mudou para o novo bairro, os vizinhos a evitavam e só Suzy demonstrou ser uma boa amiga. Assim Callie começou a depender muito da Suzy também.
Suzy tem uma vida aparentemente boa, tem uma situação financeira boa, três filhos saudáveis, mas o casamento não está lá essa maravilha toda.
Debs acaba de se mudar para o bairro, e por ser uma pessoa reservada, e com dificuldade em se relacionar com as pessoas, esse jeito estranho dela acaba lhe causando problemas.

Tudo começa quando Callie resolve voltar a trabalhar, mas não tem com quem deixar Rae, por isso ela acaba deixando a filha na escola para ter atividades após as aulas, mas nem sempre consegue sair a tempo para buscar a filha. Assim ela pede para Suzy buscá-la, só que num dia em que Suzy não pode buscá-la, ela pede a nova vizinha, Debs, que é a nova professora da escolha, trazer Rae, e a menina se machuca no caminho pra casa, as coisas ficam tensas entre as vizinhas.

Quando li a sinopse, pensei que iria acontecer outra coisa entre essas vizinhas. Me surpreendi com algumas coisas que aconteceram, e com outras nem tanto. No geral o livro é bom, não foge da realidade, são coisas que podem acontecer com qualquer um, e que levanta a dúvida "em quem podemos confiar".

Angelica Brezel 31/05/2013

Suspense leve, mas muito bom!
Um suspense leve que acabou me conquistando. Pois, apesar de não conter grandes reviravoltas, os personagens são bem desenvolvidos e o livro é bem escrito.

A narrativa da autora é bastante interessante, pois segue o mesmo estilo da Emily Giffin. Isto é, os capítulos são narrados por diferentes personagens, tornando a trama interessante e fazendo com que conheçamos profundamente cada protagonista da história.

Em Uma Questão de Confiança, temos três personagens principais, que narram a história.

Primeiramente conhecemos Callie, mãe solteira de uma menina de quatro anos chamada Rae.
Callie quer mudar a sua vida, pois está cansada de não trabalhar e depender do ex-marido para pagar as contas. No entanto, tem medo de retomar a sua antiga vida profissional devido à Rae. Ela se sente insegura de deixar a filha aos cuidados de outras pessoas, já que a menina tem um sério problema de saúde...

Em contrapartida, conhecemos Suzy, vizinha e amiga de Callie.
Suzy é uma dona de casa dedicada, casada e mãe de três garotos. Suzy anda com vários problemas em seu casamento, pois precisa conviver com a indiferença de seu marido e com a suspeita de que ele esteja tendo um caso.

E, por último, conhecemos Debs, a nova vizinha de Callie e Suzy, que parece ser muito estranha...
Debs é casada e passa a trabalhar na escola onde os filhos de Callie e Suzy estudam.

Tudo vai bem até o dia em que Rae, filha de Callie, sofre um acidente quando estava aos cuidados de Debs e Suzy. A partir daí, começamos a conhecer o lado obscuro das duas personagens e, inclusive, de Callie.
Todas tem segredos que, aos poucos, passam a ser revelados.

Em vista disso, achei a leitura muito interessante. Pois, você fica louca (o) para saber o que irá acontecer e o que mais essa mulherada está escondendo...

O início do livro é morno... A autora começa a apresentar as personagens lentamente a você. Porém, com o decorrer da leitura, você fica completamente envolvida (o) na história de cada uma e sente como se as conhecesse há muito tempo.

Por alguns momentos a história foi surpreendente e, outros, um pouco previsível. Mas valeu cada página!

Confesso que fiquei em dúvida quanto à nota que daria ao livro... Três ou quatro estrelas?
Quanto à história, eu daria três estrelas. Mas como a narrativa da autora é gostosa e os personagens muito bem construídos, concluí que o livro mereceria quatro estrelas.

Outro item importante de mencionar é o capricho da editora Novo Conceito com a parte gráfica. A capa é linda demais e a primeira página de cada capítulo tem uma tonalidade diferente - um degradê em cinza.

São esses detalhes que continuam fazendo com que eu continue comprando livros e não aderindo totalmente aos e-books.

Enfim... Se você está com vontade de ler um suspense leve e bem escrito, Uma Questão de Confiança é uma ótima pedida!

E, se você curtia a série "Desperate Housewives", provavelmente irá gostar bastante da leitura! Pois, o livro lembrou-me bastante a série...

Recomendo!

* CONFIRA MAIS RESENHAS E SORTEIOS EM:

Cau :) 31/05/2013

Uma Questão de Confiança
"Você deixa seu filho com uma amiga. Todo mundo faz isso. Até que algo sai errado..."

Callie é uma mãe solteira, e sua filha Rae, possui um problema cardíaco de nascença, que requer alguns cuidados. Quando se mudam para o subúrbio de Londres, o único apoio que elas encontram é de Suzy, a vizinha com 3 filhos e um casamento problemático, e que está sempre presente e disposta a cuidar de Rae quando Callie precisa. Por depender financeiramente do pai de sua filha, Callie decide voltar a trabalhar, tendo que deixar Rae mais tempo na escola e precisando ainda mais do apoio de sua amiga Suzy. E é a partir daí que algumas coisas estranhas começam a acontecer.

"Inspirando fundo pelo nariz, nado o mais rápido que consigo até a escada e seguro o corrimão com as mãos pingando . Saindo da água, meu corpo parece estranhamente pesado. Pesado, suponho, por causa da culpa que carrego" (pg.10)

Um tempo depois o bairro ganha uma nova vizinha, Debs, que se muda com seu marido da sua antiga cidade, onde esteve envolvida num caso de agressão contra uma adolescente. Apesar de ter sido absolvida, seu passado ainda a assombra. Para piorar, Debs trabalha na escola de Rae e acaba sendo acusada de estar envolvida em um incidente que aconteceu com a menina. E a partir daí sua vida não tem mais sossego.
Mas a chegada de Debs muda o rumo da história, e algumas verdades começam a ser mostradas.

Cada capítulo é contado por uma das vizinhas, Callie, Suzy e Debs, de forma alternada, o que nos ajuda a conhecer cada uma separadamente, e vai moldando aos poucos para o leitor a verdade por trás das máscaras.

Uma Questão de Confiança, de Louise Millar, é um livro que me prendeu muito, misturando doses de drama e suspense na medida certa. É um livro que nos mostra que ninguém é totalmente bom ou ruim, todos têm os seus segredos... e nunca se sabe o que realmente se passa na cabeça das pessoas com as quais convivemos.

Daiana Falcão 22/03/2013

Uma Questão de Confiança
Uma questão de Confiança conta a história de três mulheres, Callie, Suzy e Debs, todas vizinhas! É um livro com um enredo incrivelmente envolvente.

Callie é mãe de Rae, uma garotinha que nasceu com problemas cardíacos, que exige cuidados em tempo integral. Callie mora em Hampstead com a filha, em um apartamento pequeno e velho. Ela é separada de Tom, o pai de rae, pelo menos era o que constava na certidão de nascimento da criança. Callie é uma mulher cheia de traumas, sua mãe morreu muito cedo e seu pai vive longe dela.

Suzy é casada com Jez e tem três filhos meninos: Henry e os gêmeos Peter e Oto. Aparentemente Suzy tem a família mais feliz de Londres, com um casamento perfeito, um marido que a ama e que faz tudo por ela. Pelo menos é o que todos pensam, que sua vida é maravilhosa.

Debs é uma mulher de mais idade, professora e casada com Allen. Ela é uma mulher atormentada pelo passado e que tenta viver em paz, mas algo a incomoda e ela terá que lutar contra si mesma para vencer estes fantasmas, que estão apenas dentro dela mesma.

Quando Callie se muda para Hampstead a primeira pessoa com quem ela faz amizade é Suzy, ambas se ajudam em tudo e se tornam melhores amigas. Callie tenta retornar ao trabalho, já que não aguenta mais viver apenas com a ajuda de Tom. Ela quer retomar sua vida, já que a saúde de Rae está melhor e ela poderia ficar um período integral na escola.

"A doença de Rae nos deixou secos. Sou uma palha. Uma concha vazia. Não me admira que outras mulheres me evitem. Percebem que vou sugá-las também."

Suzi tem muitos segredos! Sua vida conjugal está destruída, seu casamento por um fio, mas ela insiste em engravidar, sonha em ser mãe de uma menina. Ela acredita que tendo mais um filho poderia “segurar” o marido e manter o casamento, mas Jez a ignora e suas saídas todas as noites deixam Suzi apavorada. Então Suzi contrata uma detive para seguir os passos do marido, e o que ela descobre pode acabar com a vida de muitas pessoas.

"Seu marido, o mistério. Fora de novo pela quarta noite"

Nesse meio tempo Callie volta a trabalhar e com isso passa a depender ainda mais de Suzi. Suzi se sente abandonada pela amiga, pois em pouco tempo criou uma forte dependência da amizade de Callie. Porém Callie logo desiste do trabalho, pois Rae sofre um pequeno acidente ao voltar da escola com a professora Debs.

Debs também tem um segredo... Ela esconde o real motivo de sua mudança para o bairro.

" - A senhora esteve envolvida numa agressão a uma criança da Queenstock Academy?"

Todas elas possuem segredos, os mais obscuros que você possa imaginar. E por conta disso a leitura te prende e você necessita desesperadamente descobrir quais são estes segredos....

"Londres deveria ter sido um novo começo. Um lugar para eu ser uma pessoa normal, finalmente, com uma família normal e amigos normais, longe dos mentirosos, traidores, aproveitadores e dos demônios de casa. No entanto, parece que aqui também existem mentirosos e traidores."

O livro está dividido por capítulos e cada um nos traz a visão de cada uma das personagens principais. É muito importante o empenho na leitura, do contrário o leitor ficará perdido e terá que voltar algumas páginas, isso aconteceu comigo, acabei voltando por duas vezes a leitura para um bom entendimento. Mas não pensem que é uma leitura arrastada, não é. O livro tem 384 páginas e eu as devorei em menos de 48 horas.

Em determinada parte do livro eu quase tive uma síncope! Minhas mãos tremiam, eu transpirava e fiquei com muita raiva da personagem que eu mais adorava desde o início do livro. Eu dizia pra mim mesma “calma, isso é só um livro, sua boba”, mas as revelações foram além da minha capacidade de imaginação, a autora amarrou bem a história, de modo que o final não foi nenhum clichê, mas um final surpreendente. Com certeza, depois dessa leitura eu não confiarei como antes nas pessoas e o livro aborda de forma clara a reflexão sobre “o jardim do vizinho ser mais verde”.

Livro indicado para que gosta de suspense. Mas é um livro que pode surpreender e agradar qualquer tipo de leitor, principalmente mulheres! Fica a dica.

Linny 06/06/2013

Surpreendente.
Esse livro me surpreendeu completamente; primeiro porque eu não fazia idéia que seria um thriller psicológico tão misterioso e segundo, pelo fato da história ser repleta de suspense, drama e fatos que surpreendem e instigam o leitor desde a primeira página.

A história é contada sob a perspectiva de três personagens; Callie, Suzy e Debs, e os capítulos são alternados, o que facilita o entendimento completo da personalidade de cada personagem. Porém como Callie é a principal, ela ocupa grande parte da trama e os acontecimentos da sua vida vão aos poucos se cruzando com as das outras mulheres que são suas vizinhas. No entanto, o foco principal se baseia em até que ponto se pode confiar em alguém, principalmente quando não se tem alternativa.
Fiquei desde o inicio desconfiada de alguns personagens (dois para ser mais exata), tentando adivinhar quem seria o vilão, mas o engraçado é que por mais que eu tenha me esforçado e tivesse certeza, acabei me enganando completamente rs e isso chegou a me assustar, sério. Quando finalmente houve a revelação, eu pensei: Eu não acredito! Como eu não havia desconfiado dessa pessoa? Incrível.
Outro ponto que gostei além da narrativa e do desfecho, foram as reviravoltas da trama, todas elas deixam o leitor boquiaberto, pois nada neste livro é o que parece. E os personagens são bem desenvolvidos, assim como a história. Quanto a pontos negativos, não encontrei nenhum, esta obra me agradou em todos os aspectos /o\
A autora soube criar um suspense contemporâneo retratado em um subúrbio de Londres, que explora o dia a dia de pessoas comuns, de forma que o enredo faz com que o leitor pense sobre a sua própria vida e principalmente sobre a sua vizinhança...Será que conheço realmente os meus vizinhos? Essa é uma pergunta que provavelmente irá pairar na mente dos futuros leitores após ler este livro rs.
Em resumo, adorei Uma Questão de Confiança. Trata-se de uma obra super envolvente e que merece ser lida principalmente por aqueles leitores que apreciam obras inusitadas.
Recomendo!

Glaucia 14/06/2013

Uma Questão de Confiança - Louise Millar
Esse livro não me impressionou muito pela capa. Então comecei a lê-lo sem muitas expectativas, mas com o desenrolar do enredo, até que fui me vendo envolvida pela história de cada personagem. Estava tudo calmo até chegar ao meio do livro. WOW! Que reviravolta minha gente!

O mesmo é narrado em primeira pessoa, mas com o ponto de vista de três mulheres diferentes: Cally, Suzy e Debs.

Callie e a filha Rae se mudaram à dois anos para um apartamento pequeno no subúrbio de Londres, mas notaram que com o passar do tempo, os vizinhos e os pais da escola as olhavam com hostilidade. Sendo assim, as únicas amizades que conseguiram foi a de seus vizinhos Suzy e Jez.

Suzy por sua vez, tem três filhos e leva uma vida abastada. Porém, devido as constantes viagens de seu marido Jez, se sentia muito só com as crianças, e viu em Callie a oportunidade de formar uma grande amizade para se divertir as vezes e jogar conversa fora.

Já Debs, é uma senhora recém casada com Allen. Eles não possuem filhos e mudaram-se recentemente para o bairro onde Callie e Suzy vivem, mas ela não conseguiu fazer amizades, devido as suas crises de ansiedade motivados por traumas do seu passado.

Ambas as famílias compartilham algo em comum: Segredos, muitos segredos!

E de repente ambas, começam a se perguntar se as pessoas que você julgava conhecer tão bem, não são nada daquilo que espera.

É esse o principal recheio desse livro. Um quebra-cabeças cheio de mistérios que lentamente vão se encaixando e nos mostrando quem é quem. É o tipo de livro que te envolve do início ao fim, por possuir um enredo tão bem construído. Vale a pena ler.

Resenha escrita por Glaucia Matos – www.leitorait.com ©

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6