Uma Questão de Confiança

Resenhas - Uma Questão de Confiança

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Julia G 23/09/2015

Uma questão de confiança
Uma questão de confiança, de Louise Millar, estava na minha estante há um bom tempo. Como sempre acontece quando temos livros demais para ler, alguns ficam para depois, e eu só fui retirar este livro da estante quando elaborei minha TBR para a Maratona Literária de Inverno. Daquela lista, substituí quase todos os livros por outros, mas fico feliz de não ter feito isso neste caso.

A escrita de Louise Millar propriamente não tem nada de especial. A linguagem utilizada é bastante simples, fluida, não rebuscada; mas é a construção textual que traz destaque à trama. Os capítulos são curtos, de não mais que seis páginas, e intercalam os pontos de vista de Callie, em primeira pessoa, e de Suzy e Debs, em terceira. Desde o início, sabemos que as três personagens têm segredos, que uma dessas mulheres esconde algo sombrio, mas não se sabe qual, mesmo no caso de Callie, que interrompe seus pensamentos antes de se aprofundar naquilo que esconde.

"Nossa amizade não é uma escolha, mas uma carência. A estrangeira americana em Londres e a mãe solitária: empatadas. Está errado apoiar-me tanto nela sem ser sincera sobre quem sou de fato, deixando que a verdade fique escondida em algum canto escuro, como um espírito maligno, à espera. Entretanto, sigo em frente porque preciso dela. Não consigo sobreviver sem ela. Ainda não."

Tal dinâmica torna a leitura sufocante, pois leva o leitor a querer saber as consequências de cada ação - que nem mesmo sabemos quais são, às vezes. Existe um ar de mistério, algumas coisas não ditas, segredos e perigos que se atrelam mais ao psicológico do leitor do que aos acontecimentos da obra. Muitas vezes, durante a leitura, me flagrei espiando os capítulos seguintes para descobrir o que estava por vir.

A autora usa de um jogo de palavras que logra o leitor. Não seria difícil imaginar o que acontece na obra, mas a forma como a autora constrói sua trama nos leva a acreditar em outras implicações. Millar solta algumas informações que nos fazem acreditar quererem dizer uma coisa, para mais tarde mostrar que significavam outra. E, no final do livro, quando o desfecho parece surpreendentemente absurdo, você percebe que as pistas estavam o tempo todo ali, espalhadas desde o começo do livro.

"Londres deveria ter sido um novo começo. Um lugar para ser uma pessoa normal, finalmente, com uma família normal e amigos normais, longe dos mentirosos, traidores, aproveitadores e dos demônios de casa. No entanto, parece que aqui também existem mentirosos e traidores"

Uma questão de confiança foi uma leitura bastante surpreendente, porque desconstruiu todos os conceitos que o próprio livro deu. Muitos leitores parecem ter tido dificuldade até engrenar a leitura, já que os primeiros capítulos apenas narravam o cotidiano das três mulheres que tinham papel fundamental na história, mas isso não aconteceu comigo. Foi fantástico não saber o que esperar, e ainda mais fantástico encontrar algo que eu definitivamente não esperava.

Talvez não seja o tipo de leitura que agrade a todos, mas para quem quer um suspense diferente, sem compromisso, a obra pode ser uma ótima companhia.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/08/uma-questao-de-confianca-louise-millar.html

Greice Negrini 26/03/2015

Em quem você realmente pode confiar?
Callie não é uma mulher tradicional. Na verdade, agora ela mora em um pequeno apartamento em Londres e está desempregada há bastante tempo. Desde que seu casamento terminou, sua única atenção está voltada para Rae, sua filha que tem uma problema cardíaco e que exige muita atenção. O pai da menina e ex-marido de Callie viaja o mundo para filmar lugares exóticos e passa poucas semanas com a filha, o que acaba causando maior tensão ainda entre eles já que Tom coloca a culpa sobre tudo o que acontece em Callie.

Suzy é a vizinha e melhor amiga de Callie. As duas possuem quase a mesma idade, mas Suzy é americana e conheceu seu marido Jez em uma viagem que ele fez à negócios. Agora ela é mãe de três meninos e esta é a função dela, cuidar de seus garotos enquanto o pai trabalha sem parar e quase não para mais em casa.

Debbie e seu marido Allen estavam morando ao lado da casa de Suzy na Churchill Road há poucos dias. Debs tentava se recuperar do escândalo que sofreu na escola em que lecionava e que acabou com parte de sua vida. Agora tinha medo de muita coisa e parecia que todos tentavam conspirar contra ela. Não era o que ela desejava para o seu casamento que tinha poucos meses de vida e temia que Allie a abandonasse. Estava se esforçando ao máximo para que seu pânico não tomasse conta das suas horas terríveis e até era voluntária na escola em que os filhos de Suzy e Callie estudavam.

Mas coisas estranhas acontecem. E segredos precisam ser guardados a sete chaves. Segredos muitas vezes macabros. Até que fatos ruins começam a acontecer e ninguém sabe o que realmente pode estar tão próximo do perigo. Em quem confiar quando tantas pessoas são ao mesmo tempo suspeitas? Ou de quem suspeitar quando todas as pessoas envolvidas guardam um segredo?

O que falo sobre o livro?

Faz tempo que este livro estava na minha lista de desejados até que consegui emprestado. O enredo e a capa me chamou a atenção e até confesso que depois que peguei emprestado fiquei na dúvida se lia ou se esperava um pouco. Até que me vi envolvida nesta trama alucinante. E por qual motivo eu falaria isto? Vamos aos fatos!

Louise Millar teve uma ideia coerente em sua história. Conseguiu capturar aos poucos a minha atenção. De início fiquei só naquela perspectiva de que seria um livro legal, com algum suspense pueril e que teriam cenas um pouco mais avançadas e tudo o mais. Na verdade o que a autora consegue é entrelaçar diversas vidas em uma trama bastante contundente.

De início posso dizer que tudo se baseia na pequena Rae, filha de Callie. Ela é o centro da história. Só pelo fato de ela ter um problema cardíaco e depender de muita atenção já é um fato questionável e que gera tensão. É uma garota que consegue fazer tranquilamente todas as atividades, porém com mais zelo que as crianças comuns. O legal é o vínculo que vai sendo criado entre os personagens além de Rae, que até então está tudo muito bem elaborado.

Após conhecer diversos personagens, você conhece um pouco mais do lado sombrio de cada um e vai tecendo uma suspeita além do convencional. Mas o que se imagina é que todas as pessoas sempre guardem seus segredos mais sombrios certo? E é aí que vem o passo bom da história. Todos tem um lado que se liga a tudo e ao mesmo tempo você não sabe realmente quem é o bom ou quem é o mal da história. Até que coisas incoerentes começam a acontecer. E é então que a tensão paira totalmente no ar. Ponto para Louise Millar. A partir daí eu já não conseguia mais confiar sequer na sombra de quaisquer personagens que estivesse em ação.

Os capítulos são divididos entre Callie, Debbie e Suzy e cada uma coloca seu ponto de vista em cada fato da história. Você vai pensar que as pessoas são totalmente insanas para conseguirem fazer o que a autora colocou na história e admito que parece uma grande loucura, mas acontece também na vida real.

Fiquei um pouco temerosa pelo final. Esperava algo um pouco melhor, não que tenha sido insatisfatório. Mas digamos que não foi em seu todo grandioso.

Porém é um livro com uma grande mexida psicológica e que faz você pensar se realmente pode confiar em quem está ao seu lado e até que ponto você chegaria para conseguir o que você precisa. Já pensou nisto?

site: www.amigasemulheres.com

Leila 10/12/2014

Suspense
O livro narra a história de três mulheres ansiosas e seus dramas familiares. As três são meio malucas. Todas tem alguma esquisitice e algum conflito interior. Não simpatizei com nenhuma delas, principalmente até a primeira metade do livro. A partir da segunda metade, comecei a simpatizar um pouco com uma delas (a mais improvável, na minha opinião).

Os três homens são coadjuvantes da história. São uns machistas babacas e sem atitude. Deixam todos os problemas para as mulheres, não as apoiam e não resolvem nada.

É um livro diferente, pois é um suspense que envolve famílias. No início, o leitor pode achar que é um livro chatinho, com romances e dramas familiares. Mas não é só isso. É tenso. A medida que o leitor progride na leitura começa a ficar cismado com algumas coisas estranhas que acontecem. A partir da metade do livro, os segredos começam a ser revelados e as perguntas são respondidas.

A autora conseguiu me surpreender com os segredos das personagens. Também conseguiu me enganar sobre o caráter delas. No momento em que os segredos são revelados, você percebe que nada é o que parece. A partir da leitura do livro, você começa a pensar em como as aparências enganam...

Resenha publicada no blog Meus Livros e Sonhos

site: www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br

Lua 28/06/2014

Resenha: Uma questão de confiança
Achei o livro surpreendente, quando comprei ( paguei R$20,00 na Bienal .u.u ), não esperava que o livro fosse ser tudo isso,mas realmente a autora cria um clima de suspense, muito gostoso! Confesso que essa tensão demora muito pra acontecer,pois no começo da leitura rola toda uma explicação da vida dos personagens, e isso vai até mais ou menos o meio do livro, quando os segredos começam a aparecer.
O livro é muito bem desenvolvido, ele é composto por 58 capítulos e cada um tem o nome de uma das 3 personagens principais, que são: Suzy, Debs e Callie. Cada um desses capítulos, conta o que cada uma delas está fazendo em tal dia em diferentes pontos de vista, eu adooooro isso!
Os personagens são íncriveis e nem um deles deixou a desejar,mas vamo combinar a Callie é meio burra de mais!
O mais legal do livro é que realmente ele faz você pensar sobre em quem realmente confiar. Uma leitura muito tensa, cheia de segredos para desvendar e ainda vai te fazer pensar em quem confiar nos dias de hoje, e sinceramente queria que o livro virasse novela, HAHA!!

site: http://acidamentedocee.blogspot.com.br/search/label/Resenha

Nadine 02/04/2014

Callie se mudou para um calmo subúrbio de Londres com Rae, sua filhinha que tem problemas cardíacos e por isso recebe muitos cuidados; apesar de tantas tentativas, a vizinhança não se relaciona com elas, com exceção de uma americana, Susy, que tem três filhos e é a única que conversa com Callie.

Esse livro tem uma estrutura bem interessante e nova para mim, há três personagens principais: Callie, Susy e Debs. Os capítulos vão alternando de acordo com essas três personagens, os da Callie são narrados em 1ª pessoa, já quando são a Susy e a Debs os capítulos são narrados em 3ª pessoa. Isso ao mesmo tempo em que nos faz ter uma proximidade maior com a Callie, conhecer seus sentimentos e sonhos nos permite conhecer as outras personagens também, vemos três pontos de vista completamente diferentes.

Susy é a única amiga de Callie, é casada com Jez e tem três filhos (Henry e os gêmeos Petter e Otto) aos quais se dedica completamente. Sua família aparenta ser maravilhosa, uma boa condição financeira e tudo mais, só que a realidade é bem diferente, pois Jez é um marido frio e ausente.

Debs é professora e junto a seu marido, Allen, se muda recentemente para o bairro, ela aparenta ter sérios problemas, se irrita com qualquer barulho e tem mania de perseguição.

Uma Questão de Confiança é um livro que aborda aquela complicada questão que todos nos fazemos: em quem posso confiar? É possível confiar nas pessoas? Ele trata de aparências, segredos, amizade... Às vezes achamos conhecer alguém há anos e nos surpreendemos ao sermos traídos e outras vezes conhecemos alguém há pouco tempo e ela nos impressiona com sua lealdade, como distinguir essas pessoas?

O livro aborda questões muito importantes, nos surpreende ao revelar os segredos de cada personagem, fazendo com que realmente os conheçamos, mas é um pouco lento e praticamente já no final é que realmente vemos o suspense propriamente dito; ele é bom, mas poderia ter sido mais instigante e mostrar um suspense mais intenso.
Termino com um quote do livro que acredito fazer com que todos nós que somos apaixonados por livros nos identifiquemos:

"Livros. Graças a Deus pelos livros. Sempre a acalmavam. Olhou para os últimos no chão, imaginando quais retirar das prateleiras lotadas para dar espaço a esses últimos. Pegou alguns dos possíveis, segurando-os, pesando o que cada um significava para ela. Desde os 11 anos, graças à Sra. Shaw, da escola, que lhe emprestara um exemplar de Oliver Twist, ela adorava livros, tanto pela beleza, seu peso e sua forma, quanto pela fuga que o conteúdo deles lhe proporcionara do apartamentinho abafado de sua mãe, cheio de estatuetas de dançarinas e guias de TV." (p.167)

Mallu 26/01/2014

Bom!
Antes de qualquer coisa, super indico e recomendo esse livro para quem curte um thriller psicológico bem escrito, que trabalha mais com as emoções que com o próprio mistério em si.

“Uma questão de confiança” tem um desenvolvimento lento e envolvente ao seu modo. Os capítulos se intercalam entre nossas três personagens principais: Callie, Suzy e Debs. Em cada capítulo é possível saborear um segredo novo que a princípio parece vago, mas que no final tudo consegue se encaixar de forma que não deixa a desejar.

O livro se inicia de modo lento, sempre focando no que cada personagem sente. E eu acho que é exatamente esse trabalho com a escrita que acaba nos afetando e despertando em nós emoções nem sempre positivas.

Sim, “Uma questão de confiança” é um livro bastante pessimista. Quando nós achamos que as coisas vão ficar bem... A Louise Millar consegue nos surpreender. Isso não quer dizer que seja algo ruim, pelo contrário, chega a ser reflexivo.

Como saber em quem confiar? Até que ponto uma amizade é saudável? Em quem confiar?

E o mais interessante é que a situação é bem próxima do nosso cotidiano, o que torna as coisas ainda mais realistas: Callie e Suzy, uma o braço direito da outra. Callie é a mãe de Rae, uma menininha de 5 anos que desde pequena fora diagnosticada com problemas cardíacos o que a torna uma criança que exige mais cuidados e atenções que as outras, principalmente da mãe que a cria sozinha.

"A doença de Rae nos deixou secos. Sou uma palha. Uma concha vazia. Não me admira que outras mulheres me evitem. Percebem que vou sugá-las também."

Página 40.

Suzy é vizinha e única amiga da Callie (já que as outras vizinhas e mães das colegas da Rae a “rejeitam” e excluem de programas como aniversários, etc), é casada com Jez, um homem de negócios que mal para em casa, e quando para, se tranca no escritório; mãe de três filhos e desde o começo podemos ver que o casamento e o modo dela levar a família é um tanto diferente.

Mas será que a amizade entre Callie e Suzy é tão sincera quanto parece?

“Nossa amizade não é uma escolha, mas uma carência. A estrangeira americana em Londres e a mãe solitária: empatadas. Está errado apoiar-se tanto nela sem ser sincera sobre quem sou de fato, deixando que a verdade fique escondida em algum canto escuro, como um espírito maligno, à espera. Entretanto, sigo em frente porque preciso dela. Não consigo sobreviver sem ela. Ainda não”

Página 79.

Mas, com a chegada de um novo casal na vizinhança, as coisas começaram a mudar e é aí que o mistério começa. Debs é uma mulher estranha, com pânicos e paranoias que fica claro para as outras duas vizinhas logo no começo. Allen, seu marido, aparece poucas vezes, mas é sempre retomado como a única pessoa que ela pode contar em suas “crises”.

“- Ah, não! – murmurou, e, agarrando o fone com as mãos tremendo, ela logo discou um número. – Allen! – disse com um tom de pânico. – O telefone ficou tocando e parando. Acho que são eles. Os Poplar.
Página 111.

Mas bom, já falei demais! Se eu for falar mais desse livro vou acabar revelando os segredos, que por fim, acabam sendo a essência do livro e o que nos prende do inicio ao fim. É uma leitura recomendada sim para quem curte o gênero ou apenas quer experimentar algo diferente.

P.S.: A diagramação da Novo Conceito, as páginas amareladas e o tamanho da fonte também me conquistaram.

site: http://livrocomdieta.blogspot.com.br/2013/08/resenha-uma-questao-de-confianca.html

Si Flores 07/12/2013

Uma Questão de Confiança
Eu não esperava muito desse livro. Foi uma aposta. E não é que ele me surpreendeu?

Comecei a leitura sem muitas expectativas. Li muitas resenhas falando que o livro não era empolgante e que, no máximo, era bom. VOCÊS ESTÃO DE BRINCADEIRA COMIGO? Fazia tempo que eu não pegava um livro tão fácil de se ler. Ele te prende aos poucos, mas não se arrasta. Esse "aos poucos" passa rápido, e quando você vê, já são 3h da manhã e não consegue parar de ler!

Um enredo intrigante e tenso. Coisas comuns, pessoas (aparentemente) comuns. Mas conforme se vai conhecendo mais esses moradores de Londres, você percebe o quanto as aparências enganam. Um livro real, que fala sobre pessoas e problemas e reais.

Temos três narrativas nesse livro. Callie, a personagem principal, que narra em primeira pessoa. Suzy e Debs que tem suas histórias narradas em terceira pessoa. E cada capítulo do livro a história é narrada sob um ponto de vista diferente. Isso o que torna a história interessante. Livros de suspense podem ser um tanto chatos às vezes, mas Louise Millar soube trabalhar bem as diferentes narrativas. Mas nos últimos capitulos isso me irritou. Estava rolando o maior suspense e ação em um capítulo de Debs, aí viro a página e a narrativa muda e eu fico: "Como assim? Não, volta, eu quero saber o que aconteceee!" hahaha

Dica: leia esse livro com aquele pensamento de "nada é o que parece".

5 estrelinhas! Indico a todos, sem restrições.

"Eu achava que se imaginasse o pior, todo dia, então nada nunca iria me acontecer. Ouvi isso um dia, que as pessoas que sempre imaginam o pior sobrevivem porque estão sempre preparadas. Têm um plano de fuga do avião pronto na cabeça. A saída de emergência do hotel registrada na memória. Um galho em que segurar se caírem na correnteza de um rio. Parece, porém, que estou equivocada."

site: http://folie-a-books.blogspot.com.br/2013/04/uma-questao-de-confianca.html

Marcia 22/10/2013

Ao ver Uma Questão de Confiança ser lançado pela editora Novo Conceito, logo me veio a sensação de uma história dramática e drama é comigo mesmo, mas o livro acabou que foi o inverso daquilo que eu imaginava. Só podia, já falei pra mim mesmo pra aprender a não colocar expectativas demais, mas ainda não conseguir aprender essa dádiva, então, até lá terei que ficar frustrado em todas as leituras que eu for ler cheio de esperanças.

O livro conta as histórias de três mulheres que moram numa rua no subúrbio de Londres. A rua parece pacata e como todas as outras ruas assim, as pessoas costumam ajudar umas as outras sempre que precisam. Compartilham sorrisos, lágrimas, medos... É nesta simples rua que encontramos personalidades diferentes vindas de três mulheres distintas: Callie, Suzy e Deb. As três vão contando suas histórias alternando a cada capítulo descrevendo suas rotinas diárias desde quando acordam até quando dormem. Deb trabalha como professora na escola que os filhos de Callie e Suzy estudam, e é a partir desse momentos que as histórias se entrelaçam dando um nó bastante apertado e difícil de se desfazer.

Não digo que a história tem um vilão concreto, na verdade não há, mas uma pessoa acabou surgindo e foi a principal causa para tanto sono e cansaço provocados em mim durante a leitura que foi exatamente a autora. Explicar isso é fácil. Ela nos apresenta a história como se estivéssemos convivendo com os personagens e já soubéssemos de tudo. Sim, vamos lendo o enredo sem saber dos motivos que levaram os personagens a tais atitudes assim como os motivos de problemas que enfrentam. Nisso nos sentimos perdidos, angustiados e com raiva, pois tudo se esclarece apenas no final. Acho que se a autora tivesse escrito o livro de trás pra frente teria sido melhor.

Resenha completa em http://segredosqueferem.blogspot.com.br/2013/10/resenha-uma-questao-de-confianca.html

Ka 07/10/2013

muito bom
Gente, vou confessar que esse livro me deixou de orelhas em pé! Rsrs
Eu sou mãe, e quem é mãe sabe que não tem jeito, uma hora ou outra vamos acabar precisando da ajuda de alguém e contamos com aqueles que estão mais próximos de nós.
Mas a questão é, quão bem conhecemos aqueles que estão próximos de nós?

Uma questão de confiança conta a estória de Callie, que após o divórcio resolveu mudar para o subúrbio com a sua filha Era em busca de um novo recomeço. Mas a vizinhança local parece não ser muito aberta a novas amizades, com exceção de Suzy e sua família.
Suzy é a vizinha de Callie, uma mulher casa e com três filhos que está passando por dificuldades em seu casamento.

No livro também conhecemos Deb, uma professora angustiada que parece fugir de ago em seu passado.

Mas, voltando a falar de Callie, sua filha, Rae, tem uma condição médica frágil e isso sempre exigiu total dedicação dela, mas como as contas estão ficando um pouco apertadas, Callie resolve voltar a trabalhar e colocar Rae em tempo integral na escola, quem sabe assim sua filha consegue fazer alguns amiguinhos.

O novo trabalho de Callie começa a abalar a sua amizade com Suzy, mas ainda assim, como Callie está tendo problemas para conciliar o seu tempo, Suzy começa a cuidar de Rae. Até que algo sai errado.

O livro trata, como o próprio título sugere, de confiança. A confiança que temos nas pessoas próximas de nós, vizinhos, família, amigos. O fato de que podemos passar anos conhecendo alguém e nunca de fato conhecê-lo é algo que assusta um pouco a gente não é?

O livro também nos mostra que, desculpe o clichê, mas aparências enganam sim.

Eu gostei bastante do livro. Não é algo que nos vá fazer gritar: “Caramba, eu não esperava por isso!!”, mas é sim um livro com seus mistérios e tramas bem interessantes.

Todos os personagens são fortes, cativantes e cheios de segredos. Os capítulos são curtos e a forma que são escritos nos envolve e nos deixa bem curiosos a respeito da trama.
A autora está realmente de parabéns.

Indico a todos que gostam de um bom mistério.

site: www.achoquecresci.com

Vanessa 29/09/2013

Edição: 1
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 384
Tradutor: Ana Paula Corradini

Sinopse - Uma Questão de Confiança - Você deixa seu filho com uma amiga. Todo mundo faz isso. Até que algo sai errado... - Louise Millar
Em um subúrbio tranquilo de Londres, algumas mães se ajudam através de amizade, favores e fofocas. No entanto, algumas delas não parecem confiáveis e outras têm segredos obscuros. Quando Callie se mudou para seu novo bairro, pensou que seria fácil adaptar-se. Contudo, os outros pais e mães têm sido estranhamente hostis com ela e com sua filha, Rae, que também descobriu como é difícil fazer novas amizades.
Suzy, seu marido rico e seus três filhos parecem ser a única família disposta a fazer amigos, mas, recentemente, a amizade com Suzy anda tensa. Ainda mais com a atmosfera pesada que pairou sobre o bairro após a chegada da polícia e o relato de um possível suspeito morando no bairro.
O que Callie e sua pequena Rae podem esperar? Em quem confiar? E, sobretudo, como imaginar que certas atitudes rotineiras podem colocar em risco a vida de sua pequena filha? Verdades e mentiras parecem se esconder nestas pequenas casas.
________________________________________________________________________
Uma Questão de Confiança , é um livro que tem uma escrita um pouco pesada é um pouco cansativo no começo, mas com o decorrer das páginas isso é amenizado um pouco. Vou confessar que eu não estava esperando muito do livro Uma questão de confiança e fiquei bem surpresa com a trama que a Louise Millar criou.

Bem no começo do livro vemos um contraste. Callie cria sua filha praticamente sozinha, mora em um apartamento alugado e é divorciada. Já sua amiga Suze é uma mulher rica que tem três filhos, Henry, Peter e Otto, mora em uma casa grande, e é casada.
Callie acha que ela tem o casamento perfeito, porém após deixar Rae durante um curto espaço de tempo com ela, descobre o quanto está enganada.

" Você deixa seu filho com uma amiga. Todo mundo faz isso. Até que algo sai errado..."
Debs é a nova vizinha, que se mudou para a casa ao lado da de Suze. Debs está feliz com a nova mudança, ela não aguentava mais sua casa antiga, a sua antiga vizinha a irritava com algumas coisas que são comuns no dia-a-dia. Tudo está ocorrendo bem, até que Debs, vai até seu quarto novo desencaixotar alguns pertence e escuta uma conversa na casa de Suze e o barulho de água.

O bom do livro é que da os três pontos de vistas das personagens, eu particularmente gostei disso, sempre quis saber o que se passa com o outro personagem e esse livro me proporcionou isso, no começo é meio wtf confuso, mas logo se torna comum e a leitura fluir normal.

Por ser um drama/suspense sobre pessoas, os personagens tiveram um cuidado maior. Na situação presente a autora consegue construir muito bem o como essas mulheres são, de que forma pensam, seus medos e receios, porém é uma construção voltada apenas ao tempo em que ocorre a narrativa, pouco do passado ou o que as tornou o que são é explorado, e quando há algum tipo de flashback acaba gerando mais dúvidas do que respostas.

Recomendo a leitura, pois o final foi surpreendente, o desfecho que a Louise deu para a história e para os personagens, cheio de surpresas e reviravoltas, mas para entender tem que prestar bastante atenção, se não fica meio sem sentido algumas partes.
Mas uma dica é , nada parece ser oque é aparenta, não confie em um personagem, você pode se enganar...

Nota: 3/5

Neyla 27/09/2013

Sabe quando você anda "escaldada da água quente" e pega um livro achando que ele vai ser só mais um e em nada vai te agradar? Foi o meu caso com Uma questão de confiança. Depois de me decepcionar com um livro de temática semelhante, eu estava esperando o pior quando comecei a ler. Porém, o livro me surpreendeu em tudo e você confere agora o que achei. :)
Callie e Rae moram em uma rua onde a únicas pessoas que possuem amizade é com Suzy e sua família. Apesar de não ser uma pessoa ruim, as pessoas não se aproximam dela e nem de Rae, que é uma garotinha de 5 anos, muito esperta e ávida por novas amizades. Por mais que se esforce, ela nunca recebe convites para ir brincar na casa dos coleguinhas ou para festinhas de aniversário. Essas coisas partem o coração de Callie, que não entende o motivo de tanta hostilidade para com ela e sua filhinha.
Callie não trabalha, já que Rae possui um problema no coração que exige toda a sua atenção. Tom, o pai de Rae, ajuda com as despesas, mas Callie sente falta do trabalho, de outras companhias (já que Tom está sempre distante). Sem contar que um dinheiro extra seria bem vindo, já que o orçamento está sempre apertado. Partindo desse ponto, ela decide voltar ao trabalho e deixar Rae em turno integral na escola. Ela vai ter a chance de voltar ao mercado de trabalho e Rae de estar em contato com outras crianças e fazer amigos. Ela só não imaginava que as coisas não seriam tão fáceis como acreditava.
Em paralelo, conhecemos Suzy e Debs. Suzy é a melhor amiga de Callie. Casada, mãe de três meninos, ela vive uma situação delicada em seu casamentos. Extrovertida, dinâmica e de personalidade forte, Suzy esconde segredos que não revela a ninguém, nem mesmo a Callie.
Debs, por sua vez, é uma mulher introspectiva, que mudou-se muito recentemente para o bairro, tentando com isso fugir de um acontecimento que marcou sua vida. Debs trabalha como professora na escola de Rae e é uma mulher angustiada, que vive atormentada, acreditando que está sendo perseguida.
As histórias dessas mulheres se cruzam no decorrer do livro, segredos vão sendo revelados e outros são acrescentados. O início é um pouco morno, mas no decorrer da trama o ritmo vai acelerando, principalmente por que nem tudo é o que aparenta ser. A autora soube criar um mistério em torno de situações aparentemente banais e isso foi o que me fez gostar mais ainda do livro.
Esse foi um daqueles livros que me agradou em tudo: trama, personagens, narrativa. Os capítulos são curtos e intercalados entre as três mulheres, o que dá um maior dinamismo na leitura. A escrita da autora é envolvente e sem muitos rodeios, passando longe de descrições desnecessárias, indo direto ao ponto.
Com certeza, um livro mais do que recomendado.

Ju Zanotti 24/09/2013

Envolvente em seu próprio estilo.
Uma Questão de Confiança entrelaça a história de três mulheres que vivem com os seus fantasmas em busca de tranquilidade. Callie é mãe de garotinha Rae, uma criança com sérios problemas cardíacos que tem consumido todo o tempo da mãe por causa dos cuidados necessários com sua doença. Suzy é a melhor e única amiga de Callie, que se vê ignorada pelas mãe das outras crianças na escola sem saber porque, Suzy é casada e tem três filhos, e suspeita que esteja sendo traída pelo marido, mas apesar disso tenta manter as aparências como se vivesse um conto de fadas. Este livro é um thriller psicológico dos bons.

Logo que iniciei a leitura me vi de volta há alguns anos atrás quando lia os livros da coleção Reader's digest e acho que foi esse saudosismo que me fez continuar. Não que o livro seja ruim, muito pelo contrário, mas a autora demora um pouco demais para apresentar os fatos. Ela se estende muito em nos situar na vida de Callie e suas vizinhas, nos dramas de cada uma, sem nunca revelar o que realmente está acontecendo.

Sabemos que Rae, filha de Callie esteve gravemente doente do coração, mas não sabemos exatamente o que até estarmos perto do fim. Também é evidente que Suzy tem um casamento infeliz, mas não temos certeza que seja traída. E quanto a Debs, algo ruim aconteceu com ela, evolvendo uma criança e um processo, o que a deixou extremamente ansiosa e paranóica. A narrativa nos dá milhões de possibilidades e mesmo sem saber o que realmente aconteceu já temos um vilão selecionado.

Na vida conturbada dessas mulheres temos os personagens coadjunvantes. Jez poderia ser o marido perfeito, ao menos era o que Suzy esperava quando se casou, mas parece que ele é dado a umas escapadinhas extra conjugais. O que chega a desesperar Suzy que se vê impotente diante da frieza do marido. Exatamente o contrário de Tom, pelo menos com a filha, que apesar de ser um pai ausente ama Rae, mas parece querer distância de Callie, mas não sabemos muito sobre o personagem até metade do livro, quando ele realmente começa a ter importância. O marido de Debs tenta a todo momento acalmar a esposa que está a beira de um colapso nervoso e se sente perseguida, um relacionamento que nos dá a impressão de ser apenas uma fachada para esconder algo maior.

Enfim, uma história que envolve muito as aparências e mentiras manipuladoras. Desde o início sabemos que algo vai acontecer com Rae, e que isso envolve a grande amiga da mãe da garota, mas não fazemos ideia do que seja. Já que há alguns valores invertidos e Suzy não me parece ser a megera que deveria, o que cabe a Debs, que me causou antipatia desde o início. Não leia este livro esperando acontecimentos grandiosos, ele é bem tranquilo e nos apresenta a vida dessas três mulheres como uma introdução um tanto quanto longa, mas eu até que gostei, caso contrário a leitura seria rápida demais e sem grande suspense.

Alias, tenho que ressaltar que a autora soube trabalhar maravilhosamente o suspense no livro, sem revelar em nenhum momento algo que pudesse dar pistas verdadeiras do que realmente se passa. Como já disse há milhões de possibilidades, mas em momento algum cheguei a imaginar que fosse acontecer justamente o que aconteceu. Se tiver oportunidade de uma chance a esse livro. eu confesso que terminei a leitura morrendo de vontade de reler, pois sei que prestaria maior atenção a detalhes que só poderiam ser percebidos depois de finalmente revelado o ocorrido.

Ananda 21/09/2013

Não confie demais em ninguém
Numa vizinhança em Londres onde parece que ninguém gosta de ninguém, e que vizinhas não são confiáveis, mora Callie e sua filha doente Rae. Nesse lugar inseguro e nem um pouco amigável, Callie se vê agradecida todo o dia por sua vizinha de frente Suzy ser a amiga que qualquer um quer ter. Sempre prestativa, disponível, alegre, sem problemas e disposta a cuidar de sua filha na hora que quiser. Os problemas começam a surgir quando a vizinha do lado de Suzy se muda e chega Debs com seu marido. Debs é uma mulher descontrolada, tem mania de perseguição por causa de um acontecimento passado e agora acha que Suzy é completamente louca e perigosa.

Callie, que é mãe solteira e dependia do seu ex marido e pai de sua filha, consegue um emprego e depende mais do que nunca de Suzy, e da professora Debs. Após algumas situações onde colocaram Rae em perigo, Callie não sabe mais em quem acreditar, já que Suzy desconfia de Debs e vice-versa. Quem é realmente a louca e perigosa da história? Em que é possível confiar?

Pela sinopse do livro no skoob, você já tem uma certa noção do que pode acontecer, ainda mais quando tem um big spoiler na página 16 do livro, e CARAMBA!, tu já sabe quem é a inimiga e quem odiar. Apesar de saber isso, a autora conseguiu surpreender no decorrer do livro com um thriller psicológico onde você sabe o resultado, ou quase isso, mas não sabe como chega lá ou como termina. Existindo assim, um leque de opções de suspense onde a personagem principal e sua filhinha correm perigo quando se confia demais em alguém que você pensa conhecer.

Existe uma intercalação de narrações, onde, quando o capítulo fala da Callie, ela narra. E quando o capítulo é da Suzy ou Debs, a narração é em terceira pessoa. Assim você conhece muito mais sobre cada personagem, o que estão fazendo enquanto a outra também está, seus pensamentos, seu passado e sua história.

O livro até que tava bem legal, só que aí chegando no final, é um pouco fraco e aí ele não chega a ser muito bom. Mas gostei e acho que vale a leitura.

Citações:
"A doença de Rae nos deixou secos. Sou uma palha. Uma concha vazia. Não admira que outras mulheres me evitem. Percebem que vou sugá-las também. [...] As mulheres percebem que preciso de tudo e que não tenho nada a oferecer em troca de amizade. Todas elas, ou melhor, menos Suzy." pág 40

"O tempo estava passando. Primeiro, ela tinha que fazer uma Nora. Nora faria tudo ficar bem. Uma filha o amaciaria. Uma garotinha fofa quebraria a armadura dele." pág 58

"Ela esperou que ele dissesse alguma coisa e, quando ele não o fez, Debs continuou, desesperada por uma reação. Sabia o que ele estava pensando. Ela só precisava de um pouco de segurança. Reconhecimento. Qualquer coisa." pág 113

site: http://www.cadernodeanotacoes.com.br/2013/04/uma-questao-de-confianca-louise-millar.html

Saleitura 13/09/2013

O livro Uma Questão de Confiança conta a história sobre Callie, Suzy e Debs. É uma trama que fala sobre sentimentos, escolhas que vão trazer muita emoção e suspense no decorrer dessa leitura.

Callie é uma jovem mãe que se muda para Londres com sua filha Rae, logo após o término de seu casamento.

Logo encontra Suzy, uma vizinha amável, que tem três filhos, um casamento e uma casa dos sonhos de qualquer mulher.

Debs é uma senhora que acaba de se casar e muda para Londres. Só que vive intensamente perturbada com seus antigos demônios que assombram sua vida e mexem com seu psicológico.

Aos poucos Callie e Suzy vão se tornando amigas. Para Callie é uma fuga de seus tempos solitários e problemas turbulentos, para Suzy é uma amiga para completar seu tempo enquanto seu marido trabalha.

Cansada de sempre ter que depender do ex-marido, Callie decide dar uma reviravolta em sua vida. Liga para seu antigo chefe e consegue o emprego que era seu antes de engravidar. Ella a partir desse momento cria novas expectativas de vida para si e sua filha Rae.

Nesse meio tempo Susy desconfia do marido que nunca mais teve tempo para ela e nem para os filhos. Decide contratar uma espiã para começar a seguí-lo e assim descobrir o que vem ocupando tanto o seu tempo.

Com o passar dos dias a amizade delas começa a se abalar, devido ao novo trabalho de Callie, que por sua vez , sente a cada dia dificuldade de conciliar o trabalho com o tempo de buscar sua filha na escola.
“Solteira, com uma filha pequena, Callie não viu problema algum em aceitar a ajuda de sua vizinha Suzy, que, além de boa mãe, adorava Era, sua garotinha.”

Depois que a Suzy começa a ter essa atribuição muita coisa vai acontecendo além dos problemas que estava enfrentando em sua vida.
“Suzy deu partida no Fusca. O caminho parecia vazio. A chuva tinha espantado os corredores e cuidadores de cães, deixando-a sozinha afinal. Saiu devagar da rua principal e desceu pela alameda que atravessava o parque, ...
- Tudo bem querida? - ela disse.
Era olhou para ela com um olhar curioso. Estava tremendso um pouco no vestido de festa fininho; a blusa fora esquecida no rinque de patinação.” Página 332

Em quem uma mãe pode confiar para poder conciliar o trabalho com os cuidados com sua filha? Nem tudo é perfeito e muitas vezes nossas escolhas podem colocar em risco a vida de quem amamos.

A autora Louise Millar nos conta uma história de “suspense contemporâneo que explora o dia a dia de pessoas comuns e nos faz questionar até que ponto podemos confiar em alguém.”

A história e contada por Callie e achei muito interessante o fato de separar em capítulos quando conta sobre Suzy e Debs dividindo as cenas da vida dos personagens principais desta história.

A capa é bem sugestiva com um colorido discreto e procurando mostrar uma cena que tem a ver com a história. Gosto muito da apresentação dos livros da Editora Novo Conceito.

Resenha by Michelle Manhães

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2013/09/resenha-do-livro-uma-questao-de.html
Bianca 17/01/2014minha estante
A capa é uma fofura e a história se parece um pouco com o livro "Bela Maldade" que também fala de confiança entre amigas.
Adorei o livro e espero lê-lo em breve.

Cinthia 17/01/2014minha estante
Esses suspenses envolvendo crianças, acabam deixando todo leitor com mais vontade de ler e não separar do livro. Parece um livro muito bom.

Rayme 18/01/2014minha estante
gosto de livros assim, que tratam de temas mais reais...
este parece ser incrível! vi várias resenhas dele, e pelo o que me lembro, todas elas foram positivas!
quero muito lê-lo *--*

Michelli Prado 21/01/2014minha estante
Ainda não li resenhas do livro e nem sabia do que se tratava.Achei super interessante a temática, se eu tiver oportunidade irei ler. E esta edição é muito linda!!

Veronica 23/01/2014minha estante
Incrivel como ela prende a gente na leitura, o tipo de livro que adoro, se tiver sorte e ganha-lo vou adorar

Larissa 25/01/2014minha estante
É tão legal como o livro consegue nos prender. Esse é o tipo de leitura que me agrada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6