Almanova

Almanova Jodi Meadows

Resenhas - Almanova

MiCandeloro 21/11/2014

Simplesmente INCRÍVEL!
Existia um mundo em que todas as almas eram imortais. Há mais de 5 mil anos, milhares de pessoas morriam para renascerem em novos corpos. A diferença é que cada uma delas mantinha um registro sobre seu passado, conhecendo sua real identidade e conservando todas as habilidades adquiridas pelas vidas afora.

Porém, houve um dia em que o Templo de Janan escureceu em Heart. Naquele dia, Ciana morreu. Quando Li deu à luz, toda a população ficou na expectativa pelo regresso de Ciana, entretanto, quando Contador de Almas segurou a mão da recém-nascida, pressionando-a no scanner de almas, não foi encontrada nenhuma vibração equivalente na base de dados. Aquela não era a alma de Ciana, aquela era uma alma nova.

Ana, a alma nova, cresceu com o peso de ter sido a culpada pela morte definitiva de Ciana. Sem contar que, depois de seu nascimento, todos passaram a temer pela sua imortalidade. Li, sua mãe, a detestava. Ensinou a menina desde cedo de que ela era uma sem-alma, não merecedora de estar viva. Incutiu em Ana diversos medos e inseguranças e tinha um prazer cruel de vê-la sofrer.

Aos 18 anos, Ana não suportou os maus tratos e decidiu ir embora, para o alívio de Li. Seu objetivo era regressar a Heart para tentar entender sobre sua origem e seu destino. Mas Ana ainda era muito jovem e inexperiente para lidar com os perigos de um mundo diferente sozinha e, rapidamente, se tornou alvo dos ataques das sílfides.

As coisas teriam acabado mal se não fosse por Sam, que a resgatou no último segundo. Ao invés de ficar agradecida, Ana o rechaçou. Ela tinha medo de que Sam a levasse de volta para Li, ou então a batesse como a mãe fazia. Para uma menina que a vida toda se sentiu inferior e foi alvo de inúmeras maldades sem motivo, era difícil de acreditar que existiam boas pessoas no mundo com o interesse de ajudá-la.

Mas Sam conseguiu conquistar sua confiança e amizade e, pouco a pouco, presenteou Ana com experiências antes nunca vividas. Infelizmente, as pessoas não viam com bons olhos a amizade dos dois, já que Ana não era bem-vinda em Heart, e fariam de tudo para atrapalhar o processo de inclusão da jovem na sociedade.

Será que Ana conseguirá encontrar seu caminho? Será que as pessoas estão prontas para aceitarem uma alma nova?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Vou começar me recriminando: Por que não li este livro antes???????? Ok, eu já tinha me apaixonado pela belíssima capa holográfica, a premissa também havia me conquistado de imediato, mas não imaginei que esta história fosse tão incrível!

Só de pensar na possibilidade de reencarnarmos infinitamente, relembrando nosso passado, já me deixa sem fôlego. Sei que nem todos acreditam nos preceitos de reencarnação e de alma imortal e, talvez, para essas pessoas, esse livro seja um pouco difícil de engolir, mas para quem acredita, como eu, vai ficar com a cabeça cheia de ideias.

Não conseguia parar de pensar em como seria se tudo isso fosse verdade. Sempre acreditei que existisse um motivo para, quando reencarnássemos, termos a nossa "memória" apagada, sendo uma forma de vivermos novas experiências e zerarmos a nossa conta com o passado. Mas achei fantástica a forma como a Jodi lida com o assunto.

O fato de os personagens saberem quem são e quem foram, faz com que eles vivam a vida com muito mais calma, certeza e qualidade. Eles respeitam uns aos outros, e confiam entre si, não tendo nada a esconder porque já se conhecem há séculos. Sem contar que foram capazes de aprender com seus erros e a desenvolver habilidades a fim de preservar o planeta da maneira mais sustentável possível.

Cada um tem seu lugar na sociedade, contribuindo com o sistema, não porque são obrigados, mas porque possuem a liberdade de ser quem quiserem ser, e também para desenvolverem melhor o seu dom. Não importa que você fique uma vida inteira para compor uma única música perfeita, você pode se dedicar a isso, você tem tempo de sobra para futuramente, em outras vidas, fazer outras coisas que quiser!

Jodi também nos faz pensar sobre o corpo com o qual fomos presenteados, nos ensinando a viver com possíveis limitações ou benefícios. Não importa que em Almanova as pessoas sejam imortais, cada experiência de vida é única e deve ser apreciada e respeitada. E quando nascemos no corpo errado? Sei de muitos que se sentem exatamente assim, e vendo pela perspectiva da obra, é perfeitamente possível de compreender, afinal, as almas não podem escolher com qual sexo vão nascer.

Já deu para ver o quanto a minha cabecinha ficou a mil ao ler o livro, né? Mas não foram só todas essas indagações que me fizeram curtir a história, eu também me afeiçoei demais aos personagens. Me identifiquei muito com Ana. Ela é jovem, doce e perdida, mas com uma curiosidade sem fim que a faz questionar tudo e todos para buscar as respostas das quais precisa. Me doeu demais ver o quanto ela era maltratada por Li. Sei bem o quanto é difícil crescer se sentindo um erro, querendo sempre agradar, em vão, e tendo a vida manipulada ao bel prazer dos outros.

Por isso que quando Sam entrou na trama, não só encheu a vida de Ana de luz, como a minha também. Apesar de ter biologicamente só 18 anos, Sam é uma alma muito antiga, deixando claro pelo seu olhar e pelas suas atitudes o tanto de coisas pelas quais já passou. Ana reclama que Sam pensa demais, e é o que mais gosto no personagem. Enquanto Ana é impulsiva, está com sede de viver, Sam é comedido e já possui uma carga pesada de responsabilidades de muitas vidas.

Uma das coisas que mais amei em Almanova foram todas as lições aprendidas por Ana enquanto estava sob tutela de Sam. Como tudo é novo para Ana e para a gente também, foi delicioso conhecer a história sob os olhos dela. Por ser uma trilogia, o final me deixou com o gosto de "quero mais agora", e nos deixou com ainda mais perguntas que espero que sejam respondidas em Almanegra.

Almanova mistura fantasia e ficção com um mar de possibilidades reais, basta acreditar, e nos mostra que nenhuma alma é um erro, que todos possuem um sentido dentro de si e que podem voar, feito borboletas, tornando-se imortais pelos seus feitos.

site: http://www.recantodami.com/

meowjess 16/06/2021

Recomendo
Curti o livro. A leitura é bem fluida e rápida. Os personagens são bem desenvolvidos. Porém faltou um pouco de mistério para me estimular a continuar a leitura. Gostei mesmo, a ideia da trama é bem diferentona, porém paramos por aqui. De qualquer forma, recomendo, vai que você se apaixone e queira continuar a série hehe
Angie 16/06/2021minha estante
Tenho esse livro na minha lista há um tempão e não pego pra ler haha

meowjess 16/06/2021minha estante
eu tinha ele também, não me arrependo de ler, é bem legal!

Angie 16/06/2021minha estante
Bom saber, vou tentar ano que vem quem sabe kkkk

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

Almanova
Fazia um bom tempo que eu estava de olho nessa trilogia, pois a premissa sempre me chamou muita atenção. Imagine um mundo onde você morre mas sempre volta a vida, em um novo corpo, começando do zero. Você pode ser um homem, depois uma mulher e todas as outras possibilidades. As memórias e seus feitos marcados pra sempre, seja em você ou nos livros de registros. Conhecer a todos indiferente da aparência que a pessoa seja.

E Ana, quando nasce e não traz ninguém de volta, passa a representar uma ameaça a esse sistema. Negligenciada e tratada com inferior, muito de seu desenvolvimento está prejudicado, além da própria garota. Ela acredita nas palavras daquela que a criou, que ela não é boa, que não pode sentir – mesmo sentindo -, e que não tem o direito de estar ali. Isso a faz desconfiada e temerosa, além de ingênua para muitas coisas que lhe foram privadas.

“Eu queria saber como fazer todas as coisas.”

Quando ela se confronta com Sam, num primeiro momento há um pé atrás, mas isso logo se vai, o que representou um pequeno incômodo pra mim. Ao mesmo tempo em que ela se mantém um pouco sestrosa com os outros, ela se abre demais a ele, abandonado sua antiga postura. Ele acaba por vezes ofuscando a própria presença da protagonista, pois tudo nela passa a girar ao seu redor. Os amigos são dele, os contatos, a família, as roupas, a casa, o mundo. Me pareceu que a protagonista antes sobreposta pela mãe, se deixa novamente na mesma situação – mais agradável aqui, óbvio -, mas novamente vivendo as leis de outra pessoa, e não criando as suas. Por termos a trama narrada do seu ponto de vista, isso fica ainda mais claro ao vermos as ações da personagem sempre se inclinando na mesma direção.

Entretanto, apesar disso, Sam é um personagem que eu gosto. Tenho certeza que ele ainda tem algumas coisas a revelar e esclarecer, e em alguns momentos fiquei intrigada sobre sua posição. Mas, até o momento, ele ainda está nas graças por aqui. Toda essa questão problemática me parece muito mais relativa a Ana e sua personalidade do que a ele, mesmo estando sempre rondando.

Algo que não posso deixar de mencionar é a forma rasa como os personagens e os diálogos são construídos. Há muitos aqui e é tudo muito simples e previsível. Apesar de haver um certo mistério, não há camadas nesses âmbitos para serem desbravadas, é possível prever quais decisões Ana vai tomar, quais falas vai dizer, assim, quando fala e age tudo beira o básico. Não se restringindo a ela. Sam, apesar de misterioso, também se perde nos mesmos problemas.

Vale ressaltar o como fiquei incomodada com o tratamento dado a Ana, principalmente pela “mãe”. Os laços afetivos nessa história são muito mais de amizade ao longo dos séculos do que realmente laços de sangue. Afinal, as pessoas se repetem em suas almas. Quando Ana quebra isso, para Li sua filha é um mostro, algo terrível, e o fato do “pai” ter fugido à responsabilidade também não ajuda. Não há compreensão. É claro que entre aqueles que eram amigos de Ciana, a alma que teoricamente Ana substituiu, o ódio estaria presente, mas como ninguém entende o que aconteceu a posicionam como uma inimiga sem pestanejar, salvo raras exceções. Ao invés de acolhe-la, analisar, estudar e descobrir o que está acontecendo, a resposta aqui é quase exilar e manter-se o mais longe possível.

Tendo em mente que é uma narrativa simples e com romance, afinal temos um casal como protagonista e todos nós sabemos muito bem onde isso vai dar, tento focar no que mais me chamou a atenção desde o princípio, que era o mundo construído e as regras de funcionamento. Felizmente temos várias dicas e explicações sobre as coisas, algumas lendas e coisas do passado, além de compreender que mesmo em um mundo simples, temos alguns artefatos tecnológicos, mas também a constante ameaça das sílfides, dragões e outras criaturas. É um mix interessante.

Teremos algumas explicações aqui e também novas perguntas para dar continuidade a trama. Mesmo com as coisas que citei, fiquei interessada em ir em frente e descobrir o que mais vai acontecer como desdobramento das coisas que se apresentaram no final da história. E, claro, uma pergunta que permeia toda essa trama: o que vai acontecer quando Ana morrer? Ela voltará ou desaparecerá para sempre?

Almanova é uma fantasia simples, super fluida e de leitura rápida. A edição da editora Valentina está muito bonita, tanto no trabalho da edição quanto na bela capa. Mesmo não gostando de rostos, acho que essas acabam por combinar muito com a pegada da história. É um livro com romance, então pra quem curte young adults, esse estilo de narrativa e quer algo menos complexo pra ler, esse livro é uma boa pedida.

site: http://resenhandosonhos.com/almanova-jodi-meadows/

Andressa Souza 27/02/2023

A premissa da história e o universo em que ela se passa me chamou muita atenção, mas é um livro mais focado no romance que na fantasia.
A protagonista está quase sempre estudando pra descobrir de onde ela veio e o que aconteceu com Ciana mas ela nunca descobre nada. Achei as últimas cenas do livro muito confusas, do capítulo 25 pro 26 você pensa que vai acontecer ou que a protagonista vai descobrir alguma coisa mas nada acontece e a "resolução" do final me pareceu muito corrida, o vilão aparece mais ou menos aos 92% do livro (e até então a gente nem sabia que existia um) então ele tem menos de 6% (de um livro curto) para: aparecer, colocar seu plano em prática e ser detido.
Sei que algumas pontas soltas estão lá para serem resolvidas nós próximos livros mas acho que principalmente essa questão do vilão (pelo menos a parte de ele ser detido) poderia ter sido deixada para o próximo livro para assim ser melhor desenvolvido e deixar o leitor com vontade de ler os próximos livros.
Eu não odeio os personagens mas não cheguei a me importar muito com nenhum deles.

Natalie.Biancovill 19/08/2021

Esperava MUITO mais
Quando eu li a sinopse/ descobri ele, eu fiquei muito empolgada, achando que ia ser um puta livro bom... mas não.
A sinopse é tão boa, tão intrigante que realmente, aumentou bastante as minhas expectativas. E não é que elas não foram correspondidas, elas foram estraçalhadas!!!
Não sei onde é que tá o erro desse livro. Não sei se ele é mal escrito, não sei se é a historia que não foi bem criada, os personagens, só sei que é ruim!
Vou ser bem sincera, pra eu gostar de alguma coisa não é tão difícil - senso critico de uma porta - mas eu odiei esse livro.
Tinha tudo pra ser bom, mas enfim...

Não recomendo, mas se quiserem ler pra tirarem as próprias conclusões.

site: https://www.instagram.com/aconchegoliterari0/

Lary 06/01/2021

Resenha Trilogia Incarnate
Leitura
? Trilogia Incarnate - Jodi Meadows
Estilo Young adults, e? uma interessante fantasia misturado com romance. Sem muitas complexidades, e ama?vel! ?

Imagine um mundo onde voce? morre mas sempre volta a vida, em um novo corpo, seja homem ou mulher. Voce? mante?m suas memo?rias, mas muitas sa?o esquecidas para esconder a verdade...

Em ?Almanova? conhecemos a Ana, que rompeu uma ma?gica sobrenatural que vinha se repetindo ha? mais de 5 mil anos. Durante este tempo existiram almas que reencarnam incessantemente, sempre provando de novos parentescos, ou seja, aquele que foi seu amigo pode virar seu pai. Sim, e? esquisito, mas curioso!

Tudo deu ?errado? quando todos aguardavam o retorno de Ciana, e na verdade nasceu uma alma que nunca existiu antes. Por causa disso Ana sofreu de muita exclusa?o, descaso e desamor por todos, ate? pela ma?e. Ana acaba acreditando que e? realmente um monstro, e so? consegue escapar do mundo atrave?s da mu?sica.

Quando faz 18 anos, Ana resolve sair de casa para alcanc?ar respostas em Heart, o centro que ocupa todos os livros histo?ricos e pessoas mais antigas. No meio do caminho, se depara com perigosos si?lfides e cai do penhasco. Ela e? salva por um rapaz chamado Sam, que tem sua idade, mas maduro por conta de suas muitas reencarnac?o?es, e aquele que resolve ajuda?-la.

Em ?Almanegra? e ?Infinita? acompanhamos o trabalho a?rduo de Ana em busca de explicac?o?es sobre sua existe?ncia e as reencarnac?o?es infinitas, enquanto amadurece com novas experie?ncias que nunca viveu. Conheceu o amor, a amizade, a traic?a?o, a fidelidade, e forc?a de batalha para conseguir ruir o inimigo que esta? enraizado em Heart.

A leitura e? ra?pida e fa?cil, com pontos de virada que sustentam a histo?ria. Senti um bom equili?brio de amor e o?dio sobre os personagens. Na fantasia podemos ate? encontrar drago?es, trolls e centauros!
Por fim, o design e as capas sa?o lindas! Para quem curte este ge?nero, e? uma o?tima pedida e recomendo bastante. ?
Data da resenha: 17/dezembro/2020
Perfil literário: @mundodalaryb

sthela.oliveira 19/12/2014

ALMANOVA
Algumas observações básicas a respeito do livro que me chamaram a atenção são, a capa que é linda e as divisões de capítulos que tem um desenho de borboleta que é simples mas lindo. O livro nos é apresentado a partir do ponto de vista de Ana, nossa protagonista. É o primeiro livro de uma trilogia chamada Incarnate que nos proporciona aventura, fantasia e romance. O livro também é curto e pode ser lido em pouco tempo.

O livro tem seu enredo baseado na vida de Ana, uma almanova ou sem-alma como todos costumam chama-la, ela não possui lembranças de vidas passadas porque não possui vidas passadas, é isso que a diferencia de todas as outras pessoas.

Ana tem 18 anos e vive em um mundo onde a alma é imortal, onde a cada vida que morremos, renascemos com todas as lembranças dos acontecimento passados, independente de quantas vezes já se tenha morrido, as almas nunca se esquecem do que aprenderam em vidas passadas...nunca existiu uma almanova, nunca porém antes de Ana.

Agora Ana se vê em busca de respostas, ela quer entender o que aconteceu com a alma que foi perdida, a alma que deveria estar neste corpo que agora pertence a ela. Todas as pessoas a culpam pela perda da alma de Ciana, mesmo Ana não conseguindo entender o que ela pode ter feito para mudar algo que para todos parecia impossível.

Durante a jornada de Ana procurando por respostas, em busca da cidade de Heart ela conhece Sam, a única pessoa que parece se importar com ela.

Sam a salva algumas vezes de todos os perigos que eles encontram em sua jornada, e inclusive após estarem ''seguros'' em Heart. Ana por vezes me passou a impressão de ser indefesa, frágil e ao mesmo tempo impulsiva.

Mas não será fácil para Ana ter de lidar com todos os olhares e comentários maldosos a seu respeito por todos aqueles que a encontram, ela terá que provar que merece uma chance, que não apresenta de maneira alguma perigo aqueles que acreditam na imortalidade...ao menos é o que Ana acredita, ela precisa de respostas.

Sam e Ana podem ter uma vida juntos, mas e depois? Ana é uma almanova, o que significa que ela pode não retornar se morrer, já Sam que tem mais de 5 mil anos de conhecimentos e experiência continuará renascendo, ou será que não? Será que Ana significa perigo para os habitantes de Heart, e para todos aqueles que acreditam na imortalidade? Oque aconteceu com a alma de Ciana?

Os personagens não me cativaram completamente, senti que eles não me convencerão. Apesar disso gostei da história e recomendo, há vários questionamentos bastante válidos na história que apesar de ser fantasiosa nos faz refletir porque se encaixam na nossa vida atual.

site: http://bookaholicteam.blogspot.com.br/

nadia.manoel 28/02/2020

Adorei
Achei a história bem criativa e você acaba se prendendo na leitura. Tem umas partes bem tensas, mas também tem aventura e romance e alegria.

lunaelivros 31/07/2020

Um livro repleto de fantasia, com dragões, sílfides e um templo misterioso cujas paredes pulsam como batidas de um coração. Uma história muito bem construída, bem desenvolvida, você rapidamente se vê perdido no mundo de Heart. Não dá para saber durante a leitura quem é bom e quem é mal, o que torna o mistério que a envolve ainda mais gostoso. A forma como a personagem Ana cresce e se descobre é o ponto alto do livro.
O que me incomodou um pouco na história foram os acontecimentos finais, já que prometia um grande final e não foi bem assim. E também as descrições, que ao meu ver a autora exagerou um pouco. Tirando isso, eu indico a leitura, pois é uma história diferente.

GCampos 20/03/2021

Uma fantasia interessante porém...
A história é um pouco confusa em algumas partes, principalmente quando Ana vai para Hearth, mas os personagens principais me cativaram e quero saber o que irá acontecer com a Ana. Então vale a pena ler o segundo livro.

Lanny 30/12/2018

Pena que acaba
Nossa, adoro livros cujo relacionamento é livre de dramas e o casal se apoia em tudo. Como as pessoas (autores inclusos) parecem preferir aqueles romances em que o casal passa mais tempo separado que junto, não é todo dia que vc consegue um livro com esse tipo de relacionamentos. Por outro lado, não é um grude. Eles demoram a se entender mas quando acontece se conhecem o suficiente para saber quando as coisas que os outros falam de um para o outro não são verdades.
História interessante, leitura leve e fácil para encerrar o ano.

Talita.OBlathmhaic 16/10/2020

Esperava mais
Eu li faz muito tempo e ela é boa, mas podia ser muito mais.

Igor 02/02/2014

Resenha: Trilogia Incarnate #1: Almanova, Jodi Meadows
Todos os moradores de Range acreditam que Ana é uma assassina, que ela roubou a vida de outra alma quando nasceu e por isso acham que ela é um sinal de mal presságio para toda a cidade de Heart. Até mesmo sua mãe, Li, não gosta dela e faz de tudo para não ter que passar um tempo com ela. Tudo por que Ana é uma Almanova.

“Cambaleei ao ficar de pé e saí tropeçando pelo cômodo, mas não havia lugar para ir nem para correr. Li ia me encontrar. Ela saberia o que eu dissera. E ia me bater e gritar que uma sem-alma não podia amar. Eu fora tola e descuidada com as palavras, pois pensar na música me fazia relaxar. Eu tinha de ser cuidadosa. Sem mais deslizes.”

Jodi Meadows me ganhou logo nas primeiras páginas com a forma incrível em que narra a vida de Ana. Em um mundo onde as almas reencarnam, se conhecem há milhares de anos e mantem seus conhecimentos por milênios, Ana está sozinha e não conhece ninguém além de sua mãe. Sendo assim, ela decide largar tudo e ir até Heart a procura de respostas sobre o seu nascimento e se de fato, ela é uma ameaça para todas as almas.

Durante essa jornada ele encontra Sam, no começo não foi fácil se acostumar com outra alma por perto e muito menos alguém com vontade em ajuda-la. Afinal, todos a odeiam, não é mesmo? Bom, parece não que não. Sam acredita que Ana possa ser algo bom pra uma sociedade que vem sendo a mesma por mais de cinco milhões de anos. Sendo assim, Sam decide ajudá-la a qualquer custo, quebrando barreiras e regras em toda Heart.

O amadurecimento de Ana é visível durante o livro, ela começa como uma pessoa bem insegura e introvertida e acaba se tornando uma guerreira. A evolução acontece progressivamente com a história e cada vez melhor. No final, Ana se torna uma pessoa tão diferente do começo que eu até me assustei com o quanto um personagem pode se desenvolver em um livro pequeno.

Falando no tamanho, apesar de ser pequeno, todo o conteúdo é bem posicionado, não tem nada de mais e nada de menos. Achei realmente um livro ótimo com personagens e uma mitologia incrível, uma narrativa cativante e difícil de parar a leitura.

A fantasia é definitivamente algo surpreendente, sério mesmo, foi uma das coisas que mais gostei. Não é algo que já estamos acostumados, mas também não é algo completamente novo, eu diria que é uma combinação de ambos, uma combinação perfeita que fez de Almanova um livro único e diferente de todos.

“– Você foi ótima – Sam me conduziu pelo corredor. – Agora eles se lembrarão de que gostam de você…

- Ou de que gostam de você e você não parece se incomodar comigo.

-… e dirão a todos coisas ótimas a seu respeito. Especialmente, Armande. Acho que ele faria qualquer coisa por você.”

O design gráfico do livro também não nos deixa na mão, o trabalho é impecável desde a capa até última folha do livro. Detalhes de borboletas, cada começo de capitulo há uma página diferente, e temos também essa capa, que é a coisa mais linda e cheia de brilhinhos ♥♥♥

Almanova é um começo incrível para uma trilogia, os próximos volumes “Almanegra” e “Infinita” provavelmente devem ser lançados aqui no Brasil pela editora Valentina, em 2014. Eu já estou ansioso pra ler a continuação e garanto que se vocês lerem, ficarão tão ansioso quanto eu!

site: http://www.odevoradordelivros.com/resenha-trilogia-incarnate-1-almanova-jodi-meadows/

Pauline 15/02/2021

Ana é uma almanova, ou sem alma, como alguns dizem, num mundo de pessoas que reencarnam sempre, ela é praticamente uma aberração. E as pessoas fazem questão de deixar isso claro.

A premissa da história é muito boa e é louco pensar que as pessoas reencarnam várias e várias vezes, lembrando tudo que aconteceu nas vidas anteriores e nascendo em corpos diferentes a cada vez. Achei legal porque nesse caso o preconceito de gênero não existe, pois as pessoas já foram dos dois sexos e já tiveram relações de todo tipo. Mas ainda sim existe o preconceito com o diferente, que no caso é a Ana.

Vale a leitura por ser um livro tão diferente.