Almanova

Almanova Jodi Meadows

Resenhas - Almanova

Munique 20/06/2020

Decepcionada
Estava super animada com a proposta do livro, fantasia, com reencarnações, dragões, silfides, parecia incrível.
Depois de anos de reencarnações, sempre as mesmas almas em corpos novos e diferentes, uma pessoa morre e no lugar dela nasce Ana, ninguém entende o porquê de isso ter acontecido e ela é discriminada por ter ?tirado? a vida de outra pessoa, sendo assim Ana vai para a cidade de Heart para tentar descobrir de onde ela veio e o porquê de seu nascimento, o que nos deixa muito curiosos também! Porém é só aparecer um homem, Sam, pra desviar ela totalmente da sua busca, de início pelo menos para mim não tinha nenhum indício de romance, pensei que seriam apenas bons amigos, porém totalmente do nada temos o ?quase beijo? e mesmo assim a relação dos dois não convence nem um pouco. Um livro com pouquíssima ação, e as que tem são muito mal desenvolvidas, personagens chatos, cenários mal descritos, não via a hora de terminar, e não pretendo ler os próximos da trilogia! Mais uma vez a proposta era boa, mas o desenvolvimento foi péssimo!
Viviane 20/01/2021minha estante
Nos livros seguintes ela se foca em descobrir sua origem e Sam a acompanha porque se apaixona pelo jeito novo dela viver.
É como os opostos que se atraem, mas aos poucos percebe-se que ela vê mais no Sam do que um rapaz magricela que toca bem.
Dossam toca a alma das criaturas quando faz música.
Ela ama isso, por isso o romance parece aquele flerte.
Mas ao contrário dele, ela não sabe se vai reencarnar, então Ana tenta viver tudo de uma vez.
Ela quer descobrir quem é, por que nasceu, se era ou não amada pelos pais, pq a angústia quando chega perto dos muros.
Já ele não tem essa pressa, parece um pai ensinando o filho a esperar pelo tempo certo, mas quando ele descobre que ela pode não reencarnar, tbm a ajuda na investigação dela.
Sam já viveu muitas vidas, e apesar de amar viver, ele sabe o valor de cada alma e não quer que Ana perca nada.
No segundo livro explica o que são e o porque das Silfides existirem e o medo do Sam pelos dragões.
Tbm explica como Ana nasceu, quem causou aquilo, fora o fato que tentam matar todos que tentam descobrir os segredos de Range, que é bem mais sombrio do que imaginavam.
No terceiro eles descobrem que existiu outra cidade e que Range será destruída para criar um novo Deus.
Ana sai em busca da verdade, Sam e outras pessoas se juntam a jornada e é descoberto o porque dos dragões sempre matarem o Sam.
O foco sai do romance nos 2 últimos livros, se foca em crises existenciais, idolatria, pactos e punições divinas.
A trilogia é boa, espero não ter dado spoiler, só queria que a autora voltasse a escrever e falasse mais da primeira vida dos habitantes do Range.

Mari Ayub 19/01/2023

Interessante
Gostei muito da ideia do livro, de ser sobre reencarnação. O livro me prendeu super, li rapidinho. Achei a história superficial em alguns momentos. Gostaria de conhecer mais alguns personagens e acompanhar mais de perto os diversos treinamentos da protagonista. De qualquer maneira gostei muito da leitura.

JuAuril 18/10/2020

Fui sem expectativas e tive uma ótima experiência
Esse livro pode decepcionar a depender da expectativa. Leitura leve e fluida, porém com o romance bem adolescente, o que não desqualifica a leitura, porém, pode decepcionar alguns.

O primeiro livro termina com gancho bem interessante para o segundo, diversas teorias criadas pela minha mente e uma boa expectativa para o próximo livro.

Recomendo, principalmente, para quem está de ressaca ou terminou uma leitura mais densa.

Liza 29/12/2021

Hm
Então, é um bom livro, tem uma vibe bem viajada e eu diria que inovadora tb nunca li nada com um universo parecido, mas a prota é mt chorona e cheia de nhen nhen nhen, ela poderia ser mais revoltada da vida, isso provavelmente vai mudar ja que é só o 1° livro da trilogia, mas né, eu esperava um desenvolvimento um pouco maior dela, mesmo sendo só o 1°. Mas os acontecimentos em si são ótimos, geralmente eu sei oq vai acontecer prq eu sou meio afobada lkkkk, mas teve coisas que eu fiquei tipo ???? Prq eu esperava o acontecimento mas não a pessoa que fez algo, e é isto. Se for pra recomendar, eu recomendaria sim.

Gabriela 29/09/2019

Péssimo, horrível, desastroso
Mais um livro com premissa boa e desenvolvimento ruim, quer dizer, ruim não, ruim é elogio, o desenvolvimento é péssimo, horrível, desastroso...

A protagonista quer saber porquê ela existe, mas basta aparecer um par de calças que ela esquece tudo o que sempre a motivou. Quando chega a parte de descobrir como aquele mundo funciona somos jogados em um romance inútil e sem sal onde os personagens quase se beijam, quase se tocam, quase, quase, quase...

A construção de mundo é sofrível, os personagens são mal desenvolvidos, os diálogos... argh... dão vontade de bater com a cabeça na parede. De interessante só temos as primeiras e últimas páginas, de resto foi só papel (ou bytes, se for eBook) desperdiçado.

Não sei o que motivou outras pessoas a começarem a leitura, mas da minha parte foi a fantasia, os seres fantásticos, as reencarnações... enfim, a premissa. O que eu recebo? Capítulos e mais capítulos de romance, aí quando esses capítulos finalmente acabam e a gente acha que vai saber um pouco mais do plot principal voltamos para o romance, voltamos para os quase toques, voltamos para bochechas ruborizadas, voltamos para mão na cintura, cintura na mão... É como ser Rogerinho do Ingá estivesse no meu ouvido sussurrando "achou errado, otário".

No final eu estava torcendo para que os dragões e sílfides destruíssem tudo e matassem todos e que nunca mais reencarnassem.
RobertaToussaint 15/11/2019minha estante
Hahahahha adorei esse final

Daiane 11/05/2021

Posso dizer que se tornou a minha fantasia favorita, a cada página eu sentia vontade de ler mais e mais. Uma história com romance, aventura e também uma ponta de tristeza! Com um plot que eu nunca imaginaria, fiquei totalmente surpresa! Anna era uma "sem alma" que queria entender o por quê do seu nascimento e Sam era um aventureiros de mais de mil anos!

Tamirez | @resenhandosonhos 07/08/2018

Almanova
Fazia um bom tempo que eu estava de olho nessa trilogia, pois a premissa sempre me chamou muita atenção. Imagine um mundo onde você morre mas sempre volta a vida, em um novo corpo, começando do zero. Você pode ser um homem, depois uma mulher e todas as outras possibilidades. As memórias e seus feitos marcados pra sempre, seja em você ou nos livros de registros. Conhecer a todos indiferente da aparência que a pessoa seja.

E Ana, quando nasce e não traz ninguém de volta, passa a representar uma ameaça a esse sistema. Negligenciada e tratada com inferior, muito de seu desenvolvimento está prejudicado, além da própria garota. Ela acredita nas palavras daquela que a criou, que ela não é boa, que não pode sentir – mesmo sentindo -, e que não tem o direito de estar ali. Isso a faz desconfiada e temerosa, além de ingênua para muitas coisas que lhe foram privadas.

“Eu queria saber como fazer todas as coisas.”

Quando ela se confronta com Sam, num primeiro momento há um pé atrás, mas isso logo se vai, o que representou um pequeno incômodo pra mim. Ao mesmo tempo em que ela se mantém um pouco sestrosa com os outros, ela se abre demais a ele, abandonado sua antiga postura. Ele acaba por vezes ofuscando a própria presença da protagonista, pois tudo nela passa a girar ao seu redor. Os amigos são dele, os contatos, a família, as roupas, a casa, o mundo. Me pareceu que a protagonista antes sobreposta pela mãe, se deixa novamente na mesma situação – mais agradável aqui, óbvio -, mas novamente vivendo as leis de outra pessoa, e não criando as suas. Por termos a trama narrada do seu ponto de vista, isso fica ainda mais claro ao vermos as ações da personagem sempre se inclinando na mesma direção.

Entretanto, apesar disso, Sam é um personagem que eu gosto. Tenho certeza que ele ainda tem algumas coisas a revelar e esclarecer, e em alguns momentos fiquei intrigada sobre sua posição. Mas, até o momento, ele ainda está nas graças por aqui. Toda essa questão problemática me parece muito mais relativa a Ana e sua personalidade do que a ele, mesmo estando sempre rondando.

Algo que não posso deixar de mencionar é a forma rasa como os personagens e os diálogos são construídos. Há muitos aqui e é tudo muito simples e previsível. Apesar de haver um certo mistério, não há camadas nesses âmbitos para serem desbravadas, é possível prever quais decisões Ana vai tomar, quais falas vai dizer, assim, quando fala e age tudo beira o básico. Não se restringindo a ela. Sam, apesar de misterioso, também se perde nos mesmos problemas.

Vale ressaltar o como fiquei incomodada com o tratamento dado a Ana, principalmente pela “mãe”. Os laços afetivos nessa história são muito mais de amizade ao longo dos séculos do que realmente laços de sangue. Afinal, as pessoas se repetem em suas almas. Quando Ana quebra isso, para Li sua filha é um mostro, algo terrível, e o fato do “pai” ter fugido à responsabilidade também não ajuda. Não há compreensão. É claro que entre aqueles que eram amigos de Ciana, a alma que teoricamente Ana substituiu, o ódio estaria presente, mas como ninguém entende o que aconteceu a posicionam como uma inimiga sem pestanejar, salvo raras exceções. Ao invés de acolhe-la, analisar, estudar e descobrir o que está acontecendo, a resposta aqui é quase exilar e manter-se o mais longe possível.

Tendo em mente que é uma narrativa simples e com romance, afinal temos um casal como protagonista e todos nós sabemos muito bem onde isso vai dar, tento focar no que mais me chamou a atenção desde o princípio, que era o mundo construído e as regras de funcionamento. Felizmente temos várias dicas e explicações sobre as coisas, algumas lendas e coisas do passado, além de compreender que mesmo em um mundo simples, temos alguns artefatos tecnológicos, mas também a constante ameaça das sílfides, dragões e outras criaturas. É um mix interessante.

Teremos algumas explicações aqui e também novas perguntas para dar continuidade a trama. Mesmo com as coisas que citei, fiquei interessada em ir em frente e descobrir o que mais vai acontecer como desdobramento das coisas que se apresentaram no final da história. E, claro, uma pergunta que permeia toda essa trama: o que vai acontecer quando Ana morrer? Ela voltará ou desaparecerá para sempre?

Almanova é uma fantasia simples, super fluida e de leitura rápida. A edição da editora Valentina está muito bonita, tanto no trabalho da edição quanto na bela capa. Mesmo não gostando de rostos, acho que essas acabam por combinar muito com a pegada da história. É um livro com romance, então pra quem curte young adults, esse estilo de narrativa e quer algo menos complexo pra ler, esse livro é uma boa pedida.

site: http://resenhandosonhos.com/almanova-jodi-meadows/

Luciana 01/03/2014

Desafio Grupo Loucas por Livros e Esmaltes - Fevereiro
Este livro me chamou a atenção primeiro pela capa, linda, brilhante! Segundo pela sinopse, inovadora, um pouco diferente do mundo de vampiros, anjos entre outros seres sobrenaturais que povoam a literatura fantástica. Neste caso falamos de reencarnação, as mesmas pessoas sempre morrem e voltam até que surge Ana, a almanova do título do livro. Quando ela completa 18 anos, depois de ter sido criada pela mãe, se é que podemos chamá-la assim, numa cabana solitária, afastada de todos, Ana vai numa viagem a caminha de Heart, a cidade onde moram todas as outras almas, para tentar entender o porque de seu nascimento. No caminho, encontra Sam, que a salva da morte, e a acompanha nessa jornada. Muitas coisas acontecerão com Ana nessa tentativa de tentar se conhecer e entender de onde veio essa almanova. O problema para mim, apesar da sinopse ser muito boa,é que a narrativa da autora é muito lenta, sem emoção, muito aquém do que poderia ser essa história.
Apesar de não ter apreciado muito o primeiro livro, minha expectativa para a continuação Almanegra permanece, quem leu o primeiro vai querer ler o segundo..rs.
Flávia 01/03/2014minha estante
A capa realmente é linda. Já a história... Eu sou muito relutante com fantasia, rsrsr

Gilles Vieira 12/04/2016minha estante
Parabéns Luciana, você é uma das poucas, senão a única, que escreveu uma resenha curta, clara e objetiva. Através dela, consegui tirar boas conclusões sobre o livro e refletir se devo ou não iniciar a leitura.

Quanto às outras resenhas, não que sejam ruins, mas são massivas demais e pouco objetivas.

Um abraço.

fran_b07 10/03/2022

Não é um livro ruim, mas acho que li no momento errado, pois estava com bloqueio, então levei muito tempo para ler.

Se tivesse sido outro momento teria lido bem rápido, pois é uma história que flui bem, você se interessa pela protagonista já no início da história e torce para ela durante o livro inteiro.

A fantasia criada pela autora é bem interessante de ler, mas deixou um pouco a desejar, pois foi bem mais focado no romance.

O livro começa bem acelerado, várias coisas já nos é apresentado ali, só que o meio fica bem morno, não chega a ser ruim de ler, mas é bem parado, e lá para o final coisas mais relacionadas ao lado fantástico do universo volta a aparecer, e torna o final bom, o que me faz pensar que, se a autora mostra-se mais da fantasia o livro seria mais interessante de ler.

Os personagens principais são fáceis de se gostar, apesar de terem algumas escolhas contestáveis, são interessantes e cativantes.

Já vou ler os próximos desta trilogia, para ver se a autora explora mais a fantasia do desse universo.

bruna 28/08/2020

reli com uma amiga e aproveitei muito, não achei que um livro ya seria melhor que muitos livros de romance new adult que já li e com uma ideia tão original. recomendo principalmente para sair de uma ressaca. bem fácil de acompanhar e gostoso de ler, viciante.

MiCandeloro 21/11/2014

Simplesmente INCRÍVEL!
Existia um mundo em que todas as almas eram imortais. Há mais de 5 mil anos, milhares de pessoas morriam para renascerem em novos corpos. A diferença é que cada uma delas mantinha um registro sobre seu passado, conhecendo sua real identidade e conservando todas as habilidades adquiridas pelas vidas afora.

Porém, houve um dia em que o Templo de Janan escureceu em Heart. Naquele dia, Ciana morreu. Quando Li deu à luz, toda a população ficou na expectativa pelo regresso de Ciana, entretanto, quando Contador de Almas segurou a mão da recém-nascida, pressionando-a no scanner de almas, não foi encontrada nenhuma vibração equivalente na base de dados. Aquela não era a alma de Ciana, aquela era uma alma nova.

Ana, a alma nova, cresceu com o peso de ter sido a culpada pela morte definitiva de Ciana. Sem contar que, depois de seu nascimento, todos passaram a temer pela sua imortalidade. Li, sua mãe, a detestava. Ensinou a menina desde cedo de que ela era uma sem-alma, não merecedora de estar viva. Incutiu em Ana diversos medos e inseguranças e tinha um prazer cruel de vê-la sofrer.

Aos 18 anos, Ana não suportou os maus tratos e decidiu ir embora, para o alívio de Li. Seu objetivo era regressar a Heart para tentar entender sobre sua origem e seu destino. Mas Ana ainda era muito jovem e inexperiente para lidar com os perigos de um mundo diferente sozinha e, rapidamente, se tornou alvo dos ataques das sílfides.

As coisas teriam acabado mal se não fosse por Sam, que a resgatou no último segundo. Ao invés de ficar agradecida, Ana o rechaçou. Ela tinha medo de que Sam a levasse de volta para Li, ou então a batesse como a mãe fazia. Para uma menina que a vida toda se sentiu inferior e foi alvo de inúmeras maldades sem motivo, era difícil de acreditar que existiam boas pessoas no mundo com o interesse de ajudá-la.

Mas Sam conseguiu conquistar sua confiança e amizade e, pouco a pouco, presenteou Ana com experiências antes nunca vividas. Infelizmente, as pessoas não viam com bons olhos a amizade dos dois, já que Ana não era bem-vinda em Heart, e fariam de tudo para atrapalhar o processo de inclusão da jovem na sociedade.

Será que Ana conseguirá encontrar seu caminho? Será que as pessoas estão prontas para aceitarem uma alma nova?

Querem saber o que vai acontecer? Então leiam!

***

Vou começar me recriminando: Por que não li este livro antes???????? Ok, eu já tinha me apaixonado pela belíssima capa holográfica, a premissa também havia me conquistado de imediato, mas não imaginei que esta história fosse tão incrível!

Só de pensar na possibilidade de reencarnarmos infinitamente, relembrando nosso passado, já me deixa sem fôlego. Sei que nem todos acreditam nos preceitos de reencarnação e de alma imortal e, talvez, para essas pessoas, esse livro seja um pouco difícil de engolir, mas para quem acredita, como eu, vai ficar com a cabeça cheia de ideias.

Não conseguia parar de pensar em como seria se tudo isso fosse verdade. Sempre acreditei que existisse um motivo para, quando reencarnássemos, termos a nossa "memória" apagada, sendo uma forma de vivermos novas experiências e zerarmos a nossa conta com o passado. Mas achei fantástica a forma como a Jodi lida com o assunto.

O fato de os personagens saberem quem são e quem foram, faz com que eles vivam a vida com muito mais calma, certeza e qualidade. Eles respeitam uns aos outros, e confiam entre si, não tendo nada a esconder porque já se conhecem há séculos. Sem contar que foram capazes de aprender com seus erros e a desenvolver habilidades a fim de preservar o planeta da maneira mais sustentável possível.

Cada um tem seu lugar na sociedade, contribuindo com o sistema, não porque são obrigados, mas porque possuem a liberdade de ser quem quiserem ser, e também para desenvolverem melhor o seu dom. Não importa que você fique uma vida inteira para compor uma única música perfeita, você pode se dedicar a isso, você tem tempo de sobra para futuramente, em outras vidas, fazer outras coisas que quiser!

Jodi também nos faz pensar sobre o corpo com o qual fomos presenteados, nos ensinando a viver com possíveis limitações ou benefícios. Não importa que em Almanova as pessoas sejam imortais, cada experiência de vida é única e deve ser apreciada e respeitada. E quando nascemos no corpo errado? Sei de muitos que se sentem exatamente assim, e vendo pela perspectiva da obra, é perfeitamente possível de compreender, afinal, as almas não podem escolher com qual sexo vão nascer.

Já deu para ver o quanto a minha cabecinha ficou a mil ao ler o livro, né? Mas não foram só todas essas indagações que me fizeram curtir a história, eu também me afeiçoei demais aos personagens. Me identifiquei muito com Ana. Ela é jovem, doce e perdida, mas com uma curiosidade sem fim que a faz questionar tudo e todos para buscar as respostas das quais precisa. Me doeu demais ver o quanto ela era maltratada por Li. Sei bem o quanto é difícil crescer se sentindo um erro, querendo sempre agradar, em vão, e tendo a vida manipulada ao bel prazer dos outros.

Por isso que quando Sam entrou na trama, não só encheu a vida de Ana de luz, como a minha também. Apesar de ter biologicamente só 18 anos, Sam é uma alma muito antiga, deixando claro pelo seu olhar e pelas suas atitudes o tanto de coisas pelas quais já passou. Ana reclama que Sam pensa demais, e é o que mais gosto no personagem. Enquanto Ana é impulsiva, está com sede de viver, Sam é comedido e já possui uma carga pesada de responsabilidades de muitas vidas.

Uma das coisas que mais amei em Almanova foram todas as lições aprendidas por Ana enquanto estava sob tutela de Sam. Como tudo é novo para Ana e para a gente também, foi delicioso conhecer a história sob os olhos dela. Por ser uma trilogia, o final me deixou com o gosto de "quero mais agora", e nos deixou com ainda mais perguntas que espero que sejam respondidas em Almanegra.

Almanova mistura fantasia e ficção com um mar de possibilidades reais, basta acreditar, e nos mostra que nenhuma alma é um erro, que todos possuem um sentido dentro de si e que podem voar, feito borboletas, tornando-se imortais pelos seus feitos.

site: http://www.recantodami.com/

meowjess 16/06/2021

Recomendo
Curti o livro. A leitura é bem fluida e rápida. Os personagens são bem desenvolvidos. Porém faltou um pouco de mistério para me estimular a continuar a leitura. Gostei mesmo, a ideia da trama é bem diferentona, porém paramos por aqui. De qualquer forma, recomendo, vai que você se apaixone e queira continuar a série hehe
Angie 16/06/2021minha estante
Tenho esse livro na minha lista há um tempão e não pego pra ler haha

meowjess 16/06/2021minha estante
eu tinha ele também, não me arrependo de ler, é bem legal!

Angie 16/06/2021minha estante
Bom saber, vou tentar ano que vem quem sabe kkkk

Laura 22/02/2022

Leitura Inesperada
Descobri o livro através de um grupo no telegram e resolvi ler, ate então nunca tinha ouvido falar dessa autora ou da historia em si. Gostei muito do livro, diferente de todos que eu já li,todo o contexto e muito novo e refrescante, o romance em si e meio lento mas quando acontece compensa a espera. Me identifiquei muito com os personagens e com toda a historia da personagem, pretendo ler os próximos livros em breve.

Mirlla 29/04/2021

Gostei bastante do livro! claro que ficou algumas lacunas ainda por ser o primeiro livro, mas com certeza irei ler o segundo, pois foi bastante interessante ver o amadurecimento da personagem e também quero descobrir com ela o porque de muitas coisas!